Pílulas do Dia Seguinte
26/11/12 10:11Como se não bastasse ser tricampeão aos 25 anos, Vettel mostrou um baita conhecimento da história. Ontem ele contou um causo divertido que aconteceu assim que ele cruzou a linha de chegada. “O Christian veio no rádio e mencionou os nomes dos pilotos que conquistaram três títulos… E ele esqueceu do Prost! Ele começou com o Michael, depois falou de Senna, Lauda, Piquet… E então começou um barulho e eu comecei a gritar que ele esqueceu do Prost, que ganhou quatro vezes”. É, este é um garoto especial. No esporte, talento até gera conquistas. Mas para ser verdadeiramente grande, é preciso também ter inteligência. E Vettel une as duas coisas;
Três títulos seguidos aos 25 anos? Acho que este é um recorde que ficará eternizado, sem figura de linguagem;
Ainda sobre Vettel, questionado sobre as chances de algum dia igualar as marcas de Schumacher: “Non sense”. Não, não é. Se nada de errado acontecer, o alemãozinho tem no mínimo mais uns 12 anos de F-1 pela frente. Mesmo se diminuir o ritmo das conquistas, dá pra fazer muita coisa;
Alonso classificou esta temporada de “a melhor da carreira”. E foi mesmo. Se lembrarmos da porcaria que era o carro da Ferrari no começo do ano… Para o caso do espanhol, vale aquele chavão do esporte: ele não perdeu o campeonato, foi Vettel quem ganhou;
Não deu para ficar indiferente à emoção de Massa no pódio e nas entrevistas pós-corrida. Não é que ele chorou. Ele chorou muito. Um choro de desabafo, de peso que escorre dos ombros, de fim de uma temporada de tantas dificuldades e tantos sapos engolidos. Massa vomitou alguns ontem. Ao dizer no pódio, por exemplo, que deveria ter colhido um resultado melhor na prova. Deveria mesmo. Nos últimos dois finais de semana de F-1 do ano, Massa foi melhor que Alonso;
Bruno derrapou nas declarações pós-GP ontem: “Quando se está na briga pelo campeonato, é preciso tomar mais cuidado ao andar no meio do pelotão”. Um recado para Vettel, que, segundo ele, “estava por fora e veio para dentro com tudo”. Vi algumas vezes o replay. E não entendi assim. Bruno acertou o alemão;
Falando em Bruno, as próximas semanas serão de negociação intensa. Em Interlagos, já houve jornalista que cravasse o acerto de Bottas com a Williams. Não sei, não tenho essa informação e não vou chutar. Mas acho que não vai demorar muito para vir uma notícia sobre o futuro do brasileiro;
Saber perder é uma tarefa difícil. Sei como é… Julia, minha filha, fica louca da vida quando perde em algum jogo. Chora, esperneia, tenta mudar a situação. A Ferrari é parecida. “Estamos orgulhosos de Alonso. Ele é o piloto que realmente merecia este título”, disse Domenicali ontem. A Julia tem 5 anos, espero que ela aprenda. Quanto à Ferrari, é caso perdido;
Raikkonen foi o único piloto da temporada a terminar todos os GPs. E só não marcou pontos em um, Xangai, quando ainda estava se adaptando nesse retorno à F-1. É um pilotaço, e embora não vá comemorar o terceiro lugar, merece aplausos pelo que fez neste ano;
Uma das cenas bizarras da corrida foi o finlandês pegando um trecho da pista auxiliar, ali na Junção. E a explicação dele é sensacional: “Eu fiz aquilo em 2001, e o portão ali estava aberto. Desta vez, alguém fechou. No ano que vem, vou me certificar de que estará aberto”;
Hulkenberg é um baita piloto, estranhamente subvalorizado pela categoria;
Fica, Koba! (E você, já deu sua contribuição?)
Fábio, boa tarde.
Concordo com 99% do que você falou. Só discordo do acidente do Bruno com o Vettel. Se fosse da segunda volta em diante você estaria certo. Mas foi na primeira, imediatamente depois da largada. Tinham mil carros lado a lado. Você não pode usar toda a pista se quiser ser cuidadoso.
Foi um acidente de corrida, ninguém tem que ser punido mesmo. Mas se algum piloto errou, dado o contexto do campeonato, foi Vettel.
Abraços.
Fabio, como sempre a imprensa Brasileira eh a unica culpando o Bruno pelo contato com Vettel. Soh um piloto em desespero como Vettlel estava por ter largado mal, iria fazer linha de corrida na curva 3 NA PRIMEIRA VOLTA ignorando que atras dele vinham ao menos 16 carros.
