Pit Stop #257
04/12/12 16:03Com atraso, porque o dia hoje está maluco, lá vai o Pit Stop desta semana…
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Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva
Perfil completoCom atraso, porque o dia hoje está maluco, lá vai o Pit Stop desta semana…
Obrigado pelas dicas distintos fornecidos neste weblog . Tenho observado que muitas empresas de seguros oferecem descontos generosos compradores se optarem por segurar vários carros juntos. Um número significativo de famílias têm vários carros nos dias de hoje , especialmente aqueles com idosos filhos adolescentes que ainda residem em casa , bem como sobre as políticas de poupança poderá em breve montar. Então, vale a pena olhar para um negócio. relação
Se Bruno tivesse talento como Perez ou Hulkenberg, já estaria empregado. Ninguém quer o cara. A não ser algum time que queira muito o dinheiro que os patrocinadores ainda estão oferecendo, porque se for pra ele depender do talento e do nome, já era.
gostaria de saber se as grandes equipes vão comercializar seus chassis como antigamente se fazia dando oportunidades a equipe pequenas de brigar por resultados, e a revelar novos talentos.
FABIO LI NA COLUNA JOVEM PAN QUE AS CHANCES DO SENNA DIMINUIRAM NA FORCE INDIA TA SABENDO DE ALGO?
Não sei se a Lotus tem dúvidas sobre o piloto que vai alinhar com Raikkonen em 2013, mas se tiver acho que as chances de Grosjean são muito fortes. Não acho que, mesmo com todas as lambanças feitas pelo francês, a Lotus vai ter dúvidas em manter ou não um piloto que marcou 96 pontos para a equipe. Ao mesmo tempo a equipe pode pensar que 96 pontos são poucos quando comparados com os 207 de Raikkonen. Essa linha de raciocínio por parte da Lotus é possível, mas pode terminar na falta de opção de pilotos de ponta para substituir Grosjean. Sua substituição por um novato é incerta. Tanto pode dar em melhoria como pode dar tudo errado, mas é um raciocínio que pode seduzir a equipe técnica da Lotus. Se isso acontecer acho que o melhor nome é Davide Valsechi. Os testes de Abu Dhabi para jovens pilotos mostraram um Valsechi muito rápido, capaz de afinar um carro complexo e o 2º melhor piloto daqueles testes no total dos 3 dias, mas foi mais rápido que os Red Bull. O melhor tempo de Valsechi em Abu Dhabi foi 1s mais lento que o de Grosjean em qualificação, enquanto o de Magnusen e Felix da Costa ficaram a entre 1,6 a 1,7 s. Valsechi impressionou. Eu arrisca com Valsechi e mandava Grosjean dar um passeio. O problema é que se Grosjean sair, ele pode acabar indo para a Caterham e pode tirar a vaga de Senna ou Razia.
Chequei no Kamui Support e até agora (05/12), o Kobayashi conseguiu angariar um pouco mais de 2 milhões de dólares.
O pior ao meu ver não é apenas a falta de dinheiro, falta também um carro decente disponível, duvido que ele consiga a vaga na Lotus, mas se conseguir vai ser uma coisa de doido!
Olá Fábio, boa tarde….hoje, na sua ótica qual a chance do B. Senna (em porcentagem) de ocupar a vaga na Force India?
Obrigado e abs
Putz, seria a 4a. equipe do Bruno, já chega.
Fabio, gostaria de saber quais serão as mudanças de regulamento para 2013, uma mudança que ouvi dizer é que na classificação o DRS só poderá ser usado nas mesma zonas que na corrida, isto procede???
Quando o Button correu na BAR ele era o primeiro piloto,pois o Sato era o jovem,mas acho que essa vaga da Lotus é capaz de ir pro D’Ambrosio e as Vagas da Force India serem Sutil e Senna e Caterham Razia e Petrov e Marrusia ser algum da GP2.O Davide
Valsecchi tem alguma chance ano que vem?
