Jerez, dia 2
06/02/13 15:16Dois brasileiros na pista! Sim, aproveite enquando isso ainda existe.
(Neste ano, foi por pouco. E, francamente, não sei se a temporada vai terminar assim…)
Nesta quarta pela manhã, Razia foi finalmente anunciado como piloto da Marussia.
Como alguém escreveu no Twitter, foi o menor intervalo da história entre um anúncio oficial e o primeiro teste: minutos depois ele já estava no carro, acelerando por Jerez.
Ficou em último ao fim do dia, como era de se esperar: o carro é ruim e foi só sua primeira experiência na equipe. Haja trabalho pela frente…
Falando em frente, o líder do dia foi Grosjean. Ele fez o melhor tempo da manhã e melhorou ainda mais a marca à tarde.
A notícia do dia ficou com Hamilton, no seu primeiro teste com a Mercedes. Ele escapou da Dry Sack _como Chilton, ontem_ e, com o carro avariado, não voltou mais à pista. A equipe alega problema no freio.
Massa terminou em oitavo. “Os engenheiro da Scuderia não estão preocupados com tempo de volta, preferindo se concentrar nos itens da lista de trabalho”, já informou a equipe num comunicado.
Aos tempos:
1º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), 1min18s218 (95 voltas)
2º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 0s785 (95)
3º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari), a 0s916 (83)
4º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s120 (101)
5º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), a 1s284 (99)
6º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 1s301 (15)
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 1s354 (81)
8º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s696 (78)
9º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), a 2s475 (71)
10º. James Rossiter (ING/Force India-Mercedes), a 3s055 (19)
11º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 3s093 (88)
12º. Luiz Razia (BRA/Marussia-Cosworth), a 5s319 (31)
Grosjean é cavalo paraguaio…. digo francês…
Quando lançaram o carro eu vi que havia algumas mudanças na suspensão traseira, coincidência ou não, Massa treinou sempre com pneus duros, e pelo que sei estavam disponível pneus duros, macios e super macios. Massa foi o único a utilizar somente um tipo de pneu, tomando 1.6 seg de pneus super macios até não está mal. Mas o que me intriga é as imagens destes mesmo pneus depois de usados. Estão completamente acabados, parecem aqueles pneus de caminhão quando estoura, o que me leva a duas hipóteses; Ou estão escondendo o jogo andando demais com o mesmo pneus, ou estão sofrendo com a nova suspensão. É esperar para ver o que acontece quando usarem os super macios. E por alguns vídeos que já vi por ai, Horner e Neway já estão de olho no comportamento da Ferrari para saber se é isso ou não.
O Hamilton não escapou na curva, o carro é que perdeu os freios. Vc começou cêdo heim.
Fábio, você poderia explicar melhor sua declaração de “não sei se a temporada vai terminar assim”, sobre a permanência dos pilotos brasileiros na F1 em 2013?
Não sei se Razia tem bala ($$) para toda a temporada.
Abs
eu acredito que ele termina sim, apesar de não terem especificado a duração do contrato.
porém acredito que os 2 pilotos da Marussia devem continuar em 2014 devido a grande modificação das regras. pois seria ignorância mudar qualquer piloto em 2014, principalmente colocar algum estreante.
pelo menos 1 piloto de cada equipe deve ser mantigo..
no caso das menores, com certeza o melhor custo, ou seja.. se foi bem e se injeta grana.
acredito que o Razia fique em 2013 e 2014.
Fábio, tudo bem que a “Scuderia” diz que só estão fazendo testes e não se importam com o tempo, mas aí vem o Alonso e …….faz tempo!! Por isso que eu sempre falo que o Massa deveria ter ido pra outra equipe, mesmo menor, pelo menos seria feliz. Nem em treino a Ferrari não deixa ele fazer tempo e esse papo de estar só testando não cola. Podia deixar ele fazer umas voltinhas pra pelo menos ficar mais pra cima da tabela nos testes pois afinal, isso tudo prejudica a imagem dele que já não é boa e queira ou não, sabendo que é teste ou não, o que conta é o tempo. É ou não é?????
caixao!
