Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Raikkonen, para enterrar desconfianças

Por Fábio Seixas
17/03/13 04:39

Há um ano, Raikkonen voltava à F-1 após dois anos despirocando nos ralis e até na Nascar. Um retorno festejado por muita gente, mas que levantou desconfianças de tantos outros.

Afinal, que Raikkonen retornaria à categoria? Aquele pré-2007, ousado, arisco, veloz? Ou aquele de 2008 e 2009, a fim de nada?

Ele deu logo a resposta. Com um carro apenas mediano, foi o terceiro colocado no Mundial.

E hoje, um ano depois, vence o GP da Austrália e assume a liderança da tabela.

Raikkonen, no pódio do Albert Park (Diego Azubel/Efe)

 

Ok, pode até não ficar muito tempo por lá. Mas quem sabe? Você coloca a mão no fogo?

Fato é que Raikkonen mostrou mais uma vez ter aquele quê especial. Aquela chama. Aquele conceito tão difícil de definir e que batizamos de “talento nato”.

Com uma estratégia de apenas duas paradas, contra três da maioria dos seus pares, o finlandês venceu a abertura do campeonato, em Melbourne.

Alonso ficou em segundo, com Vettel em terceiro. Massa cruzou em quarto.

Uma corrida cheia de alternativas, um bom início de Mundial.

Na largada, Vettel manteve a ponta, e os ferraristas mostraram apetite: cada um ganhou duas posições.

Massa aproveitou a má largada de Webber, jogou o carro pra direita e ganhou a segunda posição. Alonso preferiu sair pela esquerda, duelou com Hamilton e acabou subindo para terceiro.

O top 10 ao fim da primeira volta, Vettel, Massa, Alonso, Raikkonen, Hamilton, Rosberg, Webber, Di Resta, Button e Sutil.

Não demorou muito e começamos a entender que o pneus supermacio e nada é a mesma coisa: corre-corre nos boxes para colocar os médios.

Button foi o primeiro a parar, já na quinta volta. Foi seguido por Webber, Grosjean e Gutierrez. Na sétima, Vettel, Bottas e Chilton pararam. Na oitava, Van der Garde (vai ser um saco escrever este nome comprido o ano todo; não tinha nenhum Zé a fim de correr na F-1, não?)

Massa entrou na nona volta, assim como Di Resta e Pic (olha aí um bom nome!). Alonso entrou logo depois. Maldonado, que já tinha dado um passeio pela grama, fez seu pit na 11º.

Lá na frente, Hamilton e Rosberg mantinham-se na pista e lideravam. Sinal de equilíbrio dos carros da Mercedes, com ou sem a tal suspensão ativa hidráulica.

(Pensando bem, “Karthikeyan” é ainda pior que “Van der Garde”. Não dá pra reclamar muito, não.)

Hamilton só parou na 14ª volta. Rosberg, na seguinte.

Sutil, que largou com os médios, assumiu a liderança. Um acontecimento dos mais bacanas, depois de todos os problemas que ele enfrentou. Logo no primeiro GP, pagou a aposta da Force India.

Outros talvez se desesperariam ao ser verem na ponta com um carro de força média. Sutil mostrou maturidade. Liderou de verdade.

Na 18ª volta, Van der Garde entrou nos pits, com um pneu furado. Na seguinte, Webber parou, já abrindo pra valer a segunda janela de pits _colocou outro jogo de médios.

Na 20ª, Grosjean e Chilton entraram. Na 21ª, Alonso, Sutil e Vettel.

Massa assumiu a ponta e foi mantido na pista pela Ferrari. Por quê? A resposta viria em três voltas.

Quando entrou, na 24ª, voltou em sétimo, atrás de Alonso, Vettel e Sutil.

Odeio teorias da conspiração, ideias fantasiosas, ilações. Mas desta vez, a sacaneada foi clara. Mantendo Massa na pista, a Ferrari deixou claro seu plano pro GP e pra temporada e colocou o brasileiro em seu lugar. Pena. Mais uma vez, a competência esportiva foi deixada de lado.

Alonso é melhor que Massa, isso não é segredo. Mas há (e haverá) dias em que o brasileiro estará melhor. Infelizmente, não vai adiantar nada.

