Jerez, dia 3
07/02/13 15:12Um dia de muito trabalho na Espanha, com apenas uma interrupção dos treinos. O motivo, pane seca no McLaren de Button, algo comum em testes.
E coube a Massa registrar o primeiro tempo abaixo do 1min18s nesta pré-temporada em Jerez. O brasileiro cravou 1min17s879 logo pela manhã e não foi superado por ninguém.
Impressionou ainda a rodagem do carro da Mercedes: Rosberg completou 148 voltas. A equipe corre atrás do tempo perdido com os problemas nos dois primeiros dias.
Por fim, o dia registrou as estreias de Vettel e Raikkonen em 2013.
Aos tempos:
1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min17s879 (49 voltas)
2º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s887 (148)
3º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 1s173 (102)
4º. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), a 1s321 (40)
5º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari), a 1s368 (85)
6º. James Rossiter (ING/Force India-Mercedes), a 1s424 (42)
7º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1s724 (83)
8º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 2s055 (110)
9º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 3s390 (78)
10º. Valtteri Botas(FIN/Williams-Renault), a 3s696 (86)
11º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 4s473 (57)
12º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 5s850 (7)
Não sei porque essa empolgação toda com o Massa por causa de um primeiro lugar nos testes, voltem todos para a realidade por favor, isso não quer dizer nada, o próprio nome diz “testes” e não corrida, as equipes apenas experimentam variações de acerto para os carros, compostos aerodinâmicos, coletam dados eletrónicos e mecânicos, enfim, é como se fosse uma bateria de estudos e mais nada, aposto com qualquer um que assim que tiver início a temporada, ele volta a ser o cachorrinho da Ferrari cheirando a traseira do espanhol malandrão! Desistam, o Brasil parou no tempo e foi atropelado pela concorrência, um país que não investe em nada além de carnaval não tem muito futuro no esporte, nem mesmo no prato da casa que é o futebol a coisa anda boa, na F1 então, façam as contas, é ladeira abaixo!
Nossa.. tem tempo que não escrevo aqui.
Na verdade só quero fazer uma reflexão: vi muitos brasileiros eufóricos com o tempo do Massa ontem.. enquanto o próprio Massa estava eufórico com o tempo do Button no primeiro dia, com pneus duros e só meio segundo mais lento que o Massa (no terceiro dia, com pneus macios).
Muita calma nessa hora.
Fábio, olha que interessante esse vídeo da linha de produção da nova Red Bull:
http://www.youtube.com/watch?v=-t6cxIeCIjE&feature=youtu.be
Abç
Seixas, você viu a materia do estadão sobre Interlagos ?? tem alguma informação sobre o tema?? Se proceder as informações pode abalar ainda mais o cenario automobilisco brazileiro.
Abraço.
É só pressão do Ecclestone. Acontece todo ano.
Abs
Uma mãozinha do Rory Byrne aí?
Pois é, Massa. Aproveite enquanto o Alonso
se prepara fisicamente…
se o Luiz Razia baixar este tempo do Chilton em 1s hoje, seria fantástico…. já se mostraria um carro mediano, pois um carro que tomava de 4s a 5s durante todo o ano. ficar apenas a 2s do mais rápido. é muito bom… porém acredito que hoje o Vettel deva baixar o tempo para 1:17.4, acredito eu que o Hamilton tb deva ficar perto dos 1:17.6… lógico que eles vão querer dar uma voltinha na frente hehehe
Depois de apresentado os carros, nota-se que só a Ferrari construiu realmente um carro novo, algumas equipes nem tiveram o trabalho de pintar os carros, por isto que teremos uma F1 ainda mais equilibrada em 2.013.
Dar mais de 100 voltas e ficar a 1 segundo do Massa quer dizer muita coisa sim! Boa sorte Felipe !
Fábio, vc poderia comentar sobre esta noticia, vem do site Grand Prix F1..abs.
Ecclestone summons small teams to meeting
Bernie Ecclestone has summoned the chiefs of F1’s smallest teams to his London headquarters.
Germany’s Auto Motor und Sport said representatives of Marussia, Caterham, Force India, Sauber and Toro Rosso have been invited to the meeting on Thursday.
With HRT now folded and other small teams ousting salaried drivers in favour of ‘pay drivers’ for 2013 and worrying about the cost of buying an engine in 2014, the meeting follows speculation F1’s smallest teams are buckling under the pressure of financial problems.
“The situation is serious,” said German correspondent Michael Schmidt.
Mercedes boss Ross Brawn, however, said he is not concerned.
“We have always had these phases, and formula one has always found its way out of them,” he is quoted as saying.
Referring, however, to Thursday’s meeting with Ecclestone, journalist Schmidt continued: “There is much to discuss.
“It’s quite possible he (Ecclestone) will remind them of an old idea: throughout the paddock the words ‘customer car’ are doing the rounds again.”
Acho que ele busca garantias de que essas equipes não vão seguir o mesmo caminho da HRT.
