Reinício de carreira
14/12/12 03:00Quinze anos atrás, correr na Stock era fim de carreira. Com poucas exceções, o grid era formado por veteraníssimos. Os carros, Ômegas que acumulavam milhares de quilômetros. E se o título não ficava com Ingo Hoffmann, acabava com Chico Serra.
O cenário começou a mudar com dois movimentos.
O primeiro, externo. A crise na Indy _que por anos foi o plano B de quem não se encaixava na Europa_, fez muito piloto voltar para casa.
O segundo, interno: a visibilidade dada pela Globo, que fez dezenas de marcas alheias ao esporte escolherem a categoria, seduzidas pela chance de aparecer na TV por um preço mais baixo do que produzindo e comprando mídia.
Com alguns bons e jovens pilotos, com uma boa administração _embora muitas vezes predatória_ e com dinheiro novo, a Stock cresceu. Não, não é a categoria dos sonhos, mas hoje está firmada como um campeonato decente, o único por essas bandas.
Daí não ser estranho o desembarque de Barrichello em 2013, após as três corridas de aperitivo neste final de ano.
Ele chega por um time competitivo, com patrocinador forte para os padrões locais, com o melhor engenheiro que há. Não terá vida fácil nas pistas, mas contará com todas as ferramentas para se adaptar o mais rápido possível.
Quarentão, deve disputar quatro ou cinco temporadas na Stock e então, sim, pendurar o capacete de vez.
Estranho foi o que (não) aconteceu na Indy. Esta passagem, aí sim, teve elementos de fim de carreira.
Barrichello chegou achando que ia arrasar, exibindo suas credenciais de piloto mais experiente da história da F-1. Imaginou tratamento VIP, deferências, facilidades. Sua mudança para o lado de cá do Atlântico foi comparada às de Mansell e Emerson.
Deu tudo errado.
Começando pela equipe com que ele assinou, a fraca KV, de fundo de pelotão.
Passando por sua língua: criticou os colegas (“Tem gente largando muito antes da hora certa”), o carro (“Não é fácil”) e as pistas (“Nenhum piloto da F-1 correria em circuitos assim”). As declarações de amor eterno à F-1 também não ajudaram: atrapalharam seu foco e não pegaram nada bem nos EUA.
Terminou apenas em 12º no campeonato. Uma passagem apagada, que, no fim, acabou lembrando a de outro veterano da F-1: Alesi.
No meio do ano, o site especializado Motorsport.com conferiu nota “B-” à sua estreia, até então. Ruim.
Mas, se sua carreira “terminou” na Indy, na Stock ele ganha nova chance de recomeçar. De um jeito bacana.
Uma boa ideia seria virar de vez a página da F-1.
O que passou, passou.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
os comentários acima falam por si = não há saída para o Rubinho, ficou rico mas seu papel dentro do esporte, exposto ao crivo implacável da opinião pública, está selado, devia se mancar mas não se manca, então será sempre uma piada!!
Eu não entendo a noção de fracasso e sucesso de brasileiro. Aqui no Brasil, diferentemente da cultura da Europa, EUA e outros povos, ser bem-sucedido na vida profissional significa ter um emprego no serviço público com estabilidade garantida – sonho que a maioria corre atrás – muito mais do que ser um profissional liberal de sucesso, “patrão de si mesmo”.
Eu bem que queria ter uma carreira parecida à do Barrica: fazer o que gosto, receber um salário alto por isso, ficar vários anos entre os melhores graças unicamente ao meu desempenho, conseguir minhas vitórias até que se exaurisse, naturalmente, com o tempo, as minhas oportunidades, mas, no fim, tendo construído minha história.
É que, na absoluta mediocridade, tem gente que projeta nos outros a próprias cobranças e expectativas frustradas para se aliviar do peso que é ser só mais um – e verdadeiramente – fracassado.
Edson,F1 não é um “emprego´´,é um esporte…E no esporte,em primeiro lugar vem as VITORIAS e os TITULOS,conseguindo esses dois o dinheiro vem por CONSEQUENCIA.
PE DE CHINELO colocou os carros na frente dos bois.Preferiu primeiro fazer seu “pé de meia´´ para só depois correr atras de ser campeão.Coitado,ja era tarde de mais.
O Barrichello continua o menininho chorão de sempre. Foi para a Indy e só reclamou. Agora vem para a Stock, mas logo em sua estréia já começou com a mesma choradeira. Vai correr o ano de 2013 e duvido que corra 2014. Vai rescindir o contrato e cuidar dos filhos. Será a melhor decisão para ele e para os pilotos, assim não vão precisar largar com pneus para pista molhada pelo choro dele.
