Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
Esse Alonso é um lixo!!! Todo mundo fala que ele é o cara entre outras mas ele só ganha se a equipe trabalhar totalmente para ele, um exemplo disso quando foi para Mclaren em 2007 o Hamilton bateu de frente, ele acabou fazendo jogo sujo estilo Shumacher de ser e saiu da equipe, então ele esta na equipe certa de sujos ele e a Ferrari é a mesma merda,prefiro ver o Vettel ser tetra ou outro piloto ser campeão do que ver esse Alonso ser campeão. O Massa é um bom piloto sim, ele só precisa sair dessa equipe tentar entrar outra equipe de ponta, aí ele vai calar a boca de muita gente aí.
Fábio, muito legal sua participação no SPORTV…parabéns!!…Pergunta das boas…vc aceitaria fazer comentários em corridas da Band, formula Indy??..hehehe
Abraços e sucesso!
Valeu pelo comentário.Mas por favor até quando a imprensa vai ficar babando este tal de Alonso que não passa de piloto folgado e privilegiado pelas equipes onde passa, com excessão da Mac Laren e Hamilton que deram uma boa lição.Para mim o melhor piloto chama-se Sebastian Vettel. E o Massa, a gente até torce,mas tá queimando o filme na ferrari.
Olha,foi uma pena vc achar que a FERRARI de novo fez jogo.Desta vez o talento do piloto antecipou a parada,como vc dizia que um tal alemão fazia,portanto não julge sempre do mesmo jeito,pois o MASSA nem precisa de defensores assim,ele se sujeita a coisas que um ALONSO,VETTEL,BUTTON ou RAIKONEN e HAMILTOM jamais aceitariam,quem sabe esta na hora de enxergarmos que não temos EMERSOM,PIQUET ou SENNA…
desculpa mas cansei de patria amada brasil se B e sem piloto
É por isto que não mudam o regulamento. Se a corrida não tivesse paradas o Massa chegaria fácil na frente do Alonso. Aí entram as paradas no box e pronto os dirigentes da Ferrari ditam quem tem que ficar na frente e pronto lá vai o Massa lá pra trás. Vai ser assim o ano todo.
Fabio;
Entendo como prematura sua conclusão sobre a Lotus. Foi o carro mais rápido da prova, com pneus com 22 voltas de uso. Ou seja, os pneus mais rodados dos carros que estavam na pista naquele momento aquele momento.No qualifying a Lotus admitiu que cometeu erros. De fato, não é um bom momento para tirar conclusões.
Também gostei da sua participação no SportTv.
Também gostamos de vê-lo na Sportv já era hora!! Agora, convenhamos, é um saco assistir a F1 com a Ferrari acabando com o desporto. Ainda bem que há um Kimi da vida para deixar o espanhol com cara de pavio.
Falem do Felipe. Acho que ele será a surpresa positiva dessa temporada. Acreditem, no último GP ele estará disputando o título.
Fábio, parabéns por sua participação no Sportv. Acompanho você aqui pela internet com alguma frequência mas me surpreendi com a facilidade que fez os comentários na televisão, pois imagino que deve ser algo muito diferente do que estava fazendo. Sinceros parabéns de alguém que tinha de certa forma o nariz torcido por seus comentários ( sou fã do Barrichello) ! Muito bom ver alguém competente crescer cada vez mais na carreira, continue assim !
Apotegma, ficou bonito e traduz bem o caso do Sutil e do Kimi.
Fábio te adoro, mas vou torcer muito para tu queimares a língua e os dedos, pq torço d+ pro Raikkonen ser campeão novamente. Todos ai vamos combinar que o Finlandês dirige um formula 1 sem fazer força!!!!
Ah, eu não te vi no Sportv, mas pelos comentários aqui deves ter arrasado na transmissão. Parabéns!!!!!
