Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
foi a ferrari que ferrou a corrida do massa..
durante a transmissao apareceu ele pedindo o ue fazer e a equipe mandou ele seguir na pista.
Só digo uma coisa …
Quero a Marussia campeã, mas não quero a Ferrari.
Equipe sem nenhum espirito esportivo, isso cansa uma hora.Lembro quando o Vettel começou a ter destaque na RBR o Webber era o primeiro piloto, o cara ficou puto, mas a equipe nunca impediu uma briga de posições, ao contrario lembro de um GP que acabou com os dois fora da pista por uma briga de posição, isso é digno, isso é ESPORTE A MOTOR !!!
http://www.youtube.com/watch?v=4C7Fh7AHQwQ
Boa noite Fabio. Permita-me discordar de você, mas no caso Massa-Ferrari devemos reconhecer o talento de Alonso. Como “twittei” pra você durante a corrida (ao vivo) tanto Alonso quanto Button são os melhores pilotos, atualmente, em termos de leitura de corrida. E Alonso entendeu que deveria antecipar sua parada para ganhar as posições de seus concorrentes logo à frente, porém Massa continuou firme em sua proposta acreditando ser a melhor opção. A Ferrari, como equipe que conhecemos, não arriscaria três posições a menos de um de seus pilotos para beneficiar outro, o que acabou ocorrendo quando Massa fez sua parada (trocar posição por posição na pista é um outro assunto). E para ilustrar este fato, digo-lhe que até o blogueiro mais verde-amarelo de F-1 Rafael Lopes reconheceu este fato (cena rara)!!! Um abraço e espero que retorne as apresentações da F-1 no Sportv.
Concordo com tudo o que você disse Fábio, até mesmo com sua participação no Sportv rsrs. Na minha modesta opinião, Vettel leva o tetra no final do campeonato.
Falta só mais algumas corridas pra tratarem o Massa como era tratado o Barrichello. O último piloto a ser campeão sem apoio da equipe foi Piquet, em 1987. Tem que ser um piloto excepcional para conseguir isto. Barrichello nunca teve apoio de equipe com condições de ser campeã. Nem na Brawn. Massa teve, mas não soube aproveitar. Do jeito que vai o automobilismo brasileiro, não haverá outro Piquet.
nao creio no seu comentario fabio o que pareceu foi que a lotus nao esfor;ou seus pneus nos treinos sabendo poupa-los para a corrida tanto que alonso tentando chegar perto de kimi deu uma balan;ada feia por causa dos pneus desgastados e kimi ainda fazia voltas rapidas e a mais rapida da corrida acho que o que vai contar e o estado do pneu e n’ao onde vc larga .o carro d ekimi voava na corrida como rede bul e ferrari com pneus bons e ruins eles ficaram longe de kimi ganhou mole.
Olá, Fábio. Gostaria de me juntar aos demais e parabenizar pela participação na transmissão da Sportv. Foi uma agradável surpresa para os que, como eu, não puderam assistir a corrida ao vivo. Que continue nos bridando com os sempre muito pertinentes comentários! Um abraço. Bruno.
meu Deus, quanta asneira…
é o que faz a ignorância de quem não entendeu a comunicação de rádio entre a Ferrari e Massa quando a Ferrari disse para ele vir pro pit e ele preferiu ficar mais tempo na pista…
da próxima vêz assistam a corrida em um canal internacional e não sejam dustraídos por patetas locais que só falam M…
Educação com quem está trabalhando! Por favor!
Brasileiro,em que volta a Ferrari pediu para Massa entrar?
Como foi o comunicado e a resposta de Massa?
Qual o canal internacional que você assisti?
Grato,abraços,Cesar.
Ps.:realmente tem muito comentário feito por quem não entende.Fábio Seixas tem se mostrado neutro em sus comentários,porém,após a corrida da Austrália fiquei em dúvidas,será que não pediram para ele achar que foi jogo da Ferrari,é o que acontece com quem veste a camisa de uma emissora para se manter no emprego.
E a velha historia de sempre,a ferrari erra em
tudo com estas atitudes.podeeria ter marca-
do mais pontos caso optasse pela estrategia certa.mas para agradar o Alonso,fes a coisa
toda errada.
E uma lastima.
O importante é que o Massa esta de volta pilotando em alto nível, porém ele ainda não tem a confiança para algumas manobras de alto risco, como o que se viu ontem atrás da Force Indian do Sutil, seria necessário acelerar mais cedo, usar mais pista e frear mais dentro, porém é fácil dizer.
A tática esdruxula da Ferrari no 1o. pit do Massa, foi uma reprimenda da equipe ao piloto pela disputa com o Alonso na 1a volta da corrida?
Olha, quanto ao Massa, é a opção dele, ganhar muita grana para ser o segundo.Quanto ao Raikonen e a Lotus…olha, em poucos momentos ele foi mais lento, sempre foi competitivo, e tem mais, em uma realidade em que os pneus são cada vez mais macios, a Lotus mostra que tem o carro mais equilibrado do grid, o cara é o melhor piloto do grid, acho que dá samba sim, vamos ver.
Então…Seixas você é o que melhor tem analisado a fórmula 1…sou fã da F1 a tempos…o que me desanima…muito mesmo…é esta palhaçada da Ferrari que está sempre a “FERRARI” o Felipe Massa.
