Raikkonen, para enterrar desconfianças
17/03/13 04:39Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.
Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?
Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.
E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.
Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?
Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.
Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.
Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.
Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.
Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.
Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.
O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.
Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.
Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)
Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.
Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.
(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)
Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.
Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.
Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.
Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.
Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.
Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.
Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.
Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.
Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.
Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.
Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.
Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.
Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.
O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.
Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.
Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.
Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.
Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.
Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.
Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.
Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.
Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.
Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.
É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.
O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.
Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.
Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.
Assim como no futebol, deixamos de ser referência faz muito tempo e não nos demos conta disso. Alguns ainda pensam, como eu pensei durante um bom tempo, que Barrichello e Massa estavam lá pra ganhar corridas. Na verdade, como no futebol, estavam (e o Massa ainda está) lá para ganhar dinheiro.
Em relação aos nomes complicados, sugiro o seguinte: Van der Garde, vc chama de Zé e o Karte… de Mané. Se conseguirem mostrar serviço, vc volta a escrever o nome dos caras. Facilita sua vida e a nossa
Fabio. Essa madrugada eu decidi desistir de vez da f1. Acordaria hj as 7 para trabalhar, inclusive agora estou no trabalho por isso ja sou o primeiro a postar. Fiquei acordado, dormi 3 horas. Pra q? Pra ver a ferrari jogar a corrida e as primeiras voltas de um digno piloto do Felipe no ralo. Sujos, pilantras e sem escrupulos. Estou com 1500 reais guardados pro ingresso no setor M deste ano e não vou mais. Acordar de madrugada?? Ultima vez!! Vou ter que procurar outro esporte para dedicar minha torcida, pois odeio futebol. Lamentavel.
Se for observar, dessa vez foi muito pior que Austria 2002, naquela temporada Schumacher estava muuuuito a frente de Rubinho na pontuação. O brasileiro vencendo aquele GP não ia mudar muito a situação da tabela, no final Schumacher ia ser campeão do mesmo jeito. E o alemão devolveu a vitória perdida da AUT ao Rubens no GP do USA do mesmo ano.
Nesse GP da Austrália a situação é completamente diferente!!! Os dois pilotos da Ferrari começaram com zero pontos na largada. Nessa altura, Felipe podia estar a frente na pontuação em relação ao companheiro. No caso de Rubinho 2002, nem a vitória mudaria a tabela…
Felipe largando na frente, fazendo uma prova melhor que o espanhol, e conseguindo ficar a frente no mundial, só daria mais motivação para a próxima corrida.
Massa já sabe o que esperar daqui pra frente…
Felipe comentou depois da prova: “Naquele momento onde o Alonso resolveu parar antes e os outros carros também, nós acabamos até pensando que talvez fosse cedo demais”
Oras, pra que correr risco? Se vc esta na frente e para junto, o máximo que vai acontecer é “igualar” o lucro ou prejuízo. Como demoraram três voltas, quem ficou no prejuizo foi Felipe.
Complicado, Felipe pode até questionar na equipe, mas a mesma jamais vai admitir que errou na estratégia de propósito. Tem a máxima “melhor estratégias diferentes”, assim a chance de um carro se dar bem é melhor…
Mas dessa vez deu muito na vista senhora Ferrari…rs
É… Dessa vez o massa terá que ajudar o alonso a ganhar o campeonato de quem?
A Ferrari, mais uma vez esculhambou com a corrida de Felipe.
Só vai ganhar se alonso nao estiver na pista, e olhe lá….isso vem desde Rubinho.
Isso não esporte! isso é falcatrua
paulo emilio
Ainda vou ter que assistir a corrida, mas pela sua descrição (claro ainda estamos na 1ª corrida) mas da pra prever umas coisas:
1º. A Lotus chegou pra brigar;
2º. A McLaren ainda não chegou;
3º. A Ferrari confirma uma declaração de Motezemolo que disse “Queremos Alonso Campeão e Felipe esta aqui pra ajudar”;
4º. Parece que a morte de Chavez trouxe o velho Maldonado de volta.
Em tempo:
5º. A Mercedes com Hamilton parece outra equipe, um parece está fazendo bem ao outro.
Fábio, em vez de escrever “Ferrari”, coloca “Alonso Team”, e pronto. Elucida muito os acontecimentos desta e das futuras corridas, que tal? Mas Massa,se continuar correndo nesse ritmo, talvez possa continuar em uma boa equipa, ano que vem.
