A lista das utopias
28/12/12 03:00Em sua edição de Natal, na última terça-feira, a “Folha Corrida” trouxe o resultado de uma consulta com os leitores. A pergunta, feita desde o início de dezembro, foi “o que você gostaria de ler no ano que vem?”
Uma brincadeira, num dia de noticiário tranquilo e num espaço que tem essa vocação mais leve e descontraída.
A página trouxe 18 “manchetes” fictícias, pendulando do acordo de paz entre israelenses e palestinos ao fim da seca no sertão nordestino. A principal delas, publicada no alto: “Em seis meses, mundo não terá mais analfabetos, afirma ONU”. Desejos reais de um mundo idílico.
E havia uma, apenas uma, de esporte: “Massa ultrapassa Vettel na última volta, bate recorde em Interlagos e é campeão da F-1” . A ilustração, de Pablo Mayer, trazia o piloto em seu macacão vermelho, chorando, derramando champanhe na cabeça, abraçado a um troféu.
É de parar para pensar.
De novo: a página foi uma brincadeira, não uma pesquisa com valor científico. Mas foi feita com base em sugestões de leitores. E há quem encare uma conquista na F-1 como a “notícia dos sonhos”.
Não, a ideia não é ir na linha do “há coisas mais importantes”. Sim, há. Mas uma vitória no esporte é sempre bacana, mexe com o orgulho nacional, vira festa na hora, faz o pessoal esquecer por um instante das durezas da vida. O que vale reflexão é a fixação por um título na F-1. E o fato de isso estar listado ao lado de algumas utopias.
É uma utopia? Cada vez mais, sim. E a ficha do público já caiu, mostra a lista da “Folha Corrida”.
Em 2012, o brasileiro conquistou 43% dos pontos de Vettel, o campeão. Ok, ensaiou uma melhora no final do campeonato, mas, convenhamos, mais útil para sua autoestima do que para seus propósitos no Mundial.
Mas o pior é a falta de perspectiva. Se não for com ele, não será com mais ninguém a longo prazo.
Há enormes chances, aliás, de o ferrarista ser o único piloto do país na F-1: Bruno e Razia não acertaram com nenhuma equipe até agora e o funil está cada vez mais estreito _restam vagas só na Force India e na Caterham.
O país não tem um piloto promissor na fila, não tem um campeonato razoável de monopostos, não tem meia dúzia de autódromos decentes, não tem uma confederação que se preocupe com a crise que já chegou. Depende, como em tantos outras modalidades, da geração espontânea de talentos. E só.
Se de repente pintar um gênio, legal. O cenário real e a história do esporte indicam que a seca vai ser longa. E que talvez não acabe antes daquela outra, sua vizinha na página das utopias.
Férias
Esta coluna volta em fevereiro. Feliz 2013.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Não tem aquela musica do Paralamas.. ” Luiz Inacio falou… Luiz Inácio Avisou…” Pois bem o Piquet, há alguns anos atras falou… avisou…Piquet em uma entrevista polemica, como todas que ele deu, vaticinou o fim da safra de pilotos nacionais, inclusive duvidando da qualidade do Rubinho e do próprio Massa. A chiadeira foi total… Brasileiro não é adepto em ouvir verdades…
Fábio Seixas, tu falarte que não temos nenhum piloto promissor na fila, mas fala-se muito no Felipe Nasr que ele é um futuro campeão na F1. Tal frase foi dita pelo próprio Reginaldo Leme no programa do Jó. Você não ver o Nasr como um piloto de grande potencial para chegar e lutar por títulos na F1??
Ok, Feliz Ano Novo e boas férias. Abs.
Pois é pois é, eu critiquei muito o Massa, ainda achu ele um piloto que erra muito, nao é constante é fragil, lento, mas depois de algumas corridas em especial a de Interlagos onde ele passou por fora, por dentro, foi pra cima sem medo, eu vou dar um voto de confiança, so mais esse.
