Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Fabio! Vc deveria ser mais chegado a “Teoria da Competência”! Foi isso que Alonso fez, teve visão, foi arrojado. Se estava atrás e não consegueria ultrapassar, tinha que ousar. COnseguiu com isso ultrapassar Massa e Vetel com esta estratégia. Se fosse o contrário, estariamos aqui comentando a competência do MASSA, da mesma forma que os espanhois hoje devem estar estar louvando seu ” GÊNIO” da velocidade. O que nenhum jornalista comenta, sob pena da F1 perder audiência é que esta categoria do automobilismo não foi feita para latinos. EMERSON, PIQUET e SENNA só se destacaram porque eram pilotos excepcionais, sendo que NELSON tinha que enganar sua equipe, que claramente trabalhava parao inglês. Na dúvida em qualquer situação, um piloto brasileiro arranca perdendo de 2×0. Como bom jornalista e serio que acredito que é, seja o primeiro a levantar a bandeira da verdade, sobre uma realidade inevitável. Hoje temos apenas um brasileiro na F1, se postulantes não estiverem amparados com um bom aporte financeiro para entrar, talvez quando o MASSA se aposentar, passaremos a ver esta categoria como meros expectadores. Abs e todos!
Fabio,
O Kimi sem duvida tem um talento diferenciado. Mas eh fato tambem que o Sutil ajudou na vitoria do finlandes. A estrategia de duas paradas de Kimi apenas funcionou porque Vettel, Massa e Alonso ficaram muitas voltas atras do alemao. Nao fosse Sutil, dificil dizer se o resultado final seria o mesmo.
Pergunta: Quanto voce acha que vou poder pagar pra assistir F-1 pela internet (site oficial)? Sorry pelo teclado americano.
Abraco.
Em primeiro lugar parabéns pela participação na transmição da F1 pelo sportv. eu, como viciado que sou em F1 desde o fim dos anos 80, sempre assisto as transmissões da globo para poder acompanhar ao vivo, apesar de não gostar da narração do Galvão. mas, como esqueci de por o relogio para despertar, acompanhei a corrida pela manhã e gostei muito de seus comentários imparciais e que comprovam conhecimento do assunto. é uma pena que vc não esteja na globo, ou que sua participação no sportv também não será em todas as corridas. Lito totalmente parcial, não teria coragem de classificar o Massa como segundo piloto, como todos nós sabemos, no inicio do campeonato como fez vc. Parabéns.
Fábio,
Como tinha anunciado antes da corrida a Ferrari fez o joguinho dela. A estratégia do Alonso foi para ganhar do Vettel e esqueceu do Raikkonen, por isso ficou em segundo, mas o Alonso chegou onde queria (na frente do Vettel).
Porque a estratégia normal seriam 2 paradas, fazer o que o Raikkonen fez. Em tese Massa tinha duas opções, ou vir para os boxes uma volta depois do Alonso e voltar na frente de Vettel ou ficar mais 10 voltas na pista (como Raikkonen fez). Ficar as duas (ou três voltas) a mais foi um grande erro de estratégia, pois perdeu tempo e não permitiu um pit stop a menos.
Se Massa ficasse na pista pelo mesmo tempo que o Raikkonen ele certamente ficaria no top 3 e talvez até na liderança. Porém a Ferrari não gostaría de ver o Massa vencendo com o Alonso em terceiro. Daria muita moral para ele, melhor deixá-lo em quarto. Vai que a moral faz ele começar a andar mais que o Alonso? O que a gente faz aí? Devem ter pensado eles. Melhor deixá-lo em quarto.
Esse mesmo pensamento foi o que causou a pena seca de Rubens em 2003. Lá ele e Schumacher estavam empatados no campeonato (8 pontos cada um) e Raikkonen estava na liderança. Deixar o Rubens vencer lá seria horrível, porque ele ficaria com 18, perto do Raikkonen com 20 e poucos. Fariam pressão para o Rubens ser o primeiro piloto e ninguém da Ferrari queria isso. Melhor deixar quebrar….
Feio, mas é o jeito Italiano de correr.
Aliás, adorei a discussão dos nomes longos. Eu penso o mesmo.
O nome chato desse holandês!
