Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Barcelona, dia 4

Por Fábio Seixas
22/02/13 14:12

O último dia de testes da semana foi molhado.

E Hamilton foi esperto.

Hamilton, nesta sexta, na pista molhada de Barcelona (Alejandro García/Efe)


 

O inglês aproveitou um momento de estiagem entre as pancadas de chuva e cravou a melhor volta do dia.

Como se a chuva não bastasse para atrapalhar os trabalhos, a sexta-feira ainda teve uma série de interrupções causadas por quebras e pequenas escorregadas.

Alguém pode achar estranho Bottas ter dado 23 voltas, sem tempo. A explicação: ele passou a manhã fazendo treinos de pit stop. Maldonado assumiu o carro à tarde, também indo para os boxes o tempo todo.

Massa teve azar. Em seu único dia de testes na semana, pegou água na pista. Ficou em sétimo.

Razia? Não testou. Terminou a semana sem testar, portanto, diferentemente do que estava planejado. A alegação oficial da Marussia é que a equipe quis dar mais rodagem para Chilton. Essa história está bem estranha…

Aos tempos:

1º. Lewis Hamiton (ING/Mercedes), 1min23s282 (53 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s351 (70)
3º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 0s789 (80)
4º. Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes), a 2s450 (61)
5º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s957 (96)
6º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s147 (50)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4s271 (80)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s334 (64)
9º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 6s620 (51)
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 11s518 (41)
11º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), sem tempo (23)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), sem tempo (13)

Os testes voltam na semana que vem, de quinta a domingo, lá mesmo em Barcelona.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Binho comentou em 02/03/13 at 22:08

    “Uma roda se ejetou”. Ok.

  2. Thiago Pomkerner comentou em 25/02/13 at 9:31

    Fábio, você viu ou fez comparações de tempos em “long runs” dos carros nos testes?
    Procurei mas não achei nada em site algum…
    Será que dá tempo de um estudo assim até o pit stop?
    Abraço.

    • Fábio Seixas comentou em 25/02/13 at 10:10

      O site da Autosport tem uma boa análise sobre isso.
      Abs

      • Thiago Pomkerner comentou em 25/02/13 at 13:35

        Valeu!

  3. Marcio Duarte comentou em 23/02/13 at 10:20

    Fabio, sinceramente, como pode apenas no que falam os pilotos e tempos de tabela de um TESTE, afirmar que um carro nasceu bom ou não. A Ferrari em 2009 foi muito bem nos testes, porém o carro foi péssimo na temporada. A Red Bull nunca se destaca em testes, e esta levando tudo nos ultimos anos. Ano passado você afirmou que a McLaren estava uma carroça nos testes, e levou a primeira corrida e obteve mais vitórias, mesmo longe da disputa de campeonato. Acho muito precipitado fazer afirmações de que um carro nasceu bem ou não nesses testes, deveriam tratar o assunto com mais imparcialidade.

    • Marcio Duarte comentou em 23/02/13 at 10:21

      Fabio, sinceramente, como pode apenas no que falam os pilotos e tempos de tabela de um TESTE, afirmar que um carro nasceu bom ou não?

  4. Dourado, A. Rodrigues comentou em 23/02/13 at 2:52

    …e ainda querem admitir que o Brasil já é a 7ª, ou até a 6ª economia do mundo! Só pelos comentários, penso que ainda estamos , em 3º, ou seja, no Terceiro Mundo. Biscateiro, cheque caiu, peixe fora d`água e o blog do F. Seixas perde todo seu conteúdo que se depender só de F1 vai acabar fechando. Quem viaja pelo mundo fica fácil verificar que Pelé, Carnaval e futebol são nossos grandes divulgadores. No século passado ainda tínhamos Pelé, Carnaval e futebol, mas também a Seleção Brasileira, o Santos, os tri e bi campeões de F1, as belezas naturais, o 3º mundismo assumido, florestas…
    Hoje o turista chega no Rio e tenta visitar o Autódromo onde se realizaram corridas de F1, Moto GP e Indy e o que fizeram? Destruiram tudo para implantar alí um Parque Olímpico provisório. Pobre país sem memória e cada vez mais despreparado para assumir seu futuro que nunca chega. E o povão rindo como hiena!