Triste consttação, há mais mexicanos do que brasileiros na F1 de hj. “Que Fase”
Não temos mais reabastecimento, antigamente quanto o piloto adiava a parada de boxes ele levava vantagem porque ficava com carro leve(só que muitas vezes ele largava mais pesado com mais gasolina. Antigamente as paradas eram mais por causa do reabastecimento que troca de pneus. Mas no final, compensava largar um pouco mais pesado porque usando essa estratégia vc ficava mais tempo na pista. Lembram das três voltas voadoras de Schumacher? Pois é, muitas vezes o alemão não fazia pole porque estava com mais gasolina na largada, mas durante a prova compensava enquanto todos VOLTAVAM do boxes mais pesado.
Nesse caso tinha dois agravantes, os rivais voltavam mais pesados e perdiam uma volta pra esquentar os pneus. Schumacher também perdia uma volta pra esquentar o pneu, mas nessa altura quantas posições ganhava? Quem adiava a parada de box em uma, duas ou três volta voava na pista com carro bem leve, mesmo com pneus gasto.
Hoje sem reabastecimento é o contrário, se vc para no limite dos pneus, sai dos boxes com pneus novos muito mais rápido, a diferença de peso não existe e todos levam uma volta pra esquentar o pneu. O ganho fica na aderencia retornando na pista! Foi assim que Alonso ganhou as posições de Vettel e Sutil, o espanhol deu o pulo do gato quando parou antes de Massa.
Essa estratégia de colocar pneus na hora certa é MANJADÍSSIMA, não tem como errar porque não tem estratégia de gasolina. O pneu esta no limite? Ok, manda Alonso parar primeiro, MAS NA VOLTA SEGUINTE MANDA O BRASILEIRO PARAR EM SEGUIDA! Dificilmente Alonso ia ganhar a posição de Massa.
Deixar o brasileiro três voltas com pneus gastos foi um ABSURDO, foi proposital e Massa sabe disso! Não sou pacheco, mas sigo a linha do Seixas “a sacaneada foi clara”, resta saber se Massa vai COBRAR da equipe.
Felipe pode até cobrar, mas nada vai mudar, o favorecimento ao espanhol começou na cara dura logo na primeira corrida do ano(nem nos tempos de Schumacher eu vi isso). Montezemollo foi bem claro, gostaria que Massa ajudasse Alonso na busca pelo título.
Eu até fiz piada com a situação durante a semana em um comentário. Diálogo entre Galvão, Reginaldo Leme e Burti questionando um possível jogo de equipe nesse GP da Austrália. Muitos vão se lembrar desse meu comentário, no final o Tirica aparece no boxes da Ferrari.
Não mandaram Felipe entregar a posição na cara dura, mas impediram dele ficar e frente do espanhol…deu na mesma!
Felipe que trate de colocar um carro entre ele e o espanhol porque vai ser assim o ano todo. Com a Lotus indo bem e Vettel brigando pelo título, a Ferrari não vai pensar duas vezes pra favorecer espanhol.
Na real, era para Massa chegar e frente de Alonso nessa prova, enquanto o brasileiro estava a frente, Alonso estava LIMITADO no ritimo do brasileiro. Depois que INVERTERAM as posições, aí o espanhol começou a voar na pista. Alonso viu que Massa estava vendendo caro a posição, logo, esperou a primeira parada pra equipe mudar a situação.
E eu vou mais longe, Felipe sabe a volta que o espanhol para no boxes, QUE FAÇA COMO NELSON PIQUET NOS TEMPOS DE WILLIAMS. Se Alonso vai parar na volta 15, Massa pare uma volta antes, QUEBRA A ESTRATÉGIA DO ESPANHOL. Depois se prepare, a Ferrari vai pra cima questionar porque mudou a tática.
Oras, inventa uma desculpa esfarrapada: “mudei porque achei que tinha que mudar o carro estava rápido, mas difícil de pilotar. Achei melhor parar duas voltas antes. Alonso ia parar na volta 15, eu na 16, resolvi mudar para volta 14″…FODA-SE!!! É assim que se impõe dentro de um time, mas se peitar a equipe, tem que fazer o resultado!
