Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Bruno, o cometa

Por Fábio Seixas
05/02/13 18:09

Dos 13 comentários até agora ao post anterior, 7 perguntavam sobre ou citavam Bruno Senna.

Pois a resposta definitiva veio agora, no fim da tarde: está fora da F-1.

Ele assinou contrato com a Aston Martin para disputar o WEC, o Mundial de Endurance. Vai dividir o carro _com a mítica pintura da Gulf_ com Frederic Makowiecki. Em duas etapas, as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de Spa, eles terão a companhia de Rob Bell.

O brasileiro falou à “Autosport”: “Eu queria dar um passo à frente e voltar a vencer corridas. E essa chance não existia na F-1”.

Com isso, é questão de tempo até a Force India anunciar Bianchi para a última vaga aberta no grid da F-1.

A decisão de Bruno é compreensível. O discurso é plausível. Ele já correu de Turismo antes e parece ter gostado.

É, também, o final de sua carreira na F-1. Porque cometas chegam rápido. Mas vão embora rápido também. 

Que seja feliz.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. GLORIA CUNHA comentou em 06/02/13 at 11:03

    O “coitadinho” do Bruno tem a mãe mais antipática, orgulhosa e insolente que já tive o desprazer de conhecer. Imagine só como deve estar sua empáfia !!!! Bem, o fillho, decididamente, não é o máximo e sempre terá um emprego garantido, nem que seja como segurança da mãe. Mas quem sabe ela não arruma uma Xuxa, para mantê-lo na mídia ?

    • jose carlos comentou em 06/02/13 at 14:00

      põe teu cotovelo em banho maria. Quem sabe te cura da inveja e despeito. O instituto Ayrton Senna , capitaneado pela Viviane Senna , faz pela educação no Brasil, que muitos governos estaduais e municipais.

    • Cesar Augusto comentou em 06/02/13 at 15:08

      Gloria,acho que você precisa de uma terapia…

    • ofadm comentou em 06/02/13 at 19:19

      Gloria , ou vc é absurdamente melhor que o Bruno , ou entao vai se tratar, e a mãe dele apesar de milionaria , trabalha e produz cidadania e inclusao. E vc ????

  2. Eduardo Herling comentou em 06/02/13 at 10:54

    Todos sabem que para a F1 o Bruno era fraco, vamos aos fatos:

    O seu companheiro de equipe deu um verdadeiro passeio nele ao longo da temporada. Sempre agressivo , Maldonado deixava claro quem era o primeiro piloto. Em todas as provas o Bruno so lamentava, dava desculpinhas…e o dinheiro do patrocinador indo pro lixo….esta certissima a Williams de colocar sangue novo na equipe. Sou brasileiro, mas acho o Bruno muito bonzinho, e na F1 o lugar de bonzinho inexiste….

    • Vitor Millanezzi comentou em 07/02/13 at 22:32

      Só pra constar, a Williams com certeza não tava interessada no talento do Bottas. Esse cara ganhou o que? Fez o que na carreira de base?

      Patrocínio, meu querido. Patrocínio.

      A Williams tá quase falida, ano a ano a receita diminui e não se dura muito no mundo da F1 sem uma receita crescente a cada ano. A dela só diminui.

      Outro ponto é que o Frank Williams já está quase na divisa que separa o lado de cá do lado de lá.

      Já já ele vai estar mais pra lá do que pra cá, e daí pra partir pra lá é um sopro.

      A equipe hoje só é o que ainda é por que ele ainda está lá. Depois que ele se for (se ele “conseguir” partir antes da equipe acabar) não vai demorar muito pra Williams virar uma mera lembrança, um marco na história pelas suas conquistas, mas também uma lembrança de que há muito a F1 não é mais o que era pra ser…

  3. ANDRE DE ITU comentou em 06/02/13 at 10:50

    Fabio,voce acha que possa existir uma minima chance dele assumir algum carro da F1 ainda esse ano,caso alguma equipe resolva “queimar´´um de seus pilotos no meio da temporada(como a Lotus fez com o Nick Heidfeld em 2011),ou para o Bruno ja não ha realmente mais interesse na F1?

    • Fábio Seixas comentou em 06/02/13 at 11:06

      Não acredito.

  4. Murilo comentou em 06/02/13 at 10:48

    O erro desse cara foi ter “chorado” demais a morte do tio famoso.
    Tinha uma carreira promissora e jogou tudo pro alto sem pensar direito.
    Quando quiz retornar, já era tarde.
    Dançou.
    Agora vai correr no MEC (ou é WEC? sei lá)
    Pra mim pouco interessa!

