Reinício de carreira
14/12/12 03:00Quinze anos atrás, correr na Stock era fim de carreira. Com poucas exceções, o grid era formado por veteraníssimos. Os carros, Ômegas que acumulavam milhares de quilômetros. E se o título não ficava com Ingo Hoffmann, acabava com Chico Serra.
O cenário começou a mudar com dois movimentos.
O primeiro, externo. A crise na Indy _que por anos foi o plano B de quem não se encaixava na Europa_, fez muito piloto voltar para casa.
O segundo, interno: a visibilidade dada pela Globo, que fez dezenas de marcas alheias ao esporte escolherem a categoria, seduzidas pela chance de aparecer na TV por um preço mais baixo do que produzindo e comprando mídia.
Com alguns bons e jovens pilotos, com uma boa administração _embora muitas vezes predatória_ e com dinheiro novo, a Stock cresceu. Não, não é a categoria dos sonhos, mas hoje está firmada como um campeonato decente, o único por essas bandas.
Daí não ser estranho o desembarque de Barrichello em 2013, após as três corridas de aperitivo neste final de ano.
Ele chega por um time competitivo, com patrocinador forte para os padrões locais, com o melhor engenheiro que há. Não terá vida fácil nas pistas, mas contará com todas as ferramentas para se adaptar o mais rápido possível.
Quarentão, deve disputar quatro ou cinco temporadas na Stock e então, sim, pendurar o capacete de vez.
Estranho foi o que (não) aconteceu na Indy. Esta passagem, aí sim, teve elementos de fim de carreira.
Barrichello chegou achando que ia arrasar, exibindo suas credenciais de piloto mais experiente da história da F-1. Imaginou tratamento VIP, deferências, facilidades. Sua mudança para o lado de cá do Atlântico foi comparada às de Mansell e Emerson.
Deu tudo errado.
Começando pela equipe com que ele assinou, a fraca KV, de fundo de pelotão.
Passando por sua língua: criticou os colegas (“Tem gente largando muito antes da hora certa”), o carro (“Não é fácil”) e as pistas (“Nenhum piloto da F-1 correria em circuitos assim”). As declarações de amor eterno à F-1 também não ajudaram: atrapalharam seu foco e não pegaram nada bem nos EUA.
Terminou apenas em 12º no campeonato. Uma passagem apagada, que, no fim, acabou lembrando a de outro veterano da F-1: Alesi.
No meio do ano, o site especializado Motorsport.com conferiu nota “B-” à sua estreia, até então. Ruim.
Mas, se sua carreira “terminou” na Indy, na Stock ele ganha nova chance de recomeçar. De um jeito bacana.
Uma boa ideia seria virar de vez a página da F-1.
O que passou, passou.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Barrichelo gosta de correr; é sua vocação: correr (dinheiro já não deve ser motivação). Ganhar é outro assunto. Pode buscar a categoria que desejar e se quiser correr até de carrinho de rolemã. É seu gosto, tanto quanto o meu é fazer projetos de arquitetura. Bons? Ruins? Não importa. Importam (enquanto não fizerem mal a outros) o desejo, o gosto. Deixem o Rubinho em paz com seu gosto.
Trazer o Barrichello para correr na Stock realmente é assinar o fim de carreira…,
Deixe-me expressar melhor, é o fim de carreira da Stock que estava começando a se tornar séria e competitiva, de repente leca esse balde de água fria e desânimo chamado Rubens Barrichello, coloquem esse cara para disputar corridas de Kart sózinho e numa propriedade dele e ainda assim ele chegará em segundo… POBRE STOCK QUE MÁ SORTE VOCÊ TEM…
Race Of Champion NATIONS CUP 2012: DAY ONE
http://www.thefirstrow.eu/watch/159064/1/watch-race-of-champion-nations-cup-2012:-day-one.html
Schumacher até agora ganhou todos os desafios da peneira, acabou de vencer com carro V8. Foi o que disse o narrador português! Vettel acabou de vencer Michael Doohan no desafio com Lamborghini.
Rubinho vá curtir sua grana com sua esposa, seus filhos e seu pai Titônio
Rubinho – Satisfaça-se e agradeça a DEUS com o dinheiro que ganhou. Vá fazer filantropia. Temos muita carência. O seu tempo e sua hora já passaram
Todos nós admiradores de corrida de automóveis sabemos que na trajetória do Rubinho na Fórmula 1 ele nunca passou de um mero participante. A esta altura, com a idade que tem! Rubinho vá para uma outra, antes que seja tarde. Tudo tem seu tempo e sua hora
Está bem. É um início de carreira para quem não consegue algo melhor.