Abs
Legal! Nuito legal mesmo! Acho isso como um ponto positivo para Felipe Massa. Mas também, como todos nós sabemos, Isso não quer dizer tudo. Testes pré temporada nem sempre querem dizer alguma coisa mas acho que esse é o princípio de um caminho a ser tomado. Apesar dos pesares, entre sua fase satisfatória e uma longa má fase pós acidente, como sempre comentei aqui, até que sempre acreditei, não apostei, mas acreditei que Felipe poderia ou pode se recuperar. Tirando o lado humano da questão, levando em conta apenas números, ainda dá para se dizer que Felipe Massa tem chances de ser campeão. Pô! Olha o que o cara disse! É, pois é, mas como eu disse, não estou apostando, mas acredito que pode. Isso é apena o começo e um começo de uma pré temporada. Bom começo. Ponto positivo. O que resta é nós acompanharmor como será o seu desempenho no decorrer da pré temporada. E no fim, torcer, para que haja um bom resultado e que Felipe no mínimo recupere a sua forma ideal para andar estavelmente nas primeiras posições durante o ano.
Fábio, fico desapontado com a saída de Bruno Senna, pois, pode não ser um piloto Top, mas é um bom piloto e em evolução, está em um nivel intermediario, igual a vários pilotos do grid, além do que é carismático, tem o sobrenome Senna e tem patrocinadores.
O problema foi q ele tomou aulas c barrichello. HAJA DESCULPAS!!!!!!!!!
Pra quem lembra dos treinos da Ferrari ano passado, acho que eles começaram bem melhor.
Dizer que estão melhores ou no mesmo patamar das outras concorrentes, é difícil. Isso só vamos saber lá na terceira ou quarta corrida. Aí que a coisa vai começar a pegar fogo.
Mas acho que é um bom começo. Ou pelo menos melhor que o começo do ano passado.
Pelo que se lê vindo do Massa a respeito do novo carro, este parece ter tido uma gestação muito mais saudável que o do ano passado.
Sem falar que ficou realmente muito mais bonito.
Oi Fábio! Sábado faz um ano que você está de “casa nova”! Parabéns! Dá para arriscar um palpite sobre como estarão as forças para o campeonato deste ano?
Já?? Obrigado pela lembrança.
Sobre o palpite, vou deixar pra mais tarde…
Abs
E o Razia já começou levando sova do companheiro de equipe….
Ferrari veloz é?!
Marussia a 3 segundos…sei.
“dizia a aritmética…”
Massa campeão esse ano! Certeza!!!
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Espera um pouco,deixa eu respirar… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
CARLOS… É PRA RIR OU É PRA CHORAR?? POR VIA DAS DÚVIDAS EU CHOREI DE RIR QUANDO LI O SEU COMENTÁRIO…
Esperamos por isso cara! 😀
E ao 3º dia temos o primeiro bluff da temporada: o tempo de Massa. A Ferrari pensou que cravando o melhor tempo, iria obrigar os outros a mudarem suas ordens de trabalho e daí em diante os outros tentariam bater o tempo de Massa e se atrasariam no desenvolvimento dos respectivos carros. O problema é que a própria Ferrari acaba por ser vitima deste tipo de estratégia. Perde-se muito tempo para preparar um carro para voltas tipo qualificação e depois todo o tempo para volta a configuração de velocidade de cruzeiro para desenvolver o carro. Além do mais, amanhã o desajeitado e enferrujado De la Rosa pega no carro. Dependendo do apetite dos outros pilotos por tempos baixos, Massa pode sair de Jerez como o herói dos primeiros treinos do ano, como pode sair bem lá embaixo da tabela de tempos. É bom lembrar que o tempo de MAssa é mais alto que o tempo de Rosberg em 2012. Erro sério. Ninguém deu a mínima, principalmente a RB que tem feito um trabalho fantástico.
A Mercedes continua na sua turnê publicitária. As 150 voltas de Rosberg não passam disso mesmo, publicidade. Até tentou marcar o melhor tempo também, mas desta vez o apetite da Ferrari por mediatismo foi maior. Ainda cheguei a pensar que teria sido uma exigência das outras equipes com motores Mercedes, principalmente a Mercedes devido aos seus problemas de fiabilidade recentes, mas não me parece. Não fazia sentido a não ser que Hamilton faça o mesmo amanhã. Mais um erro de estratégia de Ross Brawn. O Mercedes hoje apareceu com uma nova asa frontal diferente da apresentação, que até foi bem defendida por Gary Anderson, colega defendendo colega, bastante engraçado até, mas o certo que a esta asa também é mais um erro de projeto. Vai trazer problemas para o carro em pistas com curvas muito rápidas dos circuitos Helman Tilke mais recentes e em curvas tipo Copse, Maggots e Beckets. São muitos circuitos assim hoje em dia e Brawn continua errando feio no projeto. Mesmo com tantas voltas, o carro não foi capaz de fazer bons tempos médios por volta, o que torna esse esforço físico de Rosberg quase inútil.