Se sacanearam Massa nesse GP, o brasileiro também tem o direito de sacanear a equipe. Foi isso que Piquet fez na Williams. Nelsão certa vez ficou ouvindo a conversa de Mansell no rádio, quando avisou que ia para em determinada volta. Piquet que estava a frente, parou antes, ferrou com Mansell que teve que dar uma volta a mais com os pneus no “osso”…
Se Massa para na mesma estratéga de Alonso(uma volta depois), podia ferrar com a corrida do companheiro, a Ferrari não quis arriscar. E eu pergunto, o engenheiro de Felipe serve pra que? Ele também tem que ajudar a dar o pulo do gato:
“FELIPE OS PNEUS ESTÃO NO LIMITE? PARE UMA VOLTA ANTES DO ALONSO QUE VC VOLTA NA FRENTE DELE”
O problema é que o engenheiro também recebe ordens…
Se Felipe para uma volta antes do espanhol, será que a Ferrari não ia demorar uns segundos a mais na troca de pneus no carro? Função de Felipe no time é ajudar o espanhol…
Baita corrida de Raikkonen e Sutil, mas Kimi foi brilhante porque largou com pneus iguais aos rivais mais forte. E quando mudou a estratégia para uma parada a menos, ele pilotou uma barbaridade porque teve que ficar com pneus mais duros(ganhou tempo por não parar uma vez a mais nos boxes, mas estava com carro teoricamente mais lento por causa dos pneus mais duros).
No final, mesmo com pneus mais usados Kimi manteve o ritimo, o espanhol vinha babando, vitória fantástica.
Melhor carro da Mercedes chegou a 45 segundo do vencedor, pra ter uma idéia, em 2012 Rosberg chegou a 58 segundos. A Mercedes ainda esta muuuuito longe de brigar por título. Pode fazer poles, vencer corridas e fazer pódios, mas fazer um campeão ainda é pura ilusão. Pra ferrar ainda mais, Rosberg abandonou por problema no carro, mais uma dor de cabeça…
Falaram tanto do Schumacher, mas Lewis também tomou ultrapassagem de tudo que é lado nessa prova(ninguém faz milagre sem o carro não ajuda). Agora Ferrari e RBR vão estar atentas para uma parada a menos como Raikonen fez(podia ser a salvação da Mercedes). Largar em sétimo e vencer dessa forma foi um show…
Concordo com vc ! Vendo a corrida hj fiquei feliz do Schmacher não estar lá. A mercedes é boa de uma volta, na corrida vai continuar levando dos outros. Só que apesar de todos os problemas eu nunca ouvo o Schumacher reclamando de ninguém lá, o Rosberg sempre teve a mesma postura. Agora vc acha que o Hamilton vai aguentar. Eu duvido !! Um ano chegando 45 segundos atrás e ele chuta o balde…
A exemplo da Ferrari, no 500 a.C., um espanhol e um brasileiro, teóricos companheiros, batem-se diariamente em duelo. 500 no total, durante os 500 dias Antes da Copa.
http://500copa.blogspot.com.es/
Alô, Fábio Seixas, se ligue e não seja apenas mais um Galvão da vida.
O erro estratégico foi do próprio Massa e ele já assumiu isto.
E ele nunca vai ganhar mesmo do Alonso pois a diferença é grande.
E ele tem que contratar um estrategista para pensar por ele e pilotar. Só isto.
E tenho dito!
Essa turma que acha o Alonso o melhor piloto de todos já começa com as desculpas “as vezes o Massa é mais veloz que ele”.
Ora, esse “as vezes” já são umas quatro corridas seguidas. Isso é coincidência?
É o segundo “melhor 2º piloto”.
mas já faz 3 ou 4 corridas seguidas que Massa vem sendo melhor que Alonso, espero que ele utilize isso para encontrar uma outra equipe ano que vem.
Este aviso é para o felipe Massa! O Brasil sempre teve na F-1 respeitáveis corredores, campeões etc.., por isso Massa, mostre competência não abra mão de sua capacidade. Dificilmente a Ferrari renovará seu contrapara a temporada de 2014. Mostrando personlaidade na pista, pois competente voçê sempre foi. Tal atitude portas outras se abrirão! Minha cidade amada – Gongogi – Bahia, terra abençoada.
a ferrari continua a mesma faz lindos e maravilhosos carros super esportivos e joga o automobilismo na lama e a ultima vez que comento ou leio a respeito isso vem desde rubens e vai continuar pra mim ja deu bom ano pra vc fabio gosto muito do seu trabalho
Ola Fabio e todos os amigos que participam do Blog.
Belo retorno da F1 em 2013 apesar da palhaçada da nossa Ferrari ter começado antes do esperado.
