Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Razia fora

Por Fábio Seixas
01/03/13 15:17

Razia está fora da Marussia. Bianchi correrá em seu lugar e já treina amanhã.

O comunicado oficial chegou agora há pouco, 15h02 de Brasília.

“Estamos muito felizes em receber Bianchi, cujo talento já é reconhecido no paddock. Ele tem uma trajetória direcionada para a F-1, com desempenho impressionante nas categorias de base. É parte da Academia Ferrari e seu currículo o colocou na mira de muitas equipes”, diz John Booth, chefe do time, na nota.

Sobre o brasileiro, apenas uma menção: “Chegamos a um ponto em que tivemos de romper o contrato. Diante das bases em que precisamos operar e dos passos que tomamos para colocar essa estrutura no lugar, tínhamos que nos ater a alguns princípios para assegurar nosso futuro a longo prazo”.

A tradução: o cheque não caiu.

É a conclusão de uma novela sempre muito mal contada. Quem pagaria? Quem eram esses parceiros? Quais eram as marcas? Nunca soubemos. Talvez nunca saibamos. Deu no que deu.

Desde 1978 o Brasil não começava uma temporada na F-1 com apenas um piloto inscrito. E isso tem tudo a ver com a coluna de hoje, publicada dois posts abaixo deste.

Por quanto tempo mais a CBA continuará fingindo que não é com ela? Até o esporte acabar?

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Roberto comentou em 01/03/13 at 16:46

    Se eu fosse um bernie da vida, eu ia realizar uma ”Formula expert” Seria pilotos que consagraram na historia da formula 1, sejam campeão ou não, um carro que poderia exigir menos físico, mas uma boa disputa e espetaculo ou uma categoria que paga salários e com os mesmos equipamentos com baixo orçamento,

    F1 já era, acompanho faz 13 anos e nunca vi uma marmelada dessas, esses casos são piores que o Rubinho passou pela Ferrari.

  2. eduardo71 comentou em 01/03/13 at 16:44

    Temos um piloto na F1? ou apenas um escudeiro, dedicado e submisso??? Já substituí a Fórmula um há tempos!

  3. Ricardo SS comentou em 01/03/13 at 16:43

    Podem acreditar em uma coisa,
    o Razia foi vitima de algum inescrupuloso que prometeu e não cumpriu,tomara que divulguem logo o Picareta assim podemos fugir desta empresa sem palavra.

    Força RAZIA vai para a NASCAR o futuro é lá e sem sacanagem,o Nelsinho sabe como é bom fale com ele.

    A propósito o Nelsinho também foi vítima de um PICARETA,BRIATORE.
    Pagou pelo medo e inexperiencia,mas está construindo uma nova história na NASCAR.

    BOa sorte RAZIA,
    BOA SORTE NELSINHO
    E BOA SORTE A TODOS OS
    PILOTOS QUE NÃO SE CURVAREM
    AO PODER FINANCEIRO DA F1.
    SEM PUBLICO E COM A CREDIBILIDADE CADA VEZ MAIS PODRE A F1 MORRE LOGO.

    • Monica comentou em 01/03/13 at 17:50

      Quem sabe o inescrupuloso que retirou o patrocínio tenha percebido a situação em que a família do Razia está metida. Ou então foi a polícia…
      PESQUISEM!!!

      • Luiz comentou em 01/03/13 at 21:45

        Com certeza pode ser isso,mas o inescrupuloso deveria se informar anter de comprometer,se o pai e mãe são supostos malfeitores e o filho se for honesto nAo merece pagar pelos erros dos pais.

    • Fabio comentou em 02/03/13 at 0:23

      Pachequinho detestável..rs

  4. Eduardo Cruz comentou em 01/03/13 at 16:39

    O cheque não caiu, mas a casinha do Razia, sim!

  5. P Costa comentou em 01/03/13 at 16:34

    Fábio, creio que você – com sua indiscutível capacidade – faça um jornalismo investigativo e nos diga quem pulou fora do patrocínio. Tenha minhas suspeita mas sem qualquer base. Abraços e parabéns por estar sempre à frente da notícia.