Tudo bem que o Alonso antecipou e ganhou 3 ou 4 segundos, mas como vc me explica ele ter chegado 20 segundos atrás? Ele não é consistente, Saiu alguns gráficos da corrida em um blog, e o Massa alterna voltas muito boas, com voltas lentas, enquanto o Alonso é que nem o Schumacher…um relógio!
Quem calcula o tempo a partir do parâmetro de que tal piloto perdeu X segundos no box e chegou ao fim Y segundos atrás não entende nada de formula 1…
Depois da palhaçada da Ferrari o Massa desanimou ai já não rende mais a mesma coisa.
Sobre vc no sporttv. Acho que vc foi bem espero que volte. O Razia também foi bem, mas o rapaz que narra até empolga e conduz bem mas não enxerga muito. Sempre trocando 6 por meia duzia. Na hora dos pits esqueceu do Sutil!!!!
O Kimi já vem de uma temporada forte, claro que ele é um dos title-contenders. Com a carroça de 2012 ficou à frente dos escudeiros do Alonso e do Vettel e pasmem: das McLarens! O Sr. Seixas tem potencial na TV, mas pra ser um Galvão. Melhor fazer um estágio com o Reginaldo Leme para não fazer/falar bobagem no ar. Reginaldo Leme é o jornalista que mais entende de Formula-1 neste país junto do Livio Oricchio. Espelhar-se nesses caras é um bom caminho, imagino que já faça isso. 🙂 Abraço
Sobre o Massa again. O Alonso antecipou e a parada do massa tava programada. Cabia a ele ser esperto e dizer “quero entra agora”. Esperou 2 voltas para ver se o que o Alonso fez surtiu efeito. Nesse episódio acredito realmente que o Massa não foi esperto o suficiente na tomada de decisão. Acho que ele voltou a ser rápido na pista mas não pode depender somente do engenheiro.
Concordo plenamente…o piloto tem que ver como estão os pneus e ver a hora de entrar!! Alonso é mais esperto nestas horas!! Todos os outros pilotos dizem que o cara é uma rapoza inteligente!
bom dia gostei bastante de sua participação no sportv, só acompanho cometarios sobre f-1 no seu blog e tambem curto muito os seus comentarios ao vivo no gp brasil pela radio band; parabens
Fábio,
o trecho (…) De qualquer forma, há alto estranho a. Se o (…) não seria ALGO ?
http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=apotegma ( pois é.. blog do seixas é cultura )
O melhor foi o Kimi dizer que foi fácil !!
Esse cara ano que vem estará na ferrari no lugar do Massa ou RBR no lugar do Webber ou ainda na Maclaren no lugar de Button. Tenho dito.
abs
Luciano
“Perez revela pedido da Ferrari para “ter cuidado” com Alonso” Aiai…
O MELHOR ALEIJADO DO MUNDO
MASSA É PREJUDICADO
O que se viu no GP da Austrália, foi, mais uma vez, a equipe Ferrari favorecendo Fernando Alonso. Ai surge a pergunta; por que? Se é início de temporada, e os dois pilotos têm as mesmas chances de conquistar o campeonato, qual teria sido o motivo desse favorecimento tão escandaloso? A resposta para essa arguição, só a alta cúpula da família Ferrari, poderia responder.
Fernando Alonso é bicampeão mundial de Fórmula 1 (2005-2006). Em 2007, estreia na equipe Maclaren e bate de frente com Lewis Hamilton, que, naquele ano, estreiava na categoria. Não se conformando com a pressão que sofria nas pistas, com a agressividade do estilo de pilotagem do estreante, passa a exigir de Ron Dennis, privilégios de primeiro piloto, o que lhe foi negado pelo chefe da escuderia. Fernando Alonso, partiu para a chantagem e ameaçou entregar para FIA o texto de e-mails relacionados com o caso de espionagem(Envolvendo Ferrari e Maclaren), que traria sérios problemas para Maclaren. No GP da Hungria deste ano, recebeu uma punição e acabou perdendo cinco posições no grid. Motivo? Por ter, de forma proposital, retido Lewis Hamilton no pit line, impedindo-o de ir à pista tentar a sua última volta rápida. Lewis Hamilton herdou a pole position. Nesse ano, foi terceiro colocado no campeonato e Felipe Massa foi o quarto. Em 2008 e 2009, corre pela Renault. No GP de Cingapura, conseguiu uma vitoria que ficou marcada pela ajuda que recebeu, com a batida de Nelsinho Piquet, que foi planejada por Flavio Briatori, evidentemente, com a anuência dele. Esse episódio sujo, juntamente com os diversos erros da equipe Ferrari, tiraram de Felipe Massa o título do Campenato de 2008. Em 2009, ano em que Felipe Massa se acidenta no GP da Hungria, é contratado pela equipe Ferrari para disputar o campeonato de 2010. A partir daí, começa o enredo da novela, que hoje assistimos na equipe Ferrari, envolvendo os dois pilotos. De tudo que se conhece a respeito de Fernando Alonso, fica fácil deduzir quais foram as exigências que ele fez à equipe, quando da assinatura do contrato. Não fica difícil deduzir, que o poderoso Luca Montezemolo, prometeu-lhe que faria de tudo para que a equipe Ferrari o fizesse tricampeao de Fórmula 1. Realmente, a situação de Felipe Massa dentro da escuderia ébastante complicada. Durante o campeonato de 2010, aconteceu aquele incidente durante o GP da Alemanha, no qual, Felipe Massa recebeu ordens