Meus amigos leitores definitivamente temos nós Brasileiros, que unirmos para ser tomada uma atitude, ficou claramente hoje que infelizmente não irá adianta de nada o que nosso companheiro MASSA fizer, o Espanhol Alonso será e digo com toda certeza, será o primeiro piloto da Ferrari custe o que custar, vir com o discurso de que foi um erro de estratégia, é como se eles tivesse chamando nós BRASILEIROS DE BURROS, pois com a tecnologia que se tem hoje na Formula 1, que conforme o próprio Reginaldo disse, a da Ferrari fica em sua sede, que de lá eles determinam o que será feito durante a corrida, onde se tem a todo segundo uma analise concreta de como irá terminar a corrida, DESDE QUE NÃO OCORRAM INTERFERÊNCIAS EXTERNAS!!! Desta forma suplico a todos que são apaixonados pela Formula 1 que de hoje em diante como o Galvão Bueno mesmo sempre diz ( VALE A SUA TORCIDA ) e após o que ocorreu hoje com certeza estamos torcendo errado DEVEMOS MUDAR e pensar positivamente para que o Alonso ERRE, BATA, DERRAPE, QUEBRE O MOTOR, QUE ELE NÃO CONSIGA SE CLASSIFICAR, verdadeiramente SECAR O ESPANHOL DAS ASTÚRIAS, pois mesmo que o Felipe esteja melhor a Ferrari irá tomar alguma atitude de priorizar o Espanhol, vamos todos nos unir CONTRA O ALONSO, SOMOS MAIS DE 190.000.000 VAI DAR CERTO.!!!
Sei que o Massa sempre vai negar qualquer armação, mas a explicação dele dizendo que foi uma aposta bem sucedida do Alonso(e de seu engenheiro) me parece convincente. Assim como a justificativa de que quem está atrás sempre vai assumir mais riscos.
Mais o Massa tem mais é que lutar,tem que ser mais rápido como foi no treino,largar melhor como fez e obrigar a Ferrari a sacanea-lo pra ajudar o ALONSO,assim o Massa prova que tem nivel pra correr em qualquer equipe e ano que vem quem sabe ele corre por uma RED BULL,UMA MERCEDEZ OU MACLAREN,ATÉ MESMO A LOTUS,ENFIM ele precisa manter esse nivel o ano todo e boas equipes pra correr não vão faltar!!
Caro Fábio!
Também detesto fazer ilações, mas vc acha que a ferrari iria perder a oportunidade de sair com um de seus pilotos como vencedor da primeira prova do campeonato?
Sabemos que na formula I respira-se grana, muita grana. Outra coisa, se Felipe massa mantivesse a performance do ínicio de corrida, certamente estaria brigando por posiçõe melhores, se não perdesse tanto tempo para ultrapassar Sutil, certamente terminaria em posição melhor, se não tivesse com companheiro o melhor piloto da fórmula I, enfim ficaríamos sempre na condicional “se”.
Fábio, daqui há qtas corridas vc acha q já vão começar a “noticiar” o Massa fora? (Podia rolar um campeonato aqui no blog neste sentido!rs No mais, um bom ano! Continua sendo o melhor blog de velocidade no Brasil)
Acho que não. Ele está bem melhor do que no ano passado.
Abs
Fabionao adianta o massa e fraco ele nao tem que ganhar do alonso ele tem que ganhar tambem dos outros pilotos
É assim que a mídia induz, torcedor e leitor, a acreditar que ainda temos um piloto, na F1, capaz de vencer corridas e ainda disputar um título. Se o Massa vai mal, a Ferrari ameaça seu contrato; se vai bem e ameaça Alonso, a Ferrari interfere de forma anti-desportiva…Mas para os ingênuos, ao sul do Equador, “a esperança é a última que morre”. E a Globo faz contorcionismo para não perder “esta boquinha” no faturamento contábil. E nós, perdemos o sono!
Vc esqueceu dizer que Kimi fez a melhor volta da corrida na penúltima volta, com pneus com seis voltas a mais que os de Alonso; mostrou que estava sobrando…
tem que mostrar serviço e ver se recebe um convite interessante. Ficar na posição que está é degradante…
Massa só esteve um pouco melhor q o Alonso pq todo mundo sabe q a direção do Massa é porca. Isso faz com q os pneus supermacios tenham aquecimento mais rápido. Porém, após a primeira troca Massa já não teve a mesma tocada. Tanto é verdade q o Massa foi o primeiro a trocar os pneus na segunda vez. Era pra ser o último novamente. Pessoal, basta acompanhar o tempo de cada volta em tempo real da prova no próprio site da F1…Massa, em toda corrida perde o ritmo já so segundo terço da corrida. Daí, vem essas teorias da conspiração. Pergunto: Se Massa tava tão bom assim, pq ele não foi atrás do Vettel? Alonso manteve o ritmo e deixou uma boa distância pra ele.
