Jerez, dia 4
08/02/13 15:28Em quatro dias de testes, quatro nomes na ponta, pilotando por três equipes diferentes.
Nesta sexta, fechando as atividades em Jerez, a honra coube a Raikkonen, da Lotus. Na quarta, pela mesma equipe, o mais veloz foi Grosjean _Button, na terça, e Massa, na quinta, completam a lista.
O dia de hoje transcorreu sem grandes problemas. O maior deles foi um problema numa zebra, que fechou a pista por 30 minutos.
De la Rosa ainda enfrentou uma quebra na caixa de câmbio, que o deixou na garagem por boa parte da manhã.
Um outro ranking também é curioso: o de quilometragem acumulada.
Quem mais andou até agora foi Gutierrez: 1.115 km. Depois surgem Di Resta (1.062), Massa (1.005) e Vettel (876). Razia é o 19º entre os 23 que andaram nesta semana, com 500 km, à frente apenas de Chilton, Rossiter, Bianchi e De la Rosa.
Aos tempos de hoje:
1º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1min18s148 (83)
2º. Jules Bianchi (FRA/Force India-Mercedes), a 0s027 (56)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s417 (96)
4º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 0s521 (142)
5º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 0s612 (92)
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 0s757 (145)
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 0s796 (98)
8º. Valtteri Botas(FIN/Williams-Renault), a 1s703 (92)
9º. Pedro de la Rosa (ESP/Ferrari), a 2s168 (51)
10º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 2s957 (109)
11º. Luiz Razia (BRA/Marussia-Cosworth), a 3s078 (82)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 5s287 (49)
A próxima bateria de testes acontece entre os dias 19 e 22, em Barcelona.
Curta se você não quer que ele desapareça
https://www.facebook.com/SalveoCambioManual
O que mais impressionou nos testes foram as voltas acumuladas por ROS e HAM após as quebras nos dois primeiros dias…compensaram bem o prejuízo…tiveram sorte da chuva não atrapalhar!!!
Olá Flavio,
Bom ter vc de volta das férias!
Será que o tempo de Button foi o fato a ser levado em conta nesses testes? E a Ferrari q acha!
Pena que quando alonso retornar tudo deve voltar ao normal !!!!
Fabio, acompanhei os teste pela bbc, e comentarista la, andrew brenson, se nao me engano , fez uma analise sobre a curva 2, uma q parece ser bem dificil. bom resumindo, ele perceceu q apenas a lotus nao perdia a linha, ou saia de traseira e de frente ao longo do desgaste do pneus. msm com o asfalto super abrasivo de jerez.essa curva eh a msm q o CH da RBR foi clicado observando la. parece ser um local de indicacao da downforce, oq vc acha. a pirelli tb comentou que os pneus desse ano aquecem mais rapido, e ainda no post falou q a ferrari nao ia ter mais problemas (sao pica msm neh). se possivel manda seus comentarios e pitacos sobre isso. vlw abraco
Voltando ao Blog, pra te “encher o s…” hehe..F1 é bom demais ne!! igual Futebol Americano, no periodo de entre temporadas é foda, preparem para o show de Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso, Sebastian Vettel o quarteto fantastico e mais Jeason Button, Fabio vc gosta de futebol americano?
Sei que esse blog é um site dedicado ao esporte a motor, principalmente a F-1. Mas, não dá para não deixar de comentar sobre aquele triste e trágico incidente que ocorreu em santa Maria, cidade do Rio Grande do Sul
Muitas vidas terminaram de forma brutal e trágica devido a maldita omissão, negligência e corrupção que impera neste país.
E mais uma vez, o Brasil coleciona mais um incidente estúpido e cruel. Recordem – se das tragédias que ceifaram vidas na região serrana do Rio de Janeiro em 2010. Recordem – se do massacre de Rialengo. Dos acidentes aéreos da Gol em 2006 e da TAM em (1996) 2007. E agora? Santa Maria, onde 238 jovens com todo o futuro pela frente, tiveram suas vidas interrompidas naquela boate que mais parecia uma câmara de extermínio, semelhante à aquelas que existiam nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Um capítulo trágico da história da humanidade.