  5. Lord Jacu comentou em 22/02/13 at 22:17

    O Razia deve ter pedido para segurarem o pré-datado mais uns dias, e aí ele perdeu os treinos…

  6. Marcelo comentou em 22/02/13 at 22:16

    Comparem a foto abaixo de Rosberg nesta sexta, na pista molhada de Barcelona, e olhem essa que o Seixas colocou. Galvão vai surtar…

    http://3.bp.blogspot.com/-ynELVfTzR00/TWGt3DzB7rI/AAAAAAAAI7g/kvycrxz1XuE/s1600/Rosberg.jpg

    • J. Bruno comentou em 23/02/13 at 16:01

      Esqueceu de observar os capacetes???

  7. Racing Fan comentou em 22/02/13 at 20:00

    E ao 4º dia de Barcelona choveu como o previsto e tudo ficou muito confuso.

    Tempos sem lógica. Não há um tempo hoje que tenha por trás um mínimo de indicação das capacidades dos carros. Ninguém efetivamente fez bom proveito de um dia de chuva para testar os carros nessas situações que pudessem dar experiência para situações identicas durante o campeonato, mas também a verdade que os pneus intermédios e de chuva este ano não devem fazer muita diferença em relação aos tempos de 2012, ao contrário da restante gama de pneus. Na minha opinião a equipe que fez o pior proveito foi a Williams. a equipe parece completamente perdida já agora, e ainda faltam 3 semanas para a Australia.
    A Mercedes marca o melhor tempo, mas Hamilton passa para fora, tal como os seus twits, toda um clima de depressão na equipe. Hoje o piloto inglês mostrou que está com a autoestima em baixa. Disse que os adversários estão enganados em relação ao potencial do carro e que ele não estará este ano na luta pelo título.
    Não há muito o que falar dos tempos dos outros. Todos os tempos foram obtidos em condições muito diferentes, portanto é só uma salada de tempos sem lógica alguma.
    A Ferrari mesmo assim poderia ter tido um dia com um trabalho organizado, mas não houve um dia desde Jerez em que a Ferrari tenha trabalhado com alguma lógica de evolução. Dos primeiros 4 dias ficarão marcadas as imagens do carro de Alonso derretendo e com peças soltas na parte traseira do carro. Além do mais os melhores tempos foram obtidos em condições de qualificação e mesmo com pneus 2013 mais rápidos o carro não rendeu. Hoje com chuva o carro revelou-se mais frágil que o de 2012 nas mesmas condições. As duas primeiras fases de testes mostram que a Ferrari perdeu boa parte da competitividade que tinha com pneus duros, intermédios e de chuva também. Para mim isso é cada vez mais claro.

    A única equipe que volta a aproveitar bem o dia foi a Red Bull. É mais do que claro que os pneus de chuva não vão fazer grande diferença, portanto algumas voltas já eram suficientes para entender o comportamento desses pneus. Então porque não fazer testes de pitstop em situação similar de corrida para fechar com chave de ouro a análise da simulação de corrida de ontem? A equipe de Milton Keynes vai no caminho certo para um domínio da temporada e uma renovação do título de Vettel este ano.

    O tempo de Hamilton hoje sequer consegue disfarçar a falta de competitividade do carro. As coisas vão de mal a pior na Mercedes GP. Carro mal concebido e os testes vão mostrando isso. A impaciência de Hamilton com o carro é a única responsável pela sua liderança nos tempos de hoje. Só isso. Se a pista estava seca mesmo, o tempo de Hamilton é uma catastrofe autêntica. Tudo depende do grau de humidade da pista na hora. A Mercedes já só vive de atos desesperados. Um carro que nasceu efetivamente errado desde o projeto até a execução.

  8. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 22/02/13 at 18:48

    O Massa na Chuva é um peixe fora d’água!

  9. Antonio comentou em 22/02/13 at 18:30

    Fabio, você acha que a MERCEDES, usou de esperteza para obter o melhor resultado do 4 dia de treino em BARCELONA? Se acha, nos diga qual a vantagem nisso? ABS!