Mesmo pilotos de kart iniciantes iriam fazer a tomada aberta e manter espaco suficiente durante a curva para carros que obviamente estariam tentando ganha posicao na primeira volta. Tangencia?? Brincadeira.
Eu copiei um texto da PlanetF1 para ser ter uma ideia do que a opiniao ao redor do mundo estah comentando. Mesmo a Williams acha que Bruno foi vitima no acidente.
Que saco essa mania de criticar nossos esportistas. Vai aqui o texto da PlanetF1
“The disappointment, all the while, is that in the absence of transparency from the stewards’ office so much official scrutiny is left open to another layer of interpretation. Where, for stark illustration, was the confirmation that they were aware of the lap-nine Kobayashi incident but deemed it legal? And, moving on, how to tally the stewards’ near-instantaneous punishment of Hulkenberg with their apparent refusal to give Vettel’s collision into the side of Bruno Senna’s Williams on the first lap another look?
It was a clumsy piece of driving, very possibly borne of panic, and, given that a precedent was set in Spa for stewards to punish first-lap infringements, Vettel was almost as fortunate to escape official sanction as he was not to suffer race-ending damage. Had roles been reversed, Senna would surely have been punished in much the same way that Grosjean was suspended for “eliminating leading championship contenders” at the start in Belgium.”
Vale a mesma resposta que dei a um colega lá atrás: sites e outros órgão de imprensa britânicos NUNCA vão dar espaço para piloto da Alemanha. Seria a mesma coisa (talvez até pior) que as briguinhas entre Brasil e Argentina. Não dá para confiar em sites da Inglaterra para opiniões que envolvam qualquer alemão. Vivi lá e sei muito bem do que estou falando.
Então olha aqui. Com a palavra…Allan McNish
http://www1.skysports.com/formula1/video/12870/8282348
Exatamente:Allan McNish que é…. BRITÂNICO… Conseguiu provar meu ponto. Na Globo, Rubinho e Burti culparam o Bruno Lalli. E Rubinho é MUITO mais piloto de F1 que o McNish…
Verdade. Os alemães estão deixando os ingleses no chinelo nos últimos tempos. A inveja lá pelos lados da Rainha Elizabeth está deixando os ingleses parciais e raivosos.
Fabio, estou admirado com a falte de profissionalismo de grande parte da imprensa esportiva brasileira ao ignorar a manobra desastrosa do Bruno Senna, tratando-a como um simples toque. Você ao menos admite que o piloto brasileiro acertou o Vetel. Quanto às declarações do Bruno, lamentável!
Alonso deveria ter tido pelo menos a ombridade de oferecer o lugar de segundo no pódio para o Massa, mas esperar isso de Alonso é esperar demais..
Se não me falha a memória Shume fez isso e o próprio Senna também deu a vitória ao Berg… abs..
Custou 1 milhão ao Schumacher a manobra, saiba. E Senna foi obrigado a dar passagem ao Berger. Ele não gostou. Assim como Vettel também não gostou de fazer o mesmo ano passado.
Sobre essa história de deixar o Massa passar, fiquei pensando: se (e claro que se minha mãe fosse homem, blablabla…), mas se o Alonso deixa o Massa passar achando que já estava perdido, e o Vettel tivesse realmente passado na bandeira amarela e fosse punido após a corrida, imagina o tamanho do arrependimento!
Fabiooooooo, socorroooooooooo, acabo de ler que em uma estrevista da Globo com Felipe Massa antes da corrida ele indica o treinador do Barcelona para tecnico da seleção brasileira, será que ele não esta contente em nos fazer engolir um espanhol e quer enfiar mais um na nossa guela.
Apoio ele totalmente. Guardiola para nossa seleção!
Fábio de fato, esse campeonato foi espetacular!
1. Vettel de fato é o melhor em atividade, por mais que Alonso negue (enfim ele tem os seus motivos, se ele reconhecer Vettel, ele estará renegado ao 3º ou até o 4º lugar), além de ser um excelente pilot. é humilde, é moleque, é inteligente. E mais ontem ele calou a boca de quem achava que ele não era tão piloto assim, pelo simples fato de que a RED fez todas as cagadas possíveis e ele consertou tudo na pista, e mais carro danificado, caiu para ultimo, e conseguiu provar, que tem um excelente carro é bem verdade, mas carro ainda não se pilota sozinho, e mais onde está Weber com o mesmo equipamento?
