Razia fora
01/03/13 15:17Razia está fora da Marussia. Bianchi correrá em seu lugar e já treina amanhã.
O comunicado oficial chegou agora há pouco, 15h02 de Brasília.
“Estamos muito felizes em receber Bianchi, cujo talento já é reconhecido no paddock. Ele tem uma trajetória direcionada para a F-1, com desempenho impressionante nas categorias de base. É parte da Academia Ferrari e seu currículo o colocou na mira de muitas equipes”, diz John Booth, chefe do time, na nota.
Sobre o brasileiro, apenas uma menção: “Chegamos a um ponto em que tivemos de romper o contrato. Diante das bases em que precisamos operar e dos passos que tomamos para colocar essa estrutura no lugar, tínhamos que nos ater a alguns princípios para assegurar nosso futuro a longo prazo”.
A tradução: o cheque não caiu.
É a conclusão de uma novela sempre muito mal contada. Quem pagaria? Quem eram esses parceiros? Quais eram as marcas? Nunca soubemos. Talvez nunca saibamos. Deu no que deu.
Desde 1978 o Brasil não começava uma temporada na F-1 com apenas um piloto inscrito. E isso tem tudo a ver com a coluna de hoje, publicada dois posts abaixo deste.
Por quanto tempo mais a CBA continuará fingindo que não é com ela? Até o esporte acabar?
A empresa é a suiça L’Oreal. Empresa do ramo de cosméticos.
Estão dizendo que foi proposital para encaixar o piloto francês e tirar o brasileiro. Talvez nem faça sentido.
Nossos pilotos estão muitos dedicatos a propagandas! e ganho de dinheiro!!! VEJO QUE FALTA AMOR E DEDICAÇÃO PELO QUE FAZEM. Em 2007 o Hamilton foi o melhor piloto, apesar de não ter sido campeão, o cara treinava no minimo 8 horas por dia em simulador o cara conseguia fazer o melhor tempo em pista que nunca tinha pisado. O Senna até hoje não foi superado por nenhum piloto na CHUVA, mas me lembro que ele deu uma entrevista que sentiu vergonha de tanto rodar na chuva, depois disso ele treinou tanto que se tornou O CARA DA CHUVA. È verdade que o patrocinio fala ALTO na F1, mas nessa categoria nunca vi talendo deixar de ser reconhecido. Sendo assim digo que falta a nossos piloto CORAGEM e OUSADIA. CORAGEM DE SE ARISCAR; de se SUPERAR, e OUSADIA DE TENTAR. O AIRTON SENNA CONHECIA O MOTOR DO SEU CARRO MAS DO QUE O SEU ENGENHEIRO, ele respirava F1, bebia, comia, e amava F1. SE EU FOSSE O RAZIA NÃO DARIA NENHUMA ENTREVISTA SENTAVA NO COCKPIT DE UM SIMULADOR POR PELO MENOS 8 HORAS POR DIA, ME DEDICARIA COMO SE AINDA TIVESSE CONTRATADO E TERIA A CERTEZA QUE MINHA HORA VAI CHEGAR.
Pra mim esse esporte já acabou faz tempo… E q papelão dessa Razia.
É isso aí galera. Aprendam a gostar do esporte e não de torcer por ter brasileiro.
Ano que vem vocês não terão mais nenhum lá.
O Razia não está fora, porque nunca esteve dentro. Descanse em paz o automobilismo brasileiro.
Qual será o futuro do automobilismo brasileiro sem um nome de peso na F-1? Aliás, reformulando a pergunta, sem existir um automobilismo brasileiro como poderemos ter um nome de peso na F-1?
O automobilismo brasileiro acabou na f1 no dia 1 de maio de 1994 na curva tamburello , em ímola , San marino.
Vamos começar uma campanha pedindo aos fãs de FI que não comprem ingressos para o GP de 2013 em Interlagos.
Quero desabafar, eu mereço, sou apenas um brasileirinho nesse mundão!
