Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Independente de qualquer teoria de conspiração, foi muito bom bom ver o Massa com uma atitude de querer vencer. Ele sabe muito bem que dificilmente a Ferrari renovará seu contrato, tem muita gente querendo a vaga e disposta a trazer um caminhão de dinheiro. Mas voltando a corrida, quando da parada antecipada do Alonso, Massa em seguida perguntou aos boxes se deveria parar, me lembro que estava ainda na entreda da chicane que da entrada a reta dos boxes e a tempo suficiente dele entrar nos boxes, mas quando ele ( Massa ) perguntou se deveria entrar recebeu resposta pelo rádio, que em uma tradução livre – é algo como “veja o que você pode fazer aí na pista”, ora o engenheiro dele que tem todos os dados na sua frente “comeu bola”, faltou coragem em chamá-lo aos boxes.
Na entrevista após a corrida o Massa já deixou claro a “Atitude 2013”, muito diferente do ano anterior, vamos ver e torcer …
Fabio, concordo com vc acha que mais uma vez colocou o Massa no seu lugar em deixar atras do Alonso, (acho que o Massa 2013 terá um ano mto bom como de 2008).
Infelizmente gostaria de ver o Massa ganhado uma corrida este ano, porém com Alonso por perto vai ser dificil hein.
Muitos brasileiros não têm visão crítica sobre as entrelinhas da F1 e sonham com aqueles velhos tempos dos campeões…
Fato é que Fernando Alonso, um bicampeão, o cara escolhido pela Ferrari para ganhar títulos, nunca repetiria a situação de 2007 em que foi preterido na McLaren por Lewis Hamilton. Por isso, seu contrato deve lhe dar o direito de ditar o ritmo de corrida do segundo piloto. A Massa, cabe aceitar e fazer seu teatrinho diante da mídia (principalmente da brasileira, a única que lhe dá muita atenção e diante da qual isso é preciso… porque o brasileiro geralmente acha que “segundo piloto com dignidade” é perdedor).
Fábio, você é mais narigudo na TV, kkkk.
Brincadeiras a parte, foi muito bem na transmissão.
Fiquei com a sensação hoje que se o Massa permanecesse na pista junto com o Raikkonen, venceria a corrida com uma parada a menos, mas não dá pra saber se os pneus aguentariam né…
Quem não acredita nas sacanagens da Ferrari esqueceu quando o Schumaker não estava conseguindo fazer bons tempos e a Ferrari simplesmente deu o carro do Barrichello para o Dick Vigarista I. Malonso é o II
O Galvão disse que a estratégia da corrida é feita em Maranelo, mas eu acho que ela é definida em Santander.
Concordo com as opiniões dos:
Laudo comentou em 17/03/13 at 12:28
Jefferson comentou em 17/03/13 at 12:26
Em resumo:
– Foi esperteza do Alonso e engenheiro
– Acho que o Massa não aguentaria na frente devido ao seu fraco desempenho após o último pit.
Mas de qualquer forma, parabens pra o MAssa, acho que, se ele manter o desempenho da Austrália, teremos outras oportunides de ver se a Ferrari está ou não favorecendo o Alonso
Não sei se alguém se lembrou que foi dada a instrução do box da Ferrari…” Massa vc tem pista livre á sua frente..procure fazer o melhor” fazendo com que o Massa entendesse que o tempo dele em relação aos outros estava bom…o Massa tbm está numa boa..pq entre estar de segundo piloto da Ferrari e não estar em equipe alguma..este ano ele vai fazer declarações de bom mocismo!
Fabio, o que aconteceu com Red Bull? Não era a favorita da corrida? O carro não é mais o mesmo,
HABLA LA NUEVA JOYA DE MCLAREN
Sergio Pérez: “Ferrari me pidió a menudo que cuidara de Alonso”
Entrevista de Sergio Pérez a Marca… Deixando claro a falta de carácter e espirito esportivo da Ferrari… Una vergonha de equipe… Quero ver o Vetel e o Hamilton dando um Pau no Alonso este ano… Ja que para o Massa nao existem opCoes… Ferrari temos nojo de vcs…
O fato é o Massa precisa andar pau a pau com o Alonso esse ano. O Felipe pode sim. E é assim que, mesmo com as falcatruas da Ferrari, o Felipe vai conseguir uma vaga na RBR ou na McLaren. Esse é o caminho. Aliás, o Felipe precisa negociar desde já!
Fabio,
A piada é a seguinte,
O Brasil é um mercado imensamente maior, mais visível e lucrativo que o espanhol (leia-se, origem do patrocinador Santander).
O Brasil é um mercado imensamente maior, mais visível e lucrativo que o italiano (leia-se, origem da Ferrari e da controladora, Fiat).