    • marcelo comentou em 06/02/13 at 12:33

      Não foi ele quem jogou fora a carreira. Com a morte de Senna ( o verdadeiro), a mãe dele, com apoio da familia toda, proibiu que o menino então com 10 anos, continuasse nas corridas. Foi isso…..Na verdade, a morte de Ayrton afetou diretamente a carreira de Bruno, que podia, sim, ser um ótimo piloto.

  5. ANDRE DE ITU comentou em 06/02/13 at 10:41

    Confesso que fiquei chateado com essa noticia.

  6. RENE FERNANDES comentou em 06/02/13 at 10:24

    Não seria Bruno, o Corneta? Piadas a parte, ele falou mais do que realizou. Muito cheio de condições para um desempenho, mediano para baixo. Esteve envolvido em uma porrada de incidentes e no fim da temporada murchou geral….Boa sorte em outra categoria!

  7. Vincius Martinez comentou em 06/02/13 at 10:23

    Bom dia Fabio, obrigado por nos recebe mais uma vez, estive vedo os cometrios dessa manhã e elo isto não teve nem treino, o pessoal chegou metendo a oca como sempre, e eucheguei a seguinte conclusão, seu blog é como a F1, poucs bons e muitos ruins, se você abrsse espaço so para tres cmentarios e os outros teriam que ser pagos, quantos iam ficar noseu blog???????,fato é que na F1 que mudou bastante depos que fomos marcados pelos campeoatos disputadospor Emerson, Piquet, Senna, o velho contiente sofre uma crise enorme, por consequências as equipes tambem,e hoje esta cheio depiloto que paga parasentar no carro pelo menos por um dia de treino, batendo carro no lançameno e pagndo para guiar nem qe seja em um simulador, puro Business , falcatruas e muitas jogadas, até o poderoso chefão pode ser preso, como nossos brasileiros existem outros de outras nacionalidades e so fala mal quem não viu de perto alguem acelerando um F1, boa sorte a todos e um 2013 com comentarios saudaveis de quem pelo menos entenda um pouco de automobilismo.

    • BOB comentou em 06/02/13 at 11:04

      Martinez , seu teclado está com problema ?????

      • Luciano Tiessi comentou em 06/02/13 at 13:36

        Se não for teclado é falta de escola mesmo…

        • Vitor Millanezzi comentou em 07/02/13 at 22:26

          ou ambos…

    • marcelo comentou em 06/02/13 at 12:39

      Chessuis!!!!

  8. claudio comentou em 06/02/13 at 9:48

    As pessoas lamentam o fato dele ter sido “saído” da F1. Mas o fato é que, infelizmente, Bruno nunca conseguiu apresentar resultados que justificassem sua permanência na categoria em equipes médias, que dirá em equipes de ponta… Tem que lembrar que correu uma temporada inteira na Williams, fez algumas corridas na Renault e perdeu grande chance. Di Grassi nunca teve tais oportunidades e foi limado de cara ao correr de carroça lá e acho o Di Grassi melhor que o Bruno, mas sem o sobrenome estelar não ficou. Verdade, muitas pessoas estão certas em seus comentários: a F1 virou negócio, em primeiro lugar, e por isso o Bruno Senna permaneceu por lá, gerando espectativas sem justificá-las, por causa do grande valor que seu sobrenome porporcionaria a uma equipe e só. Que seja feliz!

  9. gustavo comentou em 06/02/13 at 9:46

    Fabio bom dia

    Ele disse que encerraria sua carreira na F1?
    Pq vc mencionou que é o final da carreira dele na F1?

    Ele pode tentar uma vaga nos proximos anos, nao?

    • Fábio Seixas comentou em 06/02/13 at 10:45

      Pode. Mas eu não acredito que tenha mercado para uma volta.
      Abs

    • João comentou em 06/02/13 at 11:57

      Esse Fábio é a maior fraude jornalística. Já fiz queixa dele com o ombudsman. O cara é palpiteiro, nunca jornalista. Pra ele, fato é o que ele pensa. Medíocre.