Concordo em parte com vc Fábio, na F1 atual consumir pouco pneu é fundamental e esse carro da Lotus parece que consome bem pouco e também me pareceu que o Kimi correu em velocidade de cruzeiro, sem forçar em nenhum momento.
Massa foi roubado mais uma vez. O maior patrocinador da ferrari é o espanhol santander. Vai ser assim sempre!!!
Aprender um pouco mais???? Ta humildãooo, heimmm?
“E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;”
Eita fanboy, hein. Ele chegou tranquilo em 3º. Mas na verdade teria chegado em 4º se a “estratégia” da Ferrari não tivesse prejudicado tanto o Massa, visto que na pista ambos os ferraristas passariam o alemão.
O Vettel só é o melhor quando tem o melhor carro, com pelo menos meio segundo mais ráído que os demais.
Eu era um dos que achavam o Alonso o piloto mais completo. Hoje em dia não tenho mais esse mesmo pensamento. Segunda metade do campeonato passado ele fez menos pontos do que o Massa, e neste final de semana não teria conseguido passar o brasileiro, na pista. E o Massa não é mais piloto que o espanhol.
Hoje já acho que o melhor piloto na atualidade é o Raikkonen. Tem carro inferior e volta e meia termina no pódio. E já obteve 2 vitórias nas últimas corridas (contando ano passado). Não precisa de favorecimento em cima do companheiro, que é rápido inclusive mas ruim de corrida, e nem precisa de um carro de meio a 1 segundo mais rápido do que os outros pra mostrar serviço.
Alonso é melhor piloto e levou MONEY para Ferrari, portanto ele será 1o. piloto. O massa é um bom piloto! mas nao é excepcional. tb nao vamos denegrir o profissional. Hj, a contribuição do piloto para melhoria e desenvolvimento do carro tende a ZERO. Nao adianta falar que se fosse o Piquet ou Senna. SE nao ganha corrida. Hj o piloto é um profissional muito mais bem preparado para ser piloto do que a 30 anos atrás e óbvio em 2040 serão melhores q os de agora, é a vida!em cada epoca as habildades(skills) de cada piloto para ser campeao sobressaem. Piquet criativo e inovador desenvolvedor de carro. Senna perfeccionista e uma telemetria ambulante e uma precisao ao pilotar fantastica! O Mansell velocidade pura! mas grosseiro ao pilotar. errava marcha quebrava suspensao, estourava motor etc, Prost o mais lento dos 4 porem, estrategista perfeito alem, de saber fazer muito bem os bastidores F1. O Emerson é caso a parte, na epoca dele o importante era SOBREVIVER. de cada 3 corridas uma tinha acidente grave(morte ou ferimento serio) hj NENHUM Piloto chega com cicatriz a F1 o ultimo acidente foi com Schumi q quebrou a perna 98 ou 99. no ano de estreia do do Rato 3 pilots morreram. era muito raro um piloto fazer 100 GPs. hj qualquer mane faz.
Conforme as estatísticas das últimas dez temporadas de F-1, o pole position do GP da Austrália em sete temporadas sagrou – se campeão mundial.
E para quem venceu no GP da Austrália, que é no caso do finlandês Kimi Räikkönen, é uma exceção? Ou será que o piloto da Lotus Renalt será o novo campeão mundial dessa temporada de 2013?
E Fernando Alonso que o diga. Depois de uma entrevista recente depois da corrida, declarou que prefere ver um outro piloto/equipe vencendo um Grande Prêmio de F-1, do que ver seus adversários declarados (cotumazes vencedores de corridas e títulos mundiais), Vettel/RBR, cruzando em primeiro lugar na linha de chegada na sua frente.
Caramba, para Vettel, todas essas declarações do espanhol soam como qualquer discurso de motivação para o alemão da RBR. E olha no que deu no fim da temporada de 2012.