Em resumo, eu não faço negócios com o Santander e não compro Fiat. É uma forma mínima, mas é minha forma de protestar contra esses anti-desportistas e o Dick Vigarista.
Se todo brasileiro começasse a fazer isso, além de demonstrar união pelas causas, mostrariamos, ao menos na F1, a que viemos e quem manda é quem tem poder econômico.
Isso é a mesma coisa que me dava conta antes, fugindo um pouco do assunto, muitos aplicativos de smartphones e computadores com tradução de Portugal, contudo, olhe a população e capital do além-mar e o nosso, é piada.
Fora Santander.
Fora Fiat.
E para os que ainda repetem essa asneira de que o espanhol é o melhor piloto… Pensem, esse cara sempre dependeu de ajuda, Nelsinho na Renault, Massa na Ferrari, trapaças etc., e ainda assim ele não foi campeão ano passado e o Felipe anda melhor que ele há meio ano. Melhor piloto da atualidade? É piada, só pode ser.
Gustavo,
vc tem toda razão. Alonso só anda com ajuda do patrocinador e patrão. Trulli foi mandado embora da Renault quando andou mais rápido que o Alonso, e ai chamaram o Vileneuve que tava aposentado.
Para tirar qualquer duvida sobre a falta de carácter da Ferrari… Entrevista do Sergio Pérez a Marca… Ele disse bem claro que no ano passado a Ferrari pedia para ele cuidar do Alonso em todas as corridas… Quem nao lembra de qdo ele ia 2 e estava para passar a este chorao e mimado do Alonso e a Ferrari deu ordem a Sauber para que Sergio nao o deixa-se em ridículo… Sergio era piloto da academia da Ferrari e a Ferrari e quem fornece os motores para a Sauber… Equipe mediocre.
Olá Fábio. Eu entendo que seus leitores querem achar que existe esta conspiração a favor do Alonso. Mas eu discordo. A política é clara, os dois lados da equipe tomam suas decisões sozinhos. A única vez que eles precisam consultar um ao outro é quando eles querem fazer o pit stop na mesma volta, e o carro que está na frente têm a preferência. Neste caso era o Massa, mas o Alonso optou por trocar os pneus bem antes, e o Massa resolveu ficar mais na pista.
Outro fator explica porque ficaram mais tempo sem trocar o pneu. Um problema que o Massa estava vendo é que ele sempre estava atrás de alguém, e sabemos que isso atrapalha a aerodinâmica, prejudicando a velocidade e gastando mais pneus. Então, quando ele ficou em primeiro, achou que seria vantagem aproveitar isto por um tempo. Se ouvirmos o áudio da comunicação entre Massa e Rob Smedley, vemos isso claramente. Se você tem o VT da corrida, é na volta 22.
Felipe pergunta: What are we going to do now?
Rob responde: Oh either we go for it now or we can see what we can do, now you’ve got a free track in front of you let’s see what you can do.
Mas os dois não se atentaram ao fato de que Weber, que trocou pneus uma volta antes e colocou os médios, estava com as parciais mais rápidas, e isso motivou Vettel e Alonso a fazerem o mesmo. E com isso as voltas deles também ficaram mais rápidas do que a do brasileiro.
Portanto não acho que a culpa seja da Ferrari, e não vejo conspiração. Só vejo que os adversários usaram a informação disponível de uma melhor forma do que a dupla Felipe + Rob.
Outro detalhe é que o Felipe começou cada ‘stint’ com voltas bem rápidas, desgastando os pneus novos. Ele poderia poupar um pouco mais para ter fôlego no final, vemos seus tempos caindo bastante e impedindo qualquer ataque no fim da corrida.
A ferrai equipe de vigarista 147, é uma m….
O massa acha que não foi prejudicado, esse cara e burro ou é otario.
porque todos os brasileiro que acordarão de madrugada não são.
Todos os brasileiros no domingo assistir a corrida de f1 com a certeza de o massa não vai vencer.
Por isso que a cada ano no brasil mais e mais brasileiros torcem contra a equipe 147
Não entendo mais nada tanto o Nelsão Piquet, como o Nelsinho Piquet falam muito mal deste piloto Kimi Raikkonen, chamam ele de fraco, lento…será que a lotus tem um supercarro ou será mais um erro de avaliação da família Piquet, eles chamavam o Chico Serra de Chico banana e 1/2 piloto, Senna era o taxista de S.P., o Mansell de idiota-veloz…o Barrichelo de fracassado e muito lento em corrida. Enfim acho que a família Piquet errou de novo o Kimi é um bom piloto.
