Barcelona, dia 3
02/03/13 15:47Finalmente um dia aproveitável em Barcelona.
Sem chuva, os pilotos puderam rodar à vontade, as equipes puderam testar o que quiseram, todo mundo conseguiu trabalhar.
Primeiro tempo para Hamilton, a melhor marca de toda a pré-temporada no circuito.
Seu 1min20s558 foi conquistado com pneus macios.
Mesmo com os supermacios, Massa não ameaçou o inglês, ficando em segundo, a 0s708. O brasileiro ainda sofreu um susto: uma roda se ejetou da Ferrari, causando bandeiras vermelhas.
Merece destaque ainda o desempenho da Williams. Mesmo só andando em parte da manhã, Maldonado fez o quarto tempo. E Bottas, que andou à tarde, ficou logo atrás.
Lá no fundo, a estreia de Bianchi, 12º com o carro da Marussia.
Está acabando… Amanhã é o último dia.
Aos tempos:
1º. Lewis Hamiton (ING/Mercedes), 1min20s558 (117 voltas)
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s708 (94)
3º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s069 (109)
4º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s747 (34)
5º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 1s910 (31)
6º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s995 (99)
7º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 2s100 (59)
8º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 2s136 (101)
9º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 2s665 (114)
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 2s822 (46)
11º. David Valsecchi (ITA/Lotus-Renault), a 2s890 (16)
12º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth), a 3s470 (74)
13º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), a 3s677 (126)
A Mercedes mostra que melhorou o projeto do carro, e com seu propulsor robusto e potente tem equipamento para rivalizar com as equipes do pelotão dianteiro.
O que irá realmente realça-la a candidata ao título será o empenho dos dois pilotos, especialmente o Hamilton, que em sendo eficiente fará o Rosberg se espelhar nele, somados ao Ross Brawn que apesar do pouco brilho na última temporada, poderá voltar a mostrar sua habilidade em estratégia.
Sei que os testes de inverno funcionam como laboratório, onde são testados sistemas novos e antigos sob diversas condições. Por isso eu não levo muito em conta essa coisa de “melhor tempo”.
O que mais estou gostando é a presença constante da Mercedes entre as equipes de destaque nos treinos. Me parece óbvio que o novo carro é melhor que os últimos e que a vinda do Lewis Hamilton agregou muito valor para a equipe.
Quanto a ter ou não brasileiros, seja em que número for, a mim não importa. Acompanho F1 desde 1972 e nunca torci para piloto algum, seja de que nacionalidade for. Torço pela velocidade, pela tecnologia, pelas boas disputas e pelo espetáculo dado por elas!
Mais do que nunca fico honrado d ver esse monstro sagrado em destaque….mas sei q mta coisa e escondida …julgando tds os testes axo q rbr mclaren estao acima das demais …so espero q a mercedes e principalmente HAMILTON esteja no bolo c ferrari lotus e ate msm a willians…uma coisa parece certa CHUVA e MERCEDES parece q se dao bem
Eu vibrei com esse tempo da mercedes, esse ano promete muito Hamiltom e rosberg com certeza vai esta brigando por podios e vitórias não acredito em blef a equipe e o piloto não ganha nada com isso sá chama atenção dos concorrentes antes da competição, em 2009 a braw mostrava=se muito veloz na pre temporada e era real, mas vamos esperar para ver onde estará cada um depois das 3 primeiras corridas não me espantaria se a mercedes estiver na frente com esse dois pilotos jovens e rápidos.
O que me impressiona são os “experts“ em f1 tentar diminuir o feito de Hamilton hoje .
O cara fez 1.20.5 com os macios pela manhã
A tarde fez 1.20.8 com os médios em simulação de corrida
Ou seja é digno de elogios não de críticas negativas
O que incomoda algumas pessoas e que o cara e fora de série
Doa a quem doer
Esse é o ano que ele vai mostrar todo o potencial que tem… e ta começando bem
Fico feliz de ver esse resultado da equipe Mercedes, pelo menos da para ver que estarão no pelotão da frente no inicio da temporada, havendo uma proximidade entre as equipes grandes, Hamilton pode desequilibrar.
