Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Maldonado é meu Pastor e a brita não me faltará.AMEM.
boa
Fábio,este ano massa encerra a carreira na ferrariiiiiiiiiiii.
Tem muita gente inocente aqui, só pode…
Pra mim fazer troca disfarçada nos boxes é o mesmo que trocar de lugar na pista… é antiesportivo, mas perai… F1 não é esporte e sim um desfile de marcas, então tudo pode… por favor né… fazer isso é uma lástima com qualquer piloto e não porque é o brasileiro… torço por qualquer um, menos pelo Alonso e pela Ferrari…
FÁBIO, sua participação foi bacana e você poderia informar os horários de treino e corrida também pelo SPORTV… não suporto o “Só eu falo Bueno”… abraço!!
Pra facilitar a sua vida:
Van der Garde = VdG
Karthikeyan = K
Zé = Felipe Massa
Abraço!
MANÉ = MASSA
Fabio, bacana sua participacao na transmissao da SporTV, parabens. A transmissao valeu pelo “o carro nao reclama do Maldonado porque nao sabe falar”.
Ah eu acho cretino esse papo de que a Ferrari sacaneia massa, oras ele sabi que é assim, em alguma clausula deve esta escrito “Não temos obrigações além dos seus benefícios trabalhisticos e de condições Suficientes de trabalho”, ou quase isso rsrs enfim fica subentendido,não é transparente o que massa é pra eles, me encomoda que SEMPRE que acontece isso, surpreenda vcs, e olha que acontece “quase o tempo todo” esse jogo de vitimização não me convence, não me comove e não compro, pq o felippe não se compra, ele vende pq não sai? que medo é esse de esta numa nanica, vai busca seu espaço, retoma o respeito,até pq o alonso já provou que hj é mais consistente que o massa, é linear, a ferrari tem prioridades, precisa ganhar campeonato, não dar pra aposta numa reviravolta do massa, não agora, infelismente, mas é isso,ponto.
Corrida bem agitada, com diferenciadas estratégias de boxes, vencendo o carro mais equilibrado de Raikkonen, ao qual é um piloto muito forte e rápido.
Felipe Massa foi claramente colocado em segundo plano em detrimento a Alonso pela Ferari, mas aquela disputa inicial entre os dois e vencida por Massa, deixa claro que esse ano a equipe vai ter que passar muitos vexames para que Alonso termine na frente ! Essa equipe está afundando a F1 e fazendo da mentira a sua verdade !!!
Olá Fábio…Pelo jeito, os pneus este ano estarão mais “frágeis” comparando com a temporada passada…Pode ser sofrimento para pilotos e equipe, mas com certeza vai ser muito bom para o campeonato…Tomara que a McLaren não demore muito para estar entre os primeiros…abs
Fábio, sinto muito, mas você tem algo pessoal contra o Massa. Precisa diminuir o desempenho do brasileiro? Afirmar, com todas as letras, que o Alonso é melhor que o Massa? Pois, com o Massa de novo aguerrido como em 2008, quando não foi campeão mundial por culpa exclusiva de sucessivos êrros da própria Ferrari, o Alonso não vai se criar, a não ser com a ajuda da Ferrari, como hoje. Você diminuir o desempenho do Massa, afirmando que o Raikonen não queria nada em 2008 e 2009 e que foi brilhante em 2007 (foi campeão com a ajuda do Massa, lembra?) é, no mínimo, estranho. Massa deu um nó no Filandês mas, segundo você, foi porquê o mesmo não queria nada. Faça-me o favor…
O que tu achou do ritmo de corrida da Mercedes? E a macLaren en?! Como o Victor Martins disse, parece ter sido feita em um lixão de woking pelo amor de Deus!
Vcs ja pararam p pensar q o engenheiro do Alonso foi simplesmente mais ligeiro q o do Massa e o chamou mais cedo numa manobra meio obvia devido ao tempo q ele estava perdendo atras do Vetel/Massa???
