Bruno fora
28/11/12 10:02Bruno está fora da Williams.
(Mais informações, aqui, aqui, aqui e aqui.)
O comunicado da equipe chegou às 9h01, confirmando Maldonado e Bottas como a dupla para 2013.
Às 9h34 veio a nota da assessoria de imprensa do piloto, afirmando que ele recebeu a mudança com “naturalidade”.
“Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação a uma possível estreia em 2013. Foi gratificante terminar como o pontuador mais regular da equipe e poder demonstrar meu ritmo em 20 provas”, diz.
“Quero agradecer a toda equipe e em particular a Frank Williams por me darem a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli”, completou o brasileiro.
Bruno fez um trabalho razoável neste ano. Terminou em 16º no Mundial, apenas uma posição atrás do companheiro, Maldonado. Mostrou ainda uma regularidade interessante para um piloto de meio de pelotão: pontuou em metade das etapas da temporada.
Tem boa verba de patrocinadores. Perdeu a vaga por uma questão política: o empresário de Bottas é dirigente da Williams.
Vai se encaixar na Force India ou na Caterham sem muitos problemas.
E viverá uma situação curiosa em 2013. Em 47 GPs, terá corrido por 4 equipes diferentes: HRT, Lotus, Williams e sua nova casa.
Caso Bruno consiga firmar contrato com a Force India, ele deve jogar as mãos para o céu e dar graças a Deus… A Williams, hoje em dia, ainda existe pelo nome e sucesso conseguido na categoria outrora… Mas parece uma equipe fadada ao insucesso… Não sei se prevalece na equipe apenas a falta de dinheiro, talvez falte mesmo alguém que leve jeito para administrá-la…
ME DISCULPEM OS DISCPULOS DO “RUBENS”, MAIS NÃO ADIANTA MAIS – ATÉ O SETE VEZES CAMPEÃO MUNDIAL, JÁ CONSEGUIU ACEITAR QUE ELE NÃO É MAIS O MESMO PILOTO DO PASSADO, E POR MAIS QUE QUEIRA NEGAR, TOMOU UM CHEGA-PRA-LA DA MERCEDES. SHUMMI BEM QUE DEIXOU UMA CERTA IMPRESSÃO DE QUERER MELAR A CONTRATAÇÃO DE LEWIS NA MERCEDES – MAS NÃO ADIANTOU; A MERCEDES FOI MAIS ESPERTA E NÃO QUIS FICAR ESPERANDO A DEFINIÇÃO DE UM ANTIGO EXCELENTE PILOTO, QUE VIU NESSES TRES ANOS QUE A F1 MUDOU MUITO E QUE ELE NÃO TEVE NA MERCEDES A PARCERIA “FIA DA FERRARI” QUE EL TEVE PRA CONQUISTAR OS 5 TITULOS QUE POR LÁ CONSEGUIU. ESQUEÇAM BARRICHELLO – TENHO PENA DELE ATÉ MESMO COMO SER HUMANO, VENDO ELE SUJEITANDO AO PAPEL QUE VEM FAZENDO PRA QUERER RETORNAR A QUALQUER CUSTO PRA F1. PRA MIM, ELE NÃO DEVE SER AQUELE CARA TÃO REALISADO QUE ELE DIZ SER NAS ENTREVISTAS A SUA TRUPI(BURTI, GALVÃO E LEME). PORQUE SE ELE ESTIVESSE MESMO SATISFEITO E REALISADO COM O QUE ELE FEZ NA F1, ELE JÁ TERIA TOMADO VERGONHA NA CARA E PARADO DE FAZER ESSE PAPEL RIDÍCULO QUE ELE VEM FAZENDO.
Fábio, desculpe pelo atraso do comentário mas…
… acho que a Williams fo um pouco rigorosa demais com o Bruno. Veja bem, em 2011 (com o então experiente R. Barrichello), a mesma só conseguiu 3 pontos no ano todo, fazendo a pior apresentação dela na história e só na frente das nanicas. Esse ano, até o GP da Espanha, quem dava as caras na equipe e com uma pontuação melhor era o Bruno. Até porque o Maldonado só largou em primeiro e ganhou por que Hamilton foi punido na classificação e jogado para trás na corrida. Se tirarmos esses 25 pontos do Maldonado, ele teria apenas 20, isso mesmo, 20 pontos contra 31 do Bruno. Claro que o Maldonado teve mais velocidade mas também é verdade que o Bruno teve etapas queimadas em sua formação como piloto. Então eu acho que o certo seria manter a mesma dupla mais 1 ano. e em condições de igualdade. Agora o Toto Wolff e o V. Bottas falar que o empresário dele (que também é diretor executivo da equipe) não teve influência, aí ele quer fazer o mundo da F1 de otário. Bom, há males que vem para bem. E lendo o que li nas últimas horas, pode ser o reinício numa equipe melhor que a Williams.
