Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

Prêmios a quem merece

Por Fábio Seixas
09/12/12 17:43

Foi uma bela prova, a Corrida do Milhão, que encerrou a temporada 2012 da Stock Car.

Alguns reparos, claro…

Não entendi, por exemplo, as duas primeiras entradas do safety car. Desnecessárias. Também me impressionei com a quantidade de totós, pancas, batidas, deslealdades. Foi mais feio do que o normal, que já é horrível. Acho que tinha muita gente com aquele ânimo exaltado de fim de ano e aquele pensamento de “vou dar hoje neste cara porque não sei se terei outra chance”.

Camilo vence, seguido por Ricardo Maurício (Duda Bairros/Vicar)

 

De resto, repito, um grande evento. Uma ótima corrida, com várias alternativas, um novato (Galid Osman) quase vencendo e um final dramático.

Thiago Camilo venceu a prova, Cacá Bueno levou o quinto título.

Tudo ficou em ótimas mãos. São os dois melhores pilotos da categoria.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. bipolar comentou em 11/12/12 at 13:20

    Essa é a cara do automobilismo brasileiro na atualidade, algo só bonito de ver, mas não passa disso ai, os carros só faltam se desmanchar nas pistas, excesso de batidas, e por ai vai, se continuarmos assim talvez daqui a uns 4 anos não teremos mais pilotos brasileiros na F1.
    Aproveitando a oportunidade, Nelsinho que faz bem em continuar pelas bandas da NASCAR…

  2. Regis Br.Rock comentou em 10/12/12 at 20:10

    Boa noite Fábio Seixas,

    Sinceramente, não assisti a corrida.

    Mas, segundo o que você escreveu no seu post, a corrida teve muitas batidas, pancadas, totós, deslealdades, etc. Certo?

    Mas, uma verdadeira corrida de automobilismo não é exatamente isso?

    • Fábio Seixas comentou em 11/12/12 at 9:46

      Toques, pancadas, etc, fazem parte. Mas há um limite. E a Stock vem passando deste limite.
      Abs

  3. Racing Fan comentou em 10/12/12 at 19:56

    A corrida até foi boa. Agora tem uma coisa que deu uma imagem meio ridícula da categoria: Montes de pilotos ficando sem gasolina no fim e tendo que tirar o pé para não abandonar foi estranho. Ganhou quem encarou a corrida de forma madura. O resto foi um filme de ação B. Cacá Bueno tem a mania que é matemático ou físico do MIT e vai narrando via rádio suas “análises” dos adversários, tudo meio grotesco. Ontem fico evidente que isso lhe atrapalha mais que ajuda. Ontem a Stock parecia uma categoria amadora. A imagem de vários carros ficando sem combustível e os tempos fracos das voltas fez a categoria ficar mal na foto.

  4. Thiago Farina comentou em 10/12/12 at 12:13

    Fabio, perdi um pouco do respeito pela Stock Car por causa dessa deslealdade, desde a batida de Thiago Camilo no Átila, no ano do Max Wilson.
    Os pilotos de hoje fazem na Stock Car exatamente o que esses mesmos pilotos faziam no kart para proteger amigos ou prejudicar inimigos: bater no aversadrio de forma proposital.
    Enquanto não começarem as punições, vai ser essa coisa ridícula.

  5. Danilo GP comentou em 10/12/12 at 10:08

    Antes de tratarmos o assunto, precisamos esclarecer algumas coisas.

    Automobilismo é para quem gosta de corridas de carro de verdade.

    Criticar a CBA por não cultivar uma base para o automobilismo nacional é uma coisa, mas criticá-los pelo evento de ontem é no mínimo levianismo.

    Interlagos é um problema municipal. Uma estrutura arcaica com uma pista maravilhosa dentro.

    O trânsito de São Paulo é um problema municipal, e não importa o que a CBA faça para resolver esta questão, pois está fora de suas competências.

    Das críticas geralmente recebidas por eventos deste tipo no Brasil, cabe à CBA absorver a culpa, por exemplo, pela condição dos banheiros. Nem mesmo o banheiro das equipes eram dignos de elogio.

