O último palpite
16/03/13 23:35O final de semana está em ritmo frenético, então vou lançar já o post do palpite.
Espero que o Ramiro Marote esteja atento como sempre e organize o campeonato dos palpiteiros, versão 2013. Ele promete prêmios espetaculares aos vencedores.
A meteorologia indica tempo nublado, sem chuva, para a hora da corrida. Assim, vou de Vettel, seguido por Hamilton e Massa.
E você?
Vettel – Alonso – Hamilton.
Desculpe o atraso, o site estava com problema quando fui postar.
ôôôôpsssssssssss!!!
Uma pena, mas 53 conseguiram fazê-lo.
Participe no próximo final de semana e seja bem-vindo ao Campeonato dos Palpiteiros.
Abraço!
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Olá Pessoal,
É com grande satisfação que damos o “start” no nosso Campeonato dos Palpiteiros, versão 2013, buscando trazer um pouco de divertimento para quem costuma acompanhar de perto o blog do Fábio Seixas e, logicamente, as corridas de F1.
“Para nossa alegria” o nosso campeonato já começou embalado por uma forte participação dos palpiteiros, certamente motivada pela bem-vinda antecipação da publicação do post pelo Fábio Seixas, nosso bicampeão, quem, por sinal, deu uma bela patinada na largada, ameaçando seriamente a sua pretensão de conquistar o tricampeonato.
Quero agradecer ainda as manifestações de incentivo e opinativas de palpiteiros contumazes do nosso campeonato, registradas pelo Bruz, pelo Antonio Ribeiro, pelo quase vizinho Émerson Neves, de Guarujá e pela Gislene Passos, que representa a doçura das mulheres neste espaço.
Muito bem, agora chega de blá, blá, blá e vamos ao que interessa…
– 12 PALPITEIROS LARGAM NA FRENTE NO CAMPEONATO
A) GP da Austrália – 54 (!!!) participantes (53+1[G]*) – RECORDE ABSOLUTO
Quem acertou o 1º = 20 pontos;
Quem acertou o 2º = 30 pontos;
Quem acertou o 3º = 35 pontos e
Quem acertou os pilotos do pódio = 5 pontos para cada piloto acertado.
No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
* SIMBOLIZAÇÃO: [G] = Palpites indicados no post após o “grid”.
Resultado do GP da Austrália:
1) Räikkönen;
2) Alonso;
3) Vettel
Pontuação dos “palpiteiros”:
1º) Felipe (17.03), Paulo Gonçalves, Luiz Prudêncio, Thiago Pomkerner, Cláudio (17.03), Fernando Mattos, Alberto (17.03), Rafael Lunardi, Bruz, Antonio Ribeiro, João Paiva e BrunoB – todos com 40 pontos;
13º) Luiz Caco[G] – 35;
14º) Ricardo Santiago, Nilson Carvalho, Fernando (17.03), Lúcio Dantas, Alexandre Werner, Arthur Bodstein, Rogatti, Bruno (17.03), Lussianno (sic), Juliano Estevão, Fábio Pittas, Leonardo Sepúlveda, Émerson Neves (Guarujá/SP), Ramiro Marote (Santos/SP), Jercildo, Gustavo Grossmann, Luciano Henriques (Santo André/SP), Niko Duarte (Porto Alegre/RS) e Racing Fan – todos com 10 pontos;
33º) Fábio Seixas (Rio de Janeiro/RJ), Fernando Melotti Constâncio (São Paulo/SP), Luciano Saul, Cleber (17.03), José Luís Apud, Gilton Carlos, Carlos (17.03), Cristian Vargas, André (Lisboa/PT), Paulo S, José Guilherme Silva Vieira, Ricardão (17.03), Mário Rodrigues, Diego Dantas, Eduardo (17.03), Pedro (17.03), Maurício Pereira dos Santos, Pablo, SF, Matheus, Gislene Passos e Paulo–AM (Manaus/AM) – todos com 5 pontos.