Fora q o eng do Massa tb tem seus motivos p nao antecipar as paradas dele. Massa nao consegue conservar os pneus farofa. Quem acompanha o live timing do formula1.com sabe q toda vez é a mesma coisa. Massa começa a prova no mesmo ritmo do Alonso, mas no fim de cada perna de pit-stop perde mto tempo.
Olha, eu acho que o que a Ferrari fez não é legal, mas explica, pq ela não pode banca um piloto que nos ultimos anos, não tem lutado por absolutamente nada (apenas, para bater o companheiro de equipe) e acho que a Ferrari deixa claro (mais uma vez) o que espera de massa, segundo piloto que possa, ajudar o primeiro na pista, e quer deixa isso claro desde já, temendo perde pontos, não concordo, mas acho legitimo, é uma opção e sinceramente a situação de massa dentro da Ferrari é conhecida por todos, se ele quer competitividade ou acho que não estão sendo leal com ele que vá para outro equipe, tem todo o direito e se essa equipe for menor que a Ferrari passiencia, mas ele não larga o osso!
E a globo criou um novo tipo de composto: Pneu com Camarão 😐
Minha empolgação com Massa terminou quando ele ficou encaixotado atrás do Sutil. É aí que eu vejo a diferença de quem tem o algo a mais. Por diversas vezes ele passa por essas situações onde Alonso, Hamilton e afins jogam o carro e engolem o oponente. Mas talvez seja só um erro meu mesmo de seguir comparando-o com essa galera.
PS.: Mete um Vander e Karth aí pra esses camaradas e tá tudo em casa.
Se Massa quiser pontuar bem no campeonato deve permanecer logo atrás do espanhol sempre. Assim a equipe o deixará em paz. É sua única opção pois ele sabe que a prioridade é sempre do Alonso (o fato do Alonso ser melhor que Massa é inegável mas uma coisa não tem a ver com outra). Se tentar competir com o Alonso estará atrapalhando o objetivo da equipe e será prejudicado por estratégias que o deixarão muito atrás como tem sido com os segundos pilotos da Ferrari ao longo dos últimos 20 anos. Hoje, por exemplo bastaria ter deixado o Alonso passar na primeira volta e teria chegado em terceiro. sei que isso tudo é ridículo, mas é preciso que todos parem de ser hipócritas (inclusive o Massa) e achar que há fair play na Ferrari.
RAPAZ, PARABÉNS – EU FIQUEI PENSANDO NO QUE VC DISSE E TENHO QUASE CERTEZA QUE VC ACERTOU NA MOSCA NO SEU COMENTÁRIO – SE FELIPE NÃO TIVESSE DESPERDIÇADO TEMPO DELE E DO ALONSO IMPEDINDO ALONSO DE PASSAR, ELE TERIA DE FATO CHEGO EM TERCEIRO ATRÁS DO ALONSO E SAIRIA BEM NA FOTO. O CARRO DA FERRARI ESTAVA BEM MELHOR QUE OS DA RBR. VETTEL JÁ NÃO TINHA MAIS CARRO NEM PRA PASSAR MASSA SE VETTEL ESTIVESSE ATRÁS DELE. MASSA E ROB SMEDLEY SE PREOCUPARAM DEMAIS COM ALONSO E ESQUECERAM DA CORRIDA.
Fábio,
Não acho que teve favorecimento ao Alonso na corrida, o que ele fez, juntamente com o engenheiro, foi antecipar a parada porque estava em uma fila indiana atrás do Sutil, simples assim! O engenheiro do Massa é que devia ter arriscado mudar a estratégia para duas paradas só, uma vez que ele já tinha perdido as duas posições, e talvez estaria ao lado do Raikkonen no pódio!
… e o Raikkonen deve ter descido meio grogue do pódio! com a quantidade de champagne que ele bebeu! rs com bons motivos, lógico.