Fabio concordo com você a vaga da Lotus é do Grosjean, mas não custa nada da uma cutucadinha la (falo do Bruno), acho que a ForceIndia seria ideal para ele no momento uma equipe em evolução e poderia ate conseguir um contrato mais extenso. No caso do Razia, se ele não conseguir a Caterham ou Marussia (lembrem-se do Trulli ano passado) ele vai ficar a pé.
“Razoavelmente bem” em termos de desempenho entre Force India, Sauber e Williams(equipes que se equivalem) foram Di Resta que ficou próximo de Hulkenberg(bom lembrar esse novato alemão ficou um ano afastado, mas superou o companheiro em 2012, Di Resta não é qualquer um). Kobayashi que ficou próximo de Perez em classificações, corridas e tabela se destacando em um belo pódio no GP do Japão. Estamos falando de desempenho em equipes MEDIANA. Na Williams abaixo, faço um resumo bem curtinho, mas sem choradeira de colocar a culpa no mundo por favor, Bruno já fez isso o ano todo(até a Globo tirou a Mariana Becker da frente do sobrinho porque o mesmo não aguentava mais, mas que culpa ela teve?)…
Batalha de Grid: Maldonado 15×5 Bruno(no relógio ficou 18×2 para Maldonado, Bruno só bateu o companheiro na pista em duas classificações, Bahrain e Canadá), nas outras três MON/ITA/BRA, dependeu de punições de Pastor pra largar a frente. Batalha pelo “Q3″: Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades). Vitórias: Maldonado 1×0 Bruno, Poles: Maldonado 1×0 Bruno, Pódios: Maldonado 1×0 Bruno. Colocação final no Mundial:
15º)Maldonado,45 pontos. 16º)Bruno,31 pontos.
Dos times que se equivalem no meio do pelotão(Sauber,Williams e F.India), Perez se destacou durante o ano conquistando; 2º,3º,6º,2º. Kobayashi fez; 6º,5º,4º,3º,6º(um absurdo japa ficar fora da F-1! Force India seu piloto esta aqui esperando, botou pressão em Perez que foi supervalorizado. O Japa pelo menos provou que merece uma vaga em um bom carro). Di Resta fez; 7º,6º,7º,7º,4º. Hülkenberg fez; 5º,4º,7º,6º,5º. Maldonado fez história com pole e vitória em um time mediano, conquistou ainda um 5º lugar, em classificações sempre surpeeendeu. Também se destacou em várias provas, o problema foi controlar a ansiedade(mas ele teve uma melhora desde Monza). Pastor que ainda é novato merece pelo menos o beneficio da dúvida, velocidade ele tem de sobra, em classificação às vezes até assusta!
1ºlugar-ESP
3ºlugar-EUR
5ºlugar-ALE
3ºlugar-BEL(com punição caiu para 6º)
2ºlugar-CIN
3ºlugar-ABU
6ºlugar-BRA(com punição caiu para 16º)
Maldonado lembra De Cesares(esse em classificação não era tão bom), mas o desastrado italiano ficou um bom tempo na categoria(nunca venceu um GP). Já Maldonado esta entre os vencedores, merece respeito foi o único em equipe mediana a vence uma prova em 2012.
Já Bruno Senna(no geral) é o que conseguiu os piores resultados, em classificação chega ser bizarro! O máximo que Bruno fez em corridas foi: 6º,7º,7º(não levei em conta de 8º a 10º porque isso já é obrigação entre Sauber, Williams e F.India). Até pra superar os pilotos da Toro-Rosso o sobrinho sofreu em classificações e provas.
Meteram tanto o pau no Maldonado, mas Bruno-chicane-ambulante se enroscou várias vezes em 2012:
AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1),ALE(1),ITA(2X),CIN(1),JPN(1),ABU(2),BRA(1) muita coisa! Fora as pixotadas em treinos-livres e classificações. Em Cingapura foi um show de besteirol, Bruno chegou a bater no mesmo lugar por três vezes, na corrida tocou no muro, dessa vez de pneu. Evidente que pegaram Maldonado como bode espiatório, mas Bruno também devia ser monitorado durante o ano, por pouco não fica marcado com “cagada-histórica”. Quase tirou o tricampeonato de Vettel no GP Brasil, e ainda colocou na culpa no alemão…barbaridade! Em 2012 o sobrinho se envolveu em vários acidentes com pilotos ‘anos-luz’ a frente: Massa, Schumacher, Kobayashi, Grosjean, Rosberg e Vettel…Bruno não tem capacidade de andar com os melhores no top 10 com certa regularidade, sempre leva um junto em uma bela pixotada.