Na 25ª volta, um outro infame clássico: Maldonado abandona, atolado na brita. Pelo menos desta vez ele não levou ninguém junto.

Na volta seguinte, foi a vez de Rosberg encostar o carro na curva 4 e abandonar. Muito rápido, o carro da Mercedes ainda peca na confiabilidade.

Lá na frente, Raikkonen e Hamilton, com apenas um pit, lideravam. Na cola do inglês, Alonso tentava desesperadamente ultrapassar, mas não conseguia.

Hamilton só parou na 32ª. Raikkonen, duas depois.

O top 10, então, ficou assim: Alonso, Vettel, Sutil, Massa, Raikkonen, Hamilton, Webber, Button, Grosjean e Vergne.

Sem conseguir passar Sutil, Massa antecipou-se a todos e abriu a terceira janela de pits, apenas 13 voltas depois da primeira. Vettel parou na sequência.

Button e Grosjean entraram na 38ª. Alonso, líder, entrou na seguinte, entregando novamente a ponta para Sutil, ainda com apenas uma parada.

Na 40ª, Vettel passou Hamilton. Massa veio no embalo e fez o mesmo.

Na 43ª, Hamilton entrou para seu terceiro pit. Lá na frente, Raikkonen respirou fundo, acelerou e passou Sutil. Tornou-se o novo líder do GP.

Alonso babava para chegar lá. Mas precisava se livrar do alemão para tentar alcançar o finlandês.

Ele só conseguiu passar na 46ª volta. Teria 12 voltas para tirar os 4s3 que o separavam de Raikkonen.

Mas faltou combinar com o finlandês. A diferença, em vez de cair, aumentou. Na 47ª, já era de 7s7, muito por culpa do tráfego enfrentado pelo espanhol.

Aí não tem milagre. As últimas voltas foram meramente burocráticas ali na frente.

Raikkonen cruzou com 12s4 sobre Alonso.

É sua 20ª vitória na carreira, o que o iguala ao compatriota, companheiro de copo e ídolo pessoal Mika Hakkinen. É, ainda, a primeira vitória da Lotus numa prova de abertura do campeonato desde 1978, com Mario Andretti, na Argentina.

O top 10 na chegada, Raikkonen, Alonso, Vettel, Massa, Hamilton, Webber, Sutil, Di Resta, Button e Grosjean.

Esta é, obviamente, a classificação do Mundial de Pilotos. No Mundial de Construtores, a Ferrari lidera, com 30, seguida por Lotus, com 26, e Red Bull, com 23.

Um bom início de caminhada, fugindo do previsível. A Red Bull chegou toda badalada, sai de cabeça mais baixa. E isso é ótimo para o campeonato.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Nilson comentou em 19/03/13 at 0:48

    “Perez revela pedido da Ferrari para “ter cuidado” com Alonso” Como Dick cara de cavalo ainda é considerado o melhor? Depois da última corrida assistirei TV sem áudio. Reginaldo Leme e Galvão endeusando Alonso… Enquanto Kimi saiu da 7a. pra vencer e pouco foi dito. Assim fica chato!! E Fábio faz o mesmo…

  2. Marcos Paulo comentou em 18/03/13 at 23:00

    Quem acha que o que aconteceu nessa corrida foi sacanagem com o Massa simplesmente não entende de F1. Sinceramente não sei por que ainda entro nesse site.

  3. Genesco comentou em 18/03/13 at 21:48

    É incrível como tem gente que insiste em falar que qualquer coisa que a Ferrari faça é atitude anti-deportiva… Pelo amor… Eu recordo de dois casos claros e escandalosos, além disso, mais nada… E por que ninguém vincula a Red Bull isso, ao dar ao Vettel no GP da Inglaterra de 2010 uma asa nova em relação ao seu companheiro de equipe? É só ter brasileiro no meio levando desvantagem que tudo é conspiração… Vamos parar com esta imbecilidade…

  4. helio comentou em 18/03/13 at 20:22

    prezado fábio, vc nao noticiou que quando o massa estava em primeiro raikonen há 2 segundos e alonso e vetel foram aos pits, partindo desse fato, porque a ferrari nao atentou em segurar massa na pista, pois estava mais de 20 segundos de diferença de alonso e vetel e 10 a 15 voltas para fazer só mais uma parada, o erro foi aí o ponto crucial da corrida. Raikonen se manteve na pista, fez somente essa nova parada e ganhou a corrida, entretanto, como sabemos o foco nao é a vitória de massa e sim o sucesso de alonso, não é fábio?

