Barcelona, dia 1
28/02/13 14:17Faltava a Red Bull liderar um treino na pré-temporada. Não mais.
Webber foi o mais rápido do dia em Barcelona, abrindo a terceira e última bateria de testes.
Passada a chuva que atrapalhou o início dos trabalhos, o australiano foi pra pista e cravou o melhor tempo. À tarde, com pneus macios, melhorou ainda mais sua marca.
Hamilton, com os pneus médios, ficou a 1s655. Vergne marcou o terceiro tempo. Único brasileiro na pista, Massa ficou em oitavo e viu seu dia terminar quando parou na pista com um problema no carro ainda não explicado pela Ferrari.
Razia mais uma vez não testou, apesar de o seu nome aparecer na escala do circuito de Barcelona. A coisa parece cada vez mais feia…
Mas a notícia do dia foi a contratação de Sutil pela Force India. O alemão volta à F-1, desbancando Bianchi, protegido da Ferrari. Uma zebra, eu diria, e que parece ter a ver com a simpatia de Mallya, o dono da equipe.
Aos tempos:
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s693 (90 voltas)
2º. Lewis Hamiton (ING/Mercedes), a 1s655 (113)
3º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 2s324 (59)
4º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 3s765 (85)
5º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 3s845 (100)
6º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 3s881 (92)
7º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 4s414 (57)
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4s848 (112)
9º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 5s473 (78)
10º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 5s975 (83)
11º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 12s235 (52)
Se alguém quiser acompanhar os treinos da F1, segue o link:
http://www.viponlinesports.eu/motorsports/95559/1/skysports-f1–live-stream-online.html
Uma porcaria cheia de spam e que fica abrindo janelas de tudo que não presta! Não recomende isso para ninguém e verifique seu pc que deve estar cheio de troiano!!
Noob
Eu tenho uma dúvida: o patrocínio exigido pelas equipes de ponta da GP2 é muito menor que uma equipe como a Marussia?
E mesmo os carros são muito diferentes? Eu lembro que a diferença de tempos era enorme dos carros da Marussia para os da ponta do grid.
Fabio, mais uma vez o Chilton assumiu os trabalhos na Marussia. Como você vê a situação do Razia diante desta clara preferencia do time pelo estreante inglês?
Não é preferência da equipe pelo Chilton. É falta de acordo com o Razia, que parece cada vez mais com um pé fora de lá.
Abs
Heikki Kovalainen também ameaça vaga de Razia!
http://www1.skysports.com/formula-1/news/17581/8529334/Sky-Sports-News-sources-Luiz-Razia-in-danger-of-losing-his-Marussia-seat
E ao 1º dia em Barcelona houve chuva e também houve pista seca. Só não aproveitou bem o dia quem não quis. Uma chance de ouro para treinar um amplo leque de possibilidades de acertos e coletar dados num cenário muito variável. E novamente, com de costume, quem melhor aproveitou o dia foi a Red Bull. Já vem sendo uma constante ao longo de todos os testes já realizados ao longo desse início de temporada.
A Red Bull e Webber marcaram o primeiro tempo com uma facilidade tal que revela cada vez mais claro o potencial do carro. Com pista molhada, a RB fez tudo o que devia para entender o carro nestas condições. De tudo um pouco, pneus wet e intermedios, afinações, coleta de dados em diferentes cenários, pit stops, de tudo um muito. Quando a pista estava molhada, Webber fez tempos impressionantes e constantes. À medida que a pista foi secando, o carro foi naturalmente baixando os tempos. A equipe nem tentou ser a mais rápida. O objetivo, a meu ver, era o de sempre, entender o carro em todos os cenários, mas com a pista já em condições de slicks, os pneus de chuva já não podiam ser usados e daí vieram também naturalmente os melhores tempos com os medios e depois com os macios. O carro ganhou o “lance” e a equipe acabou por revelar mais do que queria. Os outros não foram capazes de seguir o RB de Webber. Hamilton tentou, mas ficou por isso mesmo. Nem com softs chegava lá. A equipe de Milton Keynes vai a caminho de um domínio impressionante da temporada.
Hamilton fez das tripas coração para colocar esse Mercedes com muitos erros de aerodinâmica no 2º lugar hoje, mas também não teve concorrência, os outros não fizeram questão de se mostrar melhor no final. Quando digo os outros, falo de Ferrari, Lotus e Mclaren. A Ferrari nem podia por problemas no carro.