Estratégia é toda voltada pro Alonso enquanto o Massa, como sempre, perde posições na troca de pneus além de outras coisas que nunca saberemos, mas fazer o que? A definição de quem é quem dentro da equipe é clara.
Depois a Ferrari reclama que fica difícil conquistar o título de construtores porque o segundo piloto nao consegue trazer pontos importantes para o time….
Bem, depois das reclamações iniciais, gostaria de deixar um grande abraço ao Ramiro pela iniciativa de continuar com o campeonato dos palpiteiros versão 2013.
Com relação ao prêmio, bem que você Fábio, poderia convidar o Ramiro e os vencedores para participarem do fechamento do ano no Pit Stop para a entrega dos prêmios, com todas as despesas pagas, obviamente.
Só não participo por dois motivos 1) O Ramiro é meu tio, isso poderia configurar nepotismo……e 2) Moro em Shanghai, e no caso de ganhar você teria que arcar com as despesas e tickets aéreos, como já disseram você é muito mão de vaca prefiro ficar so assistindo de camarote e continuar apoiando o blog aqui mesmo da China.
So pra relaxar aqui vai uma dica para aqueles que tiverem interesse em conhecer um pouco mais da China:
http://chinanaminhavida.com/
Vale a pena entrar e conferir, é cultura e diversão garantida. Desculpem pela propaganda, mas o Blog do Fábio também é de utilidade publica…..
Bem, é isso ai, desejo a todos os amigos do blog e principalmente ao grande FS um ótimo ano e um campeonato cheio de emoções e alternativas.
Grande abraço a todos.
Ganhou quem não obedeceu às “ordens” da Pirelli. Todos os outros seguiram o script preparado pela fornecedora de pneus, acreditaram que 3 paradas era obrigatório e entraram pelo cano. A RB tem um carro impressionante e não deve se atrapalhar muito para ser facilmente campeã do mundo e dar o título a Vettel. Adrian Newey fez tudo certo, desde o primeiro treino livre até a qualificação. Eu tinha uma dúvida se a RB conseguiria afinar o carro corretamente para esta corrida, uma pista claramente não muito favorável para o RB, e isso se confirmou, Newey teve medo e domou demasiado o RB que ficou sem capacidade de reação em pista. O primeiro a sentir isso foi Webber que, devido a uma má largada, ficou entalado nas posições do meio do pelotão.
O Lotus deu sempre sinal ao longo dos testes de inverno e neste fim de semana nos treinos livres de que degradava os pneus mais rápido que as outras equipes, mas a temperatura baixa da pista ajudou, nem fria como Barcelona, nem quente como se temia. Raikonnen fez a diferença, desafiou a Pirelli e fez diferente e fez a diferença, mas é uma vitória mais de erros dos outros do que propriamente mérito do Lotus. Pena é não termos tido as cômicas comunicações entre Raikonnen e a box da Lotus.
Alonso se beneficiou dos erros de afinação do RB, e levou o seu Ferrari ao pódio. Pelo que se viu nos treinos e na qualificação, me parece pouco para lutar pelo título este ano. Na falha da RB, esperava que o Ferrari fosse o vencedor e não o Lotus, e mesmo com essa chance a Ferrari não foi capaz de vencer. Parece muito aquela corrida, de certa forma, de Abu Dahbi, só que desta vez Raikonnen ainda reagiu claramente aos ataques de Alonso. Estranho dizer isso, mas me parece que o 2º lugar de Alonso tem cara de 6º lugar.
Vettel, como já disse, foi vítima do gênio de Newey e da obediência às indicações da Pirelli. Os carros que melhor renderam tiveram uma velocidade perto de 270 km/h no 1º setor, 290 km/h no 2º setor e de 306-308km/h no 3º. Newey não encontrou a afinação correta para este GP.
Massa ainda se iludiu no início da corrida. Será que realmente acredita que pode bater Alonso. Se pensa isso a ilusão é maior do se pensa. E acreditando nisso, pelo menos hoje, geriu mal os pneus e como sempre volta, como em 2012, a ficar abaixo do pódio. A Ferrari, tanto com Alonso, como com Massa mostrou que o carro degradou os pneus muito rapidamente.
Hamilton e a Mercedes acabaram, com este 5º lugar, por disfarçar os problemas de competitividade do carro. O abandono de Rosberg expõe os erros. Já era sabido que Barcelona foi uma andorinha e uma andorinha só não faz verão. O carro não funciona bem em nenhum tipo de afinação. Nem optando por velocidade de ponta elevado, nem com a afinação oposta. No fundo o carro tem erros de aerodinâmica que deixam o carro com desequilíbrios na dirigibilidade do carro e aí o carro acaba por se apoiar nas partes laterais dos pneus. O carro esteticamente não é muito diferente do de 2012, e o comportamento em pista parece idêntico.
