Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

Perfil Fábio Seixas, 38, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva

Perfil completo

F-1: (novo) modo de usar

Por Folha
30/11/12 03:00

O domínio de Vettel e da Red Bull tem apenas um paralelo na história da F-1: a Ferrari da era Schumacher.

Em 63 temporadas, são as únicas equipes a conquistar por três vezes seguidas, e com um mesmo piloto, os dois campeonatos em disputa.

(Ok, a escuderia italiana foi além: cinco dobradinhas, de 2000 a 2004. Mas não dá para duvidar que a Red Bull e seu alemão podem chegar lá.)

Ocorre que os dois períodos guardam sabores diferentes, deixam percepções bem distintas, antagônicas até. Contra a chatice e a previsibilidade de então, a emoção e as incertezas de agora. Quem torcia o nariz, hoje no máximo fica indiferente à repetição do resultado final.

Há alguns motivos para isso. Números, para começar.

Porque se é verdade que o desfecho foi perfeito para a Red Bull e para Vettel nos últimos anos, também é que eles enfrentaram paradas mais duras da concorrência.

Para chegar às três primeiras conquistas, Schumacher e a Ferrari disputaram 51 GPs. O alemão venceu 29, ou 57% das provas. A Ferrari colheu ainda cinco vitórias com Barrichello, elevando o índice para impressionantes 67%.

O melhor (ou pior) reflexo disso veio em 2002, quando Schumacher selou o título na 11ª das 17 etapas. Ok, parabéns, recorde, coisa e tal. Mas quer coisa mais enfadonha?

Já Vettel e a Red Bull disputaram 58 corridas entre 2010 e 2012. O alemãozinho ganhou 21, ou 36%. Somadas as sete de Webber, o sucesso da equipe chegou a 48% –e este “menos da metade” já é razão a mais para ligar a TV.

Apesar do tri legítimo e puro, não parece correto usar a palavra “hegemonia” agora.

Há ainda dois elementos intangíveis, incomensuráveis.

O primeiro, as personalidades dos dois pilotos.

Vettel é garoto de sorriso fácil, barba por fazer, batiza carros como mulheres, grita no rádio, fala palavrão no pódio. Pode não ser o rei do marketing com quem Ecclestone sonha, mas torna as coisas mais divertidas do que Schumacher e seus modos robóticos.

O segundo tem a ver com o primeiro, mas passa pelas equipes. Foi sintetizado por Vettel na festa do domingo: “Quando criança, aprendi a agir honestamente”.

A Ferrari pode até não ser desonesta, mas a maneira como leva o regulamento ao limite não soa muito simpático. Só para citar o caso mais recente, a retirada do lacre do câmbio de Massa em Austin não foi ilegal, mas foi imoral.

A questão é que os fãs cada vez mais se veem como os consumidores que são. E não curtem ser enganados. A octogenária Ferrari ainda não percebeu isso, age como se estivesse na F-1 dos anos 70. Já a Red Bull deita e rola. Até por ser, hoje, mais um conceito do que um energético.

Uma mudança de mentalidade que pode ser ótima para a F-1.

(Coluna publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo)

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Roberto Takaki comentou em 03/12/12 at 23:42

    Saudades da “decada de ouro” (anos 80) em que realmente havia um campeonato de pilotos, e nao de maquinas/tecnologia apenas!….
    Naquela epoca, o melhor piloto tinha chances de ganhar mesmo se nao tivesse o melhor carro e a melhor retaguarda (o que eh impossivel hoje), pois os carros eram muito mais “inguiaveis”/”bravos” e alem disso os pilotos tinham de saber quando e como poupar e forcar o carro….

    Sorte de quem teve o privilegio de ver as disputas epicas entre nomes como Alain Prost, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Niki Lauda, Keke Rosberg – verdadeiros gladiadores que venceram gracas ao seu talento e determinacao, e nao a tecnologia, computadores, personal trainers, nutricionistas, psicologos, empresarios, assessores de imprensa, estrategistas de equipe( ! ), etc, etc, etc….

