Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
O Massa só terá apoio total da Ferrari se mantiver regularidade pontuando em todas e uma maré de azar perseguir o Alonso, seja por quebras, ou por batidas com o Maldonado, Grosjean, ou Hamilton, ontem um carro da Catherhan, quase acabou com a corrida do Alonso, faltou pouco, vamos secar geral o Alonso gente, de outra maneira, nem a pau o Massa será lembrado pela Ferrari, que fará jus ao nome e continuará FERRANDO O MASSA”.
Cara concordo com vc quase em tudo, mas só acho que mesmo assim ainda a ferrari vai fazer alguma coisa pro Massa não ficar a frente de Alonso. Enquanto tiver o Santander bancando a Ferrari, pode esquecer Massa.
Gilberto
Perfeitas suas observações, tbm ví o episódio da Catherhan, quase o espanhol estampou o meio do carro. Teve a saidinha com a traseira na terra tbm. O pior que em 2012 ele foi regular.
Gostei mesmo de ouvir sua mediacao na transmissao do SPORT TV. Bem mais tecnicos e menos apaixonados do que o G. Bueno.
Confesso que ja gostei imensamente do G. Bueno, mas a formula do Galvao ja se esgotou e precisamos do novo. Voce e’ uma das nossas esperancas de algo novo acontecer nas transmissoes da F1.
abraco
desculpa, mas falar de galvão Bueno no Sportv??? ele nunca narrou nada de corrida na Sportv, e essa perseguição com Galvão é meio “No sense”, eu acho o galvão uma pessoa que não volta atrás no que fala de errado só isso, mas de resto é um bom narrrador, não sei pq esse ÒDIO que umas pessoas tem.
Realmente o Alonso traz um caminhão de dinheiro para a Ferrari com o Santander, mas nós Brasileiros levamos varios caminhões de dinheiro sendo o maior mercado da marca Fiat. Devíamos fazer uma campanha e deixar de comprar carros da marca Fiat por 01 mes pra que a Ferrari sentisse no bolso e deixasse de fazer essa pouca vergonha que faz na F1 e respeitar o Massa.
…Apoio incondicional..Essa palhaçada tem que terminar. por esses motivos nunca comprarei um carro da Fiat. Brasileiro babaca que torce para esse galego e no passado para o Chucrute, é um desnaturado.No Exterior somos tratados como ciodadão de sgeunda categoria!!!
muita conversa desse povo,que fala muito…quem gosta de F1 de paixão acorda de madruga,curte todas corridas,o mais difícil é aguentar o Galvão,Fábio Seixas,ótimos comentários…parabéns.
Kimii é candidato sim…o cara simplesmente não erra!!
O Livio Orichio disse que acompanhou os testes de Barcelona e falou qua a Lotus e a RedBull fazem as corvas de alta com muito mais facilidade do que Ferrari, Mercedes e Mclaren!! O Carro da Lotus é excelente e o piloto tb! Acho tb que o carro do Vetel é melhor do que o do Webber!!
Boa noite Fabio,
desta feita nao estou de acordo com sua analise.
Veja bem, as RBR sobraram no treino, mas na corrida, foram acompanhadas de perto pelas Ferraris. O Webber ficou pra tras e nao fez nenhuma corrida de recuperaçao (isso me intrigou durante a corrida).
O Alonso tinha pneus mais novos que o Raikkonen e nao conseguiu chegar…
Acho que em tempo de corrida os carros estao muito mais parelhos em termos de corrida e Kimi eh um verdadeiro candidato ao titulo.
Abraço,
Chico Jonas
PS : aqui na França, neste ano, a F1 passou pra canal fechado, ja que o nivel de audiencia baixou muito. Justo agora, onde eles tem 4 pilotos, eh mole?
Concordo, e vale lembrar que antes do primeiro pit, o kimi já tinha encostado no Vettel e na dupla da Ferrari, formando um “bloquinho” de 04 competidores.
Fabio: Pode ser verdade mas devido os an tencedentes da FERRARI é dificil crer que não hove ordem para que o Massa entrasse no BOX 3 voltas depois do Fernando.
Outra coisa; a transmissão pelo SPORTV deixou bastante a desejar.Acompanhamento impreciso dos acontecimenos.
Veja que a manobra da Ferrari não foi só para beneficiar o Alonso, foi tbm para deixar o Massa longe do espanhol. Para mim foi um reprimenda da equipe a disputa entre os dois na primeira volta da corrida.
Comentaristas de plantão (e eu tb me incluo). Alonso é espanhol, Santander é espanhol. E garante a verba. Para Santander e Fiat (Ferrari), melhor mercado fora da Europa é o Brasil (mantem Massa na equipe). Isso tudo é o lado economico/financeiro da atividade F1. Na pista, Alonso X Massa, Alonso é melhor. Observem os tempos. E pra quem se lembra. Quando o Berger era o “segundo” do Senna, brasileiro nenhum reclamava,
Fabio, também achei estranho. Para mim a Ferrari usou o Massa de cobaia, tipo “Deixa o trouxa rodando aí para sabermos até onde aguenta este pneu para não errarmos na hora da próxima troca do Alonso”.