FS, vc acha que a Mercedes vai andar no pelotão da frente este ano??? Eles estão bem consistentes nos treinos realizados até agora. Hamilton é responsável pelos bons tempos ou o carro realmente é bom????
O carro é melhor que os últimos. Mas é preciso ver o quanto os outros melhoraram, e isso ainda está meio nebuloso.
Abs
E ao 3º dia de Barcelona aconteceu o 2º bluff da temporada. O primeiro tinha sido claramente aquele tempo de Massa em Jerez. Hoje foi a vez da Mercedes e Hamilton. Naquela peladinha de fim de semana quando aparece aquele cara que faz gol de mão toda hora só para aparecer, o pessoal logo diz: Não sabe brincar, não brinca. Não sei qual é a versão em inglês dessa frase, mas seja lá qual for, essa deve ter sido a frase mais falada no padock hoje. Debaixo desse angu tem caroço. O segredo desse tempo deve ter vir da zona do Kers. Uma mexidinha no sistema, no ECU permitindo que o piloto use o Kers para além daqueles 7s permitidos pela FIA, retirada de uns componentes tipo radiadores de arrefecimento das baterias, etc etc, o peso do carro baixa, fecha o carro para os fluxos de ar como faz a Marussia e daí veio o tempo de Hamilton hoje, provavelmente. Até porque ou esse tempo é um bluff ou toda a restante pré temporada é que foi um bluff, porque os tempos de Hamilton tem sido muito fracos, tanto em simulações com em configurações de qualificação. Estranho é um cara como Gary Anderson ir logo na onda e já visionar título para Hamilton. Ainda bem que o prórprio piloto mantém a cabeça no lugar. Muita gente disse hoje que o tempo de Hamilton é impressionante independente da quantidade de combústivel que o carro levava, mas esqueceram de dizer que o carro fez diversar voltas em 1m 31s, que também independente da quantidade de combústivel não são bons tempos. A média esteve 1s abaixo daquilo que é considerado ideal. Isso denúncia claramente que o tempo da ponta foi obtido em condições muito específicas.
Massa foi atrás e se volta a mostrar as deficiências do Ferrari. Com supermacios e num dia em que o apetite da RB e Mclaren foram para testes de aerodinâmica, pneus duros, long runs e afinações de corrida em tempo seco, Massa fica num 2º lugar enganador. E os problemas da equipe agora já afetam a qualidade do serviço do pesoal dos pits. A equipe me parece muito confusa.
A RB é obvio não foi atrás da Mercedes. Uma escolha madura. Aliás a tentativa de Brawn era mesmo essa, puxar os outros para uma briga pela liderança, mas convenhamos, depois de dois dias de chuva, sabendo que o tempo amanhã promete ficar ficar firme, ir atrás de fazer o melhor tempo era meio imaturo. Não era pecado, mas era imaturo.
Suttil fez questão de dizer na pista que não havia melhor opção para a FI contratar. di Resta vai voltar a ser 2º piloto da equipe.
A Williams ficou no lugar que sobrou com a “ausência” da RB e Mclaren. Vai rodando o carro e hoje até rodou muito pouco. Outra equipe perdida com um projeto meio Frankenstein. Side pods meio plagiados. Já teve que abandonar a sua escolha para os escapes.
A Sauber também roda em pista, mas não evolui. Na verdade não tem material para evoluir.
A RB fez o de sempre e continua fazendo bem feito. No fim do treino Webber fez 1m 26 com duros. Se foi com configuração de corrida, o tempo é bom. Fica abaixo dos melhores tempos do GP 2012. Com macios o RB poderia ter rodado nos 1m 24 alto, mas não deu para saber se a configuraçao do carro era a mesma de corrida. O que deu para ver foi que ao fazer 1m 26 na última volta o piloto sequer usou o limite das zebras, claramente abaixo das capacidades do carro. Mesmo lá atrás nos tempos, a RB não consegue disfarçar a qualidade do carro.