Fabio, vi a corrida na madrugada como faço desde criança e ha anos não vejo um final tão imprevisível com base nas especulações pré-temporada. Confesso que não sou fã do Massa, seja pela falta de arrojo ou pela submissão, mas creio que este ano sera um divisor de águas na carreira dele, pois dentro do time o candidato ao título, salvo algo que o tire da pista, é o Alonso, que provou ser mais piloto hoje, pois, o radio dele (obviamente ignorado quando não mal interpretado pelo Galvão) é claro quando da decisão da parada, foi do ALONSO, ele quem definiu a parada e não a equipe, portanto, assim ele demonstrou que tem subsídios suficientes para usar as táticas para vencer. Sobre o Massa, legal a largada dele e a manutenção da posição diante a perseguição do Alonso, mas espero sinceramente que ele use esta temporada para fazer o que fez o Hamilton, que foi para uma equipe menor em estrutura mas não em grana, ou seja, com o carro desenvolvido pelo Schumacher ele vai fazer um bom papel este ano e provavelmente na virada do meio do ano ja seja tão competitivo quanto os outros.
Fábio,
Você bem sabe disso. Com a sede que Alonso tem de se tornar TRI e sabe que é difícil perante os Red Bull, em especial o talentoso Vettel, ele (e a Ferrari) fará de tudo pra não deixar Massa o “atrapalhar”. O problema, aí, mesmo sendo inferior a Alonso na técnica, é que Massa é muito bom moço e tende a aceitar essa condição subalterna. Por isso, digo com todas as letras, a F1 tornou-se muito previsível. É mais importante um contrato que um campeonato.
Abs
Fabio…
Os nomes sacais para digitar coloca no dicionário de seu editor de texto…
Digite tudo nele (editor de texto) copie e cole aonde bem quiser….
Fábio, tenho uma pergunta.
Nas voltas 26/27, logo que o Maldonado acabou saindo da corrida, foi emitida uma mensagem proibindo o uso do DRS, afinal era bandeira amarela no setor. Entretanto, nas duas voltas, foi possível ver Fernando Alonso utilizando-a para tentar ultrapassar Vettel.
Houve algum comentário sobre esse episódio ou passou despercebido?
Esse Massa é um boboca. Para não perder o emprego, não enxerga onde todo o mundo mais vê… É a diferença entre um piloto medíocre e um grande piloto como foi Senna. O Senna correu contra o Prost, que era muito mais piloto do que é o Alonso e contra o Jean Marie Balestre, que era presidente da FIA, francês como o Prost e tinha um quadro deste na sua parede. Imagine o quanto o Senna era prejudicado. Mas nunca virou vaca de presépio, que nem esse aí… É o complexo de vira-latas novamente…
O que é isto meu?
Quem segue F1 não precisa que pensem por ele.
Isto não é futebol, que mesmo à luz de evidências contrárias o comentarista mantém o seu ponto de vista errado.
Não venha com essa de querer desmoralizar Felipe Massa por que isso não cola em gente inteligente que segue a F1.
Torço para o retorno do Lito às narrações, rápido. Você utiliza muito do “achismo”.
Eu não quero parecer ingênuo, mas não acredito que o espanhol é o melhor. Ele depende muito das ajudas que recebe de seus protetores. Na minha opinião, pilotos como Raikonen, Hamilton (em sua atual fase) e Vetel, são melhores. Eles dependem menos de ajuda externa para serem o que são. Quanto ao Massa, assim como aconteceu com o Barrichelo ele foi “quebrado psicologicamente” e mantido pela equipe como coadjuvante. Para mim, a filosofia de trabalho da Ferrari é um lixo, e mostra muito bem o espírito mafioso em seu estado puro. Vencer é mais importante do que o mérito da vitória. E isto vem de longe. Eu me lembro de uma declaração do Enzo Ferrari, em que afirmava que sempre os carros Ferrari seriam mais importantes do que os pilotos, embora procurasse ter os melhores e mais agressivos em seus cockpits. O Massa nesta corrida, mostrou que mesmo um piloto “que não é melhor do que o espanhol”, pode sim, superar e atingir uma posição de supremacia. Pena que na Ferrari não exista honestidade suficiente para dar o devido valor a lutadores como o Massa ou ingênuos como o Barrichelo, ambos com muito talento. O espanhol não seria tão “grande” se tivesse que fazer as coisas com seu esforço somente. Apesar do talento. Eu penso que o mesmo se aplica ao Schumacker, sem tambem negar o seu talento. Poderíamos dizer que o mote para a F-1 atual, é: Que vença o melhor apadrinhado e que atenda a interesses econômicos. O que está longe do conceito que eu tenho de esporte competitivo. Alguem pode comparar esta situação ao caso do Senna que não gostava de pilotos concorrendo de igual para igual nas equipes que defendesse. Para este argumento podemos citar o exemplo da dobradinha Senna Prost, e a atitude muito mais esportiva da McLaren. Se eu estivesse neste meio, como piloto de ponta, eu preferiria defender as cores da McLaren ou da Red Bull do que da Ferrari; mesmo se eu fosse o primeiro piloto. Tem a ver com minha educação talvez.