Concordo com o Fabio Seixas quanto ele diz no começo do texto a seguinte frase:Dois Brasileiros na pista.sim, aproveite enquanto isso ainda existe. No andar da carruagem no Brasil acredito piamente que em 2014 não teremos representantes na categoria.
Tomara q seja verdade essa de não estarem se importando com tempo de volta, se vc pegar o retrospecto de pré-temporada da equipe dos últimos 4 anos, verá q a Ferrari sempre começa mal e termina mal, um absurdo vergonhoso pra equipe de maior estrutura financeira da F1!
Os números (tempos) de Jerez dizem muito pouco para a temporada, basta ver os números de 2012 quando a Mercedes GP fez o 1º e o 3ºs melhores tempos e no fim da temporada todo mundo viu em que lugar na tabela ficou o Mercedes GP. No máximo, Jerez aponta algumas dicas. Em 2012 a principal foi que a RB, Mclaren e Ferrari foram a Jerez a trabalho e que Mercedes GP e Lotus foram para publicidade usando a maior parte do tempo para tentar marcar tempos baixos e aparecer nas capas dos jornais. Isso sem necessidade é claro, mas foi assim. E tirando o GP da China essa opção foi desastrosa ao longo do ano. A Lotus ainda acordou a tempo, mas Ross Brawn se perdeu. Este ano está acontecendo a mesma coisa. Faltavam 4 minutos para acabar a sessão, todos na pista tentando bater o tempo do Lotus, e Grosjean pára na pista e garante o 1º lugar nos tempos. A Mercedes GP vai colecionando vexames após vexames e a tendência é só piorar. Com a entrada de Wolff na equipe as coisas vão piorar e muito. Toto é um político raposa, uma autêntica bomba atômica, deixou na Williams um rasto de “destruição”, reduziu drasticamente a qualidade do corpo técnico da equipe, mecânicos e etc, deixou Maldonado ao volante do carro, trouxe um duvidoso Bottas, e ainda conseguiu colocar Susie Wolff como piloto de desenvolvimento. Um autêntico arraso. Vai acabar entregando a Mercedes GP de bandeja para a HWA.
Os problemas no Mclaren são obvios. Vão ter grandes problemas de fiabilidade ao longo da época com as novidades mecânicas. O problema maior da Mclaren chama-se Button. O piloto inglês precisa de muito tempo para afinar um carro. É tempo demais e precioso demais que não combina com F1. Button encontra sempre defeito. Não consegue entrar em pista se não sentir o carro como se fosse um Mercedes classe E numa autoestrada alemã. Isso é utópico e Button vai ter muita dificuldade em fazer este Mclaren 2013 vencer.
O Ferrari é um erro de projeto. O carro de 2013 é pior que o de 2012. E o problema maior reside no fato de os pneus duros este ano terem sido modificados pela Pirelli, e agora são muito parecidos, em termos de comportamento em pista e nos compostos, com os macios, e em 2012 a Ferrari só foi realmente competitiva com pneus duros ou com pneus de chuva, e isso tem a ver com a potência do motor e a sua distribuição para as rodas. Nisso, por ser o último ano, dos aspirados, a Ferrari não mudou muito. Com um projeto mal concebido e este problema de perda de vantagem com os pneus duros, a equipe de Maranello vai ter um ano muito complicado. A única coisa que ajuda é o talento de Alonso, mas aquelas 3 vitórias de 2012 podem não acontecer este ano, pelo menos não tantas.
Saudações Fabio! Prazer ler suas linhas novamente e acompanhar as notícias dos testes pelo teu blog – estava com saudades, como todos, da f1 e, como alguns, do teu texto.
1) nada de palpites é bom
2) curioso (e nada acidental) que quando éramos um caco na economia mundial, sobrava talento brazuca na f1. Agora que temos algumas das maiores multinacionais do globo, nos falta pilotos. Poderíamos ter uma Coperçucar da vida, não?
3) que a Mercedes não sepulte o talento de Hamilton.
