Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Fábio, será que o Massa teria chance em outra equipe de ponta no ano que vem, tipo a McLaren? Pergunto isso porque, na minha humilde opinião, mesmo que o Massa esteja mais rápido que o Alonso em certas corridas, ele NUNCA terminará na frente dele. Acho que a solução pro Felipe seria fazer um ótimo campeonato nesse ano, tentando terminar entre os top 4 e aí sim tentar garantir uma vaga em outra equipe.
Caro Fábio, foi uma satisfação ligar a tv no Sportv e ouvir seus comentários. Também assisti a corrida às 9h e você está de Parabéns! Espero que sua participação seja o ano todo. Abraço.
só acho que felipe tem que pensar só em acelerar mais nada , pq é seu ultimo ano de ferrari , e para uma possivel tranferencia para maclaren ou a antiga equipe dele a sauber , ai sim ele vai ter o respeito que merece de uma verdadeira equipe de f1
Fabio… Em outroras o nelson piquet entraria nos boxes e mandaria trocar o pneu! Faltou atitude ao Massa? Ele achou que com os pneus esfarelando andaria mais rápido que o alonso com pneus novos?
Grande corrida de Raikkonem mas, não foi seu talento sozinho. Com um carro, principalmente motor, piores e uma equipe mais ou menos não teria conseguido …
Esses comentários sobre o Massa já encheram o saco. O fato é que ele é o segundo piloto e vai fazer o que a equipe mandar e pronto. Quanto à corrida, sensacional pelo fato de vermos o Kimi, que sou fã, dar um baile na RBR e Ferrari e o Sutil mostrando que tinha potencial pra estar numa equipe de ponta. Decepção total: Mclaren. Quanto ao campeonato, ficou aberto entre os três que chegaram na frente hoje.
É com tristeza
que esse pode ser o último ano de um piloto brasileiro na Fórmula 1, não surgiu ninguém para sacudir esse circo de cartas pra lá de marcadas.
Olá, Fábio parabéns pelo seu trabalho na tv. Gostei da corrida hoje, ganhou quem teve a melhor estratégica uma combinação de equipe e piloto.Mas, percebi que na largada novamente o Webber largou mui…to mal , acredito que ele e mais o Vettel,ficaram preocupados em fechar a porta para Mercedes de Lewis e acabaram esquecendo das Ferrari(s) que tivram uma brilhante largada, ai tudo ficou mais facil para a ferrari.Também achei que faltou uma estratégia melhor da Mercedes com o Lewis. Referente a postura do Massa hoje foi perfeita, mas a equipe”Ferrari Alonso” essa não foi legal com o Massa, já podemos esperar manobras da Ferrari para ajudar o Alonso. E a vitoria do Kimi não e surpresa pois o carro da Lotos já fez um brilhante trabalho em 2012 e se mostraram muito forte nos teste para 2013 e hoje concordo com Kimi foi muito facil!!
Até a próxima corrida!
Já começou a choradeira pelo Massa. Se ele é tão perseguido, assim como todos os pilotos brasileiros nos ultimos anos deveria ir embora. Alias a Ferrari teve uma paciencia impressionante com um piloto que durante 2 anos só deu desgosto e pessimos resultados
Há sempre um quase para Fernando Alonso, a exceção foram seus dois anos iniciais na Renault. A torcida brasileira (eu diria, todos os fás da F1 no mundo) forma dormir decepcionados com a atitude da Ferrari. Parabéns Massa, dentro das três paradas você foi o melhor.
Bem, o Massa É o 2º piloto. O que ele deveria fazer agora, é fazer o nome como competitivo e agressivo e fazer o que o Hamilton fez: chutar o balde. Ou então não acatar as ordens da Ferrari, partir pra cima e ser demitido.
Ô GLAUBER,ELE É MELHOR LARGADOR
E PIOR
Todos falam somente de Fernando, mas é porque tem um contrato milionario com a Ferrari e tem que ser valorizado, mas a meu ver, o Kimi é hoje muito mais piloto do que ele. E ja estava mostrando isso desde o ano passado. Mais um a brigar pelo titulo. Abs.
Ué, cadê o alemãozinho?! Mais um vez mostrou que só ganha se tiver um carro meio segundo mais rápido, em ritmo de corrida, que os demais ou numa vitória meramente circunstancial, como em 2008 com a STR. Piloto supervalorizado. Nada além disso!