  5. Regis Br.Rock comentou em 18/03/13 at 19:33

    Sobre a foto em que Kimi aparece com o troféu, ele deve tá pensando: ” Legal, na hora da comemoração e da bebedeira com os meus amigos de copo, finalmente, tenho uma bandeja para colocar o churrasco!”

  6. bipolar comentou em 18/03/13 at 18:27

    Fábio, ontem seu patrão me bloqueou e não deixou eu acessar de jeito algum! Abs..

  7. Augusto dos Anjos II comentou em 18/03/13 at 18:22

    Fabio
    Pra começo: muito legal abrir o artigo numa segunda-feira às 18h20 e ver 341 comments. F1 é uma paixão que podem esfriar, mas nunca acaba.
    E pra finalizar uma pergunta: você leu Os Eleitos (Right Stuff) do Tom Wolfe. Falando dos pilotos de teste e os primeiros astronautas ele discorre sobre essa tal de “coisa certa” “pés e mãos natos”….

  8. RENE FERNANDES comentou em 18/03/13 at 17:36

    NÃO FALEI QUE IA DAR KIMI? Gostei da corrida!! Nota de pesar é para a Ferrari e seu jeito porco e anti esportivo de ser…Nota de falecimento ao carro da Williams e da McLata…Massa, o operário padrão…Não quer peder essa boquinha, então..E continue despirocando, pois aqui vc emite opiniões sobre fatos esportivos. Não há necessidade de tanto purismo…Abs!

  9. Davi Quintela comentou em 18/03/13 at 17:23

    Não vejo dessa forma, acredito que o que eng. do Massa era ver se ele teria um bom rendimento, depois do Vettel. Por que a tática do Raiokonen deu certo?Já que ele ficou mais tempo na pista? O problema foi o baixo rendimento, o que mostra a diferença do que é o Raikonen do Massa.Raikonen é o cara!!!

  10. Ramon Romero comentou em 18/03/13 at 17:05

    Fábio o que mais me revolta não é só o fato da ferrari fazer tudo que faz com o massa, mas sim o massa falar que foi uma estrategia dele de ficar mais tempo com os pneus, sendo que no radio ficou bem claro¨e agora o que faço?¨ a resposta ¨fique mais tempo com a pista livre¨.

  11. Junior comentou em 18/03/13 at 16:48

    O Senna teve tar com muita vergonha. Depois de tudo que ele vez vem esses merdinha que se acham piloto pra envergonhar nossa historia na F-1

  12. Mayara Itacaramby comentou em 18/03/13 at 16:33

    O 3o no campeonato ano passado, com o pior carro dentre os 5 primeiros. (no mínimo)
    Simplesmente Raikkonen, o homem de gelo ganha e chega pondo Alonsinho (e alonsetes ) em seu devido lugar, e dizendo pro Vettel treinar mais e melhorar o braço! (Sou torcedora do Vettel, mas tenho que admitir!)

    Que o campeonato seja mais animado que o do ano passado e Kimi continue estragando os bolões alheios!

  13. NIVIO CARVALHO comentou em 18/03/13 at 16:18

    É SÓ DEIXAR DE ASSISTIR FORMULA 1 QUE OS PATROCINADORES DA GLOBO VÃO CHIAR,DEIXAR DE COMPRAR PRODUTOS DA FERRARI,DESODORANTE,CAMISAS ETC E DEIXAR DE COMPRAR CARROS DA FIAT QUE ÊLES VÃO SENTIR NO BOLSO

    • Nilson comentou em 18/03/13 at 16:46

      Faz tempo que eu falo que Interlagos deveria ficar vazia no GP, mas brasileiro é bicho que não tem brio, daí, fazem tudo isto e um bando de bobões ainda gasta uma baita grana para ir lá torcer.

    • Paulo comentou em 18/03/13 at 19:00

      A audiência da F1 já é bem baixa, uma das menores da Globo (no GP Brasil é um pouco maior). Um dos patrocinadores da Globo ajuda a pagar o salário do Alonso e está bem satisfeito com o que a Ferrari faz. Mais de 90% da população não assiste as corridas, não seria racional que essas pessoas trocassem de banco, cartão de crédito ou xampu para ajudar o milionário Massa a ficar mais milionário.