O Brasil sempre se Destacou no Automobilismo t ivemos pilotos campeões, fantásticos, tudo isso ainda é muito recente. Mas no momento, estamos passando por uma fase de espectativas de dias melhores ,aos nossos jovens e promissores pilotos.O Brasil sempre se Destacou na F1 , então vamos acreditar que
em 2013, novos talentos renasçam e voltem a dar alegria nas pistas ao Povo Brasileiro .
Essa é a Realidade em que Creio. Sem Utopias. OK…. Obrigada. Eloisa
Muito bem lembrado pela galera Felipe Nasr, temos que apoiar este nome.
O Brasil tornou-se com Massa e Rubinho uma fábrica de segundos pilotos.
Um site brasileiro especializado em F1 tinha dito que Bruno Senna estava quase fechado com a Force India, mas voltou atras depois que a imprensa internacional noticiou a questao de Jules Bianchi e os motores Ferrari e o interesse da equipe indiana em ter motores Ferrari em 2014. Sinceramente, acho que o site exagerou na epoca, nao vejo Bruno Senna fechando com a Force India.
A utopia das utopias seria uma equipe brasileira, com talentos nacionais, carro e motor nacional, vencendo na Fórmula 1. Estamos fora da F1 desde a saída da Fittipaldi Racing. Piloto é apenas uma pessoa, um único talento. Entretanto, uma equipe é uma reunião fantástica de talentos e também daqueles que carregam o piano. Projetistas, engenheiros e muitos doutores. Isso mesmo, sem doutores engenheiros, matemáticos, físicos administradores e gerentes não da para fazer muita coisa, então ficamos a sonhar com um piloto vencedor, como sendo a solução definitiva de nossos problemas e não nos preocupemos com a nossa miopia crescente.
Concordo com vc Fabio , ainda mais que tivemos excelentes pilotos , hoje a carencia para transforma novos idolos está longe até o momento, Razia,Nars,Bruno , por enquanto estão entre os intermediarios , sem maiores comparações , Nars apresenta perfil para o estrelato deus queira que Bruno também seja um bom piloto tecnica ele tem só um pouco mais para completar
a boa campanha 2012 , claro que é complicado atualmente , esperar é um remédio a curto prazo vai dar certo,….
Parabéns pelo post.
Só acrescentaria que num Estado Ineficiente como o Brasil as conquistas esportivas são dos indivíduos ou de grupos de indivíduos que, apesar de brasileiros, conseguiram vencer pelo seu talento especial, contra todas as adversidades, como fizeram os que citarei aleatoriamente para encurtar o papo: João do Pulo, Eder Jofre, Guga, Emerson Fittipaldi, Daiane dos Santos, Popó, Senna, Bernadinho, Pelé, Piquet , Garrincha , Marta… Como tantos outros, ricos ou pobres, venceram sozinhos, com a ajuda da família ou dos amigos, mas, repito, apesar de civilmente brasileiros.
Talvez tenham sido mais bravos do que gênios, talvez tenham sido mais brasileiros do que meros indivíduos.
Desculpem, onde se lê na última frase
“talvez tenham sido mais brasileiros do que mero indivíduos”
leia-se “talvez tenham sido mais brasileiros do que gênios”.
E começou a choradeira das viúvas para justificar a decadência da F1 “brasileira”. O buraco é mais embaixo. Por que o futebol apesar de estar também em baixa, ainda não acabou? Primeiro por tradição, o povo gosta e pronto. Segundo, os times possuem divisões de base. Terceiro, ainda é brincadeira de rua. Na comparação com o automobilismo, qualquer categoria que seja é muito caro para se manter o que talvez não fosse alguns anos atrás onde havia fórmulas até com fuscas e motores 1600 então, era muito mais populares e sem dúvida, embalado por nossas vitórias nas pistas. Sim, sem as vitórias não há tanto interesse mas, os custos são os que mais impedem a revelação de novos talentos. Vide a categoria que Felipe Massa tentou lançar e no que deu? Parem de jogar tudo nas costas de Ayrton Senna, pois se estivesse vivo o que poderia fazer pelo esporte? Pelé está vivo e nem o futebol está com “essa bola toda” com perdão do trocadilho …..
