Barcelona, dia 3
21/02/13 16:56Foi um dia de “long runs” em Barcelona. Simulações de corrida, com mais preocupação na confiabilidade e na regularidade do que nos tempos.
Tanto que a marca de Alonso, a melhor do dia, foi alcançada antes da pausa para o almoço. À tarde, ninguém se esforçou para superar o espanhol.
Chama a atenção o número de voltas. Grosjean completou 119 voltas, quase a distância de dois GPs da Espanha _a corrida tem 66.
Nas declarações pós-treino, destaque para Button: “Está sendo complicando entender este carro. Às vezes parece tudo bem. Outras vezes, não.” Esse tipo de sensação é o pior pesadelo para um piloto. Sinal de alerta aceso em Woking, portanto.
Aos tempos:
1º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s875 (97 voltas)
2º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), a 0s285 (91)
3º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 0s313 (119)
4º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s736 (108)
5º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 0s800 (79)
6º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 0s951 (68)
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s965 (71)
8º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s002 (78)
9º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s149 (108)
10º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1s491 (106)
11º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 3s815 (58)
12º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 4s302 (83)
Muitos dos segredos dos dispositivos que vão figurar nos F1 de 2013 estão aqui
http://www.designerbira.blogspot.com.br/
Esse ano é da Ferrari.
Alonso campeão e Massa vice.
Coisa rara, assista logo antes que saida do tube!
Olha que bacana, corrida completa onboard GP Brasil 2012, eu pelo menos nunca tinha visto corrida completa de dentro do cockpit, ainda mais decisão de título! Vou baixar e assistir na tv logo mais, essa prova vai para o DVD.
2012 Brazil Sao Paulo Onboard Full Race
http://www.youtube.com/watch?v=qlk_0DVYLes
O espanhol Fernando Alonso, melhor piloto da atualidade, mostrou nos testes de Barcelona, porque está sempre na condição de franco favorito ao título mundial de pilotos.
Mas, são apenas testes para testar equipamentos, inovações técnicas e aerodinâmica dos carros.
E só veremos resultados conclusivos à partir do primeiro treino classificatório do GP da Austrália, quando a categoria estará finalmente na ativa e operacional, quando começa de fato o campeonato de F-1 para a temporada de 2013.
E ao 3º dia de Barcelona a RB voltou ao seu formato Air Red Bull, seguindo o check list com toda a disciplina. Muito trabalho para todos pelos vistos, mas nem todos trabalharam da mesma maneira. Acho que a Ferrari está perdendo tempo precioso. Um erro de gestão que pode custar caro a equipe.
A Ferrari hoje não fez nada que valha a pena para desenvolver o carro para a temporada. Desde o início da temporada de testes 2013, incluindo Jerez, a Ferrari ainda não fez uma sequer simulação completa de corrida, o que é muito estranho. Se amanhã chover esse trabalho, caso a Ferrari opte por isso, vai ficar comprometido. O que não aponta nada de bom são os tempos que o carro faz. Hoje, mesmo novamente tentando disfarçar os problemas marcando o tempo mais rápido, ficou claro que o carro não é competitivo. Novamente o tempo foi marcado com pneus macios, configuração de qualificação, o carro com língua de fora no limite, não conseguiu bater o tempo de ontem de Perez, e Alonso ainda ficou muito pertinho de um Sauber na tabela de tempos, o que é razoavelmente incômodo, porque dado as outras equipes só terem feito sim. de corrida e não tendo tentado lutar por tempos, coloca o Ferrari de Alonso num escala de comparação meio fraco. Supostamente a pista de hoje deveria estar ligeiramente mais rápida com um pouquinho mais de borracha.
Hulckenberg foi o único que realmente tentou alguma coisa com os tempos de qualificação. Não dá para comparar muito, mas Alonso tirou 0,5 s do tempo da Q3 em 2012 e Hulck tirou 0,4 s. Acho que Ferrari e Sauber estão num lugar meio arriscado se levarmos em conta que Vettel ontem fez seu tempo com médios. E Perez, pelo que se viu nas imagens, estava já com macios e ontem já foi mais rápido que os tempos de hoje.
Grosjean também tentou mais ou menos a sério. Depois foram testes e dar voltas a pista. Não me convenceu as 119 voltas de Grosjean. Mais quantidade que qualidade.
A Mercedes parece já estar resignada com a baixa qualidade do carro. Sendo assim a equipe se refugiou nessas longas simulações. A medida que o nível sobe, a Mercedes mostra com toda a clareza seus defeitos de projeto. Se a casa mãe em Stutgard pudesse voltar para trás o relógio, acho que já teriam feito e reformulado o departamento técnico. Dinheiro precioso gasto e baixos resultados a vista. Hamilton vai ter o mais alto coeficiente salario/pontos da história da F1.
Williams tem um carro mais lento que o de 2012 e isso vai ser muito difícil de mudar.
