Bruno fora
28/11/12 10:02Bruno está fora da Williams.
(Mais informações, aqui, aqui, aqui e aqui.)
O comunicado da equipe chegou às 9h01, confirmando Maldonado e Bottas como a dupla para 2013.
Às 9h34 veio a nota da assessoria de imprensa do piloto, afirmando que ele recebeu a mudança com “naturalidade”.
“Desde o início do calendário, aceitei o fato de que teria de compartilhar o carro com o Bottas em 15 sextas-feiras como parte de sua preparação a uma possível estreia em 2013. Foi gratificante terminar como o pontuador mais regular da equipe e poder demonstrar meu ritmo em 20 provas”, diz.
“Quero agradecer a toda equipe e em particular a Frank Williams por me darem a oportunidade de completar minha primeira temporada completa na F1. Foi gratificante ajudar a transformar o FW34 num carro competitivo e superar outros desafios, como lidar com os pneus Pirelli”, completou o brasileiro.
Bruno fez um trabalho razoável neste ano. Terminou em 16º no Mundial, apenas uma posição atrás do companheiro, Maldonado. Mostrou ainda uma regularidade interessante para um piloto de meio de pelotão: pontuou em metade das etapas da temporada.
Tem boa verba de patrocinadores. Perdeu a vaga por uma questão política: o empresário de Bottas é dirigente da Williams.
Vai se encaixar na Force India ou na Caterham sem muitos problemas.
E viverá uma situação curiosa em 2013. Em 47 GPs, terá corrido por 4 equipes diferentes: HRT, Lotus, Williams e sua nova casa.
Na verdade eu acho que a coisa está bem apertada para o Bruno, para os cockpits disponíveis ainda tem o Razia, o koba e mais alguns pilotos que estão correndo atras.
Para nós, publico, é bom pois não vai faltar assunto até o inicio da pré temporada.
Eu sou do mundo dos negócios e fico espantado com o imenso conflito de interesses presente na F1 e ninguém se manifesta de forma coerciva.
A Williams é uma companhia aberta, com sócios minoritários (quando Toto Wolf escolhe um piloto que pode ser melhor para ele do que para a equipe). Os minoritários não terão acesso a esses recursos. Isso é crime em muitos países.
Um administrador de companhia aberta não pode tomar decisões que beneficie o seu bolso em detrimento de outros acionistas.
A decisão dos pilotos tem que considerar apenas o que é melhor para a equipe. E não para o diretor técnico. Porque aí os minoritários terão acesso a esses recursos.
Essa decisão mostrou uma tremenda falta de ética, uma das mais mortais do mundo do colarinho branco.
Sei decisões como essas, são comuns no mundo corporativo, mas elas devem ser minimizadas, principalmente em caso de sócios minoritários.
O bruno ainda tem sérios problemas na largada, sempre acaba com no minimo um bico quebrado e já teve um bom tempo de aprendizado, no fim até fez uma poucas corridas de médio para regular, mas não tem impressionado ninguém com o seu talento. Acho que quem merecia ter tido a chance que ele teve era o di grassi, neste caso o sobrenome Senna que tem dado uma sobrevida em sua carreira.
Fábio, você achou bom para a Williams essa decisão? A equipe parece time de futebol brasileiro que manda técnico embora o tempo inteiro e não dá a mínima continuidade para o trabalho de ninguém.
Trocou um quase-certo com dinheiro por um duvidoso com apoio político.
Abs
Quais são os postulantes a vaga na Force Indian?
Eu já acho que teremos somente o Zaca ano que vem…já nao acredito muito na permanencia do Bruno ou na entrada do Razia…vai ser duro pra brasileiro assistir F1 ano que vem.
O que posso dizer do Bruno?Apresentou treino classificatório brilhante em Spa 2010? Erros e pancadas em quase todas as corridas, classifica mal.
Igual ao Tio ele não vai ser, e com a grana que tem trabalhar ele tbm não precisa, é so curtir a vida agora….
A opção por Bottas já estava declarada desde o início do ano, pois todos sabiam que Toto Wolf não deixaria seu pupilo de fora. Maldonado, por seu lado, nunca disputou posição com ninguém. Aquele discurso de que o que terminasse na frente teria preferência era só balela pra enganar trouxa. Ou os que esqueceram quem no ano anterior, o venezuelano tomou um pau danado do Barrichello e ainda assim foi o brasileiro que foi mandado embora sem nenhum constrangimento. A Williams demonstrou com a saída do Barrichello que não quer talento, não quer ser competitiva, quer apenas pilotos com dinheiro. Por que cargas d’água manteriam o Bruno que é pior que o Barrichello? Se quisessem um piloto competitivo, manteriam o Rubinho em 2012. Ao Bruno, vejo como única opção a Force Índia. Primeiro por ter um carro bom, e como poderá treinar mais sossegado, terá um ano melhor que este. Mas se for para ir para a Catehamm, é melhor ficar como piloto de testes de uma equipe maior. Correr lá na parte de trás do grid só vai queimar o seu filme. Se fosse para ir para uma equipe ruim, tudo bem, mas as nanicas lá de trás que só completam o grid e competem entre elas, é pior que não correr na minha opinião.
