Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
Tentei seguir a F1 lendo o que escreve este rapaz, mas ele é ruim de análise e previsão. Ele escreve o que “acha” e não o que o conhecimento analítico proporciona. Contudo, ele não é culpado de nada. Quem o seleciona para fazer a tarefa é que tem lá suas explicações a dar.
Se fosse ao contrario, e fosse o Massa o que vai atras e ultrapasa ao Alonso anticipando o Pit VC falaria da expertice do Massa rsrsrsrsrs. Fabio, vc viu o ritmo do Massa no final da corrida? Detonou os pneus! Se ele para 3 o 4 voltas antes… ao final da corrida seria ultrapasado ate pelo safety car!!
Vc nao pode simplesmente torcer e deixar seu coraçao falar…
Até quando o torcedor brasileiro vai acreditar que a Ferrari vai dar tratamento igual entre Alonso e Massa dentro da pista? Existem ordens e o espanhol tem dois títulos mundiais. Massa, nenhum. Alonso é o primeiro piloto. Se o Felipe tivesse parado logo após o espanhol, não teria perdido tantas posições. Ponto final.
Novamente, nenhuma linha sobre o Perez… seria melhor ter ficado na Sauber? ¬¬
E o Bottas / Ninguém fala nada ? rs rs rs
Tem alguma explicação para meu comentário ter sido aprovado e “enfiado” lá em cima, como se tivesse sido um dos primeiros, mesmo tendo sido feito por agora? Gostaria que as pessoas lessem o que disse, e não que ficasse “perdido”. Afinal, o intúito dos comentários e justamente o “debate” entre os usuários, não?
Claro que não, né, meu caro?
Bem, se é assim, realmente não entendi.
Não vejo sentido em não publicar os comentários na ordem. Não achei bacana.
Abs
Não podemos ser ingênuos em achar que o Massa vai terminar na frente do Alonso. Quem manda é o maior patrocínio da Ferrari que é o SANTANDER (espanhol), portanto sem comentários. Só é lamentável que o TALENTO não vale mais do que o patrocínio.
Cadê o Russo?
O Felipe Massa continua como um excelente funcionário público subalterno na Ferrari, e o Fernando Alonso continua como um excelente Cabeça de Chave na Ferrari. O Fernando Alonso lutará pelo título sendo campeão ou vice, e já o Felipe Massa ficará com as sobras do Alonso repetindo novamente um sexto, ou um sétimo lugar no campeonato. O Massa apesar de estar bastante tempo na Ferrari não tem força política e sempre será jogado para o alto nos momentos decisivos das corridas e do campeonato, como ele já está completamente condicionado a pilotar pela Ferrari, logo sua carreira acabará quando a Ferrari despejá-lo!
… continuando, Fabio, não seria o seu um complexo de perseguição?
Não acho.
Abs
Se fosse o Alonso, tocariam as 7 trombetas dos céus proclamando o quão bom o o farsante do espanhol é. Os anos passam, mas a hipocrisia fica, é inacreditavel.
Fábio,
porque você acha que a Ferrari iria preferir um espanhol no lugar de um Brasileiro campeão. Não seria mais convincente pensar que a Ferrari, em vista do grande mercado de automóveis brasileiro comparado com o espanhol e considerando-se a crise na Europa, preferiria divulgar a imagem do Brasileiro ao invés do Espanhol?
E o Santander?
Sei não, mas eu acho que o faturamento e o lucro do Santander BRASIL é maior do que o Santander ESPANHA…
Fabio, acha que esse ano será mais um ano do Massa com fiel escudeiro do Alonso?