Estatísticas:
– No GP da Austrália em 2012 tivemos 21 palpiteiros. Neste ano foram 53, já descontando um único palpiteiro que indicou os seus palpites no post pós grid. Esse é o maior número de palpiteiros já registrado em um GP. O crescimento foi de 152% sobre o ano anterior, mesmo em se tratando de um GP iniciado durante a madrugada pelo horário de Brasília;
– Nenhum palpiteiro apontou o Räikkönen como vencedor do GP da Austrália. Por outro lado, a grande maioria (81%) apostou no Vettel para vencedor;
– 13 palpiteiros (24%) acertaram o 2º colocado (Alonso);
– Nenhum palpiteiro indicou o Vettel como 3º colocado.
Abraço a todos e até domingo que vem (24/3), quando teremos o GP da Malásia, com início previsto para as 5h00 da matina. Estão prontos?
Até lá!
Seixas comenta que em caso de chuva, Alonso nem figura entre os candidatos a vencer a corrida de Melbourne.
No minimo, isso parece uma omisao que nao disfarça o malestar que causa esconder que Alonso é o melhor piloto da categoria e um comprovado habilidoso em baixo de chuva. Não é culpa de Alonso ter por companheiro de equipe um brasileiro inexpresivo.
Vettel, Massa, Webber
1 – Vettel
2 – Webber
3 – Raikonnen
1º – Hamilton
2º – Alonso
3º – Raikkonen
Vettel, Alonso e Massa
Vettel, Hamilton e Massa.
O Ramiro Marote é show, já está com tudo preparado! Quanto aos prêmios ele disse que é complicado pois o dono do blog é meio (leia-se completo) mão de vaca…
Valeu Gislene!
Obrigado por suas palavras.
De fato, o dono do blog é tão “munheca” que a carteira que ele usa tem a seguinte inscrição: “Estou contigo e não abro!”
Por essa e outras, você acredita que ele vai oferecer algum brindezinho pra nós?
O “cara” não é fácil…
1) Vettel;
2) Rosberg;
3) Raikkonen.
Vettel,
Alonso,
Hamilton
Saludos Don Seixas e demais palpiteiros e muito especialmente ao Ramiro Marote.
Vamos dar inicio a nossa alucinação.
Vou de Vettel, Alonso e Button
Abraço pra você Bruz e obrigado pela consideração.
Parabéns pelo palpite. Você já começou na liderança.
Vettel, Hamilton, Massa
Vettel, Massa e Hamilton
Hoje dá Vettel, Hamilton e Massa
1 S.Vettel
2 M.Webber
3 F.Alonso
4 F.Massa
5 K.Raikkonen
meu deus.. que céu feio que está lá.. a pista está seca agora….. acho que só agora 25 minutos antes da corrida
boa corrida a todos.. rumo ao tri vice??! meu deus.. saivasco
hahaahahahaha
Luciano Henriques
Bem, eu vou de Vettel Alonso Hamilton…
Meu palpite: Vettel, seguido por Hamilton e Alonso. E que a corrida seja ótima, pra começar bem esse 2013 de F-1!
Com sua permissão Fábio Seixas, permita-me discordar de você e mandar o meu palpite: Hamilton, seguido por Vettel e Webber. Abs.
1º Vettel, 2º Massa, 3º Alonso!
Pode anotar
Em virtude da imensa superioridade do carro da RBR e do ótimo momento vivido pelo piloto nº 1 da equipe, não há como ser diferente:
1 – Vettel
2 – Hamilton
3 – Webber
* O Webber vai finalmente conseguir um pódio correndo em casa. E mesmo tendo o melhor carro em mãos, ele será superado, em ritmo de corrida e no braço, pelo Hamilton.
* Se por acaso chover, acho que o Webber perde o lugar no pódio para o Alonso. Embora eu torça para que o Massa mantenha o bom momento e chegue à frente do espanhol.
Sigo vc Fábio.
Fabio, vou de Vettel, seguido por Alonso, Hamilton e Massa
1) Vettel;
2) Webber;
3) Alonso
Vamos lá.
Webber, sequido por vettel e alonso.
CAMPEONATO DOS “PALPITEIROS”
Olá Pessoal,
Beleza Fábio Seixas!
Estamos a postos para o campeonato dos palpiteiros, versão 2013.