para deixar Fernando Alonso ultrapassá-lo. Antes, Fernando Alonso chamou de palhaçada, a maneira como Felipe Massa defendia a sua posição. Levando em conta que a diferença entre os dois no campeonato era de 13 pontos, se Felipe Massa ganhasse a corrida e Fernando Alonso chegasse em segundo, essa diferença cairia para 6 pontos. Essa decisão da Ferrari, que por incompetência tirou de Felipe Massa o título de campeão de 2008, quase destruiu sua carreira. A equipe Ferrari passou a demonstrar claramente, que todos trabalhavam com o objetivo de dar o tricampeonato à Fernando Alonso. Em 2012, Felipe Massa chega ao fundo do poço. Esteve ameaçado de demissão. Mas, assim como a Fênix, ressurgiu das cinzas, teve o contrato renovado, e a partir do GP da Hungria, pontuou em todas as provas, conseguindo dois pódios na temporada. Nas últimas provas, era mais rápido que Fernando Alonso. No GP dos Estados Unidos da América, foi mais rápido, porém, mais uma vez a equipe Ferrari, ajudou Fernando Alonso e prejudicou Felipe Massa. Tudo isso, para ajudar o melhor do mundo a ser tricampeão. O melhor do mundo, parece um aleijado que necessita de muletas para andar. No GP do Brasil, foi o que se viu. Não há motivo para se comentar nada, já que todos devem saber exatamente tudo que aconteceu. Felipe Massa em terceiro, quando poderia ter chegado em segundo lugar. Sebastian Vettel é tricampeão e o melhor do mundo continua sua saga, dentro qual vale quaquer jogo sujo, para se tornar tricampeão do mundo. Devido aos comentários de que Sebastian Vettel seria contratado pela equipe em 2014, segundo um artigo da BBC, reformulou o seu contratou e exigiu que a Ferrari inclui-se uma clausula proibindo a contratação de Sebastian Vettel, enquanto ele pilotasse pela escuderia. Sebastian Vettel, sem ser o melhor do mundo, com sete anos de Fórmula 1, e em três anos consecutivos, sagrou-se tricampeão. Enquanto ele… Ah! Deixa ele para lá.
Campeonato de 2013, todos ansiosos esperando pelo início. Devido às atuações de Felipe Massa nas últimas provas do campeonato de 2012, todos achavam que, finalmente, poderíamos ver, mais uma vez, o Brasil ocupando o lugar mais alto do pódio. Treinos de classificação, Felipe Massa na frente de Fernando Alonso. Na largada da prova, Felipe Massa na frente de Fernando Alonso. No primeiro pit stop, Felipe Massa na frente de Fernando Alonso. No segundo pit stop… Bem, ai a equipe Ferrari entra em cena e mais uma vez favorece Fernando Alonso, o melhor do mundo. Será que ele é mesmo o melhor do mundo? Depois que Fernando Alonso fez o pit stop, a equipe Ferrari segurou Felipe Massa na Pista por mais 3 voltas. Depois que Fernando Alonso havia aquecido os pneus, ordenaram a entrada de Felipe Massa nos Boxes. Quando voltou, perdeu posições para Fernando Alonso e para Adrian Sutil. Mesmo que voltasse à frente dos dois, seria facilmente ultrapassado pois o seu carro ainda estaria com os pneus frios. Estranhamente, Felipe Massa afirma que foi erro de estratégia dele. Contudo, após a entrada de Fernando Alonso nos boxes, ele perguntou para o seu engenheiro: e aí o que faço agora? Como resposta, recebeu: espera mais um pouco. Fernando Alonso, desfila de melhor do mundo, como se não soubesse de nada. É o cinismo: uma das marcas registrada dele. Por que Felipe Massa está fazendo parte desta campanha, em prol do tricampeonato daquele que contribuiu para que ele perdesse o campeonato de 2008? Acreditar no que disse Fernando Alonso: “Eu e o Felipe não precisamos do melhor carro para ganharmos o campeonato”, é uma coisa temerária. Se os carros forem iguais, se Felipe Massa continuar pilotando como agora; certamente, esse conto de fadas logo acabará. O alto comando da família Ferrari, como se fosse o alto comando da Cosa Nostra, entrará em cena quantas vezes forem necessárias, com atitudes sujas e antidesportivas, para transformar um aleijado, que é o melhor do mundo, em um tricampeão de Fórmula 1. Quanto a Felipe Massa… Vamos torcer para que ele, mesmo participando dessa sujeira, contribua para que o melhor aleijado do mundo seja tricampeão de uma forma bem humilhante: largue na frente dele e force a Ferrari a provocar, através das suas artimanhas sujas, situações antidesportivas, que chamem a atenção dos torcedores para as muletas que o melhor do mundo necessita, para batê-lo nas pistas. Aos torcedores que não se conformam com essas marmeladas imundas, uma sugestão: torçamos, todos, contra o melhor piloto aleijado da Fórmula 1. E paciência…
Perfeita análise, o que acho mais decepcionante como ex-fã de Felipe Massa, é que depois de tudo o que ele viveu, foi sujeitar-se ao episódio da Alemanha 2010 e o restante. Tudo bem ano passado, ajudar o companheiro quando naquela fase não tinha a mínima chance de ser campeão, mas o que aconteceu na Austrália nos abre bem os olhos, Felipe Massa jamais será campeão mundial, queimo minha língua e meus dedos.
