Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Jerez, dia 4

Por Fábio Seixas
08/02/13 15:28

Em quatro dias de testes, quatro nomes na ponta, pilotando por três equipes diferentes.

Nesta sexta, fechando as atividades em Jerez, a honra coube a Raikkonen, da Lotus. Na quarta, pela mesma equipe, o mais veloz foi Grosjean _Button, na terça, e Massa, na quinta, completam a lista.

O dia de hoje transcorreu sem grandes problemas. O maior deles foi um problema numa zebra, que fechou a pista por 30 minutos.

De la Rosa ainda enfrentou uma quebra na caixa de câmbio, que o deixou na garagem por boa parte da manhã.

Um outro ranking também é curioso: o de quilometragem acumulada.

Quem mais andou até agora foi Gutierrez: 1.115 km. Depois surgem Di Resta (1.062), Massa (1.005) e Vettel (876). Razia é o 19º entre os 23 que andaram nesta semana, com 500 km, à frente apenas de Chilton, Rossiter, Bianchi e De la Rosa.

Aos tempos de hoje:

1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min18s148 (83)
2º. Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes), a 0s027 (56)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s417 (96)
4º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 0s521 (142)
5º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 0s612 (92)
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s757 (145)
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 0s796 (98)
8º. Valtteri Botas(FIN/Williams-Renault), a 1s703 (92)
9º. Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari), a 2s168 (51)
10º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 2s957 (109)
11º. Luiz Razia (BRA/Marussia-Cosworth), a 3s078 (82)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 5s287 (49)

A próxima bateria de testes acontece entre os dias 19 e 22, em Barcelona.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. cadi comentou em 13/02/13 at 19:43

    Curta se você não quer que ele desapareça
    https://www.facebook.com/SalveoCambioManual

  2. Eduardo Schmidt comentou em 13/02/13 at 9:08

    O que mais impressionou nos testes foram as voltas acumuladas por ROS e HAM após as quebras nos dois primeiros dias…compensaram bem o prejuízo…tiveram sorte da chuva não atrapalhar!!!

  3. João PAtrício comentou em 11/02/13 at 14:57

    Olá Flavio,
    Bom ter vc de volta das férias!

    Será que o tempo de Button foi o fato a ser levado em conta nesses testes? E a Ferrari q acha!

  4. fonfon comentou em 11/02/13 at 9:41

    Pena que quando alonso retornar tudo deve voltar ao normal !!!!

  5. Regis Madureira comentou em 10/02/13 at 19:10

    Fabio, acompanhei os teste pela bbc, e comentarista la, andrew brenson, se nao me engano , fez uma analise sobre a curva 2, uma q parece ser bem dificil. bom resumindo, ele perceceu q apenas a lotus nao perdia a linha, ou saia de traseira e de frente ao longo do desgaste do pneus. msm com o asfalto super abrasivo de jerez.essa curva eh a msm q o CH da RBR foi clicado observando la. parece ser um local de indicacao da downforce, oq vc acha. a pirelli tb comentou que os pneus desse ano aquecem mais rapido, e ainda no post falou q a ferrari nao ia ter mais problemas (sao pica msm neh). se possivel manda seus comentarios e pitacos sobre isso. vlw abraco

  6. Nataniel comentou em 10/02/13 at 12:16

    Voltando ao Blog, pra te “encher o s…” hehe..F1 é bom demais ne!! igual Futebol Americano, no periodo de entre temporadas é foda, preparem para o show de Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel o quarteto fantastico e mais Jeason Button, Fabio vc gosta de futebol americano?

  7. Regis Br.Rock comentou em 09/02/13 at 20:11

    Sei que esse blog é um site dedicado ao esporte a motor, principalmente a F-1. Mas, não dá para não deixar de comentar sobre aquele triste e trágico incidente que ocorreu em santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul

    Muitas vidas terminaram de forma brutal e trágica devido a maldita omissão, negligência e corrupção que impera neste país.