2. Se nada der errado na carreira de Vettel, como aconteceu com Senna, certamente ele tem tudo para superar Shume, mas agora sim, de forma correta e esportiva, que é o que todo mundo gosta e quer ver, só espero que ele não entre para a mafia italiana e suje a sua bela carreira.
3. Pode ser sim a melhor temporada do Alonso, como ele próprio disse, mas só que isso só comprova que Vettel está um degrau acima, pois mesmo Alonso fazendo o seu melhor, ele não conseguiu alcançar o moleque. Sim o carro, o mesmo pode ter sido muito ruim, mas o carro melhorou e muito e no final do campeonato faltou piloto e não carro, é só ver a diferença de Felipe para Alonso, isso prova que uma coisa ou outra, ou o Felipe se agigantou no final da temporada, ou simplesmente Alonso caiu drasticamente abrindo brechas para Felipe aparecer, mesmo sendo um piloto mediano apenas.
4. Quanto ao Massa, ele simplesmente tirou todo o peso dos ombros, ele não é bobo e sabe que ano que vem vai ser outra pedreira, não por Alonso ser um baita piloto, não! Mas pelo fato de que ele sabe que Maranello e o seu patrocínio bilionário é todo do espanhol e ele só tá ali para fazer pontos, e quem tá lá dentro do circo sabe que uma vaga é díficil e ele deve ter ponderado todas as chances que ele teria no grid no próximo ano, e viu que por pior que fosse o melhor seria ser escudeiro, veja o exemplo de ontem, a Forde de Hulk estava espetacular, mas era uma Force e na primeira oportunidade a FIA tirou as chances da Force de levar o GP, veja que foi só Alonso reclamar da pista e uma ou duas voltas após já tinha o seft-car na pista. amigos é como minha falecida avó já dizia, desde que o mundo é mundo, o dinheiro fala mais alto! E o Massa que não é bobo sabe disso. Não esperem nada além de um segundo piloto, há não ser que ocorra algo que fuja da normalidade, como Alonso sofrer um acidente e ficar mais de 5 corridas e Massa pontuar bem em todas, como aconteceu com o Shume se não me falha a memória em 99. Valeu Massa! infelizmente vc é ainda o único piloto brasileiro na F1 atual em condições de beliscar alguma coisa, uma pena para um país que já foi o centro da F1.
5. Bruno infelizmente tem que entender que para tudo há um limite, de inicio se tinha a desculpa que ele não teve base, mas já são três anos, na F1, mesmo sendo uma temporada incompleta e a outra pela spania (apesar que esta não era bem uma equipe de F1), mas de certa forma se conta sim. Já era para ele apresentar alguma evolução. Só resta saber até quando vai esse eterno aprendizado.
6. Não sei não, mas acho que a Julia citada por Dominicalli está mais para Alonso e como o próprio Fábio sabiamente citou a Ferrari, ou realmente essa Julia recebe uma péssima educação ou foi uma alusão ao Alonso, Bom Julia ainda tem tempo de amadurecer, mas Alonso e Ferrari já não tem mais….
7. Kimi é um caso a parte na F1, tenho quase certeza que se realiza-se teste de alcoolêmia nele ele ia perder a carteira pelo CTB…
8. Hulk precisa de um carro urgente, ele na Willians deste ano ia ser uma luva, não sei se a Sauber vai ter um bom carro no próximo ano, isso é um mal destas equipes médias a incerteza de se fazer carros bons, mas quando o carro nasce bem, não se tem dinheiro para desenvolver.
7. Não vejo futuro longo para a Lotus como está atualmente, ou alguém vai comprar e manter o nome, ou será outra equipe…
8. Hamilton, entrou numa barca furada para a carreira dele, já deve estar arrependido, mas também posso queimar a minha linguá em fim Ross é Ross Brawn…
9. ano que vem não acredito em muitas mudanças, exceto pela Ferrari e Mercedes que devem trazer carros totalmente novos, além da Toro Rosso que vai mudar conjunto de motor, caixa e transmissão.
No mais um grande abraço a todos!
Eu quero lembrar a todos que qualquer comparação de Vettel e Alonso é discabivel, o Vettel e Weber ambos da mesma equipe disputam pontos até a ultima corrida, o Alonso tem o Massa para ajudar a disputar o campeonato sozinho, dois contra um, não é assim que se diz, vamos perguntar ao Fábio com quantos pontos o Alonso teria terminado o campeonato se não visse pelo radio, o Alonso esta mais rapido que você, não precisa andar tão perto do Alonso, o Massa estava sobrando comparado a Alonso, se no GP dos EUA o Massa não desse uma tiradinha de pé na saida dos box para Alonso passar e ontem oferecer o segundo lugar de badeja, me lembrei de 4 passagem, alguem se lembra de mais alguma, será que sem essas manobras o Vettel já não teria chego no Brasil sendo campeão?
