Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
Quanto à Lotus, não dá pra tirar muitas conclusões do treino porque ocorreu em situação bem atípica, em dois dias. Assim o 7º do Kimi não seria necessariamente um padrão. Mas comparando com o ano passado, retornando à F1 e a incerteza da equipe e ficou até o fim da temporada com chances de título, começar com uma vitória nos leva a pensar que sim, esse ano ele pode chegar bem mais perto do campeonato. Tem experiência, o carro continua a ser o melhor em economia de pneus, que será um dos pontos chave deste ano. Sem contar que o desenvolvimento dos carros estará limitado ao carro do ano que vem.
Prezado Fabio Seixas e leitores,
Sou leitor assíduo do seu blog, porém é minha primeira contribuição em um comentário, sou um pouco preguiçoso com isso, mas hoje li uma matéria que me deixou bastante irritado. Li nos comentários acima das peripécias da Ferrari em relação ao Alonso, Ok é a Ferrari e sempre foi assim. Mas sempre exaltaram o Alonso como melhor piloto do Grid e um dos melhores do todos os tempos. Lí hoje a matéria do Sergio Perez e do “pedido” de cuidado ao Alonso que a Ferrari passou pra ele. Agora penso, não é a primeira vez que ele recebe ajuda de companheiro e outros do Grid, não podemos esquecer do Cingapura Gate e ele estava envolvido, como podemos exaltar um piloto que sempre tem sujeira envolvido nas vitórias e ainda considerarmos o melhor do grid e um dos melhores de todos os tempos???
Não sou fan do Vettel mas é incomparável um piloto sujo com ele. O Alonso é bom piloto, mas não se compara aos grandes, os grandes não se envolvem em sujeira. E antes que perguntem, não considero o Schumacher um grande. Coloco uns 6 ou 7 na frente dele.
Bom, é isso, queria saber da sua opinião Fabio e dos colegas leitores. Obrigado e abraços
Massa foi bem, mostrou que se deixarem, ele pode competir de igual para igual com Alonso (e isso na atual Formula 1 é muita, mas muita coisa mesmo). E é importante que ele continue assim, não para ficar na Ferrari (que não o olha mais como piloto de ponta), mas para tentar uma vaga em outra equipe forte já em 2014. E essa pode ser na McLaren (no lugar do Perez). Se o mexicano não mostrar serviço, não há contrato que o segure…
Essa polêmica em torno do Massa se deve ao Alonso, e não só a Ferrari. A equipe faz isso porque Alonso quer que assim seja. Na época em que Kimi corria lá, junto com o Massa, não me lembro de ter havido essas sacanagens explícitas tipo alonso is faster than you ou implicitas como a desse gp na austrália – não estou falando do legítimo jogo de equipe que todas fazem na hora que fica claro que um dos pilotos está sem chance de luta pro título.
Portanto, se há um responsável por isso, é Alonso. E aqui não estou nem julgando se isso é certo ou errado.
Vamos esperar para ver o comportamento dos carros e pneus nas pistas de alta pra ter uma idéia melhor da relação de forças.
Parabéns Fabio. Foi muito bacana sua particiapação no SporTV.
Espero vê-lo mais por lá…
Creio que a estratégia da Ferrari com Felipe foi intencional para beneficiar Alonso… Infelizmente…
Quanto a Williams, torço contra mesmo, não quiseram ficar com Bruno, vão ver que o Mal danado e O Bottinha não vão vingar…
Fabio você não falou nada da Mercedes, por exemplo o equilibrio dos pneus macios, qual era o tempo em que eles estavam rodando? antes de parar.
É muito chata a sua visão do Hamilton. Você não é muito diferente do Galvão. E isso, óbvio, não é um elogio. Seja mais profissional e menos persseguidor. Seja mais profissional e menos pacheco. Isso deixa você muito chato.