    Fora isso, creio que erraram na tentativa de dividir em 2 sessões a visitação aos boxes.

    Primeiro pq, ao meu ver, venderam mais credenciais do que o local pode comportar. Segundo pq, numa tentativa de agradar os patrocinadores (atitude completamente compreensivel, aliás), acabaram jogando os pobres mortais para a 2ª sessão de visitação, das 13:25 às 14:00.

    A corrida acabou às 10:30.

    Os patrocinadores ficaram com a primeira sessão, das 12:30 às 13:20. Paciência.

    Eu, que todo ano fico pra visitação, desisti, pois percebi que a confusão seria enorme tanto para entrar nos boxes quanto para conseguir acessar os pilotos. Peguei minha namorada e fui embora.

    Importante ressaltar que o valor da visitação passou de R$60 (todas as outras etapas do ano) para R$80, 30% de aumento. Que se justificaria caso eles NÃO tivessem aumentado o número de passes.
    Ficou a sensação de que pagamos caro para ter um serviço muito pior.

    Mas, não só de defeitos vive um evento deste porte.

    Não havia filas para entrar no autódromo, nem sábado nem domingo. A entrada foi tranquila, sem tumultos.

    E o evento em si…

    Muito organizado, de fácil acesso à informação.

    E a corrida, sem comentários. Quem realmente gosta de corrida não tem uma observação sequer a fazer da disputa.

    Corrida fantástica do início ao fim.

    Aliás, o atual formato da Stock está bem bacana. Uma pena o brasileiro tanto adorar meter o pau, na maioria das vezes sem razão, no que é nosso.

    E por falar nisso, abro aqui um parêntese pra falar de um cara diferenciado:

    Rubens Barrichello.

    O que o Casseta e Planeta fez com esse cara prova que o Brasil é um país medíocre.

    Tive o IMENSO prazer de conhecer Rubens no sábado.

    No fim do dia, após uma maratona de classificatório, ajustes no carro, entrevistas, reunião com a equipe, visitação aos boxes, reunião com a direção de prova…….encontrei com Rubens no estacionamento, já chegando em seu carro.

    Fora de brincadeira, ele ficou comigo, minha namorada e mais um casal de amigos por uns 5 minutos, conversando, brincando, tirando sarro….natural, sem fazer tipo e demonstrando um carinho fora do normal pelos fãs.

    O cara é diferenciado, não adianta.

    Quando estava saindo com o carro brinquei com o motorista de um caminhão que bloqueava o caminho de Rubens, pedindo pra ele sair logo dali pq ele não sabia quem é que estava dirigindo aquele Audi preto.

    O motorista riu e respondeu: “é o Rubens!” e cumprimentou Barrichello com um joia, sendo retribuído com o mesmo gesto e outro sorriso.

    Antes de seguir pra casa ainda fez questão de baixar o vidro enquanto passava por nós, parou o carro, e disse:

    – Obrigado pelo carinho, pessoal! Obrigado mesmo! Até amanhã!

    E foi embora.

    O que eu queria saber é se, hoje, algum outro piloto ganharia a ola que Rubens ganhou toda vez que passava pela arquibancada A, independente da posição em que estivesse.

    Queria saber se todos os ingressos teriam esgotado caso ele não tivesse participado da corrida.

    Isso é carinho do público, é empatia.

    As pessoas realmente gostam dele, vêem nele um cara humano.

    E eu posso garantir a vocês que isso é muito mais valioso do que qualquer título nesse mundo.

    • Anderson comentou em 11/12/12 at 16:50

      Cara gostei do seu comentario!!
      Só nao gosto da Stock, ridiculo ver esses carros que mal tem espaço para ultrapassagem, vivem se batendo e quebrando, fiquei sabendo que é uma categoria mais cara que a própria indy, com essa grana fariam um campeonato de monopostos forte, ai sim seria legal.
      abs

  6. Murilo Rodrigues comentou em 10/12/12 at 9:05

    Pelo que li até o momento, fiz o certo em não perder o meu tempo assistindo a esse festival de batidas. A stock, como categoria, vem caindo de nível ano a ano mesmo que conte com alguns bons pilotos. Perdeu a atratividade, as boas disputas, há muitas batidas, algumas de propósito; se é para ser assim, prefiro me divertir naqueles carrinhos de bate-bate.