AONDE EU ASSINO FÁBIO? PERFEITO TEU COMENTÁRIO. VC NÃO DISSE NADA ALÉM DA VERDADE. FATOS SÃO FATOS. ACEITE QUEM QUIZER; MAS SÓ SENDO MUITO CEGO PRA NÃO ENXERGAR QUE A HISTÓRIA DO BARRICHE É ISSO E ISSO MESMO E PONTO FINAL.
O sr. Fábio nunca perde a chance de criticar pejorativamente o Rubinho. Bom fosse se ele tivesse a mesma projeção deste piloto brasileiro.
Fato, deveríamos ter menos criticas pejorativas e mais noticias e comentários interessantes. Porém, o que seria do Fábio se não houvesse o RB e o Massa?
Em que parte da coluna tem alguma critica pejorativa?O que o Fabio escreveu esta baseado em fatos,e contra fatos,meu caro,NÃO HA ARGUMENTOS.
Concordo também, e é a última chance dele resgatar sua imagem, pois senão será de eterno chorão…
Fabio:
No têxto, achei que você deu a impressão de que “B-” é uma nota ruim; de fato não é. como vc bem sabe, seria o equivalente a algo entre 8 e 8,5. se não é excelente, está muito longe de ser ruim.
abs.
Caro Fábio,
Sou um apaixonado por automobilismo e queria muito ver o Brasil voltar a brilhar no cenário internacional, mas o mais frustrante de tudo são as falsas esperanças que o Rubinho sempre nos dá. F-1 já era, na Indy ensaiou que poderia fazer um bonito, mas de novo nada mais do que aquela velha mediocridade que sempre o acompanhou… Agora, a Stock. Tenho umas economias guardadas e sou capaz de apostar com qualquer um tudo o que consegui guardar até hoje que o Rubinho não vencerá nem uma corrida sequer na Stock! Acho que ele fará a todos um grande favor em se aposentar de vez e liberar espaço na mídia para pilotos com potencial de tornarem campeões internacionais. Por exemplo, se o Felipe Nasr tivesse tido todos os minutos de mídia que o Rubinho teve esse ano permitiria a ele captar patrocinadores de peso e quem sabe se tornar o primeiro Brasileiro campeão da GP2… Chega de perder tempo com Rubinho…
QUE LEGAL AINDA CONSEGUIR ENCONTRAR PESSOAS LÚCIDAS NO BRASIL. CONCORDO TMBÉM COM TEU PONTO DE VISTA.
Ou seja, a pilotagem do Barrichello é só 20% do problema, sua boca aberta e falta de bom senso e ética nas declarações são os 80% restantes do problema. Depois não quer receber rótulos e antipatia gratuita das pessoas.
Barrichello é um bom piloto. Realmente precisa virar a página, ninguém fica tanto tempo numa categoria tão competitiva a toa, podem até dizer que é chavão, mas é fato. Se gosta tanto da F1, nós também gostamos, gostaríamos de ver novamente um piloto brasileiro campeão, ficamos órfãos a quase 20 anos, mas vc ainda pode ajudar Barrichello, o que o Massa tentou fazer foi legal, ajuda o cara, se vc realmente tem um puta prestígio com os tubarões, busca investidores, vc é bom nisso, busca incentivo do governo, acho que ninguém duvida do seu caráter e se vc encabeçar um projeto, com a grana que vc tem, não vai se deslumbrar, a gente já se ligou q a quetão pra vc não é grana mas o ideal. Precisamos de uma carreira decente de monopostos, precisamos de novos campeões e acho que vc ainda pode nos ajudar com isso.
Agora o Fabio sabe até o que o Rubinho pensava. é mole?
Boa.
Cara, o barrica é muito sem noção…esses dias no Instagram ele publicou uma foto do painel do carro dele (estava dirigindo) com a uma tela passando o jogo do Corinthians no mundial…olha o exemplo!
Barrichello ja virou uma figura folclorica, seu nome ja esta totalmente ligado a sinonimo de lerdeza,de atraso e de piadas.Quem nunca deu uma “cochilada´´ no transito e demorou para arrancar com o carro quando o sinal ficou verde e ouviu o cara do carro de tras gritar: Vai Barrichello!!! Ou simplesmente chegou atrasado para um compromisso e ouviu alguem ironicamente perguntar: Foi o Barrichello que te trouxe?Ou em uma partida de futebol ou tênis com alguns amigos voce reclamar de algum lance e a pessoa dizer: Para de chorar,Barrichello!
Uma coisa em particular eu admiro em muito nesse rapaz: Sua capacidade de iludir e convencer patrocinadores a investir dinheiro em suas empreitadas.Eu,JAMAIS associaria o nome de minha empresa ao desse cidadão.
