O ano de Massa
15/03/13 03:00“Vencer corridas. No final, resultado é o que mais interessa. Um começo bom, competitivo, sem dúvida ajuda a fazer um ano diferente. Quanto mais pontos e quanto melhor você estiver logo de cara, melhor é a chance de continuar lutando pelo campeonato até a última prova.”
Massa respondeu assim a uma pergunta afiada, no final de semana, no Rio: “Como fazer para deixar de ser segundo piloto da Ferrari?”.
Foi bem na resposta. Contra o cronômetro, não há argumentos. E é notável a mudança de humor, de astral, de espírito, de autoconfiança.
Tem ligação direta, claro, com o que ele fez na segunda parte do último Mundial, após as férias de agosto.
Da Bélgica ao Brasil, o brasileiro conquistou 97 dos seus 122 pontos. Arrancou de 14º para sétimo na tabela. Conquistou em Suzuka e em Interlagos seus dois pódios da temporada, quebrando um jejum que se arrastava desde 2010.
Tem tudo para fazer um 2013 melhor do que os apagados 2010, 2011 e 2012, isso parece bem claro. Até por ter um carro mais bem construído e mais fácil de guiar, palavras dele. Ponto.
Isso tudo é bem diferente de ser primeiro piloto.
Para começar, porque se trata da Ferrari. Que desta vez não se furta a revelar a preferência: Montezemolo já declarou diversas vezes que estará satisfeito se Massa apoiar Alonso na conquista do título.
Para terminar, porque se trata de Alonso. O mais talentoso, o mais raçudo, o melhor piloto da atualidade.
Massa pode, sim, fazer um campeonato mais digno. Mas dificilmente baterá Alonso.
O que não é o fim do mundo. Pode ser, pensando a longo prazo, o início de um novo.
O contrato do brasileiro termina no fim do ano. E, desta vez, ele tem um concorrente já no forno: Bianchi, que a Ferrari colocou na Marussia para ganhar rodagem.
Sim, é cedo para especular, o primeiro GP nem sequer aconteceu. Mas Massa tem condições de fazer bonito neste ano para, se for o caso, conseguir uma transferência para um cockpit interessante.
Nos últimos anos, com o filme queimado como estava, nem isso parecia possível.
Em tempos de penúria brasileira na F-1, e de falta de perspectivas nas categorias de base, já é grande coisa. (A que ponto chegamos.)
HOMENAGEM
Fica já uma sugestão à organização do GP Brasil, em novembro: que o troféu da prova deste ano seja batizado Barão Wilson Fittipaldi.
Dispensa explicações, embora toda homenagem do automobilismo brasileiro ao pioneiro seja tímida.
São raros os homens verdadeiramente grandes. O Barão foi uma dessas raridades.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
“Para terminar, porque se trata de Alonso. O mais talentoso, o mais raçudo, o melhor piloto da atualidade.”
Discordo desse raciocínio, ao meu ver Alonso não está em níveis superiores de Vettel, o piloto alemão fez corridas tão extraordinárias quanto o espanhol nas suas conquistas de títulos. Alonso é um excelente piloto, o que valoriza cada vez mais os títulos de Vettel.
Imaginem Alonso dividindo o box da Red Bull com Vettel? Sabem em quem eu apostaria? No alemão!!!!
FB, o xará falou o que tinha que falar ou queria que ele falasse que a única função dele era fazer alguns pontos pra Ferrari ganhar o campeonato de construtores? Acho que foi óbvio e nada mais e ele pode sim fazer um bom ano mas unicamente visando a renovação do contrato ou ir pra outra equipe, fora isso, como vc disse, bater o Alonso é impossível, a não ser que ele tenha problemas. Temos que reconhecer que em termos de pilotos de F1 o Brasil passa por uma entressafra ruim e com poucas perspectivas para um futuro próximo e como já disse ano passado, já apostava que não teriamos pilotos este ano mas do jeito qu está isso não vai demorar a acontecer.
Parabéns Fábio Seixas pelos bons comentários na transmissão ontem do sport tv!
O que manda e sempre mandou na F1 tem um nome ….GRANA…. MUITA GRANA….quem leva mais GRANA, leva a vaga no cockpit …ponto final.
