Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Bruno, o cometa

Por Fábio Seixas
05/02/13 18:09

Dos 13 comentários até agora ao post anterior, 7 perguntavam sobre ou citavam Bruno Senna.

Pois a resposta definitiva veio agora, no fim da tarde: está fora da F-1.

Ele assinou contrato com a Aston Martin para disputar o WEC, o Mundial de Endurance. Vai dividir o carro _com a mítica pintura da Gulf_ com Frederic Makowiecki. Em duas etapas, as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de Spa, eles terão a companhia de Rob Bell.

O brasileiro falou à “Autosport”: “Eu queria dar um passo à frente e voltar a vencer corridas. E essa chance não existia na F-1”.

Com isso, é questão de tempo até a Force India anunciar Bianchi para a última vaga aberta no grid da F-1.

A decisão de Bruno é compreensível. O discurso é plausível. Ele já correu de Turismo antes e parece ter gostado.

É, também, o final de sua carreira na F-1. Porque cometas chegam rápido. Mas vão embora rápido também. 

Que seja feliz.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. bipolar comentou em 09/02/13 at 16:07

    Será que existe alguma maldição com os nomes do grandes ex-campeões brasileiros de F1????????
    Serááááááá??????????
    Christian Fittipaldi não durou nada, e não arrumou nada.
    Nelsinho Piquet foi aquele vexame.
    E Bruno não teve velocidade para disputar com Maldonado (pelo menos essa foi a impressão que ficou).
    O que aconteceu com esses nomes tão promissores e que nos encheu de esperança de retorno aos anos dourados do automobilismo brasileiro na F1???????
    quem souber tem a palavra! Abs…

  2. Designer comentou em 08/02/13 at 16:48

    Fábio, não acredito que seja o fim da carreira do Bruno na F1. a Aston Martin já cogitou em 2010 eu acho entrar com a Prodrive na F1. e tem rondado isso, acredito que em 2015, com a consolidação das regras, ou até mesmo como surpresa para 2014, podem aparecer com Bruno como seu principal piloto, acredito que é questão de tempo, pois eles tem uma enorme infra-estrutura, e seria mais uma grande montadora pela F1

  3. fernando comentou em 07/02/13 at 11:40

    piloto mediano, o tempo q ficou na f1 nao evoluiu nada. Só levava o nome do tio, porque fora isto é como qq um ‘anonimo’. Por isso nao conseguiu se manter, se fosse bom ao menos, teria feito mais.

    Que seja feliz e q pro Brasil apareça um piloto q preste pq ser coadjuvante por tantos anos já está cansando…

  4. Miranda comentou em 07/02/13 at 9:16

    Seixas, respondí no seu comentário, mas não sei se você viu. Taí:

    “Vai se encaixar na Force India ou na Caterham sem muitos problemas.E viverá uma situação curiosa em 2013. Em 47 GPs, terá corrido por 4 equipes diferentes: HRT, Lotus, Williams e sua nova casa”.

    Bruno fora
    28/11/12 – 10:02

    • Fábio Seixas comentou em 07/02/13 at 9:19

      Esse era o cenário em novembro, meu caro. As coisas mudam, o mercado é dinâmico.
      Não esquente tanto a cabeça com isso.
      Abs

    • J Fernando comentou em 07/02/13 at 15:07

      Mas, essa era a realidade mesmo, até “ontem”.
      Ele poderia ir para a Caterham, mas parece que ele não quis. Tentou até o fim a Force India, para continuar competitivo e não para ser apenas mais um figurante.

      • Bruno Brito comentou em 09/02/13 at 19:25

        Com certeza, a Carteham queria ele, mas ele disse não… E ele tá certo, ficar na última equipe do grid, ou penultima pra nem passar pro Q2… queimaria filme. Agora, infelizmente eu acho que ele não volta a F1, e se voltar, não terá mais tempo para mostrar muito… A idade de um piloto despontar é de 20 a 30 anos…

  5. Cezar Almeida comentou em 07/02/13 at 9:10

    Não seria tão determinista, quem sabe ele volta por cima? Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos.

  6. Regis Br.Rock comentou em 06/02/13 at 18:29

    O Problema principal da saída de Bruno Senna da F-1, foi financeiro.

    A Petrobrás já estavava enfrentando problemas de saldo negativo de lucros em comparação aos anos anteriores. E por isso, não havia condições do patrocinador investir na carreira do piloto brasileiro, já que devido a crise e prejuízos da empresa petrolífera, teve que cortar despesas e custos.

