F-1: (novo) modo de usar
30/11/12 03:00O domínio de Vettel e da Red Bull tem apenas um paralelo na história da F-1: a Ferrari da era Schumacher.
Em 63 temporadas, são as únicas equipes a conquistar por três vezes seguidas, e com um mesmo piloto, os dois campeonatos em disputa.
(Ok, a escuderia italiana foi além: cinco dobradinhas, de 2000 a 2004. Mas não dá para duvidar que a Red Bull e seu alemão podem chegar lá.)
Ocorre que os dois períodos guardam sabores diferentes, deixam percepções bem distintas, antagônicas até. Contra a chatice e a previsibilidade de então, a emoção e as incertezas de agora. Quem torcia o nariz, hoje no máximo fica indiferente à repetição do resultado final.
Há alguns motivos para isso. Números, para começar.
Porque se é verdade que o desfecho foi perfeito para a Red Bull e para Vettel nos últimos anos, também é que eles enfrentaram paradas mais duras da concorrência.
Para chegar às três primeiras conquistas, Schumacher e a Ferrari disputaram 51 GPs. O alemão venceu 29, ou 57% das provas. A Ferrari colheu ainda cinco vitórias com Barrichello, elevando o índice para impressionantes 67%.
O melhor (ou pior) reflexo disso veio em 2002, quando Schumacher selou o título na 11ª das 17 etapas. Ok, parabéns, recorde, coisa e tal. Mas quer coisa mais enfadonha?
Já Vettel e a Red Bull disputaram 58 corridas entre 2010 e 2012. O alemãozinho ganhou 21, ou 36%. Somadas as sete de Webber, o sucesso da equipe chegou a 48% –e este “menos da metade” já é razão a mais para ligar a TV.
Apesar do tri legítimo e puro, não parece correto usar a palavra “hegemonia” agora.
Há ainda dois elementos intangíveis, incomensuráveis.
O primeiro, as personalidades dos dois pilotos.
Vettel é garoto de sorriso fácil, barba por fazer, batiza carros como mulheres, grita no rádio, fala palavrão no pódio. Pode não ser o rei do marketing com quem Ecclestone sonha, mas torna as coisas mais divertidas do que Schumacher e seus modos robóticos.
O segundo tem a ver com o primeiro, mas passa pelas equipes. Foi sintetizado por Vettel na festa do domingo: “Quando criança, aprendi a agir honestamente”.
A Ferrari pode até não ser desonesta, mas a maneira como leva o regulamento ao limite não soa muito simpático. Só para citar o caso mais recente, a retirada do lacre do câmbio de Massa em Austin não foi ilegal, mas foi imoral.
A questão é que os fãs cada vez mais se veem como os consumidores que são. E não curtem ser enganados. A octogenária Ferrari ainda não percebeu isso, age como se estivesse na F-1 dos anos 70. Já a Red Bull deita e rola. Até por ser, hoje, mais um conceito do que um energético.
Uma mudança de mentalidade que pode ser ótima para a F-1.
(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)
Fábio, só discordo com uma coisa. Poucos torcem para a Red Bull e muitos torcem para a Ferrari. Outra coisa, todo piloto quer pilotar uma Ferrari. Então no final quando você fala que a Red Bull deita e rola não é bem assim.
Acho que isso não é mais verdade.
Fábio, excelente texto. Seria interessante vc analisar e comparar as performances de Vettel e Malonso e concluir, qual dos dois é realmente o melhor piloto? Malonso e malonsetes vivem dizendo que Vettel só conseguiu o que conseguiu graças a um carro infinitamente superior, mas penso que seja um conceito relativo. Confiabilidade faz parte do pacote de um bom carro. Então, que tal analisar todas as variáveis e se possivel, concluir quem realmente é o melhor piloto?
Fábio, no primeiro título do Vettel rolou aquela polêmica do Webber ter pedido preferência, por ter mais pontos no campeonato, e não foi atendido pela justificativa de ambos os pilotos terem chances. Super legal, correto, joinha. Só me pergunto se isso teria acontecido se a situação fosse inversa.
Tudo isso confirma o que eu sempre digo, que Shummi não tinha adversários à altura em sua época e isso ficou provado na sua volta, onde o vimos fazer varias barbeiragens e não ter superado seu companheiro de equipe, que lutavam em igualdade de condições. Mesmo ele estando mais velho não poderia perder para o Nico. Por isso que digo que se fosse hoje, ele não seria nem campeão. Despedida melancólica!!!
