Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
O Fabio o Bruno não assinou com a force india porque?parece que este ano esta equipe estara bem competitiva vc nao acha?
Provavelmente porque o preço estava salgado demais para ele.
Abs
O mais interessante aqui não é a notícia que está dando sobre o Raikkonen, e sim, o termo pejorativo “despirocando”.
Isso aqui não tem um redator ou outra coisa qualquer para fazer uma revisão no que esses caras escrevem?
É melhor publicarem uma página em branco.
Profissionais como antigamente não se fazem mais hoje em dia. Gostaria de saber onde estão as faculdades? O que estão ensinando para esses caras?
O duro para a Ferrari é ver o piloto que foi aposentado para dar lugar ao outro muito mais caro ganhar a corrida. O mais duro ainda é que ganhou uma corrida com uma equipe que tem uma verba infinitamente menor. Realmente um resultado fantástico e a mostra que a opção da Ferrari foi um baita fora.
Fábio, acredito que você foi infeliz (tanto quanto o Galvão) de falar da Ferrari em sacanear e tudo mais… é só observar alguns pontos:
1º O Massa sempre teve um histórico de desgaste de pneus superior ao Alonso, isso é fato.
2º Dada a maior velocidade do Massa em relação ao Alonso, porque no final a diferença era de 20s se o Alonso estava com os pneus com 3 voltas a mais?
3º Acredito que a maior motivação deste assunto se generalizar sobre jogo de equipe e tudo mais, é o fato de o Kimi ter ganho a corrida, aposto que se o pódio tivesse sido Alonso/Vettel/Massa, a crítica em geral teria sido outra.
4º Não há dúvidas sobre a qualidade do Kimi, isso ficou muito claro, mas a lotus não esteve com o carro melhor, e sim a ferrari, basta fazer as contas, cada pitstop leva 20 segundos, é só fazer a soma dos tempos caso tivesse feito as 3 paradas a posição do Kimi, mas a Lotus e ele merecem todos os méritos, pois conseguiram equilibrar e ajustar o carro para ter um melhor desempenho.
A Ferrari age como nos outros anos. Escolhe um – de preferência o que lhe dámais $$$, apesar de o Alonso ser realmente o melhor dos dois – e, depois, escolhe o escudeiro. Aconteceu com Rubinho, está acontecendo com o Massa.
Nao diria que foi a ferrari. e sim o engenheiro do alonso, cada um tem o seu, o do Massa achou melhor ele continuar…merido do engenheiro do alonso, simples dmais. temos um campeonato pela frente. si o Massa vai andar na frente, sim vai em algumas corrida, espero um otimo 2013 para ele, e em 2014 um otimo contrato tambem.(ferrari ou em outro time)
Falta malandragem para o Massa. Mente, fala que o pneu furou que tem que parar antes, assim como o Piquet fazia com o Mansel. É seu ultimo ano de Ferrari mesmo. Deixe de ser burro!!!!
Enquanto os carros da Fiat continuarem a bater recordes de vendas no Brasil … esse desrespeito com o esporte vai continuar …
Que a F1 virou palhaçada ninguem pode negar. Agora ser o palhaço do circo não tem preço, vergonha na cara é o mesmo cmo vou olhar na cara dos meus filhos. Sai daí Felipe.
Fábio. Excelente sua estréia comentando a prova no Sport TV.
Percebi que você falava o nome das equipes (por exemplo..Red Bull e não RBR). Foi deslize seu (falar o nome da equipe (Red Bull) ou você terá essa liberdade?
Meu filho de 10 anos me perguntou:Pai,porque que ele ainda corre se sabe que não pode ganhar?Respondi:Pelo dinheiro.E ele:Mas como se disputa alguma coisa,se não pode ter o prazer de tentar ganhar?Fiquei sem resposta.
Fabio o Kimi está falando nesta hora esse Cara sou Eu.Ele é bom demais.Nasceu para ser campeao.Quanto ao Massa esquecam,esse nasceu para só ganhar dim-dim.
Olá Fabio, parabéns pelos comentários no Sportv.
1) Karthykeian é mto ruim como piloto e tbm para escrever
2) Raikkonen poderá levar fácil esse ano.
3) McLaren: afunda de vez ou no ano que começa mal vai bem no final?
4) Ferrari – favas contadas…. todo mundo já sabia….
Engraçado, andam dizendo por aí q F1 não dá audiência e que se bobear vai passar só em canal fechado. Olha só a quantidade de comentários no seu blog. Isso pq é só a 1a corrida. Será que não estão subestimando o pessoal q curte corrida de carro?