Na verdade quem esta sendo rigoroso é a situação financeira da Willians, por ter sido pior com Rubens Barrichelo, foi pq o carro era pior mesmo, então entra Maldonado com um monte de dinheiro, o Bruno com U$ 20.000.000,00 e Bottas com mais uma cota para poder andar toda sexta com carro do Bruno, deu uma condição melhor para desenvolver o carro o que nem sempre resolve, a Ferrari gastou muitas vezes mais e não consegiu fazer um carro de ponta o ano todo, teve a seu favor muitos contra tempos alem de correr com dois pilotos contra um.
Por favor, como pode, o Bruno largar em 11 e o Vettel largar em terceiro, o Bruno ser culpado da batida? Ou essses caras são idiotas ou o Vettel andou prá trás….
Simples, ele poderia ter recolhido mais, havia um pouco de espaço à sua esquerda, mas como estava no Brasil, acho que veio aquela idéia de fazer bonito e pronto, acabou se lascando. Quanto ao Vettel, ele nunca poderia ter previsto que haveria outro carro ali onde o Bruno estava, se observar bem o vídeo, é possível ver que o carro do Senna estava em um ponto totalmente cego para os retrovisores do alemão.
Agora a nova manchete: “Bruno paga mais, e esta dentro”.
Fabio, pq vc acha que a Ferrari ta com mimimi?, li em outro blog vc comentando, vc nao pode influenciar e achar que todos os leitores concordem com vc, deixe que cada um tenha sua opiniao e tire suas conclusoes, vc pode ate nao concordar com o fato, mas nao querer que a Ferrari ou qualquer equipe ao se sentir lesada pessa uma explicação da FIA é no minimo arrogancia. Vc ta aqui pra passar informação.
Arrogante é esse comentário. Quem é você para dizer o que ele deve ou não deve escrever?
É assim que funciona, ele expõe sua opinião e te da espaço para expor a sua com democracia, a critica é descabivel uma vez que você quer fazer prevalecer a sua, e na verdade a Ferrari esta de buá, buá, buá, chorando lagrimas de sangue, “Rosso”
Nataniel, vocês está corretíssimo. Se existe uma dúvida quanto a interpretação dos fatos, uma explicação deve ser dada. Já vi os vídeos várias vezes, e a suspeita de violação de bandeira amarela me parece factível. Se não ocorreu, que a FIA explique porque. É muito diferente de pedir punição ou entrar com recurso.
–
É isto mesmo. Esse Fábio é uma das viúvas de Ayrton Senna.
–
Essa vaga da Force India está muito disputada. Tem patrocinadores mas o suficiente para entrar lá? Se for a Carteham acho mais viável embora seja uma vaga para ficar lá atrás sem disputar muita coisa.
Fábio, pq o Bottas não fez nem um ano sequer na GP2? A Williams acredita tanto nele assim?
Ele tem QI, Quem indicou.
Amigo Fábio, fico triste com a restrição de só poder acessar teu blog 40 vezes num mês, essa atitude do grupo Folha espanta os leitores.
Comparar Koba com Bruno Senna é quase que assinar um atestado de cegueira. Da mesma forma, comparar Bruno Senna (sinto até constrangimento de me ver ‘obrigado’ a digitar esse ilustre sobrenome ao Bruno) com Pastor Maldonado. Quem viu todas as corridas, quem acompanhou o Bruno Senna durante suas 4 equipes pelas quais ja passou, pode atestar facilmente que o mesmo é um dos 3 PIORES pilotos do Grid. Eu sou Brasileiro, amo a fórmula 1 e tenho um pôster gigante, maravilhoso, na minha sala, sobre um quadro de vidro iluminado, do maior piloto da história do esporte a motor: Ayrton Senna. Porém, isso não me dá o direito de subjulgar a Razão. A realidade é essa. Bruno Senna é lento. É fraco. É piloto de categoria inferior. Na maioria das classificações tomou mais de 1 segundo do companheiro de equipe. Chega de querer enaltecer o piloto só pelo fato dele ser Brasileiro e de ter feito uma ou duas razoáveis corridas. Somos brasileiros. Estou acostumado em ser o melhor na fórmula 1 e não o ‘mais ou menos’.
