Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Pit Stop #264

Por Fábio Seixas
26/02/13 11:24

O Pit Stop desta semana faz um balanço dos testes da F-1 na semana passada e tenta projetar o que vem pela frente na última bateria de treinos. É hora do ajuste fino, de buscar performance, do foco na aerodinâmica.

O programa também fala da situação de Razia com a Marussia. E, no quadro Naftalina, o apagar de velinhas de Alain Prost.

(Mais uma vez, traído pelo frame. Que beleza…)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Marcelo comentou em 28/02/13 at 10:41

    Bruno Mantovani, Razia and Marussia Machine #pilotoons:

    https://twitter.com/forzasenna/status/307009175714689024/photo/1

    • Fábio Seixas comentou em 28/02/13 at 14:16

      Genial, como sempre.
      Abs

    • ANDRE DE ITU comentou em 28/02/13 at 15:19

      Copia de Los MiniDrivers…

      • Fábio Seixas comentou em 28/02/13 at 15:43

        Não mesmo.

  2. Alexandre comentou em 28/02/13 at 8:43

    Fábio, desde 4 de fevereiro quando se clica para ver as notícias somente da f1 não aparecem atualizada. De um toque para o pessoal do site corrigir isto

  3. Eduardo Rossi comentou em 27/02/13 at 22:25

    Olá Fabio!

    Você poderia explicar melhor o que seria aquela “tampa” que algumas equipes tem para esconder o degrau do bico? Até agora não consegui entender, mesmo lendo a respeito. Há quem diga que tem melhoras aerodinâmicas e outros dizem que é meramente estético.

    Obrigado!

  4. alex alves comentou em 27/02/13 at 18:43

    Por favor nao e hed bull e RED bull, nao e Mark Veber e Mark Webber!!!!

  5. Milton comentou em 27/02/13 at 16:55

    Fábio, por que vocês não disponibilizam o Pit Stop em mp3?
    Abraço

  6. Mauricio Fetel Junior comentou em 27/02/13 at 11:43

    Nada a reclamar deste player, e questão de maquina

    • Bruno comentou em 28/02/13 at 7:43

      Colega, se para rodar bem o player você precisa de um computador da NASA, então o problema continua sendo do player! YouTube roda em qualquer porcaria.

      • Lico comentou em 01/03/13 at 10:27

        concordo…nao tenho nenhum computador de um milhão de dollares…mas o unico lugar que tenho problemas é aqui!

  7. Miguel Nonose comentou em 27/02/13 at 11:28

    Olá Seixas.
    A Froce India disse a data em que vai anunciar o segundo piloto?

    Que categoria o Kobayashi vai disputar em 2013?

    Obrigado

    • Fábio Seixas comentou em 27/02/13 at 12:42

      Ainda não.
      E o Kobayashi vai testar um carro para Le Mans.
      Abs

  8. Eduardo comentou em 26/02/13 at 23:51

    Fábio,

    Nada a ver com o Pit Stop dessa semana, mas poderia esclarecer um ponto que ficou nebuloso em 2012??

    Um colega jornalista insistiu em dizer que após ser dispensado da Mercedes, o Schumacher se ofereceu à Ferrari, para o lugar do Massa, procede isto?

    Abs,

    • Fábio Seixas comentou em 27/02/13 at 12:42

      Não tenho essa informação.
      Abs

      • Alexandre comentou em 28/02/13 at 8:43

        Galvão disse que sim….

        • Eduardo comentou em 01/03/13 at 10:08

          Quando ele cita o nome do alemão, logo fala: Se ofereceu à Ferrari, mas não quiserem ficar com ele.

  9. Lucio Dantas comentou em 26/02/13 at 21:45

    Rosberg é um piloto fora de serie assim como Hamilton a briga vai ser boa acho que esse ano rosberg sai na frente mas o hamiltom se for consistente ganha dele, eu acredito que a mercedes vence algumas corridas esse ano e fara uma campanha bem melhor que o ano passado

    • Emmanuel comentou em 27/02/13 at 22:58

      Rosberg fora de série??? Menos, bem menos. No máximo um Thierry Boutsen mais alegre.

