Pit Stop #261
05/02/13 10:36Acabaram as férias. Não as minhas, que ainda tenho alguns dias pela frente. Mas da F-1.
De qualquer forma, não havia como ficar longe do assunto, do blog, de vocês.
É hora de recomeçar.
E recomeçamos com o primeiro Pit Stop do ano, que mostra todos os carros apresentados até ontem e comenta as principais mudanças e novidades em cada equipe.
Nesta manhã de terça, em Jerez, Caterham e Marussia mostraram seus modelos. Fica faltando apenas a Williams, que testa nesta semana com um modelo híbrido e só lança seu carro de 2013 no próximo dia 19, em Barcelona.
Por enquanto, fiquem com o primeiro Pit Stop do ano. No fim do dia, volto para comentar o primeiro dia de testes da F-1 em Jerez. (Estava com saudade, confesso.)
E se o Brasil tivesse uma equipe nacional de F-1, e quando mostrasse o novo carro para a temporada de 2013 a exemplo da Lotus Renalt, utilizaria um slogan do tipo: “Furacão Sensual”?
E que o Homem de Gelo, kimi Räikkönen, faria parte do próximo filme do Quarteto Fantástico?
Reginaldo Leme voltou das férias……
Fábio. Bom retorno ao trabalho. Apenas uma observação. A Sauber também tem o degrau no bico, disfarçado pelas laterais. Mas olhando o carro de frente fica bem claro o degrau no bico.
Saudações, Fábio Seixas e a todos os fãs de F-1!
Depois do fim das férias da F-1, a temporada de 2013 recomeça com os testes de pré-temporada, que já estão em andamento.
E a primeira equipe de F-1 à não perder tempo em apresentar o primeiro carro em fevereiro, a Ferrari, apresentou o protótipo F – 138.
Muitos fãs de F-1 estão redenominando os nomes dos novos carros apresentados com nomes bem interessantes.
O novo carro apresentado pela Ferrari, se chamaria de “F / 1.38 ROSSI”.
Se o novo modelo de carro projetado pela Ferrari fizer jus a potência do calibre, e ser tão veloz e rápido quanto uma bala em comparação as equipes rivais. A escuderia italiana poderá superar o carro “GOIABÃO” da RBR, campeãm três vezes consecutivas de pilotos e equipes.
Então, que venha a temporada de 2013.
Que legal, estamos de volta!
– REGIS BR.ROCK
– MANAUS SUPER RACER GP
– TRILHA: DON’T LISTEN TO THE RADIO
– BANDA: THE VINES
Olá Fabio. Até que enfim. Férias loooooooooongas, rs.
O video é que continua meio esquisito, mas lá vamos vendo.
Grande começo.
Com relação aos carros já lançados, acho que é uma safra melhor de carros que a safra de 2012, com algumas exceções.
O Lotus é infelizmente uma exceção. Um carro mal construido, com defeitos sérios de aerodinâmica. Uma asa frontal que vai causar grandes vibrações no carro em condições de corrida e ar turbulento. Deve ter funcionado em túnel de vento, mas em corrida não vai. Manter o degrau, pelo menos daquele jeito, é outro erro. Os fluxos vão ser muito anômalos. Dificilmente Kimi terá chances de vitória com este carro e a equipe não deve ter tantos pontos no campeonato como teve em 2012.
A Mclaren apresentou um carro muito bom, mas infelizmente não tão bom como o de 2012. A asa frontal é excelente. a silhueta do carro ajuda muito, uma boa asa traseira, escapes, tudo bem, mas decepciona porque podia mais e podia ter feito alterações mais profundas no nariz do carro. As novidades na suspensão, escapes e outras vão demorar a serem dominadas pela equipe.
