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Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

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Barcelona, dia 1

Por Fábio Seixas
19/02/13 14:47

Um dia normal no escritório, diria a F-1.

Testes, testes, testes. Poucas emoções.

A grande novidade foi o FW35, o novo carro da Williams. Que já começou com um revés: a FIA considerou ilegal a solução adotada pela equipe no escapamento. A Caterham também vai ter que mudar a saída de ar.

Lá na frente, Rosberg superou Raikkonen por muito pouco após os dois colocarem pneus médios no finalzinho da sessão.

Alonso fez o mesmo, melhorou seu tempo, mas não foi o suficiente para chegar na dupla.

“O carro nasce de uma base muito melhor que o anterior. Você pode sentir o centro de gravidade mais baixo. A aerodinâmica é melhor… Parece ser muito mais forte. É um prazer guiar um carro tão mais rápido que o do ano passado”, disse o alemão da Mercedes.

Será mesmo tudo isso? Não, ainda não dá pra cravar uma resposta.

Aos tempos:

1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s616 (54 voltas)
2º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 0s007 (44)
3º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s336 (110)
4º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s349 (66)
5º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 1s117 (86)
6º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 1s268 (73)
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 1s508 (77)
8º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1s528 (82)
9º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s508 (68)
10º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 4s131 (65)
11º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s918 (49)

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Comentários

  1. Regis Br.Rock comentou em 20/02/13 at 21:05

    As grandes surpresas do início de temporada talvez, possam ser a Mercedes e Lotus Renalt. Mas, a Ferrari com Fernando Alonso testando, poderá mostrar se realmente a escuderia italiana projetou finalmente um carro fora de série.

    Ok, chega de protestos, estresses, reclamações, etc…

    E fim de papo!

    🙁

    E que venha a temporada de F-1 de 2013…

  2. renatohk comentou em 20/02/13 at 16:59

    Eu queria saber, mesmo, é se alguém tem saco pra ler até o final esses comentários do tal do Racing Fan.
    Alguém já leu?

    • christiano comentou em 20/02/13 at 18:29

      nunca

  3. Nataniel Carvalho comentou em 20/02/13 at 14:53

    Li em um site da Italia que alguem la de dentro da Ferrari ta muito preocupado por terem feito outro carro ruin..p…que pariu!! é a Ferrari dos anos 80 de volta

    • christiano comentou em 20/02/13 at 18:28

      não é mentira, tenho um amigo que ajudou a desenvolver o CFD da ferrari e ele tem amigos engenheiros e os mesmos afirmaram com todas as letras, meu post está abaixo, olha oq o engenheiro disse pro meu amigo, já traduzido claro: “Conseguimos fabio. Conseguimos fazer outro projeto errado.”

  4. Daniel Roberto comentou em 20/02/13 at 14:14

    A Williams pode até ter feito um carro bom, mas duvido que tenha combustível financeiro para atualizar o carro até o final do ano e bater de frente com Ferrari e RBR

  5. Alex Xavier comentou em 20/02/13 at 6:23

    Sim, sim. Ainda não tem como se basear. Muitos pilotos ainda estão testando componentes e acredito eu, que só teremos uma ideia, depois do GP da Malásia, como normalmente acontece. O que eu acho, desde sua estreia na Fórmula 1 é, que a Mercedes, até pela marca que é, não veio para andar no fim do grid. Também não posso dizer que os carros da Mercedes vão ser “as tops” este ano. Por enquanto, a única coisa que dá para se afirmar é, que ela pode ter melhorado em relação ao ano passado. Mas, prefiro ficar cético até então.

    • gustavo comentou em 20/02/13 at 17:08

      Bem conclusivo Alex

  6. Jeff Olegário comentou em 19/02/13 at 19:43

    realmente interessantes estas primeiras impressões, mas no caso da mercedes, eles podem ate realmente terem um carro melhor nascido, isso até não é novidade pro time do Ross Brawn, o desafio deles, é manter a linha de evolução durante o ano!

  7. Antonio comentou em 19/02/13 at 19:38

    Fabio estou gostando de ver sua cautela no que diz respeito aos carros deste ano.
    Agora eu pergunto é CAUTELA OU MEDO DE ERRAR NOVAMENTE?