O Toro Rosso de Vergne fez um belo serviço hoje. Não dá para saber o que seria se os grandes estivessem a fim da luta no final, mas mesmo assim o tempo do STR hoje impressiona, dado às condições da pista, que mesmo estando seca no final, ainda estava bem mais fria que há dias atrás e seca pode não ser o termo correto para a pista. O tempo do TR foi com médios, mas pode ter sido com gotas no tanque, mas o tempo é bom. O STR promete atrapalhar os grandes em 2013, e talvez seja para isso que esse carro tenha nascido, para atrapalhar os adversários da RB nas pistas. A equipe de Faenza continua um bom trabalho de entendimento do carro.
Daí em diante não há tempos de ponta. Todas as outras equipes não insistiram no final para ficar na ponta da tabela.
A Williams segue seu plano totalmente torto de desenvolvimento do carro. O carro não anda muito bem em quase nenhuma condição. O carro tem potencial para evoluir, mas para já tem problemas sérios que vão precisar de mãos muito boas do ponto de vista técnico, mas na minha opinião não há na equipe Williams quem seja capaz de fazer este Williams um carro vencedor.
A Mclaren tem um bom carro, mas com as condições exigente de hoje, fica cada vez mais claro que o carro é muito difícil de afinar. Falta base de comparação. A equipe não deveria ter radicalizado nas mudanças do carro num ano de transição. Quando a equipe entender o carro, a temporada já estará no fim e esse carro não vai transitar para 2014, pelo menos assim como ele é.
Sauber vai confirmando suas deficiências e a escolha errada de 2º piloto.
A Force India decepcionou. Podia ter ficado em pista até o fim, mas depois da bandeira vermelha provocada por Massa, a equipe encostou o carro na garagem e deu o dia por encerrado. Não foi um dia muito produtivo para a FI, mas é di Resta, o vidente, e o britânico é muito indeciso e com ele a equipe não avança. A contratação de Suttil parecia bem obvia e acho que foi a decisão correta. Bianchi tem uma relação com a Ferrari, esteve no lançamento do F138 (no mesmo dia e hora do lançamento do FI), não podia ser piloto da FI este ano. E ainda acho que nem deveria ser piloto reserva.
A Ferrari vai de mal a pior, mas isso já era previsto. O carro nasceu mal, tem problemas de aerodinâmica, o nariz não trabalha os fluxos frontais do carro, o motor deve estar sub alimentado de ar. O motor deve estar sendo obrigado pela equipe a trabalhar em regimes muito arriscados do ponto de vista da fiabilidade para poder superar os problemas de aero. O carro sofre em quase todos os teste de sobre aquecimento, partes do carro derretem, soltam-se estranhamente. Os problemas que o carro tem não corrigidos com updates. São erros graves de projeto. A equipe tem tentado disfarçar aproveitando aquelas janelas de pista rápida para marcar tempos de ponta, mas o resto fica claro os problemas em diferentes situações.
Na Marussia falta piloto, além de carro é claro, mas falta piloto, mas Chilton ficou a 0,6s de Massa!!!. É obvio que foram em circunstâncias diferentes. Só uma piada para descontrair.
A Cateham parece estar sofrendo de algum efeito psicológico qualquer. Por pior que seja o carro, perder para um Marussia com Cosworth, que parece ter 10 anos de uso, com um Kers ainda em fase de entendimento, me parece meio estranho.
A Lotus deve ter feito feriado hoje. Na verdade o carro começa a sentir o peso do corte umbilical com a Renault. A equipe não criou um bom carro como se pensa. A medida que o tempo passa, aquele cheio da Renault vai sumindo no ar, e essa estrutura acionista da equipe não tem vocação para ser campeões neste difícil mundo da F1. O carro segue com problemas graves de fiabilidade para esta temporada.
Cara, cria um blog pra vc aí vc manda a lata em escrever.
Se for pela simpatia, pelo menos ainda tem uma equipe que não pensa apenas no dinheiro e sim, num todo.
…mas, não confio plenamente. Hehe.
Fábio, o fato do México estar tão bem na F1 está associado apenas ao dinheiro do petróleo, ou a gestão automobilista mexicana merece destaque também?
Piloto precisa de investimento. Uma coisa está ligada à outra.