A Mclaren dá provas de dificuldades de entendimento do carro, com eu já imaginava. A equipe mexeu em casa de marimbondo quando fez um caminhão de alterações ao carro de 2012. Button é o sensitivo do pedaço. Vai passar o ano encontrando todo o tipo de problemas no carro e o resto do tempo vai passar mirabolando alguma estratégia mágica de pneus, que só raramente funciona.
Sutil passou o outro sensitivo da F1, Di Resta, como previsto. Se não chover amanhão Bianchi faz o mesmo. Os tempos parecem bons já que a FI realmente fez long runs a sério.
Webber poderia estar incomodado com a posição em que ficou, mas também não pode porque não teve culpa. A RB se fechou em copas e rodou sua segunda simulação de corrida. Tentando esconder, novamente revelou demais o potencial do carro, porque fez tempos com set up de corrida muito fortes. Chegou a rodar em várias voltas com tempos que são tão bons ou melhores que as voltas mais rápidas de corrida no GP de 2012 no 1m 27 alto e baixo. Impressionou a regularidade do carro e o baixo desgaste dos pneus.
A Toro Rosso fez long runs também.
A Marussia passa novamente a Caterham surpreendentemente. Se não chover acho que Razia bate o tempo de Chilton amanha. Tem tudo para isso. Acho que o Kers está, por enquanto, sendo mais peso morto do que trazendo benefícios. Tudo depende da relação de marchas no câmbio, mas acho que eles chegam ao acerto. Em algumas situações o Kers acaba por prejudicar. A equipe precisava de construir seu próprio câmbio. Essa salada de Kers Wiliams, Gearbox Xtrac e motor Cosworth não se combinam. Uma afinação quase impossível de funcionar como deveria. Os pontos ainda são uma miragem.
Você tem alguma coisa a dizer sobre o Razia?
Era pra ter testado nesta semana e não testou. Essa história está cada vez mais estranha…
Abs
A McLaren deve estar pensando: pq não nos livramos do Button ao invés do Hamilton???
Vc não anda nada Button, não entende nada, não faz nada.
Quem sab se chovesse em todos os GPs vc seria útil.
A McLaren tem é q rezar pro Perez desencantar.
Fabio,você sabe explicar o porque Luis Razia vai testar só amanha , enquanto o Inglês testou três dias? Sera alguma preferência já anunciada?
Vamos esperar pra ver a programação da semana que vem.
Abs
Caro Fabio,
Ao ver a matéria no site globoesporte.com sobre o ocorrido na Bolívia, não concordo em nada do que você disse.
As imagens já provam que foi acidente, e o Corinthians não deve ser punido por um acidente ocorrido dentro de um estadio onde as autoridades permitiram a entrada de sinalizadores.
Jogar a responsabilidade em cima do clube nessa hora é fácil, a fatalidade ocorreu e fica evidente que colocar a culpa no clube nesse caso é achar um culpado, um verdadeiro “bode expiatório”.
Como leitor do seu blog, e admirar sua escrita, não pude deixar de colocar minha humilde opinião.
forte abraço
Danilo de Freitas
ACIDENTE ???? Parei, parem o mundo pelo amor de deus.
Vou levar um sinalizador marítimo que todos sabem que é praticamente um míssil e apontar para a torcida rival.
Presta atenção no vídeo publicado onde mostra claramente o marginal acionando o sinalizador em direção a torcida rival.
Um sinalizador marítimo é de fácil operação e deveria ser lançado para cima, ele nunca perde a trajetória.
Você aciona o dispositivo e ele sai para o lado que você o aponta, nunca, nunca ele é acionado para cima e desvia 90 graus e vai para a lateral, ele tem aletas na cauda e sua aerodinâmica é projetada para não sofrer grandes desvios de rota, só aconteceria se um tornado estivesse ali no local.
Acorda Danilo de Freitas, sua paixão pelo seu timinho é maior que a vida de uma criança que teve o olho esmigalhado e morreu inocentemente.
Sua paixão pelo seu time é maior que o sofrimento dos pais que perderam uma VIDA.
Podemos dizer pela sua ótica que tudo na vida é acidente, inclusive seu nascimento.
Fabio,oque é que esta acontecendo na Marussia?Será que o Razia sequer estreiará?
Seixas,
E sobre o Razia não andar em nenhum dia nessa semana de testes mesmo tendo sido listado no início da semana que andaria na quinta e sexta? Será que tem caroço nesse angu?
Amanhã é com ele.
Abs
como você não acredita na Mercedes ela esta dando mais de 100 voltas todo dia e você não da destaque a isso como foi a lótus ai você falou sobre o números de voltas. vai quebrar a cara quando começa a temporada.
tbem ja reparei nisso!
Em todos os treinos a Marussia esteve a frente da Caterham… Pode ser um indicio de que o Razia poderá brigar por algo mais do que o penúltimo lugar? Se é que isto pode ser considerado um consolo.
Em Jerez, juntando todos os dias, a marussia ficou com cada carro entre os 2 da caterham..
Não dá pra cravar que a marussia terá desempenho melhor. Testes são testes.
Tem que ver no fp3 de melbourne daqui a pouco…