Realmente é triste ver o que está acontecendo. Por diversos motivos diferentes, estou cada vez mais desanimado com a F1. Mas, para compensar esta realidade, há outra muito animadora: a NASCAR. O nível de automobilismo e competitividade que estou conhecendo com estas categorias são do mesmo nível (ou até maior) que da F1. Vale a pena conferir! E o que o Nelsinho está fazendo lá, realmente, é histórico. O comportamento deste piloto é simplesmente brilhante. Lá, o Brasil está muito bem representado. Eu estou ansioso para ver em qual categoria ele irá competir em 2013. Com certeza estarei torcendo por ele. Abraços
O Razia e o Nasr chegarão a Formula 1 em 2013 ou 2014. A questão é que são pilotos nível Coulthard, Webber.
Farão paisagem apenas, não mais que isso!
Com a saída de Alonso em 2014, quem sabe o Massa numa boa temporada em 2013 não ganhe outra sobrevida.
Bom, eu sou da linha de pensamento que acredita que a F1 muda o perfil do piloto campeão de tempos em tempos. Acredito que teve a fase dos destemidos, dos pilotos quase engenheiros, a fase dos pilotos sem nenhuma preocupação com o equipamento (Senna morreu na transição da anterior para essa onde Shumacher reinou e agora a fase do piloto empresa. A definição do campeão na fórmula 1 atual se dá a meu ver na força de trio piloto/patrocinadores/equipe some-se a isso a eterna politicagem inerente a qualquer esporte em maior ou menor grau e o talento cada vez menos tem importância. A f1 já foi show-business. Agora é business-show. O show só não vai deixar e existir porque o business precisa de algo para vender.
Enquanto só tiver piloto filho de milionário no automobilismo brasileiro, nunca vamos ter um outro piloto que consiga pelo menos lutar pelo campeonato. Se todos que gostariam de ser pilotos tivessem pelo menos a chance de começar no Kart e com os resultados dos pilotos de Kart, tivessem empresas que bancassem os melhores pilotos ai sim sairíamos desse ostracismo de talento. Enquanto vc tiver que ter no mínimo 110 mil para conseguir fazer uma temporada competitiva, só vai ter piloto filhinho de papai milionário que são poucos e por isso é dificil achar qualidade em pouca amostragem.
E que pessoa consegue se tornar piloto se não for filho de milhionário no Brasil?
Desculpe,
milionário
Por isso que escrevi, se tivesse incentivos, empresas que bancassem o início de carreira no Kart, nós teriamos possibilidade de ter pilotos melhores. Deviam ter para o automobilismo a famosa peneira igual tem em outros esportes onde todo mundo pode fazer testes, se vocÊ pegar todo mundo que quer ser piloto e deixalo fazer 5 corridas de teste, pessoas que tem vivência com automobilismo já tem condição de identificar quem pode ter um talento acima do normal e só faltariam as empresas bancarem o piloto com talento maior que os outros.
o senna tbm era filho de família abastada
assim o piquet eo fittipaldi
rubinho e massa também…enfim
só sendo de família rica pra conseguir ser piloto de fórmula 1. Isso porque não há incentivo e até conseguir chegar na fórmula 1 é preciso gastar uma baita grana…
Tira o Nelsão e o Rubinho dessa
É isso Sandro; em resumo é apenas isso…
É… Pq o Ayrton, o Emerson e o Piquet vieram de famílias pobres.
Tira o Nelsão dessa
Utopia sim, venho falando isso faz tempo, uma Utopia que começou em 1984 quando foi o último ano que o Brasil colocou um cara fora de série na F-1, depois disso só chegaram os endinheirados
Fabio, vc esta se esquecebdo do Felipe Nasr, que veio com grana da familia, ganhando tudo que disputou e que teve uma temporada de estreia com resultados promissores na GP2.
Para mim, ele é nossa unica esperança de termos um campeao na F-1 a curto prazo. Tem todos os ingredientes pra chegar la, inclusive o dinheiro. Creio que ele vai ser nosso proximo representante por la.
Feliz ano novo!
