Falou bonito
09/03/13 18:51Era pra ser uma entrevista coletiva sobre a demonstração de amanhã, no Rio.
Mas Massa acabou falando muito mais sobre a situação do automobilismo brasileiro.
Há, afinal, duas barbeiragens saltando aos olhos.
A primeira, o fato de haver apenas um representante do país na abertura da temporada da F-1, o que não ocorria desde 1978 _quando ele ainda não havia nascido. A segunda, o fato de a exibição acontecer numa cidade que sepultou seu autódromo no final do ano passado.
“Vai ser estranho, vou me sentir mais sozinho. Não vai ter aquela brincadeira antes da corrida, nas reuniões… Os brasileiros sempre foram muito grudados. Anos atrás, havia brasileiros correndo em tudo quanto era categoria na Europa. Hoje não há mais”, disse.
“Eu tentei ajudar. Tirei dinheiro do meu próprio bolso. Era algo que eu não precisava fazer, porque eu já estava na F-1. Mas quis ajudar e não consegui. A CBA [Confederação Brasileira de Automobilismo] tem muito a fazer, precisava criar oportunidades para ajudar o automobilismo, como acontece na Alemanha, na Inglaterra, na França… Mas, para isso, precisa mudar a mentalidade.”
É, ainda, curioso (e triste) que o único brasileiro na F-1 nunca tenha acelerado um carro da categoria em Jacarepaguá.
“Espero que este evento sirva para perceberem que destruir Jacarepaguá foi uma besteira.”
Já critiquei Massa várias vezes aqui no blog por conta do seu desempenho nas pistas. Assim como, quando ele foi bem, elogiei.
Mas é algo cada vez mais forte: com ou sem o microfone na mão, ele faz valer a condição de piloto na F-1 e tenta mudar as coisas.
Se vai conseguir, difícil dizer. Mas ele tenta. E já é mais, muito mais, do que a grande maioria de seus antecessores.
(Mais sobre a coletiva, aqui.)
esse massa deveria virarcomentarista pq piloto…
Estamos vivendo a síndrome das “misteriosas e oportunas pesquisas de opinião dando a entender que o povo está feliz, achando que tudo vai bem”. Tudo isso é fruto da força terrível da propaganda, fazendo coro com as palavras de Sandra Cavalcanti. Da mesma maneira que as políticas compensatórias e os programas de caridade, do govêrno, enganam os pobres e lhes compram votos e a cidadania, as políticas na área esportiva também fazem ver que tudo vai bem, só a Globo que finge não enxergar. Talvez a vocação de Massa seja mais aproveitável nessa área de alerta social!
Caro Fabio, Massa pode ter seus defeitos e claro qualidades, mas sua principal qualidade é a coincidência atualmente do que ele representa, não uma nação isso é bobagem pura de fanático não fã, mas de uma categoria de esta fadada a se extinguir por falta de apoio da Confederação (olhem leiam com atenção CONFEDERAÇÂO, não Governo) que praticamente extinguiu a categoria de monoposto do País, vejam quantos pilotos brasileiros temos em monopostos atualmente? Massa ta fazendo o que ele pode avisar explicar, ajudar mas ele sozinho não pode fazer quase nada.
A “várzea” do automobilismo brasileiro foi destruída. Mas percebo que isso ocorre também na Argentina, que tem tradição no automobilismo e na F1. Sempre tivemos pilotos correndo no mundo inteiro e em várias categorias. Você acha Fábio, que sem um representante na F1, as transmissões das corridas pela tv irão continuar?
Só sobrou o Massa, e Seja o que Deus Quiser! Agora o torcedor brasileiro vai ter que rezar 1000 Ave Marias para ver se acontece um milagre?
A CBA tem um discurso padronizado para cobranças sobre providências que alavanquem o automobilismo: alega que sua função é administrativa, e não de promoção de eventos.
caro Fábio
quando voce menciona que nenhum outro piloto fez algo semelhante permita-me lembrar fato ocorrido nos anos 90.