Quanto a Alonso, concordo em tudo, é um piloto fora de série, mas quando comparado a Vettel, acho que ele ainda está bem atrás, e olha que o alemãozinho é novo!!!!
Parabens pela riqueza de informões, eu sempre comentei sbre todas elas individualmente, concordo e assim como Fábio, mantenho a posição de mais uma trapaça, essa veio cedo, mas nunca cocordei em o Fábio achar o Alonsantander ser o melhor piloto na atualidade, mas respeito, acho sujo, ante esportista, aproveitador, sem carater e muito chorão, faltou n seu comentario e ja publiquei aqui ontem, a declaraçãde Sergio Peres, um ano depois, correndo pela sauber com motor Ferrari recebeu ordem para tomar cuidado com Alonso, quando estava certa sua ultrapassagem no segundo GP do ano passado, com isso tirou o pé e hegou em segundo.
Geralmente não leio comentários tão extensos, porém sua análise começou, continuou e terminou muito bem, meus parabéns………………..
hahahahahha, chooooora Pacheco, chooooora, mas chora na caminha, que é quente, ahahahhahahhaha
PS. a propósito, duvido q alguém leu mais do q 3 linhas do post, eu li 3 palavras, hahahahhahah
Interessante análise. Sem dúvida todas as recentes sujeiras da F1 (escândalo do dossiê de informações da MacLaren, batida proposital em Cingapura, utrapassagem na entrada dos boxes na China em 2010, troca de posições no GP da Alemanha no mesmo ano, etc) tiveram Alonso como protagonista.
Vc deduziu isso td sozinho ou precisou do google para ajuda lo?
Q empenho hein amigo, tudo isso e dor de cotovelo pelo Massa, saiba q existem mais esportes a motor fora a Formula 1, se é q está tao descontente assim, e com sindrome de decepçao….!!!
JACU, DESCULPE-ME…
Jacu, que bom que você entendeu o teor do que eu escrevi sobre uma pequena parte da sujeira que faz parte das decisões que norteiam a direção, desprovida de ética profissional, em que segue a Fórmula 1 dos dias de hoje. Agindo assim, você já conseguiu provar que não é um analfabeto funcional. Realmente, parabéns! Desde 1970, acompanho a Fórmula 1. Com o advento da internet, comecei a arquivar todo tipo de matéria escrita sobre Fórmula 1, que eu achasse importante ou interessante. Evidentemente, que quando alguém lembra de um fato, quase sempre, salvo excessões infinitamente pequenas, a data do evento não está devidamente, armazenada na “área de Wernicke”, que tem como função no nosso célebro, a reponsabilidade pela linguagem e pelo armazenamento das informações. No conteúdo da internet, é possível encontrar, desde uma grande gama de material científico de todas as áreas do pensamento humano, até um infinito número de manifestações inscritas, de pensamentos que não informam e nem tampouco desinformam, e que não conseguem dentro de uma lógica coerente, transmitir aquilo que se queria. De que forma, Jacu, você acha que a história é escrita? De que forma, Jacu, você acha que o pensamento humano avança? De que forma, Jacu, você acha que se processa o avanço do conhecimento científico? E etc. Obviamente; que é através da pesquisa e da consulta de material registrado em nichos de interesse do ente pesquisado. Quando escrevi o texto que você tentou criticar, busquei suporte nos registros que tenho e na fonte quase inesgotável de informações da internet, para colocar de uma forma, a mais clara possível e temporalmente factível com o momento dos acontecimentos, a indignação, que ora sinto, contra os interesses financeiros, que nos últimos anos vem transformando a Fórmula 1, em um antro, no qual o talento não tem espaço diante da sujeira das negociatas espúrias, das quais não temos conhecimento. Infelizmente, talvez, quem sabe, por eu não ter um discernimento cognitivo á altura do seu, não consegui entender o que você quis transmitir através do teor de sua mensagem. Peço-lhe desculpas por isso, mas eu prometo que a partir de hoje, começarei a estudar um pouco mais. Na próxima vez, certamente, terei condições de entender a complexidade do teor das missivas que exteriorizarão as suas futuras críticas às inúteis cópias, que transcreverei da internet, tendo como fonte de informação, o Googel, que em grande parte é voltado para a auferição de lucros, tendo como ferramenta de trabalho, uma grande maça de seres humanos alienados, que consomem com voracidade, toda a inutilidade que existe no conteúdo de suas páginas. Gostaria de dizer-lhe, que uso o Googel(Exceção para o Googel Earth), para coisa alguma. Aproveito a oportunidade, Jacu, para lhe rogar que estude mais um pouco. Dessa forma, na próxima oportunidade, quiçá, você terá como diminuir a complexidade genial do seus pensamentos, e adequando-os aos níveis dos pensamentos de mortais, assim como eu, com certeza, logrará ser entendido dentro do que propõe as suas ideias. Até a próxima.