O mais engraçado é que ninguém do público se irrita com as atitudes da Ferrari. Eu pensei que na corrida do final de semana ouviria um coro de vozes indignado pelo que o Massa já sofreu nas mãos da Ferrari, porém foi bem pelo contrário, muita gente torcendo pelo Alonso, muita gente consumindo produtos Ferrari. Chega até ser engraçado, depois de qualquer “jogada” da Ferrari os blogs ficam cheios de insatisfeitos, porém quando esses mesmos tem a chande de expressar suas insatisfação, não o fazem… se na F1 as pessoas não conseguem ver e expressar o que é ético, imagina na vida em sociedade.
Massa sofre tanto que nem pensa em procurar emprego em outra equipe.
você está enganado… eu emsmo sou um ex ferreista por conta das inúmeras trapaças…
Digo pelo que vi do público no autódromo tanto no sábado, como no domingo. Tenho certeza que assim como tu, existem outros que deixaram de torcer, mas NO GERAL todo mundo é conformado. Acho também que exista uma diferença entre o cara que gosta da Ferrari F1 e a Ferrari carro de rua, por isso ainda vemos muita gente gostando da equipe por consequencia do carro de rua.
Ótimo texto, Fábio. Parabéns.
Excelente texto. podia agregar as punições que Vetel e outros pilotos sofreram que favoreceram o Fernando. Vetel foi punido por não dar espaço ao Fernando e também foi punido por ultrapassar mesmo não tendo espaço… Por isso e muito mais, loucos como o Grojean e sóbrios como o Petrov são indispensáveis na F1!
Parabéns Fábio, adorei seu comentário, está certissimo.
Mas temos que considerar que a Ferrari testava a semana toda com os 2 pilotos titulares mais um ou dois pilotos de testes (Massa,Burte,Luca Badoer) e tinha a disposição pista particular e grande quantidade de chassis do modelo do ano para escolher o melhor, que era sempre dado ao shumi. Barrichello nem sempre corria com o segundo melhor chassi que geralmente ficava de reserva nas corridas para uso preferencial do Shumi.
(Barrichello chegou a bater na volta de apresentação só para pegar esse chassi reserva que era muito melhor que seu próprio e ganhou a corrida)
Essa história procede? Não lembro disso…
Engenheiro trapaceando com artifícios que podem não ser EXPLICITAMENTE proibidos, mas são claramente contra o ESPÍRITO DAS REGRAS é OK!!!! Jogo de equipe não!!!
Faça-me o favor! As trapaças do Adrian Newey são muito mais imorais do que qualquer jogo de equipe da Ferrari.
Não tem santo neste jogo, mas das três a Ferrari é a melhorzinha.
Tentar fazer o carro o melhor possível é exatamente o espírito de uma corrida. Isso sim é jogar o jogo como ele deveria ser jogado.
Jogo de equipe e outras artimanhas que a ferrari se orgulha de fazer alem de imoral é vergonhoso pois indica uma incompetência em conseguir fazer um carro melhor.
A ferrari consegue juntar o título de equipe imoral com equipe incompetente.
A Red Bull ta dando um nó de competência e honestidade nessa equipe imoral liderada pelo mais imoral dos pilotos. O malonso.
E isso so tende a continuar.
O que a RedBull faz é burlar regras. Seguindo o seu raciocínio tentar fazer o corpo o mais forte/rápido possível é o espírito do atletismo. Assim sendo doping é ok!!!
Dois pesos e 2 medidas nas críticas. Quando o jovem Shumacher estava dando um pau no Senna todo brazucada reclamava da Benneton estar burlando o regulamento, mas ninguem reclamava do Hill serb um capacho do Senna…
A RedBull não burla as regras. As regras é que vez ou outra tem que conter a genialidade da Red Bull pela competitividade da F1.
Mas isso é competência pura.
Muito melhor que os goplezinhos baratos da ferrari.
Vamos combinar, a ferrari sai desse mundial com derrotada.
Fábio,
Se alonso não ganhar o próximo mundial, terá “enterrado” sua carreira na F1? Existe vida pós Ferrari? Acredito que só a ferrari para querer ele mesmo. Combinam nas atitudes.
Não, ele ainda tem lenha pra queimar.