E parabéns pelos comentários no SporTV, acompanhei e gostei demais! Será uma constante?
Abraço,
Fabio grande corrida do kimi , agora uma grande sacanagem com o Massa ele estava mais rapido que todos a sua frente na maior parte da prova e é como você disse a ferrari já mostra que não aceitara o Massa na frente do Alonso, com certeza um pódio disperdiçado por conta da cafajestada da ferrari.Muito triste acordar de madrugada ,ver nosso representante corerndo bem e ver tudo ir aguá a baixo por conta de favoritismo ao Espanhol
A despeito do ocorrido, a posição alcançada por Massa em uma abertura de mundial foi a melhor desde 2011. A constância em somar (bons) pontos e ser rápido certamente será decisiva pra definir seu futuro na f1. Parece que, diante das circunstâncias, esta será a saída para o Felipe ganhar maior visibilidade perante as outras alternativas que poderão surgir para seu futuro.
Bom dia, Fábio.
Primeiramente, parabéns pela parceria com o Sportv para comentar os treinos e a prova, foi muito bom. Sobre o Van der Garde, minha sugestão é chamá-lo pelo primeiro nome, só Guido, hehehe…
Agora vamos à prova. Achei muito interessante que a Lotus tenha vencido, pois não é a maior força do grid (embora tenha sim diminuído a vantagem que as outras levavam) e bons resultados garantem mais orçamento para o desenvolvimento contínuo o carro, de modo que ao longo do campeonato ele possam manter a competitividade.
Alonso também já mostrou que vai ser um ano beeeeem difícil para o resto da galera, pois não vencer estará sempre por perto, quem sabe empre no pódio… pra infelicidade do Massa que precisará contar com seu talento e muita sorte para estar no lugar certo na hora certa (leia-se a frente do espanhol e com alguém entre eles).
Vettel, a exemplo do Alonso, também frequentará a primeiras posições regularmente, tem carro pra isso e um belo staff técnico trabalhando pra se tornar tetra.
Por fim, a Mercedes começou muito bem (apesar do perrengue com o carro o Nico – melhor que escever Rosberg, kkkk – que o deixou na mão hoje), mas é claro que ainda precisa melhorar alguns décimos pra desafiar os ponteiros. Dinheiro não falta por lá e nem talento, então quando o Ross Brawn encaixar todos os detalhes eu acredito que terão provas muito fortes.
E viva o começo do campeonato 2013! Abs
Essa história de “a sacaneada foi clara”, tão constante nos jornalismo esportivo brasileiro, é fácil de ser explicada: NÃO HÁ NO BRASIL JORNALISTA ESPECIALIZADO EM AUTOMOBILISMO. Não há conhecimentos realmente técnicos, preocupação em levantar exaustivamente dados de corrida, leitura de publicações especializadas, etc. E isso porque, convenhamos, o público brasileiro (aliás, à semelhança do espanhol) não pede isso,não exige isso. Um ou outro comentário que corrige o jornalista não é capaz de induzir na grande maioria um mínimo de rigor. Isso, e algumas voltas muitíssimo consistentes de Alonso na frente de Vettel, explicam o que não foi explicado.
Boa corrida. Interessante dois fatos: 1º) O Raikkonen chegou em primeiro sem passar pelos 3 que estavam à sua frente até as trocas de pneus (aliás, estava até “longe”) e 2º) a Ferrari dá importância, mesmo, é ao seu patrocinador e, portanto, concordo consigo, o Massa poderá estar no seu melhor dia e ainda assim vai dar Alonso. Tomara que, pelo menos, ele (o Massa) se divirta pilotando.
