Barcelona, dia 4
22/02/13 14:12O último dia de testes da semana foi molhado.
E Hamilton foi esperto.
O inglês aproveitou um momento de estiagem entre as pancadas de chuva e cravou a melhor volta do dia.
Como se a chuva não bastasse para atrapalhar os trabalhos, a sexta-feira ainda teve uma série de interrupções causadas por quebras e pequenas escorregadas.
Alguém pode achar estranho Bottas ter dado 23 voltas, sem tempo. A explicação: ele passou a manhã fazendo treinos de pit stop. Maldonado assumiu o carro à tarde, também indo para os boxes o tempo todo.
Massa teve azar. Em seu único dia de testes na semana, pegou água na pista. Ficou em sétimo.
Razia? Não testou. Terminou a semana sem testar, portanto, diferentemente do que estava planejado. A alegação oficial da Marussia é que a equipe quis dar mais rodagem para Chilton. Essa história está bem estranha…
Aos tempos:
1º. Lewis Hamiton (ING/Mercedes), 1min23s282 (53 voltas)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s351 (70)
3º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 0s789 (80)
4º. Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes), a 2s450 (61)
5º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s957 (96)
6º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s147 (50)
7º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 4s271 (80)
8º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 4s334 (64)
9º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 6s620 (51)
10º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 11s518 (41)
11º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), sem tempo (23)
12º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), sem tempo (13)
Os testes voltam na semana que vem, de quinta a domingo, lá mesmo em Barcelona.
“Uma roda se ejetou”. Ok.
Fábio, você viu ou fez comparações de tempos em “long runs” dos carros nos testes?
Procurei mas não achei nada em site algum…
Será que dá tempo de um estudo assim até o pit stop?
Abraço.
O site da Autosport tem uma boa análise sobre isso.
Abs
Valeu!
Fabio, sinceramente, como pode apenas no que falam os pilotos e tempos de tabela de um TESTE, afirmar que um carro nasceu bom ou não. A Ferrari em 2009 foi muito bem nos testes, porém o carro foi péssimo na temporada. A Red Bull nunca se destaca em testes, e esta levando tudo nos ultimos anos. Ano passado você afirmou que a McLaren estava uma carroça nos testes, e levou a primeira corrida e obteve mais vitórias, mesmo longe da disputa de campeonato. Acho muito precipitado fazer afirmações de que um carro nasceu bem ou não nesses testes, deveriam tratar o assunto com mais imparcialidade.
Fabio, sinceramente, como pode apenas no que falam os pilotos e tempos de tabela de um TESTE, afirmar que um carro nasceu bom ou não?
…e ainda querem admitir que o Brasil já é a 7ª, ou até a 6ª economia do mundo! Só pelos comentários, penso que ainda estamos , em 3º, ou seja, no Terceiro Mundo. Biscateiro, cheque caiu, peixe fora d`água e o blog do F. Seixas perde todo seu conteúdo que se depender só de F1 vai acabar fechando. Quem viaja pelo mundo fica fácil verificar que Pelé, Carnaval e futebol são nossos grandes divulgadores. No século passado ainda tínhamos Pelé, Carnaval e futebol, mas também a Seleção Brasileira, o Santos, os tri e bi campeões de F1, as belezas naturais, o 3º mundismo assumido, florestas…
Hoje o turista chega no Rio e tenta visitar o Autódromo onde se realizaram corridas de F1, Moto GP e Indy e o que fizeram? Destruiram tudo para implantar alí um Parque Olímpico provisório. Pobre país sem memória e cada vez mais despreparado para assumir seu futuro que nunca chega. E o povão rindo como hiena!
O Razia deve ter pedido para segurarem o pré-datado mais uns dias, e aí ele perdeu os treinos…
Comparem a foto abaixo de Rosberg nesta sexta, na pista molhada de Barcelona, e olhem essa que o Seixas colocou. Galvão vai surtar…
http://3.bp.blogspot.com/-ynELVfTzR00/TWGt3DzB7rI/AAAAAAAAI7g/kvycrxz1XuE/s1600/Rosberg.jpg
Esqueceu de observar os capacetes???
E ao 4º dia de Barcelona choveu como o previsto e tudo ficou muito confuso.
Tempos sem lógica. Não há um tempo hoje que tenha por trás um mínimo de indicação das capacidades dos carros. Ninguém efetivamente fez bom proveito de um dia de chuva para testar os carros nessas situações que pudessem dar experiência para situações identicas durante o campeonato, mas também a verdade que os pneus intermédios e de chuva este ano não devem fazer muita diferença em relação aos tempos de 2012, ao contrário da restante gama de pneus. Na minha opinião a equipe que fez o pior proveito foi a Williams. a equipe parece completamente perdida já agora, e ainda faltam 3 semanas para a Australia.
A Mercedes marca o melhor tempo, mas Hamilton passa para fora, tal como os seus twits, toda um clima de depressão na equipe. Hoje o piloto inglês mostrou que está com a autoestima em baixa. Disse que os adversários estão enganados em relação ao potencial do carro e que ele não estará este ano na luta pelo título.