Só por curiosidade fui ver os comentários na jornal espanhol MARCA. Acho que da para fazer a média dos comentários de lá com os de cá….
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma.( Não entendi a piada.)Quer dizer que piloto de equipe média não tem mais o direito de reclamar também não é.
Galera a Ferrari ficou 20 anos sem título,a Mclaren vai fazer 5 anos já em 2013.Por favor não percam o respeito pela Williams.O mundo da muita volta.Achei desnecessário o comentário sobre o Maldonado.E olha que não sou fã dele.
Porque o Fábio Seixas não se revolta com o que a Redbull faz com o Webber? Muito estranho que sempre o carro dele dá problema e sempre em momentos em que ele pode ameaçar o Bieber… Ele só tem olhos para a Ferrari?
Eu não me revolto nem com o Massa, vou me revoltar com o Webber?
Abs
Realmente, Fábio, vc. não se revolta. Sócoloca o seu “achismo” sem nenhuma base. Mas isso é normal em torcedor.
Abraços
pow a ferrari é a cara da italia rsrsr só mafia
É simples, tem 40 caras muito bons trabalhando, testando e retestando o carro do Vettel. Já no carro do Webber tem uns 20 caras bons sem tempo para redundâncias. Fora as peças que a gente não sabe quais são trocadas ou não.
Gente !!!!, é muito simples, enquanto o Santander um banco espanhol paga uma fortuna por ano na Ferrari para dar privilégio ao Alonso, o Massa tem quem ?, nunguém. Se não aparcer um Eike Baptista da vida , bancando pilotos brasileiros em equipes de ponta, como, Razia, Bruno Senna, e tantos outros pilotos com muito mais talento do que a metade dos que estão na F1 atualmente, nunca mais teremos um brasileiro campeão. Voces viram este tal de Valtteri Bottas outro apadrinhado. A F1 está um lixo ……..
Eike tá pobre agora segundo a Forbes! rsrsrsrs
Massa bateu o recorde negativo de corridas com a Ferrari sem vitórias: 68 GPs. Última vitória foi no fatídico Interlagos 2008. Será mesmo tudo culpa da Ferrari?
Não!!!!!
Uma parte é culpa da Ferrari, outra é culpa do Alonso e outra do Schumi.
Só pra lembrar quem não acompanha a fórmula um a muito tempo, O Nelson Piquet (tri-mundial), quanto perguntado lá tráz sobre a contratação do Massa pela Ferrari disse: ” Na Ferrari ele nunca será campeão mundial!”.
Gilberto
Ferrari, uma coisa é priorizar um piloto, outra coisa é prejudicar deliberadamente o outro. Alonso é um crápula, minha torcida não é para o Massa, mas contra o Alonso. O Kimi lavou a nossa alma neste domingo.
verdade mais ver a ferrare fazer isso que vem fazendo.. pelo amor de deus e eu quero que alonso bata o carro e fique fora o resto da temporada
Excelente participaçao no sporttv, oderia aparecer lá mais vezes!!! espero que o canal continue te convidando. Quanto ao GP a frase que resume é ANO NOVO CORRIDA VELHA!!! Alonso e Vettel vao disputar o Título (se bem que prefereria que fosse Kimi e Hamilton). Quanto ao Brasil, foi como disse, ANO NOVO CORRIDA VELHA, Massa novamente vai ser o Sancho Pança do Dom Quixote das Austúrias, pena para o Brasil e para nós Brasileiros que vamos ver esse ano o último brasileiro na Fórmula por um bom tempo.
Olha que bacana… o resumo da prova:
http://i1270.photobucket.com/albums/jj610/pomkerner/601447_10151326402397060_521146210_n_zps93e66639.png
Caro Fábio Seixas,
Não há nada de estranho nessa estratégia Ferrarista, a não ser, deixar claro que o Massa está lá para ajudar Alonso, nada mais que isso. Triste, revoltante, mas, a pura realidade.
só o galvão (dramatico) bueno acha que o massa vai chegar em algum lugar. para gente ele ganha muito bem pra ajudar o espanhol vcs acham pouco. piloto na formula 1 o brasil não tem faz tempo.. massa faz um favor péde pra sair paga pau..
Ele é tão babaca que só ele viu coisas que não existiram…
Pessoal,o Alonso leva um caminhão de dinheiro via Santander para a ferrari.O que voces acham que vai acontecer qdo o Massa estiver na frente do espanhol,acorda!!!
Na verdade Fábio admiro sua participação na TV sempre que está presente no Redação Sportv e acho que você um dia será comentarista nas transmissões da Globo rs! Mas falando das estratégias da Ferrari, eu até tento torcer pelo Massa, mas a Scuderia não deixa. Infelizmente. Mas no geral, foi um bom GP, que já mostra que a temporada será bem disputada! Abçs!
ainda bem que sportv colocou a corrida numa hora legal,porque acordar de madrugada,para ver essa palhaçada da Ferrari,nem pensar.
Fábio, concordo com você, talento não se esquece!!! Dito isto, eu falo: Schumacher só foi o que foi por demérito do outros pilotos e jogo de equipe para favorecê-lo.