4) que bons profissionais do jornalismo continuem prestando serviço de fornecer entretenimento sem tanta alienação como os ufanistas da televisão gostam de fazer
5) feliz ano novo!
Olha não tenho duvida que a Ferrari vem melhor neste ano. O quanto em relação as outras eu não sei, mas sem duvida eles estão testando peças pra quando o Alonso sentar no carro eles otimizarem a performance do bólido. E amanhã na quinta-feira quando eles voltarem a testar o Massa deva ser um pouco mais rápido, mais até agora parece que o carro é bastante confiável mecanicamente falando.
Fábios queria comentar sobre dois pontos:
1º- Acredito eu que Razia entrou numa gelada, esse carro não presta, desde o projeto até o propulsor, ano que vem quero ver que vai fornecer os propulsores para essas equipes. Na minha opinião Razia é um bom piloto e essa equipa só vai servir para queima-lo.
2º- Em face do desempenho da Massa ano passado, estou quase convicto que Maranello trouxe o De la Rosa para caso precise ele assuma a vaga de Massa, apesar de ser um piloto muito limitado, mais tem muita experiência, inclusive foi piloto reserva da Maclaren. Não sei não! Abs…
Haja capacete amarelo nesse grid. Acho que será o campeonato com mais.
ESCREVAM AI ESSE ANO SERÁ KIMI RAIKONEN
Enquanto os pilotos brasileiros forem somente filhos de milionários dificilmente vamos ter algum vencedor na Fómula 1 pois é quase impossível tirar qualidade de amostragem baixa. Para quem tiver curiosidade pesquise em que os pais dos campões da fórmula 1 trabalhavam e veja se algum filho de pessoas com a mesma profissão no Brasil teria a mínima condição de colocar seu filho para correr no kart. Só para citar 5 pesquise Michael Schumacher, Alonso, Mika hakkinen, Kimi Raikkonen e Vettel.
Reportagem da TV espanhola Antena 3, mostra acidente de Hamilton em Jerez de la Frontera, saiu muita fumaça antes da batida e o carro foi em linha reta. tem o video no Grande Premio.
o que intriga é que no ano passado,
Williams e mercedes em nenhum momento apresentaram carros dignos de vitória.. o desempenho durante o ano passou bem longe disso.
ao ponto de nas 7 primeiras corridas 7 pilotos diferentes vencerem. dentre eles. Maldonado e Rosberg..
outro ponto.. o Alonso carregou a ferrari no colo. ou ela simplesmente fez tudo o que pode no carro do Alonso, pois diante de tanta tecnologia, o braço do piloto não tira 1s na pista. talvez 2 ou 3 décimos
os testes da pré temporada não significam muito… pois pode ter gente escondendo o jogo como a RBR sempre faz. e pode ter gente andando forte como a force india em busca de mais patrocinadores.
o que será interessante. é no inicio os pneus vão se destruir, e voltemos as belas corridas de 2011 (com pits faltando 10 a 12 voltas) e os pilotos voltando rápidos e com ultrapassagens show no final de corrida.
Caro Fábio, impressão minha ou a Mclaren contratou o piloto errado da Sauber? Que começo de ano para a mercedes, pane elétrica com o Rosberg e falha nos freios com Hamilton. Não completaram 30 voltas. Péssimo para um carro novo e para um início de temporada. Será que mesmo desenvolvendo o novo carro com o auxílio do túnel de vento da Toyota, a ferrari ficará atrás de Mclaren, Red Bull e Lótus? Vamos aguardar Kimi na Lótus. E sobre o razia? Muito estranho toda essa “história”. De onde vem todo o dinheiro que o ajudou a “comprar” essa vaga?
Fábio, Razia não treinou pela tarde? O que aconteceu?
Problema de motor.
Abs
Fábio, o que esperar o Razia? Vale a experiência para ele? Ou isso queima o filme? Acha que ele não termina o ano? Pesa patrocínio?
