Pit Stop #265
05/03/13 10:46O Pit Stop desta semana faz um balanço da pré-temporada da F-1 e tenta (vejam bem, tenta) fazer uma projeção do que será este início de campeonato.
No quadro Naftalina, uma homenagem a Jim Clark, que completaria 77 anos nesta semana.
Lá vai…
Comentários
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Fabio eu acompanho outras categorias de turismo como a DTM, Nascar e WEC e alguns toques entre os pilotos são normais ate mesmo pela caracteristica dos carros.
Mas aqui no Brasil, a Stock Car parece aqueles jogos de corridas antigos em que fazer uma curva batendo ou dar “totozinhos” nos adversarios é regra pra se andar rapido.
O que você acha dessa cultura da Stock onde bater é sinonimo de impunidade e ate mesmo vantagem para o infrator
Vide o Caca Bueno.. que so conseguiu fazer 2 curvas no miolo de interlagos graças a uma “escorada” bizarra nos carros do Atila e do Valdeno
Obrigado
Eu tenho vergonha de ver a Stock Car
Todo ano mudam as regras, pontuação e etc
E como o amigo ai disse
Bate bate de parque de diversão é pouco perto da Stock
LASTIMAVEL
Meus palpites para Melbourne( dali pra frente muita coisa poderá mudar até o fim do campeonato) – primeira força: Mclaren
segunda força: Ferrari e Mercedes equilibradas
terceira força: Red Bull
Fabio Seixas, o falecimento de Hugo Chavez muda alguma coisa para o Maldonado dentro da Williams, tendo em vista que é possível uma mudança de governo?
Caso a oposição vença a eleição marcada para o mês que vem, pode ser que sim.
Abs
Fábio, no site da globo achei uma reportagem sobre os pneus de 2013… acha que vem mais farofa? ou realmente uma quantidade maior de paradas aumenta a fatia da estratégia na luta pela vitória?
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/01/em-lancamento-de-pneus-2013-pirelli-promete-mais-incerteza-nas-corridas.html
Em termos de “farofa”, a Pirelli diz esperar desempenho semelhante ao de 2012.
Abs
Bom dia Fabio
Os testes é um dado mas não garantem nada,nos testes do ano passado a Ferrari fez bons tempos, na hora da verdade quando começou a temporada o carro se mostrou péssimo,não da para ter garantias de que a Mercedes tem um bom carro,mas quando entrarem na pista pra valer no dia 17/03/13, ai então veremos que blefou e quem de fato esta com um bom equipamento.
Abs
Este ano sou Kimi, desde a primeira talagada…digo primeira largada.
Opa..concordo quanto a primeira talagada…kkk….mas acho que a Lotus terá mais dificuldade este ano.
Mas é daí que entra o talento do Kimi! ( de sacudir a coqueteleira…)
Boa kkkkk
Fabio, a galera aqui as vezes te faz as perguntas dificeis. Entao, vou fazer uma tambem: Agora que o Hugo Chavez morreu, voce acha que o Maldonado tera carreira na F-1 a partir de 2014? Sera que termina o ano em 2013?
Abraco
Continuará tendo apoio da Petrolífera Venezuelana enquanto o chavismo existir..portanto…vai longe ainda….rs…
Dá pra colocar um formato de vídeo menos pesado?
Moro na Alemanha, e tenho um DSL muito rápido pra internet, e mesmo assim fica travando.
No mais muito legal tudo.
Permita-me discordar da sua opinião em relação à Mercedes GP. Não tenho nada contra a Mercedes GP, muito pelo contrário. O ano passado até defendi aqui no seu blog a vitória de Rosberg na China quando o Fabio incluiu esta vitória naquele Gp asiático, juntamente com a vitória de Maldonado, na lista das zebras do início da temporada. Sou um fã da tecnologia alemã e acho que, em nomes, a equipe está no topo em termos técnicos, com uma ou outra exceção. Acho que Brawn passou do ponto de sua criatividade e capacidade de liderança. Pelo que tenho visto, há mais erros que acertos nas decisões de Brawn. A minha discordância está quando diz que o carro é bom. Aí discordo. Posso estar errado, mas os dois tempos rápidos não refletem a verdade do carro. Arrisco a dizer que o carro não é bom. Não dá para excluir Jerez, e portanto, lá a Mercedes GP no primeiro dia ficou em 8, no segundo ficou em 6º, no 3º ficou em 2º, 0,9s atrás de Massa. No 4º dia ficou em 6º. Na 1ª fase de Barcelona, a Mercedes Gp ficou em 1º no 1º dia, 4º no 2º, 4º no 3º, e 1º no 4º dia atípico de chuva com uma janela muito curta para comparar tempos com precisão. Na 2ª fase temos os tempos do dia 3 e 4 em 1º para a Mercedes, mas no 1º dia a RB faz o primeiro tempo e consegue 1,65s de vantagem para o Mercedes. Destacar os melhores tempos da Mercedes e desprezar os dia mais fracos, não mostra a competividade do carro. Arrisco a dizer que os tempos rápidos são fruto de um série de circunstâncias muito específicas que a Mercedes GP não deve contar quando a coisa for para valer. Outra coisa que não foi dita é que a degradação dos pneus foi excessiva e que a aquele trilho de borracha na pista pode ter influenciado o tempo do carro de Rosberg e Hamilton, somado a falta de vontade das outras em tentar o mesmo feito. Há dados dos testes, com peso, a Pirelli afirmando que no dia 2 a pista estava mais lenta 0,5s, downforce, etc que indicam que a RB poderia ter feito 1m 19s 700 se tentasse, e talvez Ferrari e Lotus. Acho que o carro Mercedes não nasceu bem feito. O tempo deve dizer isso.