  6. Ricardo SS comentou em 01/03/13 at 16:34

    Senhores,a tempos a F1 virou um balcão de negócios,lá apenas o dinheiro importa o talento e a ousadia ficaram no passado,Senna,Piquet,Shummy,Vileneuve, e tantos outros que engrandeceram o espetáculo nos dias de hoje talvez não tivessem chance de fazer o que fizeram a alguns anos…
    Estive em Daytona no último domingo e assisti um verdadeiro espetáculo de organização em todo o evento,uma experiencia inesquecível para qualquer amante do automobilismo.
    Tudo impecável,pilotos atenciosos,publico imenso,todos em paz,boa comida e bebida,preços dentro da realidade(baixos)
    Acreditem tinha até estacionamento grátis com onibus para levar para o autódromo.
    A F1,e a nossa Stock Car (celeiro de aposentados e filhinhos de papai) deveria fazer uma aula com a melhor mais competitiva e organizada categoria do planeta NASCAR AMERICANA.
    Realmente tive vergonha de ser brasileiro esse último fim de semana.

    NASCAR = SHOW,
    UM VERDADEIRO ESPETÁCULO.
    PROFISSIONAIS DE VERDADE.

    • Paolo Pattoti comentou em 01/03/13 at 16:52

      Absolutamente correto meu caro…

    • Cleverson comentou em 01/03/13 at 17:23

      Claro, na nascar niunguém quer ganhar dinhero… lá se corre como nos anos 60, praticamente por amor… fora que as corridas são muito boas, 3 horas de fila indiana com os caras correndo em circulos onde o mais emocionante é exatamente aquilo que deveria ser evitado, os acidentes…

      • Luiz comentou em 01/03/13 at 21:55

        Vc por acaso já esteve em um autodromo assistindo uma corrida da Nascar?
        Com certeza nAo ,vc deve ser um destes supostos entendidos de automobilismo que só fica na frente daTV.

        Vc já subiu e andou em uma carro da Nascar,com certeza nAo …

        Meu caro antes de escrever bobagens procure conhecer sobre o que esta falando.

        E obvio que a Nascar e uma máquina de fazer dinheiro,mas por méritos que nenhuma outra categoria tem nos dias de hoje.
        Organização,show,entrega o que o publico quer ver…
        Disputa, emoção ,espetáculo ,eles ganham muito dinheiro mas pode ter certeza que eles merecem cada centavo que recebem.
        Em Daytona no ultimo domingo 200mil pessoas estiveram na speedway e só de bilheteria deram mais de 40 milhões de Dólares ….fora tudo que foi consumido.
        Se um dia vc tiver dinheiro no bolso pAra ir aos EUA e assisitir uma prova vc vai entender a Bos….que falou..
        O ingresso e baratinho com 250 dólares vc entra ate na pista…

      • Anderson comentou em 01/03/13 at 21:57

        Com esse nome,Cleverson vc deve entender muito de automobilismo ,e com certeza anda de Celta financiado em 84 meses…

      • Anderson comentou em 01/03/13 at 22:00

        Entenda do assunto antes de falar besteira.

      • Paolo Pattoti comentou em 02/03/13 at 11:41

        Aposto que vc não entende nada de NASCAR…

        só ouve falar.

        Quem não sabe o que fala
        deve ficar de boca calada.

  7. Juvencio comentou em 01/03/13 at 16:30

    Teria sido problema com devolução de cheque?

    • Claudion Carlos comentou em 01/03/13 at 17:06

      chefe , ou a PLIN PLIN poe a mao no bolso e patrocina uns 2 ou 3 pilotos ou ja em 2014 nao havera brasileiro no GRID… ai veremos a maior audiencia da F1, que o BRASIL… e vai dar TRAÇO de audiencia e FATURAMENTO vai cair mais que o PALMEIRAS E A MANCHA VERDE juntas !!!

  8. Allan comentou em 01/03/13 at 16:28

    Fabio, Vc acha que a transmissão da F1 no Brasil corre risco se a categoria ficar sem nenhum piloto brasileiro?

    • Fábio Seixas comentou em 01/03/13 at 18:22

      Não tenho ideia.
      Abs

  9. giba comentou em 01/03/13 at 16:26

    o que posso pensar em meio a tantas historias e fantasias, vai senaaaaaaaaaaaaaaaa

  10. Mario Silva comentou em 01/03/13 at 16:23

    Não temos pilotos a altura do Senna,ou do Piquet,Emerson… Vamos torcer para que o Massa tenha um ótimo início de ano e garanta pelo menos sua vaga no ano que vem,e se Deus quiser vamos torcer também para O Galvão desistir de narrar F1 logo nesta temporada.

  11. Wilmar Bastos comentou em 01/03/13 at 16:23

    . Já já teremos um nome novo chegando no circo da velocidade, trata-se de FELIPE FRAGA, anote bem este nome, FELIPE FRAGA, recem contratado pela RED BUL. Enfia a bota neles Felipe.

