Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Falou bonito

Por Fábio Seixas
09/03/13 18:51

Era pra ser uma entrevista coletiva sobre a demonstração de amanhã, no Rio.

Massa, na entrevista deste sábado, no Rio (Miguel Costa Jr.)

 

Mas Massa acabou falando muito mais sobre a situação do automobilismo brasileiro.

Há, afinal, duas barbeiragens saltando aos olhos. 

A primeira, o fato de haver apenas um representante do país na abertura da temporada da F-1, o que não ocorria desde 1978 _quando ele ainda não havia nascido. A segunda, o fato de a exibição acontecer numa cidade que sepultou seu autódromo no final do ano passado.

“Vai ser estranho, vou me sentir mais sozinho. Não vai ter aquela brincadeira antes da corrida, nas reuniões… Os brasileiros sempre foram muito grudados. Anos atrás, havia brasileiros correndo em tudo quanto era categoria na Europa. Hoje não há mais”, disse.

“Eu tentei ajudar. Tirei dinheiro do meu próprio bolso. Era algo que eu não precisava fazer, porque eu já estava na F-1. Mas quis ajudar e não consegui. A CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo] tem muito a fazer, precisava criar oportunidades para ajudar o automobilismo, como acontece na Alemanha, na Inglaterra, na França… Mas, para isso, precisa mudar a mentalidade.” 

É, ainda, curioso (e triste) que o único brasileiro na F-1 nunca tenha acelerado um carro da categoria em Jacarepaguá.

“Espero que este evento sirva para perceberem que destruir Jacarepaguá foi uma besteira.”

Já critiquei Massa várias vezes aqui no blog por conta do seu desempenho nas pistas. Assim como, quando ele foi bem, elogiei.

Mas é algo cada vez mais forte: com ou sem o microfone na mão, ele faz valer a condição de piloto na F-1 e tenta mudar as coisas.

Se vai conseguir, difícil dizer. Mas ele tenta. E já é mais, muito mais, do que a grande maioria de seus antecessores.

(Mais sobre a coletiva, aqui.)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. edson castror comentou em 12/03/13 at 14:04

    esse massa deveria virarcomentarista pq piloto…

    • Dourado, A. Rodrigues comentou em 13/03/13 at 12:26

      Estamos vivendo a síndrome das “misteriosas e oportunas pesquisas de opinião dando a entender que o povo está feliz, achando que tudo vai bem”. Tudo isso é fruto da força terrível da propaganda, fazendo coro com as palavras de Sandra Cavalcanti. Da mesma maneira que as políticas compensatórias e os programas de caridade, do govêrno, enganam os pobres e lhes compram votos e a cidadania, as políticas na área esportiva também fazem ver que tudo vai bem, só a Globo que finge não enxergar. Talvez a vocação de Massa seja mais aproveitável nessa área de alerta social!

  2. Junior comentou em 11/03/13 at 13:13

    Caro Fabio, Massa pode ter seus defeitos e claro qualidades, mas sua principal qualidade é a coincidência atualmente do que ele representa, não uma nação isso é bobagem pura de fanático não fã, mas de uma categoria de esta fadada a se extinguir por falta de apoio da Confederação (olhem leiam com atenção CONFEDERAÇÂO, não Governo) que praticamente extinguiu a categoria de monoposto do País, vejam quantos pilotos brasileiros temos em monopostos atualmente? Massa ta fazendo o que ele pode avisar explicar, ajudar mas ele sozinho não pode fazer quase nada.

  3. José Jonas Almeida comentou em 11/03/13 at 10:29

    A “várzea” do automobilismo brasileiro foi destruída. Mas percebo que isso ocorre também na Argentina, que tem tradição no automobilismo e na F1. Sempre tivemos pilotos correndo no mundo inteiro e em várias categorias. Você acha Fábio, que sem um representante na F1, as transmissões das corridas pela tv irão continuar?

  4. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 11/03/13 at 3:50

    Só sobrou o Massa, e Seja o que Deus Quiser! Agora o torcedor brasileiro vai ter que rezar 1000 Ave Marias para ver se acontece um milagre?

  5. Luc Monteiro comentou em 10/03/13 at 21:30

    A CBA tem um discurso padronizado para cobranças sobre providências que alavanquem o automobilismo: alega que sua função é administrativa, e não de promoção de eventos.