O Ferrari consegue a proeza de ser pior que o carro de 2012. A esperança da equipe em conseguir ser mais rápido em treinos vai durar até a Australia. Acho que Jerez vale pouco para entender o valor real dos carros. A asa frontal do Ferrari é grotesca, vai fazer o carro abanar mais que avião em turbulência. Vai faltar ar para alimentar os motores, todo o projeto é muito confuso. Corrige o problema, a meu ver, do nariz de 2012 com um novo problema, um nariz que não disciplina os fluxos de ar frontais que vão chocar com o capacete do piloto com toda a força. Um projeto muito mal feito.
O Force India é um grande avanço em relaçao a 2012. Muito bom projeto, asa frontal bem construida, sólida. O nariz com o vanity panel bem pensado, asa traseira muito boa, defletores, tudo muito bem pensado. O problema da FI é depender tecnicamente em muitas áreas de uma lista muito grande de fornecedores, tem um pacote aerodinâmico muito bom, um motor excelente, mas tem uma espécie de “Cosworth” nas peças mecânicas em pontos chave. A equipe deve fazer bem mais pontos que em 2012.
O Sauber é uma evolução clara, mas tem problemas. O nariz podia ser melhor. Aqueles “canais” laterais não vão ajudar. A asa frontal é muito simples demais e vai causar problemas nos fluxos desde as rodas da frente até os motores e estes vão sofrer um pouco, mas o carro é melhor que o de 2012, e tem um Hulckenberg que é um futuro Vettel. O outro piloto da Sauber é infelizmente muito fraco. A Sauber deve cair um pouco na tabela de pilotos.
Ai veio o RED BULL. Escrevi em maiúsculas porque acho que Newey deve ter feito com este RB9 um dos melhores, senão o melhor F1 de todos os tempos. O carro beira a perfeição. Corrigiu o ridículo erro do duto no degrau no carro e não caiu na tentação de eliminar o degrau simplesmente, suavizou-o. Silhueta bem pensada. A asa frontal é uma obra prima da aerodinâmica. Os fluxos aerodinâmicos vão fluir na perfeição para onde tem que correr. A meu ver, calculou com perfeição o volume de ar que o motor precisa. Em 2012, Newey sufocou o motor Renault e demorou a vencer, mas este RB9 tem poucos concorrente a altura. O RB9 deve vencer no mínimo 14 corridas. O campeonato equilibrado de 2012 deve acabar com este RB9.
Quando vi o Mercedes GP, pensei logo: Esse é o carro de 2012, onde está o de 2013? Mas é esse mesmo. Brawn acabou para a F1. Tudo grotesco. O carro é muito pior que o de 2012. Vai se arrastar em pista. Agora entendo porque a boataria em torno de Brawn. Os técnicos da Mercedes quando viram este carro pensaram logo em correr com Brawn. Ano perdido. Há estruturas de ataque frontal ao ar que são grossas demais, que vão fazer disparar o coeficiente aerodinâmico do carro. Brawn vai tentar dar o mínimo de asa como fez em 2012 e vai ter um carro incontrolável em pista. Se o RB é o beringelão, o Mercedes GP é a Kombi da F1 2013. Só o talento de Hamilton pode evitar um ano horrível para a equipe de Stutgard. Talvez Hamilton não consiga fazer metade dos pontos que fez em 2012.
O Toro Rosso de 2013 é zilhões de vezes melhor que o de 2012. Não sei se tem pilotos a altura deste carro. Dizem que Ricciardo tem talento. Se tiver vai se ver neste carro. Não há desculpas para os pilotos este ano. O carro tem claramente um dedinho de Adrian Newey. Com todo o respeito a James Key, mas este ainda não tem mão para fazer um carro destes. A asa frontal do carro é prova visual disto. E o nariz é uma espécie de teste para o RB. O carro vai dar trabalho. O ponto fraco é o motor Ferrari, mas este parece que vai ser despachado em 2014 pela equipe. Quanto a Alonso não sei, mas Massa deve ter dificuldades com os Toro Rosso em pista. Vai ser um salto muito grande na tabela de pontos para a equipe B da RB. O carro que mais evoluiu tecnicamente.
O Caterham ct03 só dá um pequeno passo a frente em relação a 2012, mas deve ser suficiente para marcar pontos, mas muito poucos. O carro é fraco. Asa frontal muito mal pensada, etc etc. Infelizmente.