Infelizmente, vivemos no país das tragédias anunciadas. E quando acontecem, os responsáveis e governantes, tomam as devidas providências tardiamente… Quanto vale uma vida?
E os hospitais públicos do Brasil?
O povo do nosso país não são vistos como seres humanos e sim por números, ESTATÍSTICA…
Qual será a próxima tragédia? Caos e engarrafamento aéreo?
Enquanto isso, os ilustres deputados e toda essa canalha política pulam o carnaval com os bolsos bem tampados com o dinheiro do contribuinte, já que recebem DÉCIMO QUARTO E DÉCIMO QUINTO SALÁRIOS… Enquanto que, nossas ruas e estradas de todo o Brasil se encontram com crateras e buracos. Já viram no noticiário um buraco tragando um carro numa chuva? UMA CALAMIDADE!
Se os cidadãos brasileiros não sabem mais o que fazer diante desse ABSOLUTISMO POLÍTICO AUTOCRÁTICO. Então que proclamem e exijam um plebiscito para A REFORMA POLÍTICA.
E já!
Teste de pré-temporada, são testes. Nada mais do que isso.
todas as equipes de ponta estão testando os seus carros para avaliar a resistência e durabilidade.
O mais interessante de tudo nesses testes, é o quanto as principais equipes conseguem esconder o jogo. Qual é a melhor inovação técnica, aerodinâmica e novos sistemas que possibilitem obter vantagens para a melhor evolução do carro.
Em 2009, Ross Brawn surpreendeu o mundo da F-1 com a sua nova equipe na categoria com um carro surpreendente.
Será que, para a temporada de 2013, surgiria uma equipe com um carro de F-1 formidável e fora de série, que chegasse com ares de supremacia nas primeiras corridas?
Em qual equipe vocês apostariam, Lotus Renalt, Mercedes… Ou o lugar comum das três temporadas anteriores?
Irmã do ex-piloto David Coulthard é encontrada morta em casa
http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formula1/irma-do-ex-piloto-david-coulthard-e-encontrada-morta-em-casa,cbbdd67c070cc310VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html
Fábio, será que esse ano vai ser diferente dos outros, quando muito se fala, mas na hora h, o Vettel sempre leva?
VI NA NBC O COMENTÁRIO TECNICO DE UM JORNALISTA CHAMADO “GARY” QUE PARTICIPA DOS TESTES E TEM TRÂNSITO ENTRE AS EQUIPES MCLAREN RBR MERCEDES FERRARI LOTUS, E O MESMO DISSE QUE PELA PRIMEIRA IMPRESSÃO DEIXADA NESSES PRIMEIROS TESTES EM JEREZ 2013, A RBR CONSEGUIU MAIS DOWNFORCE AINDA EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO E QUE SÃO OS FAVORITOS NOVAMENTE; QUE O PACOTE DA MCLAREN PARECE QUE É BEM RÁPIDO MESMO, TIRANDO ALGUNS DETALHES, ELES MCLAREN DEVEM DAR TRABALHO PRA RBR AO LONGO DO ANO; COM RELAÇÃO A FERARI O JORNALISTA DISSE QUE O CARRO PARECE SE COMPORTAR BEM MELHOR DO QUE O DE 2012, MAS AINDA NÃO ESTÃO NO NÍVEL DA RBR E MCLAREN. A LOTUS TAMBÉM PARECE VIR COM UM PACOTE BOM PRA ENROLAR AS COISAS ALI ENTRE MCLAREN E RBR. A MERCEDES, NA PARTE MECANICA PARECE MESMO PREPARADA, MAS SEGUNDO O JORNALISTA, ELES VÃO TER QUE TRABALHAR MUITO DURO PRA CONSEGUIR O NÍVEL DE DOWNFORCE DE LOTUS, MCLAREN E RBR EM CURVAS. ACHO QUE FOI ISSO QUE DEU PRA ENTENDER UM POUCO DA ENTREVISTA. LEWIS É UM PILOTO FANTÁSTICO, MAS, PELOS TESTES E PELAS DECLARAÇÕES DO PEDRO DE LAROSA, COM RELAÇÃO AO SIMULADOR DA FERARI E DA MCLAREN, JÁ DA PRA SE TER UMA IDÉIA DE COMO VAI SER SOFRIDO ESSE PRIMEIRO ANO DE HAMILTON NA MERCEDES F1.
