O ano de Massa
15/03/13 03:00“Vencer corridas. No final, resultado é o que mais interessa. Um começo bom, competitivo, sem dúvida ajuda a fazer um ano diferente. Quanto mais pontos e quanto melhor você estiver logo de cara, melhor é a chance de continuar lutando pelo campeonato até a última prova.”
Massa respondeu assim a uma pergunta afiada, no final de semana, no Rio: “Como fazer para deixar de ser segundo piloto da Ferrari?”.
Foi bem na resposta. Contra o cronômetro, não há argumentos. E é notável a mudança de humor, de astral, de espírito, de autoconfiança.
Tem ligação direta, claro, com o que ele fez na segunda parte do último Mundial, após as férias de agosto.
Da Bélgica ao Brasil, o brasileiro conquistou 97 dos seus 122 pontos. Arrancou de 14º para sétimo na tabela. Conquistou em Suzuka e em Interlagos seus dois pódios da temporada, quebrando um jejum que se arrastava desde 2010.
Tem tudo para fazer um 2013 melhor do que os apagados 2010, 2011 e 2012, isso parece bem claro. Até por ter um carro mais bem construído e mais fácil de guiar, palavras dele. Ponto.
Isso tudo é bem diferente de ser primeiro piloto.
Para começar, porque se trata da Ferrari. Que desta vez não se furta a revelar a preferência: Montezemolo já declarou diversas vezes que estará satisfeito se Massa apoiar Alonso na conquista do título.
Para terminar, porque se trata de Alonso. O mais talentoso, o mais raçudo, o melhor piloto da atualidade.
Massa pode, sim, fazer um campeonato mais digno. Mas dificilmente baterá Alonso.
O que não é o fim do mundo. Pode ser, pensando a longo prazo, o início de um novo.
O contrato do brasileiro termina no fim do ano. E, desta vez, ele tem um concorrente já no forno: Bianchi, que a Ferrari colocou na Marussia para ganhar rodagem.
Sim, é cedo para especular, o primeiro GP nem sequer aconteceu. Mas Massa tem condições de fazer bonito neste ano para, se for o caso, conseguir uma transferência para um cockpit interessante.
Nos últimos anos, com o filme queimado como estava, nem isso parecia possível.
Em tempos de penúria brasileira na F-1, e de falta de perspectivas nas categorias de base, já é grande coisa. (A que ponto chegamos.)
HOMENAGEM
Fica já uma sugestão à organização do GP Brasil, em novembro: que o troféu da prova deste ano seja batizado Barão Wilson Fittipaldi.
Dispensa explicações, embora toda homenagem do automobilismo brasileiro ao pioneiro seja tímida.
São raros os homens verdadeiramente grandes. O Barão foi uma dessas raridades.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Volta pra bandnews. Este time é imbativel. Nas org Globo nois nun aguennnnnnnnnnnnnnnnnnta.
Fábio, qual o nome do presidente da federação de Automobilismo do Brasil? Quem quiser pode apostar que esse deverá ser o nome! abs
Cleyton Pinteiro.
Fábio acho que seria uma obrigação dos organizadores do GP BRASIL homenagear o BARÃO.Mas vc está no BRASIL não se esqueça , um PAÍS sem memória.
Abraços,
Flávio Penna
Boa tarde
Massa esta muito rapido esse ano ,com raça ,determinação ,tanto que o Titonio ,esta junto com ele ,Felipe vai largar na 1 fila anote ae !!!!…
Fabio ,parabens pela transmissão da SPORTV, viu não deixa de comentar hoje que a Ferrari com tanque cheio rende mais que todos ,acredito que na segunda sessão a Ferrari escondeu o jogo ,o carro esta muito equilibrado e dirigivel ,Felipe vai vencer esse fim de semana…..