A CBA é responsável pela total falta de incentivos ao automobilismo nacional, que deveria ser o celeiro de novos talentos ,em meados dos anos 90 Nelson Piquet que já criticava a postura da entidade tentou criar uma outra liga para contrapor a politicagem que reina nessa entidade a seculos,e já apontava que nosso automobilismo não estava permitindo a renovação sadia de pilotos, ele não foi bem sucedido por falta de apoio, inclusive de jornalistas que falam mas nunca foram a fundo nessa questão, se um tri campeão de F1 não conseguiu, o que Massa e qualquer outro faz é bravata, até porque se ele quiser ir mais fundo não vai ter apoio nenhum, essa questão é tratada aos pingos pequenos, nada que incomode a CBA
Mas para quê se preocupar em colocar pilotos na F1, uma categoria que perdeu participantes pra caramba nos últimos tempos. Só tem 22 carros e 2 podem cair fora antes do final do ano. As vagas para excelentes pilotos estão fechadas, pois a verba é que mostra quem vai andar aonde. O Razia está aí para provar.
Com tantas corridas no Brasil, sair daqui pra quê? Tem pilotos correndo em dois, três campeonatos e feliz da vida com isso.
Essa meta de que só F1 é categoria, já era.
Os norte-americanos nunca deram tanta importância para a formação de pilotos de F1, com ou sem FIndy, e estão corretos.
O Mundial de Resistência terá nesse ano, Bruno Senna como oficial Aston Martin, e também Jaime Mello JR., entre outros.
Esse campeonato já tem 35 equipes incritas e em Le Mans esse número dobra.
vou dizer algo que pode servir como materia,a globo e o senna foram maleficos para a F1 no Brasil, com a morte de senna a globo criou um padrao na f1 no brasil que nem mesmo um homen com 7 titulos e hj um com 3 seguidos nao conseguiram demonstrar para o brasil que f1 e um esporte e nao uma forma de se demonstrar amor a patria,o nosso automobilismo perdeu e perde com a comparaçao eterna a senna e o automobilismo mundial tamben
Seixas,
O que existe de verdade na afirmação de que o fim do Autódromo de Jacarepaguá foi “patrocinado” pela Rede Globo? Segundo o que me foi informado, o barulho do autódromo atrapalhava as gravações no Projac… Procede?
Isso é lenda.
Abs
Pois é…se o Nasr não der certo não vai ter mais ninguém do Brasil lá na F1
Felipe ainda está na F1 durante todo este tempo, mesmo sem títulos mundiais, pois é respeitado por suas declarações, como esta excelente entrevista. Ao contrário de outros que sempre culpava o carro quando abandonava a corrida…
Quanto ao automobilismo brasileiro, infelizmente, não vejo boas perspectivas…
“… E já é mais, muito mais, do que a grande maioria de seus antecessores….”
Mais que a maioria dos seus antecessores e muito mais que a totalidade dos seus críticos. Mas fazer o que? São pessoas derrotadas que não conseguem nada na vida, então elegem “heróis” que irão fazer por eles. Envergonham-se de um competidor que está lá fora na maior categoria de automobilismo do mundo quando ele não é o primeiro, e fecham os olhos para o que acontece na esquina de casa..
Fábio, e existe alguma luz no fim do túnel?? O problema é o presidente da CBA? ou não, ele está sozinho e não consegue tocar sozinho?? Na época que os 3 grandes brasileiros corrim, fitip. piquet e senna, a situação já era feia assim, ou os resultados nas pistas tiravam a atenção para a má administração?? Os grandes meios de comunicação do país, já denunciaram isso, existe alguma oposição séria que poderia reverter essa situação?? Eu como os outros milhares de amantes do automobilismo, estamos preocupadissimos com o futuro desse esporte no Brasil!!! Abraço e obrigado
Não vejo luz nenhuma…
Só pela Fórmula Futuro ele já merece ser ouvido.
A foto do Parque Olímpico (ex-Jacarepágua) em obras é de chorar de tristeza…
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1240683-rio-2016-chega-ao-meio-do-caminho-sem-criar-cultura-olimpica-e-divulgar-orcamento.shtml
1. Muito provável que no próximo ano não tenhamos mais ninguém na F1.
2. Com o caldo que o Massa vai levar do Alonso esse ano e é quase certo ficar a pé no próximo, quem sabe com a visão e sabedoria que Deus o deu ele venha a presidir a CBA e mudar o rumo das coisas… Abs
Mas o Massa não iria ficar a pé se não ganhasse o Gp da Austrália de 5 anos atrás? Decida-se!