Bruno fora
28/11/12 10:02Bruno está fora da Williams.
(Mais informações, aqui, aqui, aqui e aqui.)
O comunicado da equipe chegou às 9h01, confirmando Maldonado e Bottas como a dupla para 2013.
Às 9h34 veio a nota da assessoria de imprensa do piloto, afirmando que ele recebeu a mudança com “naturalidade”.
“Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação a uma possível estreia em 2013. Foi gratificante terminar como o pontuador mais regular da equipe e poder demonstrar meu ritmo em 20 provas”, diz.
“Quero agradecer a toda equipe e em particular a Frank Williams por me darem a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli”, completou o brasileiro.
Bruno fez um trabalho razoável neste ano. Terminou em 16º no Mundial, apenas uma posição atrás do companheiro, Maldonado. Mostrou ainda uma regularidade interessante para um piloto de meio de pelotão: pontuou em metade das etapas da temporada.
Tem boa verba de patrocinadores. Perdeu a vaga por uma questão política: o empresário de Bottas é dirigente da Williams.
Vai se encaixar na Force India ou na Caterham sem muitos problemas.
E viverá uma situação curiosa em 2013. Em 47 GPs, terá corrido por 4 equipes diferentes: HRT, Lotus, Williams e sua nova casa.
Acho o Bruno um bom piloto sim eocmo disseram agora que ele pegou um temporada completa completa com a Willians, pra mim com Lotus não conta por que entrou quase no fim da temporada já, só deu pra conhecer algumas pistas. Longe de ser gênio ou difrenciado que pra mim só são Alonso, Hamilton e Raikonen, mas longe de ser esse cara que dizem que corre só por dinheiro, ele tem talento. Torcendo pra ele acertar com Force India.
Pra mim pouco importa pra onde vai Bruno ou Massa ou qualquer outro piloto…
Eu gosto é da Fórmula 1. Não de um ou outro piloto.
Essa temporada foi sensacional e espero que as futuras sejam melhores…
Não acredito que vá para Force India. Se nem com o dinheiro dos patrocinadores e do Eike Batista foi suficiente para mantê-lo na Williams, que é inferior, não é lá que o dinheiro dele vai valer. Além disso, o mercado tem pilotos com mais habilidade e cacife. Sutil é um deles, só não cito o Koba, porque ele não tem din din. Abs.
A Williams trocou meia dúzia por 5,75. Não vejo em Bottas o homem certo para levantar o moral desta Williams. O que a equipe do Sr Frank precisa sim é de um piloto de ponta. O momento econômico não parece dos melhores, mas o grupo Williams já apresentou algum lucro no exercício 2011 e parece que o setor empresarial da equipe tem conseguido sucesso e contratos. Já era hora da Williams apostar mais alto.
Quanto à Bruno, acho que se for para a Force India, ele faz um excelente negócio. Basta ver o que fez a Force India em Interlagos. O carro de 2012 era ótimo e se houver evolução o carro será um dos melhores de 2013. O motor Mercedes é, na minha opinião, o melhor do campeonato e será ainda melhor em 2013. Pode ser melhor opção que a Williams. Seria uma evolução. Mas há um senão: O motor que é ótimo e portanto um fator favorável, é ao mesmo tempo um possível problema para 2014. Não consigo enxergar que a Mercedes e a Ferrari produzam um motor turbo capaz de competir com o turbo Renault em 2014. Acho difícil. Somam aí a tradição fortíssima e experiência da Renault neste domínio à tradição de Mercedes e Ferrari de não fazerem bons motores turbo, pelo menos motores turbo que tenham vencido campeonatos. Equipes com motor Renault e no futuro os motores Honda, se eles voltarem à F1. Nesta linha de raciocínio acho que a Force India é uma ótima opção para 2013 e uma clara incógnita para daí em diante. Todos os carros com motores Mercedes a partir de 2014 podem ter uma queda de rendimento e uma dificuldade em chegar às vitórias. Novamente nesta linha de raciocínio, a Caterham me parece uma melhor opção. O ano de 2013 não deverá ser tão ruim para a Caterham como foi 2012, mas mesmo assim um ano ainda de aprendizado. O carro está evoluindo. Os tempos já se aproximam da STR. Aí então o motor Renault turbo 2014 pode alavancar a Caterham para o meio da tabela de pontos com bons resultados. Quando se olha para o carro já se vê patrocinadores com um nome fortíssimo no mercado. Há um bom momento que pode dar certo. O problema será Bruno ultrapassar 2013 e chegar à 2014. Se houvesse agora certeza de quem vai usar motores Honda, essa sim seria a equipe certa. A Honda tem a experiência de campeonatos passados e a continuação de produção de motores turbo para a F. Indy pode fazer toda a diferença, mesmo em relação à Renault.