O tio deve esta se revirando no túmulo, estamos falando de uma campeonato mundial, o piloto já tem que chegar preparado(no link abaixo alguns exemplos). Não tem esse papo de “eterno ano de aprendizagem”, ou culpa eterna do Bottas.
http://en.wikipedia.org/wiki/Paul_di_Resta
http://en.wikipedia.org/wiki/Nico_H%C3%BClkenberg
Frank Williams depois do que viu em 2012, ficou desesperado por um piloto fora-de-série, esse pode ser Bottas que arrasou nas categorias de base:
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
2009-Vencedor do Masters of Formula 3
2010-Vencedor do Masters of Formula 3
2011-Campeão da GP3 Series
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
Pachecada metem o pau em piloto “pagante”, mas sorte do sobrinho que existe isso no mundial, senão ele nem estaria na F-1. O problema não é ser piloto pagante. Fangio foi bancado pelo governo argentino, da mesma forma que Maldonado foi bancado por Hugo Chavez, a diferença fica mesmo no talento. Quem mostra serviço(Perez),logo pula para um time de ponta e afasta a sina de pagante. Quem não tem talento diferenciado fica na F-1 até a grana acabar, simples…bom lembrar, Rubinho era pagante entre 93 e 99, mas tinha um certo talento, se manteve na F-1 até 99. Conseguiu vaga em time de ponta, mas NUNCA conquistou a CONFIANÇA de um time de ponta pra liderar um time(carro de ponta ele teve entre 2000 e 2004, poderia ter convencido outro time pra liderar uma equipe, ele nunca deu bola, preferiu ficar na Ferrari. Bom lembrar, na Brawn-GP quem liderava o time era Butto desde os tempos da BAR-Honda, ele tinha fechado um contrato SURREAL em meados dos anos 2000 pra ficar na Honda, fechou por cerca de 80 milhões em um contrato de 6 anos(2004 a2009). Por isso ele estava tranquilo em 2009, sabia que ia correr e liderar um time. Rubinho sequer ficou sabendo disso. Esse contrato de Button, Reginaldo Leme comentou em um certo GP em meados dos anos 2000, época que Williams e RBR brigavam por Button judicialmente, e a coisa foi feia por)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
E não adianta fazer dramas teleguiados da Globo(http://www.youtube.com/watch?v=nJsqxzZpNkg), vindo de um país que se lixa para o esporte a motor(parte de investimento), Felipe Massa e Bruno Senna estão de bom tamanho. Se conformem, Brasil apenas participa do mundial da F-1. Palmas para a Alemanha que investiu em seus pilotos de base(monoposto), o resultado esta aí na pista com Vettel, Rosberg e Hulkenberg…fora o Sutil que pode voltar pela F.india.