Muito bom post. O melhor e mais equilibradio que ja li. Parabéns.
Valeu amigão, apesar de ser Bipolar! kkkkkk… abs…
digo “eu ser”…. rsrsrsrs….
Boa tarde Fabio,
Notaste a espetada do Barriquelo na entrevista com o Massa pouco antes da largada?
Não lembro as palavras exatas, mas a idéia foi esta.
“o negócio é ir pra frente e torcer pra não ser chamado”
Não precisa nem ser bom entendedor…
Barrichello já está se tornando chato , foi um bom piloto antes dos trinta , agora com quarenta fica mais dificil, uma é um grande empata f…. fica agorando todo mundo , vá pra cas cuidar dos filhos , não deu certo F.Indy , não deu certo na Stock, vá criar os filhos fui.
Vettel….magnifico. Depois dele, o maior foi o Raikkonem, e duvido que o Alonso chegasse em terceiro no campeonato com a Lotus.
E esse Bruno…no minimo um idiota, não merece estar na F1
Eu acho melhor você ie ao autodromo ver as coisas de perto, o Bruno começou tarde e já esta no F1, alem de acelerar muito como todos que lá estão, F1 é para poucos, é inteligênte, ponderado, educado, sabe falar e reconhece a necessidade do aprendizado, so para lembrar que esta ficando fora do Q3 por muito tempo menos que você demora para escrever só a primeira letra do seu nome, são dois ou tres decimos.
“esta ficando fora do Q3 por muito tempo menos que você demora para escrever só a primeira letra”
Essa é a diferença entre um piloto mediano e um grande piloto
Se voce faz melhor tira uma super licença e vá correr no lugar de Bruno mano ….
Correto, isso mesmo. Esperar algo de Senna é sonhar muito alto. È um tapa buraco porque as finanças do tio Frank não estão boas ainda. Abs
Na realidade está na hora de fazerem um regulamento para atender a todas equipes e não somente à Ferrari. O que se nota é um favorecimento a esta escuderia, veja o caso de ontem, não considerei justa a punição ao Hulkenberg, pois com a pista molhada, o carro derrapou e ele foi em direção ao Hamilton, mas para favorecerem ao Alonso, ele foi punido com o drive-true, tendo que passar pelos boxes. O regulamento da formula 1 tem que constar que se um carro favorecer a outro, os dois devem ser punidos, pois aquela da troca decâmbio, ainda não me entrou.
ahan… Aí um dia precisam trocar o câmbio, e o outro piloto que nada teve a ver com isso, tem que trocar também. Você não quer regras justas: Quer regras contra um time que você não gosta.
E responde uma coisa: Grosjean teve intenção de jogar o Hamilton para fora da pista e sair voando por cima do Perez e do Alonso? E já viu pilotos que colocam de lado no final de uma reta, mas mesmo mais rápidos, tem que voltar para trás do outro carro para fazer o traçado correto? Sabe porque eles fazem isso? Porque se eles foram para o lado sujo da pista, perderão aderência, controle, e faltamente provocarão acidente. Será que também ficarão justificando “A culpa não foi do piloto, ele escorregou do lado sujo da pista”…
Do jeito que você fala tem que acabar as ultrapassagens na formula 1, pois para ultrapassar o piloto tem que ir para o lado sujo da pista… E para vc acidentes de corrida não acontecem né? É sempre culpa do piloto? O lance do grosjean é totalmente diferente do que aconteceu com o hulkenberg, o alemão não teve culpa nenhuma, acho que vc tem que se preocupar mais com o teu palmeiras do que ficar dando pitaco em corridas de F1.
ahan… Se o dono do blog falar isso eu sigo seu conselho, ok?
E o Palmeiras não é meu…. E o blog não é seu… restrinja-se a seu limitado habitat.
É o máximo mesmo a educação desse sujeito, não !!!!! De que lugar será que ele é ?? Será que ele tem pais ??
No lance do hulkenberg x Hamilton dava para ver a preocupação do hamilton em não conseguir fazer a curva freiando muito antes do ponto normal de frenagem,já Hulkenberg fez o contrário freiando muito tarde.No final o mais cauteloso se deu mal e o mais irresponsável saiu ileso, vç acha isso justo e leal.