  7. rafael comentou em 10/12/12 at 8:41

    Uma corrida com tantas batidas, totós e pancadas não pode ser levada muito à sério. Ainda mais quando o seu campeão vem falar que R$1.000.000,00 (Hum milhão de reais) é papel!! Fala sério! Além de uma declaração ridícula e constrangedora para um Brasil carente, ele ainda desmerece quem ganha a corrida. É um fanfarrão esse Cacá! Como diz o velho ditado: “Filho de peixe, peixinho é”! Abraço Fábio e que venha 2013!

    • ivan comentou em 10/12/12 at 16:51

      Eu vi isso na tv. Ridículo. Esse cara que é penta, como se sairia lá fora ??? Que palhaço.

    • Cranio comentou em 11/12/12 at 14:14

      Entendí… Você prefere ganhar o milhão do que o título… Vendo por esse ângulo, o Thiago Camilo deve estar bem mais feliz que ele, que é pentacampeão da Stock…

      O que ele quis dizer é que dinheiro a gente ganha depois, mas título não!

  8. Renato comentou em 10/12/12 at 8:39

    Eu sempre fui da teoria que a Estoque deixou de ser categoria de automobilismo e virou plataforma de “business” quando a Globo entrou na jogada.

    Motores padronizados, com bolhas assustadoras, ano querendo ser DTM, ano querendo ser NASCAR, sem formar pilotos, dependendo apenas de ser repositório de piloto que não deu certo na Europa, corridas que duram menos que uma Feature Race de GP2, ingressos caros, preferência a funcionários de patrocinador a fãs de automobilismo, falta de promoção, péssimo tratamento de TV… em outras palavras. Uma categoria péssima.

    E que agora vai ganhar em definitivo seu ídolo maior: Barrichello.

    Garanto que o pessoal lá em Indianapolis está soltando fogos por ter se livrado desse lixo de piloto que nunca venceu nem carrinho de rolemã, mesmo tendo em 6 anos, o carro campeão do mundo a disposição.

    • Alberto comentou em 10/12/12 at 10:36

      Então não assista! Pronto!

      • Renato comentou em 10/12/12 at 11:58

        Acho que tenho meu direito de opinar. Eu vi e não gostei.

        A CBA está fazendo o favor de matar o automobilismo, fazendo ele virar um eterno mar de categoria de “gentleman drivers” e esquecer da competição, da formação, e focando apenas em empresas querendo aparecer por 40 minutos na Globo (e o pior de tudo, nem seus nomes podem ser ditos na transmissão!) tomando uma surra na audiência do Pica-Pau.

        Infelizmente, o fã de automobilismo no Brasil morreu. Que enterrem o esporte de verdade logo de uma vez.

        • Alberto comentou em 11/12/12 at 22:57

          A CBA não promove nada, a Stock Car é resultado de anos da forma do brasileiro pensar em automobilismo(bem descrito por você – ingressos caros, preferência a funcionários de patrocinador a fãs de automobilismo, falta de promoção, – focando apenas em empresas querendo aparecer por 40 minutos na Globo (e o pior de tudo, nem seus nomes podem ser ditos na transmissão!). Já reparou que depois do Cacá ser patrocinado pela RedBull o Galvão parou de falar RBR? “Plataforma de Business” a Fórmula 1 é isso também o automobilismo é a forma de chegar a este Business, mas para quem gosta é isso que temos, prefiro isso a Pica-Pau
          abraço

  9. Gilles comentou em 10/12/12 at 1:42

    Formula bueno car.

  10. Carlos Roberto da Silva Junior comentou em 10/12/12 at 0:20

    O Império Global está destruindo a Stock Car Brasil. O Cacá Bueno só é Pentacampeão nessa categoria de derrotados, lá fora ele é um Zero à Esquerda. O Rubinho ainda contínua chorando pela F1, será que ele toparia pilotar uma carroça que não sai do lugar?

  11. Hurricane81 comentou em 09/12/12 at 23:46

    Corrida lixo…
    Um jogando o outro para fora sem piedade.