Promissores? Onde? Vcs viram GP2? seu companheiro de equipe foi CAMPEAO. Nunca vi um piloto apanhar tanto na GP2 de um companheiro como Nasr. Alias tomou cada ultrapassagem esse ano que deu do. O Fabio esta certissimo. Nao ha pilotos brasileiros na F1, e nao tem ninguem na fila. (como Horner, chefao da RedBull, jamais teria renovado com o segundo piloto da ferrari).
Há os que gostam de automobilismo e os que gostam de torcer para um brasileiro. Para quem realmente curte automobilismo, pouco importa se há ou não um piloto brasuca capaz de ser campeão na Fórmula 1. Agora, os torcedores em geral, a turma do Galvão Bueno, que torçam para o “Curíntia”, sei lá…
E o Felipe NASR? Não acha que ele pode ser o “futuro”?
Abraço e feliz 2013
Não concordo com sua opinião em duas partes. A primeira quando diz que não há perspectivas no longo prazo. Acho que há sim. Apesar de concordar plenamente que o país preciso urgentemente de 3 ou 4 campeonatos que sejam complementares e que tenham um link lógico com campeonatos na Europa. A falta disto prejudica o nascimento de talentos, mas acho que não impede que um ou outro chegue a categoria máxima do esporte automóvel. Outro ponto que não concordo é de que seria preciso surgir um gênio para termos um campeão. Eu sei que tem muita gente que pensa que Alonso é um gênio, mas discordo, e portanto acho desde 2004 não houve gênios campeões do mundo. Alonso, Vettel, Hamilton, Button e Raikonnen são excelentes pilotos que foram evoluindo muito, mas não são gênios. Ainda estão a milhas de Schumi, Senna, Fangio, Prost e Stewart. Para completar o meu raciocínio juntando as minhas duas discordâncias, acho que temos pilotos chegando com qualidades suficientes para ganhar campeonatos, basta para isso que tenham uma gestão correta de carreira. Acho que Razia tem chances de ser campeão e acho que Nasr é o que mais chances tem. O principal é que não percam a paciência e embarquem na furada INDY (pelo menos essa atual INDY) como alguns tem feito. Existem alguns pilotos brasileiros em categorias de base na Europa que também tem potencial. O Felipe Fraga já faz parte do team Red Bull e vai disputar a F Renault 2.0, sua subida tem sido muito rápida e tem potencial. O Yann Cunha é um piloto que devemos acompanhar na WSR este ano. Fantin, Negrão, Foresti e Derani são pilotos com qualidades a ser exploradas. Têm potencial.
Talvez o Nars e olhe lá, mas Yann Cunha, Fantin, Fraga, Negrão, Foresti, Derani e Razia….. tem potencial? Voce só pode estar de brincadeira né?
fala muito!!!!!!!!!!!!!!!!!
Corrigindo: Button não é um excelente piloto. Erro meu incluir o piloto inglês na lista. Button está quase na lista dos barbeiros. Não é um barbeiro, mas sua falta de foco deixa-o muito perto desta categoria.
Está muito claro como que aquele 1 de Maio de 1994 foi um divisor de águas do automobilismo brasileiro. O ultimo grande herói brasileiro se foi de maneira traumática que deixou e deixa marcas até hoje. Senna foi o nosso herói. Mas tem um outro piloto que foi taxado pela mídia como herói, mas não agradou e não agrada a torcida brasileira pelo seus atos impensáveis que ele cometeu e hoje colhe os frutos mais amargos que o esporte poderia lhe dar. O Rubens tinha tudo para ser o real substituto do Senna, talento de guia na chuva, capacidade de transformar carros ruins e verdadeiras máquinas , tinha tudo mas jogou tudo no lixo ao deixar se vender pela maquina vermelha do cavalinho rampante foi ali que o nosso esporte automotor de monoposto começou a morrer. Não da para culpar o Felipe e nem o Nelsinho pelo o que eles fizeram na verdade o Rubens abriu a porteira da podridão os outros apenas estão pagando o preço disso. Como eu queria que o Senhor Ayrton Senna da Silva estivesse vivo.
Gustavo,faço minha as suas palavras.