  10. PH comentou em 26/02/13 at 20:19

    Fábio, é “pneu” (pineu) e não “peneu”. Parece que você está tentando imitar o mobral do Galvão…

  11. Racing Fan comentou em 26/02/13 at 20:04

    Dos treinos da F1 já se podem tirar algumas conclusões. Em Jerez dá para saber muito pouco, mas mesmo ali os tempos trouxeram algumas indicações interessantes. O mais rápido foi Massa e em segundo foi Raikonnen, mas esses dois tempos tem mais que se diga. Primeiro o tempo de Massa foi conseguido num dia em que os restantes tempos foram fraco e isso indica com clareza a falta de vontade dos outros em fazer tempos rápidos. Analisando os tempos desse dia vemos que os restantes tempos andaram para baixo do 8º tempo da soma dos dias, e isso é uma indicação clara de que o tempo de Massa não indica capacidade do carro. O tempo de Raikonnen sim é impressionante, porque foi conseguido num dia de muita gente realmente tentando e foi o dia mais equilibrado de Jerez, com os 6 primeiros tempos do dia estando entre os 10 melhores da soma dos dias, mas… há sempre um mas, mas Raikonnen tentou com pneus mais competitivos e Vettel não. E Raikonnen nesse dia ficou muito perto de um Force India, Vetel em 3º e logo a seguir vem um Sauber de Guttierrez, o que mostra que o Lotus também não fez nada demais. Só esteve na hora certa em pista e os outros “grandes” não. Dos testes de Jerez se tirou outra conclusão: Os Mercedes decepcionaram e muito. O melhor tempo de um Mercedes foi um 8º na geral, e foi feito no dia 3 já com a pista um pouco mais emborrachada. Não há pista tão abrasiva como Jerez durante a temporada, mas há pistas que vão levar a lona os pneus e tudo leva a crer que os Mercedes não estão equilibrados neste quesito. Dos testes ficou claro que todas as vezes que o RB saiu para a pista mais pesado, o carro de Vettel foi o único capaz de ter tempos realmente competitivos, até impressionantes diria.
    Dos testes de Barcelona, o dia mais equilibrado foi o dia 3 em que quem fez o melhor tempo foi Alonso. Esse tempo mesmo assim não foi suficiente para fazer o melhor dos 4 dias, que pertence a Perez no dia 2, mas o tempo de Alonso também é “mentiroso”. Acho que todo mundo, ou quase, concorda que os carros de ponta são RB, Ferrari, Mclaren, Lotus e Mercedes, pois bem, neste dia Alonso ficou a frente mas em 2º ficou um Sauber, em 3º o Lotus do 2º piloto, Grosjean, em 4º o 2º piloto da Mercedes em 5º e 6º Williams. Esse tempo de Alonso novamente foi conseguido às custas da vontade da Ferrari em ficar na frente e a vontade dos outros grandes em fazer tempos rápidos. O dia do tempo de Perez, o mexicano faz o 1º tempo do dia e da geral tendo em 2º Vettel, 3º Raikonnen, 4º Hamilton, 5º Alonso. Esse dia foi quente mesmo, mas quente não no clima, mas na vontade. Aí sim a realidade parece mais proxima da verdade. E a verdade é que os dois melhores carros deste ano até o momento são o RB e a Mclaren. Os restantes carros estão noutro patamar mais baixo, mas a 1º posisão de Perez é menos impressionante que a 2º de Vettel, primeiro porque Vettel fez com a pista ligeiramente mais fria que Perez, e depois porque minutos antes Vettel tinha feito com duros um tempo muito bom. Perez com os duros nunca conseguiu andar no passo de Vettel. Neste dia surpreende o tempo de Hamilton com duros, mas este tempo de Hamilton é solitário. Seguindo a mesma lógica o tempo de Rosberg no dia 1 também seria impressionante, porque os outros grandes também estavam lá, mas foram com medios, com Alonso meio enferrujado, Vettel sem vontade de sair do programa de teste predefinido, e Raikonnen ficou empatado. Não há uma sequência convincente de bons tempos em diversas condições de pistas e de carro. Com peso nas costas o carro vai para os níveis de um Toro Rosso ou um FI. E o tempo de Perez também foi conseguido, pelo que pude saber, após um aquecimento muito bem feito de pneus e com menos combustível no tanque que Vettel, e sem falar na diferença brutal de downforce entre os dois carros. E se metermos o Mercedes GP de Hamilton neste dia, em termo de downforce, ai então o tempo de Vettel é mais impressionante. O que mais marcou em Barcelona foram os tempos da RB em simulações de corrida. Webber no dia 3 desprezou a luta pela ponta e fez race sim. e teve uma série de voltas com carro pesado e configuração de corrida com tempos, por várias voltas, que dariam para ficar no top 10 das voltas mais rápidas de 2012.
    Dos oito dias de testes até agora, para mim, ficou claro que há um RB no topo da qualidade geral, seguida de não muito perto pela Mclaren, a seguir vem a Lotus, Ferrari, Williams, Mercedes, Force India e Toro Rosso. A Toro Rosso fez muito jogo de esconde esconde, mas há um tempo de Ricciardo no 1º dia com duros que impressiona, e a sequência dos testes, principalmente as simulações de corrida mostraram um carro capaz de se intrometer com a Mercedes e a Williams.
    Da primeira parte de Barcelona dá para antever que o segundo teste pode dar um tempo no topo na casa do 1m 21s 550 se alguém se dispuser a mostrar realmente serviço. O mais provável é que seja Vettel com 1m 21s 550. Só palpite.