“Estou muito feliz por ter conseguido uma vaga com a Marussia”, Jules Bianchi
Pra todos verem como são as coisas, um time russo não deu chance a Petrov que tinha três anos de experiência(imagina se acontece isso em time brasileiro, pachecada ia rachar o planeta ao meio, crime esportivo). Marussia fez um ótimo negócio, Bianchi foi bem nas categorias de base(melhor que Razia, basta ver no link abaixo), Bianchi ainda pode trazer os motores Ferrari em 2014. Infelizmente para Razia não foi dessa vez…
http://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bianchi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Razia
Para permanecer por um bom tempo(sete anos) em equipes medianas como Jordan e Stewart, o brasileiro Rubens Barrichello dependeu de planejamento e FORTE INVESTIMENTO, contando com a poderosa Arisco desde o kart. Rubens passou muito bem pelas categoria de base até chegar a F-1. E foi assim com a Arisco até 1994 onde o piloto rompeu contrato fechando com a gigante Pepsi, em seguida o piloto contou com apoio da Davene nos tempos de Stewart.
Pra ter uma ideia, o patrocínio da Pepsi em 1995 era em torno de três milhões e meio de dólares, uma fábula na época. Esse valor corrigido não é muito diferente do valor que Bruno Senna teve que pagar para correr na Williams. Portanto, se o piloto não chega como fora-de-série, ele vai sim depender de forte patrocínio, isso até mostrar resultado na pista. O vídeo abaixo mostra que Rubens dependeu de patrocínios para correr quatro anos na Jordan, ou seja, também pagou para correr.
Assista à íntegra da entrevista de Rubens Barrichello (1995)
http://www.youtube.com/watch?v=2V0vVKYn7HQ
Rubinho conquistou cinco títulos brasileiros de kart, sendo considerado imbatível na época. Fez um ano de F-Ford no Brasil (1989), tendo vencido a primeira etapa em Florianópolis, circuito de rua e com pista molhada. No ano seguinte, foi competir na Europa. Foi campeão da Fórmula Opel em seu ano de estréia, 1990, com seis vitórias, sete pole positions e sete voltas mais rápidas. No ano seguinte foi campeão da Fórmula 3 inglesa, pela equipe West Surrey Racing, derrotando David Coulthard. Aos dezenove anos foi então para a Fórmula 3000 na qual terminou em terceiro lugar na classificação geral. Quem bancou tudo isso, ou maior parte, foi a Arisco, e não saiu barato!
Entenderam a situação? Rubinho mesmo com talento, se planejou da mesma forma que Maldonado vem fazendo na Williams, não tem nada de errado nisso. Casos de Piquet, Senna, Schumacher ou Alonso por exemplo, também contaram com a sorte de alguém apostar neles, mas esses eram pilotos “diferenciados”, logo conseguiram lugar de liderança em times maiores. Hamilton e Vettel já são casos de pilotos “forjados” para terem sucesso na F-1, mas não é muito diferente dos grandes pilotos do passado, o talento acima da média fez a diferença.
Nessa época de Jordan e Stewart, Rubens conseguiu se destacar(algumas vezes) fazendo ótimas corridas. Mesmo em time mediano foi o suficiente para arrumar vaga de segundo piloto-declarado em time de ponta, caso da Ferrari em 2000. Caso semelhante aconteceu recentemente com Perez sendo apoiado por Carlos Slim(se Bruno pode ser apoiado por Eike Batista, porque Perez não pode ser apoiado por Slim?). Bom destacar, vários pilotos nos anos 80 tinham apoio da gigantesca Marlboro e Parmalat.
Agora o mexicano tem que provar que é muito bom em time de ponta, a Mclaren esta apostando em Perez para liderar o time no futuro. Button já vai para a 14 temporadas, logo o “gás” acaba. Perez sabe disso, ou mostra que é muito bom nas próximas temporadas, ou no máximo vai ser um segundo piloto e time de ponta.
Rubinho a partir de 2000 não precisou mais de patrocínios, mas nesse caso, o brasileiro nunca foi cogitado pra liderar a Ferrari(mas se tivesse paciência e ficasse de boca-fechada, com a aposentadoria do alemão, Rubens poderia liderar o time a partir de 2007, logo, poderia até ser bicampeão em 07/08).
Baita vacilada de Barrichello, depois de um ano ruim(2005, por causa da mudança de regulamento), Schumacher “ergueu” a Ferrari em 2006 vencendo sete corridas, deixou o time pronto pra disputar os títulos de 07/08, só Raikkonen aproveitou a chance…
Maldonado esta fazendo algo semelhante como fez Rubens em início de carreira, se garantiu por cinco anos na Williams, tempo suficiente para mostrar serviço, velocidade o venezuelano tem de sobra, se conseguir constância nas corridas, pode almejar coisa melhor.