  2. João comentou em 03/12/12 at 11:08

    Ótimo texto de um jornalista de credibilidade. Schumi foi declarado o melhor piloto e vejam como encerrou o campeonato; ficou atras de seu companheiro de equipe. Isto acontece porque sempre vence a melhor máquina e não o melhor piloto do grid. Por isso ,na verdade, o campeonato não é de pilotos e sim de construtores, e dentro deles há equipes que escolhem entre os seus dois pilotos qual será o melhor classificado na corrida, como a Ferrari e nesta equipe maquiavélica, na vitória sempre faltará um ingrediente importante para legitima-la: a ética

  3. Eduardo Schmidt comentou em 03/12/12 at 9:13

    Excelente post…

  4. Rodriguera comentou em 02/12/12 at 20:46

    Mto bom!

  5. Celio Ferreira comentou em 01/12/12 at 12:59

    A mentalidade da f1 só mudará, quando
    não tiver mais , Bernie, Todt, e os velhos do
    conselho. Viva a RBR.

  6. Michel comentou em 30/11/12 at 23:30

    Uma das razões que me faz até torcer que Vettel seja Pentacampeão, só mais dois anos não deixará a F1 chata não!rsss
    De fato Schumacher pilotava de forma robótica e se beneficiava do reabastecimento, coisa que ele fazia melhor voltas rápidas antes de reabastecer! Era o melhor nisso, melhor do que Senna à época!
    Cada piloto tem seu ponto forte!
    O Vettel pilota muito, embora tenha um carro fantástico, seu papel como piloto é fundamental, ultrapassa, vai pra cima…
    Mais agressivo do que Alonso!

    • Fabio Cristiano comentou em 06/12/12 at 16:49

      nossa, esse entende mesmo do assunto… quanta besteira em um mesmo post. vá assistir corrida de carros de controle remoto meu!

  7. Stephen comentou em 30/11/12 at 22:13

    Muito bom post. Falou tudo. A Ferrari esquece do mais importante acima de tudo: os fãs!

  8. Vinicius Martinez comentou em 30/11/12 at 19:35

    Falando em passeio, você sumiu ontem, largou nos aqui sozinhos,mas hoje quando apareceu pegou uma espada pela frente hein, o tal ROBERT LEOPOLDO, o cara causou, mesmo sem ter procuração, fui obrigado a me manifestar tambem e acho que devmos deixar ele em evidencia nesa pagina tambem, então vou tomar a liberdade de fazer isso para meterem o pau nele, se me permitir, vou reproduzir o comentário dele e o meu para dar sequencia as pauladas.

    Robert Leopoldo comentou em 30/11/12 at 10:15 Responder Que resposta se poderia esperar de um elemento que acha que é comentarista de automobilismo e fica expressando conclusões baseadas siplesmente em suas próprias preferências ? Práticas imorais e ilegais segundo a sua “aguçada percepção” somente porquê pilotos brasileiros não são os primeiros, os protagonistas.Se a situação fosse inversa com certeza a sua opinião seria totalmente diferente.Com isso o que chega á ser imoral é a sua conduta,pois como disse o grandissimo EMERSON FITTIPALDI em entrevista em seu programa _”jogo de equipe sempre existiu e faz parte da competição”Citou inclusive exêmplos.Seja mais profissional e menos “partidário”Lembre-se que o próprioSenna fez jogo de equipe e fez uso de manobras desleais (lembre-se se quiser ).Mas era primeiro piloto,então tudo era válido e moralmente correto.Quando você crescer como profissional e pessoa aprendendo á fazer seu trabalho com critério e sem parcialidade poderá falar algo sobre a Ferrari. Até lá se abstenha somente em comentar as corridas .Se por uma força maior não conseguir pense 1.000.000 de vezes andes de abrir sua boca.

    Fábio Seixas comentou em 30/11/12 at 10:34 Responder Seu argumento se baseia numa ilação. Errada, aliás. Portanto não merece comentário.
    Abs

    Robert Leopoldo comentou em 30/11/12 at 10:47 Só pelo fato de ter respondido já comprova o que lhe foi dito. Para mim já é suficiente.

    Fabio comentou em 30/11/12 at 12:07 Práticas ilegais e imorais desde os anos 50? Você poderia citar um exemplo ocorrido entre 1950 e 1980, Fábio?

    Eduardo comentou em 30/11/12 at 11:02 Responder Esse ai é uma malonsete das mais descaradas Fabio.
    Deve ter QI de ostra alem de ser imoral como a sua equipe de coração.
    Melhor não dar bola para ele. Não vale a pena.