    E mais uma vez, o Brasil coleciona mais um incidente estúpido e cruel. Recordem – se das tragédias que ceifaram vidas na região serrana do Rio de Janeiro em 2010. Recordem – se do massacre de Rialengo. Dos acidentes aéreos da Gol em 2006 e da TAM em (1996) 2007. E agora? Santa Maria, onde 238 jovens com todo o futuro pela frente, tiveram suas vidas interrompidas naquela boate que mais parecia uma câmara de extermínio, semelhante à aquelas que existiam nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Um capítulo trágico da história da humanidade.

    Infelizmente, vivemos no país das tragédias anunciadas. E quando acontecem, os responsáveis e governantes, tomam as devidas providências tardiamente… Quanto vale uma vida?

    E os hospitais públicos do Brasil?

    O povo do nosso país não são vistos como seres humanos e sim por números, ESTATÍSTICA…

    Qual será a próxima tragédia? Caos e engarrafamento aéreo?

    Enquanto isso, os ilustres deputados e toda essa canalha política pulam o carnaval com os bolsos bem tampados com o dinheiro do contribuinte, já que recebem DÉCIMO QUARTO E DÉCIMO QUINTO SALÁRIOS… Enquanto que, nossas ruas e estradas de todo o Brasil se encontram com crateras e buracos. Já viram no noticiário um buraco tragando um carro numa chuva? UMA CALAMIDADE!

    Se os cidadãos brasileiros não sabem mais o que fazer diante desse ABSOLUTISMO POLÍTICO AUTOCRÁTICO. Então que proclamem e exijam um plebiscito para A REFORMA POLÍTICA.

    E já!

  8. Regis Br.Rock comentou em 09/02/13 at 19:27

    Teste de pré-temporada, são testes. Nada mais do que isso.

    todas as equipes de ponta estão testando os seus carros para avaliar a resistência e durabilidade.

    O mais interessante de tudo nesses testes, é o quanto as principais equipes conseguem esconder o jogo. Qual é a melhor inovação técnica, aerodinâmica e novos sistemas que possibilitem obter vantagens para a melhor evolução do carro.

    Em 2009, Ross Brawn surpreendeu o mundo da F-1 com a sua nova equipe na categoria com um carro surpreendente.

    Será que, para a temporada de 2013, surgiria uma equipe com um carro de F-1 formidável e fora de série, que chegasse com ares de supremacia nas primeiras corridas?

    Em qual equipe vocês apostariam, Lotus Renalt, Mercedes… Ou o lugar comum das três temporadas anteriores?

  9. Marcelom comentou em 09/02/13 at 17:42

    Irmã do ex-piloto David Coulthard é encontrada morta em casa

    http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/irma-do-ex-piloto-david-coulthard-e-encontrada-morta-em-casa,cbbdd67c070cc310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html

  10. FERNANDO - ZOOM comentou em 09/02/13 at 13:59

    Fábio, será que esse ano vai ser diferente dos outros, quando muito se fala, mas na hora h, o Vettel sempre leva?