Assim como na F-1 e na Indy, Barrichello irá fracassar na Stock. Se tiver o melhor equipamento, seu companheiro será o campeão.
Certo estava Emerson Fittipaldi em seu livro quando disse “O brasileiro não gosta do esporte, gosta de quem ganha…enquanto estiver matando um leão podia tudo bem, menos do que isso é lixo…”” . Vide Guga, Maria Esther Bueno, Ricardo Prado e tantos outros, algumas vezes lembrados por causa de ações de mkt. Stirling Moss foi 4 vezes vice campeão da F1 e é homenageado até hoje, Chico Landi foi o primeiro brasileiro a pilotar uma Ferrari na F1 e é totalmente esquecido. O próprio Emerson diz isso pois mesmo sendo 2 vezes campeão, foi chamado de burro, lento e outras coisas por causa da Copersucar pela tal “imprensa especializada” e pelos “torcedores”. O problema de Barrichello na F1 foi nunca ter sido o primeiro piloto em equipe decente e não ter feito o teatro quando cedeu o 1o lugar para Shumacker como fez Sérgio Perez este ano ao não ultrapassar Alonso, o teatrinho pegou e prova disso foi o que a Ferrari fez com Massa esse ano também; Barrichello na prática acabou sendo o único julgado e condenado pelo ato de mostrar ao mundo o que aconteceu. Na indy não vejo essa incompetência, na verdade é como foi dito se passou alguma ilusão, foi iludido também e acabou não gostando tanto assim, também teve expectativa alta que não se consolidou apesar do meio do ano em diante evoluir muito e já esqueceram das burradas da equipe o ano todo, que quando ele estava na frente o chamavam para pit stops desastrosos e caía para as últimas posições e em um carro no máximo mediano. Ganhou prêmio como melhor rookie em Indianápolis mas já esqueceram disso também. Talvez o tempo ajude a compreenderem Barrichello como hoje Emerson não é mais chamado de burro. 2009 já mostrou que um piloto bom.razoável como Button pode ser campeão com um carro excepcional, fruto do “golpe” de Brawn que dois anos participando dos aspectos técnicos da categoria, criou uma inovação que ninguém tinha e garantiu o campeonato antes de chegar à metade porém, com o carro do 1o piloto impecável enquanto que o do segundo, nem tanto fora as instruções de pit stop para o 1o piloto e “esquecer” de avisar o segundo e tantos outros “equívocos” mas, para que falar nisso? O povo brasileiro é reconhecido por sua memória curta mesmo, basta ver quem são os governantes eleitos por esse povo, além disso adora comemorar os títulos do futebol e nesses outros países que homenageam esportistas fabulosos mas que não foram campeões além de comemorar tantos outros títulos, comemoram seus prêmios Nobel, este que não temos nenhum! Boa sorte Barrichello e continue fazendo o que gosta e ganhando, ao invés de pagando, para correr para sua satisfação própria e sustento da família, isso que importa e não os recalcados que não tem identidade própria e precisam se escorar em ídolos para ter algum sentido na vida. E como a F1, o mundo dá voltas, muitas coisas podem acontecer ….
Correção: “..um leão por dia …”
Fábio, sempre acompanho seus comentários aqui no blog, mas nunca tinha me manifestado.
Achei interessante a seguinte passagem que você mencionou: “Não, não é a categoria dos sonhos, mas hoje está firmada como um campeonato decente, o ÚNICO por essas bandas” (o destaque é meu).
Tendo em vista esse trecho, gostaria de perguntar a você e aos demais leitores do blog: o que vocês acham a respeito da Fórmula Truck?
Pelo menos o que transparece das transmissões das corridas pela TV e das notícias da mídia é que se trata de um campeonato bastante disputado, muito organizado e que é exemplo em espetáculo para os espectadores, atraindo milhares de pessoas para as corridas.
Abraço a todos.
Nada contra o Rubens querer correr na stock, se divertir e ganhar um bom dinheiro. Agora que não venha com a conversa de vencer e ganhar campeonatos em cima dos caras que correram de turismo a vida inteira como o Cacá Bueno. Acho que essa entrada do Rubens não acrescenta em nada à stock que ja tem a fama de a categoria de fim de carreira de pilotos vindos da Europa e EUA.