Lamentavel alguém que gosta tanto de F1, que ocupa um espaço da sala com o poster do realmente fantastico piloto Ayrton Senna, que demosntra ser mesmo um apaixonado pelo esporte a motor, não consegue entender as diferença e faz comparação de forma banal sem fundamento nem um, esse que esta na sala da sua casa ikuminado como sempre foi, tambem não ia conseguir chegar onde chegou se um dia com fraca Toleman em Monaco, debaixo de muita chuva, teve uma sequencia de fatores que o ajudaram a derrepente aparecer liderando a corrida, sa mesma forma aconteceu com Rubinho, Vettel na STR, Hulkenberg em interlagos, Maldonado na espanha etc etc, sem esse conjunto de fatores, chuva, pace car, entrada e saida do pit stop na hora certa, enfim, tudo ao seu favor, ninguem consegue surpreender os grandes em condições normais, interlagos por exemplo poderia ter sido uam chance, mas aconteceu ao contrario se envolveu em acidente com Vettel e saiu com a pior, lembrando que quem tinha que tomar cuidado era o Vettel, mas corrida é assim, então se quer fazer alguma comparação, faça de pilotos com o mesmo carro no caso Maldonado, que teve a sorte de ter todos os fatores a fovor na espanha e ganhou seu primeiro GP o Bruno sem participar de 15 primeiros treinos de sexta feira, ainda chegou 1 ponto atrás de Maldonado que só em um GP acumulou 25 pontos, e agora, vai tomar mais cuidado antes de fazer suas criticas sem fundamento, ou vai continuar se comprtando como um torcedor de futebol que acha que seu time tem sempre que ganhar.
Vc q é o bom né?
Desculpa João Paulo. Infelizmente não se pode comparar o Bruno com o tio ou qualquer outro piloto do grid com ele. Mas temos que dar um crédito ao Bruno pois, num mundo competitivo como a F1 vc perder a sexta de treino faz uma tremenda diferença sim. E isso pode, além de tudo, fazer com que a diferença de tempo entre os pilotos da mesma equipe fique bastante grande uma vez que a sexta é utilizada exatamente para se saber como é o desgaste de pneus e as melhores formas de ajuste do carro. Por isso, vamos dar crédito ao Bruno que teve que engolir o contrato pra estar no circo. Abraço…
Bom dia a todos os amigos, e a vc caro Fábio, é sempre um grande prazer estar aqui neste espaço escrevendo do esporte que eu mais gosto. Gostaria de fazer algumas pontuações se vc me permite.
1. O Bruno já entrou vendido na Williams, prova é que ele tinha que ceder o seu lugar na sexta para o Bottas.
2. O Bruno poderia até se colocar em uma equipe melhor, como a própria Maclaren, isso se ele chama-se atenção para si.
3. O Bruno ainda só está conversando com alguém devido ao seu forte patrocínio, sem isso ele não teria a menor chance.
4. A Williams, hoje depende do Hugo Chavez! Por isso para a Williams, viva ao “Hugo Chavez!!”
5. Acredito que a William se arrependeu de ter tirado o Rubens e posto o bruno, exceto pelo patrocínio que o sobrinho leva.
6. Com todo o respeito ao Bruno, inclusive o acho super simpático, mas ele está tirando a vaga de um possível brasileiro que poderia vir a contribuir com a F1 de forma a nos trazer mais prazer em assistir ou ainda tirar a vaga do Koba, que diga-se de passagem é muito mais piloto.
7. se pegarmos pilotos brasileiros que passaram pela F1, fora os três campeões, todos com exceção talvez do Buti e Cristian (com todo o respeito a eles), foram melhores do que o sobrinho, alguém poderia citar Nelsinho, mas este é um caso a parte, veja que talento ele tem, mas não teve caráter, na minha opinião Nelsinho no lugar do Massa na Ferrari ia fazer coisa pior.