  11. RealBr comentou em 09/02/13 at 13:41

    VI NA NBC O COMENTÁRIO TECNICO DE UM JORNALISTA CHAMADO “GARY” QUE PARTICIPA DOS TESTES E TEM TRÂNSITO ENTRE AS EQUIPES MCLAREN RBR MERCEDES FERRARI LOTUS, E O MESMO DISSE QUE PELA PRIMEIRA IMPRESSÃO DEIXADA NESSES PRIMEIROS TESTES EM JEREZ 2013, A RBR CONSEGUIU MAIS DOWNFORCE AINDA EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO E QUE SÃO OS FAVORITOS NOVAMENTE; QUE O PACOTE DA MCLAREN PARECE QUE É BEM RÁPIDO MESMO, TIRANDO ALGUNS DETALHES, ELES MCLAREN DEVEM DAR TRABALHO PRA RBR AO LONGO DO ANO; COM RELAÇÃO A FERARI O JORNALISTA DISSE QUE O CARRO PARECE SE COMPORTAR BEM MELHOR DO QUE O DE 2012, MAS AINDA NÃO ESTÃO NO NÍVEL DA RBR E MCLAREN. A LOTUS TAMBÉM PARECE VIR COM UM PACOTE BOM PRA ENROLAR AS COISAS ALI ENTRE MCLAREN E RBR. A MERCEDES, NA PARTE MECANICA PARECE MESMO PREPARADA, MAS SEGUNDO O JORNALISTA, ELES VÃO TER QUE TRABALHAR MUITO DURO PRA CONSEGUIR O NÍVEL DE DOWNFORCE DE LOTUS, MCLAREN E RBR EM CURVAS. ACHO QUE FOI ISSO QUE DEU PRA ENTENDER UM POUCO DA ENTREVISTA. LEWIS É UM PILOTO FANTÁSTICO, MAS, PELOS TESTES E PELAS DECLARAÇÕES DO PEDRO DE LAROSA, COM RELAÇÃO AO SIMULADOR DA FERARI E DA MCLAREN, JÁ DA PRA SE TER UMA IDÉIA DE COMO VAI SER SOFRIDO ESSE PRIMEIRO ANO DE HAMILTON NA MERCEDES F1.

  12. Alberto comentou em 09/02/13 at 12:03

    A capacidade de esconder o jogo deles é tão grande e tem tantos instrumentos para isso que é impossível avaliar de longe qualquer coisa; da apenas para saber se o carro não nasceu com um problema grave(coisa incomum nos dias de hoje), quem não está muito ruim e quem tem mais confiabilidade. Talvez estando lá e vendo os carros na pista e a atitude das equipes seria possível concluir algo a mais.

  13. João David de Deus comentou em 09/02/13 at 11:46

    Fabio, a julgar pelos resultados dos testes, com certeza teremos um campeonato bastante equilibrado novamente, acredito que teremos quatro equipes disputando o título, Red Bull, Maclaren, Ferrari e um pouco mais atráz a Lotus, o que você acha?

  14. Carlos comentou em 09/02/13 at 11:23

    Como o próprio Fábio Seixas afirmou é preciso relativizar os tempos dessas primeira sessão de testes. Os carros são novos e não se sabe em que condições foram para a pista. Entretanto, duas observações devem ser feitas. Primeiro a Red Bull que sempre se preocupa em testar o carro, sem se preocupar em fazer tempos mirabolantes. Segundo a Mclaren, que também não é uma equipe dada a blefes. O tempo de Button no primeiro dia de testes realmente impressiona, pois foi obtido em um dia frio, com a pista limpa (não emborrachada) com pneus duros e aparentemente em uma simulação de corrida. Junte-se a isso, a Lotus E21, que novamente parece ser um carro bem
    “nascido”. Muito provavelmente, no início do campeonato essas serão as grandes forças. Mercedes e ferrari terão muito trabalho pela frente.

  15. Dourado, A. Rodrigues comentou em 09/02/13 at 10:26

    Fábio, é sintomático que o 2º piloto seja o 1º a testar a Ferrari. É mais ou menos como os provadores de comida: 1º experimentavam para que o Rei não ingerisse comida envenenada. Agora o Alonso já tem uma “trilha” prontinha para colocar 1″ nos tempos do Massa. E o Galvão e o Reginaldo ainda querem acreditar que as coisas na Ferrari são honestas. É uma pena que o Felipe também acredita nisso!!!

