Barcelona, dia 1
19/02/13 14:47Um dia normal no escritório, diria a F-1.
Testes, testes, testes. Poucas emoções.
A grande novidade foi o FW35, o novo carro da Williams. Que já começou com um revés: a FIA considerou ilegal a solução adotada pela equipe no escapamento. A Caterham também vai ter que mudar a saída de ar.
Lá na frente, Rosberg superou Raikkonen por muito pouco após os dois colocarem pneus médios no finalzinho da sessão.
Alonso fez o mesmo, melhorou seu tempo, mas não foi o suficiente para chegar na dupla.
“O carro nasce de uma base muito melhor que o anterior. Você pode sentir o centro de gravidade mais baixo. A aerodinâmica é melhor… Parece ser muito mais forte. É um prazer guiar um carro tão mais rápido que o do ano passado”, disse o alemão da Mercedes.
Será mesmo tudo isso? Não, ainda não dá pra cravar uma resposta.
Aos tempos:
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s616 (54 voltas)
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 0s007 (44)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s336 (110)
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s349 (66)
5º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s117 (86)
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s268 (73)
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 1s508 (77)
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1s528 (82)
9º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s508 (68)
10º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 4s131 (65)
11º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s918 (49)
As grandes surpresas do início de temporada talvez, possam ser a Mercedes e Lotus Renalt. Mas, a Ferrari com Fernando Alonso testando, poderá mostrar se realmente a escuderia italiana projetou finalmente um carro fora de série.
Ok, chega de protestos, estresses, reclamações, etc…
E fim de papo!
🙁
E que venha a temporada de F-1 de 2013…
Eu queria saber, mesmo, é se alguém tem saco pra ler até o final esses comentários do tal do Racing Fan.
Alguém já leu?
nunca
Li em um site da Italia que alguem la de dentro da Ferrari ta muito preocupado por terem feito outro carro ruin..p…que pariu!! é a Ferrari dos anos 80 de volta
não é mentira, tenho um amigo que ajudou a desenvolver o CFD da ferrari e ele tem amigos engenheiros e os mesmos afirmaram com todas as letras, meu post está abaixo, olha oq o engenheiro disse pro meu amigo, já traduzido claro: “Conseguimos fabio. Conseguimos fazer outro projeto errado.”
A Williams pode até ter feito um carro bom, mas duvido que tenha combustível financeiro para atualizar o carro até o final do ano e bater de frente com Ferrari e RBR
Sim, sim. Ainda não tem como se basear. Muitos pilotos ainda estão testando componentes e acredito eu, que só teremos uma ideia, depois do GP da Malásia, como normalmente acontece. O que eu acho, desde sua estreia na Fórmula 1 é, que a Mercedes, até pela marca que é, não veio para andar no fim do grid. Também não posso dizer que os carros da Mercedes vão ser “as tops” este ano. Por enquanto, a única coisa que dá para se afirmar é, que ela pode ter melhorado em relação ao ano passado. Mas, prefiro ficar cético até então.
Bem conclusivo Alex
realmente interessantes estas primeiras impressões, mas no caso da mercedes, eles podem ate realmente terem um carro melhor nascido, isso até não é novidade pro time do Ross Brawn, o desafio deles, é manter a linha de evolução durante o ano!
Fabio estou gostando de ver sua cautela no que diz respeito aos carros deste ano.
Agora eu pergunto é CAUTELA OU MEDO DE ERRAR NOVAMENTE?
F1 em 2013 promete, vejo ainda a RBR como o carro a ser batido, mas a ferrari e Maclaren vem babando atras e estou torcendo muito para uma evolução da Lotus e da Mercedes seria fantastico ter essas equipes lutando pelo titulo, não vejo a hora de começar o GP F1 da Australia para avaliarmos quem tem mais cartas na manga para o campeonato de 2013 que promete muito.
E no primeiro dia de Barcelona a manhã começou muito sem graça, pelo menos aquilo que pude acompanhar através da net. Entre as 11 e as 12, começou um desfile de vaidades por parte de Ferrari, Mercedes, Lotus e Mclaren. As 4 começaram a um joguinho meio imaturo do tipo o meu carro é melhor que o teu, e novamente a Ferrari perde tempo no desenvolvimento e entendimento do carro, mas eles é que sabem, quem sou eu para criticar. E nesse briguinha das crianças quem saiu claramente perdendo foi a Mclaren. A equipe de Woking precisa mais do que qualquer outra de entender o próprio carro que criou porque são muitas mudanças. Entrar em briga pela “pole” é muito prematuro. A Red Bull desprezou essa briga e seguiu no seu caminho de entendimento do carro. Esta manhã para a Red Bull foi uma sequência de Jerez. A equipe de Newey seguiu tentando obter o máximo de informações sobre o carro com pneus duros, que foram exatamente um dos pontos fracos do RB8. O mais inacreditável é que mesmo com o RB9 com bastante downforce, longe de uma configuração de qualifying, o carro com pneus duros cravou o melhor tempo da manhã.
No total do 1º dia, Rosberg fica com o melhor tempo, mas tudo faz lembrar 2012 quando a Mercedes fez bons tempos nos testes pre season e fez uma temporado medíocre. O tempo de hoje de Rosberg é conseguido graças a uma vontade de aparecer nos sites. Configuração ousada, pneus medios bem aquecidos, e os adversarios deixaram acontecer, tiraram o pé e Rosberg não tirou. Uma falsa sensação de competitividade
Raikonnen fez o mesmo, mas só faltou tentar mais uma no último minuto, mas também mostrou que os médios no Lotus duram muito pouco, o que já havia acontecido em Jerez, mas lá a pista parecia um ralador de cenoura. Esse Lotus não é tão bom quanto o de 2012. Quando anda com tanque cheio e configuração de corrida o carro desaba.