  14. Glaucio Pietrobom comentou em 18/03/13 at 15:49

    Pior que o estado em que a F1 se encontra hoje, “quem paga corre”, é ver as viúvas de Airton Senna ficarem surtando com os comentários do Fábio. Airton Senna morreu, seu nome está gravado a ferro e fogo em nossos corações e essa não é mais a época dele. Não temos pilotos de nível porque só se investe em futebol (overdose). Parem se citar o nome do Senna, respeitem seu tempo e respeitem o que temos atualmente e torçam para o único piloto que defende nossas cores na F1.

  15. Eduardo Ferreira comentou em 18/03/13 at 15:06

    A Fórmula 1 tem perdido a graça por conta desse tipo de atitude. Parece que começou com o Shumi, mas tem em alonso o grande praticante de atitudes anti-desportivas. Alguém duvida que ele participou daquela cagada com o acidente do Nelsinho? Ele foi o grande beneficiário e não sabia de nada? por que não foi punido? e as inúmeras vezes que a Ferrari põe o dedo pra beneficiá-lo? sempre ele é o beneficiário? esse sujeito deveria ser banido da fórmula 1 pelo bem do esporte. Que se dane que tenha talento, é um escroque, isso faz dele um mal ao esporte. Os analistas da fórmula 1 deveriam parar de bajular esse canalha do Alonso, deveriam lançar luz sobre todoas as vezes em que ele é beneficiado com essas atitudes das equipes. Estou enojado com a fórmula 1.

  16. Raphael comentou em 18/03/13 at 14:45

    Não tem motivo nenhum pra acreditar que a ferrari decicdiu o pit do alonso pra passar o massa. Ele garantiu 3 posições com isso (disputava com sutil também) e ficou muito claro que foi uma estratégia acertada e inteligente. O próprio Massa admitiu no final que conversou com o engenheiro dele e achou que seria cedo demais. As decisões estratégicas são feitas entre o piloto e seu engenheiro, não pelo tal estrategista-chefe que o galvão inventou. Esses caras são os que acompanham os dados da corrida, fazem simulações e dão suporte pra equipe de pista, que de fato toma as decisões. O alonso não ganhou de presente as 3 voltas. Ele teve que andar 3 voltas a mais até a última parada, e fez isso com competência e sendo o mais rápido da pista nesse período. É ingênuo achar que evento pontual do pit-stop determinou o resultado.

    O tempo que o Felipe perdeu sem passar o Sutil e o Vettel no terceiro stint, mesmo com pneus 3 voltas mais novos, aliado ao desempenho do Alonso contribuíram muito.

    Massa fez uma ótima prova, mas errou na estratégia e poderia ter sido mais agressivo pra acompanhar o Alonso e dar o troco na última parada. A ferrari não precisou ajudar o Alonso ontem.

  17. rodolfo comentou em 18/03/13 at 13:59

    isso e uma pessoa fraca mentalmente…… se foce na epoca do senna duvido que ele aceitaria isso logo ele ta stock de boca calada que nem rubinho..exempo de competividade valentino rossi …..

  18. Vinicius Martinez comentou em 18/03/13 at 13:56

    Esse é apenas um trecho da decaraçã de Sergio Perez.
    Na segunda corrida de 2012, o então piloto da Sauber Sergio Perez alcançava o segundo lugar do GP da Malásia, com Fernando Alonso à sua frente. Após tentar uma ultrapassagem faltando sete voltas para o final, o rádio da equipe, que usa motores Ferrari, disse ao mexicano: “Tome cuidado, precisamos dessa posição”. O espanhol acabou vencendo, e as suspeitas de favorecimento ao bicampeão foram confirmadas um ano depois, em uma declaração reveladora do jovem piloto.
    Alguém mais tem duvida do que a Ferrari é capaz de fazer? É uma quipe, porca, suja, de mal carter, de pessimos principios e condutas ante esportiva, é assim que foi e éassim que vi ser ate com quem pedir u parafuso emprestado.