    E que infelizmente, foi decisivo para que o piloto brasileiro não tivesse mais capital suficiente de piloto pagante para se manter numa equipe média.

    Boa sorte para Bruno Senna. Ainda existe vida fora da F-1.

  7. MARCELO comentou em 06/02/13 at 17:59

    Melhor o Bruno Senna esquecer esse negócio de esporte a motor, compra uma barraca na praia e entra com tudo na venda de água de coco. Aproveita compra o CD do Maguila(vida de Campeão), e seja feliz!

    Sou lutador, sou de fé, sou brasileiro
    Sou lutador, sou da paz, eu sou guerreiro
    Sou lutador, sou amor, sou coração
    Sou lutador, vencedor, um campeão

    Maguila – Vida de Campeão
    https://www.youtube.com/watch?v=zxQ8gK-WueU

  8. Alex Xavier comentou em 06/02/13 at 17:44

    Acho que Bruno está certo. E nem tudo se resume apenas em Fórmula 1. A categoria da WEC também não é uma categoria para qualquer um. E se não fosse pela a Fórmula 1 talvez Bruno não estaria na WEC. Resta é saber seu resultado. Se vai ser satisfatório ou não. Eu, por exemplo, se fosse um piloto profissional, gostaria de estar correndo lá. Talvez a nossa cultura no Brasil em “somente Fórmula 1” se resuma na falta de transmissões pela tv de outras categorias, tanto européias como americanas e inclusive latino-americanas e, se meu conhecimento em automobilismo não falha, nem tudo se resume em Fórmula 1. Falta é os canais de televisão (inclusive as de TV a cabo, que no fim não muda muito em relação às tvs abertas…) transmitirem mais outras modalidades de corrida, com mais dedicação a esse nicho de público mais seletivo a qual nós pertencemos, para depois dizer se a Fórmula 1 é a única categoria que se preze ou não.

    • Alex Xavier comentou em 06/02/13 at 17:47

      …as tvs transmitem? Até transmitem. Mas faltam mais categorias…

  9. andre pires comentou em 06/02/13 at 17:20

    BEM-VINDO DE VOLTA FÁBIO! UM EXCELENTE 2013!

  10. RUBONE comentou em 06/02/13 at 14:26

    O Bruno é um rapaz muito sincero em sua afirmação.Pode não ser veloz mas,foi muito digno de não aceitar a proposta para correr numa equipe menor novamente. Equipem grande só Ferrari,MacLaren e Red .Para que dar dinheiro de graça para equipes que não podem oferecer coisa melhor.é como diz o ditado isso é dar milho para bode.Felicidades para Bruno Senna.

  11. Tomaz comentou em 06/02/13 at 13:29

    Fabio bom retorno!
    Essa noticia do Bruno vale um post para refletir sobre a herança de Senna e Piquet que tiveram seus sucessores na F 1 sem nenhum brilho. Como explicar?
    A f1 mudou muito ou falta talento/ pegada/ dinheiro ?
    Podem criticar outra dupla Barrichelo e Massa pela falta de resultados , mas se mantiveram bom tempo em equipes fortes, coisa q os mais novatos não conseguiram ter carros bons.

  12. Marçal Oliveira comentou em 06/02/13 at 13:27

    24 de Le Mans? Fantástico…. Qual é a data este ano, Fábio?

  13. José Luis Nogueira comentou em 06/02/13 at 12:49

    Pois é, vc voltou de férias e continua ácido. Mas mesmo assim “ainda” está valendo a pena ler sua coluna.

  14. Manoel Barros comentou em 06/02/13 at 12:43

    É uma pena que por “motivos políticos”, o cometa tenha perdido a vaga na Williams.

  15. RealBr comentou em 06/02/13 at 12:35

    BRUNNO SENNA, UM BOM PILOTO. SÓ FALTOU NELE, PELO MENOS A GARRA DE UM TAL DE KOBAIASHI. SE ASSIM FOSSE, ACREDITO QUE ELE ESTARIA NO GRID EM 2013. O KOBA NAQUELE CARRO DA WILLIANS TERIA DADO MAIS TRABALHO PARA O MALDANADO.

    • ANDRE DE ITU comentou em 06/02/13 at 16:04

      Uééé…Então por que o tal do “mito´´não deu trabalho ao Perez?