Quanto aos prêmios meu caro, já passou da hora de você “tirar a mão do bolso” pra deixar a galera mais feliz com esta brincadeira. Como você já deve ter percebido, o prêmio que ofereço é um belíssimo garrafão com 5 litros do genuíno vinho “SANGUE DE BOI”, sempre recusado pelo vencedor e igualmente declinado (ou será repelido?) pelo vice-campeão. Então, devolvo para o dono do “blog” a “responsa” pelos prêmios.
Assim, deixemos de “mi-mi-mi” e vamos ao que interessa.
Em “reunião” do “comitê organizador” do Campeonato dos Palpiteiros e após alguns ensaios com nova pontuação para os 1º, 2º e 3º colocados, ficou decidido que as regras serão praticamente as mesmas de 2012, exceção feita à contagem geral do campeonato que deixará de ser apurada pela média, valendo tão somente os pontos absolutos.
Para quem está tomando conhecimento desta brincadeira somente agora, a seguir o “regulamento” para a edição 2013 do nosso “Campeonato dos Palpiteiros”, mas, bom que se diga, o “comitê organizador” estará sempre propenso a avaliar sugestões que os palpiteiros lancem nos posts.
A fim de evitar dificuldades na identificação dos participantes, sobretudo quando os nomes são homônimos, gostaria de pedir que mencionassem os seus sobrenomes e, no caso de não terem a disposição de assim procederem, ao menos indiquem, logo após os seus nomes, a cidade e o estado.
Então vamos lá!
Art. 1º – A participação será automática para todos aqueles que apontarem os seus palpites (1º, 2º e 3º colocados) nos comentários do post “O Último Palpite”, costumeiramente publicado pelo Fábio Seixas, 30 minutos antes da realização de cada GP de F1.
§ Único: Somente participarão os palpiteiros que apontarem os seus palpites até o horário oficial (de Brasília) marcado para o início do GP.
Art. 2º – Também serão aceitos como participante do “Campeonato dos Palpiteiros”, aqueles que lançarem as suas indicações no post em que o Fábio Seixas comenta o grid de cada GP de F1, obedecidas as condições do § Único do Art. 1º.
§ Único: Esses participantes serão identificados nas classificações com a simbolização [G] após os seus respectivos nomes.
Art. 3º – Pontuação para cada GP:
Acertando o 1º colocado: 20 pontos;
Acertando o 2º colocado: 30 pontos;
Acertando o 3º colocado: 35 pontos;
Acertando piloto(s) do pódio: 5 pontos para cada nome acertado, mesmo fora da ordem de classificação final do GP.
Art. 4º – Para participar da Classificação Geral, o palpiteiro terá de palpitar em, pelo menos, 25% dos GP’s disputados.
Art. 5º – Para cada GP em que o palpiteiro não palpitar, será atribuído 0 (zero) ponto.
Art. 6º – No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
Art. 7º – Após cada GP, serão apresentados no post os resultados e os vencedores serão os que marcarem mais pontos conforme o “regulamento”.
Explicações finais:
I – A pontuação maior é para quem acerta em cheio o 3º colocado e a menor é conferida para o vencedor de cada GP. Esse critério tem o propósito de evitar o favoritismo de algum piloto/equipe (como Vettel nos 2 anos anteriores) e, por consequência, do palpiteiro que sempre crava o nome desse piloto como vencedor de cada GP. Daí a razão de atribuir-se mais pontos para o 3º (35) e 2º (30) colocados do que para o 1º (20), objetivando não ter um campeão com demasiada antecedência.
II – Afora isso, são distribuídos até 15 pontos para o palpiteiro que acertar os nomes dos pilotos que ele cravou numa determinada colocação mas que (qualquer um deles, ou todos) tenham terminado a corrida no pódio, mesmo que seja em posição diferente da indicada no palpite. Para cada nome de piloto no pódio que o palpiteiro acertar (independentemente da posição de chegada) ele receberá 5 pontos.
Veja o exemplo:
Palpite: 1) Hamilton; 2) Button; 3) Vettel
Final GP: 1) Button; 2) Vettel; 3) Hamilton
Embora o palpiteiro não tenha acertado a ordem de chegada de nenhum deles, ainda assim receberá 15 pontos no campeonato porque acertou os três pilotos do pódio. No caso de acertar dois pilotos receberá 10 pontos e 5 se acertar apenas um piloto.