Abs
“não foi ilegal, mas foi imoral.” Fábio essa sua citação foi perfeita. No todos que se formam em direito direito estudam sociologia do direito e nesta matéria se aprende esta máxima que vc citou, ainda que de forma parcial, mas exprimindo toda a sua verdade. Assim como a coisas que são morais, mas ao mesmo tempo são ilegais.
Bem da verdade que a Ferrari age com o regulamento em baixo do sovaco! rsrsrs… Inclusive por esse desgaste de imagem e isso se poem o rompimento do lacre (eles sabe o quanto isso repercutiu mal, inclusive para o seu patrocinador, pois tem a sua imagem associado de forma forte ao Fernando Alonso). E por isso, eles devem ter desistido de levar a diante essa historia de ultrapassagem de Vettel sob bandeira amarela. Quem sabe já é um começo da mudança de filosofia em Maranello.
Outro sim, eu gostaria de destacar partindo do seu silogismo frente ao meu, é o fato de que este campeonato não pertencia a Red e nem ao Vettel, e sim a Mac e ao Hamilton, estes dois últimos tinham mais condições, era a melhor dupla no sentido de encaixe perfeito, homem e maquina, só esbarraram em um quesito e este foi fundamental para lhes tirar o titulo, foi justamente no quesito durabilidade do equipamento, e se não fosse isso ambos teriam se sagrado campeões de piloto, agora de construtores já ficaria em dúvida devido a inconstância de Button e em especial a 1º parte do campeonato.
Peço aos demais companheiros que gostam de matemática e seus gráfico que fizessem uma comparação entre MaclaremxFerrariXRed e até outras se for o caso. Apontando nestes as quebras e abandonos de cada uma.
Acredito eu que veremos uma Ferrari confiável, uma Red instável e uma Maclarem sem confiança na sua durabilidade…
Tenho eu que se não fosse por isso o Hemilton tinha levado, prova é essa que o próprio Alonso na metade do campeonato disse que quem o preocupava era Hamilton…
Abs a todos…
E bipolar mesmo,se não fosse os carros, rsrsrs
Eu acho que a Red Bull é muito competente no seu trabalho. Mesmo não tendo começado com o melhor carro sempre vai inspirar confiança no seu trabalho. Tanto que em um determinado momento atingiu o seu objetivo e continuou melhorando. Mesmo com as quebras se mostrou um equipe conscistente.
Na ferrari eu vejo muita politicagem e pouca competência. Eles casam perfeitamente com seu piloto imoral malonso. O grande problema da Ferrari é que eles não são competentes o suficiente para brigar com a Maclaren e a Red Bull mesmo tendo mais dinheiro. O carro faz tempo que não é o melhor apesar de ser confiável. O Massa esta sendo comido vivo por La.
A Maclaren também se mostrou uma equipe sem confiabilidade mas com um baita carro. Torcer para eles é algo que não inspira confiança. Mas quando tudo da certo eles sempre fazem bonito. Uma baita equipe e uma carro lindo.
Quanto aos pilotos eu acho o Vettel e o malonso os mais completos na atualidade. Com vantagem para o Vettel que ainda esta em desenvolvimento enquanto o malonso já esta no topo. A tendência é o Vettel passar. O Hamilton é um excelente piloto mas não é muito confiável. A chance de ele se envolver um um acidente é maior do que do o Vettel e o malonso.
O Button é o inverso. Extremamente confiável ele as vezes peca pela falta de arrojo. Mas é uma baita piloto e um baita esportista.
O Massa falta um pouco de auto estima para trucar a Ferrari de vez em quando. Acho ele melhor que o Webber por exemplo. Alias uma dupla Massa/Vettel teria feito estrago na Red Bull. O Webber é o pior desses com certeza.
Apenas para citar um fora o Raikkonen esta no nível de Vettel e malonso.
Falou tudo! rsrs
????????? O amigo numa boa, se expresse melhor! Faltou acento, concordância e ficou díficil de compreender a sua mensagem, apesar que eu acredito que há algo subliminar ali.. rsrsrs
Fábio… to sem palavras… texto fantástico…
É exatamente assim que eu vejo a F1…
Ea frase do Vettel que é fã do Schumacher acaba com qualquer dúvida… a maior diferença que havia entre o velho alemão e os outros pilotos era índole… honestidade… ética… no caso de Schumacher a falta destes tres itens…
No caso de Vettel o fato de ele ter estes tres itens… o que ocorre hoje com Vettel é a antítese perfeita da era Schumacher…
Graças a Deus por isso… a F1 é bem melhor hoje…
acho engraçado, a manobra de 94 no Hill foi normal, o Hikk quem se precipitou e tentou ultrapassar com metade do carro na grama, procure o video de dentro do carro do Hill e ficará claro isso, agora no villeneuve sim o SCHUMI fez merda, fora isso, não vi mais nenhuma falta de ética do SCHUMACHER ao longo da carreira, ou andar muito mais rapido que os outros era um defeito?