ALonso X Massa
Jogar a culpa da troca de posição na estratégia de corrida é brincadeira. O Alonso a partir do 1º pit andou toda a corrida mais rápido que o Vettel e o Massa. O Massa saiu do 3º Pit colado no Vetel e não conseguiu acompanhar, enquanto o Alonso abriu.
ta muito enganado o Massa Andou várias voltas mais rápidas que o Alonso, para de cornetar
Eu vinha dirigindo e pensando. Precisamos relativizar um pouco as capacidades do Alonso. Que ele é um ótimo piloto, sem dúvidas. Que ele sabe fazer a leitura da corrida e é muito inteligente, absolutamente. Que ele é rápido e agressivo e comete poucos erros, corretíssimo. Que ele tira leite de pedra para disputar o campeonato… nem tanto. Ele tem uma baita ajuda do comando da Ferrari e a velha e indigesta politica de “primeiro piloto” com privilégios infinitos. Fábio, desafio-te, faz as contas do campeonato do ano passado descontando os pontos que o espanhol “ganhou” do seu escudeiro. Veremos que ele não foi tão bem assim. Este ano será identico, talvez ele não precisasse disso para ser campeão e certamente fosse um título imaculado pelo talento. (desculpem o pt-br, não vou revisar)
Fiquem atentos a Fiat e o Santander. Essas empresas tem no Brasil seus principais mercados. Na hora que o esporte pende para o negócio, o caseirismo e a arrogância sobrepõe o esporte.
Nós brasileiros não nos importamos com isso. Se fossemos patriotas, poderíamos pressionar a Ferrari para ser mais justa e menos mesquinha. Não compraríamos Fiat e nem depositaríamos no Santander. Deixe para eles o mercado italiano e espanhol. Justo? Que tenham respeito ao esporte e aos espectadores. Não podemos ser tão idiotas.
até parece que o principal mercado da Fiat e do Santander são o Brasil, parem de falar besteiras, pelo menos olhem cadernos de ecônomia, ta muito longe do Brasil ser os principais mercados dessas empresas
Apoiado. Já passei da Fiat para a Citroen.
saiu de uma mecanica ruim, para uma mecanica péssima e arrogante =)
toda sorte do mundo e espero que nunca tenha problemas com seu carro novo, pois se tiver……Citroen nunca mais, errei 2x chega!!!
Sabemos todos que as equipes precisam de rios de dinheiro para serem competitivas na F1. Por isso vemos esse número de pilotos “pagantes” na categoria. Pensando na soma (talento + dinheiro) que cada piloto traz para sua equipe, o Senna não seria melhor escolha entre esses estreantes? E até melhor opção do que o próprio Maldonado?
Mais uma vez o Fábio Seixas fica de mimimi pra cima do Alonso, fica criando um mundo de suposições e teorias da conspiração sobre um erro do massa e do staff dele. Mas todo esse chororó e mimimi do F.S. é pelo simples fato do Vettel não ter ganhado a corrida…
Concordo com tudo acima em gênero, número e grau.. Temos de parar com essa mania de querer minimizar os erros do Massa. O Alonso compreendeu melhor a corrida e o Massa não, tanto que chegou em 2º . É simples assim…
Fabio, tirando as ideias e perguntas forçadas da imprensa, realmente seria possível, pelo regulamento, q a McLaren levasse seu carro d 2012 para a Malásia?
Isso poderia ser feito pro restante da temporada?
Se puder, acho q isso deve ser feito urgentemente, até pq o carro do fim da temporada era fantástico.
Deveria admitir o erro, aceitar q fizeram um trabalho ridículo e buscar o carro do ano passado.
Seria, já que não houve mudanças expressivas no regulamento técnico para 2013.
Abs
Posso estar atirando no escuro, mas este carro da McLaren ainda vai surpreender..
Alô, Fábio, parabéns pela participação no SporTV. Não senti nem um pouco falta do Galvão!
Uma pergunta: a atual evolução da Mercedes é em boa parte creditável ao Schumacher, não?
Obrigado.
E, sim, é claro que ele ajudou a equipe.
Abs
E o Hamilton, tem cacife pra continuar esse trabalho?
Rafael Lopes que se cuide… rsrs.
Se pensar bem tem um espaço deixado pelo Rodrigo lá que você cairia muito bem. Já pensou? Regi, Lito, Rafael e o Fabio? Seleção Brasileira…
Gostei da sua participação também, já te acompanho faz tempo pelo “Pit Stop” e acho que merece uma oportunidade lá.