Fabio:
Eu não vejo nenhuma conspiração aqui porque o Alonso resolveu arriscar e deu certo. Poderia ter dado errado. E se tivesse? Estariam todos elogiando o Massa ou criticando o Alonso? Como deu certo, ninguém elogia o Alonso mas encontram teorias mil para justificar a coisa que não existe. E se tivesse dado certo para o Massa, o que se falaria agora? Gênio?
Portanto, vamos com calma porque as aparências enganam. Se estes fatos se repetirem, tudo bem. Começarei a achar que algo existe. Do contrário, isto será apenas um jornalismo barato.
Por favor, procura ir às corridas. Como jornalista, tu terá acesso a lugares que nós mortais não podemos ter. Daí, tuas observações serão muito mais precisas e ricas.
Um abraço.
Bressan
Fabio boa tarde vc acha que o massa ao saindo da ferrari no ano que vem por qual equipe ele irá correr e ter paz
prezado fábio, vc nao noticiou que quando o massa estava em primeiro raikonen há 2 segundos e alonso e vetel foram aos pits, partindo desse fato, porque a ferrari nao atentou em segurar massa na pista, pois estava mais de 20 segundos de diferença de alonso e vetel e 10 a 15 voltas para fazer só mais uma parada, o erro foi aí o ponto crucial da corrida. Raikonen se manteve na pista, fez somente essa nova parada e ganhou a corrida, entretanto, como sabemos o foco nao é a vitória de massa e sim o sucesso de alonso, não é fábio?
“Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.”
Meu caro eu assisti uma corrida diferente da sua? pelo que me lembro Alonso ultrapassou 2x Hamilton nesse GP, na largada e na segunda vez antes do Hamilton fazer o 3 pit.
Pelo que vejo você não consegue deixar de mostrar seu desgosto pelo Alonso e procura enaltecer demais Vettel e Hamilton…
Ao menos tente ser imparcial porque esses seus chiliques já estão dando no saco.
Nao concordo com essa teoria da pilantragem da ferrari, No ultimo pit chamaram o massa antes, ele podia ter aproveitado o melhor pneu, o do alonso tava muito pior, e ter girado rapido pra quando alonso trocasse ele voltasse na frente. Mas porque nao aconteceu? Porque massa eh incompetente, nao tem o ritmo do alonso, nao tem o ritmo de vettel e nao tem o ritmo de kimi. Perde alguns decimos de segundo por volta, porque eh desconcentrado, lerdo mesmo. Na largada ja deu pra ver o que Alonso vai fazer esse ano. Foi espetacular. Mas eh sempre muito bom ver Kimi na frente. Ele eh o mais rapido da f1. Se todos tivessem o mesmo carro ele sempre teria a volta mais rapida.
Fábio Seixas ,
Quando o Piloto Felipe Massa renovou o seu Contrato , em 20l2, ele já sabia os termos do Contrato. Sei , que para ele deve ser difícil aceitar o fato de ser o Segundo Piloto ( não sei se o,é ), mas ele certamente sabe e por motivos óbvios ,é fácil de entender a sua omissão ,quanto ao fato. Ao assinar um Contrato , todos os termos são colacados e aceitos pelas partes. Ele fez, o que era o melhor para ele e para a sua vida .É dessa forma que vejo a realidade tão esgotada sobre esse assunto, .Obrigada Elo. Sp
Aí galera,
Eu antes achava q o Felipe era sacrificado p Ferrari, mas na realidade ele aceitou fazer o jogo da equipe para sempre ajudar o Alonso. Nao adianta, Fabio, vc comentar q ele foi prejudicado, pq certamente ele aceitou renovar o contrato nessas condiçoes e deve esta sendo bem pago. É lamentavel. Eu so assisto a F1 pq ta impregnado desde os 12 anos e ja to nos 50, mas pra qual brasileiro devemos torcer? Quantas saudades do Emerson, do Nelsão, do Airton, pilotos q jamais aceitaram pilotar nessa condiçao.
Outra coisa, a McLaren com os dois pilotos fracos q tem nao ira chegar, ainda mais se o carro nao for competitivo.
Vamo em frente, espero q a temporada seja tao ou mais emocionante quanto a do ano passado. Ate mais.
Ah! só o Bruno pra salvar patria!