A capacidade de esconder o jogo deles é tão grande e tem tantos instrumentos para isso que é impossível avaliar de longe qualquer coisa; da apenas para saber se o carro não nasceu com um problema grave(coisa incomum nos dias de hoje), quem não está muito ruim e quem tem mais confiabilidade. Talvez estando lá e vendo os carros na pista e a atitude das equipes seria possível concluir algo a mais.
Fabio, a julgar pelos resultados dos testes, com certeza teremos um campeonato bastante equilibrado novamente, acredito que teremos quatro equipes disputando o título, Red Bull, Maclaren, Ferrari e um pouco mais atráz a Lotus, o que você acha?
Como o próprio Fábio Seixas afirmou é preciso relativizar os tempos dessas primeira sessão de testes. Os carros são novos e não se sabe em que condições foram para a pista. Entretanto, duas observações devem ser feitas. Primeiro a Red Bull que sempre se preocupa em testar o carro, sem se preocupar em fazer tempos mirabolantes. Segundo a Mclaren, que também não é uma equipe dada a blefes. O tempo de Button no primeiro dia de testes realmente impressiona, pois foi obtido em um dia frio, com a pista limpa (não emborrachada) com pneus duros e aparentemente em uma simulação de corrida. Junte-se a isso, a Lotus E21, que novamente parece ser um carro bem
“nascido”. Muito provavelmente, no início do campeonato essas serão as grandes forças. Mercedes e ferrari terão muito trabalho pela frente.
Fábio, é sintomático que o 2º piloto seja o 1º a testar a Ferrari. É mais ou menos como os provadores de comida: 1º experimentavam para que o Rei não ingerisse comida envenenada. Agora o Alonso já tem uma “trilha” prontinha para colocar 1″ nos tempos do Massa. E o Galvão e o Reginaldo ainda querem acreditar que as coisas na Ferrari são honestas. É uma pena que o Felipe também acredita nisso!!!
Pois é, Felipe Massa conseguiu o melhor tempo dos quatro dias de teste. Mas parece que isso foi um feito digno de pouco caso. O colunista, ano passado, foi um crítico implacável da pilotagem dele. Agora, continua na mesma linha das reportagens do ano que se passou. Felipe Massa, não sei se devido a força de algum contrato assinado entre as partes, sempre dá exclusividade a rede globo de televisão. No Brasil, atualmente, não existe nenhuma categoria de monopostos que ajude os jovens que se iniciam no automobilismo, a chegarem ao tão sonhado cockpit de um carro de Fórmula 1. Atuações como esta de Felipe Massa, aumentam o interesse dos torcedores pelas corridas. Em consequência, certamente, haverá um aumento na participação das empresas no que tange ao patrocinio de pilotos e de campeonatos. Portanto Sr. Blogueiro, assim como no campeonato passado, Vossa Senhoria, foi duro e sem piedade, nos comentários que fez sobre as desastrosas atuações de Felipe Massa: por favor se redima da sua heresia. Escreva uma materia que esteja à altura do desempenho que ele teve nesses treinos de pré-temporada. Esqueça a tal exclusividade e ajude o automobilismo brasileiro. ABCS.
Ola Fabio!gostaria de tirar uma duvida,o Massa foi o unico a andar com pneus macios?!
em materia de tempo absoluto , sim , o massa foi o mais rapido , mas o proprio massa admitiu que a mclaren de pneu duro e pista suja foi bem mais consistente, e lembrando aos fãs , isso é apenas teste , na primeira corrida vamos ver a realidade
Fabio, o desempenho da lotus vem sendo muito bom, tanto com o raikonen como com o grosjean. Será que nesta temporada poderemos espera uma lotus mais forte e brigando pelo título?
