Reinício de carreira
14/12/12 03:00Quinze anos atrás, correr na Stock era fim de carreira. Com poucas exceções, o grid era formado por veteraníssimos. Os carros, Ômegas que acumulavam milhares de quilômetros. E se o título não ficava com Ingo Hoffmann, acabava com Chico Serra.
O cenário começou a mudar com dois movimentos.
O primeiro, externo. A crise na Indy _que por anos foi o plano B de quem não se encaixava na Europa_, fez muito piloto voltar para casa.
O segundo, interno: a visibilidade dada pela Globo, que fez dezenas de marcas alheias ao esporte escolherem a categoria, seduzidas pela chance de aparecer na TV por um preço mais baixo do que produzindo e comprando mídia.
Com alguns bons e jovens pilotos, com uma boa administração _embora muitas vezes predatória_ e com dinheiro novo, a Stock cresceu. Não, não é a categoria dos sonhos, mas hoje está firmada como um campeonato decente, o único por essas bandas.
Daí não ser estranho o desembarque de Barrichello em 2013, após as três corridas de aperitivo neste final de ano.
Ele chega por um time competitivo, com patrocinador forte para os padrões locais, com o melhor engenheiro que há. Não terá vida fácil nas pistas, mas contará com todas as ferramentas para se adaptar o mais rápido possível.
Quarentão, deve disputar quatro ou cinco temporadas na Stock e então, sim, pendurar o capacete de vez.
Estranho foi o que (não) aconteceu na Indy. Esta passagem, aí sim, teve elementos de fim de carreira.
Barrichello chegou achando que ia arrasar, exibindo suas credenciais de piloto mais experiente da história da F-1. Imaginou tratamento VIP, deferências, facilidades. Sua mudança para o lado de cá do Atlântico foi comparada às de Mansell e Emerson.
Deu tudo errado.
Começando pela equipe com que ele assinou, a fraca KV, de fundo de pelotão.
Passando por sua língua: criticou os colegas (“Tem gente largando muito antes da hora certa”), o carro (“Não é fácil”) e as pistas (“Nenhum piloto da F-1 correria em circuitos assim”). As declarações de amor eterno à F-1 também não ajudaram: atrapalharam seu foco e não pegaram nada bem nos EUA.
Terminou apenas em 12º no campeonato. Uma passagem apagada, que, no fim, acabou lembrando a de outro veterano da F-1: Alesi.
No meio do ano, o site especializado Motorsport.com conferiu nota “B-” à sua estreia, até então. Ruim.
Mas, se sua carreira “terminou” na Indy, na Stock ele ganha nova chance de recomeçar. De um jeito bacana.
Uma boa ideia seria virar de vez a página da F-1.
O que passou, passou.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
O Nuno e um venenoso!
Uma só coisa a comentar: Desapega bundãoquello….hahhaah
Um bobão para uma categoria boba…faz sentido….
Fábio, diante do alto padrão de qualidade, envolvimento de TV, fabricantes, patrocinadores e público exibido regularmente durante tantos anos pela Formula Truck, vc acha certo chamar a Stock Car de “único camponato decente do Brasil”…? Tá errado isso aí, hein…
Ao ler os comentarios neste blog , chego a uma conclusão infelizmente nós não temos mais pilotos de ponta , apenas meros coadjuvante. A era Fittipaldi, a era Nelson piquet, a era Ayrton Senna vai deixar saudades . Para nosso desgosto houve uma retração a nível de competição global, tão cedo não teremos alegrias nos domingos de manhã ou ficar ligado na madrugada . Felipe Massa é um bom piloto só que tem que se limitar por estar ao lado de Alonso. Bruno Senna não conseguiu deslanchar por varios motivos um deles é o famoso sobrenome Senna , querendo ou não é uma marca eterna , tomara que ele consiga um assento para 2013 , assim compensa a falta de excelentes pilotos . Barrichello deve cuidar da familia e esquecer F1 , teve os melhores carros do grid , não evoluiu e caiu na mesmisse pena vá em frente e seja feliz talento tem sorte !
Cada qual com sua opinião. Quem são os novatos da Stock? Cristian, Kaká, Thiago Camilo, Pizzonia e outros? Quem tem menos de 25 anos ou coisa que o valha?
Quem já esgotou as possibilidades no exterior se volta para o Brasil e vem tentar algo mais aqui, pois renovação no automobilismo não temos. Abraços e bom natal.