O Marussia é um carro da década passada. É melhor que o de 2012 por um fiozinho apenas. Não deve dar para pontos. Se ficar confirmado Razia, este vai ter que fazer muita musculação para aguentar o tranco deste carro. Se algum dos pilotos marcar pontos com este carro, vai ser o herói do ano.
Xará.. suas ferias foram lonnngaaa em.. haha.. achei que tinha mudado de profissão.. rs. Que bom que voltou. abraço
Que bom que você voltou Fábio, eu estava sentindo falta dos seus posts, quase todo dia eu entrava no seu blog para ver se havia novidades… kkkk, ainda bem que agora tenho certeza que teremos, abraços!
Fábio, esse teu player não roda em iphone?
Baixa o app UOL Fórmula 1 que você encontra o programa lá.
Abs
Impressionante notar q o brasileiro médio realmente acha que o Bruno Senna merece um lugar na fórmula 1…
bom Fabio pra mim existe um leilão claro na force india, entretanto q negocio é esse na marussia do razia anunciar e a equipe negar que não assinou nada? li isso no blog do Livio. Não tô entendendo nada rapaz.
Deve ser porque os caras da Marussia estejam esperando o CHEQUE compensar…hahahahahhaahh
Boa!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkk
Fábio, é bom vc estar de volta. Agora ficamos todos juntos, ansiosos pelo começo da temporada. Uma pergunta: nenhuma TV mostra ao vivo os treinos? Só vi sites com relatórios online e fotos. Isso é muito pouco, não acha?
Bom retorno Fábio! Bom para nós também voltarmos à rotina das leituras e discussões no blog! Abraço!
Fábio, você acabou de voltar de férias mas a pergunta é a mesma: e o Bruno Senna? Pode haver um reviravolta e ele ser anunciado na Force India?
Chance é minúscula.
Abs
Caramba Fabio!!! Jah tava na hora neh (haha)??? Vamos trabalhar companheiro. Suas materias e comentarios fazem mta falta pra nós amantes da F1 cara. Mto bom te lo de volta. Espero q tenha aproveitado bm as merecidas ferias amigo. Gd abço.
Welcome back!
Tenho seu blog nos favoritos do me celular, confesso que olhava todo dia pra ver se havia um post extraordinário nele!
Que venha a temporada 2013
Abç
Que saudade que eu tava de ver o player do uol nao funcionar!
Fábio,
Não tem como não fazer estas duas perguntas:
1- Como fica a situação do Bruno Senna? Só há uma vaga aberta na Force India e ele está longe de ser o favorito.
2- A Williams é a única equipe a lançar o carro muito tarde. Ela quer copiar alguém? Ou de fato possui algo inovador na manga? Com um novato e um meio novato, acho arriscado divulgar o carro tão tarde.
Abraços e seja bem vindo de volta.
1. Cada vez mais difícil. Chance quase nula.
2. É falta de grana mesmo.
Abs
Escrevo de portugal e acompanho sempre o Fabio Seixas.abc
E lá vamos nós! kkkkkkk… abs a todos e saudades deste blog!
Fabio,
E o Bruno? Alguma novidade ou notícia de bastidores sobre ele?
Saudoso Fábio!
As férias já acabaram aqui e o post “2012” já estava dando agonia…hehe
Pré-temporada esquentando!
É hoje o primeiro dia de testes? Um grande abraço e bem vindo de volta!
Faltou comentar sobre a vaga na force india e a situação do Bruno Senna. Não acrescentou nada ao que já estamos sabendo mostrar a apresentação dos carros.
Você acha que todo mundo já tinha visto todos os carros?
Nós também!!! Bem-vindo de volta!! RSRSRSRSR
Welcome Back.
Então, estava com saudades aqui do blog e dos seus comentários, todos os dias entrava aqui para ver se tinha algum post.
Bora, bora, tá começando mais um calendário automobilístico.
Abraço,