  16. Andre Luiz Pereira comentou em 08/02/13 at 23:20

    Pois é, Felipe Massa conseguiu o melhor tempo dos quatro dias de teste. Mas parece que isso foi um feito digno de pouco caso. O colunista, ano passado, foi um crítico implacável da pilotagem dele. Agora, continua na mesma linha das reportagens do ano que se passou. Felipe Massa, não sei se devido a força de algum contrato assinado entre as partes, sempre dá exclusividade a rede globo de televisão. No Brasil, atualmente, não existe nenhuma categoria de monopostos que ajude os jovens que se iniciam no automobilismo, a chegarem ao tão sonhado cockpit de um carro de Fórmula 1. Atuações como esta de Felipe Massa, aumentam o interesse dos torcedores pelas corridas. Em consequência, certamente, haverá um aumento na participação das empresas no que tange ao patrocinio de pilotos e de campeonatos. Portanto Sr. Blogueiro, assim como no campeonato passado, Vossa Senhoria, foi duro e sem piedade, nos comentários que fez sobre as desastrosas atuações de Felipe Massa: por favor se redima da sua heresia. Escreva uma materia que esteja à altura do desempenho que ele teve nesses treinos de pré-temporada. Esqueça a tal exclusividade e ajude o automobilismo brasileiro. ABCS.

  17. Magooway comentou em 08/02/13 at 20:57

    Ola Fabio!gostaria de tirar uma duvida,o Massa foi o unico a andar com pneus macios?!

  18. ofadm comentou em 08/02/13 at 20:30

    em materia de tempo absoluto , sim , o massa foi o mais rapido , mas o proprio massa admitiu que a mclaren de pneu duro e pista suja foi bem mais consistente, e lembrando aos fãs , isso é apenas teste , na primeira corrida vamos ver a realidade

  19. sérgio comentou em 08/02/13 at 19:42

    Fabio, o desempenho da lotus vem sendo muito bom, tanto com o raikonen como com o grosjean. Será que nesta temporada poderemos espera uma lotus mais forte e brigando pelo título?

