Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Problema de caixa

Por Fábio Seixas
23/02/13 11:43

“No contrato, existem terceiros com responsabilidades. Confiamos neles, mas estamos com alguns conflitos”, disse Razia a este jornalista que vos bloga.

Traduzindo: pelo menos uma empresa que se comprometeu a apoiá-lo não depositou o dinheiro ainda na conta da Marussia. Perguntei se este foi o motivo de ele ter sido sacado dos testes desta semana. O baiano foi direto: “Exato”.

E teve mais. Reforçando que a situação de agora é inesperada, afirmou que nunca teria assinado um contrato com tantas desvantagens em relação ao companheiro. Até agora, Chilton testou 6 dias, enquanto ele andou apenas 2.

Mas Razia está esperançoso: “Iremos resolver. Só precisamos de alguns dias”.

Eu já não tenho tanta certeza. Porque esses problemas já não vêm de hoje, é só lembrar da ausência dele na apresentação do carro e da demora na equipe para anunciá-lo. E porque, afinal, o Mundial já está logo aí, começa em menos de um mês.

De qualquer forma, o prejuízo já existe. Razia é o titular que menos andou até agora na pré-temporada: 500 km. Quem mais acumulou rodagem é, coincidentemente, outro estreante, Gutiérrez: 1879 km. Chilton está em sétimo na lista, com 1596 km.

A reportagem completa está na Folha de hoje, aqui.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 25/02/13 at 22:00

    O Razia além de pilotar uma carroça é um biscateiro pagante! O Razia vai precisar das forças do além para fazer acontecer um milagre! Seria bom ele conversar com caras que tiveram experiência com um biscate na F1!

  2. Kobayashi Fan comentou em 24/02/13 at 18:01

    Isso prova que o Razia conseguiu a vaga só pelo dinheiro e a equipe nem está aí se ele tem potencial em evoluir o carro, o mais importante é ter o dinheiro depositado na conta e o Razia que se vire com aquela tranqueira.

    Deve ser muito desespero em querer estar na F-1 para aceitar essas condições, e parece estar seguindo o mesmo caminho do Di Grassi e Bruno.

  3. Carlos Henrique comentou em 24/02/13 at 17:15

    É revoltando ver um piloto de FORMULA 1 passar por isso, ela é a MAIOR DO MUNDO, um piloto de tal categoria não deveria ser tratado assim, isso parece coisas de categorias de base.

  4. bipolar comentou em 24/02/13 at 13:47

    Já passou da hora de fundar uma categoria que se rivalize com a F1.

  5. Mauricio comentou em 24/02/13 at 12:10

    Razia só vai andar de F1 na Terra do Nunca.

  6. Alex Xavier comentou em 24/02/13 at 2:54

    Mais uma vez, um drama de um piloto brasileiro. :/

  7. Victor comentou em 24/02/13 at 0:53

    É o velho problema de não se ler o que está assinando, tanta coisa pode ser evitada tirando 30 minutinhos para ler e entender um contrato. Agora não adianta falar que nunca assinaria se soubesse que teria tantas desvantagens. É chorar o leite derramado.

  8. marco comentou em 23/02/13 at 22:30

    Vai la Razia, supere todas as dificuldades e corra, a vida e assim mesmo tem muitos obstaculos e pessoas torcendo contra mas com fe e trabalho vc vai superar todos

  9. Lucas Martins comentou em 23/02/13 at 20:45

    Olha o Bruno Senna Voltando para Formula 1…..

  10. RaziaGate comentou em 23/02/13 at 19:07

    Ah Razia, não vem com essa conversa de que nunca teria assinado um contrato com tantas desvantagens em relação ao companheiro.

    Você não foi contratado por uma equipe, mas comprou parcelado um passaporte da alegria do Playcenter e se não pagar as prestações, não brinca.

    Esperança é a última que morre, mas ultimamente nenhum piloto pagante dessas pequeninas conseguiram mostrar serviço para ser contratado por uma equipe melhor.

    A US F1 nem conseguiu construir um carro, a HRT já faliu e a Marussia parece estar bastante encaminhada.

    Dúvida cruel, a mãe do Razia faz falcatrua para o filho correr, ou o filho corre para a mãe fazer falcatrua?

    • Igor comentou em 25/02/13 at 11:25

      Concordo em gênero, número e degrau

  11. Marcelo comentou em 23/02/13 at 14:04

    Pagou corre, não pagou não corre, vida de piloto pagante é isso, simples! Petrov deve estar cruzando os dedos.

    Razia afirmou que nunca teria assinado um contrato com tantas desvantagens em relação ao companheiro. Oras, já que ele disse isso, porque vai continuar no time? Razia está esperançoso: “Iremos resolver. Só precisamos de alguns dias”. Ué, se já demonstra insatisfação cai fora!