Essa é a questão, sem um bom patrocinador nem mesmo na Formula Indy corre, vimos isso com Barrichello em 2012, sem grana ele não conseguiria vaga na KV. Um ano antes Tony Kanaan também passou apuros correndo atrás de patrocinador(Rubinho até queria ajudar), mas Kanaan conseguiu apoio e garantiu vaga na Indy.
E estamos falando de um piloto de ponta na Indy, Kanaan mesmo assim sofreu com a falta de verba. Razia entende a situação, ele esta mesmo injuriado por falta de apoio do seu “lindo” país, mas não acontece só com ele. Tirando o futebol, vôlei e UFC, outros esportistas no Brasil estão na mesma situação.
Precisamos de mais um título na Copa do Mundo?
Precisamos gastar bilhões só com futebol?
O que “nosso” país fez nos últimos anos para formar outro campeão na categoria máxima do esporte a motor? Não fizemos absolutamente nada, ficamos dormindo em berço esplêndido!
Merecemos outro campeão na Formula 1? Com a França aconteceu o mesmo nas últimas décadas, mas enfim, acordaram! Em 2013 quatro pilotos correm na F-1.
Brasileiro tem a mente muito fechada(só quer saber de “futibor”), não é a toa que em outros esportes estamos sempre no sufoco.
A culpa é da Formula 1, da Marussia, do Chiton, do Bianchi ou de um país que vira as costas para seus esportistas?
No geral, somos uma piada-pronta quando o assunto é esporte de nível mundial! Aqui o que manda é o “futibor”, o resto que se dane.
Melhor Razia esquecer esse negócio de esporte a motor, compra uma barraca na praia e entra com tudo na venda de água de coco.
Aproveita compra o CD do Maguila(vida de Campeão), e seja feliz!
https://www.youtube.com/watch?v=zxQ8gK-WueU
Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
Sou lutador, sou amor, sou coração
Sou lutador, vencedor, um campeão
Grande Marcelo. muito bom texto e grande finale.
Sou lutador, sou de fé, sou Brasileiro….
Marcelo realmente você escreveu muito em não disse nada – é uma versão piorada de Flávio Gomes cujos argumentos você copiou e adora tripudiar brasileiros, sobretudo depois que ele teve algum tipo de desilusão com Senna …………
Marcelo,
Muito obrigado pelo seu comentario. Excelente! Normalmente sinto muita tristeza em ler comentarios escritos por brasileiros neste blog que e’ um dos unicos no Brasil que ainda mantem qualidade. O pessimismo e a atitude derrotista com uma critica pesada sem qualquer suporte de fatos e’ o que normalmente reina nos comentarios vistos aqui. Aqui fora no Reino Unido ja vi alguns ‘gringos’ se perguntando se o nosso Massa esta usando doping pelo nivel elevado apresentado em treinos e no ultimo semestre da temporada passada. Em comentarios brasileiros so’ vejo reclamacao. E’ a tal atitude ou complexo de inferioridade que e’ incapaz de dar credito a pilotos como o Rubens, reclamao sim, mas muito respeitado entre os torcedores ingleses e alemaes. Me perdoe pelo desabafo e novamente agradeco a qualidade do seu comentario.
Fabio, voce poderia incluir o numero de voltas por treino tambem no seu otimo blog?
Caramba, jornalismo no Brasil esta complicado… Seixas, nao eh pq vc vive de F1 que nao pode escancarar os problemas que envolvem o Razia… o cara eh filho de empresarios corruptos, presos inclusive em operacao da PF …. novamente, PRESOS!. nenhuma empresa que queira manter reputacao patrocinaria o cara, na segunda corrida o escandalo apareceria. Pq vcs nao falam isso? pq o assunto nao eh investigado de forma mais profunda? Acho q somos sempre demasiadamente hipocritas…
Porque acusar sem provas, meu caro, é passível de crime. Jornalismo demanda responsabilidade.
Meu filho nasceu essa semana.
Quando vejo brasileiros corretos que repudiam o ufanismo, que tem vergonha do “pacheco style”, penso comigo que há sim esperança (sei não viu…).
Enfim, seu post me conforta Marcelo, é bom topar com pessoas lúcidas.
Com relação à RAZIA, espero que as unidades de repressão à crimes financeiros consigam rastrear a origem e o caminho do dinheiro que bancou a sua carreira até agora.