  20. Racing Fan comentou em 08/02/13 at 19:42

    E no quarto e último dia houve o buraco. O bom é que o buraco na pista veio na hora em que o buraco no estômago dos pilotos pedia mesmo uma parada, e aí não houve grandes problemas e ainda foi compensado no fim com mais meia horinha. Cimento na pista e todo mundo voltou sem vontade de se arriscar ainda.
    Raikkonen disfarça os problemas do Lotus com o tempo mais rápido, mas é apenas mais um a perder a paciência em trabalhar o carro, dá ordens de afinação para qualificação e marca o melhor tempo do dia, só isso, sem grande significado para a temporada. O problema é que parece que o Lotus para ter um bom tempo destroi os pneus mais rapidamente que os outros em condições “iguais”. O carro não é bom.
    O Force India se mostra a cada dia que passa um grande projeto aerodinâmico. Apesar dos problemas enfrentados por Di Resta, a equipe vai acumulando dados e mantendo fiabilidade do carro. Quem sabe se Jules Bianchi garantiu o contrato com o tempo de hoje. Os tempos conseguidos pela FI são fruto de evolução e entendimento acumulado gradativamente e isso é bom.
    O Red Bull e Vettel seguiram o script e seguiu muito bem. Acho que é a equipe que melhor aproveitou os testes de Jerez. Sai da Espanha sem ter tido problemas de fiabilidade, tendo um andamento mais equilibrado e constante entre todas as equipes. Testou todas as soluções, afinações, acumulou um volume de dados que é capaz de dar o melhor entendimento do carro. A equipe não fez questão de esconder nada, apenas foi num crescendo de importância testando suas opções programadas, mas também não fez questão de escancarar as portas antes da Australia, o problema é que por mais que tenha tentado escancarar, acabou sem querer revelando o real potencial do carro. Vettel faz hoje o 3º tempo usando pneus duros e uma afinação de corrida conservadoríssima. Com pneus macios ou S. macios e um fiozinho de afinação com menos downforce o RB teria cravado, não só o melhor tempo de todo o tempo de Jerez 2013, como teria feito qualquer coisa como 1:17:5 ou menos um pouco. Bastava ter adotado o mesmo perfil do Lotus de Kimmi e já dava para bater esse tempo. O RB 2013 caminha a passos largos para dominar de forma avassaladora o campeonato 2013.
    A Sauber termina os 4 dias alí naquela posição neutra sem brilho no total dos treinos. Nem marca bons tempos com afinações ousadas, nem marca bons tempos médios, o que mostra que o potencial do carro é fraco.
    O Toro Rosso é um bom carro. Não brilhou nos lugares da ponta, mas trabalhou intensamente sem dar muitos problemas, e deu mostras que pode ter um desempenho muito acima das expectativas em corrida. Esse carro vai dar trabalho a algumas equipes grandes.
    A Mercedes vai se confirmando com um grande erro de projeto do corpo técnico liderado por Brawn. Problemas graves em várias areas, principalmente do ponto de vista aerodinâmico. Hamilton repetiu a maratona de ontem de Rosberg o que me parece mostrar uma preocupação séria com a fiabilidade do motor. O carro em vez de evoluir, se degrada. Sai de Jerez com um incômodo 10º lugar para o 1º piloto da equipe, que já aparece nas fotos com um sorriso amarelo. Se fosse possível fazer uma regra de 3 com os resultados de 2012 com os de 2013, o resultadado da regra de 3 para a tabela do campeonato seria um fiasco total. A Mercedes GP corre o risco de chegar no fim do ano atrás de FI, Toro Rosso, Sauber e quem sabe a Williams. As coisas não estão nada boas para a casa de Stutgard.
    A Mclaren só escapa do fiasco por causa do tempo de Button no 1º dia, mas no fim de contas esse tempo é apenas o 9º da geral. Ainda acho que o carro é bom, mas podia ser melhor. Os pilotos não ajudam e a fiabilidade do carro vai ser problema. Novidades demais para um ano de fim de regulamento vigente.
    Não há comentários possíveis para um carro Williams de 2012. Uma vergonha.
    A Ferrari escolheu mal o 2º piloto para Jerez, mas mesmo sendo De la Rosa, fica evidente que o carro tem problemas de projeto. Coeficiente aerodinâmico muito alta que obriga o motor a trabalhar em regimes muito altos. O 1º lugar de Massa não disfarça os problemas de projeto. Tirando este tempo, o resto dos treinos foram de tempos fracos e pouco proveito. Quando solicitado com afinações de corrida, tanque cheio, o carro se arrasta. Muitos ambandonos de corrida a vista para a Ferrari este ano. Ficar hoje atrás de um Williams 2012 aos comandos de Bottas não foi nada bonito.
    A Caterham vai ter que trabalhar melhor. O carro é melhor do que o de 2012. Podia ter feito melhores tempos. 0,4s mais rápido que 2012 é pouco, mas o ano passado foi com Kovaleinen e este ano com Pic, e isso faz toda a diferença.
    Razia venceu a primeira batalha e o Marussia que tinha em 2012 diferenças de 4.5s para o 1º tempo, este ano andou a volta de 3s, o que é muito bom, mas dai a marcar pontos vai ser muito difícil.
    De todos os 4 dias, na minha modesta opinião, a RB sai muito destacada no favoritismo ao título. O campeonato pode mesmo ter um domínio por parte da RB. o RB tem potencial para vencer pelo menos 14 das 19 provas do campeonato.

  21. Celio Ferreira comentou em 08/02/13 at 19:28

    Na primeira amostra ,ja da para ver que o
    campeonato será igual ou melhor que o
    do ano passado, com as equipes intermediarias chegando mais proximas.