Sim. O caso do Raikkonen foi uma situação convencional. Talvez não por ele, mas com certeza pela Lotus Renault. E lembramos também que concorrentes fortíssimos ficaram de fora da disputa pelo primeiros lugares. GP da Austrália? É. GP da Austrália. Não foi bem como manda o figurino. Mas em parte, foi um GP muito embaralhado para alguns pilotos e equipes. Acho que ainda é meio cedo para subestimar a McLaren. O Webber não foi bem para o nível dele e o Rosberg abandonou. E isso também serve para o Felipe, que talvez nas próximas corridas poderá ter mais dificuldade em manter a sua posição atual no campeonato. Inclusive, se a McLaren decidir acordar. Pois tenho que sempre lembrar que GP da Austrália é GP da Austrália. E para o Raikkonen, apesar de eu concluir que ele está em uma forma física excelente. Não é o caso de considerá-lo um candidato ao título. Chances tem. Mas são chances e não evidências. Acho que no GP da Malásia as coisas poderão tomar forma, para daí sim nós podermos enxergar melhor como ficará a definição do Mundial deste ano. Já o Adrian Sutil fez um excelente GP. Seria melhor ainda se ele não tivesse decaído tanto no decorrer da prova. Seria um ato de heroísmo se ele tivesse ficado no mínimo em quinto. E pelo que pareceu além disso, foi uma Force India muito bem acertada neste GP. O que talvez assim, como a Renault, essa equipe também poderá beliscar pódio. Com vitória? Acredito que não. Óbvio. Mas com uns terceiros, quartos e um segundo lugar, exporadicamente. Seria apostar muito alto uma vitória. Mas os motores Mercedes podem responder em parte essa questão. Acredito que a vitória seria do Vettel se não fosse pelos pneus. E as equipes ainda não conhecem esses compostos direito. Mas acho que novamente será uma Fórmula 1 bem concorrida, como no ano passado. Talvez não seja diversificada com muitos ganhadores, de forma exagerada e sensacionalista como no ano passado, mas acredito que não saia muito deste molde.
Fábio, no GP da Málasia do ano passado, vc e vários comentaristas acharam que a mensagem da Sauber para Perez ir com calma quando estava atrás de Alonso, cheirava “marmelada”, porque a Sauber corria de motor Ferrari e Perez era piloto da academia Ferrari. Só que, no GP da Itália, em Monza, com Alonso lutando diretamente pelo título, Perez ultrapassou o espanhol para ganhar o 2o lugar e tirou-lhe tres pontos que, coincidentemente, foi a diferença de pontos entre Vettel e Alonso no final da temporada. Naquela ocasião, para Alonso e para a Ferrari, era mais umportante aquele 2o lugar do que a vitória na Malasia. E não houve nenhum pedido ou determinação para a Sauber “segurar” o seu piloto, ou “retaliação” pela ultrapassagem. A Sauber continua usando motores Ferrari e Perez foi para McLaren porque a Ferrari decidiu prorrogar o contrato de Massa. Por isso, acho que está na hora de parar com essas coisas de, qualquer coisa que se faça na Ferrari, cheira “marmelada”, ou prejuizo desse ou daquele piloto. O próprio Massa diz que o erro, se houve, foi dele e de sua equipe e que ambos acharam precipitada a parada antecipada de Alonso. Mas vc prefere achar que o piloto brasileiro está sendo “diplomático” em sua declaração, o que nada mais é do que uma maneira educada de chamá-lo de mentiroso. Barrichello quando andava na Ferrari, era preterido por Schumacher. Foi correr na Honda e depois na Brawn com Button, tomou pau do inglês em todas as temporadas, mas continuaram achando que ele era sacaneado na equipe. Até quando continuará esse “mimimi”???
legal vc no sporttv, mas bem que podia deixar tua fanzoquice pro vettel apenas no teu blog, que tal?
Vi acorrida; assim como faco ha 30 anos e se a teoria estivesse correta; o vettel tb teria parado p marcar o alonso e nao o fez. Dito isso qual foi a aposta dos 3 pilotos e seus engenheiros. Alonso de ganhar as posicoes e apos ter encurtado seu stint; chegar no fonal da corrida com os pneus piores. Tomou risco.