    Robert leopoldo comentou em 30/11/12 at 14:16 Eduardo :Comentei sobre a Ferrari,não sobreo Alonso.Quanto a QI de ostra com certeza é você que possui ,visto não ter conseguido entender meu comentário.

    Eduardo comentou em 30/11/12 at 15:04 Então você não torce para o malonso?

    PH comentou em 30/11/12 at 11:05 Responder Acho que você confundiu o Fábio com o Galvão Bueno.

    Sergio Pires comentou em 30/11/12 at 11:11 Responder “Até lá se abstenha somente em comentar as corridas”…. o que diabos ele quis dizer com isso.. uma consulta ao significado do verbo abster seria interessante

    Ramón comentou em 30/11/12 at 11:42 Responder cara se vc acha isso do comentarista, então porque acompanha seus comentários, lê o currículo dele antes de falar besteira, se eu fosse vc pedia licença pra cag@#$%¨e nunca mais entrava aqui, infeliz seu comentário.

    Antonio comentou em 30/11/12 at 13:01 Esse espaço é democratico portanto qualquer manifestação é valida e se Fabio Seixas, pensa diferente ele é quem deve PEDIR PRA SAIR. Ademais ele sempre se monstrou torcedor do Vettel em consequencia a RBR. ele chegou a dizer no PIT STOP de nº235 que o Vettel ganhou os dois ultimos campeonatos (2010 E 2011) com os pés nas costas. (ISSO É COISA DE TORCEDOR).

    Fábio Seixas comentou em 30/11/12 at 14:36 Sua impressão sobre minha torcida é completamente equivocada.
    Abs

    Robert leopoldo comentou em 30/11/12 at 14:13 Infeliz e estúpido foi o seu,Ramon.

    Your comment is awaiting moderation.
    Vinicius Martinez comentou em 30/11/12 at 19:13 Responder Porra meu, deu para perceber que bosta foi seu comentario, desculpa pelos termos, mas alguém tem que ser bem claro com você, veja quantas pessoas contra sua tão pouca informação, mas nunca é tarde para aprender, presta bem atenção caro leitor de nome nobre e de tão pouca educação, Robert Leopoldo, jogo de equipe sempre existe e sempre vai existir, para sitar brasileiros, Emerson, Nelson Piquet, que era profissional em malandragem de forma inteligente, Ayrton Senna, fizeram e sauberam fazer de forma digna, mas sempre na hora certa, não me lembro de nenhum deles despresarem os companheiros de equipe, ao contrario, se lembra do Senna dando a vitoria ao Berg como retribuição, bonito né, gesto digno né, então, aposto que todos aqui sabem e concondam com jogo de equipe na hora de definir um campeonato, mas não quebrando um lacre de cambio, que por falha da regra ainda não precisa provar pela telemetria que é muito facil, a quebra do cambio, são tão cara de pau que nem trocar trocaram, isso cheira bem para você?, já viu alguma equipe fazer o que a Ferrari faz constantemento desde da época do Rubinho pelo radio a qualquer altura do campeonato, começo, meio e fim, sem a menor ética, se esquecendo que hoje em dia da sala de casa no meu sofá, eu sei que velocidade esta, que marcha esta usando, o tempo de cada trecho da pista, quando abre a asa ou faz uso do kers, alem de tomar conhecimento de quase tudo que se fala pelo rádio, da para perceber aonde a tecnolia chegou, do meu sofá sem sair de casa sei o bastante para fazer o mesmo julgamento que todos estão fazendo sobre a sua equipe de preferencia ” Ferrari ” é simples assim, a Ferrari é louca para ter tres carros no grid, a RBR tem 4 com a STR e nunca teve um comportamento suspeito no nosso metodo de analizar, não o seu, então caro de nome nobre, pense 1.000.000 de vezes antes de fazer uso do Blog de um profissional do ramo ,e ser baixo, mal educado, pretencioso, atrevido, arrogante e completamente desenformado e muito pouco atento ao que acontece de baixo do seu nariz, e se te incomodou uma grande torcida dos brasileiros pelo Vettel, foi em nome do esporte com ética, sem jogo sujo e que sirva de lição para esses italianos imorais que hoje choram lagrimas de sangue ” ROSSO”.
    PS. Tenta tirar proveito de algumas informações dadas pelo Fabio Seixas e até de alguns Blogueiros que sabem o que falam, mas faça um favor, só leia e fique em silêncio, não esta pronto para se manifestar sobre um assunto tão complicado para você.