A Medley deve estar pra lançar algum anti concepcional,e usara o Barrichello como garoto propaganda com o slogam:
Contracptivos Medley:Garantimos que o espermatozoide NUNCA CHEGARÁ!
CARA, VC É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO, QUANDO RESOLVE COLOCAR TODO SEU POTENCIAL HUMORÍSTICO NOS COMENTÁRIOS; E QUANDO SE TRATA DO BARRICHE, VC VEM SENDO INSUPERÁVEL. PARABÉNS. ESTAVA COM DOR DE CABEÇA E MEIO DOWN HOJE; MAS DEPOIS QUE LI TEU COMENTÁRIO, JA RI O BASTANTE PRA FICAR MUITO MAIS ANIMADO PARA O RESTANTE DO DIA. ABS.
Brilhante essa sacada kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rubens Barrichello…o eterno chorão!!!
Fábio, está realmente certo a vinda do RB para a Stock? Tenho lido que é especulação.
bem essa semana passou no programa reta de chegada uma entrevista com Rubens, e ele mais uma vez deixa no ar a sensação que se a F1 chamo-lo de volta ele vai, evidente que essa postura vai colar nele a imagem de chorão e inconformado pois de forma realista na F1 não vai haver equipe disposta a leva-lo de volta, não por nada de mais, mas pensem nos pilotos que estão na fila querendo uma vaga por lá, a começar pelo Koba, seria bom o Rubens pensar em parar de falar no que passou e focar em passar algumas temporadas por aqui e no final fazer uma boa festa de despedida
É deprimente ver esse cara.
Fica mendingando vaga na F-1, não consegue.
Achou que ia conseguir alguma coisa na Indy, nada tb.
Agora vai para a Stock Car cntinuar reclamendo e chorando como fez a carreira toda.
Uma hora são os pneus, na outra a chuva, na outra o Joaquim Barbosa, a alta do dólar, a guera entre Israel e Palestina, enfim desculpas e mais desculpas.
Sinceramente todos sabem que ele será um fiasco assim como foi a carreira toda!!!
Pare de ler notícias do RB e fazer sempre os mesmos comentários, cara chato, não agrega nada. Vc não gosta do cara e já entendemos isso.
Se vc gosta dele patrulheiro de comentários, parabéns.
Eu não tenho nada contra ele, nem poderia, o que comento é o que todos vêem.
Um cara derrotado, que vive dando desculpas quando perde, e SEMPRE perde.
Mas vamos ver, o tempo é o senhor da razão, no final do ano que vem, conversaremos sobre mais um fiasco na carreira de derrotas desse pseudo-piloto!!
…Eh, e também é certo afirmarmos que, com essa maldita possibilidade de qualquer um comentar algo que alguém de formação escreve sobre determinado assunto, apareceram os pseudos conhecedores e analisadores do esporte que aqui comentamos…
“Derrotado” é exagero, ele teve uma carreira longa na F1, com várias vitórias, correndo por grandes equipes e tals, não dá pra dizer que foi um fracassado.
Agora, se essa foi a imagem que pegou nele, foi por culpa dele mesmo. O comentário de “cara que vive dando desculpas quando perde, e SEMPRE perde” é totalmente verdadeiro e adequado.
E outra, né: não tem nada mais chato do que ficar reclamando em comentário de blog sobre os comentários dos outros.
Mariana, existe sim, ter que ler a mesma opinião independente do assunto, atacando as pessoas e não comentado a notícia. Se um dia o RB ou o Massa ganharem um campeonato de “bolinha de gude” o cara ainda assim vai falar mal dos caras.
Todos tem o direito de escrever o que pensam né (?)… Então me incluo nessa, reclamando dos comentários que leio e não concordo… Se uns escrevem sempre a mesma coisa da mesma pessoa, pq será que não posso reclamar disso? Pq é chato? Ah tá…
Concordo que o Rubens é chorão fala demais, mas dai a dizer que o cara sempre perde… Esse termo fica melhor compreendido em outros esportes… Automobilismo não é assim. Por exemplo, o pódio do Koba no Japão com uma Sauber é considerado vitória, quando se trata desse esporte…
Ao Ronaldo Ferraz:
325 corridas – 11 vitorias – 0 titulos te parece o perfil de um vencedor?
Andre´frustrado Itu:
Wins 11
Podiums 68
Career points 658
Pole positions 14
Fastest laps 17
campeão da formula opel
campeão da formula 3 inglesa
2x segundo melhor do mundo de F1
2x terceiro melhor do mundo de F1
172 Top 10
105 top 5
Depende só do ponto de vista, mas pra vc que é “o cara” ser SÓ segundo, não serve, imagino que beleza de vida vc deve levar, sabendo todo santo dia, que não consegue ser, nem o segundo melhor da sua casa, quiçá da sua rua.