Massa e vettel – o oposto.
Entao acho que seria interessante as pessoas verem analisarem e julgarem como funciona o esporte.
Mesma equipe tem 2 pilotos com suas proprias equipes e tracam a sua estrategia.
Alonso ousou e se deu bem. Massa e Vettel nao. Pq resolveram ir por outro caminho.
Nada a ver terem prejudicado massa.
Se fosse assim vettel foi prejudicafo tb.
É triste TER Q LER comentários idiotas de alguns cegos! Massa faz o máximo q pode e a equipe, Q Ñ PODE deixar o espanhol atrás, puxa o MASSA p/ baixo e o piloto é q é ruim!!!
Passe a ASSISTIR a corrida, meu caro!
Massa fez o q pode e sabe, mas a grana do banco fala MAIS ALTO!!!
Para quem esperava mais um triunfo de Vettel/RBR, viu que ainda podem surgir pilotos de talento e inteligência na F-1. E este piloto se chama Kimi Räikkönen, que com o seu melhorado carro da Lotus Renalt, mostrou que a competiçao na F-1 não é exclusivamente de RBR e Ferrari (lugar comum).
Tenham certeza disso, que a primeira vitória de Kimi não foi por acaso. E que se o carro for melhor do que o da temporada de 2012, o finlandês vai longe.
Infelizmente nossos pilotos aceitam essa condiçao vergonhosa.Melhor seria correr por outra equipe menos desonesta e nao sujar seu nome como coninvente com tal situaçao.Como exemplo temos o sofrimento do Rubinho excelente piloto que amargou seguidas ‘derrotas’ nest dita equipe
Maldonado reclamando do carro que é inguiavél! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk… esse cara é um Zé Coméia! kkkkkkkkkk
Aproveitando, to achando que vc fica no Sport Tv…Uma vez que Reginaldo já está lá e pelo que parece a F1 ano que vem deixara de ser transmitida por Tv aberta (por falta de interesse no Brasil).. Abs
concordo com vc lazaro esse caras nao viram so treinos a largada o que o massa fez na corrida alonso não teve competencia para passar felipe nas pistas apelou para equipe que chamou ele primeiro e massa continuo na pistas com os pneus degastados durante quatro voltas equanto alonso de pneus novos fazias volta rapida uma atras da outra ai fica dificil nem ayrton daria conta disso
Concordo com sua analises Fabio. Só aguardaria um pouco pra falar da lotus. Mudar a estrategia(o famoso pulo do gato) e vencer é interessante, mas me pareceu que ele alem de poupar um pit, conseguiu um ritmo de corrida muito interessante, conseguindo abrir nas ultimas voltas inclusive… Isso me deixou na duvida, no qual em Sepang poderemos ja ter solucionada, seria a Lotus um carro poupador de pneus?? Seria um trunfo e tanto.
Pode ate nao ser o carro mais rapido, mas se tiver o luxo de parar menos vezes, vai ser um desafio e tanto
Vou esperar a próxima corrida para decidir se jogo a toalha ou não, assisto a F1 desde 1973 só que o espanhol e a Ferrari me fizeram repensar se vale a pena. Não faço parte da manada que acredita em teoria da conspiração, no entanto, é de encher o pacová a influência e pressão que eles colocam nos outros.
Não vejo bem assim relação ao seu cometario a massa ja vazias tantos anos que o brasil não subia no ponto mais alto do podio.Massa deu isso a nos brasileiros cara senta em um corre e tenta fazer igual ao felipe para sentar a porrada e tentar ter uma profissão igual a essa ele pilota ja tem uns 27 anos carros de competiçao vc deve ser argentino so pode
Boa análise, concordo em tudo. E parabéns pela sua participação…só não concordo contigo em rotular Alonso como melhor piloto do grid!!!! hehehe
Pra mim…Vettel é o melhor!!!