  12. Sidnei comentou em 01/03/13 at 16:22

    É esse a Globo tentou, mas não conseguiu empurrar pela goela abaixo do povo. Nesses tempos de grana curta na Europa, o talento é o que menos importa.

  13. amarildo comentou em 01/03/13 at 16:20

    Fórmula 1 para os brasileiros só se for o passado, porquê o presente é decadente e o futuro não existirá…

  14. Alcestes Junior comentou em 01/03/13 at 16:18

    Como na maioria dos esportes no Brasil, as modalidades vivem de exemplos e esportistas esporádicos. Não ha planejamentos, estrutura e desenvolvimento somente ações individuais. Então esperar o que? E o começo do fim…

  15. Cranio comentou em 01/03/13 at 16:05

    Triste.. O Razia estava empolgado e dançou. Outro que deve se aventurar por outras bandas tipo DTM, Nascar, etc. Vai se juntar ao Bruno, Nelsinho…

    A questão de não ter mais pilotos brasileiros na F1 não me parece preocupante. Virou esporte de “Quem não tem grana, cai fora”. Talento não importa mais. Virou vitrine de ricaços e se isso chegar as equipes grandes (Mc Laren, Red Bull, Ferrari e Mercedes – equipes que pagam os pilotos), quem vai se interessar pela categoria?

    Para quem acompanha a categoria há mais tempo, a F1 sempre foi disputa dos melhores pilotos. Hoje isso não significa mais nada.

  16. Guido comentou em 01/03/13 at 16:00

    Finalmente chegamos à decadência total, já anunciada infelizmente desde a tragédia com o incoparável e fantástico Ayrton Senna. Temos que rever muitas coisas e se a F1 virou balcão de negócios, então que não tenha-se brasileiros e nem corridas aqui mesmo.

  17. Bruno comentou em 01/03/13 at 15:59

    O melhor para o Brasil seria não ter nenhum, para não passar vergonha…

    • Ferrarista comentou em 01/03/13 at 16:10

      Não fala assim cara, esse ano o Massa vai atropelar o Alonso!!!!!

      • maria comentou em 01/03/13 at 16:43

        O Thor Batista tambem!!!

      • Mario comentou em 01/03/13 at 17:01

        Vai mesmo……esse ano massa vai disputar o titulo !!! tenho fé !!….Go Go Go Felipe !

  18. Miguel comentou em 01/03/13 at 15:58

    O fato do cara ser brasileiro nada tem a ver com a possibilidade de fazer parte do circo da F1. $$$$ amigos, isso é o que move este ”esporte”

  19. tulio comentou em 01/03/13 at 15:57

    vamos assisitir stock car gente !!!! f-1 é pra quem tem dinheiro, e o brasil não têm !!!! tá na hora de largar isso aí, já deu o que tinha que dar, agora é só a elite que participa, e brasil não faz parte….

    • Dimas (Goiânia) comentou em 01/03/13 at 16:17

      Uai, e stock car (ou qualquer outra corrida de carros) não é prá quem tem dinheiro????

  20. quequeisso comentou em 01/03/13 at 15:55

    não da para acreditar que chegamos a este ponto. é o fim para brasileiro se não tiver din din. uma pena. esporte para rico.

  21. FERNANDO - ZOOM comentou em 01/03/13 at 15:54

    Fábio, e agora? Quais as categorias que ainda tem carro para ele pilotar, e qual o seu palpite sobre o futuro dele?

    • Fábio Seixas comentou em 01/03/13 at 15:58

      Acho que, à esta altura, nem ele sabe.
      Abs

  22. RENE FERNANDES comentou em 01/03/13 at 15:51

    É a “viuva Porcina”. A que foi sem nunca ter sido…Lastimavel, patético e vergonhoso….Será que tem reembolso da primeira parcela?

  23. Rodrigo comentou em 01/03/13 at 15:48

    E com isso vem se confirmando o que você, o Flavio Gomes, o Vitor Martins, e tantos outros jornalistas sérios falam há tanto tempo: o automobilismo brasileiro está acabando, e não há nenhum interesse em recuperá-lo. Uma pena.

  24. Ériton comentou em 01/03/13 at 15:45

    É Fábio, previsão para próximos anos é sem piloto brasileiro e sem transmissão em tv aberta no Brasil, o que acha?