  22. Andre, Lisboa comentou em 08/02/13 at 19:14

    Massa fez sim um excelente tempo, mas nao podemos ignorar os tempos de Button e Vettel com pneus duros. Acho que as duas estao escondendo o jogo, ja que principalmente Vettel tinha condiçoes de fazer no minimo 0.800 abaixo do tempo de Massa com pneus macios. Razia pela manha esteve muito, mas muito lento, levando quase 8 segundos do Caterham, mas a tarde conseguiu reduzir a diferença. Mas primeiro ele tem de resolver a briga interna. Se ficar a frente do companheiro tem chances de continuar, se ficar a frente da Caterham, é certo de que seguirá para uma equipe grande.
    Ps: Longas férias Fábio, bom te ver de novo aqui, sinal que a F1 ta chegando!!! Haja coração! kkkkk

  23. debora comentou em 08/02/13 at 18:33

    Olá Fabio, até que fim acabou as suas Férias! RsRss…
    Acredito que referente aos carros e pilotos não temos como analisar nada ainda, porque são tudo teste!!! Mas uma coisa eu quero comentar o Capacete do Sergio Peres ficou parecido com o do Lewis lembra muito! E muito diferente do que ele usava na sauber! O que você achou? Parece que a Mclaren quer enchegar o lewis dentro do carro! rsrsrs

  24. Gustavo comentou em 08/02/13 at 17:31

    Comentário sobre a Ferrari com Massa terem sido os mais rápidos dos testes você não fez né… Imparcialidade sempre, pqp.

    • Fábio Seixas comentou em 08/02/13 at 18:20

      O que você está sugerindo?
      Em tempo, na TERÇA-FEIRA, PRIMEIRO DIA DE TESTES, eu fiz questão de relativizar a importância desses tempos.
      Abs

    • CarlosSP comentou em 08/02/13 at 18:43

      Que comentario voce queria? Se fosse Alonso teria feito 1:17:148… Logico Alonso eh sempre um segundo mais rapido que Massa. A ferrari agiu bem, se fosse qualquer outro piloto do grid, que nao o vovo Delarosa a testar a ferrari, tinha explodido esse tempo do massa. A demissao sumaria (que deve acontecer ao longo do ano)..talvez acontecesse antes da temporada iniciar!

      • Alvimar comentou em 08/02/13 at 23:06

        Boa!

      • cristian vargas comentou em 09/02/13 at 1:31

        já estão demitindo o coitado do massa, é tão dificil dar um voto de confiança pro cara?

      • Daniel comentou em 09/02/13 at 13:47

        Sempre 1 segundo? certamente vc estava em coma na segunda metade de 2012.

      • Gustavo comentou em 09/02/13 at 15:26

        Cala a boca velho, a quantidade de merdas que você falou ai é incomensurável. Pense pra falar.
        Quanto ao Fábio, só achei que seria pertinente informar que nos tempos combinados Massa foi o mais veloz e você não o fez.

      • Leonídio comentou em 09/02/13 at 16:17

        Desarme-se um pouco meu amigo Carlos, chega de complexo de vira-latas.

      • Pietro Pecorari comentou em 12/02/13 at 9:15

        E enquanto isso o Massa tah ganhando 14 milhoes de euros por ano e pouco se lixando do que vc pensa CarlosSP!

        Parem de ficar falando asneira!

    • Adalberto comentou em 08/02/13 at 21:17

      E isso ai Gusta

      vo, esse Fabio Seixas nao e brasileiro…ainda bem que ele sempre erra..

  25. ANDRE DE ITU comentou em 08/02/13 at 17:12

    Fabio,se as sedes da maioria das equipes ficam na Inglaterra,por que os testes nao acontecem nos circuitos britanicos e sim nos espanhois?

    • Fábio Seixas comentou em 08/02/13 at 18:20

      Por conta do clima. Está muito frio na Inglaterra agora.
      Abs

      • Elton S comentou em 09/02/13 at 16:38

        Domingo, dia 10, vai nevar.

    • Alberto comentou em 09/02/13 at 11:52

      E não por questão de conforto; o frio impede que os pneus cheguem a temperatura mínima de desempenho.