Cara… sua análise está perfeita… nunca tinha pensando nessa coisa de “melhor do mundo”… voce tem razão…
Voce se esqueceu da ultrapassagem nos boxes do GP da China pelo Alonso… aliás a FIArrari deixou passar como deixou passar muita falcatrua na era Schumacher…
É por isso que é tão bom ver o alemãozinho erguendo o dedo indicador na cara do trapaceiro das asturias…
Os puxas sacos do Alonso e Ferraristas que ficam chamando a quem reclama do Alonso ou quem reclamava do Schumacher de Pacheco e viúva entre outras cositas mais fazem vista grossa ao fato de que ele esteve envolvido nos maiores escandalos da F1 recente como sabiamente citou o Daniel Derevecki…
Mas se esquecem de que na teoria a F1 é um esporte, e não é um esporte coletivo, apenas um piloto é campeão, pra isso tem que haver uma disputa, para que o vencedor mereça a vitória, e não apenas a herde de alguém melhor naquele momento obrigado a deixá-lo passar por causa de uma cláusula de contrato ou por que não tem patrocínios ou apenas por que ele não é filho/irmão/sobrinho/cunhado/amigo/empresariado do dono… esse tipo de atitude não é esporte, isso é política…
Enfim… o pior cego é aquele que não quer ver…
Fábio, boa noite, estranho essa sua avaliação. O ano passado o Alonso com um carro ruim, na opinião dos entendidos, quase ganha o Mundial, perdeu por três pontos, só usando “sacadas estratégicas”, habilidade y “otras cositas mas”(e saindo de 7º,8º), porque o Kimi, com uma Lotus (ex-Renault) usando o mesmo motor Renault da Red Bull, e que também usou a regularidade o ano passado, chegando em 3º com carro inferior à Ferrari, e teve 2 anos “brincando” de Rally não pode ser campeão? Se o ano tiver muitas corridas debaixo de chuva as suas chances aumentam, não? Essas largadas em 6º,7º me lembram o Grande Fittipaldi; bi-campeão com 6 (SEIS) poles, isto é sacrificava o lugar no grid para ter um carro melhor na corrida. Por via das dúvidas, deixe a receita da pomada para queimadura de língua e dedos preparada.
Se o Alonso prefere que o Kimi vença, quem sou eu para contradizê-lo…Abraço e obrigado pela dedicação ao nosso esporte
Eu sou BRASILEIRO e torço pra todos os BRASILEIROS que estiverem correndo no maior evento do automobilismo do mundo.!!! Fico louco quando fazem este tipo de sacanagem com o Massa. Afinal ele é hoje o único representante da nossa NAÇÃO.
Deixou de ser quando abriu as pernas pro Alonso no GP da Alemanha de 2010…
Alonso foi campeão em 2005/06, em uma época que a Renault tinha dois itens fora do regulamento: 1) Um amortecedor de massa na parte da frente do carro 2) E os pneus dianteiros da Michellin, que se deformavam além do permitido, aumentando sua área de grip. Depois disto o espanhol foi para Mclaren, onde demostrou ser inferior ao então principiante Louis Hammilton, tanto tecnicamente como moralmente, saiu da Mclaren pelos fundos. Na Ferrari, aí sim, ele encontrou o clima fascista que tanto lhe favorece, até agora ficou no quase campeão e muitas circunstâncias contra, sempre!
Já escrevi outras vezes que acho que o Kimi é o Piquet dos tempos atuais. Claro que o Piquet é bem superior em tudo, na minha humilde opinião o melhor da história. Mas no que diz respeito a comportamento e irreverência, acho eles muito parecidos, só que o Piquet nunca foi devidamente reconhecido por aqui como merece.
Torci muito pela vitória do Kimi nessa corrida, especialmente pq o Alonso não mereceu vencer.
Independente da importância dos pneus nos resultados, prefiro essa imprevisibilidade de hoje que a monotonia dos tempos do Shumi.
Como já comentei no post do primeiro treino livre, foi uma grata surpresa sua participação no SporTV, espero que venha muitas outras.
Concordo totalmente
Na parte final da corrida, os pneus do Alonso eram mais novos do que os do Kimi e mesmo assim o finlandês andava mais rápido. O espanhol só conseguiu ser mais rápido que Kimi logo depois que retornou dos boxes com pneus novíssimos. Ficou evidente que os pneus se comportam muito bem no carro da Ferrari e extremamente bem no carro da Lótus. Após essa corrida, não consigo ver o Raikkonen fora da disputa pelo título.
Di Resta mostra decepção com Force India na Austrália e esbraveja “O sétimo lugar deveria ter sido meu”
http://grandepremio.cloudapp.net/f1/noticias/di-resta-mostra-decepcao-com-force-india-na-australia-e-esbraveja-o-setimo-lugar-deveria-ter-sido-meu
Fico do lado do piloto, evidente que o time exigiu que Di Resta não atacasse Sutil, cansei de ver isso em várias equipes nos últimos 30 anos. Um companheiro vindo em ritmo mais forte, mas acaba impedido de ultrapassar ou para segurar resultado, ou não tirar pontos do companheiro.
Um bom exemplo era Berger na Mclaren em 91-92-93, em algumas provas o austríaco vinha mais rápido que Senna(em alguns casos, Berger tinha pneus novos, em outros o carro de Senna se arrastava na pista), nesse caso Berger não ultrapassava para não tirar pontos do companheiro que brigava pelo título. Pra mim não tem meio termos isso caracteriza jogo de equipe, um piloto é favorecido e outro sacrifica sua prova.
Situação semelhante vimos com Massa em pelo menos quatro provas em 2012, ou Massa entregava posições na cara dura(pódios na Itália e Brasil), ou segurava o ritmo para não tirar pontos de Alonso(Coréia e USA). Nesse GP do USA foi o cúmulo do ridículo, a Ferrari simplesmente mexeu no lacre do câmbio no carro de Massa para favorecer o espanhol no Grid. Quantas vezes vimos Webber entregar posição a Vettel em 2013?