  8. sidney comentou em 19/02/13 at 18:48

    F1 em 2013 promete, vejo ainda a RBR como o carro a ser batido, mas a ferrari e Maclaren vem babando atras e estou torcendo muito para uma evolução da Lotus e da Mercedes seria fantastico ter essas equipes lutando pelo titulo, não vejo a hora de começar o GP F1 da Australia para avaliarmos quem tem mais cartas na manga para o campeonato de 2013 que promete muito.

  9. Racing Fan comentou em 19/02/13 at 18:38

    E no primeiro dia de Barcelona a manhã começou muito sem graça, pelo menos aquilo que pude acompanhar através da net. Entre as 11 e as 12, começou um desfile de vaidades por parte de Ferrari, Mercedes, Lotus e Mclaren. As 4 começaram a um joguinho meio imaturo do tipo o meu carro é melhor que o teu, e novamente a Ferrari perde tempo no desenvolvimento e entendimento do carro, mas eles é que sabem, quem sou eu para criticar. E nesse briguinha das crianças quem saiu claramente perdendo foi a Mclaren. A equipe de Woking precisa mais do que qualquer outra de entender o próprio carro que criou porque são muitas mudanças. Entrar em briga pela “pole” é muito prematuro. A Red Bull desprezou essa briga e seguiu no seu caminho de entendimento do carro. Esta manhã para a Red Bull foi uma sequência de Jerez. A equipe de Newey seguiu tentando obter o máximo de informações sobre o carro com pneus duros, que foram exatamente um dos pontos fracos do RB8. O mais inacreditável é que mesmo com o RB9 com bastante downforce, longe de uma configuração de qualifying, o carro com pneus duros cravou o melhor tempo da manhã.
    No total do 1º dia, Rosberg fica com o melhor tempo, mas tudo faz lembrar 2012 quando a Mercedes fez bons tempos nos testes pre season e fez uma temporado medíocre. O tempo de hoje de Rosberg é conseguido graças a uma vontade de aparecer nos sites. Configuração ousada, pneus medios bem aquecidos, e os adversarios deixaram acontecer, tiraram o pé e Rosberg não tirou. Uma falsa sensação de competitividade
    Raikonnen fez o mesmo, mas só faltou tentar mais uma no último minuto, mas também mostrou que os médios no Lotus duram muito pouco, o que já havia acontecido em Jerez, mas lá a pista parecia um ralador de cenoura. Esse Lotus não é tão bom quanto o de 2012. Quando anda com tanque cheio e configuração de corrida o carro desaba.
    Alonso, na minha modesta opinião, decepciona e muito. Nunca chegou a liderar a tabela de tempos por um período convincente. Todas a vezes que apareceu na ponta foi logo pronta e facilmente batido. Alonso entrou no joguinho dos adversários e a Ferrari arrica-se a não ter dados que chegue para acertar o carro para o GP da Australia. Tudo muito confuso na Ferrari. O carro parecia um submarino nas fotos que vi por causa de um estranho sensor. Se na fase de testes a coisa vai como vai, acho que a Ferrari arrisca a ter um péssimo ano de 2013.
    Vettel fez tudo certinho como sempre. A Red Bull tem um programa imbatível de desenvolvimento do carro. A sequência é lógica, primeiro entender como funcionam os pneus duros, agora no fim dos treinos a equipe já migrava para os médios e estes devem ser os mais utilizados amanhã. O tempo da manhã foi com duros e foi 1m 23s 046. A Pirelli diz que os duros são 0,5s mais lentos que os médios. Fazendo umas contas fáceis, o tempo de Vettel poderia ser com médios de 1m 22s 546, este tempo é menor que o tempo de Rosberg. Rosberg faz a tarde com mais borracha na pista. Acho que a Red Bull está a milhas da concorrência. Mesmo querendo esconder, a equipe não consegue.
    A Williams já tinha passado alguma vergonha em Jerez e a ilegalidade ditada pela FIA complica de vez o início de temporada da equipe de Frank Williams. E o carro foi lançado, mas pelo que se vê o carro é fraco. Asa frontal mal desenhada, um nariz que não trabalha os fluxos aerodinâmicos, a asa traseira parece interessante, estruturas de suporte da asa frontal muito espessas e tem ali um S de Senna, mas não tem um Senna ao volante, o resto do carro me pareceu tudo muito mal concebido.
    Ricciardo continua evoluindo o Toro Rosso. O carro é mesmo bom, confirma isso a cada vez que entra em pista e fica a frente da Mclaren hoje e ao longo da temporada não é sá a frente da Mclaren que este Toro Rosso vai chegar em muitos GPs.
    A Mclaren tem um bom carro, mas é um carro complicado tecnicamente. Perez não é piloto a altura de uma Mclaren. Não é agora, nem vai ser um dia.
    O Force India é melhor que isso que fez Di Resta, mas já era de esperar do britânico. Pensa, pensa, mas não executa. Di Resta e Button nasceram com sensibilidade a mais. Se conseguissem domar esse dom seriam os melhores pilotos da atualidade.
    A Sauber vai confirmando as minhas primeiras impressões: o carro não é bom. Erros de design de projeto. Um motor Ferrari que a própria casa mãe tem dificuldades em entender.
    Chilton passa Pic e essa foi a surpresa do dia. O Marussia fica melhor quando tem Razia ao volante.