  19. Rocha comentou em 18/03/13 at 13:51

    Fábio, é que se analisar pelo lado da conspiração da Ferrari, não é surpresa e não nos deixa esquecer que será o ano todo assim, pois o presidente da Ferrari já falou que o Alonso está devendo ao menos um título. Se pensarmos num eventual erro do Massa, acho que passou da hora do garoto parar de errar, já esgotou sua cota, e começar a agir de forma mais óbvia, pois todos sabiam – até os telespectadores – que os pneus eram feitos de farinha.

  20. Bruno Brito comentou em 18/03/13 at 12:33

    Essa foi boa….kkkkkkkkkkkk Raikkonen….Companheiro de copo do Hakkinen….kkkkkk… E o nome deles lembra cerveja…. Heiniken….kkkkk

  21. joe davis comentou em 18/03/13 at 12:29

    não dá prá entender a brasileirada se indignando e se chocando com o Massa atrás do espanhol. Massa tem a missão de andar atrás mesmo, se possível sempre imediatamente atrás, para somar pontos prá equipe e prá proteger o espanhol de ataques. Então não há erro de estratégia da Ferrari, ao contrário, a estratégia foi 99% certa, só falhou porque o Massa não chegou em terceiro. Quem manda lá é o bancão espanhol, e enquanto for assim, nem Massa nem nenhum outro piloto terá chance de competir prá valer. É do contrato, Massa não vai abrir mão de seus milhões de dólares anuais por causa da brasileirada. E ai dele se chegar na frente do espanhol com ele andando. Só se o chorão quebrar…

  22. Solano comentou em 18/03/13 at 12:23

    A ferrari esta aprendendo a ser cada vez mais argilosa na hora de trocar posiç~oes entre os seus pilotos. Não tem jeito, a ferrari esta apostando no Alonso, assim como na epoca do Shumi, como o unico com capaz de ser campeão. Ja não me surpreende nem o fato de estarmos ainda na 1º corrida. Quando Massa teve da Ferrari uma “luta” justa com seu companheiro de equipe – Raikkonen, quase é campeão.

    • Souza comentou em 18/03/13 at 16:05

      A Ferrari está sendo “argilosa” porque usa argila na estratégia ???? ra ra ra ra!!!

      O Massa tem que se dar por satisfeito, porque sem o Alonso não teria o patrocinador espanhol que também banca seus US$ MM. O que falta para os brasileiros são patrocinadores que os banquem, como foi o caso do Razia que foi demitido antes de começar porque a grana não veio.

  23. eurico ricardo comentou em 18/03/13 at 12:03

    POR FAVOR, PEÇO, IMPLORO, A ALGUEM QUE TENHA CORAGEM NA MIDIA, MAS CORAGEM MESMO.
    MUDEM O NOME AO SE REFERIREM AO PILOTO DE F-1 BRASILEIRO.
    QUANDO POSRAREM QUALQUER COISA, MAS QUALQUER COISA MESMO QUE TENHA O NOME DO PILOTO DE F-1 BRASILEIRO DA FERRARI, COMEÇEM, EU IMPLORO HEIN, A DENOMINA-LO DE “”””””””””””””””””””””FELIPE ERRO””””””””” DA FERRARI. OBRIGADO.
    QUEM TERÁ CORAGEM??????
    SERÁ QUE ESTOU MESMO ERRADO AO PEDIR ISSO?

    • Diego Cancian comentou em 18/03/13 at 13:40

      Sim está sim, mostra que não entende nada de automobilismo….

  24. Eugen comentou em 18/03/13 at 11:44

    DEspirocando??? Sério, Fábio ?? Que chulo, amigo, procure evitar, não pega nada bem… No mais, parabéns pelo blog, vou continuar lendo, certo de que o “despiroco” foi algo passageiro…

    • Fábio Seixas comentou em 18/03/13 at 12:24

      Não acho chulo.
      Abs

      • Eduardo Santos comentou em 18/03/13 at 13:29

        “Despirocado: Adjetivo e substantivo masculino

        Indivíduo que despirocou; sujeito que perdeu a razão; quem age de modo estranho, descontrolado ou fora de seus padrões habituais; baratinado, desvairado, louco, maluco, pirado.

        Uso e etim.: Despirocado vem do tupi “pi`roca”, que significa careca, calvo, e, por extensão de sentido e analogia, designa o pênis. O termo entretanto não se refere a quem não perdeu o pênis, mas a razão. A palavra é mais usada no masculino. O feminino é despirocada.

