Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
Massa na Mclaren no lugar do Perez, a Mclaren precisa de um Massa, o Massa precisa de uma Mclaren para ter seu devido valor, Perez não é piloto para Mclaren, mais ainda é primeira corrida. Apenas pensando alto…
Fabio, acesse o site da concorrente (globo) e reveja a volta 22 onde tem a transmissão da conversa com o Felipe, eu não entendo ingles, mas o narrador diz claramente que a opção de manter o Felipe na pista é da equipe, tente rever e comente aqui o no Pit stop, grato.
Qual a autonomia de um piloto de F1 para tomar decisões durante uma corrida? O episódio envolvendo Felipe Massa e Fernando Alonso é sempre tratado pela imprensa brasileira como favorecimento explícito ao espanhol. A decisão de entrar mais cedo nos boxes foi de Alonso ou da Ferrari? A decisão de permanecer na pista mais 03 voltas foi de Massa ou da Ferrari? Acho que mais do que ninguém o piloto sabe das condições dos seus pneus. Vamos parar com este patriotismo ridículo.
Parabéns, Seixas! Você elevou e muito o nível de qualidade da transmissão no Sportv!
Creio que o maior problema com Massa é que, por algum motivo, ele não consegue manter ritmo de corrida. Para a Ferrari seria ótimo dois pilotos no Pódio. Mesmo considerando a “teoria da conspiração” Massa caiu da segunda posição, para a quarta, a mais de 20 segundos do Alonso. A ferrari não ordenou isso…
Para mim, independente de ter havido ou não inversão da Ferrari, há um componente muito ruim nessa história toda: Rob Smedley, engenheiro do brazuca. Ele é o homem que tem os dados na mão e faz o contato com o piloto. Não foi uma nem duas vezes que vi a corrida do Felipe ir pras cucuias por problemas de estratégia. Nessa última, falar para o Felipe ficar na pista para ver o que ele conseguia extrair do carro foi o fim da picada.
Fabio, realmente sua participação e do Razia deram um up grade legal na transmissão da SportTV. Nada contra o Lito mas ficou melhor assim. Parabéns.
Fábio, difícil discordar de você em alguma coisa que você disse, mas tem algo que não concordo. Não foi o pulo do gato que deu a vitória p/ Kimi. Ele só deixou as coisas mais fáceis, pq na minha opinião o Kimi ganharia mesmo com três paradas. Ele parecia estar com uma janela maior de desempenho dos pneus, por isso acabaria passando a concorrência.
Quem acompanhou a corrida ao vivo viu o que aconteceu.
Quando o Alonso entrou nos boxes o Felipe chamou o rádio e mandaram ele esperar.
Claro que a Ferrari favoreceu o espanhol. O que, na primeira corrida, com o Felipe na frente, é uma tremenda sacanagem.
Estou otimista com o Felipe Massa esse ano, ele está com a faca nos dentes, mas estou com um pouco de receio no que a Ferrari possa fazer com ele novamente. Acho que o acontecimento de domingo ao mudar a estratégia de entrada no Pit, pode ser um indício que, mesmo no início do campeonato, a Ferrari já tem um 1º piloto. Infelizmente…
Fabio, novamente parabens pela transmissão no Sportv.
Espero que a globosat leia os comentários no seu blog, pois muita gente gostou de sua transmissão.
Gosto particularmente do jeito que voce analisa o todo.
By the way, me pareceu que a mercedes tem um carro equilibrado e rápido em voltas lancadas, mas o desgaste no meio da prova foi nitido com o Hamilton. Em sua opiniao, e’ mais pelo seu estilo, ou e’o carro mesmo ?
Qual sua opiniao a respeito da RBR no futuro – se o Webber se aposentar no final de 2013 e o Vettel ir para a ferrari em 2014, voce acha que seria caminho livre para o Hamilton, mesmo com contrato com a mercedes ? Teoricamente abririam 2 vagas na equipe, e sabemos que ele tem o estilo agressivo que a RBR gosta, alem de ser despojado, o que torna ele um bom garoto propaganda para o marketing.