  10. Eduardo Schmidt comentou em 19/02/13 at 18:28

    Será interessante demais ver o duelo ROS x HAM…vale lembrar que ROS derrotou todos os seus companheiros de equipe até hoje!!!

  11. Bruz comentou em 19/02/13 at 17:55

    Será que a Mercedes deixo o NãoNãoismo de lado??
    Quem parece que evolucionou um mundo foi a Williams. Vai ser interessante de ver se o Maldoso consegue um pouco de consistencia, porque rápido ele já é. Tambem acho que vão sentir saudades do Senna, com desempenho do gordinho Bottas.

  12. Tcherno Ndjai comentou em 19/02/13 at 17:21

    Fabio,se o carro da Mercedes 2013 nasceu forte melhor que o anterior,ninguém melhor Rosberg para nos dizer isso.Lewis pode até amanhã baixar ainda mais tempo,mas quem tem condiçoes de fazer comparação é Rosberg.

  13. Kobayashi Fan comentou em 19/02/13 at 16:59

    Vai Maldonado!

  14. Marcio Arruda comentou em 19/02/13 at 16:16

    Esse Sergio Perez por enquanto, so decepcao. Ficou 1.5 segundos do primeiro! Vamos Ferrari, esse ano eh nosso!!

  15. Tiago Begnossi comentou em 19/02/13 at 16:06

    Todo mundo de médio e o Vettel de duro. Acho que vem dommínio por aí!

  16. Thiago Pomkerner comentou em 19/02/13 at 16:05

    Rosberg à parte, diria que a Lotus saiu na frente este ano..

  17. Geraldo comentou em 19/02/13 at 15:25

    Será que o carro da Caterham nasceu “andando para trás” e o da Marussia não é tão ruim como o do ano passado (sorte do Razia)?

    • Leonardo comentou em 19/02/13 at 15:58

      Acho que se o Razia puder dar a quantidade de voltas que o Chilton deu, ele deve baixar para menos de 4s a diferença para o primeiro colocado.

      Também estou achando que a Caterham andou para trás!

      • aldo gomes comentou em 19/02/13 at 18:40

        Só a dupla de pilotos fez a equipe dar uns 3 passos atrás.

  18. christiano comentou em 19/02/13 at 15:00

    aos amigos ferraristas, lamento informar, engenheiro disse a um amigo com todas as letras: “Conseguimos fabio. Conseguimos fazer outro projeto errado.”

    Esse fabio, claro, não é o do blog

    de resto, as equipes estavam babando no carro da willians e a ferrari foi que pediu revisão no escape deles, mas todas as outras seguiram no grito.

    é veremos os próximos capítulos

    • Ferrarista comentou em 20/02/13 at 6:29

      aqui no blog dá cada tipo rsrs!!

  19. Danilo GP comentou em 19/02/13 at 14:53

    To torcendo MUITO pela evolução de Lotus e Mercedes.

    Promessa de um 2013 eletrizante até aqui.

    Tomara.

    • David comentou em 20/02/13 at 9:44

      Concordo totalmente. Ter Lotus e Mercedes competindo direratmente para ganhar o campeonato seria fantástico. Os pilotos de Red Bull, McLaren e Ferrari são burocráticos demais, inclusivo Alonso. Raikonnen e Hamilton, e talvez até Rosberg esse ano, incentivado para competir mais pelo novo colega, podem reascender as lutas na pista. Para mim a última grande batalha foi Hamilton v. Raikonnen em Spa, 2008. Nada semelhante desde então.

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