Não é surpresa Kimi é um excelente piloto tanto que será um serio candidato ao título este ano . Hamilton trocou para mercedes , foi ultrapassado até pelo Massa, teoria da comprensação, a troca não foi assim tao expressiva lógico é um exelente piloto então fica aberto 18 provas! para mostrar seu potencial, Sebastiao Vettel é tricampeao superando a marca história de tres campeonatos seguidos melando a arrogancia Fernando este ele já perdeu a Red Bull é uma máquina inovadora Adrian é um Mago não deixara barato é um genio sem duvida, em termo de genialidade dúvido que nasça alguem tão exelente quando ele . Esta aberto o campeonato ! O melhor será conhecido neste ano. Seixas se possivel relata alguma coisa de Razia , Bruno , Nahrs, Di Grasi, afinal pilotos da atualidade pode ser abraços .
O campeonato começou muito bem. Sem barbeiragens, e muita garra dos pilotos. 2012 foi bom, 2013 promete ser melhor.
E fabio, Vettel não pulverizou seus adversários ? O que mudou da manhã para a tarde? Pois de tarde quem foi pulverizado foi Vettel. Só não ficou pior porque para ajudar Alonso, Massa perdeu muito tempo, o pódio estava mais para o massa que para o Vettel ou Alonso.
Falando nisso, como o Alonso quer ser o melhor do mundo, se para passar o Massa precisa de uma vigarice, de um jogo de equipe. Para mim o Alonso é um bom piloto, mas não o mais completo, falta nele honestidade, e falta de confiança.
Grande corrida, brilhante vitória do cerebral Homem de Gelo. Como essa política da Ferrari fica impossível torcer pro Massa. Mais uma vez, como sempre, lamentável a narração de Galvão Bueno: Ele ficou tão vidrado nos carros da Ferrari que nem percebeu a ótima estratégia da Lotus e de Raikkonen. Por último, Parabéns Fábio e Luiz Razia pelos lúcidos e coerentes comentários na Sportv.
Caro Fabio: Vc mesmo mata a charada quando diz que “Alonso é melhor que Massa”. Sem dúvida, haverá dias em que o brasileiro estará melhor, mas vc deve concordar que o campeonato é ganho por aquele que é melhor no total, e não por aquele que foi melhor por alguns dias. Pelo contrário, quando se disputa um campeonato contra Vettel, Hamilton e (tomara) Raikkonen, a regularidade no total da temporada é que conta. Não custa lembrar que, além de passar o Massa, Alonso passou também o Vettel, que a principio é seu principal adversário.
Mas então que a competição seja justa, com o resultado definido na pista – e não com decisões de paddock. E o Alonso não é tudo isso – eletrônica não autorizada / resultados arranjados (quantos mais além daquele que o Nelsinho denunciou?)
Correr com a equipe a seu favor ajuda. Desculpe-me, mas pra mim Vettel e Hamilton estão acima do Alonso, pois ganham no braço e não precisam de ardil da equipe. Não consigo venerar esse Dick Vigarista.
Equipe e a favor de piloto que eles acham melhor ou que acham com mais chance a vencer. Nos só vemos eles só em corridas por duas horas. A equipe convive com seus pilotos todos os dias, ver eles treinando, testando e acertando o carro.
Você não viu a corrida. Alonso passou o Massa??? Ah, sim, nos boxes, por manobra escrota da Ferrari. Vai ser difícil pro Massa, só que èle largou na frente do Alonso e se manteve à frente até a sacanagem da Ferrari. Mérito nenhum do Alonso.
Alonso não passou o Vettel por conta do pitstop do Massa. E mesmo com o Massa na frente dele, ele estaria na frente do Vettel.
Excelente comentário de Andre Juliano. Falou tudo. Para só adicionar, na segundo pit-stop, Massa que não contiguai passa Sutil adoto a mesma estrategia de Alonso na primeira, “quando esta atrais sem puder passar, adianta pit”.
Massa fazendo o papel de bobo da corte vai sempre ser assim…..Alonso na frente.
pq Hamiltom , faz tempo que le não faz nada ficou por anos na MacLaren e nada, tem umas hamiletes que só falam por pura torcida.