Belo post Fábio. A propósito, fiquei satisfeito em vê-comentando os treinos no Sportv. Quanto as previsões otimistas em relação ao Massa, de fato, são provenientes de sua mudança e desempenho digno na segunda metade da temporada anterior. Seria interessante o Massa começar com um pódio, largando na primeira fila, quem sabe até a frente do Alonso. Se bem que, se isto se configurar na pista, ou seja, durante a corrida a Scuderia Ferrari dá um jeito de estragar o Chopp do brasileiro, e colocar o Alonso na frente. Enfim, aguardemos…(com ansiedade).
Massa?
Ah….sim
Tá…
Felipe vencendo duas corridas, fazendo pelo menos 8 pódios e tirando VÁRIOS pontos do espanhol, pode se dar por satisfeito missão cumprida! Vettel tetracampeão em 2013 o espanhol vai ter um treco! Alonso não vai ter vida fácil esse ano, tem muito piloto que pode incomodar ficando entre ele e Vettel. A lista é grande: Webber, Massa, Rosberg, Lewis, Kimi e Grosjean vão dar trabalho ao espanhol. E se o alemãozinho disparar na tabela, Alonso vai começar a enaltecer Newey(isso é desculpa de perdedor, Newey não construiu tudo sozinho na RBR. E a vacilada do time em ABU 2012 colocando Vettel pra largar nos boxes? O alemão nesse GP deu show e chegou ao pódio, Alonso se perguntou ” o que esse cara esta fazendo aqui estourando champanhe”. Ao mesmo tempo o espanhol vai criticar duramente seu carro e sua equipe. Pode ser o início de uma crise na Ferrari, se Massa mostrar bom desempenho pode tirar proveito da situação. Felipe não tem como superar Alonso no mundial, mas pode “indiretamente” atrapalhar muito o companheiro na briga pelo título. Quero ver a Ferrari entrar no rádio para Felipe aliviar para o espanhol. Imagina isso com Galvão narrando e Barrichello nos comentários, imagina a saia-justa para o Rubinho. Lembrando que “barrica” disse que voltaria a Ferrari mesmo com o espanhol no time. Barbaridade…
Um novato bateu o espanhol.
Pq Felipe massa nao pode fazer-lo?
Se conseguira e outra historia.
O novato era Hamilton, simples assim.
OOOOOOO ROB VC VIVE NO MUNDO DOS QUADRINHOS “””O NOVATO ERA O HAMILTON””” ENTNDEU?
Ótimo texto Fábio, como sempre. É pena ainda não termos um novo talento Brasileiro na F1. Apesar do seu otimismo, acho que o Massa não supera essa não. Melhor seria sair de uma vez. Essa história de Brasileiro 2º piloto da Ferrari é antiga, chata, triste e um tanto vergonhosa. Esse ano eu sou Alonso até o fim!
Fabio o Massa começou o ano bem. Andou na frente do espanhol no 1 treino e ficou colado no 2 com falha no kers. Eu acho sim q ele pode andar na frente e a imprensa ja começa a especular substituto para o kra, ja nao basta a pressao dentro das pistas tem q conviver com isso tb. E vc msm disse contra o cronometro nao ha argumentos, só se a ferrari começar com falcatruas contra o Massa! E mais na minha opiniao o Alonso so funciona se ele tiver a equipe aos seus pés pq qd teve q dividir de igual pra igual a equipe com Hamilton levou pau, ou seja, pra mim ele nao e td isso q vcs ficam falando nao.
Claro que o Alonso é o melhor piloto, pelo amor de Deus… Quando ele esteve na McLaren, ele não levou pau do Hamilton, foi uma briga que se estendeu até a última corrida do campeonato, pois eram dois ótimos pilotos, com um carro de ponta, e a equipe declaradamente favorecendo o inglês. Se ele ainda não ganhou nada na Ferrari, é porque é cada vez mais óbvio que a equipe tem um staff técnico medíocre, comparado ao da Red Bull hoje a ao da própria Ferrari nos tempos de Schumacher… Isso parece mais pachequice do que opinião…
Homenagens timidas e tardias Fabio….. tardias…….