Fábio, ontem assisti o 1º treino livre da F1 no Sportv, e gostei muito quando vi que você estava participando da transmissão, porque gosto dos seus comentários.
Você comentará a temporada inteira? Seria muito bom, melhor ainda se você comentassee também a corrida na Globo.
Massa já era, ano que vem ele estará junto com o Rubinho e o Kaka na Stock.
Agora homenagear o Barão é nota 10! Ótima ideia.
Perdão, este Kaka se escreve com “C”, é Cacá.
…suas previsões a respeito de Massa sempre deram errado…tenho um link seu,onde no ano passado vc o colocara categoricamente fora da Ferrari……
O Massa voltou mesmo, pois mesmo com problemas no Kers em sua volta rapida com os super macios, ficou perto do Alonso.
Fabio, legal vc comentando no sportv, mas as x vc se empolga e fala demais….po, quero escutar os rádios, quero escutar o ronco dos motores…vc desembesta a falar e fica quase 1 minuto inteiro, parece q nem respira…
Ahhh, lembrei, me explica esse lance ai da bandeira da australia ser verde e amarela, cores do carro da Caterham….a bandeira da Austrália mudou e eu não to sabendo???? rsssssssssssssssss
Fábio, gostei do seus comentários na transmissão da sporTV nos treinos livres. Você vai continuar como comentarista ao longo da temporada?
Mandou bem na transmissão do SporTV. Parabéns.
Fabio, parabens ontem pelos comentários na Sportv.
Melhor que o sr. Lito.
Um Abraço,
Massa jamais será um vrande campeão. Não tem esse perfil. Nasceu pra ser no máximo um segundo piloto, eesse trabalho, tem desempenhado mal. Falta-lhe humildade. Tem sempre uma resposta na ponta da lingua como desculpas pelas falhas que comete. Entra na pista achando ser imbatível e que os outros são inferiores. Nem perfil de equipe ele tem. É preciso muita paciencia da equipe para tolerar o seu mal humor constante. Alan Kodair e Daniel Serra tem muito mas perfil de campeões. Um campeão se faz através de dedicação diária, treinos diários e pouco estrelismo. Tudo isso, falta em Massa. Tera vida curta na F1, bem ao contrario do Rubinho, que sempre soube muito bem qual era o papel a ser desempenhado.
Quem falou que Hamilton errou ao trocar de equipe e que estava atrás apenas de grana…. Parece que errou pelos primeiros treinos.
Fabio, o Felipe fara uma temporada muito boa esse ano, terminara entre os 5 do mundial e substituirá o Webber na Red Bull ano que vem…será uma pena ser segundo piloto novamente (do S. Vettel), mas creio que já ficou marcado nele esta história de segundo piloto. Abraço de um fã!
Alonso pode ser o mais raçudo, e o mais arrogante. Mas, objetivamente, não é o mais talentoso. Talento tem o finlandês K. Raikkonen. E se não tivesse talento, Vettel não seria o mais jovem campeão…
Você me parece mais uma das tietes de Alonso com esse comentário.
Ano do Massa ??? Amigo o que vamos ver é uma repetição do ano passado, vc pode acreditar ….
Olá Fabio,
Já se pode falar que o Hamilton acertou em ir para a Mercedes? E quanto ao seu novo companheiro (rosberg), vai incomodá-lo?
Falou tudo Fábio ou Felipe anda esse ano ou no próximo tá fora da F1. Ah e parábens pelo trabalho realizado na transmissão do treino livre na Austrália assisti ao primeiro e qual a minha surpresa quando vc começou a comentar. Ótima participação parabéns.
Parabéns Fabio, pelos comentários na madrugada em um emissora de TV.
Massa descobriu que se ele quiser continuar na F-1, vai ter que ser digno e melhor que Alonso. Espero que ele guarde alguns coelhos na cartola para preparar o carro, pois o seu colega de equipe aposta no acertador de carro (Massa), para depois não ficar como o Rubens, ajudou ao Schumi e foi descartado. Um forte abraço a todos.