Micael,
Apesar do nome parecido você não assiste formula 1 né não?
– Ordem do box para Barrichello abrir na Austria nos últimos metros
– Jogar Barrichello no muro do box Hungria
– Parar o carro no meio da pista em Mônaco para prejudicar o Alonso
Só para ficar nas mais faladas
E ele jogou sim o carro em cima do Hill. Veja o vídeo e olhe a expressão do Dick Vigarista. Entende de comunicação não verbal???
eu acompanho desde muito tempo,me parece que vc é a geração KERS e youtube, d eqqr forma saõ apenas opiniões divergentes.
Não esqueça que o Schumacher parou o carro deliberadamente em Mônaco, pediu a posição do Alonso na pista, desligou o carro, inteiramente intacto e perfeito e saiu do bólido para impedir a volta rápida do Alonso em 2006.
Não esqueça que ele compactuou com o episódio de 2002 na Austria, também não esqueça que foi o maior crítico dos amortecedores de massa da Renault em 2006, depois que a Ferrari não conseguiu produzir aparato igual, ele foi o cara que foi falar com o pessoal da FIA.
Também compactuou em 94 com artimanhas da Benetton do Briatore que retirou o filtro do reabastecedor para colocar gasolina mais rapidamente.
O cara está no meio da bagunça, não sabe perder, em 2005 levou uma sova e ficou abatido a ponto de estrepar a traseira de um carro na china indo para o grid de largada.
Só se motivava quando podia ganhar. Quando não pode ganhar… se aposenta.
Eu concordo com algumas atitudes antiéticas atribuídas ao Schumacher, principalmente jogar descaradamente o carro em cima do de Villeneuve. Quanto ao Hill, não sei. Para mim ele não precisava ter ido por dentro da curva não. Por mais que estivesse com o carro na frente do Hill, pelo vídeo a impressão é de que ele tinha ângulo para visualização e fez a manobra deliberadamente. Mas vai saber, né? Talvez não tenha visto.
Agora, dizer que “compactuou” com isso, aquilo e aquilo outro é fazer constatação e atribuir a ele atitudes que ele não tomou. Nunca vi uma gravação de rádio com o Schumacher dando chilique para a Ferrari, pressionando para o Rubens deixá-lo passar em A1 Ring 2002. Diferentemente do que aconteceu com Alonso na Alemanha 2010, que ficou enchendo o saco até Ferrari até que a equipe mandou a mensagem “Fernando is faster than you”.
Schumacher se beneficiou da situação, é claro, e nem estou dizendo que é santo nessa história. Só acho que não dá para julgar o caráter dele como piloto por meio de suposições.
Também é irreal dizer que, se ele não está ganhando, se aposenta. Em Monza 2006, quando anunciou a aposentadoria, estava na briga pelo título. E nesta disputa continuou até a última corrida, Brasil, onde largou bem atrás e deu um show na pista, terminando em quarto lugar, se não me engano. E se mostrando um bom perdedor, sem fiascos e chiliques, já que Alonso estava na frente no campeonato, terminou na frente na corrida e ficou com o título.
O que pegou mesmo com Schumacher, o que fez a F-1 ficar chata nos tempos dele, foi sua hegemonia. Há de se concordar que não tinha muita graça acompanhar a categoria, com seus resultados previsíveis, à época. Mas até aí, que culpa ele tem de ser genial?
Foi um piloto fantástico, um dos melhores ou até o melhor, dependendo do ponto de vista. E mesmo que tirassem dele um título considerado contestável, ainda assim seria o maior vencedor da história e detentor de todos os recordes.
Abraços
Fabio, ficou meio sem sentido
Conquistar por tres vezes seguidas…..os 2 campeonatos em disputa
Exatamente o que ficou sem sentido?