Pode ser que nos 80s a Renault e Honda fizeram melhores motores turbo, mas naquela época o motor era desenhado no papel. Ja passaram 30 anos e as coisas sao feitas de outra forma. A AMG faz uns motores turbo nervosos em outras competiçoes. 2014 é o ano da Mercedes e do Hamilton, piloto mais rapido do grid.
Adrian Newey desenha todos os seus carros ainda só em papel. Tudo.
Fabio se você pudesse aconselhar Bruno, qual das equipes você indicaria? Caterham ou Force India? Penso que sem dúvida a FI seria uma melhor escolha, tem um carro melhor. E vc?
Force India, sem dúvida.
Abs
Meu caro Fabio,
No fim das contas, das idas e vindas, esta é uma boa notícia. Bruno não é nenhuma Brastemp, mas é, certamente, um piloto em evolução. Há muita gente no grid muito, muito pior que ele. A Force India pode representar para ele mais um passo no sentido de seu aperfeiçoamento. Na minha opinião, ele merece mais esse ano como crédito de confiança. Tomara que dê certo. A Force India é uma equipe com potencial — e mostrou isso ao longo do campeonato, especialmente no GP do Brasil, quando liderou a prova durante tantas voltas.
Abs,
Claudio Lessa
pelo que (não) fez foi correta a troca. o koba merece mais continuar na F1 do que o Bruno.
Favor, não seja evasivo nos diga aonde esta QUESTÃO POLITICA? Pois é irrelevante a questão do empresario do Bottas ser dirigente da Williams. Quantos anos tem o Bottas? A quanto tempo o Bruno vem sendo um piloto a baixo de mediano? Qual ffoi o placar de largada entre o Rubinho e Maldonado? e mas cadê A QUESTÃO POLITICA.
Williams ja dispensou Button e Hulkenberg. Dois bons pilotos, um já foi inclusive campeão do mundo, sinceramente foi melhor para o BSenna.
Otima noticia pra F1 e para o automobilismo brasileiro, com certeza Bruno nao estava na F1 pelo lado tecnico, torço muito para que o Senna saia da F1, va fazer outra coisa, espero ver o Razzia e Nars crescerem na F1 o espaço é deles, tomara que Bottas seja um otimo piloto.
Fora isso e mesmo a temporada de 2012 sendo otima, tem uma turminha de pilotos na F1 que ta fazendo hora extra. Bruno era um deles, esse Rosberg tbm, Schumi com certeza, Webber, Romam, Petrov sao outros que podiam pegar o bone e mais uns 4 ai que nem me lembro, e estas equipes nanicas que andam mais lentas 6 segundos ou mais.
Pois é, né Fábio,
Se o Rubinho voltar para a F-1, não vai faltar assunto para 2013…
Você deve estar ansioso.
Rsrsrsrsr…
conheci hj um mecanico da red bulll… O carro deles vai ser melhor ainda em 2013.Ele me contou que o Vettel e fantastico, gente fina, humilde,e sem duvidas o melhor talento atualmente.Adrian new sabe o nome de odos na equipe e e um genio.nO trabalha por dinheiro. Bruno vai para a force india, pilotagem e fraca( sou fa,mas e verdade).vai pelo nome e dolares que carrega. Ganhei presentes da red bull, estou feliz e aumentei minha adimiracao pelo Vettel.o mais legal do padock, desde o ato ate p baixo clero tem unanimidade nisso.
O azar do Senna é que o Maldonado é um porra louca que é leão de treino; que ganhou uma corrida, e naturalmente mais velos – além dos petrodólares do Chaves; se não, tenho certeza que o Bruno ficaria na Willians. Acredito que vá para a Catherham, andar de carroça.
Parei com a pachecada. Este Bruno Lalli, este é o sobrenome dele, honre o sobrenome do falecido pai seu pai, Lalli, e não o Ayrton.
Mas em fim, Bruno Lalli tomou uma sova do Maldonado, uma sova, os Pachecos que estão sonhando ele na Force India, diziam o mesmo ano passado. “2012 o Bruno vai fazer um grande campeonato”
Não fez foi mediano, medíocre.
Em treinos tomou uma sova de 18×2 com punições do maldonado ficou 15×5.
Batalha pelo “Q3″: Maldonado 13×1 Bruno(o venezuelano se classificou entre os seis primeiros em 7 oportunidades).