Finalmente. tomara que esse ano o seixas nao fique depreciando o Massa. Dessa vez vejo uma materia isenta. talvez tenha sido contaminado pelos bons profissionais do Sportv. Eu ate acho o Alonso o Melhor piloto, mas nao me agrada a politica dele de ser onipotente na equipe. Mostra q eh um cara desrespeitoso e sem escrupulos, como a Ferrari é. Adorei a vitoria do Kimmi, bem como o retorno da garra do Massa, a tanto esquecida.
Quanto a isto não há discussão de quem é melhor piloto. Alonso é bi-campeão (a muito tempo), já Vettel é tri-campeão consecutivo (2012, 2011, 2010). E não venham me dizer que é só o carro, caso contrário Webber teria seu título.
Excelente Kimi vencer, super piloto, super merecido. Nunca vou esquecer a sujeirada que a ferrari fez com ele em 2008. Seis quebras do carro. Excepcional Alonso, engoliu o Vettel bonito ontem, foi otimo.
Nossa torcida continua para que massa nao chegue entre os dez primeiros na Malasia. Ele precisa nao marcar pontos, só assim a ferrari nos fará o favor (que ja deveria ter feito a muito tempo) de dispensar esse incompetente no meio da temporada.
Se você tivesse dito que o Alonso é melhor que o Massa, que a Ferrari é só atenção para o espanhol e com isto prejudica o brasileiro, etc…..tudo bem…..mas chamar o Massa de incompetente… achei desnecessário, inverídico e exagerado….já sei.. é seu entendimento e eu não tenho nada com isto…..rs…
boa noite !!! chamar Felipe Massa de incompetente andando na frente…tanto em classificação como na corrida …na frente de Alonso e ter perdido o campeonato de 2008 por culpa de Ferrari é um absurdo !!!! moralmente é o campeão …. entretanto o Alonso precisa de qualquer jeito justificar sua contratação e a Ferrari também !! e que podemos fazer é torcer para Alonso se agarrar no azar estilo Galvão Bueno rsrsrs e sair de umas 4 provas kkkk enfim, esse ano é Felipe Massa como destaque do ano !!!!!! sou brasileiro independente de qualquer coisa ….boa sorte Felipe !!!
não é incompetente. Massa só precisa de uma coisa: CUJONES
Nossa torcida, vc quer dizer SUA torcida.
Dizer que o Alonso engoliu o Vetel????
E o Massa foi incopetente???
Cara que corrida você assitiu.
O Mass tava bem melhor que o Alonso e pela primeira vez depois do acidente vi o Massa partindo pra cima dos adiversários e não tava recebendo a pressão do Alons. Tava cada vez mais próximo do Vetel e provavelmente iria ficar em primeiro. Mas a Ferrari fez o favor de mudar a ordem e ferrar o Massa. Só não vê quem não quer. Essa estória de fazer diferente para que as coisas não fiquem iguais??? Ora, o Massa tava melhor que o Vetel e o Alonso. Pra que mudar uma coisa que está melhor e jogar o piloto pra umas 5 posições pra trás. Ficou claríssimo. A Ferrari não quer ver o Massa ganhar nada na frente de Alonso.
Gilberto
Minha também…
As Alonsetes! Já começaram… kkkkk;; deve ser cotintiano… afff…
Adorei seu comentário..Aliás, será bom para o próprio Massa se a Ferrari o demitir, pois talvez assim os seus fãs possam ter a certeza de que a culpa não é só da equipe ,mas sim do Massa…Não é por ser brasileira que sou obrigada a gostar ou prestigiar o Felipe Massa, ele é um piloto mediano, e se não consegue deslanchar na Ferrari, imagine em equipes de menor expressão…. e espero que o Kimmi continue em boa fase, pois já vinha de um crescente no ano passado, eu torço por bons pilotos independente de patriotismo,sou fã da formula 1 e o Felipe Massa já provou que é incopetente
esse ai é um sujeito que fica o dia inteiro mudando o e-mail e falando contra o Massa, faz volume pra pensarem que são muitas pessoas em outras palavras é um desocupado
VC só pode ser um torcedor mané,que so torce PARA O TIME QUE ESTA GANHANDO,seu mané,o Massa novamente foi prejudicado pela ferrari em beneficio do Alonso,só um MANÉ não ve……….