Vai ser INTERESSANTE ver essa disputa entre Di Resta e Sutil daqui pra frente, acredito que Di Resta no meio da temporada já vai tentar vaga em outro time. Mas que Di Resta seja realista, favorecimento existe em todas as equipes. Abaixo alguns exemplos de jogo de equipe, manobra que existiu mesmo antes da F-1.
Até você Juan Manuel Fangio???
Luigui Fagioli ficou famoso por sua determinação e por seu temperamento explosivo. Em 1934 muito antes da F-1 existir, correndo uma prova pela Mercedes em pleno Nurburgring, recebeu ordens para ceder a vitória a um companheiro de equipe. Furioso, parou o carro na beira da estrada (a corrida era disputada em uma rodovia) e voltou para casa, deixando a equipe.
Em 1951 Fagioli era companheiro de equipe de Juan Manuel Fangio, e à altura do Grande Prêmio da França o argentino disputava o título com Giuseppe Farina. Durante a prova Fangio teve problemas com seu carro, e usando um artifício permitido pelo regulamento, a Alfa chamou Fagioli (líder da prova) para os boxes e entregou seu carro a Fangio(para Fagioli ceder é porque tinha algo no contrato). O argentino venceu a prova, mas de acordo com o regulamento, a vitória e os pontos foram repartidos com Fagioli. Bom lembrar, Fagioli entregou a liderança e terminou em 11º lugar. Era apenas a terceira prova da temporada de um total de sete, ou seja, Fangio foi favorecido muito antes da temporada terminar.
Em 1956 Peter Collins chegou à ultima prova do campeonato em Monza numa posição em que poderia ser campeão do Mundo. Fangio liderava a corrida mas teve um problema na coluna de direção indo para os boxes. A equipe ordenou a Luigi Musso para que cedesse seu carro a Fangio(de novo?), mas o italiano recusou. Contudo, o piloto argentino teve carro para prosseguir a corrida e alcançar o título. Carro cedido por… seu rival, Peter Collins. Como podem ver, a coisa era até pior que os dias de hoje, Collins tinha chance de ser campeão, mas foi obrigado a favorecer Fangio.
Mais tarde, quando a corrida terminou, Fangio celebrava o seu segundo lugar da corrida (vencida por Stirling Moss) e conseguia os pontos suficientes para ser campeão do mundo pela quarta vez. Perguntou-se a Collins o porquê deste gesto de aparente fair-play. A resposta foi simples, mas hilária:
“Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”
Peço licença a quem estiver lendo…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Em 1958 no temido Inferno Verde, circuito alemão de Nurburgringtar Collins morreria em um gravíssimo acidente. O piloto foi cuspido para fora do carro ao bater contra uma árvore, causando traumatismos graves na cabeça. Transportado de imediato para Colônia, o inglês morreria no final dessa tarde, aos 26 anos.
Acredite quem quiser, mas eu não engoli essa desculpa “Sou demasiado novo para ser Campeão do Mundo”, Collins recebeu ordens da equipe para cerder o carro a Fangio. Luigi Musso se recusou, mas Collins aceitou sem reclamar bem ao estilo Coulthard…Collins foi um banana essa que é a verdade, tinha chance de ser campeão, mas se rendeu aos caprichos do time que bajulava Fangio.
Alguns vão lembrar que corridas em duplas ou trincas eram permitidas na década de 50. OK, mas porque Fangio era sempre o favorecido? O argentino nunca cedia seu carro, sempre ele era o piloto que pegava carro emprestado. Em alguns casos, sequer o carro de Fangio quebrava, ele sentia que o carro não estava bem, parava no boxes e pegava carro do companheiro que estava melhor. Oras, assim é fácil ser pentacampeão…E ainda tem gente que sataniza o Schumacher…o alemão sequer dependeu de pontos de Rubens pra ser campeão! Sem os pontos que Massa cedeu, Alonso não brigaria pelos títulos de 2010/12. O espanhol é um baita piloto, mas também precisa de ajuda pra se manter na briga. Não da pra fazer dramas já que vários campeões foram favorecidos!
Jogo de equipe nos dias de hoje é piada perto do que acontecia na década de 50. Se Fangio podia ser favorecido nas equipes Alfa e Ferrari, Schumacher e Alonso não podem em suas épocas? A equipe Ferrari é a mesma, o esporte o mesmo, a ética pelo jeito também não existia só importava a vitória. Collins quis sair pela tangente dizendo que foi camarada(foi é trouxa), mas o fato é que um piloto foi favorecido em Monza-56 e outro prejudicado…
Na última corrida em 1975 Regazzoni era retardatário, quando Lauda se aproximou Rega facilitou a ultrapassagem ao companheiro, mas quando Fittipaldi que brigava pelo título com Lauda se preparava fazer o mesmo…Regazzoni simplesmente impediu a ultrapassagem de Emerson por seis voltas, ignorando terminantemente as bandeiras azuis. Quando o diretor de corrida mostrou a bandeira preta, Regazzoni deixou Fittipaldi passar. Luca de Montezemolo, o diretor desportivo da Ferrari protestou com a decisão com a direção de prova, já Regazzoni encostou pouco depois o carro, em sinal de protesto. Os caras trapaceavam na cara dura e ainda queriam ter razão.
