Barcelona, dia 4
04/03/13 09:33Acabou. Carro na pista, agora, só no primeiro treino livre em Melboune.
Ontem, no encerramento da pré-temporada, em Barcelona, nada de excepcional.
A classificação ficou assim:
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min20s130 (131 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s364 (120)
3º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s314 (122)
4º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), a 1s411 (118)
5º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1s528 (50)
6º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1s534 (112)
7º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2s285 (42)
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 2s384 (100)
9º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 2s394 (31)
10º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 2s985 (116)
11º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth), a 3s037 (62)
12º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 3s498 (91)
13º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 3s973 (49)
Foram 12 dias de ensaios, 4 em Jerez, 8 em Barcelona.
Quem mais andou foi Chilton, beneficiado pelo rolo com Razia: 9 dias. Em termos de quilometragem, a vantagem ficou com Gutierrez, 2.768 km.
Rosberg, Hamilton e Grosjean foram os únicos a fechar dois dias na frente. Os outros que lideraram foram Webber, Pérez, Alonso, Button, Massa e Raikkonen.
Sentindo falta de alguém? Pois é, Vettel não liderou nenhum dia. Dá para tirá-lo das apostas? Claro que não, o que só mostra como é preciso relativizar esses tempos.
O que vimos de consistente foi Mercedes e Lotus melhores que nos últimos anos, uma Ferrari transpirando otimismo, uma McLaren sem sal, uma Red Bull com pinta de quem está escondendo o jogo.
Mas essas são apenas impressões. F-1 de verdade, só na noite do dia 14, horário de Brasília. Tá chegando.
Essa temporada promete…
Fábio, a McLaren sem sal não poderia na verdade estar escondendo o jogo tambem? Afinal de contas é só lembrar o carro com que eles terminaram a última temporada.
Vai ser bem legal se o negão estiver realmente competitivo com a Mercedes!
Vai ser “o” campenato!!!
Mantenho a minha expectativa.. Ainda acho que a McLaren será a pedra de sapato na RBR, talvez não no início, mas ao longo do campeonato a ousadia de tentar melhorar um carro que ao final da temporada passada era o melhor (me desculpe Fábio, não acho que era a RBR ..) pode muito bem se pagar..
ESSE NEGÓCIO DE QUEM FAZ OS TEMPOS MAIS RÁPIDOS EM BARCELONA É BEM RELATIVO – EM ALGUNS CASOS, E DOU COMO EXEMPLO A SAUBER QUANDO ESTAVA COM PEREZ E KOBA, DEIXOU BARCELONA TESTING COMO UM DOS CARROS MAIS RÁPIDOS – E DEPOIS NO DECORRER DA TEMPORADA, ELES REALMENTE ESTAVAM COMPETITIVOS EM ALGUMAS CORRIDAS. ACREDITO MUITO QUE A MERCEDES DE LEWIS E ROSBERG, POSSA ESTAR MESMO BEM COMPETITIVA MAS, O TIRA DÚVIDAS SÓ NA CLASSIFICAÇÃO EM MELBOURNE E, NA CORRIDA PRA SE TER REAL CERTEZA COMO A MERCEDES ESTÁ PRINCIPALMENTE NO QUESITO DESGASTE CONTROL DOS PNEUS.
Fábio, dia 14, mas em qual horário de Brasília? 🙂
Abraços
22h30
Na temporada passada, a Red Bull também levou algum tempo para achar a fórmula ideal. E depois… Quem viver verá. Rsrsrs.
PS.: torço para a Mercedes entrar no páreo das grandes, uma vez que parece que a McLaren perdeu o ritmo.
Meu prognóstico com notas de 1 a 10.
Ferrari: 9
McLaren: 8,5
Mercedes: 9
Red Bull: 8,7
Lotus: 8,8
Force India: 8,4
Williams: 8,3
Toro Rosso: 8,3
Acho que teremos Alonso e Hamilton brigando pela pole em Melbourne… pela pole eu disse… a corrida é um mistério.
Você esta deixando ser influenciado pelo SEIXAS, A MERCEDES NÃO É ISSO TUDO E A RED BULL, esta realmente em uma situação que jamais esteve; Quanto a McLaren essa será a dona do campeonato.
Desculpa amigo… mas estou me baseando só no que vi e li. Acompanhei os tempos de todos os treinos, assisti integramente os dois de Barcelona, li estudos de “long runs” na Autosport, declarações de pilotos e de diretores… então tenho bagagem quase jornalística para subsidiar meus palpites. Não estou querendo ser grosseiro, mas não admito que releguem meu raciocínio à uma simples corrente de idéias. Até porque, se vc ler com atenção, vai ver que o dono do blog nunca tirou a Red Bull do topo em seus prognósticos.
Assim, discordo de você, acredito que a Mercedes tem chumbo para uma volta rápida sim, especialmente nas mãos do Hamilton.
9 pra Ferrari e 8,7 pra Red Bull?
É… você pode ter acompanhado mais de perto mas acho que sua análise está com forte influência de torcedor.
Em 2009 a Brown GP andou na frente na pré-temporada e deu no que deu mas como não sabemos quanto de combustível tem nos carros então os tempos são relativos.
De qualquer forma, dia 17 vamos ter, finalmente, uma pequena ideia de como será o campeonato. Até lá é só achismo.