E em tempo: O piloto pode ultrapassar pelo lado sujo da pista. Só não pode deixar o carro escapar e ir para cima do outro.
Esse problema do lacre do cambio é fácil de resolver, quem quebrar o lacre precisa trocar realmente o cambio e provar que esta quebrado pela telemetria, um absurdo se permitir o que a Ferrari fez, como dizem os epanhois, haja la lei haja la trampas.
Fabio quais as chances do Bruno continuar na F1? E onde?
Pôxa, quero ajudar o Mito, mas com o site todo em japonês fica difícil. Pela notícia no Tazio, parece q ele tá contando apenas com a ajuda dos seus conterrâneos. Será q ele envia uma pulseira aqui pro Brasil? rs
Eu vou descobrir um jeito cedo ou tarde, o Google Translator há de me ajudar. Mas creio q o Koba deveria ter ao menos uma versão em inglês do site dele!
A Ferrari é realmente lamentável, tanto nas suas atitudes como nas declarações. Como você disse, não sabe perder, e nem acha que deveria.
Mas o que tenho pena e chego até a achar ridículo é a situação de Massa. Não penso que ele conseguiria ganhar no braço contra o Alonso, mas nas poucas vezes que conseguiu (na carreira toda), a Ferrari não permitiu. Claro que nestas duas últimas provas é compreensível a situação, mas o problema é que se na primeira corrida de 2013 Massa estiver em 3° e Alonso em 4°, todos nós sabemos que mandarão ele dar passagem. Ele poderia ter evitado se tornar esse piloto patético em 2010, quando teve ordem de abrir para o espanhol num momento do campeonato em que ambos estavam quase empatados em pontos. Ali ele mostrou que não tem orgulho próprio nem ímpeto algum de ser campeão, dando mais valor para sua vaguinha na equipe. Massa poderia ter escolhido sorte melhor, saindo da Ferrari no final desse ano, mas preferiu continuar sendo um escudeiro numa equipe de ponta. Assim, merece muito mais choros deslavados como o de ontem…
Em tempo, parabéns pelo blog, Fábio. Comecei a acompanhá-lo recentemente e gosto muito de suas análises, lúcidas e sem papas na língua.
Queria te perguntar sobre as possibilidades dos brasileiros subirem da GP2 no ano que vem, e se são pilotos talentosos como a Globo tem procurado pintar. Abraços, e até a próxima.
Eu so discordo de uma coisa, que Felipe Massa não consegue ganhar no braço do Alonso, entenda que a equipe faz dois carros iguais mas sempre para se adaptar melhor a um deles, no caso “Alonso”, ficou claro para mim que o Massa não se encaixava ao carro nessa temporada, mas depois de tantas mudanças, passou a se encaixar melhor para ele e o resultado esta ai, nos EUA e Brasil ele sobrou, só chorando mesmo de raiva.
Entre ser cabeça de bagre ou rabo de tubarão, Massa preferiu ser rabo de tubarão. Ele sabe que assim que sair da Ferrari não encontrará mais espaço em nenhuma equipe de ponta, por isso quer esticar o máximo sua permanência, mesmo que isto lhe custe diversas humilhações, a de ontem eu até perdoo, pois estava em jogo o título e bastava uma vacilada do Vettel pro dick vigarista ser campeão. Há de convir que o carro da Ferrari no começo do ano era uma draga e o do Massa pior ainda, como segundo piloto ele ficou com o resto do resto, além de que ele colaborou para a situação piorar. É certo que nas outras equipes qualquer dos dois pilotos tem o mesmo equipamento e podem ser campeões, na Ferrari só Alonso será, não imagino que Massa tenha condições de cisionar a equipe a lá Piquet x Mansell ou Senna x Prost, não na Ferrari….
Verdade, a escolha foi essa mesmo, e até entendo como opção de ser o melhor emprego, e concordo que já é tarde para ser procurado por outra equipe, mas eu acho que o ano que vem vamos ver uma manifestção contraria as ordens de equipe por parte dele, esse fim de semana ele sentiu que por nem uma vez a torcida se levantou para festejar nem quando se colocou em primeiro na classificação por alguns instantes, ele sabe que pode fazer melhor.