O comentário do Racing Fan, e de no minimo um ex-piloto F1, revele-se…
Uma boa análise, mas, como tudo na pré-temporada, ainda é um chute… mas um chute consciente! Eu torço pra que você esteja errado, mas eu também penso de uma maneira parecida a sua! Mas uma coisa eu gostaria de acrescentar, tanto Hamilton quanto Rosberg deram algumas declarações se dizendo bastante satisfeitos com o comportamento do carro (não a velocidade, mas sim o grau de dificuldade de controlar e guiar o carro), então ainda que o carra não seja tão rápido quanto possa parecer, pelo menos no chão e bem equilibrado ele é, o que é um ótimo indicativo… portanto, ainda que esse carro não seja um foguete, pelo menos bem nascido em termos de equilíbrio e dirigibilidade ele é!
Vamos aguardar pra ver agora!
Discordo de você, acho que o carro é bom sim, pode não ser o melhor. Reforçando, basta lembrar que a Mercedes foi quem percorreu a maior quilometragem nos testes. Acho que eles vem bem melhores do que o ano passado.
Fabio,o que você acha desse boato de Mclaren e Honda voltarem a juntar forças?
Seria sensacional. E parece ser mais do que um boato…
Abs
Deveriam trazer o Kimi de volta para Woking.
A TEMPORADA VAI COMEÇAR NA AUSTRALIA E, PARA AQUELES QUE QUEREM VER O MASS PRIMEIRO PILOTO NA FERRARI, TORÇAM ENTÃO PARA QUE ELE DE CARA JÁ VENÇA EM MELBOURNE E ALONSO NÃO CHEGUE ENTRE OS 10 PRIMEIROS. DEPOIS OREM PARA QUE MASS VENÇA NA MALASIA E ALONSO NÃO TERMINE A PROVA. NA PRÓXIMA CORRIDA (ACHO QUE CHINA) FAÇAM JEJUM DURANTE OS TREINOS E A CORRIDA PARA QUE MASS SEJA POLE, DE A VOLTA MAIS RÁPIDA DO CIRCUITO, COLOQUE 40s EM CIMA DAS RED BULL E MCLARENS NAS 5 PRIMEIRAS VOLTAS E ALONSO TENHA DOR DE BARRIGA E NÃO CONSIGA SE QUER VER A CORRIDA DOS BOXES – ACHO QUE SE ASSIM COMEÇAR, MASSA TERÁ A PREFERÊNCIA DA EQUIPE EM RELAÇÃO AO ALONSO EM 2013. MAS É BOM LEMBRAR: ALONSO NÃO PODE DE JEITO ALGUM APARECER NO PÓDIO NEM EM TERCEIRO. BOA SORTE AOS TORCEDORES DO MASS EM 2013. A FÉ REMOVE MONTANHAS.
Esse mesmo papinho do Alonso todo ano, desde a época de Renault, “não temos o melhor carro, mas brigaremos pelo título”, isso é cansativo e não ilude mais ninguém que se preza a acompanhar com mais profundidade a categoria, na verdade vem beirando ao ridículo, algo como “caso eu ganhe o campeonato, o mérito é meu e não do carro, caso eu perca, os carros da concorrência eram muito superiores, fui além do limite e não deu”, sempre acredito mais e quem conversa menos, e nesse ponto a Red Bull e o Vettel têm dado aula por alguns anos, não sou de desejar o mal pra ninguém, mas quero ver o Alonso comendo poeira não só do Vettel, como do Hamilton e do Kimi esta temporada, pilotos que considero de grande caráter apesar de muitos outros e também de suas falhas. Quanto ao Massa, me recuso a perder tempo falando dele.
Assino embaixo o seu comentário.
Discordo veementemente: se você assistiu o campeonato passado deve se lembrar que Alonso estava com uma vantagem de 42 pontos sobre o segundo colocado quando o Grosjean provocou dois acidentes tirando o espanhol de duas corridas o que permitiu a recuperação do Vethel. E o carro da Ferrari era o que todos sabem !
O carro era o que todos sabem? Bom, vou te dizer o que eu sei:
Nem eu, nem você, nem ninguém que aqui venha comentar dirigiu o carro pra senti-lo nos braços, muito menos dirigiu a Ferrari e mais algum outro carro do grid pra ter uma comparação. Então o que sabemos do carro na verdade vem tudo do Alonso e do Massa.