Boa tarde fabio, time mercedes vem mesmo ou e fogo de palha, os carros da mclaren estiveram bem, so o Button travou o dianteiro direito algumas vezes, mas estiveram sempre os tres primeiros.
MERCEDES FEZ O MELHOR TEMPO DA PRE-TEMPORADA. ISSO NÃO SERIA UM DESTAQUE?
FABIO,A LOTUS APRESENTOU DUAS VEZES PROBLEMA DE CAMBIO,ESSE PROBLEMA JA FOI SOLUCIONADO?OBRIGADO.
Alberto,vce falou tudo, e está falado.O que menos impressiona nesses testes da pré-temporada na equipe Mercedes é a velocidade,pois carro por carro,ela sempre teve um carro de um time de ponta.Mas,como a F1, é muito mais que um carro,senão um conjunto de detalhes funcionando bem,a impressão que ficou é de que a Mercedes fez um bom trabalho e satisfeito com seu programa.E, nesse sentido,ela parece ser uma das que cumpriu bem o plenejado.Se algumas equipes esconderam o jogo, isso,ao meu ver,faz pouco sentido,porquanto o teste foi para extrair a resposta do carro,logo devia valer a verificação de tudo, desde confiabilidade,velocidade,aerodinâmica,desgaste de pneus,consumo de combustível, etc.Portanto,é papo furado pensar que uma equipe esconde o jogo quando se pretende identificar a performance do carro.Assim como é difícil fazer comparação quando não se sabae o que cada uma estava testando no momento em que uma deles conseguiu ser mais rápido.
Se for confirmada a consistência de Mercedes e Lotus, será um início de temporada bem interessante… digo isso, pois Red Bull, Ferrai e McLaren não podem ser descartadas, daí que o primeiro bloco ficará bem mais nivelado, com pequenos detalhes fazendo muita diferença. O começo do ao passado teve sete vencedores em sete provas, será que em 2013 será tão embaralhado também?
@Fabio, que tal um primeiro pitaco virtual do ano? Com direito a mudar depois dos treinos … É arriscado mas é sempre legal fazer isso. Acertando ou não é curioso ver o que pensa o povo. Depois a gente compara os dois pitacos! Eu vou nessa:
Melboune
1. Alonso
2. Kimi
3 Vettel
Abraços,
COMENTÁRIO PERFEITO.
Pneus
Esse é o tema mais importante da pré-temporada.
Eles mudaram o formato a estrutura o peso e a dureza da borracha, toda aderência mecânica do carro esta colocada diretamente neles e as equipes apanharam muito nestes testes. Parece que existe um desgaste muito grande, maior que ano passado o suficiente para assustar alguns pilotos como Vetel, Button e Alonso. Estava difícil de analisar set ups porque a degradação era tão grande que ficava difícil ter referência. As cambagens traseiras quase sempre próximas de zero para dar tração e não desgastar mais ainda os pneus. Na Austrália será mais quente e abrasivo, principalmente com a pista sem borracha nos primeiros treinos.
Para os engenheiros a pré-temporada não terminou, continuará na Austrália porque falta muito ainda para entenderem o funcionamento dos pneus, a Mercedes parece ter saído na frente, não pela velocidade mas pela eficiência nos long runs, na Austrália não vencerá o mais rápido vencerá quem tiver um setup que mantenha os pneus mais inteiros ficando mais tempo na pista de forma competitiva e até conseguindo parar menos os boxes.
Falou e disse Alberto, a idéia é essa msm, deixar tudo na dúvida sobre trato dos pneus que embole um pouco. Ate no meio da temporada já sabem tudo, até la esperamos um show de temporada como foi no ano passado. Top 10 no msm segundo. Várias disputas e diferentes campeões. Foi considerada a melhor temporada de todos os tempos. (pessoalmente pra quem viu o senna ganhar em 91, eu com 10 anos é mitico), mas em questão de disputada foi fantástico. e quando o vettel tremeu na saida do S. E ainda acertou o bruno no pinheirinho e ainda rodou, quem gosta de f1 como eu levantou do sofa. ver o choronso ganhar ia ser foda. mas eh isso quanto mais embolado e dificil pra eles, melhor pra nos. pra quem acha q o esporte ta morrendo nao assisti f1, pq a cada ano ta ficando melhor e melhor. merito da pirelli. Aguardamos o game 2013 pq ja enjuei do 12. pela menos da pra sentir o gostinho rs.
Regis,mérito do Tio Bernie,a Pirelli fez o que ele pediu.
Alberto,parabéns pelo comentário,ultimamente deixei de ler e postar,devido a falta de conhecimento e postura de alguns.
Abraços,Cesar.
Concordo contigo. E se a Sauber conseguir manter a sua melhor característica de 2012, pode ser beneficiada em algumas corridas. Se bem que não mostrou muito nestes testes.
Parabéns Alberto, seus comentários foram muito detalhados e interessantes. Aliás, como você obteve estas informações? Em sites internacionais?
Thiago,
a melhor fonte são estes Sites de fora, eles tratam de forma bem mais técnica e com muito conhecimento. Aqui no Brasil a imprensa em sua grande maioria não entende NADA tecnicamente por isso não comenta muito. Conhecer uma galera que tá lá por perto também ajuda.
abraço
Ô Alberto, ou poderia ser Galvão Bueno, esse seu comentário sobre pneu para ser a descoberta da pedra filosofal.
Acrescente algo interesante então….