Sonho prateado
08/03/13 03:00A última impressão foi a que ficou. E, pronto, a Mercedes foi elevada ao posto de grande sensação do Mundial que começa em menos de uma semana. (Sim, o primeiro treino livre do GP da Austrália será às 22h30 da próxima quinta, horário de Brasília).
A equipe dos carros prateados foi a que mais andou na última bateria de testes em Barcelona: 2.239 km, contra 1.992 km da Ferrari, a segunda em rodagem. Além disso, marcou o melhor tempo, justamente no último dia: Rosberg registrou 1min20s130, 0s364 melhor do que Alonso. Confiável e veloz, pois. E, claro, isso salta aos olhos.
Com um orçamento sem fim, um gênio como Brawn no comando, a colaboração de Schumacher por três temporadas e um talento como Hamilton ao volante, era de se esperar que a Mercedes crescesse em algum momento. O momento chegou?
Tudo indica que sim. A equipe vai lutar pelo campeonato? Este colunista acha que ainda é muito cedo para dizer. Há atenuantes, afinal.
A Mercedes foi a que mais andou na última bateria de testes, mas, no acumulado dos 12 dias, essa primazia coube à Sauber: 5.307 km ante 5.224 km dos alemães.
Alguém aposta nos suíços?
Há as impressões e os depoimentos dos pilotos. Enquanto Rosberg exalta otimismo, Hamilton diz que a equipe ainda tem muito trabalho a fazer no equilíbrio do carro.
Em quem você confia mais?
Por fim, a história mostra que é preciso relativizar o cronômetro nessas condições. Na pré-temporada do ano passado, por exemplo, o mais veloz foi Raikkonen. Que ficou em terceiro no Mundial, mas sem entrar de fato na luta pelo título.
E é aí que cabe a comparação. Este parece ser o tamanho da evolução da Mercedes: capaz de colocar Hamilton na briga pelo terceiro lugar. Uma rival para a Lotus.
O que já é um belo salto, por ora. No ano passado, o mais bem colocado do time foi Rosberg, nono.
Ferrari, pelo que mostrou, e Red Bull, pela capacidade que tem, ainda estão na frente. Lotus está na mesma. E a McLaren caiu um pouco. Façam suas apostas.
CRISE
Somos um país em que muitos setores acreditam mais em sortes, milagres e acasos do que em trabalho.
É o caso do automobilismo.
A crise anunciada há tanto tempo chegou. Pela primeira vez desde 1978, o Brasil começará a temporada com apenas um piloto no grid.
Há 35 anos, Emerson. Hoje, a tarefa é de Massa. Na ocasião, o país foi salvo com o surgimento de Piquet, no ano seguinte.
Cinco anos depois, Senna deixou tudo mais brilhante. Desta vez, não há Piquets e Sennas no horizonte. E não há nenhum trabalho da CBA a médio ou longo prazo. Neste caso, a aposta é desnecessária. Não é difícil imaginar o que vai acontecer.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Para Mercedes chegou a hora da verdade de pelo menos lutar pelo título com o Hamilton, e de fazer um carro competitivo de forma mais satisfatória e convincente. O Luiz Razia e o Felipe Nasr vão ser as duas últimas esperanças do Brasil na F1, e se eles falharem o Brasil talvez de um adeus definitivo à F1 ficando sem piloto por um bom tempo. O Felipe Massa poderia ser nossa última esperança de título agora, mas dominado por Alonso, trabalhando como subalterno, e ainda tremendo na pressão, só ficamos imaginando na sua breve aposentadoria quando a Ferrari mandar ele embora.
Schumacher a essas horas deve estar pensando o porquê de ter se aposentado na temporada de 2012.
Claro que se ainda estivesse na Mercedes, até não poderia ganhar o título mundial de 2013, mas, poderia concorrer no nível de igual para igual contra seus rivais pilotos de ponta, e até vencer corridas. E com certeza, poderia até se aposentar no auge.
Que a Mercedes GP gastou mais gasolina e pneus que as outras isso não há muita dúvida, mas me parece mais uma preocupação da casa mãe em Stutgard em relação a fiabilidade do motor do que uma estratégia coerente e coordenada por parte da equipe de F1. Quando Button parou em Jerez com problemas na bomba de gasolina o alarme soou na Mercedes até porque o problema já tinha acontecido em 2012. A decisão de rodar o máximo com o carro veio logo a seguir. O proveito não me parece ter sido o melhor.