Não dá para culpar o Rubens, no geral outros pilotos ,de outras nacionalidades passaram por isso, o unico que reagiu foi o Prost e levou um chute Ferrari
Ivan, dá para culpar o Rubinho sim, afinal o post do Fábio é sobre pilotos e o futuro do automobilismo brasileiro. Quanto ao que disse do Prost, concordo com vc, o francês pagou o pato por ser homem e meter a boca.
Choradeira de viúva. costume do brasileiro como dizer que em 1950 foi Barbosa que perdeu sozinho a copa de 1950 e tantas outras. O problema é mais embaixo, o esporte não tem público. Outro exemplo é o tênis, enquanto Maria esther Bueno jogou e Guga houve algum interesse mas, bastou que se aposentassem e o interesse foi junto. Como disse Emerson Fittpaldi, o brasileiro não gosta do esporte, o brasileiro gosta de quem ganha onde for. Quando não há mais nenhum ganhador o interesse acaba.
Quiseram colocar Rubens como sucessor de Senna. Como o novo herói das madrugadas e manhãs de domingo. Um erro absurdo.
Agora querem dizer que ele era o responsável pelo sucesso ou decadência do esporte a motor no Brasil? Se o esporte a motor depende de um único piloto, então é óbvio que a culpa não é desse piloto.
Será que a antipatia por Rubens não está extrapolando os limites do absurdo?
“Não da para culpar o Felipe e nem o Nelsinho pelo o que eles fizeram”
Que lógica fantástica!
Os dois adultos, com barba na cara, e as pessoas vão colocar a responsabilidade das suas ações na conta do Rubens?
As pessoas realmente acham que o Barrichello foi o primeiro piloto a se curvar às ordens de equipe?
Quer dizer que o culpado desta fase é o Barrichello? Pensei que cada piloto fazia sua carreira mas agora eu vejo que não, lendo isso. Então o RB, que fez escolhas erradas, acreditou em conto de fadas e todos os pilotos após ele foram influenciados por este caminho. É isso mesmo que eu tô lendo? Nossa, a que ponto chegamos. Presta atenção, o MAL que o Barrichello fez só prejudicou a ELE MESMO. Se o Massa faz isso é problema dele. Se não temos piloto é problema da CBA. Se não temos equipe na F1 é problema de falta de interesse privado. Se temos torcedores que pensam assim é problema da nossa cultura que para todos os problemas tem que ter um culpado e não enxergam 1 palmo à frente do nariz. Não vêem que o problema é mais embaixo, que tudo provêm de diversos fatores alguns citados pelo blogueiro. Depois dessa só ano que vem, é muito pra minha cabeça…
Fabio, você acha que o Governo Brasileiro poderia fazer algo que o Governo Venezuelano faz???
No nosso caso, utilizar a PETROBRAS para colocar pilotos brasileiros na europa?? Já que aqui não vai acontecer nada mesmo?
É isso aí…põe todo o dinheiro do pré-sal e das exportações nessa merda!
Governo Venezuelano e Governo Brasileiro é tudo a mesma coisa pão e circo.
Depois o zé povinho toma tiro de bala perdida e reclama pq não tem neurologista.
Prezado Paulo,
Deveria fazer sim! Mas não dará certo como não deu quando já tentou pois quando sai dinheiro da Petrobrás( e de outras empresas públicas) a grana vai para filho de locutor da globo, filho de deputado, filho de amigo de senador e filho de parente de ministro. Os caras bons que poderiam fazer bonito na F-1 ficam mais uma vez sem a grana. Abraço
A meu amigo va te cata. investir dinheiro publico em formula 1?
Você deve morar em mansão e come caviar né.
Pelo amor de Deus cada estrume q leio aqui.
Bota em estádio da Copa que é melhor né?
Caro Fábio. E a contratação de Lucas di Grassi pela Audi para competir no mundial de endurance? Feliz ano novo.
É um ótimo caminho para um ótimo piloto.