Alonso, na minha modesta opinião, decepciona e muito. Nunca chegou a liderar a tabela de tempos por um período convincente. Todas a vezes que apareceu na ponta foi logo pronta e facilmente batido. Alonso entrou no joguinho dos adversários e a Ferrari arrica-se a não ter dados que chegue para acertar o carro para o GP da Australia. Tudo muito confuso na Ferrari. O carro parecia um submarino nas fotos que vi por causa de um estranho sensor. Se na fase de testes a coisa vai como vai, acho que a Ferrari arrisca a ter um péssimo ano de 2013.
Vettel fez tudo certinho como sempre. A Red Bull tem um programa imbatível de desenvolvimento do carro. A sequência é lógica, primeiro entender como funcionam os pneus duros, agora no fim dos treinos a equipe já migrava para os médios e estes devem ser os mais utilizados amanhã. O tempo da manhã foi com duros e foi 1m 23s 046. A Pirelli diz que os duros são 0,5s mais lentos que os médios. Fazendo umas contas fáceis, o tempo de Vettel poderia ser com médios de 1m 22s 546, este tempo é menor que o tempo de Rosberg. Rosberg faz a tarde com mais borracha na pista. Acho que a Red Bull está a milhas da concorrência. Mesmo querendo esconder, a equipe não consegue.
A Williams já tinha passado alguma vergonha em Jerez e a ilegalidade ditada pela FIA complica de vez o início de temporada da equipe de Frank Williams. E o carro foi lançado, mas pelo que se vê o carro é fraco. Asa frontal mal desenhada, um nariz que não trabalha os fluxos aerodinâmicos, a asa traseira parece interessante, estruturas de suporte da asa frontal muito espessas e tem ali um S de Senna, mas não tem um Senna ao volante, o resto do carro me pareceu tudo muito mal concebido.
Ricciardo continua evoluindo o Toro Rosso. O carro é mesmo bom, confirma isso a cada vez que entra em pista e fica a frente da Mclaren hoje e ao longo da temporada não é sá a frente da Mclaren que este Toro Rosso vai chegar em muitos GPs.
A Mclaren tem um bom carro, mas é um carro complicado tecnicamente. Perez não é piloto a altura de uma Mclaren. Não é agora, nem vai ser um dia.
O Force India é melhor que isso que fez Di Resta, mas já era de esperar do britânico. Pensa, pensa, mas não executa. Di Resta e Button nasceram com sensibilidade a mais. Se conseguissem domar esse dom seriam os melhores pilotos da atualidade.
A Sauber vai confirmando as minhas primeiras impressões: o carro não é bom. Erros de design de projeto. Um motor Ferrari que a própria casa mãe tem dificuldades em entender.
Chilton passa Pic e essa foi a surpresa do dia. O Marussia fica melhor quando tem Razia ao volante.
Será interessante demais ver o duelo ROS x HAM…vale lembrar que ROS derrotou todos os seus companheiros de equipe até hoje!!!
Será que a Mercedes deixo o NãoNãoismo de lado??
Quem parece que evolucionou um mundo foi a Williams. Vai ser interessante de ver se o Maldoso consegue um pouco de consistencia, porque rápido ele já é. Tambem acho que vão sentir saudades do Senna, com desempenho do gordinho Bottas.
Fabio,se o carro da Mercedes 2013 nasceu forte melhor que o anterior,ninguém melhor Rosberg para nos dizer isso.Lewis pode até amanhã baixar ainda mais tempo,mas quem tem condiçoes de fazer comparação é Rosberg.
Vai Maldonado!
Esse Sergio Perez por enquanto, so decepcao. Ficou 1.5 segundos do primeiro! Vamos Ferrari, esse ano eh nosso!!
Todo mundo de médio e o Vettel de duro. Acho que vem dommínio por aí!
Rosberg à parte, diria que a Lotus saiu na frente este ano..
Será que o carro da Caterham nasceu “andando para trás” e o da Marussia não é tão ruim como o do ano passado (sorte do Razia)?
Acho que se o Razia puder dar a quantidade de voltas que o Chilton deu, ele deve baixar para menos de 4s a diferença para o primeiro colocado.
Também estou achando que a Caterham andou para trás!
Só a dupla de pilotos fez a equipe dar uns 3 passos atrás.
aos amigos ferraristas, lamento informar, engenheiro disse a um amigo com todas as letras: “Conseguimos fabio. Conseguimos fazer outro projeto errado.”
Esse fabio, claro, não é o do blog
de resto, as equipes estavam babando no carro da willians e a ferrari foi que pediu revisão no escape deles, mas todas as outras seguiram no grito.
é veremos os próximos capítulos
aqui no blog dá cada tipo rsrs!!
To torcendo MUITO pela evolução de Lotus e Mercedes.
Promessa de um 2013 eletrizante até aqui.
Tomara.
Concordo totalmente. Ter Lotus e Mercedes competindo direratmente para ganhar o campeonato seria fantástico. Os pilotos de Red Bull, McLaren e Ferrari são burocráticos demais, inclusivo Alonso. Raikonnen e Hamilton, e talvez até Rosberg esse ano, incentivado para competir mais pelo novo colega, podem reascender as lutas na pista. Para mim a última grande batalha foi Hamilton v. Raikonnen em Spa, 2008. Nada semelhante desde então.