Ps. tambem acho o sutil um pilotasso.
Um Abraco, Paulo.
Não entendo o Fábio levantar a hipótese da Ferrari ter favorecido o Alonso, etc.
O Massa assinou um contrato que deve ser bem claro sobre o que deve fazer pela equipe.
Aceitou os termos cumpra.
Cada um torce por quem bem quiser só veja o histórico do piloto para não se decepcionar.
Fala Sério, se a ferrari estivesse planejando em favorecer o alonso o massa pararia na volta seguinte , mais não, ele tentou permanecer na pista depois viu que ficaria para trás, ai ele resolveu parar, ele deu 2 voltas. e outra quando o massa parou no primeiro pit stop pq ninguém disse que a ferrari estaria favorecendo o massa. brasileiro é assim mesmo que arrumar desculpa para tudo, sou brasileiro torço para o massa mais sou realista. e outra gente o alonso depois que voltou a frente de massa foi mais rápido que o massa volta pois volta, massa não teve coragem de pressionar o vettel, ficou ali acompanhando.
Qualquer um que entende um mínimo de F1 (até de video game) sabe que quando havia a diferença de combustível, pois havia pit stop com reabastecimento, quem parava nos boxes por último tinha vantagem, pois corria com o carro mais leve e com pneus melhores. No entanto, desde 2010, com o fim do reabastecimento, parar depois tornou-se suicídio. Com todos os carros com o mesmo peso, o tempo gasto correndo com pneus deteriorados é muito mais alto do que quem vem com pneus novos. Até no jogo f12012 da Codemasters se para antes quando se está em uma disputa difícil, para poder correr por uma, ou duas voltas com pneus novos enquanto a IA (Inteligência Artificial) está ainda com pneus velhos. Aí quando o piloto da frente volta para a pista, já fizemos o tempo suficiente para estar à frente. Qualquer idiota sabe disso, menos os babacas que adoram criticar o Massa. Para essas pessoas ele tinha que correr o mesmo ritmo do Alonso de pneus novos com os seus pneus no bagaço. É obvio que é o Alonso que vai disputar o título. O presidente da Ferrari já disse isso. Então, o importante é o Massa andar perto do espanhol, exatamente como ele fez nessa corrida. Tem de mostrar que só não faz mais por causa do tratamento que recebe. Assim, ele pode tentar sair para outra equipe ano que vem.
Eu ainda acho que o Massa tem que fazer o fez nesta corrida. MARCAR PONTOS! Contra fatos não existem argumentos. Se ao final da primeira metade do campeonato eles estiver coladinho com o Alonso vai ficar feio a Ferrari adotar estrategias mais evidentes de privilegiar o Espanhol como a quebra de lacres de câmbio e etc. E isto facilitaria a saída dele para um equipe decente apesar de que não acho que o Massa trocaria a Ferrari tendo a opção de ficar. Veremos.
E parabéns pela participação no sportv Fábio! Precisamos de mais jornalistas e menos amiguinhos de pilotos as transmissões da F1!
Caro Fabio. Parabens. Voce sem duvida é muito mais comentarista que o Lito Cavalcante. Poderia assumir o posto. EU torço por isto.
Caro Fabio. Sem duvida, voce tem um dom muito maior que o Lito Cavalcante para falar. Mas é muito chato. Espero que voce continue.
Concordo.
Um pouquinho de imparcialidade seria bom ao falar do Massa… Um peso e duas medidas para analisar o que acontece aos pilotos não é muito bom… agora você acredita em teoria da conspiração? Por que ele não pediu mudança de estratégia? Essa mensagem com certeza seria colocada na transmissão…
“Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;”
Indireta ao Schumacher? Ele parece ter esquecido, ou então não era grande coisa mesmo.
Fora isso, parabéns! Adorei a cobertura no Sportv e os posts do blog estão muito bons!
Abraços.
Schumacher voltou aos 40 anos. É bem diferente.