Ok Fabio, ele esta bem melhor do que o ano passado, mas o que vc acha do Bianchi?
Classificou “bem” e terminou com o 11o melhor volta ao fim da corrida, sendo o melhor novato.
Você acha que ele pode esta na Ferrari próximo ano ou mais tardar em 2015?
Para enterrar até mesmo an sua propi desconfiança nao é Fabio?Vc mesmo disse em outra reportagem q a briga pelo titulo ficaria entre Alonso e Vettel? Mesmo apos a grande atuaçao de Kimi ano passado sem ter uma ferrari ou uma RB9!!!!Enfin como o propio Kimi disse!! “a vitória mais facil q ele ja ganhou” Entao???
Bom dia, acho muito engraçado isso de vcs (comentaristas) ficarem falando em conspiração, o Reginaldo e o Galvão falaram isso a corrida inteira, e depois o próprio Massa disse que foi uma decisão em comum como diz no próprio site em que vc tem o blog, parem com isso de que todo mundo quer f**** com os Brasileiros, o Massa é o mesmo que ficou encaixotado 20 voltas atrás do Sutil e teve que parar nos boxes por não conseguir ultrapassá-lo .
Ah, segue o link do site que o sr tem o blog com as explicações, http://esporte.uol.com.br/f1/frases/massa-admite-erro-de-estrategia-e-alonso-celebra-comeco-fantastico-veja-frases.jhtm
Fabio, a gente tem que ter cuidado para falar as coisas.
1) O Massa está de volta ao melhor de sua forma, e ele anda tão bem quanto o Alonso ou Raikkonen, como fez e tem feito. 2) A ferrari é cretina nas suas decisões, mas dessa vez não houve rádios, e sim disputas. O Alonso tb foi prejudicado no primeiro pit stop, pois teve que deixar o Massa entrar primeiro, e ficou se arrastando com o super macio deteriorado. Como o próprio Felipe Massa reiterou, o Alonso e seu engenheiro é que foram espertos, e arriscaram mais. Veja que na RBR e outras equipes, isso tb acontece. Há um script, mas tb há iniciativa do piloto e seus engenheiros em se antecipar – e o Alonso perdeu um título por causa de estratégias. O Massa perdeu 2 posições. 3) O Raikkonen é muito bom, e o melhor piloto para ultrapassar que eu já vi na vida, mas convenhamos: a Lotus foi a melhor equipe na gestão dos pneus médios. Depende dele, claro, mas foi muito mais o carro e a estratégia correto que o deram a vitória.
Grande Fabio, coloca simplesmente VDG como fica até abreviado nos treinos. Não tortura tanto.Até porque vai ser mesmo um saco.
Abracos
Acho que a Ferrari deveria ser banida da F1. Todo ano é a mesma cachorrada.
Apenas a primeira corrida ele ta melhor? Não, chegou atras do Alonso não dura mais um ano na Ferrari se tiver resultados ruins e se ficar será o eterno segundo piloto.
AS SABOTAGENS CONTRA O MASSA COMEÇARAM CEDO, ACORDA MASSA JA DEVIA TER SAIDO DESTA MERDA DE FARRAI , VEJA O QUE ACONTECEU COM O RUBINHO VC ESTA TRILHANDO O MESMO CAMINHO , AJUDAR A VENCER SEMPRE , VENCER E SER AJUDADO A VENCER NUNCA.
Atividades do Massinha:
1 – Testar peças defeituosas da Ferrari.
2 – Não atrapalhar o Alonso.
3 – Se estiver na frente do Alonso, deixa passar.
4 – Se estiver atrás do Alonso, grude nele para tirar pontos dos adversários.
5 – Se o Alonso quebrar, tente tirar pontos dos adversários.
6 – O Alonso gosta de café com adoçante.
Genial!
É isso mesmo!
Cruellll!!!!!
O pior é que é o unico piloto brasileiro, e por conta da falta de estrutura do esporte aqui, será o ultimo, pois sem grana muita gente ficara de fora nos proximos anos, e assim, logo os fãs que não tiverem tv paga ficarão sem acompanhar as corridas da F1!
Eu queria ver vc no lugar dele ganhando 8 milhões de verdinhas se chutaria o contrato… Não né?!!! Ele foi muito bem na corrida mas se alguem aqui espera que o Massa ande na frente do Alonso é bom acordar!