Muitos pachecos querem mais quilometragem para ele, se um cara de 28 anos precisa mais quilometragem do que uma temporada inteira de 20 corridas, então algo está errado.
Cara bom, senta a bunda e acelera, como o Perez, Koba, Kimi quando chegou na F1.
Não fica de nhenhenhe e mimimi acelera e bate o companheiro de equipe e ponto final.
Acho o Bruno Senna fraco. Embora na F1 cada dia que passa a máxima “quem tem competência se estabelece” não vale (caso do Kobayashi), ele não foi um grande piloto a ponto de a categoria sentir falta ou lamentar a ausência dele (o contrário do mito).
Outro ponto: é ingenuidade demais acreditar que o staff dele (e ele próprio) não soubesse que o Bottas tinha a primazia da coisa e, salvo tivesse uma temporada espetacular, ele sairia da equipe.
Ou seja, o que aconteceu com ele não foi nada do que ele mesmo já nao soubesse. Arriscou, poderia ter dado certo (ter ganho corrida, chegado em um ou outro pódium, terminar na frente do companheiro de equipe), mas não rolou.
Espero que a Force Índia chame o Koba. Esse sim provou mais uma vez no domingo que vai fazer falta se sair.
Carissimo. Pelo seu comentario, ve-se que voce não entende nada de Formula 1. PArabens
Concordo plenamente. Lamentavelmente, nós brasileiros, estamos carentes de contar com pilotos realmente competentes, brigadores, ameaçadores da concorrência, temidos na pista, T-Rex e não de meros coadjuvantes interessados em preservar contratos com a desculpa de que estão respeitando ordem da equipe. Querem mesmo é garantir o dim dim para o futuro de suas vidas.
Chega de Barrichelos, Massas, Gugelmins, Pizzonias e um monte de outros nomes. Tiveram sua chance. Falar que se dessem hoje uma Ferrari ou uma McLaren para o Bruno Senna a história seria diferente, é pura tolice. Tivemos campeões natos e estes nunca serão. Basta lembrar o que o Ayrton Senna fez pilotando uma “nanica” Toleman Hart, ou o Piquet no desenvolvimento de uma Brabham, que na época não era referencia de superioridade nenhuma frente as grandes de sempre (Lotus, Williams, Ferrari e McLaren).
Os fracos, que vão tentar a StockCar brasileira, etc…
Claro que ele sabia quando assinou e aceitou as condições de seder o carro no primeiro treino livre, alias inedito na F1, Bottas foi o unico piloto reserva em condições de se manter ativo durante a temporada, e isso não era por nada, ai esta o motivo, e não pense que o Bruno estava esperando milagre, mas você dizer que o Bruno é fraco, fraco é o carro de uma equipe que tenta sobreviver a qualquer custo na categoria pulando de galho em galho arrecadando recursos, nem vou dizer de pilotos pagantes porque na categoria quem mais paga para correr é o Alonso, trouxe o Santander para a Ferrari, ou não?, diferente da Marllboro que é patrocinadora da Ferrari até hoje e agora sem mesmo poder usar o codigo de barra, mas sempre existe um triangulo branco para lembrar na pintura do carro, voltando ao assunto, então o Bruno que perdeu 15 treinos de 1.30hs e precisou usar o segundo para acertar o carro ao seu estilo, chega 1 ponto atrás do Maldonado e sem correr em interlagos é ruim, sempre quando for analizar um piloto, veja onde ele esta sentado antes e compare com seu companheiro nunca com outro piloto em carro de ponta que não é o caso. abs
Sinceramente se um piloto que for para a Caterham e conseguir o primeiro ponto da equipe, o feito vai ser mais notavel que muitos pontos para uma force india. Acho que ano que vem a Caterham vai beliscar o primeiro pontinho e o piloto que o conseguir ficara na vitrine como o piloto que levou a equipe dita como nanica ao proximo estagio. Mas sinceramente, não acho que o Bruno tenha isso, pois para conseguir um ponto com uma Caterham, precisa aproveitar todas as oportunidades e mostrar muito talento, e sinceramente o bruno não tem todo esse talento para isso, muito menos consegue se aproveitar das oportunidades…
Eu sempre digo aqui que na F1 não tem bobo não, pergunta para o Fábio Seixas o que é andar em um F1 como passageiro, mas um piloto novo em uma equipe pequena ou mediana, precisa de um conjunto de fatores para se sobressair e chamar atenção do mundo, Senna Precisou e teve, chuva em Monaco combinado com entrada e saida dos box na hora certa em um pit stop, o mesmo não ser feito na hora certa pelos pilotos ponteiros e faltar poucas voltas para teminar, da mesma forma foi com Rubens e Vettel, lembrando Hulkenberg dia 13 de maio na Espanha esse ano, atenção dia “13” azarão, Maldonado esse ano com Willians, sempre com chuva e muitos outros fatores para favorecer, de outra forma ou pista ceca, nuncaaaaaaa, no caso da Caterhan vai precisar ser em Monaco mesmo.