A formula 1 moderna existe dois campeonatos em um. Explico: os pilotos Nº 1 de cada equipe (RBR, lotus, Mercedes, McLaren e Ferrari) e o resto (Nº2 de cada equipe) disputarão outro campeonato. Com isso, o Massa chegou na sua melhor posição possivel para essa atual Formula 1.
Depois de 2010, 2011 e 2012 eu não acredito que ainda tenha gente discutindo Massa x Alonso na Ferrari.
Para gente pelo amor de Deus…já ficou mais do que claro que é isso que vai acontecer enquanto o espanhol estiver por lá, assim como já ficou claro que ele é melhor que o Massa. Vamos parar de pachecada e aceitar que não temos no momento um piloto de ponto. O Massa é bom sim mas só isso.
Não vejo pachecada, sempre que leio os comentários que vem através de links gerados no Uol como Tazio ou a folha online e nos próprios comentários do Uol, vejo que existem comentários contra o Massa e pilotos brasileriros aos milhares em outros lugares não, , chego a conlusão que um desocupado fica o dia inteiro fazendo camapanha, pra que eu não sei. já que qualquer pessoa que use a internet regularmente, ja deteta a mesma forma de escrever, então chego a conclusão que um flodador, habita o site do UOL e as colunas de comentários.EM lugares onde vc tem que se cadastrar sériament isso não existe.
LAMENTÁVEL!!! É absolutamente LAMENTÁVEL a FALTA DE ESPORTIVIDADE da equipe FERRARI. Assistimos a mais um episódio em que Felipe Massa fora prejudicado em razão dos privilégios dados a Fernando Alonso.
Mesmo considerando que a atual F1 é muito mais um bilionário balcão de negócios do que um esporte, é triste e revoltante ver a mesma equipe que, de igual forma tratou por anos Rubens Barrichello, desprestigiar e prejudicar nosso piloto como tem acontecido.
Até imcompreensível já que o ‘preferido’ é considerado por alguns um dos maiores pilotos de todos os tempos. Ou seja, nessa condição, deveria obter seus resultados por conta própria e não ao custo do prejuízo do próprio companheiro de equipe.
Saiba a FERRARI que todo o Brasil torce pelos pilotos brasileiros, neste caso FELIPE MASSA. Por consequência, caso a referida equipe trate com respeito nossos pilotos, terá também toda nossa torcida, caso contrário, essa mesma torcida estará contra a escuderia italiana.
Eu mesmo preciso confessar que torci imensamente por uma quebra do carro de Fernando Alonso ou mesmo por um erro do piloto após ver novamente o lamentável episódio.
E assim será sempre que a equipe italiana tratar com desrespeito nosso piloto.
Aliás, a má fase de Massa no ano passado, em que pese suas limitações, deveu-se e muito, pela forma como a equipe o trata.
Estou certo de que Massa não é um piloto excepcional, mas acredito que já teria sido campeão caso estivesse em uma dessas equipes de ponta que trata seus pilotos com respeito e que dá a eles igualdade de condições para a disputa, como é o caso da RBR ou McLaren…
fale por vc caro
Tu é muito é besta, sabe nada sobre Fórmula 1. sabe de nada! Ta bom de mudar..
Raikkonen,,sim é e grande candidato ao titulo,,,quanto ao Massa se é melhor que Alonso, cade a volta mais rapida?? Se foi jogo de equipe, mostre na pista que é o melhor.
quem, acompaha formula 1, sabe muito bem que, piloto n 1/ferrari é alonso, nem é segredo, e que essa é as condições aceita pelo 2.
Somente aceita esssa situação que não tem competencia para disputar, de igual para igual. Então, prefere o dinheiro e silencia, sendo capacho.
Bicho, especula-se que o ALO por meio do Santander injeta na Ferrari de 40 à 50 milhões de euros por temporada e já li que o Santander afirma que é a melhor operação de marketing. O MAS é tão bom quanto o ALO mas se for para alguem ganhar que seja o que traz a verba.
Na verdade não fosse o Schumi e a grana do Santander a Ferrari seria como sempre foi antes ou seja mediana.
POr fim, vocês não acham curioso a Ferrari usar o túnel de vento da TOYOTA, sera que os carros de rua também sao projetados no túnel em Colônia?
Quero devolver a minha…kkk
Vamos parar de ser Galvão Bueno e Reginaldo Leme, que defendem o Massa toda hora, o Alonso é disparado melhor piloto dentro da Ferrari, e para a escuderia é isso que importa. Infelismente para nós brasileiro, o Massa é um segundo Barrichelo.
Brilhante o seu comentário. Agora vai dormir!!!!!!
Realmente vc tem toda razão.
Por isso o Alonso saiu em 5º e o Massa saiu em 4º no Grid.
Ah..também por ele ser disparado melhor que Massa, precisou da manobra dos boxes para passar a frente de Massa.
Cara…adoro ver comentários inteligentes como o seu.
Dizer que pra escuderia não importa quem ganha demonstra mais ainda seu nível elevado de inteligência.
Você deveria ganhar o Nobel de fòrmula 1.
Parabéns
Gilberto