        Bastam dois goles de uca e ele fica despirocado.”

        Já em Portugal o sentido é o outro… há oito países de língua oficial portuguesa, sabia Fábio? Então, tente não “achar” só por você mesmo, mas também por aqueles que acompanham os seus comentários. Como eu. Não sei se poderá ser considerado chulo, mas no mínimo, deselegante é…
        Um abraço

  25. Jorge Neto comentou em 18/03/13 at 11:29

    É muito estranho como são formados os nossos jornalistas de hoje. Usasm um termo pejorativo (despirocando), venho aqui fazer as minhas críticas e procurando saber onde está os que analisam as repostagens antes de colocá-las no ar e desejando saber o que aprendem na faculdade para usarem esse tipo de vocábulário, e tiram minha mensagem do ar. Falta de profissionalismo.

    Se abrem uma brecha para haver esse contato, não podem esperar somente elogios.

    Há uma outra crítica aqui que não vi mais. Foi extirpada também?

    Infelizmente falta bom senso aqui.

  26. Vinicius Martinez comentou em 18/03/13 at 11:14

    O bate boca vai continuar, as criticas tambem, da mesma forma, a lierdade de cada um se manifestar pela sua visão, importante que vamos estar diante de mais um campeonato muito interessante, já aprendemos ter simpatia por outros pilotos,e parabens a Lotus e Kimi por ter entendido melhor os pneus e ter um carro equilibrado sufcientepara pelo menos para ter surpreendido os grandes no primeiro GP e acredito em muitas outras possibiidades de vitorias durante o ano por conta dos pneus.

  27. Cristiano Santos comentou em 18/03/13 at 10:30

    Concordo com Seixas, mas penso que o Massa assinou contrato com a Ferrari sabendo dos termos. Lembra quando Shumi chegou a Ferrari e depois no ano que se machucou o Ervine tinha chances de ganhar o Campeonato, mas o que fez a Ferrari? Tinha investido muita grana no Alemão, por isso começou a errar nos Pits para não favorecer o Ervine, resultado perdeu o Campeonato. Portanto, esperar algo mais da Ferrari com o Massa, é apostar no Escuro e acreditar no Papai Noel. Se fosse o Massa brigava e iria disputar uma vaga na RBR ou McLaren.

    • Vinicius Martinez comentou em 18/03/13 at 12:51

      O histórico não vai ser diferente do Rubinho, depois da escolha feia ( Ferrari ) por tantos anos, conduta, e etc…, não vejo mesmo interesse de nenhuma grande, talvez uma Force india, Sauber ou Willians levando dinheiro, não sei se depois passando pela F indy e terminando na Stok Car.

  28. Nijuba comentou em 18/03/13 at 10:14

    ” Mais uma vez, a competência foi deixada de lado ” ; Acredito que houve uma sacaneada, mas há que se considerar que o Massa não tem competência para ultrapassar; Ele só ultrapassa quando é extremamente facil ou na largada. Em condições normais de corrida, ele não tem competência ou tem medo de se arriscar.

  29. Stephano comentou em 18/03/13 at 9:49

    Não acho justo ao falar, dessa vez, que a Ferrari prejudicou o Massa. Ele mesmo disse que achava que parar na volta que o Alonso parou seria cedo demais. O Alonso deu sorte que quando parou teve a pista livre e o Massa ficou ‘preso’ atrás do Sutil por várias voltas. Acho injusto tentar influenciar a opinião dos telespectadores para assumir uma postura ‘ante Ferrari’ logo na primeira corrida onde tudo foi circunstancial. Como o Alonso estava atrás, ele preferiu arriscar. Óbvio. Embora por mais que ambos tivessem parado na mesma volta ou o Massa antes, o resultado da prova teria sido muito próximo do que aconteceu, uma vez que Alonso foi mais rápido que Vettel e Massa a corrida toda…

    • Robert Leopoldo comentou em 18/03/13 at 13:47

      Stephano:Corretissimo seu comentário

    • Rafael comentou em 18/03/13 at 14:46

      Concordo!

    • fabio fernan comentou em 18/03/13 at 19:36

      finalmente um comentário inteligente!

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).