Acho que dos testes sai uma Red Bull muito forte. Nas simulações de corrida os tempos foram muito bons. O rendimento dos pneus foi o melhor entre todas as equipes. A sequência de testes foi completa. Toda a gama de pneus foi testada com muitas variações de afinações e todas com tempos bem competitivos.
A Mclaren só teve problemas de afinação do carro, problemas solucionáveis com o tempo. Tudo depende da equipe técnica liderada por Withmarsh. Com a saída de Lowe, pode haver algum entorpecimento dessa parte da equipe. É aí que reside o risco dessa temporada, mas acho que a Mclaren vai superar essa dificuldade na afinação do carro antes do GP da China. Nas 2 primeiras corridas a equipe vai ter que se contentar com posições abaixo do pódio.
A Ferrari se perdeu nos treinos e só conseguiu disfarçar os problemas com os tempos do dia 3 e 4. A equipe teve problemas muito sérios com os escapes e superaquecimento. O problema da Ferrari não deve ser solucionável durante a temporada e a equipe vai passar o ano com problemas tanto em qualificação como em corrida durante toda a temporada. O carro desgasta os pneus excessivamente e perdeu a competitividade que tinha com os pneus duros. Os tempos dos testes da Ferrari com os duros mostraram que essa vantagem que o carro tinha em 2012, razão pela qual Alonso sobreviveu até a última rodada com chances, acabou. Se não acabou pelo menos foi reduzida drasticamente.
A Lotus tem um carro quase igual ao de 2012 em termos de aerodinâmica, mas perdeu, por razões ainda não claras, fiabilidade. E Raikonnen parece que éstá perdendo o foco na categoria. O ano começou mal para o finlandes. Raikonnen, em Barcelona no segundo teste, esteve a milhas do que é essencial para o sucesso na competição. Acho que Raikonnen esteve mais preocupado com o GP de Motocross e a Ice one do que com a Lotus. Vai ser difícil repetir o ano 2012.
Acho que a Red Bull pode ganhar este ano de 12 a 14 corridas este ano. As corridas mais difíceis são já essa de Melbourne e Itália, Spa, Canada e Brasil. Se a RB vencer em Melbourne aí vai ser complicado para o resto das equipes, porque a pista não tem aquelas curvas rápidas que Newey tanto gosta.
Para Melbourne a Ferrari pode vencer se a Red Bull não conseguir afinar o carro para esta pista corretamente, mas sinceramente acho difícil que a RB perca essa corrida também. Se a Mclaren conseguir analisar na perfeição os dados dos testes e encontrar a mão da afinação, a equipe de Woking pode fazer o pódio atrás da RB.
No campeonato tudo indica que seja dominado pela RB, seguido pela Mclaren, Lotus, Ferrari, Toro Rosso, Force India e Mercedes. Nesta ordem. A Mercedes teve em 2012 um início muito bom, com até mesmo uma vitória na China, mas logo a seguir a equipe perdeu competitividade graças a uma certa lentidão em fazer updates ao carro. Parece que em termos de estrutura, a equipe não mudou muito e ainda tem uma liderança a 3 cabeças, o que deve complicar ainda mais as fornadas de updates. Muito burocracia que também assola na Ferrari.
A competividade de 2012 não deve se repetir em 2013 e a RB deve dominar a temporada.
Discordo da opinião que Schumacher “colaborou” com a Mercedez por tres anos. Ele curtiu as pistas por tres anos e mais nada. Alias depois de observar bem o comportamento do heptacampeão nesses tres anos , cheguei a conclusão que Rubens Barrichelo ajudou muito ele não só na pista , mas no acerto dos carros na Ferrari. Atualmente o que pode ter feito a equipe alemã evoluir foi o feed back de Hamilton . Os engenheiros precisam saber os pontos fracos do carro sob a ótica do piloto e ele sabe reportar muito bem essas sequelas. Palavra de Ross Brauwn.