  25. Gustavo Reiche comentou em 01/03/13 at 15:38

    Pega mal pra caramba, tanto pra equipe, pro piloto e pra categoria… e o discurso então nem se fala. Se o bianchi é tão surpreendente assim e de interesse de várias equipes, pq só conseguiu vaga aos 45 do segundo tempo e só após outro piloto “furar” com seus pagamentos??!!!!
    Feio, muito feio…
    Sempre amei a F!, mas nem a boa disputa do ano passado me faz mais tê-la como compromisso na TV. Perco sem dó …

  26. Paulinho Perca de Sousa comentou em 01/03/13 at 15:35

    Piloto medíocre por piloto medíocre. Não fará diferença.

    • ANDRE DE ITU comentou em 01/03/13 at 15:47

      Mediocre é sua maneira de pensar,senta la e faz melhor que ele.

      • PH comentou em 01/03/13 at 16:10

        “senta la e faz melhor que ele.”
        Tá aí uma maneira inteligente de pensar…

      • carlos alberto romero comentou em 01/03/13 at 16:27

        Se fosse bom, seria contratado e não pagaria nada !!

        • Luigi comentou em 01/03/13 at 16:54

          Ele é bom sim… bom avaliador de carros esportivos do Auto Esporte… nada mais!!

      • Fabio comentou em 02/03/13 at 0:35

        Esse Andre é um completo boçal.

    • Ferrarista comentou em 01/03/13 at 16:15

      como vc diz q o Razia é medíocre se o cara nem teve oportunidades ainda??? é a mesma coisa q criticar uma contratação de um jogador por um time sendo q o cara nem jogou ainda!!

  27. Hugo Eugenio comentou em 01/03/13 at 15:28

    Faltam 20 corridas para nao termos mais nenhum representante na formula 1.
    Parabens aos envolvidos!!!!! (CBA, Rubinho, Massa, etc…)

    • Samuel Pavan comentou em 01/03/13 at 15:43

      O que Rubinho e Massa tem a ver com isso, rapaz?

      Que absurdo!

      Você tem um emprego que lutou para ter? Então faça o seguinte: vá lá no RH e peça para sair, porque “outros precisam de espaço”.

    • Daniel .M comentou em 01/03/13 at 15:56

      Talvez, o Felipe Nasr, consiga com o apoio do brother dele, um tal de Eike bati$$$ta

    • Luiz - Ribeirão Preto comentou em 01/03/13 at 15:57

      E aí o Galvão vai puxar o saco de quem depois das 20 corridas, ele já enche a bola do Perez…

    • Francisco Santos comentou em 01/03/13 at 16:02

      Não entendi você citar Rubinho e Massa? Eles são pilotos, não formadores, se dirigem bem ou não é outra coisa. Não teve foi renovação, isso é a CBA

    • Hugo Eugenio comentou em 01/03/13 at 16:25

      o espírito “perdedor-fracassado” foi instituído pelo Sr. Rubens!!!
      acompanhado pelo discipulo Sr. Massa.
      os atuais pilotos tem como espelho tais exemplos.
      qualquer roda dura alemã tem mais moral que os pilotos brasileiros…
      ressalto que o problema não é perder e sim a forma.

    • dodao comentou em 01/03/13 at 17:26

      se você puxar pela memoria vai lembrar que Massa até tentou criar uma categoria de base Brasileira mais não teve ajuda de ninguém , depois sem apoio faliu. Mais ainda sim com pouco tempo levou o piloto Lucas Forest pra Word Series. Se tivesse pessoas competentes na CBA com certeza teríamos um cartel vasto de ótimos pilotos.

      • Alberto comentou em 01/03/13 at 21:58

        Amigo, o Lucas Forest é noto do dono da Gol, ele não precisa do Massa pra nada

    • PedroSP comentou em 02/03/13 at 23:51

      20 corridas? Alguem quer apostar que o massa sera dispensado no meio da temporada? CERTEZA

  28. Gustavo Amaral - Orlândia/SP comentou em 01/03/13 at 15:28

    É Fábio, eis um caso muito estranho e excuso.
    Se há explicação para isso, somente o Razia para esclarecer.

  29. ANDRE DE ITU comentou em 01/03/13 at 15:27

    Lamentavel.É pessoal…A coisa ta ficando feia pro lado do Brasil na F1…
    OBRIGADO C.B.A. PELO SEU GRANDE ESFORÇO EM FORMAS NOVOS PILOTOS!

    • ANDRE DE ITU comentou em 01/03/13 at 15:28

      *FORMAR

  30. Fábio Pincinato comentou em 01/03/13 at 15:24

    Ficou muito feio para o piloto brasileiro. Não é simplesmente conversar e entrar em uma equipe, hoje em dia não é mais assim. Que papelão.

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).