Massa deve começar a negociar com outra equipe o mais rápido possível. Sugiro a Mclaren ou a Lotus…
Infelizmente o trabalho dele vai ser se manter entre os 4 (provavelmente em 4º) pra tentar algo melhor no ano que vem. Está claro que na Ferrari não dá mais.
Também acho.
tomara que entao o Kimi volte pra Ferrari..Massa demora demais pra fazer as ultrapassagens, alias nem consegue.
Inicio de temporada , infelizmente estamos com um piloto somente! Ferrari além de ser carro de marca dificil , dificilmente seremos bons novamente, Luiz Razia foi subst.48min segundo tempo, Bruno Senna foi sacado da Williams que apostou Bottas de borracha , enfim uma disgraça, logico o papel de Toto Wolf será de arrebentar Franck.
Engraçado foi ver o Maldanado mostrando toda a capacidade: colocar o pneu na grama com a pista estável e culpar o carro? Volta pra Venezuela, braço duro!
Vc não leu o que o massa falou. O erro foi dele junto com a equipe.
Vc não cogitou a hipótese de ele estar sendo político?
Abs
O suspiro que o Massa deu na entrevista pós corrida, com a cerimônia do pódio acontecendo, disse tudo.
Não sei pq perde tempo respondendo… Tem gente que acredita em coelhinho da páscoa. Abç e continue com o ótimo trabalho!
O erro seria muito infantil. Na troca do macios para os duros, quem troca mais tarde perde mais e quanto mais tarde maior a perda.
Por isso acredito que a Ferrari fez sim a inversao de posiçao e ainda deu 3 voltas para garantir que de fato daria certo. To contigo Fabio! Abs
Político ou ingênuo? Não quero acreditar que ele protege a Ferrari a esse ponto, mesmo que o futuro dele em equipes grandes seja somente ali (o que faz com que eu seja ingênuo no fim).
Fábio, leio sempre seus posts, sempre gostei muito de fórmula um, mas não vou ficar escrevendo sobre a eterna saudade do Ayrton Senna; Queria apenas comentar que várias pessoas aqui torcem contra o Massa por acharem que ele não tem pulso dentro da equipe, que ele é muito submisso e outros adjetivos que no final dá no mesmo. Que o Alonso é melhor, todos que acompanham fórmula um e entendem minimamente sabem, agora vamos ser realistas: Se ele entra antes do Alonso acredito que até ganharia a corrida por ter um carro muito veloz nesse fim de semana, largou muito bem e era bem mais rápido na pista, é muito frustrante você fazer sua parte e a equipe sempre dar um jeito de tirar-lhe a vitória(ou uma melhor posição), infelizmente isso irá sempre acontecer, não sei se é contratual, se for,torna-se mais ridículo ainda, apesar dos milhões acho que dinheiro não é problema pra ele. acredito que com o Alonso na ferrari o Raikkonem jamais seria companheiro dele, se o cara não admite nem o engenheiro dele dando pitacos, imagina roubarem-lhe a posição conseguida na pista, outra pergunta: Pq o Alonso nunca fez isso com o Hamilton? Massa tem que ter mais tesão pra ganhar e não ser apenas um mero coadjuvante (na fórmula um não tem oscar pra coadjuvante), tem um ano de contrato com a Ferrari? que mostre na pista seu valor , vá pra cima do Alonso, ignore as ordens pra abrir passagem pro Alonso, final de ano vai pra outra equipe.
Fabio Seixas, acho que você dormiu durante a corrida, falar que a Ferrari favoreceu o Alonso é tolice! Você é que está sendo político com os torcedores incautos e alienados. Cai na real e comente somente os fatos visíveis
Eu estou cogitando apenas, baseado nas evidência que o comentarista em questão força muito a barra para colocar seu ponto de vista sobrepujando ao dos outros, inclusive a de um piloto de F1 que atá na semana passada estva lá dentro. Este disse no ar na TV que Alonso é que foi esperto em fazer o pit stop no instânte em que sentiu a barra. Mas o tupiniquim aí, gosta mesmo é da McLaren.
fabio desta vez nao concordo com vc . O Alonso tinha que arriscar e naquele momento nao tinha nada a perder pois nao conseguiria passar o massa e vetel. Deu certo como poderia nao dar e aparentemente realmente era muito cedo para parar como disse o massa.