Webber erra a largada e tal como Vettel fica limitado pela afinação errada do carro e de uma estratégia estúpida de paradas nas boxes. Parar na 6ª volta foi meio cômico mas foi mais cõmico para a Pirelli que dizia que os Super soft conseguiriam rodar 16 voltas. Para além de 8 voltas ninguém conseguir manter o carro em segurança em pista. Webber corria em casa, sonhava com um resultado histórico e sai com um pesadelo. O 6º lugar até salva o dia.
Suttil e di Resta parece que erraram ao só pararem 2 vezes, mas isso não é a verdade. di Resta largou em 9º e Suttil em 12º. Os dois terminaram em 7º e 8º. Parece que foi um ganho. Só faltou um afinação melhor do carro que permitisse fazer render melhor os médios. Suttil chegou a liderar a corrida, apareceu na frente e podia ter sido a 2ª surpresa do dia.
A Mclaren não se encontrou mesmo. Button sai com 2 pontinhos. Em 2012 venceu. É uma queda anômala. Com tantas novidades no carro, Button se perde. Falta foco e falta se livrar da mania de achar que é capaz de criar o carro perfeito. O piloto nunca se sente a vontade com o carro. Qualquer trepidação, Button transforma em terremoto. Lá para o Gp de Barcelona, a Mclaren já estar perto do pódio.
Grosjean faz o oposto de Raikonnen. Ficar em 10º mostra de certa forma que a vitória do Lotus é fruto exclusivo de uma estratégia perfeita de pneus, mas dificil de repetir ao longo da temporada. Não vai ser em todas as corridas que a pista vai estar tão fria, vai cair uns pingos de chuva para ajudar a conservar os pneus, etc. A pista também é pouco abrasiva. O Lotus está mais para a média entre 1º lugar e 10º.
Perez é o piloto errado para a Mclaren. Isso ficou claro hoje. Na verdade já era claro quando andava na Sauber.
Vergne errou quando ultrapassava Grosjean. Podia ter ficado em 10º ou talvez 9º. Sem o erro teria também engolido Button, mas o Toro Rosso decepciona. Na verdade são os pilotos. A pior dupla de TR até hoje.
Guttierrez bate Bottas na luta pelo lugar de rookie do ano, mas o Sauber precisa de uma reestruturação. Está tudo errado. Infelizmente a equipe caiu quando a Monisha assumiu a equipe. Peter Sauber vai sentir saudades da temporada de 2012.
Bianchi não fez nada além do que teria feito Razia, achou eu.
A Caterham tinha tudo para entra no top 10 pelo menos em umas 4 corridas este ano, mas a falta de capacidade técnica naqueles bancos junto à pista arrasaram com as chances da equipe em marcar seus primeiros pontos este ano. Ainda é cedo, mas a corrida de hoje é uma tragédia para a Caterham. Com motor Renault, perder para um Cosworth não é nada bom.
Bottas não tira leite de pedra e Maldonado depende da vitória de Maduro, porque em pista o piloto é um barbeiro autêntico. Botou na cabeça que o carro não é guiável e consegui provar isso, mesmo que a força.
Das 5 piores corridas para a RB este ano, a da Australia era a mais difícil e isso se confirmou, mas me parece pelo que foi visto ao longo de todo o fim de semana que a RB é claramente favorita para vencer entre 12 a 15 corridas este ano.
Foi uma boa corrida. Só o horário impróprio é que trouxe o sono, porque na pista houve sempre algum momento com alguma tensão positiva. Não foi a corrida dos sonhos, mas foi um bom começo.
Foi muito bom ver o Massa bem.
Ferrari continua a mesma suja.
Mclaren tentou na classificação fazer magica e fez foi uma burrice .. na corrida foi apagada.
Fabio,
A piada é a seguinte,
O Brasil é um mercado imensamente maior, mais visível e lucrativo que o espanhol (leia-se, origem do patrocinador Santander).
O Brasil é um mercado imensamente maior, mais visível e lucrativo que o italiano (leia-se, origem da Ferrari e da controladora, Fiat).