Assino embaixo !
Esse Andre de Itu é gente muito finissima,gosto muito do seu pensamento e de sua expressão sincera.
Valeu,Rubone!
Muitos podem achar isso estranho, mas Barrichello sempre foi um cara muito vencedor em todas as categorias que passou, kart, F-ford, F-Opel, F-3 e F-3000; Penta campeão Brasileiro de Kart foi um dos ou o melhor kartista brasileiro depois do Ayrton, na F-ford não ganhou o campeonato mas foi por pouco, na F-Opel foi campeão, na F-3 Britânica foi campeão no primeiro ano que disputou(isso é muito, mas muito difícil!), na F-3000 não ganhou porque ficou sem equipe no final do ano; enfim, um cara vencedor. Na F-1 a coisa começou a mudar de figura e o cara simplesmente perdeu a sua “forma” de vencedor e as coisas começaram a dar muito errado, há várias teorias para isso, na realidade inúmeras sem ainda eu ter uma razão definitiva maior que explique isso; mas nesses dois últimos anos ficou muito evidente algo que ajudou muito a torna-lo um cara não vencedor; ele mostrou de vez um mental fraquíssimo com estas posturas de “criança que perdeu o brinquedo” declarando que que voltar a F-1 e não virando esta página; coisa de menino chorão não de homem, e a F-1 é coisa de gente grande o que o Rubens mostra que apesar do 40 anos ainda não é.
abraço
Bom comentário, muito diferente do Rogério, que comenta a seguir, que ODEIA o RB e vive lendo notícias e repassando a mesma ladainha. CHATO.
Caro JP vc comenta o comentário, quem será o chato??
Como todos ja conhecem sua BOCA DE BURRO,será um prazer maior aos outros pilotos tira lo pra fora da pista só pra se divertir com sua choradeira em entrevistas pós corridas.
E nos ultimos 2 anos,sua carreira vem abaixo como um meteoro: F1> indy> stock…
Oque virá depois desse novo fracasso(alguem duvida?)? Campeonato de kart?
Na F1 não tem espaço. Na Indy não vingou. Na Stock, sejamos sinceros, dá pra prever o que vai acontecer (já chegou reclamando do bate-bate). Se para ele, nas pistas da Indy, os pilotos da F1 não correriam, o que diriam então das pistas da Stock? Mas, para alegria geral, ainda há um campeonato de rolimã aqui em Franca. Quem sabe em breve não teremos o Barrichello.
Abraços.
O nível técnico do campeonato vai cair. Isso irá afastar os patrocinadores.
Concordo, o nível da F1, não comporta mais o Barrichello, sobrou a Stock!
Concordo com você Fábio. A impressão é que o Rubens Barrichelo é apaixonado pelo CIRCO da Fórmula 1, e nunca mostrou credenciais para ser piloto campeão.
Normalmente os palhaços amam o circo…
Fábio, pegando o gancho de que não há campeonatos descentes por aqui, você acha impossível uma união de pilotos e empresas para criação de uma espécia de “liga” independente da CBA para criar campeonatos, especialmente de fórmulas, assim como Hortência, Oscar e outros fizeram no basquete com a criação do NBB? Abs.
mas a stock ja esta morta para 2013 , pois a globo nao vai passar todas as provas so 3 ao vivo , entao nao sera interessante para quem patrocina, piloto sera o mesmo refugo de sempre que nao conseguiu nada fora e vai correr aki na stock
Sinceramente, acho que agora o Barrichello esta indo mais pela midia do que por ter condições de vencer, vai lutar para ser o 7 8 na Stock, pois a idade vem os reflexos diminuem, nao estou falando que o cara e ruim, estou falando que não da mais para competir com gente com um folego novo
É verdade, como provam os exemplos do Emerson Fittipaldi e do Mario Andreti, que, na idade do Rubinho, já não ganhavam mais nada não é?
Sinceramente, nao compare lendas com o Rubens, so pq falei que o cara nao era ruim , nao quer dizer que ele se compara ao Emerson e ao Mario…
provavelmente como em toda sua carreira o lado financeiro contou mais.
achoa que a melhor opçao e a indy.
verdade Fábio, se ele virar a página aí acredito que ele fará uma boa adaptação, e vai se sair bem.
mas acho que desta vez ele vai focar na stock, é questão de inteligencia, abraço…
Concordo, tá na hora de Barrichello para de sonhar com F1, já deu o que falar será sempre nosso eterno segundo piloto de qualquer equipe certo , assim como Felipe Massa , estão ricos e numa boa posição no esporte Nacional , estão velhos para ficar correndo , a chance deles já passou , não deu não deu tiveram muita sorte então para de babar no asfalto .