Boa, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fabio, por favor não caia na tentação da grande maioria [capitaneada por Galvão Bueno]. O bom jornalismo deve ser baseado em fatos, em fontes confiáveis. Com base em que fato você fala em “sacaneada”. Acredito que você é um jornalista sério. Assisti ao VT da corrida pelo SportTV e o único comentário decente sobre as paradas da Ferrari foi feito pelo Razia. Por favor, você não! Não comece 2013 querendo induzir seus leitores a acreditar em fantasias. Primeiro, vá aos boxes, converse, busque informações e, com base nelas [e somente nelas] comente. Eu lhe admiro muito e, justamente por admirá-lo, me permiti enviar este comentário.
É questão de estatística. O que a ferraria faz desde a época de Dick Vigarita?
É Tiago. Eu, o papai noel, o coelhinho da páscoa e o são-paulino macho também acreditamos em você…
Único post lúcido de hj, o resto é choro de pacheco.
O Fábio vai, sim, entrar nessa e em todas as outras bobagens que a globo/galvão disserem, agora eles q põe o leite na mesa!! rsrs, nda mais comum no país onde o relacionamento é tudo, e a verdade um detalhe.
Daqui a pouco ele tá dizendo q o caca é o melhor piloto de turismo do mundo, e q stock br é maior q o wtcc, o fia gt e a LeManSeries juntos!!!
LAMENTÁVEL.
Alguém conhece um blog de automobilismo em português, não ufanista?
Você realmente acha que alguém chegou pra mim, convidado para comentar UMA corrida, e disse pra eu elogiar/puxar saco do Massa?
Você realmente não acha que pode ser apenas minha opinião pessoal, independentemente de influências externas?
O mundo anda muito chato mesmo…
Tiago, pare de falar barbeiragem. Foi sacanage sim. Só um barbeiro como você não vê,
Tiago queiroz, faço minhas suas palavras, eu também pensei que o Fábio Seixas fosse um jornalista sério e não um torcedor apaixonado que deixa de publicar o fato real para publicar besteiras, mas é isso não se preocupe vai ser essa lenga lenga de favorecimento e teoria da conspiração o ano todo.
isso ai tiago desde a epoca do rubinho a ferrari nunca sacaneou nenhum piloto brasileiro foi limpa a disputa mesmoa ferrari nao tinha e nem queria ajudar o alonso a disputa é igual entre os dois , faz me rir garoto , o massa so ficou na ferrari pq o alonso quis e sabe que ele é extremamente submisso.
Concordo com o Tiago. Se fosse “conspiração” teria trocado pneus na volta seguinte e não três após a parada do Alonso. Acompanhei a corrida toda.
Ahhhhhh, quem é vc pra querer ensinar o cara a fazer o trabalho dele. Fica quieto…. Puta cara chato…
Boa, Tiago! O Fábio sempre foi Massa. Teve q engolir seco nessas ultimas temporadas pq todos os argumentos foram derrubados. Agora, aparece um lampejo q todo piloto mediano num carro bom apresenta e já volta o sentimento d q é bom e tal! Antes de qualquer coisa a ferrari quer ganhar. Pra q ter um piloto q supostamente a equipe tem q ficar sacaneando? Não faz o menor sentido! Se fosse um piloto de ponta teria entrado nos boxes até mesmo sem avisar, como o próprio Alonso fez algumas vezes.
Fato 1: Alonso é muito melhor que Massa;
Fato 2: Massa é contratado para ser escudeiro de Alonso, só não assume isso por impedimento contratual;
Fato 3: O nome da equipe é FERRARI-SANTANDER, patrocinador este que foi Alonso quem trouxe, então, não fica clara o porque Massa é sempre sacaneado? Ainda se fosse FERRARI-PETROBRAS, quem sabe?
Acho que não se trata de tentação, estamos falando sobre um hitorico da Ferrari na conduta e atitudes mais que conhecida publicamente e mundialmente, mesmo que a decião fosse de cada um de parar antes ou depois, a equipe tem de imediato dados suficiente para saber o que vai dar certo ou errado em 1 unica volta, que seria suficiente pra chamar Massa para box e diminuir o prejuizo, sbre a opinião do Razia foi mesmo ponderada e deve ser mesmo sempre, ele ainda esta em busca de um lugar na F1 e não ia arriscar seu pescoço. Sendo assim, eu acho que a imprensa brasileira deve sim tentar ter no minimo a mesma força da imprensa italiana que faz presão costantimente, temos aqui a Fiat lider de venda no mercado e uma das concessionarias que mais vende carros Ferrari no mundo,e temos um brasileiro que pode sim ser tão rapido como Alonso que não conseguiu ameaçar o Massa nenhuma vez mesmo estando tão perto. Lembrando que o Massa não daria uma declaração diferente da que deu, masas cartas estão na mesa sim.