Abs
Sinto muito,Fabio,mas otimos pilotos são contratados para equipes de ponta da F1…
Não necessariamente. Webber está em uma equipe de ponta. Damon Hill, um piloto mediano, foi campeão pela Williams. E muitos outros exemplos poderiam ser citados. A equipe oficial da Audi não fica devendo nada a nenhuma das equipes de ponta da F1. E além do mais di Grassi foi o piloto responsável pelo desenvolvimento dos atuais pneus utilizados na F1. Dos pilotos brasileiros que tentaram a sorte recentemente na F1, certamente é o melhor.
A lembrança mais marcante que eu tenho da passagem do Di Grassi pela F1 foi uma rodada sozinho na volta de apresentação…
Infelizmente para nós brasileiros,estamos descobrindo da maneira mais dura possivel que o segredo do sucesso dos pilotos do nosso pais não estava na “agua brasileira´´,como os europeus diziam em tom de brincadeira nos anos 80…
Fábio,
voce tem razão nos argumentos, para chegar a esse ponto a coisa ficou feia e acredito que vai chegar o ano que não teremos nenhum piloto na F1, mas convenhamos isso não aconteceu por acaso e essa semente não foi plantada ontem, nosso automobilismo já está moribundo faz tempo, mas no Brasil existem duas situações, a primeira é essa torcida para aparecer um gênio que mude tudo, para mim é o pior que pode acontecer, aqui no Brasil se espera que as circunstâncias resolvam nossos problemas, ninguem quer pegar no pesado para resolver e aí a segunda tem haver nesse sentido que é o fato da CBA ter jogado nosso automobilismo no limbo e ninguem fez nada em contrário, pouco se escreveu a esse respeito, álias muitos dos seus colegas de profissão preferem vender terreno na lua para torcedores quando enchem seus blogs e noticiários com falácias de “melhor campeonato, maior campeonato de todos os tempos” com o propósito de atrair leitores para “vender” noticias,
meus amigos ou arregacemos as mangas e começamos a trabalhar ou essa história de apareceer gênio para resolver nossos problemas só se for nas histórias do aladim…
Utopia. O público encontra-se longe das corridas e, consequentemente, os patrocinadores também se afastam. O pouco de público que temos é apenas na Fórmula 1, então o pouco de investimento que temos é direcionado apenas na F1. Outras categorias nacionais vivem em completa sequidão. Um automobilismo forte começa com uma engenharia forte e, nesse caso, temos alguns dos melhores engenheiros aeronáuticos do mundo e a terceira maior indústria aeronáutica. Mas no caso da engenharia automobilística não temos sequer uma única indústria automobilística nacional, apesar de mais de cinquenta montadoras instaladas no nosso país. então o problema é mais grave do que parece. Uma engenharia mecânica forte e de verdade produz bons engenheiros que se destacam produzindo grandes realizações, inclusive na indústria automobilística e nas competições. Parece-me que
Falou tudo Fábio, infelizmente não temos perspectivas a longo prazo, teria é que tirar essa corja que comanda a CBA, pois tem gente séria que faria um grande trabalho em prol do automobilismo nacional. É uma pena, mas campeão mundial de F1 só no sonho. Um feliz 2013 para você e estaremos juntos ano que vem. Abraços
Falou tudo Fábio, infelizmente não temos perspectivas a longo prazo, teria é que tirar esa corja que comanda a CBA, pois tem gente séria que faria um grande trabalho em prol do automobilismo nacional. É uma pena, mas campeão mundial de F1 só no sonho. Um feliz 2013 para você e estaremos juntos ano que vem. Abraços
E digo mais, por pouco o Brasil não ficou sem representante já em 2013 pois o Massa quase saiu da Ferrari. Mas honestamente acho que o Brasil não vai ficar sem pilotos na F1, agora ter brazucas em equipes de ponta já vejo como uma realidade bem distante depois que o Massa sair da Ferrari. Teremos apenas figurantes para representar o país com Petrov e Karthikeyan. Espero estar bem enganado e que algum talento exploda, mas por agora a realidade é outra. O único que pode trazer um alento a curto prazo é o Felipe Nasr que precisa ganhar o título da GP2 para pensar em guiar para times grandes na F1.