Discordo de quem diz que Alonso é o melhor piloto da atualidade. É só ver as corridas do Kimi desde 2002
Quem decide a hora de parar nos boxes pra trocar pneus é o piloto e seu engenheiro, o Alonso e seu engenheiro foram espertos e anteciparam a parada, o Vettel parou na volta seguinte pra não permitir q o Alonso levasse vantagem mas não teve sucesso, o Massa e seu engenheiro comeram mosca e pararam 3 voltas depois , só aqui no Brasil q estão discutindo esta “sacanagem da Ferrari”, entrem nos sites de F1 inglês, alemão, espanhol, francês e vejam se estão cogitando a hipótese de sacanagem deliberada contra o Massa!
Fabio – Parabens pela participacao no SPORTV!. Foi uma apresentacao unica ou vai continuar durante o ano?
Fui convidado para este GP.
Abs
Se Massa tivesse culhões e um mínimo de respeito próprio, embicaria seu carro no box assim q soubesse da estratégia de Alonso, forçando a troca…. mas é até triste falar desse sujeito.
Eu pessoalmente não assisto F1 desde q houve a primeira ordem de troca de posição (qdo fazia um ano de seu acidente)… confio nas descrições q li, e relatos de rádio dele com a equipe…. no blog entrei pq sempre curti o Fabio, o acompanho no Redaçao Sportv, e queria conferir oq rolou de fato… Abraços
Vamos à análise:
a) a Ferrari parece ter o carro mais equilibrado em ritmo de corrida, juntamente com a lotus;
b) Vettel deve sobrar nas poles, mas parece q a RBR come pneu demais, e não é tão sólida em stints longos;
c) Felipe está rápido novamente e resistente, mantém a velocidade! Ótima notícia, pq Alonso precisa de um escudeiro decente pra levar o título, coisa que faltou pra ele em 2010 e 2102 – se Massa não tivesse sido tão inútil, Alonso era tetra!
d) Don Fernando Alonso, King Kimmi e Rémiltão sobram muito dos outros pilotos, Rosemberg já ficou bravinho, quase estragou a chapinha. Grosjean, graças a deus, ficou lá pra trás, e o bebê chorão da RBR sentiu hj que esse ano q com um carro só um pouco melhor que os outros, vai ficar pequeno!
e) Alonso não foi favorecido, ele simplesmente adiantou sua parada em muito, e se deu bem! Fez isso pq Massa não admitia ser ultrapassado, e não tinha capacidade para ultrapassar (aliás, o Massa não consegue passar ninguém! nem qd tá rápido!).
f) a grande dúvida, q deve decidir a temporada, é: Com a mesma tática, qual carro economiza mais pneus, Ferrari, Lotus ou Mercedes?
g) Chuto cedo q Alonso não perde esse título por nada.
Teoria da conspiração? Não, só temos fatos de que em várias corridas a Ferrari privilegia um piloto em detrimento do outro. Sempre foi assim e sempre será, não só na Ferrari mas em várias outras equipes. Então a F1 é um esporte onde o melhor nem sempre ganha.
Conspiração? Vejamos:
Era a primeira corrida do ano e ninguém sabia exatamente como os pneus se comportariam. Na primeira parada, as Ferraris seguiram o planejado e foi perceptível que ficar mais tempo na pista era desvantajoso. Depois de ambos pararem, Massa tinha ampliado a vantagem, mesmo com pneus frios.
Sabendo disso, a segunda parada do Alonso foi antecipada. Normal. O problema foi não terem feito o mesmo com Massa, que inclusive questionou a equipe pelo rádio. Se a Ferrari percebeu que antecipar a troca era bom, por que adotou isso apenas com o primeiro piloto?
A resposta não tem nada de conspiratória: agiram assim para não correr o risco do Massa voltar à frente ou mesmo grudado no Alonso. Depois de identificar como os pneus estavam funcionando, não havia qualquer motivo diferente desse para a Ferrari segurar o Massa na pista. Muito simples.
Do ponto de vista esportivo, a Ferrari com o Alonso de primeiro piloto é muito pior do que a dos tempos do Schumacher. O espanhol simplesmente não admite que o companheiro de equipe ande à sua frente, mesmo na primeira corrida do ano. Já o Barrichello andou várias vezes à frente do alemão.
Para o Massa, não resta muito a não ser negar qualquer arranjo. Se ele admite que foi prejudicado de forma proposital já na primeira corrida, a única atitude digna seria romper com a equipe. Como isso está fora de questão, sobretudo depois da Ferrari tê-lo mantido, só o que lhe resta é ser um coadjuvante rápido em 2013 para conseguir uma equipe competitiva em 2014. Ou se aposentar.