E no quarto e último dia houve o buraco. O bom é que o buraco na pista veio na hora em que o buraco no estômago dos pilotos pedia mesmo uma parada, e aí não houve grandes problemas e ainda foi compensado no fim com mais meia horinha. Cimento na pista e todo mundo voltou sem vontade de se arriscar ainda.
Raikkonen disfarça os problemas do Lotus com o tempo mais rápido, mas é apenas mais um a perder a paciência em trabalhar o carro, dá ordens de afinação para qualificação e marca o melhor tempo do dia, só isso, sem grande significado para a temporada. O problema é que parece que o Lotus para ter um bom tempo destroi os pneus mais rapidamente que os outros em condições “iguais”. O carro não é bom.
O Force India se mostra a cada dia que passa um grande projeto aerodinâmico. Apesar dos problemas enfrentados por Di Resta, a equipe vai acumulando dados e mantendo fiabilidade do carro. Quem sabe se Jules Bianchi garantiu o contrato com o tempo de hoje. Os tempos conseguidos pela FI são fruto de evolução e entendimento acumulado gradativamente e isso é bom.
O Red Bull e Vettel seguiram o script e seguiu muito bem. Acho que é a equipe que melhor aproveitou os testes de Jerez. Sai da Espanha sem ter tido problemas de fiabilidade, tendo um andamento mais equilibrado e constante entre todas as equipes. Testou todas as soluções, afinações, acumulou um volume de dados que é capaz de dar o melhor entendimento do carro. A equipe não fez questão de esconder nada, apenas foi num crescendo de importância testando suas opções programadas, mas também não fez questão de escancarar as portas antes da Australia, o problema é que por mais que tenha tentado escancarar, acabou sem querer revelando o real potencial do carro. Vettel faz hoje o 3º tempo usando pneus duros e uma afinação de corrida conservadoríssima. Com pneus macios ou S. macios e um fiozinho de afinação com menos downforce o RB teria cravado, não só o melhor tempo de todo o tempo de Jerez 2013, como teria feito qualquer coisa como 1:17:5 ou menos um pouco. Bastava ter adotado o mesmo perfil do Lotus de Kimmi e já dava para bater esse tempo. O RB 2013 caminha a passos largos para dominar de forma avassaladora o campeonato 2013.
A Sauber termina os 4 dias alí naquela posição neutra sem brilho no total dos treinos. Nem marca bons tempos com afinações ousadas, nem marca bons tempos médios, o que mostra que o potencial do carro é fraco.
O Toro Rosso é um bom carro. Não brilhou nos lugares da ponta, mas trabalhou intensamente sem dar muitos problemas, e deu mostras que pode ter um desempenho muito acima das expectativas em corrida. Esse carro vai dar trabalho a algumas equipes grandes.
A Mercedes vai se confirmando com um grande erro de projeto do corpo técnico liderado por Brawn. Problemas graves em várias areas, principalmente do ponto de vista aerodinâmico. Hamilton repetiu a maratona de ontem de Rosberg o que me parece mostrar uma preocupação séria com a fiabilidade do motor. O carro em vez de evoluir, se degrada. Sai de Jerez com um incômodo 10º lugar para o 1º piloto da equipe, que já aparece nas fotos com um sorriso amarelo. Se fosse possível fazer uma regra de 3 com os resultados de 2012 com os de 2013, o resultadado da regra de 3 para a tabela do campeonato seria um fiasco total. A Mercedes GP corre o risco de chegar no fim do ano atrás de FI, Toro Rosso, Sauber e quem sabe a Williams. As coisas não estão nada boas para a casa de Stutgard.