Desculpem, Maldonado em 13 de maio na Espanha de Willians e Hulkenberg interlagos.
Pena. Vai pra Caterham e depois pra rua. Espero que o Felipe Nasr consiga triunfar na gp2.
O Maldonado é o Mansell latino…um piloto rápido e louco…só o tempo dirá sua evolução ou não…O Bruno é tecnicamente muito bom e o que falta para ele é quilometragem…se ele for para a Force India tenho certeza que ele fará uma ótima temporada.
Boa sorte Bruno….Abs Fábio
Concordo com sua opião sobre o Bruno alem de ser educado, ponderado e humilde, mas dizer que Maldonado é o Mansell, desculpa, Mansell era rapido em treino e corrida, ele esta mais para Paulo Gomes mesmo, não resoeita nada e ninguem.
Acho que o Bruno fez um trabalho “decente”, esta é a palavra, em 2012. Se for para a Force India, fará um grande campeonato em 2013.
Tambem acho.
Como um cara que em todo final de treino classificatório diz “cometi um erro” fez um trabalho “decente”?
Bruno so vale apena se for para a FORCE INDIA, ou pare senao vai ser um vexame. a equipe Catheram ta avenda.
Ele deveria andar de autorama da estrela, aí sim com o carrinho do titio e brincar muito de bater…
A unica diferença é que ele da a cara a tapas enfrenta e voce o que faz…. brinca de autorama.
Comentário idiota. Todos os pilotos que estão na formula 1 merecem respeito no mínimo. Vá assistir UFC.
E que tal você ir brincar de bola com um vizinho, pode se sair melhor com esses comentários quando o assunto é bola.
Na force india ele não vai. A vaga é Koba, a force india, deve pegar um piloto bom para a vaga não um pagante e vejo o Koba anos luz a frente do Bruno. O mito vai ficar com essa vaga! Se o site dele fosse em ingles com certeza ele não teria apenas 1,5 milhões, teria uns 5 milhões já.
não fala besteira cara anderson, onde o koba é melhor que o senna. o japonês tem mais corridas e teve um carro melhor, mas só poderíamos analisar friamente se o senna tivessa na mão esse ano a lotus que melhorou muito e não foi por conta dos atuais ocupantes, mas sim pela nova plataforma e motores. desculpe, mas você não sabe nada de F1. abraços!
Olha o dono da razão que chega falando que os outros não sabem nada de F1… hahahaha, eu me divirto com esta galera do blog
Você é que tem que deixar de ser um pachecão bobo wellington. Acorda pra cuspir.
“Senna” não! “Bruno” ou “Bruninho”, por favor! SENNA só tem um.
Duro é esses seguidores do Flávio Gomes, viúva do Schumarcher, que não sabem analisar as coisas friamente. Koba é bom piloto ? Sim, mas nada excepcional, Senna teve uma temporada razoável ? Sim, teve, o que faltou para ele foi velocidade, se analisar ele foi constante, pontou várias vezes, cometeu poucos erros, e sinceramente merece sim guiar a Force India.
O que eu acho estranho, é que na Lotus ele conseguia achar as voltas rápidas, e não tinha consistência em corrida. Se for analisar esses 2 anos, mostra que ele está em franco crescimento, agora é questão de saber se irá conseguir avançar para um próximo estágio: Ser rápido e consistente.
PS: Não sou viúva do Senna, e muito menos pachequista. Até agora o Bruno tem sido um bom piloto, nada mais. Se quiser vencer uma corrida, terá que mostrar muito mais.
Abraços
e vc sabe….
Lotus??
Além de mostrar ser melhor piloto, Kobayashi foi campeão da GP2 Asia Series 2009, e Bruno foi campeão do quê mesmo?
Mas o Kobayashi não é pagante também? Hoje, ser pagante não é demérito. Essa é a nova realidade da F1. Tranquilamente, mas da metade do grid leva dinheiro às equipes. Inclusive o Sergio Pérez, na McLaren.
O koba não é pagante, esta se tornando, ele foi um investimento da Toyota no programa de jovens pilotos, ele ganhava salario da Sauber, não da embratel e empresas do Eike.