Uma naçao precisa de gente patriota e ta na hora de nos brasileiros apreendemos a lidar com essas questoes e o esporte faz parte desse interresse, nao podemos mais aceitar no seculo 21 esse tipo de maldade. vamos se mobilizar e fazer critica na montadora fiat e no banco santander e a impressa defender nosso piloto. Chega dessa safadesa da Ferrari, queremos honestidade que vença o melhor, nao da maneira com foi feita com rubens e agora com felipe massa. Afinal essas empresas estao no brasil e se beneficia de nosso povo e por sinal gostamos de esporte e da formula 1. A impressa brasileira tem que fazer a sua parte , fazer que nem a impressa espanhola defender o seu interesse, que no nosso caso e o brasileiro felipe massa.
Por gentileza se voce nao conhece e nao entende de formula 1, va para cozinha apreender cozinhar, nao faça comentario sem conhecimento, lendo certo comentario percebemos a falta de uniao de um povo, diferentemente da espanha que tem o seu povo e a impressa que aceita de tudo excemplo: o esquema feito peo flavio briatorre mando o nelsinho piquete bater para favorecer o alonso, a ferrari ameaçando o massa para deixar o alonso vencer, reamente esse alonso e um bom piloto, mais sao essas atitudes que desabona a suas vitorias, e claro que sabemos que o banco santander tem influencia na grana para o alonso vencer, mais o banco santander deveria saber que seu banco fatura muito aqui no brasil e na espanha a crise nao ta facil. O esporte e feito para ganhar os melhores sem esse tipo de safadesa. A Impressa espanhola nao vai destabilizar nosso piloto. Voce ta bem massa nao abaixe a cabeça.
esse é um ufanismo tolinho…..a verdade é que massa não passa de um bom piloto…melhor do que ele tem o alonso,vetel,raikkonen,hamilton,button…
é o segundo piloto da ferrari….tá de bom tamanho
Concordo com você… Mas nem sempre as coisas funcionam do jeito que a gente quer..
Se fosse assim, teríamos mais pilotos brasileiros no grid..
Meu Deus… Mudaram o discurso?? risos.
Falaram ate no tetracampeonato? que amadorismo sensacionalista..
Desde o inverno europeu já vinham dito que a estrela desse ano eram os pneus. Quem souber economiza-los terá resultados.. ESTÁ TUDO NIVELADO.. e a Lotus esta sim no páreo.. É triste né Fabio.. RSRSRS
ALO PESSOAL !!!Nao adianta ficar passnado a mao na cabeça do Massa..ele tem, que andar e mto..acabou esse negocio de amiguinho..CHEGA! Ele ta no ultimo ano da Ferrari, sonho de todo piloto..entao amigo, FREIA LA DENTRO, TRAVA RODAS, NAO DEIXA PASSAR, ANDA NA FRENTE, FECHA PORTA, DÁ UM XIS E ETC..Cansa o braçco, demaia depois da corrida, è melhor sair assim do que acabar o ano como mais um na multidao.Valeu!!
É essa atitude que cobro dele e que coloquei no meu comentário.. Pena que ele não consegue fazer isso..
Ela iria fazer isso nos boxes, espertões?
Você já ouviu falar de rádio???
Cara.. ja ouvi falar de radio sim e mto…ja fui bandeirinha e bandeirei 5 formulas 1 aqui no RIO..naquele tempo nos boxes se ouvia falar que F1 é corrida pra MACHO..se vc nao frieo la dentro, juntinho, fica no vacuo, fecha a porta, termina a corrida tonto…vc nao correu..Isso vem la do kart amigo
Cara..tem hora que vc tem de avaliar seu rumo..sua carreira e seus sonhos…ele ta no ultimo ano e se nao CAIR DENTRO AGORAvai acabar nos OVAIS … vai jogar no time dos casados entende… vai ter que pilotar com barriga de chop !O que vc me sugere? Do jeito que ele esta nem a mania de Vascaino, ou seja de vice, vai dar certo..
A impressa brasileira e a torcida brasileira para aqueles que gosta da formula 1, nao podemos nos calar a essas atitudes com os brasileiros, veja que concidencia com ro rubens barriquelo e agora com o felipe massa, e um desrepeito com o povo brasileiro que gosta de assistir a formula 1. Veja a impressa espanhola as manchetes querendo destabilizar o massa, e isso e esquema do banco santander que patrociona o alonso e o banco e espanhol. Portanto nos brasileiros devemos fazer duras criticas a falta de desportividade por parte da ferrari.