  16. renatohk comentou em 06/02/13 at 12:18

    Não sei o que é pior, o choro ufanista das viúvas, lamentando a derrocada inevitável do sobrinho sem talento, ou o post gigante do tal do RACING FAN, que faz análise aerodinâmica através de fotos, de carros que nunca viu e nunca vai ver, rsrsrs, tem cada maluco aqui é dose!

  17. claudiomiro comentou em 06/02/13 at 12:12

    BEM VINDO! FÁBIO JÁ ESTAVARMOS SENTINDO SUA FALTA,QUE DEUS TE ABENÇOE E TE ILUMINE NESSA TEMPORADA DE 2013,QUE ESTAR PRA COMECAR.

  18. SideShow Bob comentou em 06/02/13 at 12:00

    Esta é uma notícia ruim, quiçá péssima a todos que gostam de f1 aqui na banânia.
    Não pelo fato do piloto Bruno Senna ser uma grande esperança abortada pelo infortúnio como Gilles Villenueve, Helio di Angelis ou Robert Kubica ou por ser um azarado por estar no lugar certo na hora errada como Andrea de Cesaris, Giancarlo Fisichella ou Nelsinho Piquet.
    O triste para os admiradores da F1 é que entre os viventes da banânia 99% sequer sabem o que é a modalidade. Não conseguem entender a beleza de uma ultrapassagem, a fúria de buscar uma diferença, a têmpera dos pilotos em aguentar calor em um ambiente claustrofóbico.
    Os tapúias da banânia gostam de futebol. E só. Há pessoas que pagam R$ 20,00 para ficar em um sol de 40º para assistir um jogo da 4ª divisão e ainda acham o máximo (mesmo que o resultado seja zero a zero e saiba que foi resultado manipulado).
    Eventualmente, surge um Guga Kuerten, um Adilson Maguila ou um Ayrton Senna. Então o populacho aprende a gostar deste esporte, seja tênis, pugilismo ou F1, mas quando esta estrela se aposenta ou se apaga, os nambiqüeras voltam correndo ao futebol.
    Então qualquer circunstância que favoreça que a f1 tenha visibilidade deve ser recebida com loas, seja a presença do sobrinho do extinto, seja uma mulher-piloto ou uma equipe brasileira.
    Não adianta criticar a TV Globo, ela é uma empresa que – e ainda bem que é assim – tem um único objetivo: Lucro. Não adianta xingar, acusar disto ou daquilo, se um produto não der audiência ela tira do ar. Em 2012, ela já não exibiu o GP dos EUA para exibir um jogo desimportante do campeonato brasileiro de futebol. Se a audiência da f1 continuar cainda, que ninguém duvide que nas manhãs de domingo a Globo leve ao ar futebol de praia, basquete de praia ou sinuca de praia (afinal é mais barato e a audiência seria equivalente).
    Se amanhã ou depois, a Globo perceber que a famigerada “Classe C” gosta mesmo é de assistir gelo derretendo que ninguém se surpreenda, afinal, se alguém a 20 anos atrás dissesse que confinar 12 patetas em uma casa sem fazer nada seria a maior receita de emissora seria taxado de lunático. E não se trata de Globo, a Bandeirantes (já faz isto com a f-Indy), a recópia ou o SBT fariam e fazem o mesmo.
    Portanto aqueles que saúdam a saída (perdão pela cacofonia) deveriam repensar sua postura, afinal com a saída de Bruno Senna a quantidade de eventos televisivos vinculados ao esporte fatalmente decairão, afinal, atuarialmente a possibilidade de uma pole ou primeira fila e até mesmo um podium sempre existiam, e havia muitas pessoas que simplesmente assistiam às corridas com este pensar o que levava a Globo a expandir suas atenções e manter investimentos.

    • samile comentou em 08/02/13 at 1:34

      o que eu mais amei foi o banânia…rsrs concordo em gênero e número; crítica ácida e inteligente; valeu apena ler o post tb pelo seu comentário

  19. Eduardo Schmidt comentou em 06/02/13 at 11:43

    Fiquei muito chateado com a notícia…só desejo ao Bruno felicidades!!!! Pelo menos teve sinceridade, ficar andando atrás uma carreira inteira não é digno mesmo!!!

  20. Diego comentou em 06/02/13 at 11:32

    Fabio Off Topic total, mas você já viu este vídeo que a RBR fez para apresentar o modelo 2013 do carro? Grande abraço!!!
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-t6cxIeCIjE#!

    • Fábio Seixas comentou em 06/02/13 at 15:31

      Vi. Sensacional.
      Abs

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).