O Rubinho agora vai sofrer nas mãos dos manos e compadres da Stock Car Brasil. Os americanos da Indy jogaram ele no Lixo, não aguentando mais sua choradeira. O Rubinho vai chegar até os 100 anos chorando pela F1, e essa sua doença é incurável. Pobre Rubinho!!!
reeinicio de carreira é ver voce caro jornalista ainda durando no uol!isso mostra que assim como a falta de conhecimento dum piloto completo que segue sem reconhecimento por outros valores que norteiam esse meio de dinheiro vendo fracos perfis de pilotos guiando maquinas tao decepcionantemente exmplo de weber que se quer conseguiu ser tereceiro colocado,é também enxergar a carencia de comentaristas do assunto.Um piloto que sempre foi atraido por projetos que na verdade nunca derao certo .Exemplos voce poderia bem se lembrar :saiu da resindiu com a ferrari pela honda , recusou a mac laren pela willians,aceitou a indy pelo projeto da KV,enquanto isso viu o maldonado e bruno com um carrao nas maos e nada tirou dele.Fim de carreira esta voce que nao entende nada desse meio,ele tem recordes,ele conhece automobilismo,ele tem uma trajetoria,sera dificil falar de f1 sem cita-lo assim como michael,por favor ele sempre sera Rubens e vc sempre sera apenas alguém que preenche um espaço no uol com sua insensatez vc engana o oul como comentarista e o uol finge que vc é alguém que sabe comentar.
Barrichello foi o maior perdedor da F1, o mais incrível de tudo é ele se gabar do recorde de piloto com o maior número de largadas, eu teria vergonha de ostentar esse recorde sem nunca ter conquistado um campeonato.
Sua presença na Indy foi mais um fiasco e assim será na Stock caso ele insista pela categoria. Vai envelhecer sonhando em voltar para a F1.
Acorda Barrichello, seu bonde já passou. Faz tempo!
Já disse antes que a entrada de Barichello na Stock é um erro e o piloto provávelmente vai deixar a categoria sem vitórias. Agora o que o piloto disse em relação à Indy é uma falta de educação, já que Rubinho era uma das engrenagens da categoria, e se não gostava que tivesse deixado antes do fim do ano e ficasse calado, mas o que disse é a pura verdade. Tem gente que larga antes da hora certa? Tem. O carro não é fácil.? Verdade. O pior, o carro é apenas bonitinho por fora. Foi feito para se adaptar a todo o tipo de pista,como se isso fosse possível, não é. As pistas não tem qualidade.? A maior parte realmente não tem. Ondulações perigosas demais e levam os pilotos à exaustão. As ovais não tem segurança, velocidade demais que leva à choques violentíssimos caso o piloto perca o controle do carro. A pista do sambódromo é uma comédia. Fica muito mal para o Brasil abrigar uma corrida num espaço daqueles. Aliás a cidade de São Paulo é a única cidade que abriga uma prova F1 e outra Indy. Situação no mínimo estranha. Acho que a cidade vai ter que, qualquer dia desses, escolher para que deus quer rezar. A categoria tem realmente uma série de amadorismos que precisam ser corrigidos senão vai entrar novamente em colapso. Na décade de 80 e 90, a Indy era milhões de vezes mais interessante que é hoje, mas também tinha algum amadorismo. No fundo Rubinho só disse verdades, mas acho que não deveria te-las dito naquele momento.
Stock Car, continua a ser um fim de carreira…. Da Stock se vai pra onde???
Um fracassado em uma categoria de fracassados! Combinação perfeita!
Lamentável … ,agora acabou …..
devia ficar pelo menos mais um ano na Indy..
Fábio, explique melhor o termo “predatória”. Quanto ao Rubens, se corresse o que fala seria imbativel.
Abs
Ele tem medo da esposa. Não faz nada sem a aprovação dela. Já deixou claro isso em várias ocasiões. Campeão mundial não está nos planos dela para ele e sim não correr riscos para continuar a sustentar a casa e a família.
Profissão difícil essa… Se você não for o melhor é taxado de todos adjetivos ofensivos que existem!!!! Não estou defendendo ninguém, apenas queria deixar algo para se pensar… Se não for o melhor médico, engenheiro, jornalista… Não tem problema. Agora se não for o melhor piloto….