      • Fábio Seixas comentou em 06/02/13 at 15:31

        E ainda assim você continua vindo aqui…

      • ofadm comentou em 06/02/13 at 19:23

        qual eh o seu blog mesmo , João ???, quantas visitas ele tem mesmo ?? Ahhhhh , é só cotovelo assado , passa um hipoglos ou entao nao aparece mais,

    • Vitor Millanezzi comentou em 07/02/13 at 22:24

      É muito difícil a F1 abrir novamente as portas pra um piloto que já passou por lá e não conseguiu mostrar muita coisa. Acho o Bruno um piloto muito promissor, acredito que se tivesse melhores oportunidades com certeza brigaria por vitórias e títulos, mas infelizmente, hoje em dia, apenas isso não basta pra permanecer lá. Hoje é preciso ter grana, é preciso ter sorte, estar no lugar certo na hora certa e é preciso mostrar logo de cara a que veio, a F1 não tem mais espaço pra pilotos se desenvolverem lá dentro. Tem que chegar pronto pra ser um campeão, mesmo que que não tenha um carro vencedor e mesmo que não vença. Ou ter muita grana, a ponto de conseguir sustentar a equipe (caso do Maldonado, pra mim um piloto medíocre, mas que sustenta a Williams nas costas com o patrocínio do Hugo Chavez). Ou chega sendo capaz de ser campeão logo, ou vaza logo e dê lugar a outro que pague mais.

  10. Robson Fernandes comentou em 06/02/13 at 9:46

    A partir do momento que ele não conseguiu correr duas temporadas pela mesma equipe e não bateu seu companheiro de equipe nas oportunidades que teve na Lotus e Williams, ficou difícil para ele se manter na categoria.

  11. claudiomar comentou em 06/02/13 at 9:17

    E a vida .Ele tirou o rubens comprando a vaga mostrou para as equipes que so tem os $$$$$$ para oferecer.um dos pilotos mai fraco do brasil que andou de f1 .

    • ANDRE DE ITU comentou em 06/02/13 at 10:54

      Bom é o barrichello,né? Que em 19 temporadas,algumas delas pilotando o melhor carro do grid,não ganhou um campeonato.

      • Walmir comentou em 06/02/13 at 11:41

        Barriquelo é um motorista roda-dura. Bruno também.

      • J Fernando comentou em 06/02/13 at 14:24

        O Barrichello pelo menos ganhou corridas e chegou a disputar o título pela Brawn.

  12. Ezequiel comentou em 06/02/13 at 9:15

    Acredito que muitos Brasileiros estão decepcionados com esta noticia. Cada um faz o que achar melhor. Torcia para ele por que ele é um cara humilde, diferente do Massa. Agora resta torcer para que o Razia faça uma boa temporada.

    • Walmir comentou em 06/02/13 at 11:42

      Massa também é motorista roda-dura.

  13. Vitor Millanezzi comentou em 06/02/13 at 9:11

    Bom, agora que o Bruno saiu, todo mundo vem tendo razão, dizendo que afinal ele nunca foi um piloto que passasse de “mediano”, que nunca fez por merecer estar lá, que ele, o Massa e o Barrichello não prestam, afinal não vencem como o finado Ayrton. Acho que brasileiro tem uma noção muito confusa sobre automobilismo. Senna já morreu há quase 20 anos e continuamos idolatrando-o, em detrimento aos nossos pilotos de hoje, pelo simples fato de não fazerem e não terem a mesma atitude que Ayrton tinha. Na minha opinião isso é completamente errado. Primeiro porque cada piloto é um piloto. Não teremos outro Ayrton. Já faz quase 20 anos que não queremos entender isso. Já tivemos vários outros nomes na F1 e simplesmente passaram despercebidos, pelo simples fato de não terem se tornado um novo Ayrton Senna. Concluo que não temos gosto pelo automobilismo. Parece que se não houver vitória, se não houver heroísmo, ninguém que chegue lá presta pra estar lá, e as coisas não são bem assim. É preciso reconhecer que temos e tivemos pilotos talentosos e de muito valor na F1, e já passou da hora de aceitar que não teremos outro Ayrton, mas que nem por isso os pilotos brasileiros que chegam lá não tem seu valor. É injusto, incoerente, ignorante e inconcebível que depois de tanto tempo continuemos comparando os nossos pilotos ao Ayrton e simplesmente tiremos o valor deles por não alcançarem o mesmo…

    • Tiago PW comentou em 06/02/13 at 15:12

      Vitor, parabéns pelo comentário. Estava aqui lendo os comentários de nossos compatriotas e percebendo como pouquíssimos entendem ou gostam de automobilismo. Espero que todos possamos dar o devido valor a cada um. Muita gente mete pau no Rubinho por ele nunca ter ganho um campeonato de F1, mas não percebem o real valor dele por ter conseguido se manter por 19 anos naquele circo.
      Abs e muita paz a todos.