cara eu sempre achei q vc tivesse uma certa má vontade com o Massa, mas depois mudei minha opnião, suas criticas sempre foram pontuadas no ambito esportivo, não é nada pessoal… sobre o post, eu sempre fui favoravel a permanencia dele na Ferrari, até porq com os ultimos com campeonatos ruins q havia feito, acabou ficando meio sem opções, sem mercado, a ida pra Sauber q era ao q parece a unica opção viavel, pra mim seria um retrocesso, foi o q sempre disse pras pessoas q achavam o contrario… o lance é fazer um bom campeonato, se não superar, andar o mais proximo do Espanhol, frequentar o podium, vencer corridas e aí sim ele poderá vislumbrar uma vaga em outra equipe de ponta… Felipe é um cara esperto, ele deve ta ligado q espaço q ele tinha na ferrari não é o mesmo de 2006 a 2009, se tivesse sido campeão naquele ano em q perdeu pro Hamilton, seria outra historia, mas na formula 1 e no esporte em geral, não existe se… Alonso sempre foi um piloto extremamente centralizador (não vejo demerito nenhum nisso), sempre trabalhou com as atenções voltadas 100% a ele, além do mais é o piloto mais completo do circuito, acho um pouco dificil do Massa supera-lo, com um pouco de sorte, quem sabe… Felipe tem tudo pra fazer desse ano o seu recomeço.
Fábio, você vai estar nos treinos livres do Sportv durante toda a temporada?
Não. Fui chamado apenas para esta corrida.
Abs
Fabio o que houve com o Lito?
Está com a Stock em Curitiba neste final de semana.
Abs
Outra vez com essa história de “Felipe Phoenix Massa – Ressurgindo das Cinzas”, qual é Fábio? É sempre a mesma conversa fiada desse piloto todo ano, é lastimável, poderia ser verdade claro, mas a verdade é que ele vai ser fumado em 2013 como foi nos três anos anteriores, não tenho nada pessoal contra ele portanto desejo estar errado, veremos.
Fabio, legal ver você no sportv ! Abraços.
Parabéns pelo post.Bem escrito e suscinto.E que ronquem os motores!
Apoiado, Fábio!
O problema é que a falta de bom senso e o excesso de dinheiro podem por esta ótima ideia por água abaixo…
Fábio, com todo respeito que vc merece,
Massa e apenas um bom piloto. Um bom segundo piloto, não é rápido e muito menos constante e aguerrido !
Não adianta ser veloz em 2 ou 3 voltas.
Na F1 atual massa é inferior ao Vettel, Alonso, Kimi, Rosberg, Hamilton, Jason B.,
…………..é melhor parar , né !?
Fabio eu gostaria de parabeniza pela sua participação nos treinos livres do Sportv,sobre o Massa acredito que será um ano muito diferente de 2012 e poderá sim lutar pelo titulo mas ele sem duvidas vai ter um grande rival que será seu companheiro de equipe,Alonso para mim é o melhor piloto da formula 1 eu acho ele incrivel
Me parece justa a homenagem, o Vetel vai adorar kkkk.
Como me parece justo dizer que de novo a RBR começa na frente com cartas na manga,quando uma equipe coloca os dois carros na frente, quer dizer que esta sobrando independente dos pilotos.
Parabens Fábio pela sua partipação na trasmissao dos treinos e a riqueza dos seus comentarios, desconsiderando sua preferência pelo Alonso, claro, kkkkk, grande abraço.
Fábio,
Ótima transmissão ontem no SporTV.
Parabéns.
Seria bom se vc continuasse no Sportv!!!
E que Massa ganhasse do Alonso também!
Fábio, parabéns por propor o nome do Barão para o GP Brasil. Um homem da estatura dele já deveria ter sido reconhecido pela CBA há algumas décadas.
Mais um “ano de Massa”!
Prezado Fábio Seixas,
Sigo suas colunas e artigos regularmente. Sempre acertivos. Agora esse de hoje sobre o Massa acredito que seja gozação ou fina ironia.
Fábio, sei que ainda é muito cedo para falar mas, seria legal ver o Massa reeditar a parceria com o Raikkonen, o que você acha?
Fábio muito boa sua atuação à frente dos comentários no Sportv.