Me perdoem o trocadilho mas essa foi literalmente um “Bottas” fora da Williams para com o Bruno. Eu vejo o Exemplo do Buton, correu anos meio apagado e quando surgiu uma chance foi campeão. Quem diz que isso não pode acontecer com ele também?
A frase de Bruno justificando o toque em Vettel na primeira volta do GP diz tudo sobre sua condição de pilotar um F-1.
Ele não merece mais que estar pagando um assento numa equipe de final do pelotão
Fábio, vc diz com muita certeza q o Bruno tem vaga na Force India, vc deve ter suas fontes q te garantem esta informação, mas eu como leigo de bastidores não estou muito confiante nisso não. Vaga na Caterham eu até acredito , mas na Force India…… Tem muito piloto bom e com mais grana q o Bruno querendo esta boquinha na Force India como Koba, Sutil, Valsecchi, Razia e deve ter mais alguns, e só uma vaga disponivel já q a outra deverá continuar com o Di Resta.
Onde que o Kobayashi tem mais grana que o Bruno?
O Koba não tem mais dinheiro que o Bruno não, mas tem muito mais talento
Bruno foi extremamente prejudicado nas classificações por não treinar nas sextas… mas fez boas corridas… tem só que evitar as batidas nas primeiras voltas…espero que vá para a FI… se for para a CAterham, vai ser um enorme retrocesso e nãoc reio que valha a pena… é melhor ir para a Indy ou DTM…
Na minha opinião, é só o nome mesmo. 47 GP´s e tomou um baile do Maldonado. Ele é estilo Rubinho, sempre tem uma desculpa pronta e é regular, mas não ganha.
Já vai tarde! Ta aí um cara que se encaixa perfeitamente no quesito “piloto pagante”. Sem talento, esse chororô de seder os treinos pro Bottas (sendo que aceitou isso no contrato), cheio de desculpas esfarrapadas depois de cada GP… Agora não vou mais precisar sentir embrulho no estômago toda vez que olhar pra esse sobrenome lá no final do pelotão.
Tomara que nunca mais sente num cockpit de um F1, não tem talento, só tem bolso. Maldonado venceu corridas e a GP2, Bottas venceu a GP3.
To win, hire a finn! Essa é a palavra de ordem!
Fabio,de 0 a 10 de fechar com a Force India?
7. Mas ainda tem a Caterham.
Pô. Catherham não. 🙁
Então podemos dizer que ele é o favorito a vaga?(espero que sim)
Gostaria de ver o Lucas di Grassi na Force India, ao invés do Bruno. Fábio, existe a possibilidade?
O Di Grassi não tem tanta bala na agulha.
Abs
Fabio,
Qual a situação do Bruno para 2013?
E esses rumores da Petrobras na F1 2013 é verdade?
Tomara!!!! torço pra uma equipe nacional!
Cara, tenho duvidas se existe pessoas capacitadas, com know-how pra tocar essa equipe brasileira
Sinceramente acho que nao
Acho que ele vai pra Caterham.
Na Caterham vai o Barrica para 2014, que é mais maníaco, maluco obsessivamente tarado pela F1 do que o Bruno.
Que seja a Force India, caso contrário, na Caterham, ele viverá uma situação muito parecida com a época de Hispania. E ele não está ficando mais jovem para perder mais um ano em uma equipe (muito) limitada.
Nesse caso seria bem ao contrario, A Caterham é que não pode perder mais um ano com apenas pilotos meia boca, tem um motor campeão do mundo e não avança por falta de qualidade de pilotos e engenheiros.
nao seria por falta de dinheiro?
cara, corre lá e avisa, abra os olhos deles
imagino que deva ir para Caterham.
Se você fosse diretor da Force India você contrataria Bruno ou Koba ?
Contrataria o Adrian Sutil. E se fosse da Lotus, dispensaria o Grosjean e contrataria o Koba.
A única cultura que temos no esporte é o futebol, me excluindo, claro, não torço e nem vejo graça em 22 bobos correndo atrás de uma bola e quando pega chuta, enfim, a mania de torcer e achar que sempre tem que ganahar é totalmente fora da realidade, então não faça critica ao Bruno, eu acho que ele já provou sim ser capaz é talentoso e se não fosse não estaria nem em uma nanica, piloto querendo entrar não falta, mas analize que ele tambem não tem um carro de ponta e que teve que seder o carro em 15 de 20 provas ao Bottas nos treinos de sexta, e isso já deixa claro que nem perto de estar como primeiro piloto da equipe esteve, mas foi o que sobrou p/ ele esse ano,fez um bom trabalho sim e tenha certeza que onde estiver vai dar seu melhor.