    • ofadm comentou em 06/02/13 at 19:25

      parabens , visão perfeita das coisas , quem entende de automobilismo vai assinar embaixo

  14. Miranda comentou em 06/02/13 at 8:55

    Seixas, e as suas certezas de que ele iria para a Force India ? Pois é, o tempo é o Senhor da razão !

    • Fábio Seixas comentou em 06/02/13 at 10:45

      Onde eu dei certeza? Aponte um texto.

  15. Felipe comentou em 06/02/13 at 8:48

    Quem sabe ele aprende com os erros que cometeu na F1 e não repete isso nas outras categorias em que vai correr. Ficar choramingando a todo instante que não tem um carro rápido e que não pode fazer nada cansa a equipe e mostra a falta de profissionalismo que ele tem. Boa sorte p ele, mas não acho que vai resolver muito. F1 é uma categoria muito exigente e o Bruno não tem o que precisa para estar lá. Provou isso pelo tempo que tentou.

  16. TOMAZ PRADO comentou em 06/02/13 at 8:39

    Nossa!É capaz de acabarem com a fórmula 1,como deixaram ele tomar uma decisão dessas?As corridas nunca mais serão as mesas,a Ferrari deveria contrata-lo,sei la, pra auxiliar de ajudante.

  17. M. Antonio comentou em 06/02/13 at 8:31

    … o cometa pelo menos é rápido!

  18. Wender Higinotsumi comentou em 06/02/13 at 8:12

    Acho meio cedo falar “É, também, o final de sua carreira na F-1[…]”, até mesmo porque nessa F1 atual os rumos andam meio estranhos. Correr de GT não quer dizer fechar as portas para a F1, o proprio Di Resta fez sua fama na DTM e hoje tem vaga cativa na Force-India. Entre ficar parado como piloto de testes de uma equipe, ser titular de uma naníca ou ir buscar outros ares .. sem duvidas a ultima é a melhor escolha. Ate mesmo porque ele pode conseguir mais patrocinios e ir tentar buscr uma vaga na F1 no ano seguinte.
    Enfim.. so o tempo pra responder

    • Mauro Turi comentou em 06/02/13 at 16:10

      Concordo plenamente

  19. Antonio M comentou em 06/02/13 at 8:10

    O discurso das viúvas era que piloto bom dirige bem e se destaca com qualquer carro. Bruno Senna Lalli provou que não é bem assim. Hoje em dia a F1 precisa de muito $$$ e infelizmente quem tem mais $$$ leva vagas e dessa forma conseguiu Bruno conseguiu em suas três oportunidades na categoria. Então, não foi ele que abandonou a F1, a F1 que não o quer ……Lucas de Grassi merecia até mais do que ele mas, percebeu isso antes e foi trilhar por outros caminhos ….

  20. Fabio comentou em 06/02/13 at 7:13

    Não sei se ja foi noticiado aqui, mas Luiz Razia vai correr pela Marussia em 2013.

  21. Ricardo comentou em 06/02/13 at 6:37

    F1 hoje em dia são pra 2 tipos de pilotos: pros q são muito bons e pros q pagam muito bem, Bruno Senna não se encaixa em nenhum destes “perfis”.

    • Borges comentou em 06/02/13 at 13:13

      Boa!

  22. ADOLPHO DIAS comentou em 06/02/13 at 0:24

    Enfim, enfim: mais um sobrenome que some…

    Basta um Pelé, bastou um Senna, um Schummacher, um Fangio.

    Parabéns aos Zé, aos Ralf, aos Bruno, aos Nelsinho, aos Christian e infinitos parabéns ao maior de todos, o Edinho , um goleiro Arantes do Nascimento: meu herói.

  23. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 06/02/13 at 0:05

    É melhor ele ir buscar um caminho satisfatório fora da F1 do que ficar pilotando carroças na F1 sem conseguir chegar a lugar nenhum.