Ok, era a última corrida e jogo de equipe ajudaria Lauda ser campeão, mas o que aconteceu nessa prova foi uma tremenda falta de ética esportiva. E não estou criticando porque um brasileiro foi prejudicado, estou mostrando vários casos de favorecimento antes e durante a F-1. Regazzoni estava fora da disputa como retardatário, devia ficar em cima do muro e deixar a disputa entre Lauda e Fittipaldi. Contudo, o estrago já estava feito. Lauda ficaria definitivamente na frente da corrida, com Fittipaldi no segundo lugar.
Eu pergunto, se faltou ética a Schumacher na última corrida em 1997, também faltou ética a Ferrari na última prova em 75. Só Schumacher foi excluído do campeonato, evidente que Regazzoni recebeu ordens antes da prova pra ajudar Lauda. Mas como era difícil provar algo naquela época, nada aconteceu a Ferrari, imaginem como era fácil trapacear nos anos 50,60,70 mostrando apenas placas de códigos aos pilotos. Dizer que jogo de equipe é invenção da Ferrari e que aconteceu a partir da época Schumacher-Ferrari, no minimo é falta de informação. A internet esta aí pra quem quer se informar, quem quiser saber da verdade que estude o caso, quem não quiser que continue sendo teleguiado pelo Galvão. Tirando os anos de 88,89 ao lado de Prost, Senna sempre foi favorecido nos times. Até Cecotto entregou que o brasileiro era favorecido na equipe, e estamos falando de um time mediano, a Toleman.
“A Toleman não tinha estrutura para dois carros iguais, o meu sempre incorporava as soluções antigas às do Ayrton. A alimentação de combustível do meu motor era mecânica, de 1983, enquanto a dele, eletrônica, a nova.” Mais “Nesse dia, em Donington, eu finalmente poderia testar e em igualdade de condições. Até então a Toleman apenas chamava Ayrton para os treinos particulares”, lembra Cecotto, com ar ainda de insatisfação.
“Estabeleci um tempo um pouco melhor que o de Ayrton, a partir desse dia nossa convivência mudou. Ayrton tinha um caráter muito forte, difícil, desejava tudo para si, queria a equipe ao seu redor. Mesmo depois desse episódio do teste não tivemos problemas de relacionamento. Lastimo não termos prosseguido como antes, Ayrton se afastou, simplesmente”, conta o venezuelano. “Nas reuniões com os engenheiros Ayrton tornou-se mais frio, distante. Passamos a trabalhar para nós mesmos.”
Como podem ver, Formula um é um ninho de cobras, mas quantas pessoas no dia-dia falam o mesmo no serviço? Estamos no planeta terra e não em um paraíso, aqui quem pode mais chora menos.
Grosjean entrega 2º lugar a Kimi, que agradece com a mão Bahrain 2012
http://www.youtube.com/watch?v=IXEYYGPDVT8&feature=youtu.be
Grosjean entrega 6º lugar a Raikkonen-Cingapura 2012
http://www.youtube.com/watch?v=WooZBaxb2f8&feature=youtu.be
Líder D.Hill entrega posição a Prost GP Canada 93
http://www.youtube.com/watch?v=2HSAm0pZS04
Líder D Hill entrega posição a Prost GP França 93
http://www.youtube.com/watch?v=sAP9Smmix3U&feature=youtu.be
Assista a partir de 9:54 os comentários de Galvão e R.Leme.
gp da italia 1993 (Italy Grand Prix 1993)
http://www.youtube.com/watch?v=4PsIAE2NfVA
Reginaldo Leme: “Williams admitiu ordem para Prost ser campeão em 93.
http://www.youtube.com/watch?v=64nMDgrzkMo&feature=youtu.be
Muito curioso esse caso na Willams em 93, uma equipe inglesa com um piloto inglês, favorecendo um piloto francês! Imaginem isso acontecer em um time brasileiro, Galvão ia tacar fogo no planeta.
Massa entrega posição a Heidfeld na Sauber
http://www.youtube.com/watch?v=1ol0KTDmO54&feature=related
Fisichella entrega posição a Alonso
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=Ia8d-oupdMs&NR=1
Ralf Schumacher recebe ordens para não tirar vitória de Hill
http://www.youtube.com/watch?v=ykI39M27y10&feature=related
Sob ordens de J.Todt, Barrichello deixa Schumacher passar na última volta,GP AUT 2001
http://www.youtube.com/watch?v=-u7EEdscVJI
Líder Coulthard entrega liderança a D.Hill-GP Portugal 1994
http://www.youtube.com/watch?v=yqY9_JSa5BU&feature=youtu.be
O escocês foi até na parte suja da pista para facilitar para Hill.
F1 1997 European GP: Hakkinen pass Coulthard and Villeneuve
http://www.youtube.com/watch?v=3RMX9NiBZd0
Notem que era para David vencer, ele estava a frente de Mikka.
David Coulthard(líder) allows Mika Hakkinen
http://www.youtube.com/watch?v=aHd8n1D4wkM
Era a primeira corrida do ano, que papelão Mclaren…
F1 2011 Red Bull’s team order to Webber ‘Maintain the Gap’ – Silverstone
http://www.youtube.com/watch?v=TYPCS3VXxGY
Abaixo, Mark Webber diz como viver com as ordens de equipe, onde os pilotos da mesma equipe são orientados a manter sua posição ou deixar um companheiro de equipe ultrapassar, isso têm sido a realidade de F1 por décadas.