Concordo com você Rogério no que diz respeito ás exigências exageradas que temos quanto aos nossos desportista, o que ocorre com o Barrichelo, ocorre com o Thomas Bellucci, grande parte das pessoas quer um novo Guga, mas o Rubens angaria desprezo e desconfiança porque ao longo de sua carreira resolveu trilhar o caminho do conforto financeiro ao invés do caminho dos títulos,optou pela Ferrari para ser em suas próprias palavras piloto 1-B, quando tinha proposta da Mclaren, talvez o time que mais promova a igualdade entre seus pilotos. Ok esta escolha é um direito dele, mas que ele aceite as consequências delas e não fique justificando seu insucesso atribuindo erros a outras pessoas, ao carro, ás escolhas da equipe, tudo isto estava claro para ele, então é um tanto desrespeitoso á minha inteligência que ele venha ao público com mil lamentações. Pura dissimulação
Essa ridícula categoria é o cemitério de pilotos frustrados, e também mal sucedidos na F1 e outras do exterior.
De fato, O Rubinho é um piloto jovem e promissor com um futuro brilhante pela frente.
Engenheiros???? Para quê??? Os motores, câmbio e suspensão vem montados e lacrados pelo fabricante. Sendo assim, basta tirar da embalagem e montar.
Provavelmente, o próximo será o Bruno Senna.
Amigo o problema não é ser o melhor ou não naquilo que faz mas sim a propaganda que ele mesmo fez de si e a maneira como ele passou este ano. Ele simplesmente desprezou a Indy que o acolheu e fracassou por lá, realmente por falta de foco. Acho que o Rubens pode render mais do que rendeu mas ja começa a ficar difícil acreditar que ele possa fazê-lo (para quem o patrocina). Perdeu espaço lá entre os profissionais pela postura como tratou a categoria lá, veio fazer corridas aqui achando que ia ser fácil e não foi. Que em 2013, ele possa pro a cabeça no lugar e pilotar melhor.
Filho, PILOTO ganha pra chegar EM 1º e não para competir!
Já viu uma corrida na vida?!
O rubens não é malhado por não ser campeão, mas sim por ter mentalidade de perdedor.
Pode ser boa pessoa, um piloto experiente etc, mas nunca teve e nem terá mentalidade de piloto vencedor.
É por isso que ele é motivo de chacota no Brasil e não é muito respeitado no resto do mundo.
basta olhar ao redor, time de voley feminino era heroi, virou fracasso, Cielo ladrão safado e fracassado, todos tem sempre um ponto de vista para criticar.
Isso tem nome, frustração, o povo brasileiro é notoriamente frustrado, vive sonhando com um “salvador” Senna foi um deles, aliviou por uns anos, as frustrações, pois tinha esse cara com que se orgulhar “eu sou brasiileiro, com muito orgulho, com muito amor” mas desempenhar em sua profissão,, familia, um bom trabalho, ser o melhor naquilo que poderia ser, não consegue, em muitos casos nem tenta, no esporte, piorou, nunca tentou nem vai tentar, prefere ficar em casa reclamando dos outros, é mais fácil e bem mais covarde.
concordo que ele fala demais as vzs, mas é um grande piloto e um grande cara, ser segundo melhor do mundo, não é pra qualquer um.
Então Rogério, acontece o seguinte, o cara não tem mais 20 nem 30 anos, tá quase nos 40 e tudo muda, reflexos etc, o Rubinho foi um bom piloto, que eu perticularmente deixei de torcer porque eu não torço pra quem abre mão de vencer em prol da equipe quando não há necessidade de fazer jogo de equipe (que foi o que aconteceu)
Mas ele foi um bom piloto, mas agora que ele tá fora da F1 ele tem que fazer como o Fabio Seixas falou virar a página, deixa a história dele na F1 no passado, não vai voltar mais, agora ele precisa melhorar a lingua dele, ele não vai chegar ganhando na stock, mas se ele se dedicar a aprender ele vai ter chance de ganhar, mas se meter a boca em todo mundo e reclamar do almoço ele vai ter um fim de carreira bem melancolico.
SE BARRICHELLO VOLTAR PARA CORRER NA STOCK CAR É UM REINÍCIO DE CARREIRA NÃO SEI DIZER, NA MINHA MODESTA OPINIÃO ESTÁ MUITO MAIS PARA FIM DE CARREIRA.
E SINCERAMENTE ACHO QUE NÃO SERÁ UM FINAL MUITO FELIZ…
Barrichelo na Stock…. ok. Vai levar bucha como sempre e reclamar como sempre!!
kkkkkkk…Concordo em gênero, número e grau.
Rubens e boa parte do público compartilham esse pensamento primitivo de que a F1, o futebol, são mais importantes que uma partida de jogo de botão com um irmão ou com um filho. Quando vejo qualquer torcida gritando por qualquer time ou piloto, comparando estatísticas de Schumacher com Rubens. Quando vejo Rubens chorando… não acho bonito. Vejo aí uma indicação de que não devo deixar meus filhos chegarem perto dessa gente.