Assim, a pontuação máxima possível de ser atingida em cada GP é de 100 pontos.
Então “mãos-à-obra” e boas apostas, acrescentando que o Fábio Seixas é o homem a ser batido.
Um forte abraço a todos!
Grande Ramiro! Neste ano o vinho é meu e ninguém tasca!
Abs!
Muito bom Seixas, abrir o post com bastante antecedencia e não atualizar para que ninguem saiba a aposta dos outros marca um diferencial. Se aceita uma sugerencia, coloca teu palpite no primeiro coment, así tambem permanece oculto até començar a corrida.
Bruz,
Também concordo que publicar o post com antecedência foi muito bom e possibilitou uma maior participação de palpiteiros. Seria bom se ele fosse publicado logo após o “warm up” de cada GP.
Achei interessante a observação do Bruz para que os comentários dos demais palpiteiros não sejam publicados antes do início de cada GP. Isso evitaria a “marcação” que alguns fazem sobre os palpites de competidores melhor colocados.
Por fim, permita-me discordar da sugestão para que o palpite do Fábio Seixas permaneça oculto até o começo da corrida, pois entendo que é isso que emula os palpites da galera.
De qualquer forma, a decisão final cabe ao FS.
Pô Fábio,
De qual vinho você tá falando?
Isso já tá com jeito de ensebação…
Vê se descola um ou mais prêmios pra galera, afinal a “audiência” do blog só aumenta. rsrsrsrs
Minha esposa (Gislene) fez uma observação sobre o seguinte ponto:
Art. 6º – No caso de empate no número de pontos, vence quem “palpitou” primeiro.
O Seixas fica em clara vantagem sobre os demais.
Olá Antonio Ribeiro,
A observação é pertinente.
Ocorre que as variantes são poucas quando comparadas com o número de palpiteiros.
Note que no GP da Austrália, nada menos do que 12 palpiteiros marcaram 40 pontos, 19 marcaram 10 pontos e 22 marcaram 5 pontos.
A forma mais prática para lidar com isso foi estabelecer o critério de quem palpitou primeiro, haja vista que outros critérios (ex.: quem fez mais pontos na parte mais difícil do palpite – acertar o 3º colocado, enquanto outro atingiu o mesmo número de pontos na soma dos acertos do 2º e 1º colocados), geralmente não são suficientemente definidos.
De qualquer forma, se você ou a Gislene tiverem alguma sugestão exequível, poderemos avaliá-la.
Abraço!
Parabens Ramiro vc que merece um premio,
por organizar esta bagaça..
No mais queria dar uma sugestão..
Podemos dar o palpite depois do treino classificatorio..
As vezes por o Gp ser de madrugada ou por algum compromisso ,Falta de energia, Queda
da internet etc e etc não da para palpitar no
poste Ultimo Palpite e não pontuamos.E ai Fica facil para o Seixas.
Bom espero que vc tenha me endendido,um abrço a VC Ramiro Marote e a todos os participantes.Obrigado.
Você é quem merece os parabéns por ser um participante ativo nesta “bagaça”.
Sem palpiteiros, não haveria tesão em dar forma ao campeonato.
Quanto à sua sugestão, ela já está contemplada no Art. 2º do Regulamento acima, que estabelece que serão aceitos como participante do “Campeonato dos Palpiteiros”, aqueles que lançarem as suas indicações (palpites) no post em que o Fábio Seixas comenta o grid de cada GP de F1, ou seja, depois do treino classificatório.
Ali, geralmente 1 dia antes da corrida, você terá como palpitar com bastante antecedência e participar em todos os GP’s.
Outro abraço e, no caso de dúvida, torne a perguntar.
Valeu!
Pô cara, vc é demais! Meus parabéns!
Obrigado pela manifestação, mas não sou isso tudo, não!
Seja bem-vindo ao Campeonato dos Palpiteiros e, diga-se, você começou muito bem.
Abraço!
Alonso quebra? Rsss
Vou de Vettel, seguido por Hamilton e Alonso.
Era exatamente o palpite que eu daria, Fábio. Mas para ser diferente vou jogar uma pitada de pessimismo, imaginando um “deixa o Alonso passar” da Ferrari.
Vettel – Alonso – Massa