Dono da Force India admite que pode promover retorno de Sutil
http://espn.estadao.com.br/noticia/289965_dono-da-force-india-admite-que-pode-promover-retorno-de-sutil
Lembre-se que Sutil é alemão, e a F.India corre com motores Mercedes, sempre ajuda…
Quero ver a F.India pegar um piloto meia boca pra colocar ao lado de Di Resta(bom ele vai adorar), ela vai ter que engolir o que disse. Pra 2012 ela realmente pensou na habilidade ao volante com Hulkengerg e Resta emn relação a grana:
Force India: talento vai suplantar o dinheiro na escolha de pilotos
http://tazio.uol.com.br/f1/force-india-talento-vai-suplantar-o-dinheiro-na-escolha-de-pilotos
Agora, bizarro mesmo seria a Lotus pegar Senna de volta depois da dispensa em 2011, é sinal que o time esta muito mal de grana…
Complementando: “época que Williams e RBR brigavam por Button judicialmente, e a coisa foi feia porque Button era considerado um novo fora de série na F-1…como Kimi anos antes tinha chegado a F-1”
Ainda bem que eles não pegaram o Button! Nesta altura já estariam arrependidos! rsrsrsrs… piloto ruinzinho esse tá de Butonnn! rsrsrs
Parabens, você foi perfeito em dados e estatisticas, mas ainda precisa aprender como funciona as equipes medianas, não vi sitar que por 15 vezes o Bruno não pode começar seus trsbalhos no primeiro treino de sexta, acha mesmo que não faz diferença, já que qdo no segundo todos estão com setap em dia, ele começa a acertar o carro, outro detalhe, já que ele ia sempre para o sacrificio, que tal imaginar que nas estratégias ele tambem tinha um setap diferente, exemplo, Maldonado com o carro mais acertado vai para tudo ou nada na classificação tentando entrar no Q3 e Bruno com setap para corrida sem se preocupar em ser tão rapido, a Sauber tambem precisa surpreender então usava com Pérez a estrategia de uma troca a menos de peneus, a caracteristicas do carro permitia e seria uma forma surpreender, sem contar que por muitas vezes nas equeipes pequenas ou grandes, usamo atualizaçãoes em um carro e deixa o outro como era, assim não arrisca com os dois, uma grande bobagem acharem que sempre todos os carros são iguais, a F1 é um laboratório em plena atividade, deixem de ser tão inocentes, podria ficar aqui dando inumeros exemplos, qum sabe mesmo quem tirou mais do carro com que tinha é só a equipe, que sabe o que cada um estava usando a fovor ou contra, resultado para publico é esse que você esta mostrando, a realidade é outra.
concordo com vc a respeito do sobrinho!
“…bom lembrar, Rubinho era pagante entre 93 e 99, mas tinha um certo talento, se manteve na F-1 até 99. Conseguiu vaga em time de ponta, mas NUNCA conquistou a CONFIANÇA de um time de ponta pra liderar um time(carro de ponta ele teve entre 2000 e 2004, poderia ter convencido outro time pra liderar uma equipe, ele nunca deu bola, preferiu ficar na Ferrari. ..” Discordo: Pagante é um termo para quem tem mais indicações do que talento. Barrichello já era campeão em categorias anteriores e por isso atraiu patrocínios. Senão por esse cirtério Ayrton Senna pagou para correr também. E em 2009 recebeu convite da MClarem na prova de Interlagos, recusou pois já havia fechado com a Williams. O grande problema de Barrichello foi mesmo nunca ser 1o piloto, assim poderia ter sido campeão ao menos uma vez.
Aliás se manteve, e recebendo para isso, até 2011, não 99.
Pilotos brasileiros não nascem em árvores como muita gente pensava no Brasil. Havia um antigo piloto que dizia que o nosso sucesso na década de 70 e 80, principalmente na de 80 quando o Brasil dominou em quases todas as categorias em vários anos, era devido à água que se bebia no Brasil. Muita gente boa, de certa forma acreditou nisso. Na verdade acreditaram que o brasileiro tinha uma aptidão nata, e isso cada vez mais vai se tornando um mito em fim de vida. Faltam categorias de base em campeonatos nacionais. Estranho é que quando o país vivia em crise, haviam categorias como a F Ford que ajudaram muito a criar pilotos. Agora que o país passa por melhores momentos (pelo menos os dados de gastos com publicidade assim o provam) temos as categorias de base moribundas. Sem que haja mais ousadia dos dirigentes ligados ao automobilismo vai ser difícil haver futuro risonho para os pilotos brasileiros, até porque podemos não ter pilotos com qualidade a nivel de F1. Já há sinais desta realidade. Não vou citar nomes, mas numa categoria na Europa há 2 pilotos brasileiros que em 2012 foram os piores colocados entre os pilotos de suas respectivas equipes. A idéia de que o dinheiro compra vagas está longe da verdade. Na verdade o dinheiro só acompanha o talento. E o talento só vai existir se tivermos categorias de base no Brasil. Caso contrário vamos depender de pilotos com muito dinheiro de família. Houve um tempo, em que um piloto pegava o avião, ia para a Europa, comprava um Formula usado e disputava a F3 britânica. Esse tempo acabou. A coisa tá feia mesmo.