Ninguém precisa gostar do jeito manso do Felipe Massa ou suportar os comentários desequilibrados do Galvão Bueno. Mas não dá para negar a realidade apenas porque dessa vez o Galvão disse algo correto e o Massa correu surpreendentemente bem.
[Fábio: você não acha que o Räikönnen merece ter o nome escrito com os tremas? Ainda é melhor que Karthikeyan…]
è mais uma vex deu raiva de ficar a magrugada acordado para ver essa palhaçada, já dizia o Senna em 84 quando disse ” formula 1 deixou de ser esporte para ser politica e previlégios financeiros, quando acabaram a corrida antes dele ultrapassar o Prost ,e ganhar com a tolemam… depoism em 89, quando tiraram seu bi-campeonato, e todos esquecem disso, falando que Senna foi tri, ele foi eh tetra, ….SACANAGEM, .. ai veios as palhaçadas com o rubinho na era schumi.. e agora esse folgado do Alonso, ele é um ótimo pilito, mas ganha na pista caramba, não tem que ficar brigando por favorecimento, tem que ser como diz o Tite “merecimento! e se a Ferrari, adianta o massa na troca de pneus ele ganhava a corrida, pq era mais rápido que Alonso e Vetel, porém depois da troca tardia ficou preso na force India que é muito rápida em reta.
Caramba, vi um comentário em algum lugar que foi o próprio Massa quem pediu para ficar na pista (quem escreveu o comentário afirmou que viu a corrida por alguma TV inglesa). Isso procede Seixas? Foi o massa quem pediu para ficar na pista?
De qualquer forma, continuarei me iludindo o torcendo pro Massa… Não sei porque, mas sempre acho que o Felipe ainda pode ser campeão, apesar de todas as mazelas que estão presentes na Ferrari…
É vergonhosos, o que a ferrari fez com Massa pois o Alonso não iria passar.
Oi Fabio!
O que voce achou da corrida do Bianchi? Ele liderou o tempo todo a “galera do fundao”, foi o unico das nanicas que conseguiu chegar na mesma volta dos intermediarios, botou uma volta no Pic e fez a volta mais rapida quase 2 segundos mais rapida que a do Chilton. Me fez lembrar o Alonso nos tempos de Minardi. Sera que a Ferrari esta “criando” o substituto do Massa?
Abs!
O Hamilton fez uma bela corrida chegando em 5º de Mercedes. É melhor chegar em 5º sabendo que é o máximo que dá para fazer do que está liderando a corrida e ficar a pé no meio da rua como aconteceu varias vezes ano passado com a Mclaren.O Peres achou que já ia sentar na janela, apesar de ter subido no ônibus, o busão está lotado e não tem lugar nem na ponta do banco.Mclaren tá loco,está ruim demais, espero que a mercedes fique melhor pois Hamilton é Hamilton tem braço de sobra Go Lewis.
É uma questão muito simples, e você Fábio sabe disso. O Santeander é o maior banco espanhol, o Alonso é Espanhol. Quem levou o Santander para a Ferrari foi o Alonso. Se fosse o Itau ou Bradesco, com certeza o privilégio seria do Massa. Por isso que eu assisto a Nascar, lá o bicho pega.
Oi Fábio, meu sentimento naquele momento da antecipação da segunda parada do Alonso foi o de que começava ali a “sacanagem” como você bem falou. Ela terminaria na demora na entrada dos boxes do Massa que teria que ter entrado junto com o Vettel em seguida. A experiência do ano passado deixou claro que os pilotos que lutam pela ponta e estão no mesmo ritmo de prova não podem ficar uma volta a mais com pneu “velho”, pois isto custa muito no final…Confesso que minha vontade é de parar de assistir as corridas. Acordar de madrugada para ver isso acontecer me deixa ferido, pois vejo como é triste ver mais um piloto brasileiro passar por isto. Depois não se sabe por que o piloto passa a render menos durante a temporada…Estou convencido de que a Fórmula 1 não é mais um esporte de verdade.
a pura verdade
Fabio uma coisa que ninguém comenta é que se a Ferrari tivesse ajudado o Massa no Pit e nao o Alonso certamente ela poderia brigar pela vitoria e começar o ano no lugar mais alto do pódio. Alonso estava em quarto. Pulou pra segundo. Massa estava em segundo. Poderia pular para a liderança ou colar no Kimi.
Confesso que não queria deixar comentário, mas o que vou escrever é o seguinte: Aqui se faz aqui se paga! O Alonso jamais voltará a vencer um campeonato por conta das sujeiradas que fez( Cingapuragate) além de ser o maior chorão da F1!
Nunca vencerá um campeonato novamente!