Boa tarde Fábio, se me permitir algumas perguntas, no choro do Massa existe o peso do silêncio da torcida se demonstrando contra as suas submissões e ter que fazer o que a Ferrari quer?. Li ontem o Rubinho negando alguma negociação com a Caterhan mas afirmando que ainda é sedo e que os convites estão acontecendo, sabe de alguma coisana F1?. O Massa tambem é româtico como eu e você e esperava que Alonso devolvesse sua posição, eu particularmente não acredito que não foi feito por conta da bandeira amarela no final.
Acho que existe esse peso, sim.
Abs
Obrigado, fico feliz ter pesado, ops corrigindo o “cedo” com S do Senna na segunda pergunta.
Parabéns Fábio pela cobertura em 2012. A leitura das suas”Pílulas” já são obrigação no pós-corrida!!
Quanto ao Bruno Senna…vi como erro de parte a parte: BS no lado de dentro da curva e Vettel veio de fora, de forma agressiva, mas BS acertou (ou se permitiu acertar) Vettel no meio!!! Vi como acidente de corrida!
Se Bruno não for p Williams, para onde irá? E o Razia, fica de piloto de testes?
Corridaça!!
A primeira metade da corrida do Hulkenberg foi fantástica! Uma pena ele ter sido tão arrojado num piso que estava um sabão sem os calçados adequados. Merecia melhor sorte.
Erros que Button e Massa não cometeram.
Kimmi teve uma corrida discreta, não fosse seu passeio pela pista antiga.
O sobrinho SEMPRE escorrega no microfone. No cockpit, não é um piloto acima da média, MESMO.
O fim de ano me tirou um sorriso no rosto com as voltas de MASSA e LEWIS. Hamilton, inclusive, tinha minha torcida para vitória ontem.
Que os 2 últimos fins de semana do Massa não sejam apenas uma fagulha, e que no próximo ano ele seja competitivo como mostrou que pode ser. O que não significa que irá superar Alonso, o que não significa que a Ferrari irá privilegiar Fernando, independente do número de pontos.
Finalmente Felipe deixou claro no microfone sua melhor performance. Colhões? Não sei… Rubens sempre polemizou e de nada adiantou.
Alonso devolver a posição? É, Fábio, esse romantismo ficou na história, quando Ayrton deu a posição pro Berger (alguém lembra o GP e o ano?)
Aliás, perfeito o parágrafo “Júlia-Ferrari”. De verdade!
De qualquer maneira, a temporada do Alonso fez lembrar aquela em que Senna pilotou demais sua McLaren, mas a Williams era impossível de ser batida (alguém lembra o ano com precisão? memória ruim demais e sem tempo pro google).
Vettel é diferente mesmo. Não o conheço pessoalmente, mas daqui me parece um sujeito humilde. Sobre o talento, é chover no molhado. Então, é merecedor. E não é Dick Vigarista. Aliás, no esporte não deveria existir espaço para estes, independente do seu talento. Por isso Alonso e Schummi, na minha ótica, nunca chegarão aos pés do Piquet pai e do tio Senna.
Excelente, Fábio, até 2013!
Oi Juliano.
Só uma coisa, o Piquet pai era o mestre dos vigaristas. O que ele trapaceou não foi brincadeira.
Vettel também cedeu posição para o Webber ano passado. E se enganam aqueles que acham que foi uma decisão do brasileiro: Foi ordem de equipe, que ele não gostou de cumprir. Assim como o alemão também não gostou de cumprir.
Acho meio errado criticar a ferrari, ficamos tristes pelo fato do massa ser brasileiro, mas se a equipe não fosse do jeito que é, o campeonato já estaria resolvido umas três corridas atrás, o que torna um esporte legal não é o que acontece somente no campo do esporte, mas sim nos seus bastidores, e nisso a ferrari é campeã.
Quanto a declaração do Bruno, achei coerente, se vettel tava todo cuidadoso assim, olhe no minimo para o lado, pq os outros estão na pegada, mas achei acidente de corrida…
Final de campeonato fantástico, melhor temporada que já vi, consegui acompanhar todos os treinos e todas as corridas.
Espero mesmo que o tal do Bottas herde a posição de Bruno Senna. Essa cara é um perigo para os demais, sem noção ao “encher” a lateral do lider do campeonato que disputava o título extremamente disputado. Tem que andar de kart indoor.