    • Luciano Tiessi comentou em 06/02/13 at 13:45

      LARGA A MÃO DE FICAR ENCHENDO A BOLA DELE!!! NEM PILOTANDO O MEU FUSQUINHA ELE CONSEGUE CHEGAR A ALGUM LUGAR…

  24. Junior comentou em 06/02/13 at 0:05

    Esperava que o Bruno continuasse, mas concordo com o Fabio, ele tomou a decisão certa a idade (29 anos) já não ajudava, ele começou tarde o que o prejudicou para a categoria de monoposto, mas acho que na turismo (precisamente a WEC), atpe preferia a DTM, mas acho que ele se sairá bem vou assistir as corridas da WEC, da DTM, da F-1, da GP2, da W-Series, da Formula-3, e qualquer categoria automobilística pois curto o esporte a motor em 4 rodas, hoje realmente não temos brasileiros na F1 que possam ser campeões ou vencer corridas, mas e dai o divertido é ver a disputa, a velocidade, torcer pro piloto A ou B seja brasileiro ou não, é uma escolha nossa, da pessoa. Mas não devemos desdenhar daqueles que buscam outras categorias fora a F1, pois são pilotos profissionais e curtem oi que fazem queria ver algum de nós, me incluo nisso, sentar la de pilotar um veiculo a media de 200km/h e não se borrar todo.

  25. Carlão Trimundial comentou em 05/02/13 at 22:49

    Perdeu “playboy” !!! Compra o autorama Nelson Piquet !!!

  26. marco antonio comentou em 05/02/13 at 22:11

    para vcs mais novos assistam o 4 episodio do ford fusion com nelson piquet e vejam como era um piloto brasileiro de atitude!

  27. Fábio comentou em 05/02/13 at 21:45

    É triste ver no que a F1 se transformou.
    A era dos pilotos pagos vai acabar com o brilho da categoria.
    Bons pilotos como Kobayashi, Sutil, Di Grassi e Senna fora da F1, enquanto Petrov, Pic, Vergne, Bianchi, Van de Garde e mais um monte de outros estão lá, é triste.
    Temos, no máximo, 12 pilotos de nível lá: Alonso, Massa, Perez, Button, Hamilton, Rosberg, Webber, Vettel, Raikkonen, Grojean e talvez Maldonado e os 2 da Sauber…
    O resto é pagante e ruim…
    Triste!!!

  28. Alexandre/Iraí-RS comentou em 05/02/13 at 21:40

    Nossa Amandio, o que a Force Índia está esperando para te contratar? Você deve ser muito mais competente que o Bruno Senna e deve entender mais que todo mundo. Bruno teve oportunidade? Ele correu de HRT, e olha o que tem acontecido com os pilotos que correm nas nanicas: ou abandonam ou ficam lá eternamente (o que deve acontecer com Razia, a não ser que tenha ótimos patrocinadores ou fala milagres). Na Lotus ele pegou o carro no meio do ano e até hoje, nenhum, eu disse nenhum piloto conseguiu bons resultados correndo dessa forma. Em 2009, Fisichella ia fazendo um grande campeonato pela Force Índia, quando foi para a Ferrari no meio do ano, depois de fazer uma pole e chegar em segundo lugar com a Force Índia. Na corrida seguinte, trocando de equipe, ele largou em último. É, ele trocou de ponta. Ele correu na Williams? Ele cedia praticamente todos os primeiros treinos de sexta feira para o Bottas. E para quem entende pelo menos de F1 de vide-game já sabe que isso faz uma diferença monstra. Eu quando jogava, nos primeiros treinos das pistas desconhecidas ia sempre muito mal, e ia me recuperando com o decorrer do fim de semana. Isso no computador. Imagina de verdade, onde se corre riscos de verdade, onde não adianta usar os flashbaks. É, isso faz sim muita diferença. Então, antes de falarem merda e ficarem dizendo que o Bruno não aproveitou as oportunidades, faz o favor e liga o cérebro. Se não dá para pensar enquanto digitam, pelo menos pensem antes. E tentem entender de F1, pelo menos jogando F1 2012 no computador para depois cair de pau em cima dos pilotos só por que são brasileiros. Se vocês assistissem F1 em 1992, 1993 iam criticar o Ayrton Senna e dizer que o Mansell e o Prost eram os melhores e que o Senna não prestava.

  29. Madson comentou em 05/02/13 at 21:39

    Poderia não ser a revelação Brasileira dos ultimos tempos na F1 , mas garanto a muitos de vcs que em relação a gutierrez/ van der garde e outros que chegam esse ano ele teria muito mais potencial.A verdade é que a F1 a cada ano que passa esta mais deploravel, vendida e anti esportista.

  30. Anderson comentou em 05/02/13 at 21:31

    Sinceramente vou sentir mais falta do Koba – o Mito do que do Bruno – o Sono

← Comentários anteriores
Comentários posteriores →
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).