A grande verdade é que o brasileiro que tem uma cultura totalmente voltada ao futebol, tem uma dificuldade enorme de entender que as coisas mudaram e muito, não vamos vencer sempre com o time que torcemos, não vamos vencer sempre nas copas do mundo e muito menos vamos liderar todos os campeonatos de automobilismo no mundo, você tem razão em dizer que não temos categoria de base, e na verdade nunca tivemos, por mais que se tentou fazer por aqui, os carros de corrida sempre foram verdadeiras cadeiras eletricas e os formulas um lixo, alem de muito distante da realidade lá fora, entre tudo, o Kart é o que mais se aproxima para preparar um piloto de monoposto, e é por ai que tem sido, hoje temos categorias muitas vezes superiores ao que tivemos a vida toda, categoria de marcas com Porche, Ferrari, Lamborguini, entre outros, mesmo os Stok car ou categorias totalmente nacionais, são mito melhor do que um dia se teve por aqui. Mas não existe interesse político, não da lucro, não abre portas a corripção, o lendario autodromo de interlagos é um verdadeiro lixo comparado a qualquer outro, uma verdadeira colcha de retalho, mas milagrosamente consegue proporcionar um espetaculo como aconteceu na ultima prova da F1, sendo assim, o unico interesse politico é tirar tudo desse cacareco sem investir, e da mesma forma vamos continuar asistindo corridas de F indy em local feito para desfile de escola de samba, patio de local para eventos e uma pista totalmente ondulada da marginal a beira de um esgoto ao ceu aberto. Pegar um avião, ir para Europa, trabalhar como mecanico como Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno e outros fizeram esperando a oportunidade certa esta completamente fora da realidade, a globalização tornou tudo mais profissional com grandes interesses financeiros e muita lavagem de dinheiro. Talento não nasce em árvore e nunca nasceu e tem em todos os lugares do mundo a procura da mesma chance, vai vencer e se destacar quem chagar na hora certa no lugar certo, nem os nomes citados ou os que não citei que estão ou estiveram na F1 conseguiriam alguma coisa estando no lugar e hora errada, milagre não existe, o paitrocinio é mesmo a única forma de se preparar para estar lá, o que não significa que vai acontecer sem muito dinheiro.
Pessoal, venho falando isso faz tempo! Os pilotos brasileiros são muito talentosos, mas não estes que chegam perto da F-1, aqui há inúmeros talentos desperdiçados pela falta de patrocínio. A grana aqui circula não em função da competência, mas na sua quase totalidade por interesse político, por ilícitos e por corrupção. O problema não é a falta de categoria de base(isso atrapalha mas não é o principal), o problema esta na necessidade de o piloto ter R$ R$ 200 mil para fazer um bom ano de kart, R$ 600 mil para fazer uma categoria de base, R$ 2 milhões para fazer F-3 Britânica e R$ 4 milhões para fazer GP2! Esse dinheiro tem que sair do bolso ou você tem que ter nome ou força política… competência? Isso não é necessário. Como o Rancing Fan falou, os tempos são outros, não é possível mais levar na raça(como fez o Nelsão); comprar vaga é fácil se tiver grana, mas aí chega na F-1 e não ganha porque lá tem uns caras(Alonso, Kimi, Hamilton e Vetel) que são excepcionais aí o comprador de vaga tem que tentar lugar na Force India, Catheram ou Williams. Acho que e se o cara tem grana e quer gastar nisso faz muito bem, mas não é dessa forma que vamos fazer campeões. Faça uma análise e veja os últimos brasileiros que chegaram a F-1, todos ricos, muito ricos! Lembrem-se, o último brasileiro fora de série que chegou a F-1 entrou lá faz quase 30 anos. Temos duas possibilidades, ou a sorte de aparecer um cara fora de série com muita vontade e essa grana no bolso ou uma mudança de mentalidade( o que acho difícil pois esta mentalidade não é privilégio do automobilismo)
abraço
Caso o Razia não tenha sucesso como piloto titular, como está as vagas como reserva?