A cada ano são disputados 2 campeonatos (Pilotos e construtores), e em 3 anos a Red Bull disputou ambos…
Acredito que foi isso que o Fábio quis dizer!
O de pilotos e o de construtures.
hummm
verdade, lapso meu
obrigado pelas elucidações
Gustavo…… Mundial de pilotos e de construtores…… sem mais….
Como é bom meter o pau na Ferrari… se o piloto número 1 fosse brasileiro, choveriam elogios.
Alonsete! rsrsrsrs
Ronaldo Ferraz curtiu: Alonsete!
kkkkkkkkkkk.. valeu, este blog é meu desestresse! kkkk
Alonsete não. Malonsete.
Não para quem defende a ética.Com brasileiro ou não o que a ferrari faz é imoral. Não da para gostar de maneira nenhuma.
Alto nível o debate ein, já estamos apelando pros apelidos…
Tenho certeza que muitos que amam odiar a Ferrari aplaudiriam se os artifícios favorecem um brasileiro (seria chamado de “saber explorar o regulamento”), fosse na Ferrari ou em outra equipe.
Como os brasileiros tem sido muito bem pagos para serem o número 2, a Ferrari é a malvada. Vejam que as supostas “vítimas” não estão nem aí, Massa nem cogita largar o osso e Rubinho voltaria de joelhos se fosse chamado de volta.
Caro colega, te entende perfeitamente e o que vc diz realmente tem todo o sentido, realmente se o beneficiado fosse o Massa, poderíamos talvez estar com outro discurso. Mas infelizmente o Alonso já é um velho conhecido neste tipo de coisa e pior ainda envolvendo brasileiro.
O apelido é apenas uma brincadeira de torcedor, eu em particular não torço para a equipe, mas para o piloto.
Em minha opinião se o Alonso não tivesse ‘supostamente prejudicado’ o Nelsinho, o mesmo teria talento para estar entre os melhores, isso é claro se ele tivesse em uma boa equipe.
Muitos podem dizer que o Alonso não sabia de nada. Bem verdade que ai impera o principio da duvida e como não há dúvida não vou afirmar nada, pois seria leviandade da minha parte assim como injusto, mas pelo menos há de se dizer que há fortes indícios no caso em tela, outro sim que invoco para defender a minha posição é o fato que o sr. Alonso esteve envolvido em outros episódios de escândalos na F1, estranho não? Abs…
Fabio, na boa, acho meio pejorativo se refere a ele como “alemaozinho”. O cara eh tri-campeao, eh um gigante. Vale lembrar q se nao fosse o Glock, ele tb teria sido o responsavel por resolver o campeonato de 2008, quando ainda estava na Toro Rosso.
Acho q essa historia de alemaozinho alimenta a corrente q na valoriza o Sebastian, como se tres campeonatos fosse algo “normal” a se conquistar a bordo de uma Red Bull. Sei la, em 2013 vc poderia repensar o “apelido”.
1) É uma forma de tratamento afetiva. Quem acha pejorativo tem problema com interpretação de texto.
2) É extremamente rico de informação subliminar (O Xumi é alemão, é mais alto, até aqui ainda tem mais titulos e recordes, e vai por aí …)
bom dia:
para mim os pilotos de hoje não são melhores que os da época do SCHUMI, não esqueçamos que o regulamento dos ultimos anos auxilia as coisas com KERS,DRS e pneus de placebo, com isso fica facil ultrapassar, coisas que antes era quase impossivel.
É amigo, por isso o seu Shume era o rei das ultrapassagens nos boxes! rsrsrsrsrs
Há de notar que entre 2000 e 2004, praticamente só tinha um motor – de verdade. Claro, o da Ferrari. Hoje temos 4 marcas, dos quais 3 são extremamente competitivos – um detalhe que faz que a gente grude mais na TV, querendo saber quais deles se sairá melhor em cada corrida. Bem diferente, quando a disputa se limitava entre Schumacher e seu “fiel” escudeiro! Seria até maravilhoso que a quarta marca, a Cosworth, voltasse aos bons tempos, mas… não tem a estrutura que os outros três tem por trás de si, como a Mercedes, Renault e Ferrari(Fiat). Mesmo assim, com esses três, melhorou muito – muitíssimo mesmo – a disputa…
meu amigo, o BMW era o melhor motor ao lado da mercedes
meu amigo, o motor fala muito em uma ultrapassagem é bem verdade, mas o carro é um conjunto, veja a Red, não tem uma boa velocidade final (é bem inferior ao da Ferrari), mas foi a campeã… Abs..
