Pílulas do Dia Seguinte
18/03/13 10:08Mesmo com a vitória, não acho que Raikkonen seja candidato ao título. Sacadas estratégicas não acontecem todos os dias. E é bom lembrar que ele saiu do sétimo lugar do grid. Ou seja, não tem um carro dos mais velozes. Numa situação “convencional”, lutaria pelo pódio e olhe lá. Ainda acho que, em dias normais, o finlandês vai brigar com a dupla da Mercedes, com Massa e com Webber. Com enormes chances de ser novamente terceiro na tabela;
Isto dito, admito que eu adoraria queimar a língua (e os dedos). Ver Raikkonen disputando o título no final do ano seria assistir ao triunfo do talento nato;
Domenicali falou mais ou menos nesta linha. Reconheceu os méritos do finlandês e da Lotus, mas acha que esse tipo de “pulo do gato” é passageiro: “Temos que ser prudentes nas análises, porque esta foi apenas a primeira corrida. Muitas coisas mudarão nas próximas semanas em termos de compreensão dos carros, de preparação para os GPs, de administração dos pneus”;
E a McLaren? A situação por lá é tão feia que houve quem cogitasse levar os carros de 2012 para a Malásia. Whitsmarsh acabou descartando a ideia, mas é um poço de desânimo: “Depois de um final de semana como este, eu estaria falando besteira se dissesse que os engenheiros estão confiantes”.
Massa preferiu falar em “aposta certa” de Alonso no momento do segundo pit. Pode ser. Mas, dado o histórico ferrarista, pode também não ser. De qualquer forma, há alto estranho aí. Se o brasileiro estava disputando posição com o espanhol e este entrou nos boxes, ele deveria ter entrado logo depois. É aquele velho jogo de marcação, já cansamos de ver isso. Com estratégias iguais, a chance de as coisas continuarem iguais são bem maiores, isso me parece lógico. Massa ficou na pista quatro voltas a mais. Deu no que deu;
Uma estatística curiosa: havia 55 GPs que a Ferrari não liderava o Mundial de Construtores, desde o GP da Malásia de 2010. Sinal dos tempos;
Depois de Raikkonen, o nome da corrida foi Sutil. E as histórias dos dois exemplificam o apotegma de que talento não se esquece;
Vettel: “Depois de uma boa largada e duas ou três voltas, os pneus começaram a se despedaçar. Não podíamos continuar como o resto do pelotão”. Sim, foi flagrante o mau comportamento dos pneus nos carros da Red Bull. É um problema grave, mas nada que não possa ser solucionado por Newey em dois ou três GPs. Enquanto isso, é importante seguir marcando pontos. E Vettel tirou leite de pedra para conseguir a terceira posição;
Malásia terá pneus duros e médios. É o mesmo cardápio de 2012. O problema é os compostos estão, todos, mais macios. A comparação que a própria fabricante faz é que o duro deste ano equivale ao médio do ano passado. Ou seja: já dá pra prever, com seis dias de antecedência, que, em Sepang, os médios serão usados só pra cumprir tabela. Isso, claro, se não chover. “Esperamos três pits, mas novamente o clima vai comandar as ações”, diz Paul Hembery, diretor da Pirelli.
A maior ironia do final de semana foi Maldonado reclamar que o carro é inguiável. É cada uma…
(Obrigado a todos pelas mensagens bacanas sobre minha participação no Sportv neste final de semana. Meus agradecimentos também ao canal, pelo gentil convite. Foi bem bacana aprender um pouco mais.)
Fábio Seixas, você só podia ser meu xará. Parece que a ferrari sempre dará um jeito de deixar o Felipe atrás do espanhol. O brasileiro estava mais rápido, então eles prolongaram o pitstop dele em 4 voltas…Não nos iludamos quanto às chances de Massa no campeonato.
Se o Massa tivesse sido chamado a trocar pneus na volta seguinte ao Alonso, estaria em segundo no podio.
Quando visitei a galeria Ferrari em Modena logo no primeiro ano que Alonso e Massa estavam juntos, uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a reprodução dos boxes da Ferrari. Nas placas de pista o nome do Alonso aparece em letras grandes e o do coadjuvante Massa bem pequenininho. Está bem claro para quem quiser ver que Alonso é o primeiro e único na estratégia da Ferrari, e que Massa é apenas o motorista do segundo carro, o outro, aquele que vai ajudar Alonso quando tiver a oportunidade na pista. O mesmo papel que fez o Barrichello, desperdiçando o talento e mostrando uma submissão que tanto nos envergonha e aborrece, e que Fitipaldi, Piquet e Senna jamais demonstraram. O quarto era o lugar do Barrichelo, agora é do Massa…já pro quarto menino.
É quase impossível assistir a qualquer corida, Stock Car e/ou F-1 com a transmissão desse Sergio Maurício.