    Desde que foi anunciado como piloto da Marussia, Razia em momento algum divulgou quais são as empresas que o patrocinam na F1. Tampouco disse qual delas foi a responsável por ter ficado fora dos treinos em Barcelona.

    MUITO ESTRANHO ISSO! Ainda mais sabendo que ele sempre foi bancado de forma misteriosa nas categorias de base. Pra tudo tem uma explicação, existem fortes suspeitas que Razia vem fazendo carreira com dinheiro sujo(nosso dinheiro).

    A questão é que houve crimes gravíssimos praticado pela mãe de Razia, nos links abaixo mostra que antes de ser presa na operação “Terra do Nunca”, Ana Elizabete Vieira Santos já cumpria pena em liberdade(pena de oito anos e dois meses de prisão), por falsificação do livro de protocolo de cartório. Portanto, não tem santinho nessa história!!!

    Além de Marcos Valério, operação prende mãe de piloto de testes da F1:
    http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/alem-de-valerio-operacao-prende-mae-de-piloto-de-testes-da-f1,77390a43aa1da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

    Depois que Flávio Gomes escreveu no link abaixo(informação de domínio e interesse público), perdi o interesse por Razia. Não vou torcer por uma família que esta prejudicando quase 200 milhões de brasileiros.
    http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/01/razia-la-2/

    Mãe de piloto de testes da F-1 é detida em operação que prendeu Marcos Valério:
    http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2011/12/02/mae-de-piloto-de-testes-da-f-1-e-detida-em-operacao-que-prendeu-marcos-valerio.htm

    Não estamos falando de um crime qualquer, por causa dessa gente, o Brasil permanece com Educação BURRA, Saúde DOENTE e Segurança com MUITO MEDO! E pra quem reclama que o automobilismo de base(monoposto) no país esta na lata do lixo, toda essa corrupção-galopante tem tudo haver.

    Desafio de Razia é muito maior que ser campeão na F-1, provar que sua família é inocente de toda a corrupção que fizeram ao Brasil. Razia, claro, permanece em silêncio sendo bem conveniente, afinal de contas, ninguém vai contra a pessoa que financiou toda carreira, ainda mais sendo a sua mãe. Dias atrás, UOL Esporte entrou em contato com a assessoria do piloto, que disse não estar autorizada a falar sobre o assunto. Razia esta fugindo ao extremo de qualquer saia-justa…

    Se tiver talento, quem sabe um dia a Globo pode tornar Razia novo “herói” nacional, claro sem nunca mencionar o lamentável escândalo de corrupção na família. Basta um pódio que tudo é abafado a favor do piloto com a Globo fazendo uma bela entrevista com toda família. Brasil não passa de um pedaço de chão com um monte de tontos em cima! Se alguém tem dúvida, de uma olhadinha nos links abaixo:

    Lista de Escândalos políticos no Brasil:
    http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com.br/2010/09/lista-de-escandalos-acontecidos-no_1630.html
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_escândalos_políticos_no_Brasil

    Se você acha normal ter vida bancada por dinheiro-sujo, então você merece esse pedaço de chão…

    Com relação aos novatos que chegam a F-1, depois de Vettel em 2007/08, quem chega com fama de fora de série(pelo que fez nas categorias de base), são Hulkenberg e Bottas. Ambos mostram que tem potencial para se dar bem na F-1, mas isso depende de bons carros no meio do pelotão, só assim pra mostrar serviço. Hülkenberg já mostrou na F-1 que é acima da média dos pilotos do meio do pelotão, logo deve conseguir um time de ponta. Quanto ao talento de Razia(no geral) ele não fez nada melhor que Bruno Senna antes de chegar a F-1, pode ter feito algumas ótimas corridas, mas isso também acontece com outros pilotos que nunca vingaram. Bruno mesmo, venceu o GP de Mônaco na GP2 e fizeram o maior “carnaval”…

    Com pinta de fera, só estou vendo Nico Hülkenberg e Valteri Bottas! Maldonado pelo que fez de BOM em 2012 ainda merece o benefício da dúvida, se não mostrar consistência em 2013, de boa promessa, vai ser mais um que ficou no mundial até a grana acabar. Gosto do Maldonado, ele é guerreiro, tem atitude e não se VENDE por nada, velocidade ele tem de sobra mas isso não é suficiente pra se manter na F-1.