Vou dar o braço a torcer!!! Critiquei muito o meu xará mas tenho que admitir que ele foi muito bem nesta segunda metade do campeonato e o fato dele ceder lugar para o Alonso é mais do que natural. Como vc disse, ele foi melhor que Alonso nas duas últimas corridas, tanto na classificação quanto na corrida. Vamos ver ano que vem. Destaques: Vetel, Alonso e principalmente Raikkonen, esse vai dar trabalho. Hulkenberg tbem pode surpreender ano que vem. Destaques negativos: Grosjean e Maldonado que fazem muita besteira e principalmente Koba ficar fora do próximo mundial. Espero que não pois é muito melhor que um monte desses que estão correndo. Barrichelo de volta??? Será?????O que vc diz Fabio!!
Acompanho o Piloto Fernando Alonso há alguns anos e desse modo sempre o considerei um piloto equilibrado lutando para alcançar seus Objetivos. Ao vencer o Grande Prêmio em Valência, na Espanha, se emocionou e chorou. Muitos não acreditavam pois, ele parece ser uma pessoa fria, porém nem sempre o que parece é. No Tocante ao Piloto Felipe Massa,considerado por muitos uma pessoa ingênua, o seu comportamento no Brasil, foi
normal, ao emocionar-se, conquistou o seu Terceiro Lugar no P.(e sabemos que um filme sempre passa em nossas cabeças, com os bons e os maus momentos ) Fato que resultou em lágrimas .Quanto a Escuderia Ferrari, nada quanto ao P.F.Alonso, precisa Melhorar o seu CARRO, pois o P S.Vettel não conseguiu o seu Tricampeonato por ser O Melhor Piloto, mas sim quanto ao seu excelente carro . SABEMOS QUE A F1. POSSUI ATUALMENTE
ÓTIMOS pILOTOS , PORÉM OS MELHORES
CARROS NA MINHA OPINIÃO, SÃO OS DA
REDBULL. E OS DA MCLAREN. Obrigada
vc não deve assistir F1, vc deve estar vendo alguma outra coisa…. vs só fez retorica ao que Alonso fala, que ele ´o melhor e que quem mais se aproxima dele é Hamilton… nada prepotente né?
Amiga Eloisa. Como é que o melhor carro nunca consegue ser o mais rápido de reta. Não parece algo estranho? Ora vamos! vamos acabar com essa idiotice de dizer que a RedBull, tem o melhor carro. Teve o a ano passado, mas este ano não é o melhor carro, porém o melhor conjunto!
A RBR não tem melhor carro?Deve der coincidência eles ganharem o campeonato de construtores por antencedêcia há 3 anos consecutivos e sem ter a melhor dupla de pilotos.
Fábio boa tarde.
cada vez mais admiro seu trabalho e suas palavras, poucos falariam isso da ferrari, a maioria dos comentaristas estavam apoiando o alonso (já que vcs não podem torcer publicamente), e na minha opinião qualquer um merecia este titulo, menos a ferrari, abraço…
Dede começou a reagir na Hungria, Massa fez 99 pontos contra 124 de Alonso. Se a Ferrari não fizesse o que fez em Austin e Interlagos, a diferença seria menor ainda. Números que podem ser considerados normais e equilibrados entre companheirosde equipe. Porque todos dizem que a Ferrari era uma bomba de carro? Provavelmente por causa dos resultados de Massa na primeira metade. Não acho que fosse tudo isso de ruim. Era inferior sim, à RB e McLaren, mas a Ferrari compensou a inferioridade usando dois pilotos trabalhando para um. Realmente não dá para entender o que houve com o Massa no começo da temporada, mas hoje tenho dúvidas se o problema era com ele. Minhas pílulas do dia seguinte: a Ferrari não tinha um carro ruim, Alonso não é um deus, Massa não é ruim, o dicionário da Ferrari não tem a palavra “esporte”.
Perfeito Mirelles, muito lucido o seu comentario
verdade.
Concordo em número e grau contigo, Meirelles!
Parabéns pelo comentário!
Concordo em gênero, número e grau.
Corretíssimo.
O carro da Ferrari era sim e se permaneceu ruim durante todo o ano, considerando o peso do nome e dinheiro investido, concordo que Massa não é ruim ao contrario, mas aconteceu no começo do ano que o carro não se encaixava ao seu estilo e que veio acontecer na segunda metade com tantas mudanças no carro, o feitiço se virou contra o feiticeiro, não se encaixou para Alonso a ponto de eu ter visto por duas vezes o Massa carregando Alonso no vacuo na subida do Café para ganhar alguns petelhesimos e aconteceu o mesmo nos EUA, ajuda sim, mas essa prática não se usa na F1, mas no desepero da Ferrari, vale tudo, os GP em que Alonso se deu bem sempre foi com chuva ou outras interferências fora do normal que deu oportunidade para o vigarista que é.