A Mclaren só escapa do fiasco por causa do tempo de Button no 1º dia, mas no fim de contas esse tempo é apenas o 9º da geral. Ainda acho que o carro é bom, mas podia ser melhor. Os pilotos não ajudam e a fiabilidade do carro vai ser problema. Novidades demais para um ano de fim de regulamento vigente.
Não há comentários possíveis para um carro Williams de 2012. Uma vergonha.
A Ferrari escolheu mal o 2º piloto para Jerez, mas mesmo sendo De la Rosa, fica evidente que o carro tem problemas de projeto. Coeficiente aerodinâmico muito alta que obriga o motor a trabalhar em regimes muito altos. O 1º lugar de Massa não disfarça os problemas de projeto. Tirando este tempo, o resto dos treinos foram de tempos fracos e pouco proveito. Quando solicitado com afinações de corrida, tanque cheio, o carro se arrasta. Muitos ambandonos de corrida a vista para a Ferrari este ano. Ficar hoje atrás de um Williams 2012 aos comandos de Bottas não foi nada bonito.
A Caterham vai ter que trabalhar melhor. O carro é melhor do que o de 2012. Podia ter feito melhores tempos. 0,4s mais rápido que 2012 é pouco, mas o ano passado foi com Kovaleinen e este ano com Pic, e isso faz toda a diferença.
Razia venceu a primeira batalha e o Marussia que tinha em 2012 diferenças de 4.5s para o 1º tempo, este ano andou a volta de 3s, o que é muito bom, mas dai a marcar pontos vai ser muito difícil.
De todos os 4 dias, na minha modesta opinião, a RB sai muito destacada no favoritismo ao título. O campeonato pode mesmo ter um domínio por parte da RB. o RB tem potencial para vencer pelo menos 14 das 19 provas do campeonato.
Na primeira amostra ,ja da para ver que o
campeonato será igual ou melhor que o
do ano passado, com as equipes intermediarias chegando mais proximas.
Massa fez sim um excelente tempo, mas nao podemos ignorar os tempos de Button e Vettel com pneus duros. Acho que as duas estao escondendo o jogo, ja que principalmente Vettel tinha condiçoes de fazer no minimo 0.800 abaixo do tempo de Massa com pneus macios. Razia pela manha esteve muito, mas muito lento, levando quase 8 segundos do Caterham, mas a tarde conseguiu reduzir a diferença. Mas primeiro ele tem de resolver a briga interna. Se ficar a frente do companheiro tem chances de continuar, se ficar a frente da Caterham, é certo de que seguirá para uma equipe grande.
Ps: Longas férias Fábio, bom te ver de novo aqui, sinal que a F1 ta chegando!!! Haja coração! kkkkk
Olá Fabio, até que fim acabou as suas Férias! RsRss…
Acredito que referente aos carros e pilotos não temos como analisar nada ainda, porque são tudo teste!!! Mas uma coisa eu quero comentar o Capacete do Sergio Peres ficou parecido com o do Lewis lembra muito! E muito diferente do que ele usava na sauber! O que você achou? Parece que a Mclaren quer enchegar o lewis dentro do carro! rsrsrs
Comentário sobre a Ferrari com Massa terem sido os mais rápidos dos testes você não fez né… Imparcialidade sempre, pqp.
O que você está sugerindo?
Em tempo, na TERÇA-FEIRA, PRIMEIRO DIA DE TESTES, eu fiz questão de relativizar a importância desses tempos.
Abs
Que comentario voce queria? Se fosse Alonso teria feito 1:17:148… Logico Alonso eh sempre um segundo mais rapido que Massa. A ferrari agiu bem, se fosse qualquer outro piloto do grid, que nao o vovo Delarosa a testar a ferrari, tinha explodido esse tempo do massa. A demissao sumaria (que deve acontecer ao longo do ano)..talvez acontecesse antes da temporada iniciar!
Boa!
já estão demitindo o coitado do massa, é tão dificil dar um voto de confiança pro cara?
Sempre 1 segundo? certamente vc estava em coma na segunda metade de 2012.
Cala a boca velho, a quantidade de merdas que você falou ai é incomensurável. Pense pra falar.