8. Quero tentar ser justo, chegar a F1 é um projeto de anos, o cara se abdica de viver, esses caras não estudam se quer, pois tem que se dedicar ao máximo, viagens, muitos compromissos, equipamento caro e sem dinheiro, muitos sacrifícios pessoais, quando o cara chega lá, ele tem em primeiro momento que mostrar para que veio, para só assim ganhar equilíbrio e confiança e ai sim tentar o titulo. É muita pressão, é muita cobrança, e essa estorinha de que ‘me diverti”, isso é estória! Por isso Massa atende o pedido da Ferrari, por isso Nelsinho se jogou no muro, eles sabem bem o quanto foi árduo chegar ali.
9. Ninguém pense que por que é o ultimo ano de Ferrari, que Massa vai se rebelar, pois ele sabe que a Ferrari pode acabar com a carreira dele dentro e fora da F1 com um estalar de dedos, enfim ali é uma máfia a lá italiana… rsrsrs…
10. Contudo desejo ao Bruno toda a sorte do mundo, mas de preferência fora da F1, para dar lugar ao Razia ou até o De Grassi (esse rapaz é bom também, e é um menino simples, e muito inteligente, se eu tivesse dinheiro o patrocinaria numa boa)… Do mais um forte abraço a todos…
Raciocinio de biplar é sempre confuso mesmo, brincadeiras a parte, são muitos itens, mas so quero lembrar que a dificuldade finaceira que a Europa atravessa, fica cada vez pior manter esse esporte tão caro, antes todas as equipes tinha seus propios patrocinios e podiam ter os pilotos conforme seus interesses e saldo nas contas, hoje a coisa funciona assim, fora Mac Laren, RBR, Mercedes, todas precisam arrecadar recursos, lembrando que quem mais paga na F1 é o Alonso, a Ferrari tem um grande patrocinio da equipe que se chama Marlboro, mas para manter e custear as despesas ele precisou trazer o Santander, sobre o Bruno, já passou sim por quatro equeipes o que de uma forma o credencia a ficar por ter sim qualidade, já estaria fora se fosse como você pensa, sobre Razia e outros que querem chegar a todo custo, tem que passar pelo que todos passaram e nem sempre da sorte, e não vai ser diferente com ninguem que entra em uma equipe pelas quais o Bruno passou, ou você ainda acredita que sem carro alguem pode fazer milagre em condiçoes normais, sobre o que Massa se presta fazer pela Ferrari é porque não sobrou outra opção e agora eu acho tarde demais, como Rubinho não vai ter a oportunidade tão esperada, da mesma forma o Nelsinho, uma vez que se esta dentro e quer se manter a qualquer custo, lamentavel a F1 ter chego onde chegou por conta de tanta politicagem e interesses finaceiros da forma como esta precisando ser para se manter.
Esse bom piloto chamado De Grassi ao qual voce se refere não é aquele que rodou ate na volta de apresentação,né?
hahahahahahahahahahahah
Quem tem grana (Maldonado) fica quem num tem sai. Rubens e Bruno sempre foram superior ao Pastor(mesmo vencendo em Barcelona) só que o venezuelano tem um caminhão de dinheiro para a Willians.
E fez uma despedida em grande estilo. Dando uma porrada no Vettel.
Seria inveja do Maldonado ou do Grojean?
O Bruno está tranquilo pois não tem do que reclamar, está experimentando do próprio remédio ….
Kimi/Kamui na Lotus em 2013, segundo eu, muitos torcedores e a imprensa finlandesa.
Seria muito melhor que o Grosjean. É uma pena que o Eric Boullier seja dono da empresa que gere a carreira dele. Duvido que o Kamui consiga, o conflito de interesses falará mais alto.
Acho que o Bottas não vai dar conta do recado, sinceramente, para o Senna seria melhor a Force India, mas a disputa pela vaga ali é cruel!!! Caterham eu acho horrível…vide o bom Petrov que conquistava pódio com o Lotus não conseguiu nada, nem mesmo impressionar com a Caterham…Kovalainen ainda fez alguma graça!!!!
Fabio,se puder mande um recado para sua colega Barbara Gancia dizendo que ela só entende de cosinha e muito mal.Se o Bruno tivesse culpa pela batida no Vettel o mesmo ficaria louco da vida e retrucaria.É só ver o video.
O que é cosinha?
Deve ser uma cozinha que é uma coisinha.
Bom dia Fábio Seixas, ansioso pelo assunto do dia, será que vai ser Vettel fora do titulo, tem fundamento?