    Montezemollo disse meses atrás que Gilles Villeneuve não teria chance na F-1 atual. Também concordo, pra ser campeão na F-1 atual o piloto tem que ser veloz, arrojado, preciso e cerebral. De todos do grid só vejo Vettel e Alonso nesse nível de velocidade, precisão e inteligência…

    Nico Hülkenberg:
    2005-Campeão na Formula BMW ADAC
    2006-Campeão na A1 Grand Prix
    2007-Campeão na A1 Grand Prix
    2007-Vencedor do Masters of Formula 3
    2008-Campeão na Formula 3 Euro Series
    2009-Campeão na GP2 Series

    http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_Hülkenberg

    Valteri Bottas:
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
    2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
    2009-Vencedor do Masters of Formula 3
    2010-Vencedor do Masters of Formula 3
    2011-Campeão da GP3 Series

    http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas

    E não adianta ficar metendo o pau em piloto de fora por pura raivinha, também não vejo motivos para não torcer por eles(cada um tem o direito de torcer pra quem quiser, e no Brasil o que não falta é torcedor de Hamilton, Alonso e Vettel). Não temos um piloto fora de série esse é o problema, Nelsinho se daria bem na Renault 2011 e Williams em 2012(lugar de Bruno), mas infelizmente ele se queimou pra sempre em Cingapura 2008. E não adianta defender Nelsinho a todo custo, ele também leva boa parcela de culpa na trapaça, e só resolveu denunciar depois que levou um chute no traseiro.

    O que Razia fez até hoje de fantástico no automobilismo? Não chegou nem perto de Hülkenberg e Bottas, mesmo caso foi Bruno Senna.

    Não se iludam, Brasil apenas PARTICIPA da F-1(merecemos outro campeão mundial? O que o Brasil fez nos últimos anos pra formar um campeão na F-1? NÃO FIZEMOS ABSOLUTAMENTE NADA, BASTA VER AS CATEGORIAS MONOPOSTO NO PAÍS, ESTA TUDO NA LAMA). Massa no seu melhor em 2013 pode até vencer uma ou outra corrida, nada mais, não é motivo pra fazer “carnaval”. Massa ainda é a melhor chance do Brasil na Formula 1, não vejo outro piloto brazuca a curto prazo em time de ponta, talvez nunca mais teremos isso…

    Luiz Razia
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Razia

    Bruno Senna
    http://en.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna

    Quem quiser ser campeão na F-1 atual tem que fazer carreira na Europa desde o kart, com talento pode chamar atenção de algum magnata do esporte, exatamente como aconteceu com Hamilton e Vettel. Junto vem planejamento e investimento pesado em cima…tá difícil para o Brasil!!!

    Filho de Schumacher já esta no Kart a 5 anos, e kart na Europa é extremamente competitivo, o menino já começou com e pé direito no esporte a motor, se tiver metade do talento do pai, vai longe…

    Razia é mais um piloto que entra na Formula 1 e fica na categoria até a grana acabar. Observem Maldonado, ele fez tudo certo e de forma planejada, foi atrás de um fantástico patrocinador e se garantiu por 5 anos na Williams(2010 a 2014). O valor do patrocínio, dizem chega a 66 milhões de dólares por ano. E eu pergunto, qual piloto por melhor que seja no meio do pelotão ia conseguir uma bagatela dessa?

    66 millones dólares al año paga PDVSA por ver correr a Pastor Maldonado:
    http://www.lapatilla.com/site/2012/02/07/66-millones-dolares-paga-pdvsa-por-ver-correr-a-pastor-maldonado-documento/

    Depois de três anos pegando experiência, Maldonado sabe que 2013 é um ano decisivo na carreira, se mostrar serviço pontuando regularmente, pode sonhar com uma vaga em time de ponta no futuro(claro, pra segundo piloto). Se não conseguir esse objetivo, fica na F-1 até a grana acabar. Pastor merece pelo menos o beneficio da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificações(com equipamento mediano), às vezes até assusta!

    1ºlugar-ESP
    3ºlugar-EUR
    5ºlugar-ALE
    3ºlugar-BEL(com punição caiu para 6º)
    2ºlugar-CIN
    3ºlugar-ABU
    6ºlugar-BRA(com punição caiu para 16º)

    Maldonado já fez pole e venceu corrida(batendo Alonso em casa), agora só precisa controlar a ansiedade, isso tem “conserto” na Formula 1, o que não tem solução é falta de grana, mas isso também ocorre fora da Formula 1.

    Brasil quer competir na categoria máxima na base do GRITO, isso não existe!!! O mundial a cada década esta mais exigente, quem quer ser campeão na F1 tem que chegar ultra-preparado com certo talento, planejamento e forte apoio de alguma empresa.

    Não existe outro caminho…Airton Senna por mais talentoso que foi, dependeu de dois bancos pra competir nas categorias de base na Europa(bancos Nacional e Banerj). Sem esse forte apoio ele nunca chegaria a Formula 1.