    • Fábio Seixas comentou em 22/02/13 at 18:45

      A única vantagem é poder dizer que terminou o dia na frente, ué.
      Abs

      • Antonio comentou em 25/02/13 at 14:07

        Ou seja, não há esperteza nenhuma, nem de Hamilton e nem, da equipe, até porque como você disse a unica vantagem é dizer que terminou na frente, mas em se tratando de MERCEDES isso não é nenhuma vantagem, já que a mesma é equipe de ponta e o que não falta é patrocinio. O que dar pra perceber é que você não perde a oportunidade de espetar o HAMILTON.

    • Múcio Alcântara comentou em 22/02/13 at 21:10

      Acho que vc deve ir se acostumando a ver a Mercedes lá na frente.

  10. Marcio comentou em 22/02/13 at 18:24

    Fabio o que você acha da Ferrari de 2013 ?

    • Fábio Seixas comentou em 22/02/13 at 18:26

      Nasceu melhor que o carro de 2012.
      Abs

  11. william comentou em 22/02/13 at 17:53

    Fábio li uma reportagem falando que o pai do Chilton é diretor de uma das empresas que patrocinam a equipe e que estão em negociação para a compra de parte da equipe por isso que o inglês tá valorizado.

  12. Mario Rodrigues comentou em 22/02/13 at 17:40

    Fábio, é impressão minha, ou esse carro da Mercedez nasceu direitinho?

    Negão vai destruir!

    • Fábio Seixas comentou em 22/02/13 at 17:57

      Sim, parece bem melhor que seus antecessores.
      Abs

  13. Fábio Rodrigues comentou em 22/02/13 at 16:48

    Seixas,

    Como disse ontem sobre o Razia, deve ter caroço nesse angu.

    Chegou a ver essa nota no blog do Livio Oricchio?

    http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/assessora-da-marussia-diz-que-razia-nao-deve-treinar-amanha-tambem/

    Será que estão preterindo o Razia porque o pai do Chilton comprou a Marussia ou será que o cheque do Razia realmente não caiu?

    Tomara que essas coisas se resolvam e o bahiano possa fazer um grande ano de estréia mesmo sendo jogado para escanteio pela equipe, você acha isso possível Seixas?

  14. fernando julio barbosa comentou em 22/02/13 at 16:42

    Boa tarde Fábio, eu não acompanhei a pre´- temporada inteira o que espera da Mclaren, vc pode dizer obrigado.

    • Fábio Seixas comentou em 22/02/13 at 17:58

      O carro não nasceu bom…

  15. Gilberto comentou em 22/02/13 at 15:35

    É impressão minha ou o capacete do nico e do lewis são aparecidos? Sempre acho que estão usando a mesma foto.

    • Mario Rodrigues comentou em 22/02/13 at 20:17

      De fato! Chato isso, para mim, fã do negão.

      dica (inútil, mas única): o capacete de Hamilton é amarelo “mostarda”, o de Rosberg, “canarinho”.

      abs

  16. borduna comentou em 22/02/13 at 15:09

    não vejo algo estranho na questão do Razia ter que ceder dias de testes para o Chilton; este é filho do dono da equipe (praticamente), sabidamente (embora não assumidamente) não é tão bom piloto quanto o baiano – o fato é que a equipe decidiu priorizar o desenvolvimento de um dos pilotos ao invés do novo carro, o que de longe seria mais sensato neste periodo de testes.

  17. Leonardo comentou em 22/02/13 at 15:06

    O cheque não entrou na conta da Marussia! A vaga dele está em risco!

    • Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 22/02/13 at 18:55

      Além de pilotar uma carroça o Razia é um Biscateiro! Seria melhor ele pedir uns conselhos ao Nelson Piquet que foi biscateiro em 1978!

      • Alberto comentou em 22/02/13 at 20:33

        Se ele pedisse e seguisse os conselhos do Nelson seria um piloto melhor

      • José Carlos comentou em 22/02/13 at 22:46

        Boa idéia. Quem sabe ele chega a ser tri e continuar vivo. O raça de viúvas que não se manca

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).