Segundo outra reportagem, Massa teve um problema no Kers na parte final do treino e isso, aparentemente, seja o fato dele ter ficado naquela posição… mas, o Alonso tb não andou muito na frente não…
Bom dia. Gostaria de dar minha impressão do que pode ser o futuro de Felipe Massa. Não acho justas 90% das críticas que os internautas lhe faziam. É claro que ele não é o melhor piloto do grid, nem o mais técnico, nem o mais arrojado. Mas é bom. Qual o nível dele? Acredito sim que ele esteja entre os bons. Melhores que ele, quem seriam? Vettel, por exemplo. Acho que o alemão é sim o melhor piloto do grid. Ano passado o carro dele não era tão melhor como muitos disseram, ou o Mark Webber esteve muito abaixo do potencial do carro. Alonso é melhor. Mas se lembrarmos da temporada 2007, quando ambos tiveram carros de ponta e correram em equipes separadas, a diferença entre eles não foi tão grande, e Massa terminou várias vezes à frente do espanhol. Felipe é brilhante? Não. Mas isso não o diminui. Button também nunca foi, mas é considerado um grande piloto. Damon Hill nunca deu espetáculos, mas tinha uma pilotagem segura e regular que o levou a disputar por duas vezes o campeonato com Michael Schumacher e ser campeão em 1996, além de fazer uma corrida sensacional na Hungria em 1997 com uma Arrows e dar a primeira vitória da Jordan em 1998. Hakkinen também não era espetacular, e particularmente eu achava que ele errava muito. Mas foi duas vezes campeão. Então, Massa pode fazer mais? A resposta é: é óbvio que sim. Mas por enquanto, ele tem que andar perto de Alonso, somar o maior número de pontos possível e tentar ir para outra equipe boa que lhe permita vencer.
Bom dia Fábio! Que grata surpresa a sua participação na transmissão do SporTV. Que essas participações se multipliquem. Abç
Fábio “Fala Muito” na Transmissão!!
Parabéns pela participação nos comentários e narração dos treinos de melbourne.
Não consegui levantar para ver o segundo treino, mas o primeiro eu ví.. depois do tradicional esporte de menininhas.
e vc falou mais que o daniel !!!!! cada comentário seu vinha com mais e mais informação, o lito cavalcante já estava mais afiado, entrosado e VELHO também…
você desbancou ele ?
abs
Luciano Henriques
Lito é um grande amigo e um mestre. Estou apenas substituindo-o neste final de semana, porque ele está com a Stock em Curitiba.
Abs
Fabio, mas o primeiro treino do Massa não mostrou muita coisa diferente do ano passado… fechar em 8º não é lá grandes coisas… se houvesse melhorado algo, isso espelharia na sua colocação no fechamento do dia, pois Vettel e RedBull continam lá na frente… Ou isso mostra que o carro evoluiu, mas as outras equipes também? Não sei… torço pelo Massa, mas só esperando o final da corrida para ver se houve alguma melhora… vamos em frente…
PARABÉNS FÁBIO SEIXAS!!!Te acompanho na net e na RÁDIO BAND mas sucesso agora como comentarista da SPORTV.SUCESSO!!!Abraços,
FLÁVIO PENNA
Este melhor piloto da atualidade perde campeonatos pra caramba e continua o melhor. No grid já não é o que tem mais títulos e quem mais ganhou nos últimos 06 anos e continua como melhor. Este título parece eterno e independente dos resultados obtidos na pista. A Ferrari, diga-se de passagem, tem um dos maiores orçamentos da F1, trabalha somente para um carro e nem assim “o melhor piloto da atualidade” consegue ser campeão. Vai ter boa vontade assim.
A frase chave desse post é:
“Massa pode, sim, fazer um campeonato mais digno. Mas dificilmente baterá Alonso”
Diferente do Senna, que chegou como segundo piloto, mas por sua vez, para bater o Prost.
Pisa Massa!
Caro Seixas!
Felipe aceitou ser coadjuvante. Ganha bem menos. Certamente o marketing com a imagem dele é bem menor. Será melhor apenas se Alonso rescindir o contrato e se aponsentar.
Mas em todo caso: Go Felipe…Boa sorte!