Barcelona, dia 2
20/02/13 17:13Pérez foi o mais rápido. Mas não acredite apenas nos números.
O tempo do mexicano foi conquistado com pneus macios, em apenas uma volta lançada.
Vettel, então, poderia se considerar o primeiro colocado “moral”. Mas o alemão não teve lá um dia para comemorar. Primeiro, enfrentou um problema hidráulico. Depois, teve de parar na pista depois de quase perder uma roda, após uma simulação de pit stop.
“Tivemos alguns pequenos problemas de confiabilidade, mas é melhor que essas coisas aconteçam agora do que na Austrália”, minimizou o alemão.
Raikkonen vibrou então? Não exatamente. Pela manhã, teve de trocar a caixa de câmbio, perdendo tempo precioso de pista. Completou só 43 voltas.
Teste é pra isso mesmo. É pra quebrar, pra forçar o equipamento, pra tentar detectar eventuais problemas.
Aos tempos:
1º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), 1min21s848 (97 voltas)
2º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s349 (84)
3º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 0s849 (43)
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s878 (121)
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s399 (76)
6º. Vallteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 1s713 (98)
7º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s870 (70)
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s123 (62)
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), a 2s357 (88)
10º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 3s267 (67)
11º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s295 (102)
me parece que a Ferrari continua com os mesmos problemas de 2012.
nas corridas com certeza dará Vettel.
E a Marussia na frente da Caterham? Qual virtual é isso?
Talvez não seja…
oque houve com os outros pelotos??? data da primeira corrida??
Faltou dizer com q pneus o resto da galera tirando o Perez andou.
Pq assim pareceu q só ele deu uma volta lançada. Não assisti o treino e queria saber se realmente foi isso.
Soa estranho.
deveria comentar a posicao em que terminou Felipe Massa, ou se ele nao correu, motivo pelo qual.
Todo ano falam pra desconsiderar os testes, que os resultados são ilusórios, mas mesmo assim tem gente tomando conclusões, mesmo na imprensa, por estes números. O que importa é o resultado da primeira corrida. Daí ja deu pra ver como ta Quali e ritmo de prova. O resto é resto.
Poxa Fábio, ainda está na pre-temporada e você já está aquecendo o puxa-saquismo com o Vettel?! Fica tranquilo que se o alemãozinho tiver, NOVAMENTE, o melhor carro do grid ele ganha mais um caneco.
Mas falando sério.. espero um início de temporada idêntica ao do ano passado. Muitos vencedores diferentes.
Vejam a relação dos nomes dos “pilotos”!!! Um verdadeiro Autorama! Não dá né?
Amantes da formula 1, o Massa foi o melhor nos teste em geral,até o momento, sem duvida, por que não passar uma energia super – positiva, e torcermos para que o mundial fique conosco em 2013. Estou falando para quem gosta de Formula 1.
Isso já deu o que tinha de dar, perdeu a graça!
E ao 2º dia de Barcelona os testes mostraram que na Red Bull ainda existem seres humanos por trás da máquina de Adrian Newey. Não digo isso por causa dos ditos problemas de fiabilidade, mas sim porque a equipe e Vettel cederam a tentação e foram competir pelo topo da tabela de tempos, mas esse sopro de humanismo durou apenas na parte da manhã. À tarde, a RB voltou ao eixo e foi testar tudo o que tinha no programa.
E Perez marcou o melhor tempo, e como o Fábio disse e bem como sempre, Perez só fez porque andou com vapor no tanque, pneus muito bem preparados para a finalidade, afinação de show time, e o tempo veio. Só isso. E só isso mesmo porque o resto do treino foi mais um ligeiro fiasco para a Mclaren. Falta já neste período de testes liderança na equipe. E Perez hoje foi responsável por uma declaração que é a primeira pérola do ano. O piloto disse que com esse atual desgaste dos pneus, em Melbourne podem ser necessários de 7 a 10 pit stops. Quem contratou esse menino?
Vettel e a Red Bull seguem no seu caminho rumo a um domínio quase absoluto da temporada 2013. Os ditos problemas que a equipe sofreu hoje são perfeitamente normais para um carro de F1 que está sendo exigido em condições muito adversas e de variação muito intensa e com muitas voltas nas costas. Talvez até sejam falhas esperadas e que tenham sido permitidas para se saber e entender os limites do carro, o mais provável, até porque Vettel já vinha fazendo uma série de recolhas à garagem após trocas de pneus e desligamente abrupto do motor. O problema da roda é uma distração menor se levarmos em conta que estamos em testes apenas. O que marca mais no treino da RB não são as falhas, nem o 1º lugar na tabela de tempos pela manhã, nem o 2º lugar na geral do dia, mas sim o tempo que Vettel fez com pneus duros pela manhã: 1m 22s 992 com, pelo que dizem na imprensa, muito downforce e consequentemente com baixa velocidade de ponta em reta, bastante acima do que a RB usa em qualificação. A Pirellli faz as contas e diz que os duros são mais lentos por volta de 1,3s que os macios e isso leva o tempo de Vetell para 1m 21s 662 e isso seria o novo record da pista da Catalunya. A RB continua escondendo e bem o potencial do carro. À tarde a RB não fez questão de lutar pela ponta da tabela e voltou aos duros para análises mais detalhadas do funcionamento do carro com estes pneus.