  26. Designer comentou em 08/02/13 at 16:43

    ps. esqueci de mencionar.. acompanhei hoje pelo f1 live, com narração da ESPN online… e achei interessante pelo fato do Razia não ter cometido nenhum erro tolo, e achei que ele fez boas simulações de corrida.

    é uma pena o carro ser tão lento, mas parece ser bem melhor que o carro do ano passado. e me parece mais promissor que a Caterham.

    fato interessante é que a Ferrari e o Massa, principalmente o Massa se mostraram muito bem.

    o melhor carro, me parece ser com sobra a mclaren. no 1º dia, o Massa observou bem a volta incrível do button, com pista suja… acredito que a equipe pediu a ele para aliviar nos treinos. ele e o Perez…. eu penso que Ferrari, RBR tem pelo menos 1s na manga ainda. a Lotus uns 0.6s.. junto com sauber … force india, deve tirar uns 0.4s ainda… e a Mclaren acredito que ainda tem 1.5s de sobra….

    qto as outras equipes, acredito que andaram perto do seu potencial…

    • cristian vargas comentou em 09/02/13 at 1:33

      kkkk,poxa vc é incrivel. não rola os numeros da mega?

  27. Designer comentou em 08/02/13 at 16:35

    Fábio, o que achou da Marussia e do desempenho do luiz eu Razia…

    na minha opnião, achei interessante. e a Marussia conseguiu levar bem o carro e no 1º teste, o que é importante, fato que não aconteceu no ano passado, e outro ponto positivo, o carro se mostrou confiável.

    e o Razia sendo um pouco mais veloz que o chilton é bom sinal tb.

    mas qual a sua avaliaçã?

    • Fábio Seixas comentou em 08/02/13 at 18:20

      Só me preocupa a pouca quilometragem.
      Abs

    • Leonardo Sepulveda comentou em 09/02/13 at 12:45

      Só um adendo,

      Razia fez o tempo de 1min21s226 com pneus médios, enquanto Chilton e Charles Pic utilizaram macios nas suas melhores marcas!

      Ponto para o Brasileiro.

  28. Renato Rossini comentou em 08/02/13 at 16:26

    Fabio,

    Parece que a volta do Massa foi realmente boa, não é mesmo? Ninguém chegou nem perto…

    • Fábio Seixas comentou em 08/02/13 at 18:21

      Sim, foi.
      Abs

  29. Marcelo comentou em 08/02/13 at 16:13

    Se o Jules Bianchi acertar com a Force India, acho que ele vai ser a boa surpresa da F1 em 2013.

    • pedro simoni comentou em 11/02/13 at 17:11

      Concordo com voce, se fechar coma Force India, vai ser uma surpresa, fiquei impressionado com a pilotagem e arrojo dele no desafio das estrelas do ano passado e deste ano também.

  30. Leandro F1 comentou em 08/02/13 at 16:08

    Bom pelo que vi até agora, o carro da Ferrari nasceu melhor este ano, apesar da quebra, caso volte a quebrar ai sim sera um problema a confiabilidade. Bom mais fico contente que o Massa tenha
    conseguido o melhor tempo da Semana. As vezes as pessoas conseguem se reinventar dentro de alguma atividade esportiva, também concordo com você Fabio que o Massa deveria sair da Ferrari e procurar novos rumos, mas vai que com esta nova postura ele consegue superar as adversidades e com um pouco de sorte que na minha opinião é o que sempre lhe faltou, ele emplaque um ano espetacular e
    e apareça entre os melhores novamente,
    acredito que ele tem capacidade para andar na mesmo patamar e até superar o Alonso. Bom mais tudo isto são especulações quero ver em Melbourne quem vai esta andando na frente. Fabio o que você acha o Massa pode incomodar o Alonso este ano?

    • Fabio Seixas comentou em 10/02/13 at 0:53

      Pode ser que sim, pode ser que não, ou talvez.
      Abs

Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).