PS. Depois dos fantásticos FELIPE PASSA, BRUNO PENNA, LUCAS DISGRASSI e RUBOW BARRIMELOW, vou perder a oportunidade de acompanhar LUIS AZIA…. pena, mas nem tanto…
PS2. Quem não quiser ficar com saudades do Azia, que acompanhe suas fabulosas participações no erudito AUTO ESPORTE, da Rede Grobo, 9h de domingo. Programa tãããõ instrutivo.. pfff
PS3. Fiz um comentário há muito tempo em um post a respeito do Azia, neste blog. Chamo o rapaz de 171. Isso pq ele deu uma entrevista ao Lito (não lembro ao certo), onde descreve detalhadamente o ronco incrível do motor Honda V10 da BAR, com a qual ele alega ter testado…. Bem, o motor era V8. Isso pra mim significa uma coisa, ele é um fake, um 171, um ser de moral torta. Após as revelações dos negócios de sua família, vou me abster de comentar mais.
Excelente análise!!!!
a César o que é de César. Em 1989, apesar de ter ganho a primeira etapa de F-Ford, o barrica tomou um vareio da dupla Tom Stefani/Texaco-Petrópolis de 8×1, com Stefani levantando o Título. Em 1990, já como Manager da BARICHELLO/ARISCO TEAM, vendeu a vaga de piloto para Paulo Garcia, que sagrou-se campeão. Em 1991 a Texaco/Petropolis volta a cena com Luis Garcia Jr….ou seja, Barrica é apenas coadjuvante….onde for….foi campeao brasileiro de Kart sim….mas correndo como piloto da fábrica (MINI)…Imbatível com os chassis que usava e com as preparações da COBRA…daí,,,,,acabou,,,,só choradeira!!!!
Felipe Nasr
Mauricio Gugelmin
Christian Fittipaldi
Rubens Barrichello
Pedro Paulo Diniz
Ricardo Rosset
Tarso Marques
Ricardo Zonta
Luciano Burti
Enrique Bernoldi
Felipe Massa
Cristiano da Matta
Antonio Pizzonia
Nelsinho Piquet
Bruno Senna
Lucas di Grassi
Luis Razia
Tirando o Barrichello e o Cristiano, todos MUITO ricos….
JUNTA TUDO NÃO DAR MEIO 1/2 PIQUET; NEM 1/100 DE SENNA.
Nessa lista há um nome que não parece ser da mesma natureza dos outros. Barrichello correu por 19 anos, enquanto os demais ficaram por uma ou duas temporadas.
Ué, a mamãe não ajudou?
Sou fã desde a era do Piquet… nunca achei que viveria isso, mas se nada mudar, estaremos assistindo provavelmente o último ano do Brasil na F1.
Se e pra correr nesse porcaria de Marussia e so dar vexame ficando da 20º pra tras e melhor nao correr mesmo… Eu acho que a CBA deveria criar um projeto serio e robusto para termos uma Equipe Brasileira na F1. A Petrobras poderia encabecar o projeto com $$$ e pesquisa…mais alguns bons patrocinadores brasileiros e uma boa fornecedora de motor (Renault, Mercedes…) e claro… Pilotos brasileiros, jovens talentos sendo bem tratados e orientados….ai sim eu boto fe que a coisa vira…se a Russi, India e Malasia tem equipes…pq nao podemos ter tbem….
Amigo, a Petrobras nao paga ninguém a muito Tempo…vários fornecedores dela fecharam as portas por falta de pagamento..se informe melhor antes de viajar na maionese….
ACREDITO QUE SERIA COMPENSADOR PARA O RAZIA, VOLTAR PRA GP2, FAZER UM EXCELENTE CAMPEONATO POR LÁ, COLOCANDO TODO MUNDO NO BOLSO, VENCER O CAMPEONATO E ENTRAR NA F1 PELA PORTA DA FRENTE, COM MAIS VISIBILIDADE, COM MAIS MORAL E NEM PRECISANDO TANTO ASSIM DE UM CAMINHÃO DE GRANA PRA SENTAR E TOMAR UM CAFÉ NO PADDOK COMO MUITOS PILOTOS ATUAIS ESTÃO TENDO QUE FAZER.