    Narrador chamando o Khodair de japones.

    Falta regra na stock

  12. Rafael Lobato comentou em 09/12/12 at 22:57

    Fábio, mesmo sendo amante da velocidade essa categoria ainda não me desce, seria melhor transformá-la em uma frnaquia da Nascar assim como fizeram no México aí sim poderia chamar atenção, não me dei nem ao trabalho de ver a corrida, essa ainda não emplacou e está muito longe de ser empolgante.

  13. Alessandro comentou em 09/12/12 at 22:46

    Concordo com o Fábio, são os 02 melhores pilotos da Stock Car.

  14. Alberto comentou em 09/12/12 at 22:44

    “Também me impressionei com a quantidade de totós, pancas, batidas, deslealdades. Foi mais feio do que o normal, que já é horrível.”
    Stock car não pode ser sem mimimi?

  15. china comentou em 09/12/12 at 22:22

    O Brasil em termos de automobilismo está cada dia mais pobrezinho,não temos mais Campeonato de Marcas,não temos mais nenhuma categoria preparatória para F-1,F-Indy,Gp2,está todo mundo fazendo carreira no exterior,ter a Stock já é um milagre,que serve para divertir alguns play-boys e pilotos em fim de carreira que precisam ainda de uma gasolina na veia,já que dinheiro estão com bastante,nada contra,mas o cenário é este,enquanto isso na F-1 só temos o Massa e se continuar assim mais um ano e ele estará na Stock explicando por que vai largar em 14º…..

  16. marcelo comentou em 09/12/12 at 21:03

    Duas coisas após a corrida de hoje.
    De um lado, vejo no site da Folha que o Barrichello está dividido, sobre o que fazer no ano que vem, entre a Stock e a Indy.
    Acho o Rubens um autentico piloto de monoposto que ainda pode fazer boas provas na Indy, sobretudo se se concentrar na categoria e, finalmente, entender que a F1 é coisa do passado para ele.
    De outro lado, fica cada vez mais claro que a entressafra de pilotos brasileiros na F1 está cada vez mais próxima. O Brasil não tem mais uma categoria de monopostos (Massa falou isso). Parece-me que o nosso automobilismo está todo baseado em categorias turismo e Truck(se é que essa é uma categoria). Pena!

  17. Rafael Alves comentou em 09/12/12 at 20:55

    Fábio não acha que o Cacá já não tem mais o que provar na stock? Não seria a hora de encarar um DTM, WTCC ou correr de gt no WEC sei lá? Já está chato nenhum piloto conseguir ser páreo duro pra ele.

    • Cranio comentou em 11/12/12 at 14:20

      O cara já levou o Línea e a Stock só nesse ano. E ainda vai disputar a GT3 no próximo fim de semana. Pode ser campeão de 3 categorias brasileiras no mesmo ano. Além disso, ele correu na sulamericana, onde se saiu muito bem.

      Ele se acha velho para encarar europa ou estados unidos. Mas seria legal vê-lo na DTM pelo menos por um ano pra sacar se ele é diferenciado mesmo.

  18. Leandro comentou em 09/12/12 at 19:10

    O brasil precisa melhorar muito para realizar um evento, nesse caso uma corrida de automobilismo, MEDIANO!!! Seria ideal pagar o preco do ingresso justo, chegar ao local sem transito, nao tomar uma espetada para estacionar o carro, sentar confortavelmente e ter algo mais que ver trinta minutos de corrida com aquele mesmo locutor de 1000 anos atras narrando a corrida!!!!

  19. ricardo bahmed comentou em 09/12/12 at 18:49

    lixo!

    • Alessandro-Palmeirense comentou em 09/12/12 at 19:09

      Comentário esclarecedor, cheio de argumentos e inteligente. Parabéns.

      • José Angelo comentou em 09/12/12 at 22:55

        Na verdade, apenas um bom resumo do que é a Stock.

        • Alberto comentou em 10/12/12 at 10:37

          Então não assista! Simples!

    • ivan comentou em 10/12/12 at 16:46

      Lixo não!! Olha o respeito. É Sr. LIXO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).