Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Muito boa a corrida de abertura da temporada 2013. O Kimi além de mostrar que é um grande piloto, fez uma estratégia que surpreendeu a todos. Corrida também se ganha usando a cabeça…
Ferrari mostrou estar forte, ritmo constante e mais uma vez, a Ferrari “pecou” ao segurar o Massa mais tempo na pista antes da segunda parada. Veremos novamente o mesmo filme dos anos anteriores, favorecendo o Alonso???
McLaren com desempenho incompatível com o que estamos acostumados a ver.
Mercedes com o Hamilton vai dar trabalho.
Agora, o melhor da corrida foi o seu comentário depois da rodada do Maldonado no final da reta dos boxes: “O carro não reclama dele porque não pode falar!!” Um dos comentários mais engraçados e oportunos que já ouvi na F1!!!
Perfeito o que disseste sobre Alonso, Massa e a Ferrari.
Duro é o brasileiro assumindo parte do “erro”, colocando tudo no plural: “erramos”. Rubinho era mais direto.
http://tazio.uol.com.br/f1/massa-4o-admite-erro-em-estrategia-foi-nosso-maior-problema
Fábio, este ano veremos do que Perez é feito? Até o momento, não o vimos, não li o nome dele em nenhum lugar…
Abraço!
Quemé Rubinho?
Fabio nao concordo que a Ferrari tenha sacaneado o Massa. Foram 3 pits stops durante a corrida, em dois ele entrou antes no boxe q o Alonso..Ou seja , ele teve duas oportunidades para realizar a mesma estrategia q o Alonso mas ele nao aproveitou.. Alem do mais, foi como o proprio Massa disse, nao dava pra saber como o carro reagiria no final da corrida, entrando antes no boxe… Alem disso, o Massa tinha mais carro q o Vettel e o Sutil, e mesmo assim nao conseguiu passar nenhum dos dois (O Sutil ele passou, mas somente apos muitas voltas e tempo perdido)… Acredito q o Massa tenha feito uma boa corrida, mostrando grande evolucao em relacao ao ano passado, porem precisa parar com essa coisa de teoria da conspiracao.. Existe jogo de equipe sim, mas apenas quando um corredor tem reais chances de titulo e o outro nao.. Ou seja isso apenas acontece mais para o meio do campeonato..
Valeu Eric, isto sim é um comentário sensato!
parabéns.
Eric:Otima observação e conclusão.Perfeitas.
Nao se trata de parar antes ou depois. E sim dar mais duas voltas com pneu velho e perder tempo suficiente pra jogar fora o podio. E um final a frente do Alonso. Toda equipe para um carro, a na volta seguinte o outro. Nao deixaram ele entrar na seguinte.Mandaram seguir. Ele perguntou ainda no radio. Nao vou entrar?? E ai??
SACANEARAM SIM BROTHER.
Fábio, acabei de rever a corrida e, de fato, Alonso usou o DRS na volta 27, quando o uso do mesmo estava proibido. Após passarem pelo local da escapada de Maldonado, as imagens mostram-no atrás de Rosberg com a asa aberta. Todos os demais carros, inclusive o de Vettel, estavam com a asa fechada.
“Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.”
Seria bom, Fábio, deixar estes dois parágrafos bem acessíveis em seu computador. Certamente você irá utilizá-los o ano todo, e talvez com alguma freqüência.
É uma pena, mas o Brasil quase não existe mais na Fórmula-1 há duas décadas. E em breve deixará de existir definitivamente.
Fabio, os pneus do Massa acabaram a 7-8 voltas do fim, lembra?. Por isso, pode até ter parecido sacanagem, naquele momento da corrida, mas a troca de posições da Ferrari foi fundamental para o Alonso chegar em segundo, mas em NADA alterou o resultado do Massa. Sem pneus no fim, teria sido presa fácil para Alonso e Vettel. Dessa forma, me parece que a decisão foi certa. O q vc acha?
Concordo plenamente, a Ferrari desde a epoca do Barichelo e com o Massa sempre jogou sujo, atuando somente para o Alonso e desrespeitando o próprio regulamento proibindo ter primeiro e segundo piloto. Acho que o Massa com um bom apoio pode ser uma carta tanto como o Alonso. Alias ele foi um ótimo vices campeão, se não fosse os erros absurdos da Ferrari naquele ano.
Fábio,
No calor da corrida também acreditei em armação da Ferrari para fazer o Alonso passar o Massa nos boxes.
Mas depois, pensando mais friamente, considerando o tempo da volta do Alonso já de pneus novos, bem como o tempo do Massa naquele momento, 1 volta a mais seria suficiente para o suposto plano sórdido. 2, no máximo. Mas jamais 3!
1 ou 2 voltas a mais na pista seriam suficientes para colocar o Massa atrás do Alonso mas com chance de ficar à frente do Tião!