Se tudo der certo tem mais o motor Honda pintando por ai.
por isso na minha opinião o Koba deveria ir para a Mac.
Quem pegar Koba já vai ter uma porta de entrada para utilizar os fantásticos motores Hondas.
Fábio, Adrian Newey e Cia. também não levam o regulamento ao limite para desenvolver o carro? Mapeamento de motores está dentro da regra?
Se um dia Vettel for pra Ferrari e a equipe decidir por privilegiá-lo vc realmente acha que ele vai reclamar e abrir mão de um favorecimento? Que ele virá a público e dizer algo como “a Ferrari está roubando para eu poder ganhar mas não quero assim”….
tá…blz.
Fernando, existe um mundo de diferença entre um gênio da engenharia achar meios de ter uma melhor performance do seu motor e carro e de “expertos” da vermelhinha pensarem maneiras de como prejudicar aos outros pilotos e ao próprio companheiro de equipe para que o seu piloto tenha vantagens. Um desenvolve o que tem o outro denigre o que tem em detrimento de um único objetivo.
Lei de Gérson tá morta, temos que entender isso se quisermos viver em um país decente
Eu concordo plenamente com o Paulo.
O Vettel não vai largar a Red Bull por nada nesse mundo. Ele tem tudo que precisa por la.
Vettel é mais simpático do que Schumacher.
Agora, falar nome feio do pódio, não pode.
“nome feio” ? Que comentário mais infantil.
Boa Fabio… A F1 precisa cada vez mais de caras como Vettel, Kimi, e sem deixa de citar o mito, a lenda, o incomparável Koba…que a F1 segure sempre caras assim pra que volte a desperta a vontade dos brasileiros em sentar na frente da tv no domingo e ver uma boa corrida de F1, porque ver brasileiros vencendo…..tá bem mais difícil….
Caro Fábio, acredito que a diferença da Era Schumacher para a o tempo de Vettel é bem simples: “PILOTO”, não há como comparar o Vettel com o Schumacher, Schumacher(na benetton e ferrari) sempre foi muito mais piloto que o Vettel, ou vc se esqueceu que em 2010 o Webber tinha mais pontos que o Vettel até a última corrida? O Schumacher jamais tomou pau de companheiro de equipe. se o Alonso ou o Schumacher(de antigamente) estivessem nesses três últimos anos com a Red Bull na mão, teriam pulverizado a concorrência. O Vettel esse ano ficou atrás do Webber em pontos por um bom período e só começou a se destacar no campeonato quando o carro começou a ser extremamente superior. Sinceramente, acho se faz de imbecil ou seja um imbecil de verdade quem fala que esse ano o Vettel pilotou mais que o Alonso. Isso aí de birra com o Alonso esse ano, não passa de orgulho ferido por causa do Massa.
Fábio, muito legal essa matéria, parabéns! Concordo com você que a Ferrari esta dando um tiro no próprio pé, o Comendatore deve estar se revirando no túmulo, ainda mais depois da ridícula tentativa de melar o título do Vettel com aquela cartinha de merda enviada pra FIA. Abs, Mário
Perfeita a sua colocação quanto a comparação das marcas:
RED BULL = aventura e muita adrenalina e desafios.
FERRARI = jogo de cartas marcadas.
Paulo, comparação perfeita !!!
Sim, a conduta da Ferrari agride o conceito de valores comum à maioria dos expectadores da F1. Mas esses valores não fazem parte do tipo de gente que compra seus carros.
Por isso ela faz o que quer e dá de ombros.
Mas para todos os outros mortais queima o filme. Ta certo que tem aqueles que não podem comprar a ferrari mais são igualmente imorais.
Fábio, uma dúvida:
Essa imagem da Ferrari como uma equipe que apelaria para práticas imorais e/ ilegais já era algo praticado pela escuderia nos anos 50, 60 e 70?
E que, quando eu comecei a acompanhar a F1, no meio dos anos 80, a Ferrari era sinônimo de desorganização, trapalhadas. Foi o período tenebroso do jejum (1979-2000). E nem dava para torcer pra equipe ganhar (aquele pena que temos de um gigante decaído ) porque as disputas envolviam brasileiros (Piquet, Senna).