Koba na cabeça, com certeza!
O cara é endividado, vai pegar o piloto que trouxer grana.
A questão nesse caso é o aporte de dinheiro que o Bruno trás consigo pelos patrocinadores e que o Koba não, portanto isso facilita a permanência do Bruno e não do Koba.
Luiz, beleza.
O problema é que o Koba não tem grana e a Force India precisa de grana para o ano que vem.
E o Bruno não é um mal piloto!!! Mas ele precisa melhorar na classificação, pois na corrida foi até bem, principalmente se contarmos que foi seu 1º ano completo, diferente do Maldanado e o KOBA.
Assim acho que deria ter outra oportunidade!
Abraços
Ano completo não, perdeu 15 treinos livres de sexta, isso faz muita diferença, usa o segundo para acertar o carro ao seu estilo, então perde dois. abs
nenhum dos dois, contrataria o razia
Não se esqueça do Razia que já testou e tem um pacote de patrocinadores….
Contrataria o Bruno, pela grana que pode trazer.
Você está só contando o braço. O Bruno traz alguns milhões com ele que ajudam no desenvolvimento do carro o Koba não traz quase nada.
E, infelizmente, isso faz diferença.
continuo achando que o sobrenome senna e sua maior qualidade.
A sua pior é querer comparar.
Espero que seja na Force India, pois não consigo ver bons horizontes para essa Caterham. Mesmo com motor e câmbio Renault os caras continuam a duelar lado a lado com a Marussia.
Vamos torcer para que seja na Force India. Caterham seria uma péssima opção, pois todos sabemos e que ela vai poder fazer: Nada!!!!
Ele tem potencial, porem se for pra Caterham, será um ano totalmente apagado, infelizmente
Olá Fabio!
Vc acha que a Willians vai ter dificuldades com a nova dupla, pois tem um Piloto que se mete em confusão sempre (Maldonado) e um inexperiente Bottas???
E vc pode cravar que o Bruno fica em 2013, na Force India???
Responda por favor!
Abraços.
Não adianta que o Fábio não vai te responder, acho que essa pergunta foi a mais feita nos ultimos dias,o furo esta guradado na manga, mesmo que saiba ou tenha uma luz, a ética jornalistica vai prevalecer.
Sobre a Willians, ela não vai ter dificuldade, ela vive uma dificuldade finaceira que tem feito ela pular de galho em galho e macaco que pula de galho em galho quer chumbo, claro que ano passado a melhor opção seria manter o Rubinho na equipe para desenvolver o carro, mas ele sempre ganhou para correr, não ia ser nessa altura que iria pagar, então esse troca troca de cadeira e com novatos ajuda a aprte financeira mas os deixa como equipe mediana, mas nessa disputa de novatos eu acho que o Bottas se sai melhor ano que vem, esteve ativo quase todo o ano em contato com o carro nas sextas e ficou na mureta aprendendo como lidar e desestabilizar o Maldonado que ainda é muito afoito e que aparecer a qualquer custo, sem contar que tem padrinho na equipe.
Não estou querendo agourar aqui. Mas acho que o Bruno estará fora no ano que vem.
Não vejo nada no Bruno Lalli. Piloto nível 05 pra menos.
Acho que nem Sir Frank viu, apenas quis “pagar” um débito com a família ou lavar a alma.
Não sou contra pilotos pagantes… mas só quando isto é a única maneira de mostrar que são talentosos.. ficar 2 ou 3 temporadas pagando significa que não serve pra categoria, só está comprando um carro com direitos televisivos.. coisa que qualquer bilionário pode fazer.
*Comprando não, alugando.
OBS: Nada a ver com o assunto, mas este ano percebi que os mesmo que criticam quem fala Fétel (Vettel) são os que falam Mirraél (Michael)… dois pesos pois.
Verdade kkkkkk
Thiago, na boa, meu a pia deve estar cheia de louça p/ lavar vai lá vai!!!!! Veja a diferença de carro e anos de F1 da Ferrari e do antecessor brasuca na williams, lá é bussinnes, Essa foi a 1ª temporada completa do Bruno, mesmo assim prejudicado nas Sextas feira, muda de esporte vai!! na boas tá!!!
Obrigado pela dica. Retribuo com uma dica para tomares aula de gramática. Abs
Fábio, você acha que o Bruno indo para uma Caterham não seria prejudicial a sua carreira no sentido de reter patrocinadores? Valeria para ele ou Razia escolher essa equipe para correr sendo que as chances de impressionar seriam poucas?