Hoje, lendo a declaração do Massa dizendo que errou na estratégia, mas que fico três voltas a mais na pista porque achou que os pneus iriam se deteriorar demais no final, me fez certo sentido.
Ele mesmo está dizendo que errou. Mas vejo que falar que o cara errou agora, depois do acontecido, é meio que ser profeta do acontecido. Os pneus realmente eram uma incógnita. Se o desgaste final fosse mais acentuado do que foi, poderia acontecer de, ao final, o Alonso e o Kimmi, durante 3 ou 4 voltas, rodar 2, 3 segundos mais lento que ele, que estaria com pneus 3 voltas mais novos.
Mas enfim, é só mesmo uma tentativa de querer não acreditar que a Ferrari sacanearia o Massa deliberadamente…
Parabéns pela participação no SPORTV!!
Fábio,
Sem comentários quanto as preferências(já sabemos) mas,se Felipe menter postura agressiva como a de hoje, haja visto a primeira volta, não acha que a Ferrari teria que abrir mão da tal preferência? ou é apenas cumprimento de contrato?
Fabio
Isto sempre existiu na Ferrari.
Mas é uma questão de reconhecimento.
Alonso tem apoio do Santander.
Temos que reconhecer isto e ver que para o Santander isto é importante e valioso.
Por isso as pessoas que tem conta no Santander no Brasil tem que entender que não tem importância para o Banco.
Na hora de trocar o carro, enterder que o Brasil não é importante para a Fiat e procurar outro.
Questão de reconhecimento.
Um abraço
Itamar
Uma das melhores corridas dos últimos anos. Pela primeira vez não tive vontade de ir dormir.
Bom, se não fosse o fato de Grojean ser mediano, eu teria palpitado na mosca! Se bem que somente Raikonen e Alonso foram informados depois de exaustivas análises hehe. O Maluco da primeira volta eu pus em terceiro na tentativa de quebrar a banca.
Quanto à Massa, segundo piloto sempre será segundo piloto.
Abração.
Bom dia Fabio.Na minha inocencia,te pergunto:Para a Ferrari QUE DIFERENÇA FAZ se o campeão for o piloto X ou o piloto Y??? Se for pressão do banco patrocinador,continuo não entendendo,pois,não é aqui nas terras tupiniquins que o tal banco alcança os seus maiores lucros?Não é aqui no Brasil tambem que a FIAT tem os seus melhores resultados?
POR QUE A PREFERENCIA PELO ALONSO?
simplesmente por que Alonso é mais piloto que o Massa. como Vettel é mais piloto que Webber, como Schumacher era mais piloto que Barrichello, como Prost era mais piloto que Damon Hill, como Senna era mais piloto do que Berger, Nakajima ou Dumfries. óbvio ululante.
Olha Juliano,particularmente não gosto e nunca gostei do Massa,inclusive em 2008 torci para o Hamilton.
Tambem concordo com voce que Alonso é melhor que Massa,mas não tão mais bom assim como alguns colegas aqui afirmam.Em plena condição de igualdade,veja bem,em PLENA condição de igualdade,acredito que Massa seria capaz de bater Alonso.Não vamos nos esquecer que Massa so não esta na galeria dos campeões da F1 por puras falhas que a Ferrari teve em 2007.
*falhas que a Ferrari teve em 2008
O campeonato promete ser ainda mais equilibrado esse ano com tantos campeões do mundo correndo!Acho que desta vez o Vettel vai ter que suar muito mais se quiser ser tetra,terá ótimos adversários e assim será muito melhor para o campeonato e para nós amantes da velocidade e espero que os carros ajudem um pouco em especial o Raikkonen,pq a Ferrari mais uma vez mostra que precisa fazer manobras para ajudar o Alonso e infelizmente para nós brasileiros ficaremos muitos anos e isso já aconteceu,sem ver um brasileiro no ponto mais alto do pódio e campeão do mundo!Uma pena!
Boa corrida, de estratégia.
A Marussia não apareceu nas transmissões, reparou?
Ainda acho que a diferença é o motorzão da Renault.
Massa tinha menos velocidade de reta que Alonso, por isso não conseguiu andar bem atrás de outros carros.
Ele deveria marcar o Kimi e não parar para voltar atrás do Vetel. Sutil e Hamilton não seriam adversários na disputa. Não tinha nada a perder ficando na pista.
Enfim, a Ferrari sabe do carro, dos pneus e optou por parar mais tarde na segunda parada e mais cedo na terceira.
Kimi é o cara mesmo. É só trata-lo bem.
O Sportv não vai transmitir a coletiva pós corrida mais não? E o que é aquilo da Globo cortar a transmissão na hora da entrevista no podium? Estão perdendo atrações importantes para quem curti a F1.
Vi o treino que valeu no Sportv com sua participação. Jornalista Fábio Seixas. Legal. 🙂
Massa não diz que foi ideia dele e do Staff dele isso?….Porque achar pelo em ovos?