Nitidamente a “Ferrari” mais um vez lascando com o Massa (mas, se é assim que ele quer…), e ainda tem gente que está aqui para defender o “Cavalo Preto de Capa Vermelha”. Desse jeito é preferível correr no pior carro, mas, correr com liberdade…
Caro Fabio. Será que minha pergunta chegaria ao Bernie Ecclestone. Sobre o que ele acha de hierarquizar resultado na F1 ? Atitudes da Ferrari no caso do Massa ou Barrichello não colocam a categoria em suspeita ?
Não, o que se coloca em cheque é a atitude esportiva destes pilotos que pelo contrato ($$$$) abrem mão de sua competitividade esportiva mas não tem coragem de admitir isso! E so pra deixar claro, não sou contra ganhar dinheiro como eles fazem mas sim ficar falando que podem fazer o que lhe são proibídos por contrato!
Um comentário aqui anterior lembra que Alonso usa o DRS na 27ª volta. Fabio, pergunto. Alonso podia usar o DRS naquela zona? Ainda haviam bandeiras amarelas quando Alonso passa na zona de detecção de DRS ainda atrás de Rosberg na curva 14. Se podia porque Vettel que estava a menos de 1s de Alonso também não usou? Não mudaria nada na corrida, mas… O que diz a regra, Fabio?
Felipe Massa é o melhor largador da F-1.
Concordo com vc, inclusive em termos literais. O Massa larga bem, sempre ganha posições… mas, algum tempo depois, larga a sua posição pro Alonso !
Concordo com voce, mas infelizmente ele é um dos piores “chegador” da F1. Sempre começa bem e no fim está sempre entre 20 e 50 segundos atrás do companheiro.
Que vá correr de DRAGSTER, então!
Bom início de temporada! Gostei de ver o Massa fechando a porta para o Alonso, e também sua consistência durante a prova, fazia muito tempo que não via uma corrida como essa que o Massa fez. Se ele quiser garantir a temporada 2014 em OUTRA EQUIPE ele terá que se preocupar com seus resultados e esquecer a preferencia da Ferrari por dom Alonso
Olha, achei que realmente Massa foi prejudicado, mas na minha opiniao nao foi aquela situação que a Ferrari prejudicou Massa em favor de Alonso isoladamente, Alonso estava atraz do Sutil e Vettel tbm, a Ferrari pensou nessa situação, so achu que a Ferrari deveria ter mandado Massa aos Boxes na volta seguinte e isso nao aconteceu, pena pois achu q a Ferrari teria seus dois pilotos no podio, Parabens ao Kimi por ser o piloto que mais incorpora o piloto da decada de 60, 70, 80…velocidade na veia, sem midiatismo, sem chororo, so na pista…me fez lembra a segunda metade da temporada de 2007..a temporada de 2005, de 2003, grande Kimi!!
Sabes, Fábio, também odeio as teorias da conspiração, mas se observarmos a largada, o Massa, bem posicionado e podendo acompanhar o Vettel e despachar o Hamilton, ficou “segurando” esse para facilitar a ultrapassagem do Alonso, sobre o mesmo. Naquele momento ficou clara a estratégia. Infelizmente para nós, qua amamos o esporte, o Massa poderá, salvo o Alonso quebre, chegar, no máximo, em segundo lugar, em qualquer corrida. O Alonso sempre chegará na sua frente e nunca será último, porque o Massa chegará atrás dele. Frise-se, até pelas declarações do Massa, que, apesar de nós não concordarmos com a situação, ele está alinhado com a política ferrarista.
Concordo em gênero, número e grau….