Mesmo quem não entende nada de F1 percebeu que houve uma manobra para inverter as posições entre os ferraristas. Se Massa terminasse na frente de Alonso, a escuderia entraria em crise. Alonso não admite correr atrás e a Ferrari concorda. Mas há um detalhe que diferencia os dois. Alonso chega no carro da frente e ultrapassa, Massa não consegue. Alonso é ousado, técnico, atrevido. Massa é conservador, inseguro. Creio que, na próxima temporada não teremos mais brasileiro na F1.
Se alonso, é atrevido, ousado, porque não conseguiu o mesmo ritmo do Massa, ele não é tão bonzão assim. Ålonso é um ótimo piloto, talvez uma mais completo, ” desde que tenha a equipe inteira ao seu dispor”, por que quando não teve a equipe ao seu dispor, foi engolido por um novato na Mclaren, Lewis Hamilton.
Ue, que acoteceu com Alonso ontem que chegou no Massa não consegui ultrapassar?
O Alonso chegou no Massa e não conseguiu passar porque ele não iria arriscar e tirar os dois carros da Ferrari, ou mesmo danificá-los. O Massa defendeu, justamente, sua posição com agressividade… sem querer arriscar em cima do Massa o Alonso seguiu grudado nele. Na hora que parou antes, uma única vez enquanto o Massa parou 2 vezes antes – vale lembrar – o Alonso pisou fundo e foi agressivo contra os adversários de outras equipes… inclusive o Hamilton jogou duro somente contra o Alonso – quem ele considera seu verdadeiro rival – onde o Alonso teve muitas dificuldades, inclusive fez uma manobra genial em não forçar a ultrapassagem por fora quando ele sacou que o Hamilton não ia conseguir frear – o que gerou vários acidentes ano passado e culpavam quem não freou – Alonso pisou no freio, evitou o acidente com maestria e logo em seguida meteu o “X” no Hamilton… e só ele, porque quando o Vettel chegou, o Hamilton entrou no box. Por essa, pela quase batida no retardatário maluco, o Alonso teria chegado bem mais na frente do Vettel. Ainda mais se caçasse o Vettel desde o início. Ele ficou preso no Massa no início, mesmo mais rápido, mas não tão mais rápido para conseguir uma ultrapassagem limpa… ele arriscou um pouco, mas não arriscaria a corrida dos dois nessa disputra
Dizem isso a cada curva que o Massa faz desde 2009. Esses “especialistas” de blog…
Não acho q tenha sido um “pulo do gato”. É só acompanhar o tempo de volta dos pilotos! Raikkonen estava correndo no mesmo tempo q os demais q trocavam os pneus. Todos os outros trocavam os pneus pq os carros perdiam ritmo. No mínimo, mostra q o carro é equilibrado em termos de velocidade e consumo de pneus! O contrário do Vettel q só tem o carro mais veloz, porém só vai fazer a pole e ao longo da corrida ser passado pela falta de ritmo. Já Massa, falta o que o Alonso tem de sobra. Ritmo de corrida, análise e decisão. Ficar sempre esperando a equipe é fácil! O cara sabe o seu tempo de volta e dos demais e não tem capacidade de avaliação. Tanto é verdade q sequer ele acompanhou o Vettel após a terceira troca. Já o Alonso foi embora!
Perfeito Alvimar.
Raikkonen virava o mesmo tempo que Alonso com pneus 13 voltas mais velho. Carro redondo para corrida.
Se todos fizessem duas paradas, Raikkonen ficaria ainda mais a frente pois ninguém manteria o ritmo.
Caro Fábio,
Seria uma boa vê-lo trabalhando no Sportv. Além das participações constantes no Redação, teríamos sua presença nos treinos classificatórios e quem sabe num futuro próximo substituindo o Reginaldo Leme nas transmissões das corridas na globo.
Abraços.
É difícil acreditar que a Ferrari tenha errado na estratégia visto que com o Massa na 4ª posição o time perde pontos no campeonato de construtores, pois poderia ter chegado ao pódio. Mas é apenas a primeira corrida, acho que no decorrer do ano o Massa pode vencer umazinha.