O Koba chegou como Alesi na Ferrari, causando e criando muita espectativa, e da mesma forma não conseguiu chegar onde prometia, bom piloto, show mem, mas não é constante e prevalece so o atrevimento de se arriscar quando pode, mas foi ofuscado pelo Perez esse ano, pode ter caido a ficha que não era assim que funcina as coisas.
Rafael,infelismente ninguem quer saber da verdade.Preferem desprezar o Bruno porque é um piloto simples.Sabemos que um piloto para ser campeão tem que ter um carro a altura.Coloquem um Red Bull nas maõs dele para ver.
Que exagero! Mito, anos luz? Menos né!
A m….. que vai ser.
se fosse assim, as grandes equipes não pagariam fortunas para Vettel, Hamilton ou Alonso. Era só pegar o Petrov, o Bruno Senna, o Pic, o De La Rosa ou até o Karthikeyan e pronto. Teriamos uma série de pilotos campeões e as equipes economizariam um bocado…
Fábio, na colisão entre os carros de Bruno Senna e Vettel, você acha mesmo que o erro foi do Bruno? Vendo as imagens da Rede Globo não se pode ter esta certeza. Há outras imagens?
Minha filmagem do setor G acaba com qualquer duvida,foi CULPA DO VETTEL:http://www.youtube.com/watch?v=uNQMl16TogM
Assista em HD.
O Vettel estava em 7o e o Senna em 10o antes da curva. O cara entra totalmente sem tangência e espera que a turma toda saia da frente pra ele? Ele realmente achou que passaria 3 caras em uma curva?! Tire suas conclusões…
(eu, 15 anos atrás, fazia isso quando jogava F1 no computador: colocava meu carro como “inquebrável” e entrava na curva por dentro, sem tangenciar, fazia um strike e passava uma meia dúzia. Mas na vida real o carro quebra quando bate…)
Que pedante!
Tem que ser Force India, menos que isso não vale a pena continuar na F1.
Fábio, se o Bruno tivesse estreiado pela Brawn as coisas seriam diferentes não?
Correto. Só seriam iguais se ele estreasse pela HRT. 😐
Caro Vicente (estagiário do Fábio), entenda a pergunta mais profundamente, mesmo se o Bruno tivesse um desempenho inferior ao de Barrichello em 2009, ainda assim ele seria tido como um piloto melhor. Poderia ter conquistado uma vitória em seu 1º ano na f1.
Para quem culpou o Bruno pelo acidente com o Vettel domingo, aí está a imagem que mostra o Vettel fechando a porta de uma vez sem ver quem estava do lado…. http://www1.skysports.com/formula1/video/12870/8282348
Perfeito o vídeo, obrigado.
Perfeito!!! Vetel errou!!! Pena, acabou com a corrida de Senna! Valeu!
Perfeito a analise do canal Sky Sports, tirou minha duvida.
sem esta turma de cabeçudos, ali a responsabilidade é de quem vem de tráz pô.
Azrael, isso não é trânsito, que sempre quem bate na traseira é culpado, agora se você quer ver que o bruno foi culpado é problema seu.
Correto!
É fato que Vettel não viu, claro. Mas é que o Senna entrou na curva de uma forma que ninguém entra, sem tangência nenhuma! Como ele esperaria sair daquela curva limpo?! Se não acertasse o Vettel acertaria outro quando ‘espalhasse’. Ou ele acha que passaria normalmente 3 carros de uma só vez em uma só curva?!
Perfeito, deixa claro a culpa total do Vettel, agora gostaria de saber a opinião do Fábio Seixas sobre esse vídeo, se mudou de opinião?
Fábio o que acha desse vídeo?
realmente show de bola o video postado pelo Rafael. Perfeita a analise, Vettel causou o choque. A declaração de Bruno é correta, quem está na briga pelo título não deveria agir daquela forma na primeira curva. Obrigado ao Rafael. Falam bobagem quem diz que a culpa foi de Bruno.
Não gosto do Senna. Mas neste caso está claro que o campeão Vettel se atrapalhou todo, provavelmente pela pressão em que estava na largada. Técnicamente foi ele que provocou o acidente. Mas se o Senna quisesse ou fosse um pouco mais experiente, teria evitado o problema.
Tão apostando muito no Bottas, mas acelerar sem compromisso é uma coisa, sofrendo cobrança é outra. Ele arrebentava o carro do Bruno na sexta feira e ia para o hotel, agora vamos ver se é tão bom como garganteia por ai.
sefor pra pilotar a Caterham,é melhor correr em outra categoria,com todo respeito.