Ou vai ser, Bruno dentro, da Force india
Vou torcer para ele ficar fora da F1 o idiota quase acabou com a corrida do Vettel
Ahã! Agora senta lá, expert …
pra quem viu emerson, nelson e airton, é sofrivel acompanahar massa e bruno
Isso já era previsível, e seria melhor o Luis Razia ir para Force India do que o Bruno Senna. O Brasil precisa de uma geração nova na F1, e o Luiz Razia quem sabe pode ser o próximo campeão brasileiro, e ainda tem o Felipe Nasr que está a caminho. O Rubinho já acabou para ele, já chega!
E ai vc acordou!!!!!
Fábio,
você tem algo a comentar sobre a ultrapassagem do Vettel em cima do Vergne em trecho de bandeira amarela?
http://www.youtube.com/watch?v=JuMZzI8pOz4
A FIA já declarou que a manobra foi legal: http://tazio.uol.com.br/f1/fia-esclarece-ultrapassagem-de-vettel-em-vergne-no-brasil-foi-legitima
Fábio, a FIA não esclareceu nada. A ultrapassagem foi antes da posição da bandeira verde, agitada pelo fiscal. Foi por pouco, mas foi antes. A Ferrari pode não levar nada, mas que foi ilegal, foi.
Entre Koba e Senna na Force India, eu prefiro o Koba.
Rubens, Massa, Bruno: Todos decepcionantes. Estão lá apenas para cumprir tabela. Espero que não esteja longe de surgir um piloto brasileiro com capacidade suficiente para ser campeão.
Fábio, estão a todo o custo querendo tirar o titulo do Alonso! Já estão mostrando outra imagem no qual Vettel ultrapassa uma STR… Abs
Só se tenta tirar titulo de quem tem e quem tem o titulo é Vettel, bipolar, você quer dizer que Alonso e Ferrari não satisfeitos pela Fia ter permitido eles quebrarem o lacre do cambio do Massa sem estar quebrado, sem trocar e se aproveitar de uma falha da regra que devia exigir provar pela telemetria que estava quebrado, ainda querem roubar o titulo de quem defendeu a ética do esporte e nem se deu au luxo de pedir para Weber tirar o pé para ganhar mais uma posição para garantir.
perdão, errei. realmente quis dizer Vettel.. abs..
Fábio gosto do seu estilo, tb sou como vc adoro ver os pilotos brasileiros recebendo o que merece, e vc não esconde, assim como eu.
A Williams é o Palmeiras da Formula 1, caminha a passos largos para ser como a Tyrrell, o Guarani da categoria.
“Vai se encaixar na Force India ou na Caterham sem muitos problemas.”
Fábio, sinceramente, espero que isso não aconteça!!
Fabio o Bruno tá muito tranquilo para quem perdeu uma vaga, li a pouco em sites do mundo todo, escrevam ai com todas as letras.BRUNO NA FORCE INDIA, estou afirmando, pois ele conseguiu o dinheiro 20 mlhões em breve será anunciado.
Se lembramos que ano passado a Williams marcou apenas 3 pontos, 31 pontos nâo foi nada mal com um carro bastante razoavel. O Bruno impulsionol a Williams. Espero que ele consiga a Force Indian.
Segundo tenho informação, ano passado foi U$ 20.000.00,00 outra parte foi pago pelo Bottas para andar 15 treinos de sexta para andar no carro do Bruno, acho que esse ano o caldo esta mais grosso e mesmo assim não conseguiu se permanecer na Willians.
Desculpe a resposta era para Lucas Martins
Em 2011 fez 5 pts e não acho que o Bruno impulsionou a Williams. Este carro hoje é muito melhor do que o de 2011. Ano passado era um milagre chegar na zona de pontos e neste ano, em muitas vezes, bem mais com o Maldonado, a Williams demonstrou que tinha carro pra ir mais pra frente. Eu acho que ficou devendo um pouco pelo que o carro demonstrou.
Quase tira o título de Vettel. Os brasucas adoram descer o porrete em Grosjean e Maldonado mas ignoram as barbeiragens de Bruno. Já vai tarde.
Errado amigo. A culpa do acidente foi claramente do Vettel. Tanto é que o Bruno reclamou e o Vettel não disse um “a”, pois ele mesmo sabe o que fez.
Quem podia jogar o coelho p/ Vettel era o Bruno, termo usado para surpreender ou tro piloto, se tivesse visto o coelho tinha segurado e aceito para não arriscar, como não viu, deu no que deu, largar no pelotão da merda com chuva tudo pode acontecer.