    Robert Leopoldo comentou em 30/11/12 at 10:15 Responder Que resposta se poderia esperar de um elemento que acha que é comentarista de automobilismo e fica expressando conclusões baseadas siplesmente em suas próprias preferências ? Práticas imorais e ilegais segundo a sua “aguçada percepção” somente porquê pilotos brasileiros não são os primeiros, os protagonistas.Se a situação fosse inversa com certeza a sua opinião seria totalmente diferente.Com isso o que chega á ser imoral é a sua conduta,pois como disse o grandissimo EMERSON FITTIPALDI em entrevista em seu programa _”jogo de equipe sempre existiu e faz parte da competição”Citou inclusive exêmplos.Seja mais profissional e menos “partidário”Lembre-se que o próprioSenna fez jogo de equipe e fez uso de manobras desleais (lembre-se se quiser ).Mas era primeiro piloto,então tudo era válido e moralmente correto.Quando você crescer como profissional e pessoa aprendendo á fazer seu trabalho com critério e sem parcialidade poderá falar algo sobre a Ferrari. Até lá se abstenha somente em comentar as corridas .Se por uma força maior não conseguir pense 1.000.000 de vezes andes de abrir sua boca.

    Fábio Seixas comentou em 30/11/12 at 10:34 Responder Seu argumento se baseia numa ilação. Errada, aliás. Portanto não merece comentário.
    Abs

    Robert Leopoldo comentou em 30/11/12 at 10:47 Só pelo fato de ter respondido já comprova o que lhe foi dito. Para mim já é suficiente.

    Fabio comentou em 30/11/12 at 12:07 Práticas ilegais e imorais desde os anos 50? Você poderia citar um exemplo ocorrido entre 1950 e 1980, Fábio?

    Eduardo comentou em 30/11/12 at 11:02 Responder Esse ai é uma malonsete das mais descaradas Fabio.
    Deve ter QI de ostra alem de ser imoral como a sua equipe de coração.
    Melhor não dar bola para ele. Não vale a pena.

    Robert leopoldo comentou em 30/11/12 at 14:16 Eduardo :Comentei sobre a Ferrari,não sobreo Alonso.Quanto a QI de ostra com certeza é você que possui ,visto não ter conseguido entender meu comentário.

    Eduardo comentou em 30/11/12 at 15:04 Então você não torce para o malonso?

    PH comentou em 30/11/12 at 11:05 Responder Acho que você confundiu o Fábio com o Galvão Bueno.

    Sergio Pires comentou em 30/11/12 at 11:11 Responder “Até lá se abstenha somente em comentar as corridas”…. o que diabos ele quis dizer com isso.. uma consulta ao significado do verbo abster seria interessante

    Ramón comentou em 30/11/12 at 11:42 Responder cara se vc acha isso do comentarista, então porque acompanha seus comentários, lê o currículo dele antes de falar besteira, se eu fosse vc pedia licença pra cag@#$%¨e nunca mais entrava aqui, infeliz seu comentário.

    Antonio comentou em 30/11/12 at 13:01 Esse espaço é democratico portanto qualquer manifestação é valida e se Fabio Seixas, pensa diferente ele é quem deve PEDIR PRA SAIR. Ademais ele sempre se monstrou torcedor do Vettel em consequencia a RBR. ele chegou a dizer no PIT STOP de nº235 que o Vettel ganhou os dois ultimos campeonatos (2010 E 2011) com os pés nas costas. (ISSO É COISA DE TORCEDOR).

    Fábio Seixas comentou em 30/11/12 at 14:36 Sua impressão sobre minha torcida é completamente equivocada.
    Abs

    Robert leopoldo comentou em 30/11/12 at 14:13 Infeliz e estúpido foi o seu,Ramon.