Raikonnen faz o 3º tempo mas é cada vez mais claro que o Lotus não nasceu um bom carro. Essa sim teve problemas graves de fiabilidade. Faz na parte da tarde um bom tempo com médios, carro solto, vapor no tanque, e fica novamente obvio que o carro destroi os pneus. O projeto Lotus 2013 nasceu torto.
Hamilton fez o que pode. Se não fosse inteligente poderia ter sentido inveja de Perez. A Mercedes parece que está treinando para as 24 horas de LeMans, mas o número elevado de voltas que os dois pilotos da equipe de Brackley vem fazendo mostra que a Mercedes está preocupada com a fiabilidade do motor, provavelmente o problema na bomba de combustível que atingiu Button no 1º dia de treinos em Jerez. Não sei como Ross Brawn, Aldo Costa e Bob Bell continuam na equipe.
A Ferrari vai de mal a pior. Disfarça fazendo voltas à pista, com a desordem de ontem. E dessa vez nem sequer teve fôlego para tempos rápidos. A casa de Maranello tem um péssimo carro nas mãos este ano, e até perdeu em parte sua vantagem que tinha em 2012 com os duros. Acho que a Ferrari pode aparecer em Melbourne com um vanity panel diferente, porque o nariz do carro assim faz disparar o coeficiente aerodinâmico, mas só isso não chega.
A Williams ainda não está amaciada como se dizia antigamente. Jerez faz falta. Um erro grave de estratégia, mas mesmo quando amaciar o carro não vai dar grande coisa este ano.
Os Toro Rosso hoje estiveram abaixo do potencial. Foi um dia meio apagado para a casa de Faenza, mas também não se sabe ao certo com que pneus e em que condições Ricciardo fez seu melhor tempo do dia logo de manhã. Se foi com duros o carro podia ter ficado a frente de Hamilton.
Paul Di Resta segue seu dilema de acelerar ou não, mas a FI tem feito muito trabalho de aerodinâmica que vão dar bons frutos nas corridas.
Não esperava nada melhor da Sauber. É junto com a Mercedes GP, o pior dos grandes ou médios digamos assim. Está no lugar possível. O carro foi mal feito, principalmente o nariz e aquele Vanity Panel.
E Chilton ganhou de novo a Pic. O francês já deve estar arrependido. Razia tem tudo para ganhar de Chilton. Se o fizer vai marcar um tempo animador em relação a 2012.
E ainda tem gente que assiste F-1?
Unofficial Wednesday test times from Barcelona:
1. Sergio Perez, McLaren, 1:21.848, 97 laps
2. Sebastian Vettel, Red Bull, 1:22.197, 84 laps
3. Kimi Raikkonen, Lotus, 1:22.697, 43 laps
4. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:22.726, 121 laps
5. Fernando Alonso, Ferrari, 1:23.247, 76 laps
6. Valtteri Bottas, Williams, 1:23.561, 98 laps
7. Daniel Ricciardo, Toro Rosso, 1:23.718, 70 laps
8. Paul di Resta, Force India, 1:23.971, 62 laps
9. Nico Hulkenberg, Sauber, 1:24.205, 88 laps
10. Max Chilton, Marussia, 1:25.115, 67 laps
11. Charles Pic, Caterham, 1:26.243, 102 laps
Agora esta melhor
Hoje vc faz a pole. Ah não, deixa pro outro. Isso tudo pra mim é pura jogada de marketing. Primeiro Ferrari, depois RBR, depois Lotus, depois Mercedes, depois Mclarem, agora vai ser a vez de quem. Ah, Alonso ainda não fez pole, aposto que amanhã é o dia dele fazer. Isso já são cartas marcadas.!!
Cara tenho uma bronca quando os tempos sao informados assim.
Esse Fabio Seixas deve ser um tremendo de um enganador ele nao sabe nada de formula 1 hoje na parte da manha Vettel foi o Primeiro mas com pneus macio o segundo foi Lewis Hamilton com pneus duro e na parte da tarde Perez foi o primeiro com os pneus macio e em apenas uma volta e Lewis correu com pneus duro e medios, Fabio vai tentar um cargo no vaticano.