Em resumo, eu não faço negócios com o Santander e não compro Fiat. É uma forma mínima, mas é minha forma de protestar contra esses anti-desportistas e o Dick Vigarista.
Se todo brasileiro começasse a fazer isso, além de demonstrar união pelas causas, mostrariamos, ao menos na F1, a que viemos e quem manda é quem tem poder econômico.
Isso é a mesma coisa que me dava conta antes, fugindo um pouco do assunto, muitos aplicativos de smartphones e computadores com tradução de Portugal, contudo, olhe a população e capital do além-mar e o nosso, é piada.
Fora Santander.
Fora Fiat.
Tenho que comentar aqui antes de ir dormir!!
Quando em 2001 o Raikkonen estreou na formula 1 achei ele o mais bonitinho do grid, mas mudei logo de ideia com a 6 posição na estreia.
Eu sempre acreditei no “talento nato” dele, mas somos todos cientes que só isso não é suficiente.
Quando ele ganhou o título ninguém quase gostou do resultado, creditaram tudo a uma grande sorte e a ajuda do Massa o que também não deixa de ser verdade.
Acho que o grande segredo do Raikkonen foi ter parado esses dois anos, ele não mudou nada no seu jeito. Se tivesse continuado muitos iam achar o que tudo o que ele tinha era sorte e não talento, mas o seu retorno com ritmo de dar inveja em muito jovem trouxe o novo olhar sobre ele e aí foi possível perceber que ele era um bom piloto top e não apenas sortudo. o sono chegou e as palavras acabaram. abç Fabio.
Achei o Raikkonen emocionado no pódio como nunca antes. Até umas lágrimas ele deixou cair. Interessante. Torcendo muito por ele esse ano.
O que vi foi um Massa “agressivo” que em momento algum ameaçou Vettel quando supostamente era o mais rápido.
Enquanto alguns acham o carro da Red Bull fabuloso, eu não a vejo assim desde o ano passado. Que é das melhores, sem dúvida, porém “a melhor”, é duvidoso se afirmar isso, salvo nos treinos. Todavia largar na frente não garante vitória de ninguém.
A Ferrari, como no ano passado, quando diziam que o carro não prestava, continua muito forte em corrida, e isso conta mais do que ser boa em treinos.
A Lotus foi ótima com Raikkonen , mas usando a tática das demais se sairá tão bem?
E as williams ? fora a parte em que o Maldonado abandona, não me lembro de ter visto elas em nenhum momento da transmissão =/
Se escrever já é chato imagina pronunciar o nome da criatura kkkkkk
O jeito vai ser abreviar o nome do Giedo van der Garde ^^
Excelente corrida! Uma pena o que rolou com o Massa.. mas nenhuma surpresa quanto a isso. Só espero que ele não se deixe abater por isso e continue o bom trabalho que vem fazendo, quem sabe uma temporada forte esse ano não rende um assento competitivo em outro lugar.. é esperar pra ver!
ALONSOxMASSA NA FERRARI? ESSA EU JÁ SABIA E JÁ ATÉ TINHA POSTADO NO SEUBLOG TMBÉM O QUE MASSA PRECISARIA FAZER JÁ DESDE A PRÉ-TEMPORADA, TREINOS E CLASSIFICAÇÕES. E AINDA DISSE NO FINAL DO MEU POST: BOA SORTE AOS TORCEDORES DO MASSA EM 2013; A FÉ MOVE MONTANHAS. RSRSRSRSRS. ESSA EU JÁ SABIA. AGORA, E O SEBASTIAN HEIN? NÃO FEZ A LIÇÃO DE CASA. QUE FEIO; COM UM CARRÃO DESSE NAS MÃOS E NÃO CONSEGUIU FAZER O DEVER DE CASA. PARABÉNS P O ALONSO E PRA O KIMMI E AINDA PRO SUTIL, QUE ACREDITO SURPREENDEU ALGUNS NESSA CORRIDA.
Fábio, durante a bandeira amarela causada por Maldonado, quando o uso do DRS estava proibidio, tive a nítida impressão de Alonso ter passado com a asa traseira aberta.
Se isso se confirmar, ele terá que perder 25 segundos, estou certo?
Ele e a Ferrari que reclamaram tanto de supostas irregularidades cometidas por Vettel na última corrida do ano. Que ironia!
Melhor o Raikkonen ganhar do que o chorão.
O Galvão estava todo animadão e o Massa se esguelando para andar na frente, então a Ferrari colocou ordem na casa e puxou o tapetão.