Mark Webber team orders part of F1 ‘for decades’
http://www.youtube.com/watch?v=r7Teadf7foo
Gilles Villeneuve teve que engolir calado uma ordem de Enzo Ferrari no grid no GP de Monza 79. Gilles não podia disputar posição muito menos a vitória com o companheiro Scheckter. Curioso o comentário de R.Leme aos 3:22 do vídeo abaixo, fala sobre a situação de Gilles no campeonato, com certeza ele não sabia da “armação”.
Fórmula 1 1979 – GP da Itália(Rede Globo)
http://www.youtube.com/watch?v=t9z9dKV9uKo
Um ano antes, Peterson foi impedido por contrato de disputar o título com Andretti, e olha que Ronnie levou patrocinador para a equipe em 78. Gilles e Peterson tinham boas chances de serem campeões, nem Ferrari ou Lotus permitiram. Veja bem, Peterson e Villeneuve tinham chances reais de serem campeões, diferente dos tempos de Rubinho ou Massa nos últimos três anos. A coisa era muito pior no final dos anos 70, e grandes pilotos como Ronnie e Gilles não podiam fazer nada…
No vídeo abaixo, outro momento que a Ferrari favoreceu o primeiro piloto, novamente a placa “slow” era mostrada na F1, era apenas a quinta prova na temporada, a Ferrari não permitiu que Johansson vencesse a primeira corrida na carreira.
F1 1985 FIA Review 05 Canada
http://www.youtube.com/watch?v=sH6cNwEF5fY
Nos anos 80 houve casos em que o piloto não aceitou ordens de equipe, mas o fato é que elas existiam. Reutemann, Pironi e Arnoux receberam ordens para deixar o companheiro vencer, mas nenhum deles cedeu a equipe. Arnoux deu um chute no traseiro da equipe Renault em 82 e foi correr pela Ferrari em 83, foi seu melhor ano na F1. Arnoux evita falar dos tempos de Renault ao lado de Prost…mas atitudes como essa só mostra a personalidade do piloto. Vejam o retorno de Raikkonen, ele teve que arrumar um forte patrocinador pra correr pela Lotus. Kimi não caiu na frescura de escolher equipe para seu retorno. Começou em condição inferior e esta brigando contra as feras, isso só valoriza o piloto, imagina se ele consegue o título. Kimi campeão seria um BOFETADA NA CARA de certos pilotos que ficam anos se submetendo as caprichos da equipe. Barrichello e Massa se acomodaram com a situação na Ferrari, muito graças ao altíssimo salário que recebem…
Rubinho ficou anos choramingando como se fosse o único injustiçado na F1, simplesmente ridículo! Se teve jogo de equipe na AUT 01-02, Rubens também fez parte da “armação”, também leva sua parcela de culpa, o mesmo serve para todos, não adianta reclamar depois.
Não esta bom, mude de equipe, mas que fique ciente se não dominar o companheiro regularmente na pista…uma hora vai receber ordens do time!
animal a sua resposta.. mt boa.. fogo q brasileiro só ver ordem contra brazuca… nao acompanham F1 de verdade.. rola dinheiro existe contrato.. e os pilotos sao funcionarios
Em 1975, Lauda já tinha ganho o titulo no GP da Itália. Portanto, seu relato está furado.
Peter Collins náo foi obrigado a ceder o carro a Fangio, primeiro porque disputava o título. Segundo, porque Fangio já tinha assinado com a Maserati para o ano seguinte. Deixou o carro por respeito ao campeáo argentino, e seu gesto foi considerado um simbolo de desportividade. Num pais como o nosso, onde impera a “Lei de Gerson” é dificil imaginar uma coisa dessas. Seu relato serviu apenas para mostrar que jogo de equipe sempre existiu e é normal na Formula 1. Afinal, é também um esporte de equipe. E, ao contrário do que todos querem acreditar, náo foi a Ferrari que o inventou.
só um acidente com Alonso para o Massa terminar na frente, esqueçam, ele vai morrer sempre na praia………
Amigo Seixas se lembra da irritaçao do Massa via radio no momento em que a ferrari o mantinha na pista? Sem chance,meu caro. A ferrari ferrou o cara!!!
Porque será que jornalista brasileiro tem mania de achar complô em tudo que diz respeito ao que não é o esperado por eles. É assim no esporte, é assim na política. Parem de inventar notícia, parem de viajar na maionese, parem de fofocar. Fiquem limitados a notícia.
Alguns muitos por aqui insistem em acreditar (cada vez mais porque é conveniente manter a ilusão cega)que a Ferrari, com dois pilotos, paga uma fortuna para ambos e “sacaneia” um. É muito pra qualquer cabeça pensante.
FORA GALVÃO, MALA SEM ALÇA!!!
AVAAZ.org é a maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças.
Por favor, RGT, deixe o Reginaldo Leme e tire o Galvão da Fórmula 1!
A Rede Globo pretende colocar o Rubens Barichello para substituir o Reginaldo Leme nas transmissões da Fórmula 1 na televisão. Reginaldo Leme é exemplo de competência, experiência, imparcialidade e carisma na transmissão. Seu colega de trabalho, Galvão Bueno, entretando, esbanja arrogância, fala sem ter certeza de assuntos técnicos, exagera na parcialidade, traz assuntos familiares que em nada contribuem para o publico exigente da Fórmula 1.
http://www.avaaz.org/po/petition/Por_favor_RGT_deixe_o_Reginaldo_Leme_e_tire_o_Galvao_da_Formula_1/?knRGEdb