    Your comment is awaiting moderation.
    Vinicius Martinez comentou em 30/11/12 at 19:13 Responder Porra meu, deu para perceber que bosta foi seu comentario, desculpa pelos termos, mas alguém tem que ser bem claro com você, veja quantas pessoas contra sua tão pouca informação, mas nunca é tarde para aprender, presta bem atenção caro leitor de nome nobre e de tão pouca educação, Robert Leopoldo, jogo de equipe sempre existe e sempre vai existir, para sitar brasileiros, Emerson, Nelson Piquet, que era profissional em malandragem de forma inteligente, Ayrton Senna, fizeram e sauberam fazer de forma digna, mas sempre na hora certa, não me lembro de nenhum deles despresarem os companheiros de equipe, ao contrario, se lembra do Senna dando a vitoria ao Berg como retribuição, bonito né, gesto digno né, então, aposto que todos aqui sabem e concondam com jogo de equipe na hora de definir um campeonato, mas não quebrando um lacre de cambio, que por falha da regra ainda não precisa provar pela telemetria que é muito facil, a quebra do cambio, são tão cara de pau que nem trocar trocaram, isso cheira bem para você?, já viu alguma equipe fazer o que a Ferrari faz constantemento desde da época do Rubinho pelo radio a qualquer altura do campeonato, começo, meio e fim, sem a menor ética, se esquecendo que hoje em dia da sala de casa no meu sofá, eu sei que velocidade esta, que marcha esta usando, o tempo de cada trecho da pista, quando abre a asa ou faz uso do kers, alem de tomar conhecimento de quase tudo que se fala pelo rádio, da para perceber aonde a tecnolia chegou, do meu sofá sem sair de casa sei o bastante para fazer o mesmo julgamento que todos estão fazendo sobre a sua equipe de preferencia ” Ferrari ” é simples assim, a Ferrari é louca para ter tres carros no grid, a RBR tem 4 com a STR e nunca teve um comportamento suspeito no nosso metodo de analizar, não o seu, então caro de nome nobre, pense 1.000.000 de vezes antes de fazer uso do Blog de um profissional do ramo ,e ser baixo, mal educado, pretencioso, atrevido, arrogante e completamente desenformado e muito pouco atento ao que acontece de baixo do seu nariz, e se te incomodou uma grande torcida dos brasileiros pelo Vettel, foi em nome do esporte com ética, sem jogo sujo e que sirva de lição para esses italianos imorais que hoje choram lagrimas de sangue ” ROSSO”.
    PS. Tenta tirar proveito de algumas informações dadas pelo Fabio Seixas e até de alguns Blogueiros que sabem o que falam, mas faça um favor, só leia e fique em silêncio, não esta pronto para se manifestar sobre um assunto tão complicado para você.

    • Mario - Shanghai comentou em 03/12/12 at 14:53

      Vinicios, muito bem lembrado, esse tal de Robert nao sei das quantas nao tem o que fazer e entra aqui criticando o Fábio e de certa maneira todos nos que participamos do blog, fiquei p da vida sobre a maneira que ele se referiu ao dono do blog, infelizmente você deixou meu comentario fora do copy and paste, mas nao tem problema, valeu pela lembrança de colocar em evidencia o supra sumo da educação, Mr. Leopoldo. Depois dessa achomque elevai mudar de nome……grande abraço, Mário

      • Robert Leopoldo comentou em 04/12/12 at 14:28

        Mario-Shanghai;Vá para o seu outro comentário onde em parceria com seu acecla Vinicios contemporaneamente se denigrem sozinhos achando que fui mal educado,arrogante e outras coisas mais.e me desejando “feliz natal”.SE depois de ler e você ainda continuar nessa sua linha de pensamento,significara que por mais que você se esforçe jamais tera educação á suficiência para intrapreender qualquer tipo de discussão
        Post -scriptum:Leia com atenção o que me desejou entre parênteses ).

  9. Renato Canineo comentou em 30/11/12 at 19:30

    Na verdade, em 2011 o campeonato foi bem parecido com os tempos do Schumacher… foi decidido, matematicamente, no Japão, na prática, muito antes.

  10. Antonio comentou em 30/11/12 at 19:22

    Ué! Fábio “esqueceu” de falar do mimimi da Ferrari e do Cholonso sobre as ultrapassagens do Vettel?