Boa tarde! Fabio concordo com você quanto a imprevisibilidade, mas na F1 O braço sempre falou ALTO!!! O RAIKKONEN é uns desses piloto que tem BRAÇO, terminou em terceiro sem lutar pelo titulo mas mostrou ser competitivo, diferente do SHUMI, que fez vergonha nesse 03 anos passados. E NÃO FOI COM CERTEZA RESPONSAVEL DO CRESCIMENTO DA MERCEDES. OBS: “Pra mim o shumi só é um bom piloto com excelentes carros, graças a isso que ganhou seus titulos””, (Mas enquanto teve em uma equipe media, foi um piloto pior do que KOBA) Quanto ao Hamilton esse tem braço, gostaria muito de ver em 2014 HAMILTON KIMI RAIKKONEN na MERCEDES.
Quanto aos brazucas na F1… Não sentirei nenhuma falta. Porque nem podem lutar por campeonatos.
Desde quando Barrichello foi para a Ferrari na condição de segundo piloto, nenhum brasileiro teve reais condições de lutar por campeonatos. A única exceção foi o ano que Schumacher se mandou e Massa teve a sua oportunidade, alcançando o vice.
Claro que eu gostaria de mais brasileiros na F1, mas se tivessem a chance de brigar de igual para igual com os melhores e não serem apenas meros coadjuvantes ou pilotos pagantes de equipes fracas.
Não tenho certeza do potencial da Mercedes. Nos testes do ano passado, Rosberg fez o melhor tempo (Jerez) e no campeonato não mostraram muito.
Mc Laren e Red Bull sempre foram de esconder o jogo nos testes. As duas estão no páreo, certamente, junto com a Ferrari. Lotus e Mercedes devem brigar pela quarta força.
Interessante também o fato de que todas as equipes fizeram tempos abaixo de 2011 e 2012, exceto Caterham, Toro Rosso, Williams e o Gutierrez. Esse vai andar lá atrás, com estratégias de uma parada e tal…
Discordo em parte. Concordo com a falta de investimento da CBA, que ao meu ver dividi a culpa com o descaso dos governos que só querem aparecer na seman da f1. Eles não entendem a des. econômico forte gerada pelo automobilismo, como ex o post sobre empregos gerados pela stockcar.
Outro ponto é que tem aparecidos bons pilotos brasileiros na Gp 2 porém, hoje a f1 depende + de dinheiro do q talento diferente de antes.
Fábio, considerando o panorama atual, temos chances de em 2014 termos mais 2 brasileiros, o Razia e o Nasr. Ao q tudo indica o Nasr é mais talentoso e conta com bons patrocínios, pode ser q já entre numa equipe média na F1. Esse ano ele irá disputar de fato o título da GP2, onde tb será nosso único representante. Não seria o momento de escrever um post sobre ele? Fica a sugestão. Abs
Fábio, será que você poderia falar um pouco da Fórmula E? Li algumas coisas na internet e me parece que será uma bela competição de monopostos!
Abs.
Falando da Mercedes, acredito que temos de relativizar os tempos. Em que condições estavam? Vamos ver como estão mesmo depois dos testes. É claro que houve vezes em que o carro melhor nos testes foi o melhor na temporada. Se não me engano a Brawn GP dominou os testes em 2009. Mas teve ano que equipes não se destacaram nos testes e foram bem na temporada. Esse ano a RBR não fez os melhores tempos, mesmo assim é tida como o time mais forte tendo em vista as últimas temporadas. Em se tratando da dupla de pilotos, não tenho dúvidas que Hamilton será a estrela e o Rosberg o coadjuvante, a não ser que um raio caia na cabeça do alemão e o faça virar piloto de verdade. Até então ele foi sempre no máximo meia boca, com lampejos de bom piloto. Para mim está no mesmo grupo de Maldonado, Grosjean, Hulkenberg, etc. Pilotos que fazem uma ou outra corrida boa, mas que não têm regularidade. O Pérez vai ter que mostrar se é piloto de verdade ou não. Vai ter um carro de ponta nas mãos. Mas eu tenho a impressão que ele vai até andar na frente do Button nas qualificações e vai fazer mais voltas rápidas. Mas nas corridas vai perder do inglês, que é mais regular. Para o campeonato sou mais o Button que o Speedy Gonzales. Para o título, ainda é cedo para apostar, mas a aposta é para ver quem vai desafiar o Vettel de novo? Acho que sim.