Abs
Vc quis dizer dinheiro de telecomunicações do Carlos Slim dono da Telmex, Embratel e Claro,etc!?!?!
O dinheiro do petroleo é venezuelano…
Na temporada 2008, a “nanica” Spyker foi comprada pelo indiano Vijay Mallya e mais uma vez mudou de nome, passando a se chamar Force Índia. Sutil permaneceu na equipe, agora ao lado do italiano Giancarlo Fisichella. Durante a temporada o alemão não somou nenhum ponto, porém em Mônaco vinha fazendo uma grande corrida estando em 4°lugar. Mas Kimi Raikkonen perdeu o controle de seu carro na saída do túnel, encerrando as chances de Sutil pontuar. Bom lembrar, em 2008/09 o carro da Force Índia era uma tremenda “bosta”, pior que a Honda de Button e Barrichello de 07/08. Nem sei como Fisichella fez pole em SPA 2009, ainda chegou em segundo lugar na corrida, logo atrás do veloz Kimi. Acho que conseguiu esse feito por causa da experiência acertando em cheio no acerto do carro, fora o “empurrão” do motor Mercedes.
Vijay Mallya cumpriu o que disse em outubro/novembro de 2012, Vijay comentou que daria prioridade ao talento e não ao dinheiro do piloto, comentou ainda em um possível retorno de Sutil ao time.
Dono da Force Índia afirma que Sutil é opção para lugar de Hulkenberg
http://esporte.ig.com.br/automobilismo/f1/2012-10-29/possivel-retorno-adrian-sutil-f1.html
Talento vai suplantar o dinheiro na escolha de pilotos na Force Índia:
http://tazio.uol.com.br/f1/force-india-talento-vai-suplantar-o-dinheiro-na-escolha-de-pilotos
Não tem como comparar o patrocínio de Sutil por melhor que seja, contra os motores Ferrari que Bianchi ia trazer.
Bianchi ainda é novo, tem apoio da Ferrari e pelo que mostrou nas categorias de base parece ser muito bom. Ainda tem boas chances de entrar na Formula 1, basta esperar sua hora. Dos pilotos de base que tenho observado, Bianchi só perde para Hülkenberg e Bottas.
Jules Bianchi
http://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Bianchi
Nico Hülkenberg:
2005-Campeão na Formula BMW ADAC
2006-Campeão na A1 Grand Prix
2007-Campeão na A1 Grand Prix
2007-Vencedor do Masters of Formula 3
2008-Campeão na Formula 3 Euro Series
2009-Campeão na GP2 Series
http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_Hülkenberg
Valteri Bottas:
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
2009-Vencedor do Masters of Formula 3
2010-Vencedor do Masters of Formula 3
2011-Campeão da GP3 Series
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
Ficaria surpreso se a Force Índia ficasse com Bruno Senna, grana o sobrinho tinha, mas talento…pouco mostrou com bons carros em 2011/12. Pecado mesmo é ver Kamikaze Kobayashi fora(kami significa “deus” e kaze, “vento”), quem perde é a Formula 1.
Acho que Sutil com sua experiência ajudou muito a Force Índia quando ela estava numa merda desgraçada, Fisichella também não pode ser esquecido, ambos ajudaram o time a tomar um rumo, mas é bom lembrar, dono da Force Índia injetou muita grana nesse time! A partir de 2010 a equipe melhorou muito conseguindo o 7º lugar entre os construtores, já em 2011 conseguiu um belo 6º lugar, foram as duas últimas temporadas de Sutil na equipe.
Essa experiência do alemão fez a diferença na disputa com Bianchi, Vijay Mallya sabe que o alemão trabalha bem pra melhorar o time. Quanto a Di Resta, é um ano decisivo, se não melhorar, de “promessa” vai virar fiasco…sua vaga pode ficar em risco pra 2014, bater Sutil vai ser fundamental.
Quando a Razia, abaixo o desenho de Bruno Mantovani.
Razia and Marussia Machine #pilotoons:
https://twitter.com/forzasenna/status/307009175714689024/photo/1
Petrov esta cruzando os dedos…
ESSE GAROTO TEM PROBEMA!!!
PROBLEMA!!!
ESSE GAROTO TEM PROBEMA, PROBLEMA E POBREMA…TUDO JUNTO!
Pobremão!!!
Outra que faz um blog dentro de blog!! Legal seria limitar em uns 1500 caracteres. Tá louco!