Claro que a F1 depende de dinheiro mas a crise econômica está se tornando um arguemento abusivo para justificar tanta venda de cadeiras ! Mas espero que o esporte encontre seu caminho pois o público estrangeiro sempre assistiu o esporte e presitigiou pilotos brasileiros então, não merece ter decretado “um fim” por não ter corredores brasileiros. Mas não deixa de ser sintomático um país do tamanho do Brasil não ter mais categorias fortes em todo território, mais ou menos como o futebol. Nos EUA as pistas ovais existiam em todo país, em fazendas e hoje em dia ainda são usadas, há pistas para provas de dragster, arrancadas para todos, não é tudo para privilegiados. No Brasil também há o problema que Emerson Fittipaldi escreveu em livro, que o brasileiro não gosta de esporte, gosta de quem ganha e menos do matar um leão por dia, vira lixo. Exemplo disso também é o tênis, que para quem já teve Maria Esther Bueno e Guga, pouco temos também em termos de prática e títulos.
É uma notícia ruim e ao mesmo tempo boa porque ele nesse momento fica livre de pilotar uma carroça e de ainda fazer um biscate. O Brasil está ficando próximo de ficar sem piloto na F1 e para escapar dessa precisa urgentemente de um título, mas com o Massa subalterno fica difícil.
Tomara que o Razia consiga voltar para a GP2 a tempo, ou arrume um espaço como terceiro piloto de algum lugar. Se ficar parado será difícil de entrar na F1.
Com certeza. Vide Lucas di Grassi.
pelo menos assim, termina essa coisa de brasileiro torcer por um esporte que não é esporte. Ganha quem tem o melhor equipamento e mais dinheiro pra investir.Esporte pra mim é quando se disputa algo em condições de igualdade.Até o futebol tá deixando de ser esporte.
Formula um sem brasileiros*, sem transmissao pela internet, com um monte de corrida em pista sem graca (India, Cingapura, Coreia, Abu Dahbi, Hungria), …. ta foda!! Sou fa desde 1993, mas tenho me decepcionado com muita coisa.
*O Massa conta ou nao conta?
E se descobrissem no futuro que o dinheiro do Razia vinha da corrupção da mãe. Seria uma grande vergonha do esporte e do Brasil. Melhor ele ter ficado fora mesmo. Se quiser correr, vai buscar uma categoria que exija apenas talento e não dinheiro. Tá difícil na modalidade né. Mesmo assim, filho de gente pobre, mas talentosa, ainda tem espaço. O Hamilton está ai para confirmar, ou não…
Comentário de brasileiro pessimista: … RAZIA é o primeiro pagante caloteiro… imagina na copa….
Brincadeiras a parte, RAZIA, DI GRASSI, BRUNO SENNA e outros com até mais potenciais são vitimas da incompetencia e da falta de vergonha do desporto brasileiro, em especial da CBA. Vergonha!!!
Ridiculo, Frances levar mas dinheiro que brasileiro? Nosso País nunca sera de primeiro mundo. Isso é em todos os esportes. Governo corrupto e empresários sonhando com Miami.
Sr felipe Massa até tentou criar uma categoria de base F3 Brasileira mais não teve ajuda de ninguém , depois sem apoio faliu. Mais ainda sim com pouco tempo levou o piloto Lucas Forest pra Word Series. Se tivesse pessoas competentes na CBA com certeza teríamos um cartel vasto de ótimos pilotos.
Está falndo besteira..a única coisa que o Sr. Felipe Massa fez ao criar a tal categoria foi encher os bolsos dele e da sua família com o dinheiro dos patrocinadores. Fora isso ele continua sendo um grande enrolador, fica fácil falar da CBA, eles não são santos…mas o que dizer de uma País detentor de uma grande Cia Petrolífera que apoia pouco o esporte a motor..
Apoia sim, solta dinheiro pros amigos….hehe
É o começo do fim.
Felipe Massa irá repetir o desempenho modesto da temporada passada e a Ferrari não renovará seu contrato.
2014 não verá brasileiros no grid da F-1.
Sem brasileiros e com a audiência cada vez menor, a Rede Globo irá deixar de transmitir as corridas.
Edir Macedo irá comprar os direitos e as corridas serão transmitidas pela Record domingos tarde da noite com narração de Maurício Torres.
kkkkk….pior que é verdade, agora Mauricio Torres é sacanagem! kkkkk
Será um compacto dos melhores momentos, depois do Fala que eu te escuto!!!!
Afinal de contas, o Pica-Pau precisa ganhar da Globo no Ibope hehehehe
Tomara q vc esteja certo em tudo, exceto na Record e na transmissão em VT.
Em tempos de profissionalismo o Brasil vai perdendo espaço em todos os esportes em que não ha investimento sério; principalmente nos que dependem de muita grana. A teoria da água foi desfeita
Na F1, desde meados dos anos 1970, o dinheiro foi um papel primordial.