Fábio,
sei que pela grana que a Federação recebe deveria ajudar mais os pilotos, criar uma base, ter campeonatos nacionais, mas na época do piquet, senna, algum deles já teve alguma ajuda da federação? Naquela época a Federação organizava campeonatos para os pilotos se desenvolverem aqui?
Esse ano será que o Alonso consegue o título? Será que o Massa vai fazer algo de melhorzinho ou só será coadjuvante?
abraços
O diferencial será nos box e nos pneus “Farelli”. Tem equipe que pode ter carro, mas se embanana toda na hora de trocar pneus ou decidir uma estratégia. Sem levar em conta também os pilotinhos em equipes grandes. Groselha e Rato Perez são um exemplo…Quanto a participação de Brasileiros na categoria, é o seguinte: Se eu for focar no assunto, não me divirto. Vejo a F! como um espetáculo em que o Brasil já saiu de cartaz. ( se bem que ultimamente só acontecia cag…com os protagonistas). Antigamente não tinha grana mas havia o desafio e o atrevimento de ter uma equipe nacional. Agora o País é rico e a CBA só mama a grana e não faz Ôrra nenhuma! País rico,País pretencioso, País corrupo, País omisso, País sem compromisso.
Digo corrupto.
Só lembrando que automobilismo não é só F1.
Temos brasileiros em boas categorias mundo afora. Inclusive na DTM, que, creio, ser a segunda melhor categoria, depois da F1.
Amigo creio que vc não entende o significado da F1 para os garotos! É um sonho chegar la, um objetivo que leva um garoto a apostar e se dedicar pra chegar la. sem isso nosso automobilismo fica pobre pois apesar de outras categorias atraentes todos sabem que é o destino de quem n consegue chegar à F1.
Fábio, acho que ano que vem, nem esse unico piloto teremos, sei não….
Não sei se o carro da mercedes é o melhor no momento,mas se estiver mais ou menos já é o suficiente pro hamilton botar todo mundo no bolso.Aguardem.
concordo. o Hamilton vai fazer a máquina andar meu filho
A Mercedes pode ter melhorado em relação a ela mesma, comparando ao carro do ano passado. Não sei dizer se a Mercedes vai andar no pelotão da frente. Talvez uma beliscada aqui, outra ali. Mas também não é de menospresá-la. Ainda mantenho a continuidade de que testes são testes. E poucas vezes alguma equipe mostrou que iria andar na frente logo de cara. Ou seja, só me lembro da Brawn GP fazer isso de forma definitiva. Outras equipes andaran na frente nos testes pré temporada e foram campeãs? Já. Williams, Mc Laren e etc e talz estão carecas de fazer isto. Mas a verdade é que o que deu foi sempre o resultado em comum. Uma incógnita, com possíveis ganhadores. Talvez a Mc Laren. Red Bull, Ferrari e até a Mercedes. Mas sem surpresas, acredito. Pode até ser que este ano seja uma continuidade do ano passado. Até porque não fiquei sabendo de nenhuma mudança radical nas regras. E sobre brasileiros na Fórmula 1. É, pois é, tá brabo. Seleções de futebol também ficam por anos sem ganhar um título. Isso é fácil de esperar. E ficarmos sem piloto no futuro, também. Procuro sempre ter os pés no chão. E ficar por algum tempo sem piloto(s) brasileiro(s), acredito que isto é tão possível quanto. Porém, eu como muitos aqui, gostaria que isso não acontecesse. Mas não duvido não.
Prefiro apostar na continuidade. Porém, com uma Mercedes um pouco melhor.
Parabens ao Hamilton que teve a coragem de mudar e sair da zona de conforto…Pior é esse Massa de merda que virou escravo e fantoche dessa equipe nojenta, se ele tivesse ” culhão ” como se diz no interior, ele ja teria caido fora faz tempo….será mais um ano como bobo da corte!!!Esse é o idiota que representa o Brasil
Perfeito o post. Apenas uma correção, o surgimento do Piquet foi ao longo desta mesma temporada (GP da Alemanha de 1978 pela Ensign e na última corrida já estava na Brabham) e não no ano seguinte.
Eu disse que desde 1978 o país não começava uma temporada com apenas um piloto. Não há erro.