O Force India parece numa evolução constante. A equipe está no caminho certo. Mesmo com um enferrujado Rossiter, a equipe foi capaz de fazer um bom tempo.
Raikkonen não quis correr os mesmos riscos que Grosjean correu, e fez bem, mas ao mesmo tempo revela que o carro não vai longe neste campeonato em termos de pontos como foi o de 2012.
A Red Bull tem feito um voo de cruzeiro e tem conquistado décimo de segundo em décimo de segundo. A evolução e o entendimento do carro com coleta de dados e uma múltipla combinação de acertos tem feito a equipe de Milton Keynes a equipe que saírá de Jerez com a maior vantagem em termos de competitividade durante a temporada. Vai ser muito difícil para as outras equipes evitarem que a RB domine e de forma absoluta este mundial de 2013.
E a Toro Rosso segue o mesmo caminho. Vai mesmo muito bem. O carro é mesmo bom.
A Mclaren infelizmente vai mesmo ter muitos problemas de fiabilidade este ano com as novidades mecânicas. Vai levar tempo até que a equipe domine os problemas. E Button não é o piloto certo para esse momento. E nem Perez. Vai um ano difícil para a equipe de Woking e os primeiros dias de Jerez começam a moldar este cenário.
O Marussia fez um feito hoje, mas é mais um golpezinho publicitário.
No fundo no fundo, com exceção da RB, Force India e Toro Rosso, os treinos de Jerez não têm sido levados muito a sério pelo resto do pelotão. Se estão levando a sério, pelo menos não tem aproveitado muito bem.
Impressionante n,de voltas que o NICO ROSEBERG deu.Parece que os problemas mecanicos estao superados. Ainda bem!Tbem dizer que o tempo foi registado com os pneus duros.Estou ansioso para saber qual sera a prestaçao de Lewis Hamilton amanha.
Verdade…o tempo do Chilton foi muito bom mesmo!!!!
E o Vettel???? Tetra???? Seria muito bom que ele conseguisse esse feito hein…o alemãozinho é demais mesmo!!!
São apenas testes, vamos com calma…daqui a pouco tem gente apostando que Massa será campeão, sejamos realistas as chances são muito, muito pequenas.
Fabio, considerando o regulamento este ano os tempos devem ficar próximos dos do ano passado ou existe outra tendência (para mais ou para menos?)
Abraços!!
Ontem meti a boca no xará por causa de seus tempos nos dois dias de treinos, mas hoje tenho que dar a mão à palmatória. Até que enfim a Ferrari deixou ele apertar o acelerador pra fazer tempo. Espero que continua assim na temporada, aí sim vamos ter um campeonato de verdade, sem a limitação em função das ordens dos boxes.
Fabio, agora que o Senna confirmou mesmo sua saida da F-1, seria interessante voce comparar a carreira dele com a do Nelsinho Piquet. Ambos vieram de familias com historias de sucesso da F-1, mas nao chegaram nem perto do que o tio e o pai alcancaram. Sei la, … joguei uma ideia ai. Abraco. (desculpe pelo teclado americano).
Essa história de São Paulo perder o GP de F1 para Santa Catarina pode ser papo furado.
Afinal só “Interlagos – SP” tem toda a Infra que a F1 exige.
Mas acho que o Brasil deve ficar esperto, para não perder o GP do Brasil em 2016. Ecclestone pode se cansar de esperar as reformas de Interlagos que nunca saem… e pode tirar o GP daqui por uma ou duas temporadas para ficarmos espertos, o que vc acha?
É mera pressão do Ecclestone. Ele faz isso de tempos em tempos, com todos os promotores. Normal.
Abs
Mercedes deu 148 voltas em um dia mesmo Fabio? E uma recuperação e tanto de quilometragem depois de uma semana problematica. GO Lewis.
O tempo do Massa está semelhante ao do Rosberg ano passado (2 décimos maior), nem por isso a Mercedes foi bem.
Fábio, você têm os tempos para fazer o comparativo? Obrigado
Como eu disse começa agora a aparecer as melhores equipes.Parabens ao Bruno não querer se humilhar em equipes que não oferecem resultados e só querem dinheiro para se manterem e enriquecerem seus proprietarios.Equipes só Ferrari,Mac Laren e Red o resto só Fajutas.No momento vamos ver todos cairem de pau no pobre Razia.
Fábio, creio que o Massa deu 85 voltas e não 49.
Surpreendente o tempo o tempo de Max Chilton. á 3s de Massa.
esse ai eles não vão dar muito destaque , pois é companheiro do Razia e como de costume a imprensa brasileira não gosta de elogiar os companheiros dos brasileiros na formula 1, sonhando que ressurja algum Ayrton Senna no corpo de alguém.
e a frent de uma Carteham e Williams
Realmente surpreendente. Superou o Bottas!
Massa na frente?!?!Seria legal né.
Hehe! É…pena que a nossa espectativa fica no “seria”, pelo menos por enquanto.