“…ficou segurando pra facilitar a ultrapassagem do Alonso…” Meu Deus! É cada teoria da conspiração! A imaginação do povo é fértil! Querem justificar o q é simples! Pessoal, acordem! Massa só disputou o campeonato de 2008 até o final pq, além de ter o melhor carro, nitidamente, o tal do Raikkonen, q foi campeão na mesma equipe do Massa, estava só querendo tomar vodka…Ninguém lembra disso…Raikkonen foi campeão e seu companheiro Massa foi quarto lugar em 2007. A ferrari tb favoreceu o Raikkonen? Acordem, gente!
concordo plenamente, ainda que o Massa negue, mas foi obvio, acompanho a formula 1 desde a época de Piquet, o Massa não terá nenhuma chance na Ferrari, a não ser aquelas situações atípicas, quebra do Alonso.. etc.
não vou me iludir!!!!
Fabio Seixas, está na hora de parar com as teorias de conspiração contra o brasileirinho que sofre na Ferrari para explicar qualquer derrota do Massa. Quem decide quando vai parar eh o piloto, ele esta no volante não? Se não está sendo rápido o suficiente ele para a hora que quer e não só quando a equipe manda. Ele é sempre informado do que os outros estão fazendo na pista, cabe a ele decidir. É muito mais facil jogar a culpa na sacana da Ferrari, não? Pelo que aconteceu no passado vai ser assim pelo resto da vida….
Dennis:Perfeita observação.
Ok Dennis, mas a estratégia correta era ficar na pista por umas 10 voltas (igual ao Raikkonen). Ele poderia parar imediatamente após do Alonso também.
O problema é que ele não fez nenhum dos dois e se ferrou. Além de muito esquisito foi pouco inteligente o que ele fez.
Talvez tenha sido um erro mesmo, por parte da equipe do Massa (e do piloto), porém a Ferrari não fez esforço nenhum para explicar direitinho a situação. Ou falar: olha Massa, fica na pista que você ganha a corrida. Ou falar vem para o boxe para disputar com o Vettel.
Pelo contrário, chamou para os boxes na pior hora. E me desculpe, eu sei que é função do piloto, mas tem uma equipe toda com milhões de informações ali no box sentados, tomando cafezinho. Porque raios não escutar esses caras? Sendo que você está pilotando um carro a 300 por hora. O pneu estava bom na hora, a questão é se ele aguentaria mais umas 10 voltas e para isso o cara que tem mais informação é o Engenheiro.
Acho que como tem muita assimetria de informação, a Ferrari usou de displicência. Deixou para o Massa resolver e ele errou. Aí fica fácil justificar, mas não deixa de ser sacanagem. Uma equipe onde os dois pilotos estão disputando abriria o jogo e falaria para o Massa: –Fica na pista Zé, que você disputa a vitória.
Todo mundo já sabe há um ano que parar primeiro é melhor, mas tem pessoas com dificuldades em olhar isso, e ficou mais do que claro a jogada da Ferrari. Por sugestão a Ferrari poderia correr com um carro só, evitaria qualquer tipo de problema. Tomara que Massa crie vergonha na cara e faça um bom campeonato e arrume uma equipe boa para correr.
engraçado todo mundo mesmo sabendo que a ferrari favorece o alonso estava doido para ele renovar o contrado com a ferrari então porque ele nao sai da ferrari e vai correr em outra equipe
Concordo com vc que, em última análise, quem decide se para ou não é o piloto. Mas vc tb há de concordar que Massa não é, nem longe, a sombra do que eram outros pilotos (Piquet, Senna, Prost, Mika etc.) que mudavam de estratégia no meio da corrida ao invés de ficar apenas esperando ordens dos boxes. Ele sabia que Choronso tinha parado, tinha duas opções: parar na volta seguinte ou passar a fazer voltas de classificação, já que teria que parar logo. O que ele fez? Travou. Não fez nem uma coisa nem outra. Jogou o pódio fora.
Ele decide qdo para? E ele ia fazer o que se decidisse fazer isso? Descer do carro e trocar os pneus ele msmo?
Kra, vc matou a pau, gostaria de ver um brasileiro vencendo na F1, mais toda vez dizer q o Massa é prejudicado não cola mais.
100% correto.
Vamos diminuir os tons ufanistas q brasileiro não vence pq sempre existe alguem sacaneando.
Também acho que no caso dos pilotos de ponta, essas paradas de box são decididas com a participação do piloto. Não tem lógica nenhuma a equipe decidir sozinha, se é o piloto que sabe do seu desempenho na pista. A equipe sabe do posicionamento, dos tempos de volta dos rivais. Mas não acredito que a última palavra, o “sim” ou “não”, não seja do piloto. Sobre ontem, o próprio Massa disse que o erro foi dele e da equipe. É a palavra dele e pra mim, é o suficiente. Qualquer outro posicionamento é puro exercício de imaginação.