O comentário era sobre a frase “Na ocasião, o país foi salvo com o surgimento de Piquet, NO ANO SEGUINTE.”.
“o país foi salvo com o surgimento de Piquet, no ano seguinte.”…foi no mesmo ano.
acho que temos o Felipe Nasr chegando com muito talento e estrutura, não?
Talento, sim. Estrutura, não dá pra saber ainda.
Abs
Fabio,saberia me dizer qual foi o ano que teve mais brasileiros no grid?Parece que teve um ano em que houverem 6 brasileiros procede?ABS.
é muito simples, ficaremos órfãos e apenas o prazer que sentimos em ver um carro de corrida e ouvior o ronco dos motores sustentará a f1 no Brasil, mas até quando?????
Fábio,
Excelente texto em todos os aspectos!
Falando da Mercedes você foi ao ponto certo pois muito falamos aqui que a Mercedes vem melhor e alguns entendem que falamos que a Mercedes vai disputar o título; longe disso! Sabemos que Mercedes melhorou e isso é fato, o quanto? Difícil de dizer, aposto também nesta evolução para terceira equipe; titulo? Aí seria uma zebra. Mas a receita você colocou de forma correta; Brawn + Orçamento + Hamilton + colaboração de Schumacher….. sexta-feira as respostas começarão aparecer
Quanto a crise venho falando disso há tempos. Fábio, o último piloto Brasileiro fora de série entrou na F-1 em 1984, quase 30 anos, de lá pra hoje muitos endinheirados e playboys. Nossos melhores talentos? Não correm mais por falta de grana
Minha aposta é que a Mercedes não brigará pelo titulo,mas que beliscara algumas vitorias ao longo do campeonato.Podem ate tirar sarro,mas acho que esse ano o caneco vai para as mãos do Raikkonen…
Agora,basta essas ferias para me mostrar como sou viciado nessa coisa de F1,fico contando os dias… hehehe que Bernie providencie um calendario não com 20 corridas mas com 30!!! COMEÇA LOGO PO**A!!!
Fábio! Por que você fala tanto em Hamilton e descarta o Rosberg quando fala do piloto que será o melhor colocado da Mercedes? Será que o Schumacher realmente esqueceu como se pilota? (para tomar pau 3 anos do Nico) ou o Rosberg é que é subestimado ? Esse confronto entre os 2 irá revelar muitas verdades.
Porque Hamilton é melhor que Rosberg, simples.
Abs
duvido….quero só ver
Bom dia Fábio! O Nassr não seria uma luz no fim do túnel? Abraço!
Depende da porta de entrada na F-1.
Abs
Bom dia Fábio Seixas, td bem com vc? Vc está certo na sua opinião neste começo de temporada.Mas não se esqueça que são só treinos , quinta-feira que vem aí sim vamos ver o que vai acontecer nos treinos de corrida.Abraços Campeão,
Flávio Penna
É triste ver a situação do automobilismo brasileiro. Pra quem começou a gostar de corridas vendo Piquet correr, o que acontece hoje é realmente lastimável! Seria ótimo ver brasileiros lutando pelo título, mas pra quem realmente gosta do automobilismo, ainda bem que temos Kimi, Alonso, Hamilton, Vetel…
Mais importante que pilotos no grid seria uma equipe brasileira disputando o mundial. O tempo todo, ficamos contanto quantos brasileiros tem na F1. Mas, caro Fabio, mais importante para todos não seria a presença de equipes brasileiras? Acredito que ocorre uma inversão de valores. Se querem um automobilismo forte em terras tupiniquins teremos que ter uma engenharia forte. Obviamente, o automobilismo esportivo encontra-se fortemente ligado ao desenvolvimento tecnológico. Bons engenheiros, bons administradores, bons laboratórios de pesquisa e por assim por diante. Acredito que o piloto campeão é apenas a cereja do bolo. Por várias vezes tínhamos a cereja, mas, nem de longe, temos o bolo.
Edson,isso não tem nada a ver.A India tem uma equipe (FORCE INDIA) e nem por isso ela fica colocando pilotos Indianos para sentar no seu cockpit…
Bom dia Fábio. Insone como eu? rsrsrs
Não… Este post entra sempre às 3h das sextas.
Abs