Põe em uma redoma, pois o mundo no qual eles vão crescer é esse!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!! CARAMBA CARA!! RINDO LITROS DA SUA OPINIÃO!
Por segredos da Red Bull, Ferrari mira Buemi para 2013, diz jornal. – AONDE TEM FUMAÇA É BEM PROVÁVEL QUE O FOGO ESTEJA POR LÁ. CONTINUO SUSTENTANDO QUE O FATO DE ALONSO TER PERDIDO O CAMPEONATO DE 2012 COMO PERDEU, SÓ PIOROU A SITUAÇÃO DO MASSA PRA 2013. ESPERO QUE EU ESTEJA ENGANADO, DE VERDADE. SINCERAMENTE, É DIFÍCIL CONSEGUIR ACREDITAR QUE A FERRARI E DOMENICALLI EM 2013 VÃO DEIXAR FELIPE E ALONSO DUELAR SEM NENHUMA INTERFERÊNCIA.
Enxergar um Rubens Barrichello fracassado, piloto mediano ou um grande piloto depende de referencial que cada um tem para definir esses termos.
a) Poderia dizer que Barrichello é um fracassado, pois sempre foi mais lento que os companheiros de equipe, a única exceção foi o Johnny Herbert na época da Stuart, mesmo assim a única vitória da equipe caiu no colo do Herbert.
b) Poderia dizer que Barrichello é um piloto regular, pois normalmente não comprometia em corridas, e levava o equipamento até o final conseguindo pontos importantes para o mundial de construtores.
c) Poderia dizer que Barrichello é um excelente piloto, pois ficou 19 anos na f1, e um piloto ficar tanto tempo assim não pode ser obra do acaso, mas sim de competência.
Como viram, essa briguinha não chega a lugar nenhum, barrichello é tudo isso, portanto não tem uma definição certa do que realmente Barrichello foi na F1, sempre irá depender da maneira como a pessoa imagina o fracasso ou o sucesso de alguém.
Perfeita sua analise.
Concordo Douglas.
Acho que o que prejudica o Rubinho são suas declarações somadas ao fato de termos tido no Brasil três campeões antes dele. Acredito que é muito mais fácil e justo classificarmos o Barrichello como um piloto… Ponto!
Excelente comentário, Douglas
Comentário sóbrio e equilibrado.
100% de acordo
o problema do Brasileiro em geral é que prexam apeas a vitoria.
a grande oportunidade do Barrichelo foi entrar na Ferrari mas infelizmente teve que ser a sombra do Schumacher. se valeu a pena ou nao, eu nao sei… mas parece que o Massa está indo para o mesmo caminho…
Fico com a opção “C”, mas não deu a sorte de estar no lugar certo na hora certa, mas ninguém fica mesmo tanto tempo na F1 que não seja tão bom.
Acho que tem coisa mas interesante pra falar. a exemplo o ALONSO, foi considerado o melhor piloto da F1 em 2012, fato incrivel levando em conta a superação de um TRICAMPEÃO, e tem mais, foi Eleito por quem conhece do assunto. isso seria um bom comentario. COMENTARIO DE PONTA DE TABELA, e não de coajuvante.
Sr, Antonio,
Existem fatos , que para a maioria é mais interessante ignorar, mas creio que deveria ser o contrario, podemos defender nossa opinião, mas sempre procurar passar a informação correta sobre um determinado assunto.No que o Sr. se refere , a F. Alonso, já tinha tomado conhecimento, através de
UM Meio de comunicação, diríamos, Top 5,
porém evitei o assunto. Na verdade a Europa toda fala de Fernando, Alonso porém no Brasil ao parecer ele não é bem quisto. Ele não tem culpa se a Ferrari , a sua escuderia , desde sempre utiliza o jogo de Equipes. Desculpe aproveitei, a oportunidade para um desabafo , que o seu
comentário me proporcionou. Aproveito a oportunidade, para desejar ao Sr e a toda a sua família os Votos de UM Feliz Natal e Um ano
Novo, repleto de realizações .Obrigada ELOISA
Tem razão quanto a su resposta Eloisa. Desejo o mesmo pra você, PAZ, SAUDE .e LUZ. OBRIGADO!!!