Mas errou sim, a intenção seria apenas inverter as posições, mas para fazer com segurança arriscou mais uma posição e perdeu, sobre ganhar, acho que pode e deve acontecer, os dois tinham o mesmo ritimo e o Alonso não conseguiu ameaçar o Massa, para mim significa que Massa estava talente a vontade e confiante, mas a cartas já estavam marcadas.
Eu concordo com seu ponto de vista em ralação ao Massa e a Ferrari. Acho ruim isso tudo, mas acho bom o Massa mostrar um ritmo melhor do que Alonso no primeiro GP. Vamos ver se o Massa largar 3 ou 4 posições a frente de Alonso, o que a Ferrari vai ter que inventar. Novamente, está nas mãos de Massa, mesmo que seja pra sair da Ferrari em 2014 e brigar por um espaço maior em outra equipe. Assim espero!
Se o Massa estava tão bom assim, pq ele não passou o Vettel? Na próxima corrida, acompanhe olhando o tempo de volta de todos os pilotos volta a volta. Vc vai entender pq o Massa fica atrás. O cara não tem ritmo de corrida.
O Massa com pneus novos sequer passou o Sutil com os pneus velhos! Isso foi favorecimento da Ferrari para Alonso?
Massa não teve ritmo de corrida na Austrália? Faca meu favor. Massa tava 2 segundos e pouco atras de Vettel, e depois comecøu a abrir de Alonso, chegando a 0.7s de Vettel. So que daí os dois pararam nos boxes, um seguido do outro. No primeiro stint, foi um dos mais rápidos. Alonso só ficou em segundo, porque parou antes que todos, por manobra da Ferrari, no mínimo estranha.
Simples….Da mesma forma que Vettel não passou Alonso que não passou Kimi. Uma coisa é chegar, outra bem diferente é passar.
Ah, jura? Eu pensei que era pela deterioração dos pneus! Com certeza, os pilotos do tempo pós Airton, como Schumacher, Hakkinen, Alonso e Vettel melhoram seu ritmo com os pneus gastos. É cada um…
Vc acha que o Massa teria ficado atras do Alonso, se tivesse parado na volta seguinte? Acha mesmo? O que é mais fácil? Deixar essa troca acontecer nos Boxes, ou durante a corrida no primeiro GP da temporada? Pensa nisso!
Fábio Seixas, primeiramente parabéns pelo show de participação na Sportv, uma dúvida: Massa disse que a decisão de ficar na pista foi dele mas no rádio ele disse: O que eu faço agora? meio que contraditório isso ai não acha?
Pois é. Não estou muito convencido…
Fábio, não vi você comentar sobre a Mercedes, Hamilton e Rosberg. Estão “mornos” assim? Abs.
obs: Parabéns pela participação no Sportv, você agrega muito a transmissão, fica mais fácil acompanhar.
Sim, foi uma corrida morna da Mercedes. Anticlímax.
Abs
É, seu Fábio, a gente brinca, fica pentelhando via twitter, mas foi bem legal acompanhar seus comentários durante a corrida. Lito é muito bom, mas achei que seus comentários trouxeram algo diferente, dinâmico. Parabéns e que venham outros!
Ótimo GP, uma pena o que aconteceu com Massa, ou o que fizeram com ele. Tenho certeza que nos próximos GPs tiraremos as dúvidas. Parabéns Fabio pela participação no Sportv, realmente foi bem bacana. E que venha Sepang.
Sobre Felipe Massa… Achei muiiitoo estranho, pois com o histórico Ferrarista que todos conhecem, a Ferrari sempre chama o piloto que está a frente para parar primeiro. Foi a primeira vez em muitos anos que aconteceu o contrário. Repito, é estranho…
Para mim Alonso chamou no rádio perto da entrada dos box avisando que iria fazer seu pit, é a única explicação…
Fábio, na tua opinião, Sutil já está ou ficará na mira das grandes equipes?
Eu contrataria.
Abs