O Koba é uma figura que não pode faltar à F1. O cara trás emoção e audácia com disputas bravas e garantia de espetáculo.
O Hulk, quando tiver em mãos uma máquina um pouco melhor vai mostrar todo talento represado e será sensação na F1.
O Schumy se foi. Se não tivesse voltado, ficaria com a aura de imbatível. Sua volta fracassada favoreceu os fãs de Senna, dos quais faço parte. Não podemos negar que o alemão foi fantástico, mas numa época que um dos poucos que poderia lhe fazer contraponto era o Rubinho, amarrado nas mãos e nos pés, pelo jogo sujo de equipe da Ferrari.
O Vettel, segundo o Bernie, não tem carisma. Seria a hora de, um grande piloto como ele é, se adequar neste quesito. O cara tem muitos fãs pelo mundo. Não precisa fazer tipo nem ser arrogante, mas ser mais autêntico. Mostrar que tricampeonato não não se conquista com um imaturo. Um Villenneuve ou outros pilotos jogando pesado merecem respostas à altura, além da resposta na pista. Aí vamos ver a F1 ficar mais aguerrida. Bernie quer melhorar os números e tem toda razão.
Porque a campanha do Alonso é dita como tão fantástica e o Raikkonen não? Tirando os pontos que o Massa deu pro Alonso e mais outras situações, os dois não estariam quase empatados? E o carro do Alonso não é melhor que do Raikkonen? Tem certas coisas que não entendo.
“..E mais outras situações…” Que situações? Tirando as “situações” que o Alonso chegou na frente do Kimi, de fato o finlandês estaria na frente… heheh
E o Massa deu 80 pontos para o Alonso?!?
Gostaria de saber quanto do orçamento da Sauber provém da Telmex e outras empresas do Carlos Slim. Provavelmente sem esse dinheiro o carro não seria tão competitivo como vem sendo, mas é lamentável trocar Koba por Gutierrez, um piloto com curriculo bem mediano ao meu ver. O Perez é um bom piloto, talvez tenha ainda mais potencial, mas também não parece um piloto pronto para correr numa equipe como a McLaren, Raikkonen, Hulkenberg acho que seriam melhores nomes. A Force India está de parabéns por investir em pilotos de talento como Hulk e Di Resta ao invés de colocar um Karthikeyan para correr.
quanto à Ferrari, creio que eprdeu vários pontos e fãs com suas trapaceadas e com o favorecimento ridículo a Alonso. muito feio, Dona Ferrari… e ao final a justiça foi feita…
Amigo, concordo com o jogo sujo da Ferrari, mas perder pontos com isso? Se não fosse essas sujeiras, e esse favorecimento, o mundial tinha sido decidido a tempo para o Vettel…
Excelentes comentários, Fábio, e bela cobertura do mundial. Que venha 2013!
quanto ao Bruno, concordo com ele. Vettel largou muito mal, foi prejudicado por Webber e não viu o Bruno… teve muita sorte… creio que a nekhor slução para ele seria ir para a Force India, já que a Williams parace que vai fechar com o Bottas., além de que ficar sem treinar na sexta é extremamente prejudicial. Bruno fez uma temporada razoável, foi muito prejudicado pela falta d etreinos na sexta e precisa deixar de bater tanto… com ou sem culpa…
Chupa Ferrari
Raikkonen e Vettel parecem ser muitos amigos, eu já vi matérias com eles juntos na TV estrangeira e eles tem um humor peculiar. Na verdade acho que o Raikkonen sempre foi bem humorado, e seu jeito com uma pitada de humor negro era meio tolido pelas equipes que fez parte. Na Lotus ele tem liberdade pra se expressar do modo que deseja. O twitter dele é cheio de piadinhas, por exemplo: ele postou ainda ontem logo após a corrida, uma foto sua no carro e um mapa de São Paulo, para ele não errar o caminho da pista ano que vem.
Alguma novidade sobre o Razia?
E só pra confirmar, o Maldonado ontem abandonou no meio da confusão do Bruno também? Ninguém comentou nada sobre o abandono dele, mas se o Bruno tirou o companheiro de equipe, isso não vai ajudar nada na negociação…
na imagem vc ve o maldonado passando limpo do acidente…mas depois acho que ele rodou.
Maldonado escapou da batida com Senna,Vettel e Perez, depois completou a primeira volta, mas rodou sozinho na segunda volta batendo no muro de pneus. As câmeras não mostraram o acidente do venezuelano…