Sobre Vettel: não sei se ele atingirá os principais recordes de Schumacher, mas certamente Vettel, no futuro, será muito mais bem vista pelos fãs da F-1 do que Schumacher – partindo do princípio de que o alemãzinho não abandone seus princípios.
Sim, desde sempre. Mas eram outros tempos.
Abs
Que resposta se poderia esperar de um elemento que acha que é comentarista de automobilismo e fica expressando conclusões baseadas siplesmente em suas próprias preferências ? Práticas imorais e ilegais segundo a sua “aguçada percepção” somente porquê pilotos brasileiros não são os primeiros, os protagonistas.Se a situação fosse inversa com certeza a sua opinião seria totalmente diferente.Com isso o que chega á ser imoral é a sua conduta,pois como disse o grandissimo EMERSON FITTIPALDI em entrevista em seu programa _”jogo de equipe sempre existiu e faz parte da competição”Citou inclusive exêmplos.Seja mais profissional e menos “partidário”Lembre-se que o próprioSenna fez jogo de equipe e fez uso de manobras desleais (lembre-se se quiser ).Mas era primeiro piloto,então tudo era válido e moralmente correto.Quando você crescer como profissional e pessoa aprendendo á fazer seu trabalho com critério e sem parcialidade poderá falar algo sobre a Ferrari. Até lá se abstenha somente em comentar as corridas .Se por uma força maior não conseguir pense 1.000.000 de vezes andes de abrir sua boca.
Seu argumento se baseia numa ilação. Errada, aliás. Portanto não merece comentário.
Abs
Só pelo fato de ter respondido já comprova o que lhe foi dito. Para mim já é suficiente.
Práticas ilegais e imorais desde os anos 50? Você poderia citar um exemplo ocorrido entre 1950 e 1980, Fábio?
Esse ai é uma malonsete das mais descaradas Fabio.
Deve ter QI de ostra alem de ser imoral como a sua equipe de coração.
Melhor não dar bola para ele. Não vale a pena.
Eduardo :Comentei sobre a Ferrari,não sobreo Alonso.Quanto a QI de ostra com certeza é você que possui ,visto não ter conseguido entender meu comentário.
Então você não torce para o malonso?
Acho que você confundiu o Fábio com o Galvão Bueno.
“Até lá se abstenha somente em comentar as corridas”…. o que diabos ele quis dizer com isso.. uma consulta ao significado do verbo abster seria interessante
cara se vc acha isso do comentarista, então porque acompanha seus comentários, lê o currículo dele antes de falar besteira, se eu fosse vc pedia licença pra cag@#$%¨e nunca mais entrava aqui, infeliz seu comentário.
Esse espaço é democratico portanto qualquer manifestação é valida e se Fabio Seixas, pensa diferente ele é quem deve PEDIR PRA SAIR. Ademais ele sempre se monstrou torcedor do Vettel em consequencia a RBR. ele chegou a dizer no PIT STOP de nº235 que o Vettel ganhou os dois ultimos campeonatos (2010 E 2011) com os pés nas costas. (ISSO É COISA DE TORCEDOR).
Sua impressão sobre minha torcida é completamente equivocada.
Abs
Infeliz e estúpido foi o seu,Ramon.
Robert,
Você pegou pesado nas palavras, mas não acho que o Fábio seja torcedor dessa forma e acredito que esta defendendo um ponto de vista embasado. Mas o que concordo é que existe uma hipocrisia de muitos aqui em relação à atitude da Ferrari; não concordo com o que ela faz, não torço para a Ferrari nem para o Alonso mas entendo que este é um procedimento que sempre acompanhou o time Italiano. O problema é que se a Ferrari tivesse fazendo isso tudo para um piloto brasileiro não teria problema algum para a grande maioria aqui!