Minha sobrinha de 6 anos tambem jura de pé junto que daqui a alguns dias será o coelhinho da pascoa que trará os seu ovos.
Massa Brasileiro fraco na competição não tem personalidade como barriquelo, só Sena tinha coração brasileiro e batia de frente por um lugar ao sol e não se curvava como esse massa está fazendo e barriquelo no passado. Triste realidade!
Bela Corrida! Me preocupa a perfomance da Maclaren. Acho que os três primeiros colocados será a síntese dessa temporada 2013.
Bom dia Fábio, após o Gp, entrevistado pelo Tv Globo, Massa disse que a escolha de tocar seus pneus após o Alonso, foi sua e de seu engenheiro!! Inocência minha?? Ou pode ser?? Abraço a todos…
Desculpa ai, depois que falaram “pintou o tetra” eu disse, a corrida ainda nem começou.
Ta ai a mostra, acho que Alonso leva este ano se manter a consistência.
Vou agora assistir a corrida novamente pelo SporTV para ver os comentários do Fábio Seixa lá na telinha, aliás, nos treinos a nova equipe de transmissão do sportv ficou excelente, bom narrador (Daniel) com o Fábio nos comentários e o até o Luiz Razia foi bem.
Espero que o Fábio continue lá.
Ridículo!!! A Ferrari abriu mão de uma provável vitória de Massa para beneficiar Choronso!
Caracas… Eu nunca acreditei em conspiração da Ferrari contra o Massa, mas vesta vez… Concordo inteiramente com o Fábio. Mano véio, até minha avó se fosse engenheiro da Ferrari não deixaria o Zaca mais de uma volta de diferença de um pit stop pro Alonso. O Zaca perdeu uns 10 seg só nessa brincadeira. A Ferrada poderia estar com seus dois pilotos no pódio. Idiotice pura. Até !!!
Belo comentário sobre a corrida Fábio Seixas bem ponderado .Mas também destaco a homenagem do MASSA ao BARÃO WILSON FITTIPALDI no capacete.Vamos aguardar o próximo…..vamos rezar para não chover demais na MALÁSIA.Abraços,
FLÁVIO PENNA
A Fiat deveria ir embora do Brasil em retaliação a estas pérolas ja nao compro um carro seu a anos meus filhos daqui por diante tambem nao comprarão e quero influenciar meus amigos.
Ricardo:Indo embora colocaria milhares de pessoas e suas famílias no desemprego ,não colaborando com as informações fasulas de que a ecônomia brasileira não esta em crise.Independente disso pode voltar á comprar as carroças de sempre.
Só para o Raikkonen os pneus supermacios, não foram um problema…..?????
Zacarfias continua a piada da F1
Fábio, conforme a mídia informou, sete equipes de f1 podem falir nos próximos anos. Há chances de a F1 acabar um dia?
Ano passado poucos jornalistas enfatizaram o trabalho do kimi. Pelo carro que tinha, chegar em 3 foi um grande feito, constante e regular o ano todo. Acho ainda que não tem condição de ser campeão, falta braço e carro.
Desculpa aí, mas seu comentário é de quem alugou o cérebro pra NASA.
Pode até faltar carro,mas você falar que falta“braço´´ pro Kimi é forçar um pouco a barra…
kimi kimi, kimi Raikkonen vence o GP da Austrália !
É Fabio! Não da pra dizer que foi erro de estratégia da Ferrari não. Acompanhando a corrida pelo live timing eu já sabia no meio da segunda volta a mais que o Massa tava dando que ia voltar atrás do Alonso, já tinha menos de 22s pro Alonso… será que o engenheiro da Ferrari não viu e ainda deixou ele mais uma volta na pista achando que ia prestar? O discurso do Felipe dizendo que “Achamos que eles estavam parando cedo demais e no final isso podia complicar” é um bom argumento, mas não convence… pois se tava todo mundo parando ia ficar complicado pra todo mundo, antes então ele garantir sua segunda posição que voltar atrás, pegar tráfego, duelar que faz consumir mais pneu ainda… enfim, Ferrari é Ferrari e cada dia que passa eu detesto mais essa equipe e esse espanhol.
O massa mentiu. Por ordem. Achamos o cassete. Ele berrou no radio se podia entrar.
pois é rapaz… fazer o q?… Não há duvidas q o Espanhol é mais piloto que o Brasileiro, mas pro Felipe ter alguma chance minima de disutar o mundial, vai ter que contar com muita sorte ainda nesse começo de campeonato, do Alonso abandonar provas mesmo rsrsrs… felipe mostrou q as coisas estão diferentes mesmo… é o q eu digo, ele pode não ser o melhor piloto do grid, mas ja disputou 2 campeonatos pau a pau com esses caras da ponta e perdeu um titulo por infelicidade, então ele não é um zé roela, é um bom piloto sim e q tem recursos, mas pra disputar de novo vai ter q contar com a sorte…. só espero q essa “estrategia” da ferrari não quebre a confiança dele.