Fábio, parabéns pelo trabalho. Mas me responda uma indagação: Por que o Massa, sabendo que o Alonso estava mais rápido, não foi pra cima do Vettel e tentou ultrapassa-lo e abrir distancia do Alonso antes da segunda parada nos boxes? pois assim, penso eu, que não teria estratégia nenhuma da Ferrari. O que achas?
Como dito acima, ainda que tenha sido “morna”, falamos de um piloto que se classificou em tetrceiro, chegou em quinto, e certamente funcionará este ano, no mínimo, como alguem que “embaralhará” as cartas. Sequer ter citado Hamilton, foi bola fora.
Fábio!!
Em relação ao Massa, caso perdido é um marionete na equipe Ferrari, se continuar na escuderia vai ser um coadjuvante, se sair poucas opções, mudança de categoria talvez seja uma opção, agora ficar ouvindo essas desculpas todas as corridas já encheu!
E ainda perpetrou um “apotegma”!!!
se ano que vem ñ tiver + nem 1 brasileiro no grid, a globo vai se fu……zilar pois, pagou carissimo pelo direito de transmissão, e com certeza a audiência vai despencar. eu mesmo a muito tempo ñ assisto a f1. por causa das falcutruas da ferrari com os pilotos brasileiro. e com certeza com o massa ontem foi a mesma coisa. alias esse cidadão massa deveria ter vergonha na cara ombridade e personalidade de bota avilo d’ele no saco e ir cantar em outra freguesia.
Bom dia Fábio.
Não acho que foi armação para cima do Massa, o Fernando não só ultrapassou o Massa com a parada, ultrapassou também o Vettel, foram duas ultrapassagem em uma única parada, acho que você esqueceu desse detalhe.
Não entendi direito o comentário do Fernando sobre o Schumacher, ele insinuou que o alemão não é grande coisa? Bom, acho melhor acreditar que o Fernando na verdade quis ser irônico, é bem melhor acreditar nisso.
Sempre os detalhes rsrs Esses são os que fazem a grande diferença!
Sei lá, tanta coisa já foi falada que qualquer atitude da Ferrari vira teoria da conspiração.
Meu pensamento não muda, desde que Alonso foi contratado é ele que a Ferrari quer quer ver campeão, é ele. Qualquer outro piloto, desde que não seja um campeão mundial, vai ser tratado como segundo piloto e suas corridas serão sacrificadas em favor do Alonso.
No mais foi uma corrida muito boa, pro Alonso e, é claro, pro Raikkonen.
Abraços.
O grande problema do Felipe Massa é o reflexo psicológico dessas atitudes da Ferrari. Foi significante a perda de ritmo do brasileiro após a fatídica troca de pneus. No início da prova ele perseguia Vettel e na chegada ficou muito atrás. Você não acha Fábio? E parabéns pela participação na Sportv.
se ano que vem ñ tiver + nem 1 brasileiro no grid, a globo vai se fu……zilar pois, pagou carissimo pelo direito de transmissão, e com certeza a audiência vai despencar. eu mesmo a muito tempo ñ assisto a f1.
pobre do Massa, até teve um ritmo melhor q o Alonso em boa parte da prova, porém, durante toda a temporada, ele pode até ser mais rápido, mas se o Choronso estiver uma posição atras…. adeus! vai ter q entregar ou a Ferrari vai fazer isso com ele.
a equipe prefere sacrificar duas posições do Felipe para o espanhol ganhar uma.
lamentavel!