é obvio q não houve errode estrategia,a preferencia sempre sera do alonso.o massa so ganhara corrida se o alonso não tiver a minima chance de vitória
acho que formula já deu não tem como torcer mais
Fábio, não é o piloto e seu engenheiro que fazem as estratégias de parada nos boxes?
Sim. Mas sobre eles há um diretor esportivo.
Abs
Não sei se alguém já escreveu isso aqui nos comentários, mas acho que essa história de que houve favorecimento ao Alonso é balela.
Pensemos bem, com a estratégia adotado por Alonso ele terminou em 2º. Tomando por referência a frase “Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico” Caso Massa tivesse entrado logo após Alonso poderia ter terminado em 2º (com Alonso em 3º) ou em 3º com Alonso em 2º (opção mais provável).
Vocês acham que a Ferrari desperdiçaria esses pontos?
Fábio muita modéstia sua, você não aprendeu nada, pelo contrário ensinou. Enquanto na outra emissora falavam da vitória do Raikkonen apenas na 50ª volta, vocês já falavam disso lá no meio da corrida, ou seja, estavam atentos ao que tinha quer estar e não ficar comentando sobre o tempo (pra não disser mais). Mas o melhor comentário foi relativo ao Maldonado: “pena que o carro não pode reclamar dele”. Sensacional.
Bom, já que a postura da ferrari jamais vai mudar, sempre favorecerá o espanhol, aí o Felipe deveria chutar o balde, chega de ajudar o companheiro, quem não se lembra dos pegas, rodadas e batidas do Montoya e o Ralph Schumacher na Willians, era faísca pra todo lado, já que não tem jeito o Massa deveria fazer o mesmo com o Alonso.
Corrigindo, um rádio a menos ligado.
Caro Fabio. Parabens por abrilhantar a transmissão do Sportv. Foi muito legal saber que você estava lá. Se bem, que de fato, no meu caso, pouca coisa mudou, haja visto que já assisto a transmissão sem o áudio da Globo e com o áudio da rádio em que você comenta.
A conta de energia elétrica agradece…um rádio ligado.
Boa tarde.
Seria perfeito uma corrida transmitida em canal aberto, com o Sérgio Mauricio narrando e voce, Lito e Burti como comentaristas. Quanto ao Galvão, que vá p/ Stock Car narrar os feitos do Cacá e do amigo Barrichello. E leve o R. Leme com ele. Boa semana !
olha Fabio, acho que vai queimar a lingua a respeito da Lotus
nos treinos, eles sempre estiveram entre os tops, 3, 4 décimos acima, num deles ficaram em primeiro com o Grosjean e isso foi importante, sempre Kimi e Gorsjean próximos, mostrando que o projeto é sólido.
A respeito do mundo de caras que o Galvão Bueno transformou a formula 1 aqui no Brasil, onde tudo virou fofoca, agora qualquer coisa errada é culpa dos outros e não responsabilidade do coitadinho do brasileiro/piloto. Fico com as conversas entre engenheiro do Massa e Massa, onde ele mesmo pediu pra ficar na pista e pronto, nada mais, torço por ele, espero que vença corridas, mas sou realista, Alonso é muito melhor.
Boa tarde pessoal…
Lendo um pouco o que os internautas do blog tem postado, entendo que aquela história de Felipe Massa continuar ser 2º piloto da Ferrari está mais do que claro.
Mas vocês devem lembrar também que pelo regulamento o jogo de equipe está autorizado. Me corrijam se eu estiver enganado.
Diante disso, entendo que tudo o que aconteceu faz parte desse jogo de equipe. É neste ponto que entendo que falta personalidade, e ao mesmo tempo, coragem para Felipe Massa tomar suas decisões.
Resumindo, ele tinha que brigar com a equipe e os engenheiros para colocar ele no mínimo no pódio, já que pelo início de corrida, ele tinha um carro que dava essa condição..
Abs a todos..
Não sei se alguém já perguntou isso aqui… mas o que a organização faz com todo aquele resto de pneu que fica ao final do GP. É muita coisa… Será que dá prá fazer um pneu novo prá minha bike?