Por favor senhores comentaristas de tv,radio,jornal,
sites etc., a era Fitipaldi, Piquet e Senna, passou.
No momento não temos nem uma promessa de um
bom piloto brasileiro. O brasil nunca foi um celeiro dede grandes pilotos, foram somente os três que falei acima.Acho que tão cedo não vamos vibrar com um piloto brasileiro, porque a realidade é essa nua e cruanossos pilotos são de medianos para fracos.Desculpem a sinceridade mais a verdade é essa e vamos parar de xurumelas.
Seixas, Bianchi ou Sutil na Force Índia?
rsrsrsrs… Ja falei para mudar o nome desse blog para: Blog “Vettel Seixas”. Pelo menos ficaria menos evidente digamos.. rsrsrs
E’ claro que dos testes é dificil dizer pois nao treinam so’ tempo mais rapido. Mesmo assim parece que a Sauber esta perdendo em relaçao ao pelotao intermediario, o que acha Fabio?
Concordo.
Eu fico imaginando se o mexicano fosse “um brasileiro”…
OS TEMPOS DESTES TREINOS SÃO APENAS BONS INDICATIVOS, POREM AS IGUALDADES SÃO DIFERENTES. TEMOS QUE TORCER PARA TER MAIS GENTE LUTANDO PELO PODIO ESTE ANO. VAI FICAR MAIS PRAZEROSO ASISTIR A F1
Hamilton fez quarto tempo hoje com pneus “Hard”, tomando 0,8 do Vetel de pneus macios….. parece que a Mercedes vem bem melhor que no ano passado
Ops, 0,5 do Vetel! 0,8 foi do Perez!
Período de testes é para testar, com certeza! Eventuais problemas devem acontecer aqui e não no meio da temporada. Assim sendo, não conseguimos ter certeza se o tempo do Massa é melhor do que o de Alonso e vice-versa. Era uma parametrização que queria ter para saber se Massa realmente engatou a sétima como últimamente têm feito.
Tomara que este ano seja tão competitivo quanto o do ano passado.
não ser competitivo o que vc tem na cabeça?
não sabe o que fala…
as temporadas de 2010 e 2012 só foram competitivas por q os carros da Red Bull são guiados por Vettel e Webber q são pilotos limitados, a temporada de 2011 o carro da Red Bull era tão superior q o Vettel ganhou com folga, agora te pergunto: já imaginou os carros destas 3 temporadas da Red Bull guiados por Alonso e Lewis?? seriam 3 temporadas como nos tempos de Prost e Senna na Mclaren, com o espanhol e o inglês ganhando todas as corridas e polarizando o campeonato. Vettel só provará pra mim q é piloto top 3 da categoria quando sair de baixo das asas de Adrian Newey.
Não tem jeito né Seixas, quando a gente gosta de um piloto não tem tempo ruim…tb eu fui assim com Piquet e mais recentemente com Schumacher, e com vc pelo que sinto é com o Vettel, mas acho q o Hamilton vai incomodar esse ano, mas tb torço pra o Vettel, espero que ele seja mais uma vez campeão.
Enquanto for Vettel tudo bem. Ipor foi qnd ele cismou com Massa…Aí era difícil de engolir.
o meu é o Hamilton
O tempo do Vettel foi com macios tb e o Perez fez 1:22.5 com duros. Certamente o título da reportagem seria diferente se fosse Alonso ou Massa quem fizesse este melhor tempo, ainda que em 1 volta, ainda que com 0kgs de fuel no tanque, o que não foi o caso da Mclaren, nem da Red Bull.
Fabio, isso mesmo os teste são tempos ilusórios, mais vamos falar de Felipe Massa, na sua opinião com os pneus mais macios (moles) e aquecendo mais rápido podemos ver o Felipe brigando por vitórias e quem sabe o titulo, uma vez que com o carro nas mãos sabemos que ele é rápido e consistente, isso traria algum desconforto para a Ferrari?, o que você acha?
Amigo Flavio,é tão dificil assim de entender que:Massa não foi contratado para vencer,que ele é o SEGUNDO PILOTO DA EQUIPE,que ele só brigara por vitorias se o Alonso estiver fora da disputa,que ele esta ali apenas para tirar pontos dos adversarios do Alonso,que ele NÃO DISPUTARA O TITULO???
Fábio,
só para esclarecer: o tempo do seu “1º colocado moral também foi conseguido com pneus macios…
Vish, começou a babaçao de ovo do Seixas para o vettel, entra ano, sai ano e o disco nunca muda. Eh por esses motivos q deixei de acessar isso aqui, raramente passo, falta de imparcialidade eh complicado.