    Será que ele não considera mimimi? Se fosse o Hamilton…

    Estranho também o blogueiro não comentar o verdadeiro motivo dos desesperos ferraristas e do Cholonso: 31 anos do Cholonso, provavelmente Ferrari não terá outro carro melhor do grid (mas não será uma porcaria, como dizem, para dizer que o Cholonso carrega o carro nas costas porque é o “melhor piloto da atualidade” etc.), mudanças radicais nos próximos anos com o V6 turbo e ninguém sabe que vai se sair melhor etc.) Com a maré de sorte que teve neste ano, apesar dos 6 ganhadores diferentes nas 6 primeiras corridas, o Cholonso tava com as duas mãos na taça, como disse o blogueiro, mas o moleque alemão veio estragar a festa, quando na verdade eles deveriam dar graças a Deus por ter terminado em 2º, visto os acontecidos a Hamilton.

  11. Alex Xavier comentou em 30/11/12 at 19:09

    Sim. Cada época tem-se um costume diferente. Legal se a Red Bull conseguir mudar um traçado que não é visto como moral pela grande maioria. E que as coisas na Fórmula 1 tome o rumo que deve tomar.

  12. Racing Fan comentou em 30/11/12 at 18:55

    Fábio. A Force India disse hoje que procura talento, não dinheiro. Essa afirmação por parte da Force India é favorável ou não a Bruno Senna. ? O que você acha?

  13. Racing Fan comentou em 30/11/12 at 18:51

    O episódio do mapeamento dos motores pela RB não deixa a Ferrari em solidão no capítulo legalidades expertas. Até acho que dizer que o mapeamento um legalidade experta é apenas uma forma simpática de dizer, porque na verdade era ilegal mesmo segundo o regulamento. A RB foi obrigada a mudar pela FIA. E ao longo dos últimos 3 anos outros casos aconteceram. Não estou defendendo a Ferrari, até porque acho que essas manobras da equipe italiana no fim de ano não foram ilegais, mas realmente são um balde de água fria numa temporada que vinha bem. O pior deste fim de ano foi essa atitude de negação da realidade por parte da Ferrari, fazendo todo o tipo de alegações na tentativa de diminuir o brilho da conquista do título por Vettel. Quando vi a torcida em Monza vaiar o vencedor da corrida deu para perceber que tanto a equipe como os torcedores tiffosi vivem num mundo de ilusão. Acho que essa é a maior “ilegalidade” que podia sofrer a Formula 1.

  14. João Pedro Strabelli comentou em 30/11/12 at 18:18

    Concordo. A Ferrari ainda vive de glórias e estratégias passadas.

← Comentários anteriores
Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailfseixasf1@gmail.com
  • Twitter@fabio_seixas

Buscar

Busca

Seções

  • A foto
  • Colunas na Folha
  • F1 sem mimimi
  • Geral
  • O país da F-1
  • Pit Stop em vídeo
  • Recent posts Fábio Seixas
  1. 1

    Linha de chegada

  2. 2

    Programe-se

  3. 3

    Spa-2000

  4. 4

    Spa-1960

  5. 5

    Por um detalhe

SEE PREVIOUS POSTS

Arquivo

  • ARQUIVO DE 03/09/2006 a 11/02/2012

Sites relacionados

  • Folha.com
  • UOL
  • Tazio
  • Esportividade
  • Capelli
  • Victor Martins
  • Flavio Gomes
  • Pandini
  • Saloma
  • Comparsas
  • Voando Baixo
  • A Mil por Hora
  • Garagem do Bellote
  • Poeira na Veia
  • Pilotoons
  • Luciano Monteiro
  • Manual do Homem Moderno
  • O Blog da Rodada
  • Alessandra Alves
  • Italia Racing
  • Autosport
  • Guardian
  • Marca
  • As
  • ScarbsF1
  • GP Guide
  • BBC
  • Regulamento Técnico da F-1
  • Regulamento Esportivo da F-1

Tags

alonso austin bahrein barcelona barrichello bruno budapeste button classificação colunas ferrari foto grosjean hamilton indy interlagos maldonado massa mclaren melbourne mercedes montreal motogp mônaco palpite pit stop programação pérez pílulas raikkonen razia red bull relato rosberg schumacher senna sepang silverstone spa testes treinos vettel vídeo webber xangai
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).