Quanto ao Fábio, só achei que seria pertinente informar que nos tempos combinados Massa foi o mais veloz e você não o fez.
Desarme-se um pouco meu amigo Carlos, chega de complexo de vira-latas.
E enquanto isso o Massa tah ganhando 14 milhoes de euros por ano e pouco se lixando do que vc pensa CarlosSP!
Parem de ficar falando asneira!
E isso ai Gusta
vo, esse Fabio Seixas nao e brasileiro…ainda bem que ele sempre erra..
Fabio,se as sedes da maioria das equipes ficam na Inglaterra,por que os testes nao acontecem nos circuitos britanicos e sim nos espanhois?
Por conta do clima. Está muito frio na Inglaterra agora.
Abs
Domingo, dia 10, vai nevar.
E não por questão de conforto; o frio impede que os pneus cheguem a temperatura mínima de desempenho.
ps. esqueci de mencionar.. acompanhei hoje pelo f1 live, com narração da ESPN online… e achei interessante pelo fato do Razia não ter cometido nenhum erro tolo, e achei que ele fez boas simulações de corrida.
é uma pena o carro ser tão lento, mas parece ser bem melhor que o carro do ano passado. e me parece mais promissor que a Caterham.
fato interessante é que a Ferrari e o Massa, principalmente o Massa se mostraram muito bem.
o melhor carro, me parece ser com sobra a mclaren. no 1º dia, o Massa observou bem a volta incrível do button, com pista suja… acredito que a equipe pediu a ele para aliviar nos treinos. ele e o Perez…. eu penso que Ferrari, RBR tem pelo menos 1s na manga ainda. a Lotus uns 0.6s.. junto com sauber … force india, deve tirar uns 0.4s ainda… e a Mclaren acredito que ainda tem 1.5s de sobra….
qto as outras equipes, acredito que andaram perto do seu potencial…
kkkk,poxa vc é incrivel. não rola os numeros da mega?
Fábio, o que achou da Marussia e do desempenho do luiz eu Razia…
na minha opnião, achei interessante. e a Marussia conseguiu levar bem o carro e no 1º teste, o que é importante, fato que não aconteceu no ano passado, e outro ponto positivo, o carro se mostrou confiável.
e o Razia sendo um pouco mais veloz que o chilton é bom sinal tb.
mas qual a sua avaliaçã?
Só me preocupa a pouca quilometragem.
Abs
Só um adendo,
Razia fez o tempo de 1min21s226 com pneus médios, enquanto Chilton e Charles Pic utilizaram macios nas suas melhores marcas!
Ponto para o Brasileiro.
Fabio,
Parece que a volta do Massa foi realmente boa, não é mesmo? Ninguém chegou nem perto…
Sim, foi.
Abs
Se o Jules Bianchi acertar com a Force India, acho que ele vai ser a boa surpresa da F1 em 2013.
Concordo com voce, se fechar coma Force India, vai ser uma surpresa, fiquei impressionado com a pilotagem e arrojo dele no desafio das estrelas do ano passado e deste ano também.
Bom pelo que vi até agora, o carro da Ferrari nasceu melhor este ano, apesar da quebra, caso volte a quebrar ai sim sera um problema a confiabilidade. Bom mais fico contente que o Massa tenha
conseguido o melhor tempo da Semana. As vezes as pessoas conseguem se reinventar dentro de alguma atividade esportiva, também concordo com você Fabio que o Massa deveria sair da Ferrari e procurar novos rumos, mas vai que com esta nova postura ele consegue superar as adversidades e com um pouco de sorte que na minha opinião é o que sempre lhe faltou, ele emplaque um ano espetacular e
e apareça entre os melhores novamente,
acredito que ele tem capacidade para andar na mesmo patamar e até superar o Alonso. Bom mais tudo isto são especulações quero ver em Melbourne quem vai esta andando na frente. Fabio o que você acha o Massa pode incomodar o Alonso este ano?
Pode ser que sim, pode ser que não, ou talvez.
Abs