Pilotos talentosos existem de monte, mas pilotos talentosos com patrocinador de peso?Aí a coisa muda de figura.
Creio que a questão do Razia (que é muito talentoso) tenha a ver com algum patrocinador brasileiro que pulou fora.
Com Pib de 0,9% em 2012 era de se esperar cortes em patrocínios, em especial na indústria e agropecuária, que tiveram Pib negativo.
Bem, pelo menos sabemos de uma coisa. O Bianchi não vai para a Force India, como se especulava. Portanto, a outra vaga será mesmo de Adrian Sutil na equipe de Vijay Mallya. Sim, pois se eram os dois que disputavam uma vaga no cockpit da equipe indiana, e, levando em consideração que o Bianchi não pode correr em duas equipes ao mesmo tempo, só resta o Sutil. Melhor assim, a Force India não desperdiça um ano com um piloto que é uma incógnita e aposta em um que todos já sabem que é bom. Quanto ao Razia… ele não ia correr mesmo, ia andar de Marussia. Se ela não quebrar, ou se ainda alinhar no grid ano que vem, vamos ver quem vai botar para pilotar. Provavelmente algum pagante de novo. Mas as portas estão diminuindo para os brasileiros. Ou eles conseguem mais patrocinadores, ou vamos ter que torcer para os pilotos de outros países.
Sutil já tinha sido anunciado na Force India.
[Ferrarista comentou em 01/03/13 at 16:10]
Não fala assim cara, esse ano o Massa vai atropelar o Alonso!!!!! – [RealBr disse:] EU ACHO QUE NÃO SERIA UMA BOA PARA O MASSINHA ATROPELAR O ALONSO EM 2013 NÃO. O GROJEAN FEZ ISSO EM 2012 E FALTOU POUCO PRA DAR UM ADEUS A F1. SE VC TORCE PELO MASSINHA E AINDA TEM ESPERANÇAS QUE ELE VAI FAZER O QUE O BARRICHE NÃO CONSEGUIU EM 20 ANOS DE F1, ENTÃO: “NÃO FALA ASSIM NÃO CARA!”
Isso é o que dá ter como pretenso ídolo gente deste tipo:
“Além do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, a Operação Terra do Nunca, […] resultou na prisão […] da ex-tabeliã Ana Elizabete Vieira Santos, mãe de Luiz Razia, piloto de testes da equipe Team Lotus da Fórmula 1.
Ana Elizabete, que já cumpria, em liberdade, pena de oito anos e dois meses de prisão por falsificação do livro de protocolo do cartório, foi presa […] no interior da Bahia. Segundo o delegado Carlos Ferro, ela era a responsável pela adulteração do teor do registro dos imóveis.
O pai do piloto, Luiz Tadeu Razia, também foi detido, mas por porte de armas […]
Os presos são empresários, latifundiários, advogados e serventuários da Justiça, envolvidos em um esquema de aquisição de papéis públicos para grilagem de terras no município de São Desidério, a 887 km de Salvador (BA).”
FONTE: TERRA
Nossa…
Não misture as coisas.. por mais que o pai ou a mãe do rapaz esteja envolvidos em notícias desre gênero, em nada tem relação com o piloto que perdeu seu espaço no cockpit por um problema financeiro do patrocinador.
Seu comentário foi oportunista e de um péssimo gosto.
A mensagem principal que fica da saída do Razia é a que perde o Brasil em representatividade, neste esporte que sempre foi um celeiro de grandes personagens (Piquet, Senna, Emerson, etc).. e ponto.
Se a mãe foi presa ou o pai porta arma são problemas que nada tem relação com o automobilismo.. e ponto final
Nossa, hoje em dia as crianças poderiam ser mais inocentes, como você. Tadinho do Razia, não tinha dinheiro… é só “grilar” mais!
Impressionante! E basta procurar no google que aparece essa estória… Vai ver que é por isso que não aparece nenhum patrocinador “oficial”…
A não ser que apareça um genio do dia pra noite ou o Felipe faça uma temporada como a de 2008, em 2014 a F1 não terá pilotos brasileiros depois de muito tempo.
A mãe do Razia não conseguiu montar um esquema para mandar o dinheiro e não chamar a atenção.
E a Marussia é uma equipe de programa, se você paga é só elogios, agora se a fonte seca o amor acaba.
Que tal caixa banca um piloto f1…ja que banca time ex presidente lula!!!