  6. Mário comentou em 10/03/13 at 19:01

    caro Fábio

    quando voce menciona que nenhum outro piloto fez algo semelhante permita-me lembrar fato ocorrido nos anos 90.
    A CBA é responsável pela total falta de incentivos ao automobilismo nacional, que deveria ser o celeiro de novos talentos ,em meados dos anos 90 Nelson Piquet que já criticava a postura da entidade tentou criar uma outra liga para contrapor a politicagem que reina nessa entidade a seculos,e já apontava que nosso automobilismo não estava permitindo a renovação sadia de pilotos, ele não foi bem sucedido por falta de apoio, inclusive de jornalistas que falam mas nunca foram a fundo nessa questão, se um tri campeão de F1 não conseguiu, o que Massa e qualquer outro faz é bravata, até porque se ele quiser ir mais fundo não vai ter apoio nenhum, essa questão é tratada aos pingos pequenos, nada que incomode a CBA

  7. Tabajara comentou em 10/03/13 at 15:49

    Mas para quê se preocupar em colocar pilotos na F1, uma categoria que perdeu participantes pra caramba nos últimos tempos. Só tem 22 carros e 2 podem cair fora antes do final do ano. As vagas para excelentes pilotos estão fechadas, pois a verba é que mostra quem vai andar aonde. O Razia está aí para provar.
    Com tantas corridas no Brasil, sair daqui pra quê? Tem pilotos correndo em dois, três campeonatos e feliz da vida com isso.
    Essa meta de que só F1 é categoria, já era.
    Os norte-americanos nunca deram tanta importância para a formação de pilotos de F1, com ou sem FIndy, e estão corretos.
    O Mundial de Resistência terá nesse ano, Bruno Senna como oficial Aston Martin, e também Jaime Mello JR., entre outros.
    Esse campeonato já tem 35 equipes incritas e em Le Mans esse número dobra.

  8. eduardopha comentou em 10/03/13 at 15:14

    vou dizer algo que pode servir como materia,a globo e o senna foram maleficos para a F1 no Brasil, com a morte de senna a globo criou um padrao na f1 no brasil que nem mesmo um homen com 7 titulos e hj um com 3 seguidos nao conseguiram demonstrar para o brasil que f1 e um esporte e nao uma forma de se demonstrar amor a patria,o nosso automobilismo perdeu e perde com a comparaçao eterna a senna e o automobilismo mundial tamben

  9. Mike comentou em 10/03/13 at 14:20

    Seixas,
    O que existe de verdade na afirmação de que o fim do Autódromo de Jacarepaguá foi “patrocinado” pela Rede Globo? Segundo o que me foi informado, o barulho do autódromo atrapalhava as gravações no Projac… Procede?

    • Fábio Seixas comentou em 12/03/13 at 10:11

      Isso é lenda.
      Abs

  10. michael comentou em 10/03/13 at 14:15

    Pois é…se o Nasr não der certo não vai ter mais ninguém do Brasil lá na F1

  11. Bruno Brito comentou em 10/03/13 at 13:06

    Felipe ainda está na F1 durante todo este tempo, mesmo sem títulos mundiais, pois é respeitado por suas declarações, como esta excelente entrevista. Ao contrário de outros que sempre culpava o carro quando abandonava a corrida…
    Quanto ao automobilismo brasileiro, infelizmente, não vejo boas perspectivas…

  12. Alessandro-Palmeirense comentou em 10/03/13 at 10:45

    “… E já é mais, muito mais, do que a grande maioria de seus antecessores….”

    Mais que a maioria dos seus antecessores e muito mais que a totalidade dos seus críticos. Mas fazer o que? São pessoas derrotadas que não conseguem nada na vida, então elegem “heróis” que irão fazer por eles. Envergonham-se de um competidor que está lá fora na maior categoria de automobilismo do mundo quando ele não é o primeiro, e fecham os olhos para o que acontece na esquina de casa..

  13. Fernando Maringá-Pr comentou em 10/03/13 at 8:46

    Fábio, e existe alguma luz no fim do túnel?? O problema é o presidente da CBA? ou não, ele está sozinho e não consegue tocar sozinho?? Na época que os 3 grandes brasileiros corrim, fitip. piquet e senna, a situação já era feia assim, ou os resultados nas pistas tiravam a atenção para a má administração?? Os grandes meios de comunicação do país, já denunciaram isso, existe alguma oposição séria que poderia reverter essa situação?? Eu como os outros milhares de amantes do automobilismo, estamos preocupadissimos com o futuro desse esporte no Brasil!!! Abraço e obrigado

    • Fábio Seixas comentou em 10/03/13 at 12:30

      Não vejo luz nenhuma…

  14. Bruno Cabral comentou em 10/03/13 at 2:06

    Só pela Fórmula Futuro ele já merece ser ouvido.

  15. Andre comentou em 09/03/13 at 19:57

    A foto do Parque Olímpico (ex-Jacarepágua) em obras é de chorar de tristeza…

    http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1240683-rio-2016-chega-ao-meio-do-caminho-sem-criar-cultura-olimpica-e-divulgar-orcamento.shtml

  16. bipolar comentou em 09/03/13 at 19:33

    1. Muito provável que no próximo ano não tenhamos mais ninguém na F1.
    2. Com o caldo que o Massa vai levar do Alonso esse ano e é quase certo ficar a pé no próximo, quem sabe com a visão e sabedoria que Deus o deu ele venha a presidir a CBA e mudar o rumo das coisas… Abs

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 11/03/13 at 16:03

      Mas o Massa não iria ficar a pé se não ganhasse o Gp da Austrália de 5 anos atrás? Decida-se!

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).