Alonso é da escola de Alan Prost, Airton Senna, Schumacher, Mika Haiknen , todos compeões . Hoje temos Vettel tricampeão
seguido um marca conquistada por Juan Manuel Fangio, Scumacher , e Sebastian Vettel só isso. Os donos de equipe elejeram Fernado Alonso destaque em 2012 apenas isso reconhecimento para a galeria de Lucas di Montezemolo ego, ego
só isso mais nada
Infelizmente Rubens Barrichello nunca foi o que a Globo vendeu.
Ele é fraco, apenas isso.
Em 1993, 1994, 1995 ficou na frente do fraco Irvine. Em 1996 ficou na frente do fraco Martin Bundle. Em 1997 e 1998 ficou na frente do fraco Magnussen. Em 1999 quase não conseguiu derrotar o fraco Johnny Herbert. Só teve piloto fraco ao lado, até que em 2000 pegou Schumacher. Foi lavada em 6 anos, um dos maiores paus de companheiro de equipe da história. Em 2006, na Honda, pau feio do Button, em 2007 nem marcou ponto, pau feio do Button, em 2008 inacreditavelmente ele superou o Button, todos acharam brilhante, será que finalmente ele decola? Pegou o melhor carro do grid em 2009 e perdeu para o Button, alem do Vettel, que fiasco. Em 2010 derrotou Hulkenberg que era um estreante, em 2011 derrotou Maldonado que era estreante também. Toda vez que ele teve piloto forte ao seu lado, perdeu feio, tirando 2008 que superou Button, mas nesse ano o carro do Button quebrava mais do que uma carroça. Depois superou estreantes, mas com dificuldade, viu Hulkenberg fazer pole, ele não fez. Na Indy, outro fiasco, tomou um puta pau do Kanaan, reclamou de tudo, da pista, do carro, da equipe, não foi humilde para aprender, se achou um Mansell que ia chegar e ganhar, porque ele realmente achava que para quem corria na F1, Indy era piada. Agora na Stock chegou em 22 lugar em duas corridas, uma abandonou, foi o pior estreante na pista, inclusive perdeu para Castro neves e Kanaan. Então amigos, Rubens é e sempre será um perdedor fabricado pela Globo. E que tome pau na Stock até sair de cena, cansamos!
perfeito!!!
Acho que encontrei alguém que detesta mais o Barricha do que eu. Rs, rs
Deve ter dado trabalho fazer essas buscas no GOOGLE, você precisa aprender a assistir corrida, ver o que acontece e não se esquecer por quantas vezes esteve na frente do Shuimi e teve que dar passagem, Fraco mesmo é seu comentário
Meu caro Fabio,
O piloto objeto de seu comentário pode tentar quantos reinícios quiser. O problema não está nos reinícios. O problema tampouco está nos equipamentos à sua disposição, nem nos tarimbados engenheiros que o orientarão. O problema está no próprio piloto objeto. Há tempos, ele fez uma opção. Correr riscos para vencer (e vencer)… ou ganhar dinheiro? Sua escolha foi a segunda. Ficou rico. Mas o dinheiro veio carimbado — bundão, pé-de-chinelo, rei do quarto lugar, etc etc etc. Isso já corre pelo seu (dele) sangue, e não vai mudar. O piloto objeto de sua coluna vai, sim, trazer mais constrangimento a uma categoria já controvertida, onde a parte mecânica dos carros não tem o menor vínculo com as marcas exibidas na carenagem (em países sérios, é algo conhecido como estelionato, se não me engano). E… a julgar pelo pífio ensaio em 2012, o ano que vem tem tudo para ser, sim, a pá de cal para este que foi o maior símbolo (na área esportiva) da Era da Mediocridade em que vivemos.
Abs,
Claudio Lessa
absolutamente correto seu comentário
Os Estados Unidos até onde me conste são um país seríssimo e não vejo Toyota, Honda ou Chevrolet reclamarem de participar da NASCAR, categoria aonde se reúnem essas características que você caracterizou como “estelionato” Problema é que no Brasil as pessoas se acostumaram a ter essa visão estilo Fórmula 1 aonde as equipes são praticamente responsáveis pela construção de um carro (e com isso os custos batendo na estratosfera).
Rubinho vai fazer 70 anos e vai continuar querendo correr de F1, tá no sangue, é a paixão dele, só que ele não admite que já acabou e que infelizmente foi o maior perdedor de todos os tempos da F1, foram 19 campeonatos sem ganhar o título, é coisa para burro! E sem contar que ele teve nas mãos o melhor carro por anos (Ferrari), e depois outra bala nas mãos (Brawn)…. difícil né????? rsrs