  12. Paulo R. comentou em 26/02/13 at 17:20

    Imagina o tanto que o carro da Mercedes era ruim o ano passado. Quem já guiava acha que ficou fantástico, quem chegou está preocupado… O do ano passado era ruim demais!

  13. Alex Xavier comentou em 26/02/13 at 15:16

    Analisando parcialmente, como normalmente aida não dá para fazer um balanço sobre os treinos da Fórmula 1. Deixando de lado o fato que normalmente não dá para se basear precisamente como vai ser o campeonato através dos treinos pré temporada, a única coisa possível de se prever é que a história deste ano poderá ser parecida como a do ano passado: uma variedade de pilotos vencendo corridas. Podendo estar errado ou não, com esta previsão, dá para afirmar que é um fato possível. e sobre o “Alain”. Semana passada eu li uma entrevista com ele. E não guardo ódio dele até porque ele era um piloto bom. Para minha avaliação, um dos melhores de todos os tempos. E o fato que me chamou a atenção na entrevista foi quando ele mensionou que em uma conversa com um dirigente da Honda sobre a preferência da fornecedora de motores a favor do Ayrton. O dirigente confirmou a preferência da Honda pelo Ayrton na época simpesmente porque o estilo de pilotar do Ayrton era a de um samurai e do Prost o estilo de pilotar era como ele fosse um computador. Daí isso fica com a interpretação de cada um. Dá para entender a comparação perfeitamente.

    • Alex Xavier comentou em 26/02/13 at 15:31

      Interpretar pelo seu ponto de vista, não quer dizer que vc esteja interpretando errado.

  14. Renato Monteiro comentou em 26/02/13 at 14:53

    Esse player do UOL é muito ruim. Travou aos 5 minutos. E agora não consigo adiantar para começar de onde parei.

    • Eduardo comentou em 26/02/13 at 16:12

      Realmente esse player é feito para o público desistir!! Por que isso?

    • Múcio Alcântara comentou em 26/02/13 at 21:40

      Sempre foi ruim.

      • Lico comentou em 28/02/13 at 2:22

        Um lixo. Nao rodar no ipad ate hj dispensa maiores comentarios.

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).