Concordo com você Dennis, no mínimo o Massa deveria ter entrado na volta seguinte, se quis e lhe foi negado, aí sim podem falar em conspiração. Abs
Na verdade, não é nem perto disso! O piloto pode sugerir a hora de parar, pois embora esteja com o volante nas mãos, de que adianta chegar aos boxes e a equipe não estar pronta? Quem manda a equipe se aprontar é o chefe de equipe. Então não é o piloto que define isso. A Ferrari continua favorecendo Alonso por razões óbvias: tem dois títulos mundiais e é mais constante do que Massa!
Muito legal você de comentarista na TV hoje. Vai ser toda a temporada?
Não acho que foi facada no Massa. Se o privilégio fosse claro, porque não adiantar a tática para a primeira parada, sem fazer o Alonso perder tempo que pode ter lhe custado a vitória?
Aqui é 8 ou 80. Ou temos o melhor do mundo ou o pior. Não é tanto, acho o Massa um bom piloto, mas sem gana. Tá ganhando muito dinheiro e fazendo o que gosta, ok! Mas é irritante ver ano após ano ver as entrevistas dele justificando o que a ferrari faz para privilegiar o primeiro piloto. Porque ele não assume publicamente, sou 2º piloto? Dizer que ainda dava para ficar mais voltas na pista? Que foi aposta do alonso? Incrivel que as apostas do alonso sempre dão certo e as dele não. É uma pena termos apenas ele na F1.
“Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.”
Foi a mesma coisa que o Alonso fez.. sem conseguir passar o Massa e correr um risco de acidente, ele antecipou a parada…. mas como é contra o Brasileiro (começa a teoria de conspiração).
Hoje não aconteceu nada d+.. quando vc diz Massa atencipou a parada.. ele de 13 voltas com o Pneu Medio e quando o Alonso parou com 10 voltas.. ele foi privilegiado? ele antecipou a parada.. Massa deu a mesma quantidade de voltas com o Pneu medio na primeira e segunda parada.
Perfeito comentário, fora as voltas mais rápidas que o Alonso conseguiu ao longo da corrida.
massa disse que foi erro dele com a equipe.. mentira !!
mentira pq ficou claro na transmissao o massa indagando se era pra entrar nos boxes logo apos o alonso ter parado,e a ferrari dizendo pra ele se manter na pista,,hipocrisia pura..
fazer o que né,nao dá pro massa chutar o balde,a nao ser que nao queira mais correr pela ferrari.. enquanto quiser,vai ter que ser politico sempre,mesmo tomando varias facadas nas costas…
Claudio, se me permite, a diferença entre o Massa e o Alonso esta clara neste quesito, foi o Alonso que DECIDIU entrar e não questionou se poderia, mandou preparar a garagem e ponto. O que me incomoda no Massa, além da sua falta de arrojo e iniciativa é a submissão! Veja o cara que ganhou a prova, é o mesmo que mandou a equipe calar a boca no ano passado com a frase: “eu sei o que estou fazendo”.
Fábio, é raro mas desta vez discordo de você. Minha leitura do evento pit-stop Ferraris é a seguinte: 1) Esperava-se (até o fabricante) que os pneus aguentassem mais, e se assim fosse a estratégia do Felipe seria melhor que a de Alonso. 2) Me parece que o Felipe fez um acerto melhor para classificação e supermacios, enquanto Fernando valorizou acerto para ritmo de corrida. Isso explica a classificação ótima pra Felipe, porém vê-se que mesmo com os pneus duros mais desgastado, Alonso estava virando melhor no fim da corrida. 3) Alonso fez o segundo stint com muito mais voltas que Massa, ainda assim teve um desgaste menor.
Portanto, me parece que a tocada de Alonso casa melhor com Austrália, permitindo acertos mais comedidos e portanto pode ter um rendimento melhor com os pneus. Se fosse a era Schumaker com reabastecimento e pneus melhores, aposto que Massa teria chegado à frente de Alonso. AINDA não vejo como jogo de equipe, embora eu odeie a Ferrari por isto desde os tempos de Rubinho.
Como eu havia salientado no último post pré-corrida: que trabalho do Raikkonen…
Fabio acho que você e a marioria dos Brasileiros estão sendo duros demais.