Pedro, você mesmo reconhece que a Ferrari faz “sujeirada” com o piloto que o “staff” mafioso não tem muito apreço, como ocorrera com Rubinho, depois Kimi e agora Massa. Não comungo de sua idéia de “só assim a ferrari nos fará o favor…” Penso que no Esporte (assim mesmo, com maiúscula!) os resultados devem ser conseguidos pelos competidores sem nenhuma interferência “out”. Felipe realmente tem uma “tocada” que interfere na vida útil dos pneus; mas o histórico mafioso da Ferrari é bem mais sugestivo. Ademais, o brasileiro, como o Rubinho, não conseguiria um salário de U$1 milhão em nenhum outro lugar. São poucos, hoje, que ganham isso correndo, mesmo na F1! Daí, para o Felipe, manter seu “status” e continuar enriquecendo, é só “obecedecer” direitinho o que a Ferrari quer dele e … bem, a torcida brasileira que se estrepe!!!
Só dois pilotos sao os merecedores de dirigir um carro da Ferrari. O Massa ja fez por merecer um campeonato e ate talvez dois. Incompetente ele nao é…
PedroSP, vc não entende nada de automobilismo, assim deveria se isentar de dar opiniões contundentes.
Impressionante como brasileiro gosta de falar mau de brasileiro! Como é nossa cultura “endeusar” a cultura do outros, como se os outro nao tivessem problema!
Falam do Rubinho e se esquecem de que lá na Ferrari todos corriam pelo alemão, assisti varias corridas onde por vezes o piloto brasileiro com uma boa performance na pista era inexplicavelmente chamado para os boxes.
Hoje a situação se repete com o massa e o espanhol, ficou evidente que a Ferrari, no momento do segundo pit, fez “formalmente” a troca de posição entre os seus pilotos, levar a posição do vettel foi um presente inesperado. Isso de alguma maneira colabora para limpar a barra da Ferrari, mas que desde a primeira corrida ela ja mostrou que nao existe quem esta melhor, existe o espanhol que devera sempre estar melhor, o chefão da Ferrari ja disse publicamente que o Alonso precisa dar um título pra Ferrari e a Ferrari um título ao Alonso.
Agora dizer que o massa é incompetente, e que a torcida do Brasil torce contra, isso é idiotice! Quem acompanha torce a favor, quem nao acompanha diz o que quer sem fundamentos!
Abraços
impressionante… vc em 2008 deve ter deixado escorrer lágrimas quando ele perdeu o título nos últimos segundos. Vc deve ser torcedor de replay e certamente não lembra que ele dividiu a equipe com um cara que tinha 8 títulos e não tomava meio segundo dele. eu ví Piquet, Senna, Mansel, Prost, Hakkinen, acompanho F1 desde 1986 e é incrível como o Brasileiro é assim.. ano que vem vc vai chorar nao ter brasileiro na F1.
Já ví que êsse tal de PedroSP não entende porra nenhuma de F1. Em 2008 Massa deu um couro em Raikonen a tal ponto que êle até saiu da F1. Dizer que êle não queria nada, como diz o Seixas, é piada de mau gosto. Massa atravessou uma fase ruim. Vamos ver agora, que parece que êle se deu bem com o carro. Uma turma de imbecís êsse pessoal que gosta de esculachar os pilotos brasileiros e ficam babando o ovo dos estrangeiros.