Tem um monte. Mas ser reserva na F-1, hoje, não vale muito a pena…
Abs
Pro Bottas valeu…
Bottas foi um caso a parte, na verdade o Bruno entro só para levar dinheiro, pois a Williams estava precisando muito, a ideia era o Rubens continuar e assim eles prepararem o Bottas, como o Rubens não aceitou ceder o seu carro nas sextas e o patrocínio do Bruno era muito bom, então o Bruno entrou, mas já entrou sabendo que ia sair, mas é aquela coisa, ele arriscou, pensou que poderia surpreender e quem sabe conseguir mais um ano.
Abs
Frank Williams depois do que viu em 2012, ficou desesperado por um piloto fora-de-série, esse pode ser Bottas que arrasou nas categorias de base:
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 Eurocup
2008-Campeão da Formula Renault 2.0 NEC
2009-Vencedor do Masters of Formula 3
2010-Vencedor do Masters of Formula 3
2011-Campeão da GP3 Series
http://en.wikipedia.org/wiki/Valtteri_Bottas
Bruno teve 28 corridas desde 2011 em uma equipe mediana pra provar algo…só vestiu o macacão. O link abaixo prova isso, F-1 esta fora da realidade…
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruno_Senna
O Bottas foi campeão da GP3 e Bruno campeão do que mesmo? Então para o Bottas até valeria dizer que o apadrinhamento acompanha o talento …
Olá Fábio, sobre a vaga na Lotus, você não acha que talvez seria o caso da volta de Kubica para lá? Seria uma bela dupla não?!
Ele não terá condições em 2013.
Abs
esse não volta mais…
Fábio!!! Assim não dá viu, eu falo que vou parar de tentar ver esses vídeos lixo que só a Uol sabe fazer, mas sempre continuo tentando na esperança que voces tenham arrumado. O que não foi o caso, pois mais uma vez, a milésima já se eu for contar, que o vídeo trava.
Avisa para esses incompetentes da Uol trocar de player.
Grato.
Retiro o que disse! Fui tentar assistir ao video pela segunda vez, e o mesmo não travou. Mas como nada é perfeito, o video deve ter demorado uns 15 minutos para carregar até a parte que falava do Bruno Senna, o restante não quis esperar.
Fábio, boa tarde. Você acha que o Razia, por mais que tenha feito um belo campeonato de GP2, tem chances de ser elevado ao posto de titular de alguma destas equipes que estão com seus assentos vagos? O nome Senna associado com o dinheiro que ele pode trazer, a experiência do Sutil e os demais pilotos com bons patrocínios não são adiversários desleias para um piloto que mostrou que é talentoso mas que não possui um suporte financeiro dos demais?
Mauricio, falo sobre tudo isso no Pit Stop.
Abs
Fabio, essa questão do piloto levar dinheiro para equipe mostra a decadencia dos pilotos brasileiros, ou essa pratica se tornou comum para os jovens pilotos?
É normal, acontece com pilotos do mundo todo.
Abs
Fábio.é claro que muito não gostam do Bruno.Sabemos que não podemos torcer pelo Massa.Mas pelo menos tem alguem para torcer.Bruno o Razia.Temos que deixar de lado essa de piloto pagante.Porque não é mencionado outro piloto de outro pais.Veja o caso do Peres.Gutierres e outros.Sempre havera dirigentes famigerados como dono da Willians.Lotus e Sauber.
Antes de julgar os pilotos, precisa entender uma coisa, a peça principal não é a que esta atrás do volante e sim a que tem o volante o recurso, a estrutura, historicamente na F1 sempre se tem 3, apenas 3 equipes em evidencia e credenciada para vencer um campeonato, Ferrari, Mac Larem e a terceira é alternativa, troca em tempos em tempos, já foi Willians, Lotus, Braw, Brabhan hoje se chama RBR, não cabe e não tem espaço para mais que isso, fora disso, onde estiver, so vai conseguir surpreender os grandes com um conjunto de acontecimentos fora do normal durante uma corrida, e é isso que os grandes que ai estão conseguiram em algum momento da carreira, ninguém, jamis em condições normais vai se destacar não estando nas top 3.