Em que volta o Alonso parou a primeira vez? Volta 10… em que volta ele parou a segunda vez? de pneu medio na volta 20… claramente ele antecipou a parada, ele estava atras do Massa e não conseguia passar, tentou mudar a estrategia para andar com pista livre… ele andou com pneus macios e com pneus medios a mesma quantidade de voltas… se fosse para privilegiar, ele teria parado antes na primeira parada ja que ele estava 0,5 atras do Massa e quando voltou, voltou 1.7.
Olhem os numeros, dessa vez o engenheiro do Alonso foi ousado e deu certo.. pq alem dele parar 3 voltas antes do Massa a terceira parada foi 1 volta dps.. ou seja ele deu 4 voltas a mais com o segundo jogo de pneu.
Olhem os numeros e vamos parar de patriotismo.. vamos celebrar que o Massa foi muito bem e deu uma fechada muito bonita no Alonso no inicio da prova, coisa q ele nao faria em 2012.
Não fala besteira cara… Não vem da opinião que vc não sabe aqui.!
Se quer defender Alonso defende em sites e blogs, foruns da Espanha. A Ferrari é uma desgraçada sim e sempre será. Massa tem que mudar de equipe. Campeão com a Ferrari nunca mais.
Não concordo, com sua visão veja o que acha seu colega, flávio gomes e a própria entrevista do fumaça rsrsrs. Ainda sim acredito que vai ser um campeonato bem disputado entre RBR, ferrari e mercedez parece que mclaren corre por fora.
Bons pilotos são atraídos pela Ferrari principalmente pela aura que a cerca, e claro uma boa quantia de dinheiro, depois de certo tempo ela consegue transformá-los em garotos nefelibatas que só dizem sim. Poucos dizem não, Ice Man foi um deles. Ferrarismo, movimento que transforma os escolhidos em mitos, acima de quaquer coisa. Abraços Fábio.
…e os não escolhidos em capachos.
Grande M… de equipe.
Seixas, tinha certeza do tom do seu artigo. Vc não gosta de teoria da conspiração? O que vc fez o ano passado inteiro, sendo as suas teorias chamadas de “Seixismo” por quem entende um pouco de F-1?
Enfim, vamos falar da corrida de ontem. Em especial da Ferrari, essa malvada que odeia os brasileiros.
O Alonso antecipou a segunda parada em relação a todos os pilotos que estavam disputando posição. A contrário do seu artigo, ele parou uma volta antes do Vettel e do Sutil. Foi mudança de estratégia dele. Parou cerca de três voltas ou mais antes do previsto. Se o piloto e seu engenheiro decidem mudar a estratégia, não precisa avisar o outro piloto da equipe.
Tanto que foi o Alonso quem passou três carros. E o Massa não perdeu posição pra mais ninguém. Ele não tinha passado o Vettel, mais um erro de seu artigo.
Se a Ferrari errou, foi em não manter o Massa na pista, pois ele tava na frente do Raikonen na hora da segunda parada. Pediram para ele esperar uma volta para ver se valia a pena fazer a parada ou fazer a estratégia do Kimi.
Por fim, é só escutar a entrevista do Massa após a corrida. Eles (Massa e seu engenheiro) acharam muito cedo a parada do Alonso, sendo que decidiram esperar antes de decidir.
Seixas, uma vez disse que era para vc relembrar os ensinamentos da faculdade e parar com achismos de torcedor, ou melhor, Seixismos. Vc respondeu no artigo posterior dizendo que um professor ensinou que, para ser jornalista, precisava ter coragem.
Bom, ter coragem em jornalismo é publicar uma notícia ou artigo que vai contra alguns interesses e vc sabe ser verdade, por ter fontes, mas não tem como provar naquele momento. Agora, publicar algo que vc acha (quem acha sabe nada) não é coragem. É irresponsabilidade.
Fabio:Excelente avaliação da corrida e da resposta ao seixista.
Exatamente ! Parabens pelo comentário . Alias , ninguém Precisa sacanear ou atrapalhar o Massa. Ele se atrapalha
sozinho.
Grande comentario..
Concordo com cada virgula.. meu post é bem parecido com o seu… mania de achar q o Massa é prejudicado sempre… hoje o Alonso provou q não é só um bom piloto, mas sabe o momento certo de mudar suas estrategias.
É isso aí! Simples assim!
Nao e irresponssabilidade, e “Seixismo” – Otimo termo! hahaha
Se você tem um criminoso que você sabe que sempre comete um crime e sabe das intenções futuras dele, nada mais normal do que concluir que ele continuará a cometer o mesmo crime. Fatos passados alimentam todo esse achismo.
Assino embaixo.