abraço
Porra meu, deu para perceber que bosta foi seu comentario, desculpa pelos termos, mas alguém tem que ser bem claro com você, veja quantas pessoas contra sua tão pouca informação, mas nunca é tarde para aprender, presta bem atenção caro leitor de nome nobre e de tão pouca educação, Robert Leopoldo, jogo de equipe sempre existe e sempre vai existir, para sitar brasileiros, Emerson, Nelson Piquet, que era profissional em malandragem de forma inteligente, Ayrton Senna, fizeram e sauberam fazer de forma digna, mas sempre na hora certa, não me lembro de nenhum deles despresarem os companheiros de equipe, ao contrario, se lembra do Senna dando a vitoria ao Berg como retribuição, bonito né, gesto digno né, então, aposto que todos aqui sabem e concondam com jogo de equipe na hora de definir um campeonato, mas não quebrando um lacre de cambio, que por falha da regra ainda não precisa provar pela telemetria que é muito facil, a quebra do cambio, são tão cara de pau que nem trocar trocaram, isso cheira bem para você?, já viu alguma equipe fazer o que a Ferrari faz constantemento desde da época do Rubinho pelo radio a qualquer altura do campeonato, começo, meio e fim, sem a menor ética, se esquecendo que hoje em dia da sala de casa no meu sofá, eu sei que velocidade esta, que marcha esta usando, o tempo de cada trecho da pista, quando abre a asa ou faz uso do kers, alem de tomar conhecimento de quase tudo que se fala pelo rádio, da para perceber aonde a tecnolia chegou, do meu sofá sem sair de casa sei o bastante para fazer o mesmo julgamento que todos estão fazendo sobre a sua equipe de preferencia ” Ferrari ” é simples assim, a Ferrari é louca para ter tres carros no grid, a RBR tem 4 com a STR e nunca teve um comportamento suspeito no nosso metodo de analizar, não o seu, então caro de nome nobre, pense 1.000.000 de vezes antes de fazer uso do Blog de um profissional do ramo ,e ser baixo, mal educado, pretencioso, atrevido, arrogante e completamente desenformado e muito pouco atento ao que acontece de baixo do seu nariz, e se te incomodou uma grande torcida dos brasileiros pelo Vettel, foi em nome do esporte com ética, sem jogo sujo e que sirva de lição para esses italianos imorais que hoje choram lagrimas de sangue ” ROSSO”.
PS. Tenta tirar proveito de algumas informações dadas pelo Fabio Seixas e até de alguns Blogueiros que sabem o que falam, mas faça um favor, só leia e fique em silêncio, não esta pronto para se manifestar sobre um assunto tão complicado para você.
Caro Leopoldo, esse espaco foi criado para troca de idéias e opiniões, nao significa que podemos ser deselegantes ou até mesmo, como no seu caso, levianos a mal educatos, me desculpe, mas achei seu comentário muito infeliz, se você nao tem nível para dividir conosco suas opiniões de uma maneira educada gostaria sugerir que ficasse calado. O Fábio poderia nao liberar seu comentário, mas o fez e lhe respondeu dignamente, tenha um ótimo Natal (maneira educada de te mandar tomar no cú). Grande abraço, Mário
Mario-Shanghai :Releia e avalie melhor o significado do que foi dito.As palavras pronunciadas pelo blogueiro é que originam várias formas de serem interpretadas mas com sentido único.Se ele liberou e respondeu é porque com certeza sentiu-se que foi atingido em algúm ponto nevrálgico que somente cabe á ele identificar com mais precisão.Se você assim como seu colega de cima (Vinicius Martinez ) se sentiram de alguma maneira ofendidos ou “xingados” é porque simplesmente demonstram que se fosse certamente um piloto brasileiro que estivesse sendo beneficiado pelas “artimanhas ” da Ferrari,vocês assim como muitos estariam assumindo uma posição totalmente diferente.O sentimento e o desejo de um ótimo natal à você e á seu amigo aí de cima é em dobro(e o significado também é recíproco).Abs.
Excelente texto Fábio, o que dizer: Parabéns!!!
Fábio, vc fala tanto do lacre do cambio do Massa que é imoral porque ele é brasileiro.
Como disse um leitor seu ( nem lembro o nome)
o senhor tá atingindo o padrão globo de qualidade.
Um dia vc chega lá…
mais um alonsete, vão contando! trsrsrsrs
¬¬! hehAHuhAU!
Uma malonsete imoral eu diria. Ele julga as outras pessoas pelo seu padrão de comportamento.
Tava com insônia Fábio?, o Jerry Maguire te iluminou?
Bom texto, enquanto o Touro Vermelho ganha sem esquecer do espírito da competição, a Mula Empacada perde e se fere com o próprio coice.
Abraços.
A mula empacada se feriu com a chifrada do Touro vermelho no seu fiofó!
Fábio Seixas, na sua opinião, quanto tempo vai durar a Era Vettel?
Nem imagino. A concorrência, como eu escrevi, é mais forte.
Abs