A Mclaren bateu o ponto e ficou meio que esperando o fim do dia. Acho que foi a equipe que mais se espantou com o tempo de Hamilton. Abateu-se psicologicamente com as dificuldades de afinação do carro. Parece a Mclaren pós assinatura de Hamilton com a Mercedes.
Toro Rosso esteve apagada.
A Lotus se resignou aos problemas de projeto do carro. Parece que optou por começar a pre season novamente. Rever tudo no carro. Recuou 1 mês na temporada. O carro não disfarça seus erros de projeto nem quando anda na ponta.
Marussia ganha da Caterham novamente. A razão desse momento desastroso da Caterham parece que está relacionado com a baixa média de idade da equipe técnica. Cyril Abiteboul não tem curriculo para liderar uma equipe de F1. O quadro de pilotos parece a lista de alunos do jardim de infância.
O dia de amanhã seria mais interessante se fosse ao estilo qualificação de GP, mas vai ser difícil a RB entrar no jogo. Mesmo que o apetite esteja para esse prato, acho difícil alguém bater o tempo de Hamilton hoje. Talvez o próprio Hamilton.
Realmente acho que a Caterham andou para trás esse ano e além disso, escolheu muito mal seus dois pilotos!!!
tbem gostaria de acrescentar que Hamilton fez
1.20 4 x em 7 voltas sem mudar pneus.Julgo que isso ajuda a compreender a força competitivo do w04.
Uhmmmm.. mesmo na mercedes acho que hamilton vai incomodar muita gente.
Campeonato vai ser difícil embora não impossível.
Hamilton na mercedes vai provar que é um piloto completo, e com muita coragem.
Oi Fabio,
Eu sei que isso nao vai mudar o preco do dolar, mas parece que a Marussia foi consistentemente mais rapida do que a Caterham durante os testes de inverno, nao foi? Sera que a Caterham errou na mao com esse carro?
É o que tá parecendo…
Quem liga pra brasileiro na fórmula 1? Com ou sem felipe massa assistirei do mesmo modo… Não torço por ele, nem por qualquer outro brasileiro. Pode até ser que o Nasr chegue lá e faça um trabalho que justifique a torcida por ele, o que não ocorreu com o BS. Enfim, assiste quem quer… Quem nao quer, troca de canal e vai comentar como fazer crochê….
Cara o que isso tem haver com o post acima??????? é cada um que me aparece também!!!!!!!!
O problema não é esse Renato.Tanto você,como eu,como a grande maioria dos que aqui comentam tambem não deixarão de acompanhar a F1 por não ter brasileiros.O que pode ocorrer é que a REDE PLIM PLIM possa não conseguir vender com bons valores as cotas de patrocinios para transmitir o mundial e consequentemente deixar de transmitir o mesmo.Indo um pouco mais longe,corremos o risco de a medio prazo perder ate o G.P. Brasil…
Continuando: Ou você acha que se ao inves de ser o Alonso que estivesse disputando o titulo ano passado fosse o Massa,a Globo teria deixado de transmitir o GP dos EUA ao vivo para transmitir uma partida de futebol de um campeonato que ja estava decidido?
Fabio, duas perguntas pra voce:
1) Pensando num possivel emprego pro Razia, quais equipes ainda nao definiram seus pilotos de teste?
2) Tens ideia de quando sera possivel pagar pra assistir F-1 pela internet? Moro nos EUA e aqui eh terrivel assistir pela tv, pois so tem propaganda durante a corrida.
Parece que vai haver uma boa disputa este ano. Red Bull, Mercedes e Ferrari parecem ter carros muito bons. McLaren e Lotus parecem que vem um pouco atras. Mas as 5 equipes parecem ter bons carros e com alguma chance de vitoria.