    Rubinho foi outro caso, sempre teve apoio da forte Arisco desde o Kart. Em 1995 trocou a Arisco pela gigante Pepsi, depois teve apoio da Davene, foi assim até 1999. Rubinho foi piloto pagante na Formula 1 entre 1993 e 1999, se conseguiu isso é porque alguém botou fé nele, simples!. Mesmo caso é com Chilton, seu pai esta investindo no filho, nada mais natural, se o dinheiro é limpo tudo bem…

    Estranho é o caso de Razia, vai saber de onde vem a grana, olha com quem sua família foi se envolver, justo com “pau de galinheiro-sujo” Marcos Valério!!!

    Jamais vou ficar do lado de uma família que esta prejudicando país, jamais!!!

    Mãe do Razia, Marcos Valério e sua gangue, quer mais que o povão no Brasil se fod…

    • Vinicius T. comentou em 24/02/13 at 4:08

      caramba Fabio, vc nem citou o caso? nao posso acreditar q vc nao sabia disso… Valeu RealBR, informacoes q eu nao tinha conhecimento vivendo aqui na Europa…

    • renatohk comentou em 24/02/13 at 7:15

      Melhor post ever no blog, incluindo os posts do blogueiro!
      Ainda bem q tem caras como vc, e o Flavinho, pra informar de verdade.
      Afinal de contas, seria demais exigir de um blogueiro que se indispusesse com um heroi em potencial da terra dos pachecos, protegido da Rede Globo.
      Eu quero q o Razia, e os demais pilotos brasileiros de lambuja, se explodam (exceto o Nelsinho, nosso escroquezinho querido!)

    • vitor comentou em 24/02/13 at 11:53

      grande comentário!!!!!!!!!! concordo plenamente com vc

  12. RealBr comentou em 23/02/13 at 13:15

    SERÁ QUE ESTAO COSTURANDO UM RETORNO DO TIMO GLOCK ATRÁS DOS BASTIDORES? REALMENTE TUDO MUITO ESTRANHO. E, FALANDO COM TODA SINCERIDADE: ESSA MARUSSIA É UMA HRT UM POQUINHO, MAIS UM POQUINHO MELHORADA – ACHO QUE O RAZIA DEVERIA CAIR FORA DESSA ROUBADA. NOS PRIMEIROS TESTES DE BARCELONA, JÁ DEU PRA PERCEBER QUE A MARUSSIA VAI SER A UMA ESPÉCIE DE HRT NO GRID DE 2013. VOLTA PRA GP2 RAZIA. FAZ O QUE O GROJEAN FEZ. VENCE LÁ NA GP2 E, ENTRA COM MAIS VISIBILIDADE E MAIS FORÇA FINANCEIRA, NUMA EQUIPE MELHOR DEPOIS.

    • Alex Xavier comentou em 24/02/13 at 5:07

      É, a Fórmula 1 sempre foi complicada e está mais complicada ainda em relação a isso. Ainda mais com pilotos que já correram anos anteriores querendo voltar ao grid. Tá complicado, tá complicado.

  13. Marcio Arruda comentou em 23/02/13 at 13:10

    Esse ano teremos dois brasileiros como segundo piloto, uma na Ferrari e outro na Marussia. Que pena. Ainda bem que o show nao depende deles, pelo menos pra mim. Com Vettel, Hamilton e Alonso a emocao ta garantida!

  14. Massa comentou em 23/02/13 at 12:29

    Por isso que as vezes eu questiono por que os pilotos almejam entrar na F1 a todo custo, quando poderiam ser vencedores em outras categorias e ganhar dinheiro ao invés de pagar por vagas em equipes medíocres como essa e ainda passar por esse constrangimento. Não dá pra entender!!!

    • Madson comentou em 23/02/13 at 20:18

      concordo com você pra mim correr por essas e ainda pagar não leva a caminho algum .

    • Alex Xavier comentou em 24/02/13 at 5:01

      Agora só falta durante a temporada, ele correr apenas nas corridas em que esses terceiros pagarem. Daí, a Fórmula 1 “chineleia” de vez.

    • Gugelmin comentou em 25/02/13 at 20:54

      Alonso começou pagando na Minardi em 2001, a marussia da época

  15. Carlos comentou em 23/02/13 at 12:04

    Caro Fábio Seixas. Se você tinha dúvidas sobre a permanência de razia até o final da temporada, acredito que talvez nem inicie a temporada. A questão desses patrocínios que razia traz para a marussia é muito nebulosa. Quem são? Qual é o acordo entre piloto e equipe? Tudo muito estranho. E ainda tem mais essa aqui. A mãe do piloto foi presa em uma operação da Polícia Federal: http://noticias.terra.com.br/brasil/policia/alem-de-valerio-operacao-prende-mae-de-piloto-de-testes-da-f1,77390a43aa1da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).