Não acho que ele e seu engenheiro tenham sido políticos … Teria sentido se a parada fosse imediatamente após a de Alonso, mas como esperaram 3 voltas eu acredito que tenha sido um erro de estratégia … o engenheiro do Alonso é melhor na minha opinião …
Justamente Fábio, é bem isso mesmo. Se Massa falasse outra coisa se queimaria dentro da equipe. Ele pensa muito nisso antes de dar qualquer declaração em publico.
Pois então… gostei do raciocínio… de ambos… mas enfim… preferências, dúvidas, decisões contestáveis… é a vida.
ps: Na segunda rodada de pit-stop o Alonso parou uma volta antes do Vettel, por isso que ele voltou na frente.
Vettel tmb disse que foi surpreendido com o pit do Alonso, ele tmb foi político?
Massa reconhece que foi conservador naquele momento, Vettel disse que Alonso surpreendeu parando antes.
E tão difícil reconhecer isso?
E aqui vai o principal, Alonso com pista livre foi mais rápido do que Vettel e Massa. Só o pit antecipado o mandou pra frente, mas ele se manteve na frente pq era mais rápido, ele apostava que poderia ser mais rápido e por isso parou antes, méritos pro cara.
Rob Smedley pro Massa depois que o Vettel e o Sutil foram pro pit: “Now you’ve got a clear track in front of you let’s see what you can do.”
Alonso arriscou parar antes pq não tinha nada a perder, ele era o último dos 3. Kimi e Sutil estavam com uma tática de penas duas paradas.
Se desse errado ele ficaria no mesmo lugar, atrás de Vettel, Massa e sutil.
Deu certo dessa vez, mas vamos relembrar a última corrida de 2010, ele resolveu antecipar sua parada pra”marcar” o Webber e parou logo depois do australiano. resultado: ficou uma eternidade atrás do Petrov, não passou (naquela temporada não tinha asa movel) e viu o título cair no colo do Vettel. Uma aposta que se transformou em um erro fatal.
Algumas declarações do Massa sobre as paradas:
“Honestly it was a little bit too early to stop. We were planning to stop maybe three or four laps after.
“Looking at the degradation on the tyres, it was quite high. But he took a risk and it worked.”
Massa felt track conditions moved in Alonso’s favour.
“The track improved and it was much better for keeping the pace with more rubber on the track, and he didn’t have any cars in front,”
“So it worked. For sure when you are behind it’s always easier to stop before and try to take the risk.
Fábio, dessa vez fica difícil concordar com você em relação ao Massa. O Alonso foi para os pits e o Massa precisava ser consistentemente mais rápido por 3 voltas para garantir a posição. Tomou pau do Kimi em pelo menos 2 das 3. Como disse o próprio Reginaldo: “Ai não dá né”
Quem ganhou a corrida? Ah tá… O Alonso também tomou pau do Kimi, que está de volta com força total. De olho na Lotus! E FORÇA FELIPE!
Você viu a corrida? Como ser consistentemente mais rápido sem pneus?? Pelo contrário, como êle estava na frente, êle deveria ter ido primeiro aos boxes. Sacanagem da Ferrari.
O Kimi tinha pneus no mesmo estado… antes de ofender, vai ver os pits.
Bela corrida, com boas surpresas. O que não foi surpresa foi a facada da Ferrari no Massa, começaram bem, já escolheram seu primeiro piloto. A proposito o pneu do meu carro é melhor que aquele super-macio, tanto dinheiro para fazer uma droga daquela.