Marcos
o Massa, tem a vantagem em relação aos outros.. ficará até quinta dentro do carro, então pode tirar proveito de diversas áreas do carro antes de fazer voltas rápidas. existe a possibilidade da Ferrari estar acertando o carro para economizar pneus com o carro mais pesado..
veja os melhores tempos do ano passado e Marrussia nem foi pra pista. ponto positivo pra este ano
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Pos. Carro Piloto Equipe Tempo Voltas Melhor Tempo na
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1 8 Nico Rosberg Mercedes 01:17.613 118 volta 53
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2 10 Romain Grosjean Lotus 01:18.419 117 volta 31
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3 1 Sebastian Vettel Red Bull 01:19.297 96 volta 43
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4 4 Lewis Hamilton McLaren 01:19.464 80 volta 32
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5 17 Jean–Eric Vergne Toro Rosso 01:19.734 79 volta 28
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6 15 Sergio Pérez Sauber 01:19.770 48 volta 30
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7 5 Fernando Alonso Ferrari 01:20.412 67 volta 18
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8 19 Bruno Senna Williams 01:21.293 125 volta 36
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9 20 Giedo van der Garde Caterham 01:23.324 74 volta 49
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10 36 Jules Bianchi Force India sem tempo
Bem vindo Fábio… Preparado para um mais ano de comentários as vezes agressívos? Hahaha
Na sua opnião qual o carro mais bonito? Gostei da maclaren.
Tudo que eu queria era saber o que Massa falou para Montezemolo depois do primeiro teste sobre o carro…
Acho que a ferrari esta escondendo o jogo.
O Resultado do DIA 2 de Jerez do ano passado mostrava o Shumacher na 1ª posição, exatamente na mesma casa do 1.18, e no DIA 3 (que vem amanhã) tinha seu companheiro Rosberg no 1.17. Isso evidência que os testes nada demonstram incialmente, concorda? Haja visto o rendimento da Mercedes na temporada.
Reza a lenda que logo após testar o carro de 2012 o Massa ligou pro celular do Montezemolo e disse ” Sr Presidente, o carro é um desastre!”.
Pois bem acho q ontem logo após as primeiras voltas ele deve ter ligado e falado ” Sr Presidente, temos muito trabalho a frente!”
Veremos…
Ou seja, estão se fazendo todos os requesitos para que 2014 possa ser um ano negro no esporte brasileiro: perder a copa em casa ( e pela segunda vez) e não ter um brasileiro no grid após 43 anos seguidos, desde 71.
Já começaram as desculpas do Massa.
Começou bem a mercedes, o hamilton está perdido com essa turma e sem o leão marinho é pior
Fábio, estas declarações da Ferrari realmente são verídicas (de não se importarem com o tempo) ou o carro já apresenta um nível inferior aos rivais? Porque a vantagem do ponteiro para Massa foi sempre superior a um segundo. É muita coisa para um carro que ele mesmo diz ser tão melhor que o de 2012.
O Fábio sempre lembra, Mancini, que esses testes não servem como parâmetro para o balanço de forças. No máximo, dá pra se saber quem rodou mais, quais times foram mais regulares nos tempos de volta, quais são mais constantes na pista – e isso apenas pelos comentários dos bastidores da F-1, sem certeza. Claro que a gente quer ver quem está na frente logo. Mas só saberemos de verdade na primeira etapa do campeonato. Até porque, é possível que um esteja com mais combustível, outro com menos, testes de corrida, de componentes específicos. Cada equipe tem seu cronograma que não é revelado.
Você não percebeu que o Massa já começou a bateria de desculpas de 2013? Ele é expert nisso, até pra dia de testes ele tem algumas prontas! rs
Amigo, eu acho cedo para tirar conclusões, nesses testes a melhor coisa é ver as declarações das equipes, dos pilotos e as fotos no pit-lane com os “caras e bocas”, isso diz mais sobre o andar da carruagem que os próprios treinos em Jerez, Agora em Barcelona acredito que já no 3º teste vamos ter a realidade.
A Ferrari sabe o que faz.
Willian, voce deve levar em consideração que era o Massa quem estava com com o carro, se fosse o outro a diferença seria menos de meio segundo, ou, no máximo, meio. Então eu concluo que o carro atual é bem melhor que o do ano passado, principalmente na primeira metade da temporada.