Fabio Seixas vc comfirma??
Romain Grosjean vai ficar na Lotus para 2013 temporada de F1??
segundo a http://www.autosport.com/news/report.php/id/104858
Sim
Fabio, vc sabe a quem a Cateham se refere nesta parte do texto “alguém com quem poderíamos aprender e usar como referência”.
http://tazio.uol.com.br/f1/caterham-esta-proxima-de-escolher-segundo-piloto-de-2013-diz-chefe
É impressão minha ou o Rubinho ainda tem chance por lá???
Reinício de Carreira? É sério o título desse post?! Como um degrau abaixo para um piloto cada vez mais decadente e chorão pode ser considerado um reinício de carreira?
Ainda acho a Stock um asilo de pilotos.
Os prós e contras deste blog:
Prós: aqui não se fala de futebol, de CBF, de Curintia, de queda de técnico, e de chatices afins.
Contras: tem uma turminha de chatos nos comentários que vou te contar…
Desconfio que certas pessoas aqui têm um texto pronto sobre o Barrichello salvo no Word…
Excelente post…concordo em tudo!!!!
Não sei , será que Barrichello aprendeu ? Tenho dúvidas pois ele comete sempre o mesmo erro desde sua ida para a Stewart. Sempre optou correr por dinheiro do que por vitorias , será que na stock car será diferente ? Hoje apesar de ser um homem rico tem seu nome vinculado a uma carreira de fracassos .
Eu estou tentando ajudar não só o Brasil mas também outros países com o meu projetoeas.blogspot.com.br só que não consigo ajuda para desenvolver este projeto que criado para gerar energia elétrica com um baixo impacto ambiental de forma que o projeto EAS só precisa de uma fonte aguá para movimentar os geradores e sem destruir a mesma e um projeto fácil de desenvolver e tem mais prevendo períodos de pouca chuva foi criado para o projeto EAS outro projeto o alto nível de aproveitamento da aguá mesmo com pouca os geradores continuarão funcionando, projeto EAS o futuro e agora.
Pode-se dizer que ele é um cara iluminado. Não pilota nada e sempre arruma um patrocinador pra bancar as regalias dele. Fez número na F1 por 19 anos, na Indy comprovou sua falta de habilidade e na Stock, bom na Stock será a mesma coisa, choradeira e poucos resultados.
Rubinho pede p ir no banheiro e abandona essa furada, vai tomar pau de caca e ricardo c certeza, aonde quer chegar esta sua humilhacao???
Hoje a stock é uma categoria extremamente amadora, como sempre foi. Parece aqueles carrinhos de tromba tromba dos parquinhos. Precisa melhorar muito para ser profissional. Em primeiro largarem bem menos carros, ter regras de corrida que não sejam um dar totó no outro, circuitos melhores e mais seguros e por aí vai. Óbvio que agora terminou a carreira do Rubinho. Espero que o Fãbio não delete meu comentário, porque geralmente ele só aceita comentários que concordem com ele.
Olá Fabio! Por falar em Indy você já leu essa matéria: http://tazio.uol.com.br/blog/blog-do-tazio/o-que-os-pilotos-da-indy-fazem-nas-ferias ?
Barrichello é fim de feira. A Stock vai ficar mais engraçada com todas as bobagens que ele costuma dizer……
Não concordo que Rubinho teve passagem ruim pela indy. Com carro ruim e em uma categoria que nada acrescenta na minha opinião foi boa. Acho que na stock terá uma adaptação mais dificil. Qto à um dos motivos da Stock ter crescido ter sido a Globo concordo, mas isso acontecerá enquanto um BUENO continuar envolvido e vencendo. No passado com opalas e posteriormente Omegas, o campeonato era vencido sempre por quem tinha mais dinheiro (comum no automobilismo) e preparadores com mais influencias nas Federações e Confederação Brasileira, mas mesmo assim foi onde tudo começou.
A verdade é que a formula indy não soube lidar com barrichelo, diferentemente de mansell, que teve todo tipo de apoio. Além do que a indy decaiu drasticamente, como categoria alternativa para a formula 1. Haja visto aquela corrida que vitimou dan weldon, numa pista perigosa e correndo esse risco desnecessario. Mas o que ainda salva os americanos é correr em sp, e ainda garimpar um pouco de prestígio internacional.
Completando meu outro comentário: que a Stock é prá lá de chata, isso lá é. Mais chata só corrida de caminhões.