Fala demais, incomoda demais, faz comentários desnecessários demais, enfim, força quem levanta de madrugada para assistir às transmissões de F-1, de fazê-lo sem som!!! Dá para entender? Esse camarada é ruim de alternância de voz e seus altos e baixos incomodam até quando transmite simples jogos de Volley Feminino (ou Masculino) que não precisam de muita concentração. Não dá para trocar esse animador de rodeio por quem entende de F-1, como o Reginaldo Leme ou Lito Cavalcante?
Em relação a posição do Massa na corrida e a exquisita estratégia da segunda parada somente 3 voltas depois da parada do Alonso, só posso pensar, que de acordo com o histórico de outras corridas, tem massa podre nessa pizza italiana. Só o Massa não percebeu?
Fabio Seixas, perdoa, mas tambem não entendi.
Infelizmente não assisti a corrida, mas conhecendo a Ferrari, acredito que eles deram um jeitinho. Gostaria mesmo era ver o Massa ter um momento de Adolescente rebelde, desobedecer e ir pra cima, vencer o Alonso e ganhar a corrida. Acho que não ficaria com o rotulo de segundo piloto e obrigaria a Ferrari a agir como a Red Bull e a MacLarem, o problema é que o Massa é compreensivel demais, pelo piloto que é, não precisa disto.
Assisti a corrida e fiquei bem satisfeito com a proposta da Pirelli pra esse ano. Como a Lotus e o Raikkonen mostraram, vai levar quem souber entender essa história de desgaste em cada GP. Certamente será uma, senão a maior variável pra essa temporada. Descordo, apesar de ser a primeira corrida, de que a Lotus não possa brigar pelo título. Vale lembrar que o Raikkonen fez a volta mais rápida no penúltimo giro, ou seja, em ritmo de corrida mostrou que o carro é o bicho. Melhor do que Ferrari, Mercedes e, surpreendentemente, do que a Red Bull. Bom também pro Massa, que mesmo sendo segundo piloto, vez ou outra mostrou que vai ser mais rápido que o Alonso e, se a diferença na pista permitir, não vai ter mudança de estratégia que faça alterar a posição na pista. Pelo menos se a mudança não for gritante.
Fabio eu ouvi (por que a gente só ouve os comentários hahahahaha) sua participação no Sportv e até comentei com minha esposa na hora que reconheci… muito legal cara… parabéns…
Com relação a corrida e meu comentário tardio… bem… espero que a Lotus parta pras cabeças de verdade… desde o ano passado tenho admirado a pilotagem do Raikkonen e gostaria que o Vettel tivesse outro desafiante, um mais capaz por assim dizer… já que o chorão do Alonso já apanhou dele por duas vezes…
Também vou torcer pelo finlandes por que pelo Massa já deu pra ver que não dá… a Ferrari fez seu circo novamente na primeira corrida do ano… como diria uma amiga minha… desnecessário… o campeonato tá começando e se o Alonso é tão melhor, deixa ele passar na pista… mas a Ferrari fez como sempre faz e enfim… é torcer pro Massa não desanimar e fazer uma boa temporada pra que no ano que vem ele pegue seu capacete e vá pra um lugar melhor…
A situação na McLaren parece realmente muito ruim e temos que esperar pra ver se Sauber e Williams vão ter temporadas dificeis, mas se essa corrida for parametro… os prognosticos não são nada bons… e o comentário do Maldanado… hahahahahahaahahaha… só dando risada… o cara é ao lado do Grosjean as maiores piadas da F1 atual…e se o Pérez não melhorar, se junta a eles rapidinho e o coitado do Jules Bianchi andando de Marussia, que corridaça fez esse menino…
Com certeza ele é o maior candidato a companheiro do Alonso na próxima temporada ao lado do Hulkenberg… esse alemão anda demais mas fez uma baita cagada de sair da Force India… que é uma equipe que desde 2010 tem um bom desenvolvimento em seus carros, mais constante do que as demais medianas… e o Sutil andou demais pra um cara que ficou um ano parado…
Vamos encarar a realidade: O Massa é segundo piloto e pronto. Se não fosse nos boxes seria na pista que iriam mandar o Alonso ultrapassar. O próprio presidente da Ferrari cobrou o título do Alonso e pediu a ajuda do Massa.
A estratégia da Ferrari na 3° parada não foi igual, mas invertida? A diferença é que o Alonso acelerou.
A vaca já tinha ido pro brejo
O Massa esteve perfeito na Austrália, foi o melhor piloto na pista até o Bulling da Ferrari. Depois disto ele baixou a bola e acho até que preferiu o Sutil na sua frente, isto para a equipe não manda-lo a qualquer custo para cima do Vettel.
SERÁ? VC ACHA MESMO QUE MASSA NÃO IRIA QUERER A POSIÇÃO DE VETTEL NO PÓDIO AO LADO DO ALONSO? OLHA…ACHO QUE VALE A PENA PENSAR NESSA SUPOSIÇÃO. ABS
Claro que queria. Acho que você que não entendeu o que aconteceu.
Abs