bom em primeiro lugar quero lhe dar parabens Fabio pelo otimo comentarista que voce é,e pela oportunidade que lhe deram,foi muito legal ver vc comentando opnioes diretas e sem “tapar o sol com a peneira”hehe,mas falando em F1 acho que poderia ser mudado algumas coisas como concorrencia nos Pneus,uma so fornecedora Como a Pirelli,deveria ter outra fornecedora pois assim a pirelli faz o que quer compostos mais macios e que se desfazem com 6 voltas,muitos podem achar legal,mas nao concordo,acho legal ver o piloto dando o gaz toda volta do grande premio nao dando 1 volta rapida e tendo que se preocupar as outras 7 voltas em poupar pneus,como shumi disse “e como andar sobre ovos”,ae claro que pilotos cerebrais como Raikkonen Alonso Button Sutil Vettel vao fazer a diferença pois eles veem a corrida de fora,e alguns se dao mal como pilotos rapidos tipo hamilton massa Rosberg,para eles esse negocio de pneu se desentegrando nao e legal,mas falando em Massa,para mim foi sim jogo de equipe sem duvidas,tanto que no radio que a ferrari soltou depois,quando Alonso entra o Massa pergunta”vou entrar na proxima Volta?” ae o Smedley diz”fique mais algumas voltas para ver o comportamento do carro”,po claro que nao vai ser igual ao do alonso isso e obvio,e montezemolo deixou claro que quer q o Massa Ajude o alonso a ganhar o titulo,bom acho q isso diz tudo,nao vejo F1 para torcer para brasileiro vejo pois sou um Fa de automobilismo,mas torço sim pro massa ele e um piloto rapido,mas acho q se ele fosse bem esse ano poderia guiar em outra equipe ano que vem,e vamos torcer pro Nasr arrumar um lugar legal ano que vem,bom resumindo vai ser uma temporada interessante com renault indo bem e a mercedes tbm se saindo bem,mas ainda acho que fica entre Ferrari e RBR,um grande abraço a todos.
Corrida bacana pela surpresa da vitória de Raikkonen. Mas foi morna num todo.
Aquela briga entre Alonso, Vettel e Massa que parecia iminente, nunca se concretizou e acabou frustando um pouco.
Do mais boa corrida para Sutil e Hamilton e péssima para Webber (parece sem motivação nenhuma) e McLarens.
E o Sr. me fez ir até o dicionário ver o que significa “apotegma”.
O Alvimar fez a leitura correta. O Kimi sempre foi mais rápido ou com o mesmo tempo dos outros durante toda a corrida. Se fez somente duas trocas é que o carro estava melhor que os outros.
Fábio, no GP da Málasia do ano passado, vc e vários comentaristas acharam que a mensagem da Sauber para Perez ir com calma quando estava atrás de Alonso, cheirava “marmelada”, porque a Sauber corria de motor Ferrari e Perez era piloto da academia Ferrari. Só que, no GP da Itália, em Monza, com Alonso lutando diretamente pelo título, Perez ultrapassou o espanhol para ganhar o 2o lugar e tirou-lhe tres pontos que, coincidentemente, foi a diferença de pontos entre Vettel e Alonso no final da temporada. Naquela ocasião, para Alonso e para a Ferrari, era mais umportante aquele 2o lugar do que a vitória na Malasia. E não houve nenhum pedido ou determinação para a Sauber “segurar” o seu piloto, ou “retaliação” pela ultrapassagem. A Sauber continua usando motores Ferrari e Perez foi para McLaren porque a Ferrari decidiu prorrogar o contrato de Massa. Por isso, acho que está na hora de parar com essas coisas de, qualquer coisa que se faça na Ferrari, cheira “marmelada”, ou prejuizo desse ou daquele piloto. O próprio Massa diz que o erro, se houve, foi dele e de sua equipe e que ambos acharam precipitada a parada antecipada de Alonso. Mas vc prefere achar que o piloto brasileiro está sendo “diplomático” em sua declaração, o que nada mais é do que uma maneira educada de chamá-lo de mentiroso. Barrichello quando andava na Ferrari, era preterido por Schumacher. Foi correr na Honda e depois na Brawn com Button, tomou pau do inglês em todas as temporadas, mas continuaram achando que ele era sacaneado na equipe. Até quando continuará esse “mimimi”???
Prefiro crer, que Kimi venceu pela segunda vez nas ultimas quatro corridas
E isso é só o início do campeonato
A Malásia está perto
Poderemos ter uma noção melhor
Dá a impressão que RBR ainda está escondendo o jogo
Se depender da Ferrari Massa estará sempre uma ou duas posições abaixo do Alonso na tabela, mas o carro está melhor que o do ano passado
Bela prova para os notívagos, eu zumbizei como sempre.
Excelente reprise no SporTv, Fabio Seixas sabe muito sobre o assunto, a análise estava em boas mãos.
Massa é o único piloto que tem bater 11 equipes.