O Raikkonen é show! Se precisasse ele ainda podia tirar mais do carro, como demostrou fazendo a volta mais rápida da corrida no finalzinho já.
Também sou dos que acham o Alonso mais piloto do que o Massa, mas ficou claro que na pista ele não passaria o brasileiro. A Ferrari foi a Ferrari, pra variar. Não há mais o que dizer.
A Mercedes nitidamente está bem melhor do que no ano passado, mas ainda faltam alguns “detalhes” importantes para poder brigar por vitória/pódio. Uma boa dupla de pilotos já tem.
Semana que vem estaremos juntos na madrugada de novo. Viva a F1!!! Bom retorno!!!
E eu odeio comentarista-torcedor. Mais uma vez perdeu uma ótima chance de ficar calado…
A Lotus tem o melhor piloto, chama-se Raikkonein, ele é simplesmente brilhante, como também é o alemão Vettel e o inglês Hamilton….o Alonso para mim é um sujeito com efetivas qualidades, mas falta-lhe grandeza para ser um grande piloto…quanto ao Massa fica difícil avaliar, e imagino que para ele encontrar motivação não seja fácil, gostaria de vê-lo numa equipe em que pudesse mostrar ou não sua qualidade, na Ferrari….bem, nem FIAT eu compro mais, tamanho é meu desprezo, em que pese ser descendente de italiano. Que seja qualquer um o campeão, desde que ganhe na pista, não é o que ocorre com o ‘armação ilimitada’ da Espanha.
Um dos destaques da corrida para mim, tirando os óbvios, foi Jules Bianchi.
Claro que ele parou na volta 50 e colocou pneus super macios, porém ele virou a 11ª melhor volta da corrida com 1min 30.4, de Marussia isso já seria um feito, porém a 10ª melhor volta foi de Vettel de Red Bull com os mesmos 1min 30.4. Esse francês tem futuro longo e promissor na F1
Oque você pensa a respeito Fábio?
retifico: minha casa
Fábio,
O que vc achou especificamente de Jules Bianchi?
Achei que ele foi bastante superior aos seus concorrentes da SerieB da F1 e chegou perto dos demais do bloco intermediario…
Parece um cara extramemente talentoso…com um grande futuro (considero tambem a sua vitoria no desafio de kart contra pilotos bem mais experientes)
Fiat e Santander, fora da monha casa, simples assim.
O pior é que chega o final do ano e todo mundo esquece todas as ajudas que Felipe dá ao Alonso e começam a falar que a disputa do título se deveu ao grande talento do espanhol. Que piada.
parabens pela fatéria fábio. Gostei do comentário que fez sobre a ferrari em relação ao Massa. Não deixe que o sistema “globo”vicie suas opiniões. Abraços
Estranha toda a celeuma da parada de Massa. Acho sinceramente que faria muito pouca diferença no resultado final se Massa parasse logo após Alonso. Alonso passou Vettel nos trabalhos de box, porque considerar que não passaria Massa também? Raikonnen passou todo mundo vindo de 7º. Suttil atrapalhou todo mundo com uma estratégia semelhante, não igual. A sequência da corrida ditou o 4º lugar sem nada de especial por parte da Ferrari que desse prioridade a Alonso. Alonso, Vettel e Raikonnen é que estão a anos luz de Massa. Desde o evento de inverno da Ferrari que já se ouvia o piloto brasileiro dizer coisas que estão fora da realidade. Já eram esperadas reações fortes.
O ponto central da corrida é porque os pneus super soft rendem praticamente o mesmo nos carros de Raikonnen, Alonso, Massa e Vettel, e depois o rendimento dos médios tem comportamentos tão diferentes, principalmente no carro de Raikonnen. Se fosse a qualidade do carro, porque Grosjean não se beneficiou do mesmo. É certo que Grosjean não se compara com o finlandes, mas geralmente um carro bom costuma empurrar para frente pilotos mais fracos, Os dois pilotos da Lotus estiveram muito perto nos treinos e na qualificação. Não há nada que indique que tenha havido um problema com o carro de Grosjean, apenas um dúvida sem fundamento por parte do próprio piloto, portanto o mistério é ainda maior. O segredo pode estar na quantidade de combústivel que cada piloto carregava no tanque. Acho que Raikonnen deve ter “obrigado”, por ter feito melhor as contas do consumo, a que a equipe colocasse menos gasolina no tanque, enquanto os outros usaram os dados de consumo do ano passado, provavelmente, e principalmente Vettel, deviam ter mais no tanque que Raikonnen. Talvez a experiência de ter corrido em categorias mais estratégicas que a F1, fez a diferença. 10 kg de combustível são 0,35s a mais de tempo por volta mais ou menos. Acho que Raikonnen optou por menos gasolina no tanque, arriscou controladamente, manteve um ritmo igual aos da frente e assim sobrou pneu. Acho que ninguém lembrou que a pista estava bem mais fria que há 1 ano atrás. Só Raikonnen.