Não há muito o que falar dos tempos dos outros. Todos os tempos foram obtidos em condições muito diferentes, portanto é só uma salada de tempos sem lógica alguma.
A Ferrari mesmo assim poderia ter tido um dia com um trabalho organizado, mas não houve um dia desde Jerez em que a Ferrari tenha trabalhado com alguma lógica de evolução. Dos primeiros 4 dias ficarão marcadas as imagens do carro de Alonso derretendo e com peças soltas na parte traseira do carro. Além do mais os melhores tempos foram obtidos em condições de qualificação e mesmo com pneus 2013 mais rápidos o carro não rendeu. Hoje com chuva o carro revelou-se mais frágil que o de 2012 nas mesmas condições. As duas primeiras fases de testes mostram que a Ferrari perdeu boa parte da competitividade que tinha com pneus duros, intermédios e de chuva também. Para mim isso é cada vez mais claro.
A única equipe que volta a aproveitar bem o dia foi a Red Bull. É mais do que claro que os pneus de chuva não vão fazer grande diferença, portanto algumas voltas já eram suficientes para entender o comportamento desses pneus. Então porque não fazer testes de pitstop em situação similar de corrida para fechar com chave de ouro a análise da simulação de corrida de ontem? A equipe de Milton Keynes vai no caminho certo para um domínio da temporada e uma renovação do título de Vettel este ano.
O tempo de Hamilton hoje sequer consegue disfarçar a falta de competitividade do carro. As coisas vão de mal a pior na Mercedes GP. Carro mal concebido e os testes vão mostrando isso. A impaciência de Hamilton com o carro é a única responsável pela sua liderança nos tempos de hoje. Só isso. Se a pista estava seca mesmo, o tempo de Hamilton é uma catastrofe autêntica. Tudo depende do grau de humidade da pista na hora. A Mercedes já só vive de atos desesperados. Um carro que nasceu efetivamente errado desde o projeto até a execução.
O Massa na Chuva é um peixe fora d’água!
Fabio, você acha que a MERCEDES, usou de esperteza para obter o melhor resultado do 4 dia de treino em BARCELONA? Se acha, nos diga qual a vantagem nisso? ABS!
A única vantagem é poder dizer que terminou o dia na frente, ué.
Abs
Ou seja, não há esperteza nenhuma, nem de Hamilton e nem, da equipe, até porque como você disse a unica vantagem é dizer que terminou na frente, mas em se tratando de MERCEDES isso não é nenhuma vantagem, já que a mesma é equipe de ponta e o que não falta é patrocinio. O que dar pra perceber é que você não perde a oportunidade de espetar o HAMILTON.
Acho que vc deve ir se acostumando a ver a Mercedes lá na frente.
Fabio o que você acha da Ferrari de 2013 ?
Nasceu melhor que o carro de 2012.
Abs
Fábio li uma reportagem falando que o pai do Chilton é diretor de uma das empresas que patrocinam a equipe e que estão em negociação para a compra de parte da equipe por isso que o inglês tá valorizado.
Fábio, é impressão minha, ou esse carro da Mercedez nasceu direitinho?
Negão vai destruir!
Sim, parece bem melhor que seus antecessores.
Abs
Seixas,
Como disse ontem sobre o Razia, deve ter caroço nesse angu.
Chegou a ver essa nota no blog do Livio Oricchio?
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/assessora-da-marussia-diz-que-razia-nao-deve-treinar-amanha-tambem/
Será que estão preterindo o Razia porque o pai do Chilton comprou a Marussia ou será que o cheque do Razia realmente não caiu?
Tomara que essas coisas se resolvam e o bahiano possa fazer um grande ano de estréia mesmo sendo jogado para escanteio pela equipe, você acha isso possível Seixas?
Boa tarde Fábio, eu não acompanhei a pre´- temporada inteira o que espera da Mclaren, vc pode dizer obrigado.
O carro não nasceu bom…
É impressão minha ou o capacete do nico e do lewis são aparecidos? Sempre acho que estão usando a mesma foto.
De fato! Chato isso, para mim, fã do negão.
dica (inútil, mas única): o capacete de Hamilton é amarelo “mostarda”, o de Rosberg, “canarinho”.
abs
não vejo algo estranho na questão do Razia ter que ceder dias de testes para o Chilton; este é filho do dono da equipe (praticamente), sabidamente (embora não assumidamente) não é tão bom piloto quanto o baiano – o fato é que a equipe decidiu priorizar o desenvolvimento de um dos pilotos ao invés do novo carro, o que de longe seria mais sensato neste periodo de testes.
O cheque não entrou na conta da Marussia! A vaga dele está em risco!
Além de pilotar uma carroça o Razia é um Biscateiro! Seria melhor ele pedir uns conselhos ao Nelson Piquet que foi biscateiro em 1978!
Se ele pedisse e seguisse os conselhos do Nelson seria um piloto melhor
Boa idéia. Quem sabe ele chega a ser tri e continuar vivo. O raça de viúvas que não se manca