O Massa coitado, ficou calado porque, obviamente, se abrisse a boca só ia piorar pra ele, e o Alonso, bem… o Carlos Ribeiro está certo, todo ano é esse mesmo discurso, uma ultra-valorização da sua pilotagem, toda temporada é isso, portanto ele é longe de ser uma fonte confiável e que mereça credibilidade no que tange ao nível do carro. Ademais podemos lembrar que depois que o Massa saiu de transe e resolveu correr, ele teve um desempenho muito próximo do Alonso, andou bem, lutou com RBR e McLaren, ou seja, ou o Massa é tão bom quanto o Alonso (hahahaha) ou o carro não era essa bagaça toda que o Alonso pintava pra valorizar sua pilotagem. Eu fico com a segunda opção.
Acorda meu caro, sem ofensas, mas o Alonso não é esse honour concur todo não, e nem o carro da Ferrari era essa bagaça toda não, o Carlos Ribeiro ta coberto de razão.
PS: Leia-se apenas “Carlos” onde escrevi “Carlos Ribeiro”, os caras tem o mesmo nome e me confundi.
PS2: O Grosjean só tirou o Alonso de UMA corrida, não de duas.
Pois é Juvencio acho que isso é um problema de torcedor porque ninguem aqui fala que o Ayrton ganhou 3 campeonatos com uma McLarem quase imbatível e quando andava de Lotus não foi campeão. Acho o Ayrton excepcional mas reconhecer que hoje o espanhol é fora de série é dificil para alguns.
Bom dia Fabio, eu acredito no que esta faltando a Mclaren, e um piloto veloz pra dar ritimo ao carro,por que experiencia ja tem com o Button.
Bom dia Fabio, tenho visto e varios meios de cominicação, noticias sobre a saida precoce de Razia da F1, mas não me lembro de alguém ter noticiado qual foi o patrocinador que não fez o pagamento combinado em contrato, quais os motivos do não cumprimento. Nenhum jornlista se interessou em saber na fonte porque?, ou o poder economico impediu que fosse divulgado?
Ele não diz.
Abs
Ele não dizer seria normal, a equipe se calar já não seria, mas será que ele foi ao treino sem a marca estampada no carro, macacão ou capacete, nenhuma foto do lado do carro quando confirmado pela equipe divulgando o patrocinio,nunca vi, a F1 ta cheia de segredos mesmo.
Bom dia. Hoje encontrei uma página na Internet muito interessante. Aproveitando as férias, procurei um lugar com estatísticas de pilotos. Sei que olhar friamente para números pode ser injusto, mas um dado que acho interessante analisar é a média de vitórias por corrida. Mesmo em se tratando de épocas diferentes, esse sim é um modo de tentar dar uma comparada nos pilotos, sabendo quantas corridas ele precisava correr para vencer. E olhando esse dado, vi que a maior média por vitórias é de Juan Manoel Fangio, com 47,06% de aproveitamento. Ou seja, ele venceu praticamente metade das corridas que correu. O melhor piloto brasileiro nesse critério é Jim Clark, com 34,72% de aproveitamento. A sequência dos pilotos brasileiros seria: Ayrton Senna, 25,47%; Nelson Piquet, 11,27%; Emerson Fittipaldi, 9,72%; Felipe Massa, 6,40%; Rubens Barrichello, 3,41%; José Carlos Pace, 1,39%. Sei que comparar épocas tão diferentes é complicado e muitas vezes injusto. Mas podemos comparar pilotos que foram contemporâneos e que correram em equipes similares. Como Ayrton Senna e Nelson Piquet. Ambos foram pilotos mais ou menos contemporâneos e correram em equipes de ponta, além disso, foram tri-campeões e são ídolos. Senna tem uma porcentagem maior de vitórias. Aí sim cabe uma comparação. Outra seria entre Massa e Barrichello. Ambos correram pela mesma equipe, ambos tiveram o melhor carro nas mãos (Massa em 2007 e 2008); Barrichello (2000, 2001, 2002, 2004, 2009). Ambos têm uma média considerada baixa para pilotos de ponta, mas ainda assim Massa está um pouco a frente do seu conterrâneo. Quem quiser olhar o ranking dos 104 pilotos mais bem colocados nos quesitos número de vitórias e média de vitórias por corrida, vale a pena. É no site http://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote/victoire/nombre.aspx.
Jim Clark não e brasileiro amigo
Eu não tinha tomado conhecimento sobre a naturalização do Jim Clark. Mas a estatística é interessante.
Média de vitórias não, amigo, percentual de vitórias… são duas coisas diferentes! Mas valeu por compartilhar os dados!
E quem dera o Jim fosse brazuca!
FABIO,VOCE COMENTOU SOBRE A MERCEDES,REDBULL,FERRARI,MACLAREN!!!E A LOTUS?ESQUECEU?ABRAÇO
Eu comentei.
Abs
Eu não vi (nem ouvi)!