E lembremos que Kimi já largou em último na Austrália e chegou em segundo, com apenas uma parada quando corria de Mclaren. Só mostra o quanto ele se adapta bem a Melbourne.
O ULTIMO COMENTARIO DE SEU XARA, TEM
TODO SENTIDO, O ESPANHOL MUDOU A TATICA E SE DEU BEM, PONTO.
NÃO ESTOU ACHANDO ,FUI PILOTO POR DUAS DECADAS E MEIA E É CRIVEL O ACONTECIMENTO, OUTRA COISA O ESPANHOL PODE SER MELHOR QUE MASSA NUMA OU NOUTRA SITUAÇÃO, MAS NESTE ANO PELO QUE VI ,VÃO CRUZAR OS BIGODES, NÃO HOUVE PREVILEGIO,MAS O MASSA TEM DE PROVAR QUE SEU SURTO FOI MORTO E ENTERRADO E ELE É UM GRANDE PILOTO, QUE A FERRARI JÁ SABE,
CASO CONTRARIO NÃO TERIA SEU CONTRATO RENOVADO.P.C.LOPES
Ok…o Alonso parou antes e ganhou uns 5 segundos, mas como explicar que o Massa chegou 21 segundos atrás?? …ele simplesmente é agressivo e destroi os pneus!!Galera…Chega de sonhar que o Massa anda mais que o Alonso! Caiam na real…o Alonso é bem mais consistente! Vejam as voltas mais rápidas de cada um…quase 1 seg mais lento o Massa!!! abs
Caro Fabio. Será msm Alonso melhor? Afinal de contas vc disse q ele Alonso é melhor, mas q havera dias em q o Massa será melhor, só q o Massa vem sendo melhor desde o meio da temporada passada e se o espanhol chegou na frente foi por marmelada da ferrari e no seu post anterior a esse vc disse q contra o cronometro nao ha argumentos mas se esqueceu q contra o cronometro existe a ferrari q fica protegendo o choronso q na minha opiniao nao é tudo isso q a imprensa bajula nao. O q vc me dizFabio?
Existem muitos pilotos bons na atualidade. Mas o Raikkonen acredito eu, que esteja no auge da sua capacidade total em pilotar. Por incrível que pareça, talvez o rali e até as pista ovais de curvas inclinadas da Nascar fizeram com que ele refrescasse a sua cuca. Fazendo o Rikkonen inovar e se aperfeiçoar em alguns pontos. Nada como um tempo para alguns de vez enquando. Se ele é melhor que Vettel, claro que ainda não sei, mas acho o Raikkonen com uma capacidade física e intelectual melhor que o alemão para disputar campeonatos atualmente. E sobre o Massa, o que resta é ele fazer a campanha política dele, na manha, do jeito que dá, para que futuramente ele consiga uma vaga em uma McLaren, entre outras equipes de ponta, inclusive a Red Bull. Bato na mesma tecla em relação a isso. E se tem pilotos brasileiros sem “fôlego” para entrar e se manter na categoria. O Massa, pelo menos me parece que tem.
PARABÉNS MASSA,O MELHOR SEGUNDO PILOTO DA FÓRMULA1
Vamos ver na sequencia ! mas pra mim ! FORA MASSA DA FERRARI! EQUIPE DE GANGSTERS!!!!! VERGONHA !!!! BOICOTE NESTA EQUIPE DE VIGARISTAS.
Concordo com vc Fabio. O Felipe Massa mesmo sendo melhor que o Alonso, nada vai adiantar, quer ver o Massa Ganhar? Deixa o Alonso bater num muro…